CARROS DA FIRMA (21)

SÃO PAULO (que tristeza) – Quando vejo carros com adesivo “REPORTAGEM” em São Paulo, atualmente, dá dó. São Celtas, Gols ou Corsas invariavelmente prateados com placas de Curitiba ou Tocantins. Tudo alugado, com placa de fora para não pagar multa. Ou para pagar menos IPVA, sei lá.

Foi-se o tempo em que as empresas jornalísticas tinham seus veículos personalizados. A Bandeirantes, por exemplo, tinha carros e peruas cujas placas tinham, sempre, o número 13, do canal.

Foi-se o tempo dessas duas Rurais (horrível, esse plural) do quase finado “Jornal do Brasil”, que o Jason Vôngoli descobriu em seus arquivos.

Lindas.

Ah, e se confirmou a história do “JB”. Em setembro, sai de circulação e fica apenas na internet, para tristeza do Rio.

Subscribe
Notify of
guest

27 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Nelson Dantas
11 anos atrás

Sou assinante do JB Digital e continuo o processo revolucionário das comunicações, pelo menos é o que a nossa realidade comporta. A Rural além do JB, serviu ao Pietro Bardi como carro diário e era comum em cidades produtoras de banana como Guarujá, Rio Bonito e Caeté uma vez que a produção exigia regiões úmidas comum em áreas íngremes. Curiosidade da lingua portuguesa: nome próprio é inflexível e Ford Rural vira Rurals enquanto zona rural vira zonas rurais. Poode?

Luiz Paulo
Luiz Paulo
13 anos atrás

O prédio do Moinho Marilu acaba de ser comprado pela construtora Thisman

Simone Tobias
Simone Tobias
13 anos atrás

Poxa, triste demais!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Os carros no Brasil estão entre os mais caros do mundo, e no entanto, continuamos comprando, sem questionar a absurda carga de impostos que incide sobre eles, esta sim a verdadeira razão do preço abusivo. Se anunciarem que vai haver aumento, as pessoas correm p’ra trocar de carro. Se for aumento no preço da gasolina, fazem fila no posto. Se for no preço da carne, fazem fila no açougue. Só falta fazer fila no pedágio. E a culpa ainda é do governo…

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Salomone,
Dizer que automóvel no Brasil é caro por causa dos impostos altos é lugar comum (e os fabricantes adoram que o público creia nisso). Os impostos altos, na verdade, são apenas parte do problema…
Dá uma olhadinha numa recente matéria da “Época” que mostra que, mesmo descontando todos os impostos estaduais e federais, o Corolla continuaria a ser vendido no Brasil mais caro do que na Inglaterra, nos EUA, na China, no Japão, no México…
Ou seja: é margem de lucro mesmo – baseada no quanto o consumidor brasileiro se dispõe a pagar. E lembre-se de que nossas fábricas de automóveis estão trabalhando no limite da capacidade.

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Gostei da 2 foto,

Neanderthal
Neanderthal
13 anos atrás

Essa da foto de baixo é horrorosa com esses stencils, parece viatura militar. A decima é bonita sim, com o logo do jornal que modernizou o visual na imprensa brasileira.

Paulo Z
Paulo Z
13 anos atrás

Amigos

Em algum ponto dos anos 60 a WILLYS usou o slogan “veículo de utilidade pública” para a RURAL. A frase já era usada no entanto pela RÁDIO JB (AM 780) e resultou em um anúncio.

VIVA O JB!

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

Gostei da singela passarela da 1ª foto. Valeu!

Carlos Tóla
Carlos Tóla
13 anos atrás

Galera, eu trabalho na Editora Abril na Marginal Pinheiros e lá temos nossos carros da frota, basicamente Gol, Palio e Logan todos com placa de Belo Horizonte ou Curitiba. Isso ocorre devido aos carros serem terceirizados, isso traz uma redução grande nos custos de manutenção, já que é pago um valor x por mês para y carros locados. E tem mais, não precisamos ficar preocupados com renovação de frota, já que a cada 18 meses a troca a automática.

Diego Moreira Antelo
Diego Moreira Antelo
13 anos atrás

A Rural que aparece na Avenida Brasil já tinha o design que os carros de reportagem do JB vestiram por muito tempo. Além da Rural, clássicas foram as Brasílias Creme e, depois, por volta de 88, 89, os Chevettes, também creme, estalando de novos.
Engraçado é que, justamente hoje, em São Cristóvão, tive o desgosto de ver um carro de reportagem do JB. Um Prisma, com placa do Paraná, com uns adesivos “Jornal do Brasil” e “Reportagem” muito mal colados, tortos, puro improviso.
A Sede da Av. Brasil 500 foi construída onde era o moinho Marilu, que foi consumido em um incêndio.
É muito triste ver um jornal que era referência nacional acabando de forma tão melancólica…ver o prédio da Brasil dói demais.

Oldair
Oldair
13 anos atrás

Bom hoje qualquer coisa que transmita por vias aereas ja e chamado radio…aqui em casa fazem quatro anos que e so retirar o fone do gancho para ouvir a indesejada fm fazenda rio grande fm,garanto que pega melhor que nos radinhos onde deveria ser ouvida….

Bruno Oliveira
Bruno Oliveira
13 anos atrás

Aqui em Curitiba o principal jornal (Gazeta do Povo) tem frota própria, são os carros da RPC (filial Rede Globo Paraná) pois são do mesmo grupo.

Lio
Lio
13 anos atrás

CULPA DE QUEM ? QUE NÃO TEM MAIS FROTA PROPRIA ? Do Governo JANIO na época aumentou o valor das multas ficou igual ao EUA e Europa só que LÁ ELES USAM O DINHEIRO EM FAVOR DO POVO..aqui eles usam o dinheiro em favor deles mesmo…Não viu o Kabbab falando precisamos atingir A META ACHO QUE É 100 MILHÕES não me lembro mais..É META aumentar todo dia por que não tem meta na educação….na segurança ?..
Ai com este ENORME ROUBO DE IPVAS E MULTAS E MAIS A S PEÇAS DOS CARROS preço absurdo…as firmas resolveram acabar com as frotas e alugar ..sai muito mais BARATO …quem sabe um dia se aparecer um Governador HONESTO e prefeito e tire os IPVAS ..e force as montadoras abaixarem o preço das peças..ai talvez Eu vote nas eleções e as firmas voltem a ter frotas…

Lio
Lio
Reply to  Lio
13 anos atrás

Esqueci de colocar KASSAB DISSE QUE PRECISA ATINGIR A META DAS MULTAS DE TRANSITO …paa qualquer idiota esta na cara que ficam loucos pelo dinheiro que as multas dão…a ordem é SAI MULTANDO PRECISAMOS ATINGIR A META ….é fim do mundo mesmo pelo menos neste Brasil.

luis da matta
luis da matta
13 anos atrás

Sobre as Veraneios da Globo, quando fui prá lá nos 80, ainda haviam muitas Rurais (?) no jornalismo e Kombis bicudinhas na produção. Essas eram usadas em programas de baixo orçamento, tais como Sitio Pica Pau, Caso Verdade eoutros.
E as Veraneios aos poucos foram sendo limadas, entrando em seu lugar umas Ibizas e Furglaines, que logo se desintegraram, pois eram um lixo só. Depois disso eram somente as Kombis cliper, valentes e duradouras.
Ainda consegui adquirir uma dessas Veraneios, que está comigo até hoje, mas não é mais prata há muitos anos.
Ainda é um carro da firma, só que da minha firma.

Andre Decourt
13 anos atrás

Na primeira foto, a Rural sai do Av. Brasil 500, super prédio do JB saqueado nas barbas da polícia coisa de 5 anos atrás. O feio Perimetral ainda estava sendo construído, vemos os pilares. Data, por volta de 1975

Moita
Moita
13 anos atrás

Isso sem contar que a metade dos carros (geralmente Kombis) com adesivo de “Reportagem” no carro são apenas trambicagens de carros de entrega que querem escapar de multas por estacionamento irregular e outras coisas.

Leonardo Luiz Verleun
Leonardo Luiz Verleun
13 anos atrás

A primeira foto foi tirada na saída do antigo prédio do JB na Av. Rodrigues Alves. Sobre o teto da Rural vê-se o prédio do Moinho Marilú (hoje desativado), pertencente ao grupo Bunge.
A segunda foto parece ser nas imediações da Av. Rio Branco, centro do Rio de Janeiro.

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

Putz… fiquei chocado com essa notícia! O JB era o jornal que meu pai assinava no Rio, em (tentativa de) contraponto ao império Global.

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Sinto uma alegria estúpida cada vez que vejo foto de Rural neste espaço. Agradeço em nome da minha… Eu lembro que ainda criança em passeios com minha família por São Paulo passávamos pelo prédio do Primeiramão, jornal de classificados, onde sempre havia estacionada uma Rural da reportagem (?) do jornal. Há alguns anos que não vejo. Será que ainda existe? Alguém tem informação? Aproveito para deixar outra pergunta. Vendo com meu tio umas fotos antigas aqui em casa, ele insistiu que a primeira Rural de meu pai era 4×4. No entanto nas fotos esta Rural usava calotas. Existiu Rural 4×4 com calota? Abraço Flávio.

Leonardo Luiz Verleun
Leonardo Luiz Verleun
Reply to  Rodrigo
13 anos atrás

Que eu saiba não, Rodrigo.
O último lançamento de Rural 4×4 foi em 1977, e não tinham calotas. O motor também já não era o 6 cil em linha, e sim o 4 cil que equipava os Mavericks e Jeeps, obviamente com outras relações de marcha.

Alvaro
Alvaro
Reply to  Rodrigo
13 anos atrás

Rodrigo,

Sim, meu pai teve uma Rural 62 4X4 com calotas, apesar de ser um modelo simples, inclusive de uma só cor, verde claro, era de 3 marchas com cambio no assoalho com as alavancas de tração e reduzida ao lado, como nos Jeeps, foi o 2º carro que dirigi, não dá para esquecer os detalhes.

Abs,

Alvaro

Sérgio Castro
Sérgio Castro
Reply to  Rodrigo
13 anos atrás

Existiu e existe várias por aí, e chega a ser bem curiosa a calota, pois possui um prolongamento central para cobrir toda a roda livre. A Rural que aparece em primeiro plano é 4X2, pois possui calota simples.

YPVS
YPVS
13 anos atrás

Maneiro! Meu pai sempre conta as aventuras com as Rurais do JB.
Ao fundo, na primeira foto, seria a ponte sendo construída?

Fernando Souza
Fernando Souza
13 anos atrás

Engraçado que aqui em Curitiba os carros alugados têm placa de Belo Horizonte.

Christian - Do Niva
Christian - Do Niva
13 anos atrás

Pensei que fossem dois Kia Soul (ahahahahahah). São iguaizinhos.

Quem diria, a Globo que já teve frotas de Veraneios prateadas, tendo inclusive mandado fazer algumas Veraneios M, hoje usa Palio Weekend Adventure (ecaaaa) ou Tucson (ecaaaaaa x 10).

Abraços