MENU

sábado, 26 de junho de 2010 - 10:23F-1

VALENCIANAS (2)

SÃO PAULO (sol e frio) – Red Bull na frente em Valência, essa corrida não deve ser das mais animadas do ano. Vettel tem a chance de recuperar o terreno perdido para Webber, largando na pole. Acho que leva fácil. A briga legal vai ser pelo terceiro lugar no pódio, entre Alonso e Hamilton. Com Kubica correndo por fora. Quem anda meio apagadinho é Button. E loas à Williams, com seus dois carros entre os dez primeiros, e à Renault, idem.

O fiasco do dia foi a Mercedes, que não levou nenhum dos dois ao Q3.

No mais, tudo normal. Engraçado que quase todas as equipes, em Valência, adotaram a rabeta que liga a tomada de ar à asa traseira. Só Mercedes, Lotus e Hispania não adotaram a traquitana aerodinâmica. Os carros ficam feios, meio grosseiros, mas a bagaça funciona. E está uma festa, esse negócio dos dutos frontais. Um monte de piloto tirando a mão do volante para tapar buraco dentro do cockpit.

Pole merecida de Vettel, e pode-se esperar uma largada conservadora da dupla, depois dos problemas que tiveram na Turquia.

Na Ferrari, um pouco mais de equilíbrio entre Alonso e Massa, mas o espanhol segue na frente. 6 x 3 para ele no placar dos grids. Foi a oitava pole da Red Bull em nove corridas, 4 x 4 entre Tião Alemão e Marcos Canguru.

Em tempos de Copa, este blogueiro aqui não tem muito mais tempo para escrever demais. Vamos à luta.

40 comentários

  1. Roberto Ferdinando Brito disse:

    Quanto aos F-Duct, não me sinto surpreso se ao invés do punho for um botão discreto no volante, que libera ou não a entrada de ar. Ou melhor, estamos na era do GSP!!! Por que não ser acionado automaticamente de acordo com a localização do piloto na pista? Tipo, o carro entra na reta e de acordo com a velocidade e localização, automaticamente ocorre o acionamento do F-Duct. Poxa Ferrari, atualiza o carro ae….

  2. Mercedes disse:

    Essa Mercedes chega ser inferior que as Benetton de 92/93 e as Ferrari de 96 e 05 que Schumacher pilotou e olha que aquela Ferrari de 2005 nasceu um lixo, mesmo assim Schumacher chegou em terceiro no campeonato, nem mesmo Nico se entende com o carro! Pode esquecer 2010 e se concentrar para 2011, vai levar umas duas temporadas para Schumacher fazer esse carro disputar o título, mas o alemão tem um ideal e sabe como erguer uma equipe, fez isso 2 vezes com Benetton e Ferrari, coisa que Senna não teve a capacidade na Lotus, aí foi para a melhor equipe da época, logo de cara pegou um carro de outro mundo, a Mclaren em 88/89, DESENVOLVIDA pelo Prost, aí é fácil ser campeão com carro “pronto”, pior, desenvolvida pelo companheiro de equipe. Com a saída do Prost da Mclaren só restou a choradeira de Senna em 92/93 reclamando que não tinha carro para disputar o título (ameaçou até abandonar a F1…tadinho), acabou deixando a Mclaren na mão e foi correr(de novo?) na melhor equipe da época, a Williams, só que dessa vez quebrou a cara, segundo Senna o carro era ruim(D.Hill nunca reclamou) desesperado foi correndo telefonar ao Prost pedindo ajuda (risos), o francês pouco falou como quem diz: “Se vira vc não é o Senna?” Como Schumacher não precisa telefonar para ninguém, já deu sua resposta: “Sei o que estou fazendo”, Schumacher nunca começou em uma equipe com carro “pronto”, ele junto com os engenheiros sempre trabalharam no equipamento para só anos depois dominar a temporada. Questão de tempo para essa Mercedes voltar a andar bem, é apenas o primeiro ano da Mercedes como equipe, aguardem as próximas temporadas, 2010 é somente para tirar a “ferrugem”.
    Não nasceu ainda um único piloto para bater todos os recordes de Schumacher na Formula 1, pode até que um ou outro recorde caia(o que é normal, recorde esta lá para ser quebrado um dia) mas um único piloto bater todos os recordes, pode esquecer. Só Fangio e Schumacher conseguiram dominar a Formula 1, lembrando que o argentino também não teve um único adversário a altura, S. Moss? Coitado ele era o Rubinho da época, nem com a saída de Fangio da F1 conseguiu ser campeão, Moss foi vice em 58(de novo?) vencendo 4 Gps , o campeão venceu apenas uma corrida, só apanhava o Moss. Schumacher é um mito vivo e esta feliz da vida (ele sabe que aquele tombo na moto poderia ter ferrado tudo), mas o que importa é que ele esta bem, imagina a vida que o cara leva fora do mundo da Formula 1(isso a oposição deve dar uma dor de cotovelo roxo danada). Se os brasileiros tem Senna, os alemães tem Schumacher!!! E Vettel disse dias atrás: “Na Alemanha Schumacher é intocável”, sabem porque? Porque Schumacher fez história para a Alemanha sendo o primeiro campeão da F1 pelo país, coisa semelhante fez Fittipaldi no Brasil, os outros (Piquet e Senna) vieram atrás como afirmou o próprio Nelson Piquet em uma entrevista. Mas quem vai lembrar que Fittipaldi fez história pelo Brasil, isso pouco interessa, mas na Alemanha isso é intocável…

    • Zé Maria disse:

      Mercedes, concordando absolutamente com TUDO o que você disse, fica uma dúvida (sério):

      Esse carro não seria a evolução natural do Brawn BGP 01 que “fez a festa” ano passado, pelo menos na primeira metade do campeonato?

      Os caras então “perderam a mão”?

      Aguardo comentários, seus e dos demais blogueiros.

  3. Marcio K disse:

    Quanto aos F-Duct…na Red Bull dava para ver eles acionando com o punho, mas nas imagens on-board da Ferrari não vi Alonso tirando a mão para tapar o buraco. Mudaram o acionamento ou não estão usando?

    • Rafael disse:

      E aqui vai um agradcimento a Globo que exatamente no momento que a transmissão da F1 mostrava um por um os acionamentos dos F-Duct cortaram para a Africa ao vivo com uma noticia nada importante…

  4. andré frej disse:

    A estratégia da emissora oficial em escalar Babão Bueno para transmitir o GP de Valência é tentar minimizar o efeito negativo causado pelas campanhas “cala a boca, Galvão” e “um dia sem Globo”.
    SEGUNDA DE NOVO ! MAIS UM DIA SEM GLOBO !

  5. ALEX B. disse:

    Já num guento mais Copa! Que bom que tem F1 domani e outras cositas que tais! Congrats ao tião VEttel e a Willians do Barrica! Ahhhh, e cadê a BBB de antigamente?

  6. RCRG72 disse:

    Uma pergunta:

    CADÊ O ROBERTO ANDRADE???
    VIAJOU?? TÁ DOENTE???

  7. Wilson disse:

    Boa esta: “o Barrica quando empata fica em segundo” KKKKKKKKKKKKKKKKK

  8. João vitor disse:

    FG, a explicação para a Mercedes, Lotus e Hispânia não adotarem a bigorna é simples: A Mercedes não gosta e as outras não têm grana pra mandar fazer.

    A Ferrari evoluiu, isso é bom. Mostra a capacidade das equipes em se reagrupar em pouco tempo. A McLaren foi mais ou menos e a Red Bull andou pra cacete de novo. Massa chegou perto, acho que ficar atrás em uma condição destas não é falta de mérito dele, foi pouco. Essa briga, com a Renault no meio, vai ser boa, mas enquanto ela ocorrer a galerinha da Red Bull vai se mandar.

    As Williams foram muito bem, chegaram ao lugar aonde eu achava que estariam desde o primeiro GP, acho até que dá pra melhorar, muito bom.

    A Mercedes pisou na bola e não achou o caminho, já está com cara de “fica pro ano que vem”, e não é só culpa do Schumacher, o Rosberg também não andou. O alemão (Schumi) não tem o carro que gostaria, e por isso mesmo não anda como sabe, e claro, tem um pouco da idade e do ferrugem aí.

    Boa corrida pra nós.

  9. Adriano Reis disse:

    Não estou animado com Massa. Já faz um mês que a imprensa podia dizer que Alonso pôs o piloto brasileiro no bolso. Entendo a relutância da imprensa brasileira em admitir isto, mas é fato: Massa JÁ É o Barrichelo do Alonso, e não é de hoje. A renovação do contrato revelou isto: a Ferrari sabe que Massa será um bom segundo piloto para o bicampeão.

    • Zé Maria disse:

      Adriano, só para organizar, e perceba você como a nossa língua portuguesa é cheia de truques e nuances:

      Alonso = Talento
      Massa = Tá Lento

      Percebes a sutil diferença, a pronúncia é exatamente a mesma, mas a grafia, quanta diferença!!
      (Parafraseando aquela propaganda de shampoo do tempo da televisão à lenha!!).

  10. Gustavo Silveira disse:

    “A mercedes não conseguiu carros no Q3”

    O Schumacher tenta e faz milagre. O carro que é ruim.

    Rosberg 7 a 2.

  11. A Williams, com certeza, evoluiu, mas só um pouquinho. Se Rosberg e Schumacher tivessem andado no ritmo normal, Hulkemberg e Barrichelo estariam em suas posições normais no grid, ou seja, lá pelo meio.

  12. ags disse:

    Vai dar Hamilton..Alonso…Button.Barrica,,,Webber boy..Kubica..Sutil…Shumiscado….Vettel..Trulli….Camarada….e mis nada.,

  13. Luis disse:

    “Engraçado que quase todas as equipes, em Valência, adotaram a rabeta que liga a tomada de ar à asa traseira”

    Os engenheiros do Meianov não deveriam também considerar a utilização de tal solução?

  14. Alisson Roberto Campos Moresco disse:

    O Barrichello melhorou, mas mesmo quando empata ele fica em segundo. Que sina.

  15. ACG disse:

    Vale observar a estratégia do Massa, andou o tempo todo na frente do Alonso mas no fim ficou para trás. Não fez uma boa volta? Sentiu a pressão? Ou está com mais combustível?

  16. Silvio Roesler disse:

    Pequena correcao: A McLaren ainda nao adotou o “sistema de escapamento Red Bull”.

    Soh estarah pronto na proxima corrida.

  17. Carlos Carvalho disse:

    Não sei onde te mandar, então vai por aqui, viu essa materia sobre a escultura (nos moldes de transformers) desse lada samara?

    http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/06/lataria-de-carro-russo-e-transformada-em-robo-de-2-metros-de-altura.html

  18. Danilo Hawila disse:

    Williams também não usa a ‘barbatana’.

  19. Carlos Jr disse:

    Dar uma atualizada na classificação da motogp faz bem, não tem a pontuação do gp passado e a do gp de hoje na Holanda.

  20. Rafael Santana disse:

    Aí Flávio, um Transformers de verdade:

    Lataria de carro russo é transformada em robô de 2 metros de altura
    Lada Samara foi usado para criar obra inspirada nos Transformers.
    Escultura de artista búlgaro pesa 90 kg

    http://g1.globo.com/planeta-bizarro/noticia/2010/06/lataria-de-carro-russo-e-transformada-em-robo-de-2-metros-de-altura.html

  21. Mauricio disse:

    E o DIck tomando 0.6 do Nico, comendo poeira das duas F-India. Tô gostando disso!

  22. RCRG72 disse:

    A diferença entre Massa e Alonso já diminuiu bastante. Acho que se Felipe não tem nenhum problema emocional ou físico, a minha impressão de que Alonso lidava melhor com os problemas do carro era correta. O carro melhorou, e com um carro melhor Massa se saiu melhor.
    O Cleber Machado até que narrou legal, gostaria que fosse ele amanhã, mas o Falastrão Bueno vai voltar, disse o próprio Cléber. Fora as gagueiras e aquele negócio de mencionar o “hoje sim, Hoje não”, que atualmente acho que não tem nada a ver, prefiro ele ao Galvão.
    Em circuitos menos travados, as equipes no estágio em que se mostraram hoje, nos dariam um bom espetáculo, acho que as diferenças foram bem pequenas.

    • Guilherme disse:

      Concordo que o Felipe já foi bem melhor mas, Cleber Machado narrou bem?????? Ele conseguiu errar praticamente todas as vezes que algum piloto passava a primeiro no treino, um exemplo veja o vídeo do Kubica acabando de fazer o 1º lugar e ele estava afirmando que ele ainda não tinha saído do pitlane, esse cara é muito ruim para narrar, para quem acompanha a F1 com o computador ligado no grande premio e no site da formula 1 vê o quão ruim ele é, parece que ele não olha para os monitores a sua frente. Não gosto do Galvão Bueno, prefiro a narração do Sérgio Mauricio do Sportv, mas até hoje o Cleber machado é o pior narrador que já vi na Formula 1 pois ele sempre está alheio ao o que acontece na corrida erra muito nome do piloto, equipe e as gagueiras dele são horríveis pois mostra que ele não está preparado para narrar naquele momento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *