VALENCIANAS (3)

SÃO PAULO (calma, calma…) – Bem, se é justo que se pergunte a cada mau desempenho de Massa o que se passa com o brasileiro, também é lícito lançar outra pergunta, depois de nove corridas, quase metade da temporada concluída: que se passa com Schumacher?

O alemão recebeu a primeira crítica leve de seu chefe, Ross Brawn. Ele expressou uma certa decepção com o alemão, embora atribua parte da responsabilidade pelos maus resultados da Mercedes ao carro, que não é lá essas coisas.

Hoje Michael não passou do Q2. Tinha um problema no volante. Seu companheiro Rosberguinho também não foi ao Q3 em Valência. Mas tem sido constantemente mais rápido que o heptacampeão.

De qualquer forma, o questionamento já cabe: Schumacher já não é mais o mesmo? Fez bem em voltar? Está queimando sua biografia?

Eu tenho minhas opiniões. Acho que não é mais o mesmo, como ninguém é mais o mesmo a cada dia que termina e outro que começa. Fez bem, sim, se está se sentindo bem e se divertindo. Não, sua biografia não pode ser queimada por nada, nem se estivesse andando junto com Chandhok e Di Grassi lá atrás.

Mas a blogaiada certamente terá opiniões diferentes. Assim, coloquem-nas!

Subscribe
Notify of
guest

79 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Murilo Carvalho
Murilo Carvalho
13 anos atrás

Perfeito, Fernandão.

Adversários fazem muita diferença.

Murilo Carvalho
Murilo Carvalho
13 anos atrás

Flavio

Dá pra notar como sua coluna de 11/07/2008 estava equiviocada, quando você deixou entender que o equilíbrio da F1 se devia a ausência do Schumacher??

Schumacher foi um dos melhores de todos os tempos, isso eu não discuto, mas cara, depois de 1/5/94, ele teve a sorte de ter poucos oponentes a altura… o período de 1994 a 2000, talvez tenha sido o mais “morno” da F1, sem grandes pilotos (fora Schumacher e Hakkinen).

Depois de 2001 NITIDAMENTE surgiram pilotos melhores como Alonso, Kimi, Montoya, depois de 2007 vieram ainda Hamilton, Vettel. Os próprios Button, Massa, Kubica e o Webber cresceram muito… E justamente nesse período o Alemão teve o melhor carro da F1 em mãos e papou tudo com grande ajuda do CARRO.

Schumacher não deveria ter voltado para disputar contra esses pilotos super-talentosos. Se ele estivesse no auge tudo bem, mas aos 41 anos, já não dá mais…

Julius
Julius
13 anos atrás

Ele ainda vai calar a boca dos idiotas !

Salário Mínimo
Salário Mínimo
13 anos atrás

O cara não está se divertindo porra nenhuma. Objetivo dele é vencer como sempre foi e não está conseguindo. Ele é o mesmo e não acredito que a idade fez dele um piloto menos competente. A diferença é a maior competitividade atual da categoria. Eu acompanho a F1 há 40 anos e nunca vi uma safra como essa.

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Reply to  Salário Mínimo
13 anos atrás

Eu acho que a safra Senna, Prost, Lauda, Piquet, Mansel e companhia era superior em qualidade à safra Hamilton, Weber, Vettel, Alonso, Massa e companhia.

É pena que o Schumacher entrou só no final daquela safra anterior . . . . . . . , e com isso não deu tempo de mostrar nada !

Eduardo Lacorte
Eduardo Lacorte
Reply to  Salário Mínimo
13 anos atrás

Se me permite um apontamento: você nunca viu safra como essa? Nos seus 40 anos de experiência na F-1 não deve ter acopmanhado Senna, Piquet, Prost e Mansell na pista ao mesmo tempo, não?
O cara era da Ferrari e topou voltar pela Mercedes, para AJUDAR. Ele quer vencer, mas a própria Mercedes sabe que ele não é a salvação da lavoura.
Três anos parado, todos os recordes no bolso… ele não precisa provar nada para ninguém. E como o Fry falou em uma entrevista: o Schumacher teve momentos de falta de sorte, e em um campeonato onde cada vitória vale 25 pontos, é uma quebra e uma atuação apagada do Rosberg, e estamos no meio do campeonato ainda. Ou seja, não há diferença. Sem mais.

Luiz Minguta
Luiz Minguta
13 anos atrás

Shumi tem tentado entrar em contato com seu “espírito de piloto”, que o abandonou. Foi flagrado neste foto. Mas para ser um bom medium, falta os óculos escuros.

Eduardo Lacorte
Eduardo Lacorte
13 anos atrás

Bom, concordo contigo. Nada queima a carreira do Schumacher!!! É como o Mansell quando voltou à F-1 depois da morte do Senna. Queimou a carreira? Ninguém cita isso ao falar dos pegas do Leão!
Tudo bem que não é lá uma carreira tão honesta, e quando foi posto à prova com concorrentes realmente ele perdeu. Leia-se o bicampeonato do Hakkinen, o campeonato do Villeneuve e o bicampeonato do Alonso. Não vou citar o Damon Hill, porque aquilo não é concorrente.
O Schumacher deu sorte de pegar uma época sem concorrentes, onde ele mesmo falava isso. O Senna morreu, não apareceu mais ninguém à altura e o alemão papou todos os títulos e recordes possíveis e imagináveis. Claro que a longevidade ajudou. Levou 17 anos para bater o recorde de poles que o Senna fez em 10, mas é um recorde dele.
Mesmo assim, não há quem possa manchar a carreira do alemão com esse retorno. Ele está a passeio, e todos sabem disso. A própria Mercedes contratou o alemão por marketing, e todos sabem disso.

Alberto
Alberto
13 anos atrás

Calma gente! Em 2011 os pneus serão outros! inclusive os aros! Vai zera tudo! Ai o alemão chega.

Marco Antonio A. Duarte
Marco Antonio A. Duarte
13 anos atrás

A verdade é que a Ferrari e a Mercedes estão uma merda e que só o Alonso está conseguindo nadar nas fezes. E que piscina maravilhosa aquela da cobertura!

Mário Gasparotto
Mário Gasparotto
13 anos atrás

É uma pena pra F-1 e principalmente pra Mercedes, não pra ele. Não sai queimado nem se tomar pau do Bruno Senna na Spania. Não precisa provar nada pra ninguém, nem pra ele mesmo. Mas dêem um tempo a mais. Lembram do Michael Jordan quando voltou com o nº 45 depois de se arriscar no Baseball? Diziam que era mais fácil marcar o 45 do que o 23. Depois disto ganhou mais 3 títulos na NBA e ainda arriscou mais uma volta no Washington. Pois é, o Schumacher se arriscou nas motos, não deu certo, mas calma esperem o ano que vem. Ainda acho que ele briga por um título.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Cada um deve cuidar da própria vida. Se tá bom p’ra ele, quem sou eu p’ra divergir?

Wallace
Wallace
13 anos atrás

Pois é…… Filho único que tinha tudo que o Pai e a Mãe dava…. Agora o Pai e a Mãe Morreram…… Tem que trabalhar como todo mundo faz…… É duro…. Vai sair como entrou… Só com o dinheiro que ganhou. Papo de aposentado: eu fazia isso, ganhei aquilo….. Só lembranças, isso é a realidade a época dele passou. Repito o que o Nosso Alemão Ingo disse : Acho que não é uma boa ele voltar….. Pode se dar mal. Parece que ele acertou. E acho que vai ficar pior, será despedido por baixo desempenho.
O Ross já começou a sinalizar isso, amigos, amigos negócios a parte. É isso.

Filhippo Rhoubini Diabassi Souto Maior
Filhippo Rhoubini Diabassi Souto Maior
13 anos atrás

É claro que a foto não é uma montagem. Então, de quem é a sombra naquela foto?

Valmir Passos
Valmir Passos
13 anos atrás

Não existe mágica. A turma que está lá hoje correndo contra é muito boa. E o cara tem 41 anos. Não adianta dizer que a idade não faz diferença.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Schumacher é um dos maiores pilotos que já passaram pela fórmula 1, o que está acontecendo com ele?
Muita coisa mudou na F1, Schumacher terá que entender como tudo funciona novamente e mais terá de desenvolver a equipe, que não tem uma estrutura como a Ferrari no início dos anos 2000.
Porque Nico anda mais que ele? Simples ele não parou de correr e foi adaptando-se as mundanças gradativamente, Schumacher tem de encarar tudo de uma só vez.
Endendo que Schumacher sabe muito bem o que faz em Valência por exemplo deu show na largada e caiu como Alonso, Massa e Cia na entrada do Safety Car.
Muitos engenheiros devem estar estudando se não seria melhor ficar na pista e entrar bem depois, ainda que os pneus estivessem esfarelando. Por que o Schumacher entrou não sei, o cara estava com pneus duros? Isso só Ross Braw vai responder;.

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Se ele não pilota bem é culpa dele. Se pilota bem a vantagem é do carro. Mudemos os discursos.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

serviu para piorar as estatísticas dele e para correr risco de vida. não acredito que ele esteja se divertindo levando pau do rosberguinho e companhia.

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
13 anos atrás

e ross brawn não fez cara de quem estava se divertindo com o schumacher andando em último lugar

Carlos Augusto
Carlos Augusto
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Não quiseram segurar o Barrichello para ajudar a fazer esse carro . . . . . . . ! ? ! ? ! ?

Sorte do Frank Willians que foi mais esperto ! ! ! ! !

Douglas Amorim
Douglas Amorim
13 anos atrás

Acho que o Schumacher está fazendo o que dá para fazer. O carro não é brilhante e o tempo parado conta uma barbaridade. Tenho esperança de que ele ainda vai andar.

BRUNO CG
BRUNO CG
13 anos atrás

Gostaria de saber se a Mercedes, que está pagando caro, está satisfeita com esse divertimento sem produtividade.
OLha, carro faz a diferença, não tem carro, vira piloto comum!
É engraçado, se tivesse ganhando todo mundo tava dizendo que era o retorno do Fodão! Agora que só leva fumo é porque está se divertindo, pode?

wilcimar
wilcimar
13 anos atrás

Esse papo da Globo de que ele está se divertindo, eu não engulo não! Será que a Mercedes também está se divertindo pagando uma fortuna para ele não fazer nada? E o Ross Brawn? Será que também está se divertindo lá? Pô, eu também quero me divertir!

Zé Zanine
Zé Zanine
13 anos atrás

Não sou torcedor de Schumacher, mas acho que ele não tem que provar nada a ninguém. Foram sete títulos conquistados.
Mas a sua volta à F-1 tem sido motivo para aqueles que querem desmerecer sua capacidade como piloto.

concordo quando postaram isto…

Deixe o cara se divertir!
E tem mais ele não treinou com este carro, como o regulamento novo manda, pneus, asas etc…ele esta treinando a cada fim de semana
Bom lembrar que acabaram os testes e treinos!

Oráculo
Oráculo
13 anos atrás

O alemão ta tomando cacete de todo mundo e toda hora alguém vem com esse papinho furado de “Ele esta se divertindo”
so se ele curte um sadomaso

ele esta pagando pelos anos de dickvigaristisse dele na F1
é a lei do retorno, aqui se faz aqui se paga

Diego
Diego
Reply to  Oráculo
13 anos atrás

Lei do retorno, que o Dick Viagarista brasileiro (Senna) esxcapou por ter ido pro saco.

Pedro Jungbluth
Pedro Jungbluth
13 anos atrás

os números são o que ficam.
Lógico que quando um garoto novo começa a ver a F1 em 2010, não vai achar nada de mais no alemão.
Mas, ao analisar a história, está tudo lá.
A situação do Schumacher agora está decepcionando apenas quem achava que ele ia queimar tudo, como fez na sua última corrida de 2006. Ele sempre surpreendeu.
Agora, é só mais um piloto. Não está indo mal, nem espetacular.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

Concordo com o comentário do Mercedes, acho que 2011 veremos o prateado competitivo. Não vejo essa vergonha toda o fato do Nico estar andando mais rápido, o cara é bom também, tem direito! Melhor não subestimar os germânicos!

Zé Maria
Zé Maria
13 anos atrás

Beleza, Fernandão, assino embaixo e peço para reconhecer firma!!

luizao
13 anos atrás

o comentário da dona mercedes é uma obra prima de uma perfeita otária….
parabéns.
torcedora de futebol……………..

Mercedes
Mercedes
13 anos atrás

Lá na Ferrari tem um senhor morrendo de saudades do véio alemão, fala para o R.Brawn colocar o Rubinho(risos) no lugar do Schumacher, mas avisa antes o Brawn que com carro “pronto” o Rubinho foi um fiasco em 2009, apanhou que nem gente grande do Button, nem vice para a equipe foi, seria a tríplice coroa para a equipe, algo histórico! Pelo menos Schumacher seria vice com certeza…rs. A Ferrari esta doidinha para colocar 3 carros na F1, porque sera hein Montezemolo???

Pacheco
13 anos atrás

Muito dinheiro por ano para se divertir. Quer se divertir sem se preocupar com resultados? Vai andar de kart ou de Classic Cup. Também acho que ele fez bem em voltar, mas não está andando e as mudanças no chassis que a Mercedes realizou para que o carro funcionasse melhor com suas características de pilotagem atrapalharam (e muito!) o Rosberg e a própria Mercedes, que vinha bem nas mãos do alemão não oficial.

V. Senhoria é o jornalista mais parcial do mundo quando se trata de Schumacher.

Mercedes
Mercedes
13 anos atrás

Tirando Senna que foi “aposentado” pela Tamburello, porque Piquet e Prost não continuaram na Formula 1 eles não eram “gênios”, ficaram com medo da nova geração? Mansell bem que tentou mas em 94 comia poeira até do D.Hill. Piquet ainda na ATIVA pouco fez em 88/89/90/91, Prost depois do fiasco na Ferrari em 91, foi até demitido, tirou um ano de férias e só voltou em 93 porque sabia que o título era certo, nem mudança de regulamento para atrapalhar o francês teve e ele ainda podia treinar a vontade para se adaptar ao carro, foi um Tetra sem gosto! Mansell só foi campeão depois de 12 anos com um carro “pronto”, com Senna foi pior, só conseguiu o primeiro título com carro “acertado” pelo Prost, fora o regulamento a favor de descartes, o segundo título veio em 90 na manobra suja em cima do Prost, foi Tri com a ajudinha do Berger em cima de uma Williams que só quebrava, e com um Mansell que só fazia besteira, foi fácil. Piquet passou sufoco com o novato Schumacher na Benetton em 91, esse pelo menos foi macho e reconheceu a velocidade da nova geração, palmas para ele. Se o Rubinho que não provou bosta nenhuma em 18 anos( diz esta no circo por “amor”), porque o Schumacher não pode continuar? Lauda não teve vida fácil em seu retorno em 82, venceu corridas, foi quinto no mundial, mas Lauda podia treinar a vontade, era novo e o regulamento pouco mudava nessa época, em 83 Lauda foi um fiasco (somente voltou a F1 por dinheiro), foi apenas o décimo colocado no mundial, em 84 foi campeão mas deu a sorte de pegar um super carro a era eletrônica casou como uma luva nos carros , só deu Mclaren, mas pelo menos foi campeão com pilotos uma geração a frente da sua! Se Schumacher e Nico estivessem na RBR Nico até poderia estar a frente de Schumacher, mas na minha opinião isso seria uma obrigação e não um feito, como esta acontecendo na Mercedes pois é nítido que 3 anos parado fez suas diferenças no velho alemão! Pelo menos Schumacher tenta, muda a estratégia, muda pneus, briga na pista, batalha, mostra grandes lances,chama a atenção. Já Nico sequer mostrou uma grande manobra em 2010, é eficiente mas não empolga e isso tem seu peso na equipe. Quantos pilotos hoje aos 41 anos tem no Grid na Formula 1? Será que Alonso, Vettel e Hamilton vão ter a mesma coragem de Schumacher no futuro, será que eles vão ter peito de fazer o que Prost e Piquet não tiveram, desafiar novas gerações? Schumacher esta desafiando 3 gerações a frente, sua geração é a de Rubinho/Hakkinen/D.Hill, depois veio a segunda geração Alonso/Kimi/Massa…agora estamos na terceira geração com Vettel /Hamilton/Nico. Na era moderna na F1 somente Mansell e Schumacher tiveram essa coragem, para Mansell não deu, veremos com Schumacher, ainda é muito cedo para avaliar sua volta, na minha opinião não precisa provar mais nada, até o Piquet admitiu que teve fase boa a ruim na F1.

Lembrando que Schumacher voltou pela poderosa Mercedes tem vaga garantida até 2012, o que é um prestígio, acredito que renove até 2015, o que vier é lucro, se o grande Graham Hill pode correr por 18 anos, porque Schumacher não pode fazer o mesmo? Lembrando que entre 1970 e 1975 o G.Hill bicampeão consagrado correu apenas entre os retardatários, passou de grande campeão a um total fiasco nos últimos 5 anos de F1. Se o Schumacher tivesse preocupado com sua reputação ele não voltaria a F1, mas o que pode se esperar de um cara que tem em torno de 600 milhões, sai da F1 e vai logo pular de pára-quedas? E o absurdo, correr de moto em uma categoria onde as motos voam acima dos 200 km/h? Só uma coisa explica, o homem tem “fogo” nas veias! Schumacher levou três temporadas para fazer a Benetton competitiva a nível de disputar o título, nem Piquet conseguiu isso, o mesmo aconteceu na Ferrari com Prost . Schumacher nunca começou uma temporada(91 Benetton/Ferrari 96/Mercedes 2010) com carro “pronto”, sempre trabalhou em cima para depois ter sucesso na F1! O que esta “aleijando” o alemão é a proibição de testes, mas em 2011 ele já volta melhor adaptado e com um projeto já em cima de sua pilotagem! E sem choradeira, não me venham com papo furado de “favorecimentos”, Senna sempre MANDOU nas equipes por onde passou, tirando 88/89 onde ele teve que dividir carro com Prost, 84/85/86/87/90/91/92/93 e 94 Senna sempre foi declarado primeiro piloto e por três anos teve “ajudinha” de Berger CAPACHO que pra mim não passou de um otário, pois Berger foi amigo de Senna dentro e fora da pista, já Senna só era amigo de Berger fora da pista, dentro da pista Senna estava se lixando para o Berger(nem vice foi na F1, quantas vezes venceu com Senna na pista?)até aquela vitória de Berger em 91 no JPN teve ordem do R. Dennis para o Senna deixar Berger vencer, isso o próprio Senna admitiu . Volto a repetir, não nasceu ainda um único piloto para bater todos os recordes do alemão(ser eleito o melhor por revista manipulada INGLESA é o caminho mais fácil, tava demorando para inventar algo…rs. Duro mesmo foi alguém ir lá e bater número de títulos do argentino, não é mesmo Fangio?). Essa pesquisa da revistinha manipulada foi oficializada pela FIA? Claro que não a FIA tem sua tabela para saber quem é o melhor na F1, sem patriotismo, patriotada ou dor de cotovelos como queiram…

O que eu acho hilário é que, quando o Senna estava vivo o melhor de todos os tempos era o Fangio, seguido de Prost com 4 títulos. E eu pergunto: “Depois que o Senna morre é que é eleito o melhor de todos???” Tenha dó, porque não fizeram essa pesquisa antes quando Fangio e Senna estavam vivos? Essa pesquisa muito suspeita aliás,tem até o Moss(inglês) sem títulos a frente de vários campeões, com Gilles Villeneuve o mesmo caso. Só para chinês ver essa pesquisa , jamais os inglêses vai admitir um alemão como o melhor em sua revista, eles são rivais ferrenhos em tudo(pior que Argentina e Brasil), são rivais de guerra, se “explode” a terceira guerra mundial nunca irão ficar do mesmo lado! Esses ingleses adoram cutucar os alemães por isso vieram com essa pesquisa, em todo caso cada um tem sua opinião, na Alemanha Schumacher é intocável e quem disse isso foi o próprio Vettel…mas outros pilotos também tem seu espaço destacado, até Von Trips tem seu museu na Alemanha, muito diferente do Brasil que poucos se lembram que quem fez história para o país na Formula 1 foi E. Fittipaldi, pois assim como Schumacher foi o primeiro a ser campeão na F1 pelo país, o resto veio atrás..É por isso que eu gosto do Schumacher Gomes, até a oposição(hoje)ele agrada…rs, os desafetos só se esquecem que o “novo” Senna é um total fiasco na F1, e nem tem desculpa, pois esta comendo poeira de um desconhecido novato indiano…eles merecem! Hilário ver a Globo mostrar a batalha do Grid Karun x Bruno sendo que a guerra em corridas(que é o que interessa) o indiano esta vencendo fácil, ETA patriotada brava…rs

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Mercedes
13 anos atrás

Mercedes, concordo com TUDO, menos com sua afirmação de que o Piquet reconheceu a velocidade da nova geração (Benneton/91, Schumi de companheiro pós Spa).
Ele sempre diz que foi superior ao alemão.

Pacheco
Reply to  Mercedes
13 anos atrás

Cara… como pode?

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Mercedes
13 anos atrás

Caro Zé Maria, eu ouvi em uma entrevista do Piquet, que pode ser achada no vocetubo, ele próprio dizendo que quando demitiram o Moreno da Benneton, a imprensa criticava a atitude da equipe por causa do Schumacher, mas que, ele Piquet estava tomando pau do Schumacher. Saiu da boca dele. E mais, ele disse que o carro não era tão competitivo e por isso o Schumacher puxava muito e acabava batendo bestamente,mas que era muito mais rápido que a maioria no grid.

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
13 anos atrás

Concordo com FG, ao mesmo tempo em que não consigo entender aqueles que menosprezam o alemão. Alguém faria melhor? Quem?

Leandro Briese
Leandro Briese
13 anos atrás

Tenho quase a mesma opinião do Flávio Gomes.
Só não concordo que o Schumacher não seja o mesmo. Acho que o talento e a condição física continuam os mesmos.
Torço para que ele se adapte à essa nova F1.

ZECA
ZECA
13 anos atrás

Continuo com a mesma impressão que tinha quando foi anunciado que o Shumacher voltaria…. a FIA, abalada no final do ano passado com o caso renault/piquezinho e, sabendo que isso poderia causar uma grande perda de dinheiro, fez uma proposta (com auxílio mercedes) para “arranjar” um lugar pro shumi correr nessa temporada… shumi não é bobo, aceitou, ganhou uma grana preta e pode fazer o que gosta, que é correr… ainda mais sem compromisso de ser campeão.

Álvaro Azevedo
Álvaro Azevedo
13 anos atrás

Minha modesta opinião: ” Estamos vendo o resultado de algumas corridas, daí não podemos dizer que é isso ou aquilo. Certamente os planos do Schumacher é a longo prazo. E se cabe uma previsão meio que profética, aguardemos o Schummy campeão de 2012 “.

Mário Salustiano
Mário Salustiano
13 anos atrás

grandes campeões terminaram seus dias vivendo esse tipo de calvário, e nem por isso deixaram suas biografias manchadas, em qualquer atividade da vida é natural existir uma fase de vitórias e depois uma nova geração chegando para superar, não saber entender isso é se deixar levar pelo consumismo barato que somos forçados a ter todos os dias por uma mídia avida por vender idolos e ter lucro fácil, não me refiro aos jornalistas que fique claro, por mídia entendam aqueles que ganham dinheiro vendendo ilusões que só os vencedores estão por cima, mas de que vencedores estamos falando?? temos grandes campeões no proprio Brasil que sofrem com esse tipo de comparação barata….

Gustavo Silveira
Gustavo Silveira
13 anos atrás

O Flavinho sempre vai achar o Schumy perfeito, hehe.

luizao
13 anos atrás

A resposta é muito simples. Apesar da equipe estar trabalhando para ele o seu “companheiro” de equipe não sabe acertar o carro. Como o Dick Vigarista também não sabe acertar carro fica andando junto com os “Dis Graci” da vida.
Dick é um piloto bom como muitos outros. Tem a sorte de ter uns baba ovos espalhando que é um gênio.

Carlos
Carlos
13 anos atrás

O que passa com o Shumi pode ser a mudança no regulamemto, fim do reabastecimento.
Duas ou três paradas para reabastecer e troca pneu, o piloto andava no limite o tempo todo.
Poderia comprometer o pnes nas ultimas voltas, antes das paradas, para andar rapido, ele fazia isso muito bem.
Sem contar que acertava na maioria das vezes no momento de parada, hoje isso é muito limitado.
Tem que lembrar que o Shumi, passou a competir quando começou o reabastecimento em 1994.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Ao dizer que “Michael teria de admitir que não está no nível em que ele gostaria” estaria Ross Brawn sugerindo que o próprio Schumacher deveria pedir o boné?
Certamente Brawn deve estar sendo muito pressionado pela Mercedes (a montadora, não a equipe) por ter deixado de contratar Kubica em favor do Schumacher. E deve estar sendo mais pressionado ainda a reverter esse erro para o ano que vem.

Silvio Roesler
Silvio Roesler
13 anos atrás

O Schummy sofre de um problema cronico e incuravel….. idade!!!

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Silvio Roesler
13 anos atrás

“Nem a pau, Juvenal!!” oops digo Silvio!

Tom
Tom
13 anos atrás

O Lauda ja foi campeão de cara quando voltou a correr depois de 4 anos,logico que a mercedes não tem carro para tanto ,mas levar uma surra do companheiro de equipe,,é demais,esse alemão so leva ultrapassagem humilhante so dá conta de segurar o Massa e o bosta do Barrica.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Eu acho que ele voltou sem a menor pretensão de ser campeão de novo. Foi mais para brincar mesmo. E, claro, pela montanha de euros que a Mercedes deve ter colocado no bolso dele.

Luciano
Luciano
13 anos atrás

Qui bom!!
Mas assim, com tudo isto podemos concluir que alemón sem um carro vencedor não é capaz de nada. So foi 7 vezes campeão porque tinha um carro que ganhava tudo sozinho ele era mero coadjuvante no cokpit.

M.Bacaneli
M.Bacaneli
Reply to  Luciano
13 anos atrás

Bull shit…

Maurício
Maurício
13 anos atrás

Comparo o caso do Shummi hoje ao do Romário no fim da carreira correndo atrás do gol 1000. Todos falavam que era ridículo e que mancharia sua história. Só que hoje ninguém lembra disso e o baixinho tem a satisfação pessoal de dizer que fez 1000 gols (embora esse número seja contestado). O alemão esta curtindo o fato de poder fazer o que mais gosta sem a pressão de antes. Pra ele isso vem sendo ótimo. Algo que ele nunca pode experimentar na carreira. Sabe que sua biografia não será manchada por isso. O problema é que a pressão esta começando a aparecer e tudo pode deixar de ser a maravilha que vem sendo até agora.

Henrique
Henrique
13 anos atrás

Eu esperaria até ano que vem para concluir alguma coisa. Esse W01 parece não ter recebido a atenção devida, a Brawn partiu para o tudo ou nada com o BGP001. Não havia grana em caixa para desenvolver o carro de 2010 e assim, mesmo com o aporte da Mercedes, não há como fazer um milagre.

Felipe Santos
Felipe Santos
13 anos atrás

A questão do Schumacher de não estar indo bem, claro que começa nos 3 anos de férias que ele tirou e outro ponto que suponho é a questão da adaptação do carro, lembro de barrichello quando chegou na Honda, (mas ele é outro caso porque alem de tomar surra do button na Honda em 2006 ele tambem levou em 2009 perdendo o título)

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Para o Schumacher voltar depois de tres anos e ser competitivo desde o início, teria que dar a sorte de ter um carro excelente à disposição, como um Red Bull por exemplo. Só que não foi o caso, e a Mercedes, apesar de na teoria ser a atual equipe campeã , esse ano não fez um bom carro e isso prejudicou demais a readaptação do alemão à categoria, que está muito diferente em relação à época em que se aposentou.

Nardo
Nardo
13 anos atrás

Tambem concordo que ele nao e mais o mesmo, como todos nos apos cada dia. Pra mim, os caras ja largaram esta carro e estao trabalhando no do ano que vem…

Anselmo Coyote
Anselmo Coyote
13 anos atrás

As corridas são de carros, por isso eles são os protagonistas e representam pelo menos 90% dos resultados nas pistas.
O que o Jenson Button fez com o carro ruim da Honda? Nada.
O que o Alonso fez com o Renaul R28 e R29? Nada.
O que o Webber fez antes dos Red Bull? Nada.
Sem carro decente, minimamente competitivo ninguém ganha nada. Nem o Schumacher, nem Senna, nem Piquet.
Abs.

Zé Maria
Zé Maria
Reply to  Anselmo Coyote
13 anos atrás

Boa!!! Resumiu bem como funciona a coisa!

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Imaginem só, ele é e sempre será o cara, mesmo se nunca mais vença uma corrida de F1, o que ele fez jamais será apagado, o carro é ruim, Rosberg anda melhor, mas ainda não ganhou e hoje mesmo não passou do Q2, importa se ficou uma ou duas posições à frente?

rafael pipoca
rafael pipoca
13 anos atrás

São apenas corridas, nada importante. Apenas diversão, e shummy pode fazer qualquer coisa que tá bom. Supérfluo do supérfluo, mas gosto demais.

ricardo
ricardo
13 anos atrás

o cara é o maior da história …

quer os brasileiros queiram ou não ….

o resto é dor de cotovelo …