MUITO ALÉM DO CONTRATO

SÃO PAULO (estoy cansado) – Eu jamais me sentiria assim, como torcedor, porque há muito tempo deixei de dar grande importância a certas coisas, exceção feita à Portuguesa. Mas acho que o comentário deixado num dos posts abaixo, assinado pelo Francisco Menezes, ilustra bem o tamanho da repercussão de uma atitude como a que tomou Massa ontem na Alemanha.

Chico é um conhecido meu que mora em Munique. Há alguns anos foi trabalhar na Alemanha e acabou se instalando no país. Tem uma vida dura, trabalha numa empresa e faz uns bicos de motorista nos finais de semana, mas vai se virando numa boa.

Leiam, e depois eu volto.

Oi Flavio, tudo bem? Sou o Chico de Munique, se lembra?

Pois bem, ontem estive em Hockenheim com meu filho mais novo para torcer pelos brasileiros. Fomos de camisa do Brasil, boné do Brasil, duas bandeiras do Brasil e uma bandeira da Ferrari. Acompanho F-1 desde que Emerson foi bicampeão, portanto não aprendi a torcer somente depois de Ayrton Senna.

Porém, acho que me deixei envolver pela transformação que Ayrton Senna fez na F-1 para nos brasileiros. Acabei sempre torcendo pelo país, e nãopelo piloto, muito menos pela equipe.

Quando decidi passar o final de semana em Hockenheim, decidi ir lá para torcer pelos brasileiros e não por apenas um deles ou apenas por uma equipe.

Flavio, o Felipe Massa me puxou o tapete, cara…

Eu e meu filho levantamos a bandeira do Brasil durante 47 voltas, e gritávamos “vai Felipe” ou “vai Brasil”.

Flavio, fiquei morrendo de vergonha dos estrangeiros sentados perto da gente. Não consegui me despedir dos caras ou olhar na cara deles.

Será que o Felipe Massa entende que além de trabalhar na Ferrari ele também tem milhões de fãs brasileiros que hoje estão arrasados? Ou talvez deveriam apenas estar chateados?

Flavio, Felipe Massa não merece mais meu respeito (pois mostrou ontem que não me respeita) e NUNCA MAIS minha torcida.

Hoje entendi muito melhor por que se toca o hino do piloto e o hino do país da equipe no pódio.

Acho que no caso do Felipe Massa, ele não deveria mais ter o hino nacional brasileiro tocado no pódio. Ele não respeitou a pátria ontem.

Se algum dia ele pedir desculpas aos fãs, eu não aceito! Que apareça mais um piloto brasileiro com aquilo roxo.

Felipe Massa não se deu o respeito. Não deve esperar que a gente o respeite. Sua reputação, sua dignidade e sua honra foram jogadas no lixo ontem.

Eu discordo visceralmente do Chico. Não acho que pilotos representem pátrias, não gosto dessa mistura de esporte com nacionalismo, acho que há um enorme exagero nessas coisas. Mas reconheço que elas existem. E se como jornalista estou pouco me lixando para os resultados de seja lá quem for, entendo que as reações dos torcedores são bem diferentes e devem ser levadas em conta por aqueles que, no fim das contas, são pagos por eles.

Por isso que Massa, e qualquer outro atleta, deve refletir bem antes de tomar certas atitudes. Elas atingem milhões de pessoas que os seguem por diversos motivos. Pensar individualmente, em alguns casos, soa egoísta. Se o discurso oficial da Ferrari é o de que seus pilotos devem pensar na equipe, coletivamente, é fácil rebatê-lo dizendo que quando se fala em coletivo, deve-se contemplar também a massa de torcedores que se deslocam para um autódromo, gastam seu dinheiro comprando camisetas e bonés e bandeiras e ingressos, alimentam uma expectativa legítima e sincera.

Se Felipe (e isso vale para qualquer piloto, não vou individualizar nada aqui) se recusasse a acatar a ordem de deixar Alonso passar, ou — acreditando na cascata de que a decisão foi dele — brigasse pela vitória, estaria dando uma resposta a muito mais gente do que a meia-dúzia da cúpula ferrarista a quem decidiu agradar. Gente que também paga seu salário. Seria difícil até na Ferrari alguém ficar contra sua decisão.

Mensagens como a do Chico apareceram aos montes nos comentários feitos pelos blogueiros. “Nunca mais acordo cedo para ver esse cara”, “Vou cancelar meu ingresso para Interlagos”, “Ele não merece minha torcida”, é só ler, tem muita gente se manifestando assim.

Continuo achando tudo um exagero, as pessoas não deveriam levar um esporte tão a sério assim. É só uma corrida, ou só um jogo de futebol, o mundo não vai acabar porque um ganhou e o outro perdeu, esporte é entretenimento, devagar com o andor.

Mas é bastante claro que no esporte muita gente encontra uma válvula de escape para suas mazelas pessoais, isso no mundo inteiro, com maior ou menor intensidade, depende do país. No esporte se procura o sucesso e se foge do fracasso, há uma transferência de sentimentos, muito disso tudo acaba virando demonstração de carência, as pessoas precisam de ídolos para compartilhar suas vitórias, se apropriar delas. Se sentem traídas, violentadas, quando decepcionadas, quando a atitude de seu ídolo não é aquela que se esperava.

É algo que precisa fazer parte das preocupações de um esportista, por mais infantil que possa parecer.

Subscribe
Notify of
guest

988 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
fred
fred
13 anos atrás

Concordo com o Chico de Munique. Flávio, talvez você nunca tenha sido um esportista, ou está totalmente incorporado como jornalista (bom jornalista).
Mas, fiquei com vergonha de explicar ao meu filho de 10 anos o que tinha acontecido.
O Filipe nos envergonhou e não merece o nosso respeito.
Para compensar, senti orgulho do Helio Castroneves, que teve fibra e garra para lutar pelo bom esporte.
Tive a sorte de mostrar um esportista lutando dignamente pelos seus direitos, fazendo valor todo o seu esforço e nossa torcida.

Valeu helinho

Denis C.
Denis C.
13 anos atrás

Jonathan, se trabalho em um banco ou em qualquer empresa e sou flagrado trapaceando o consumidor, sou punido, por mais que eu pense em equipe.
O esporte mexe com o sentimento das pessoas (e com o bolso). O público PAGA prá torcer para o seu ídolo, e não para representar que torce.
Então, que assumam que tudo é teatro. Quero ver quem pagará o salário dos ferraristas ou qualquer outro, em geral.

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Perfeito o comentário do Flávio Gomes, só gostaria de acrescentar que a equipe também tem que pensar no consumidor, que é aquele que vai aos autodromos ou os que assistem pela TV e que tb pagam e sustentam o espetáculo.
Esses consumidores pagam p ver uma corrida de automóvel, e não um teatro onde tudo foi orquestrado anteriormente.

barros
barros
13 anos atrás

sporte e competição e não trapasa.

Jonathan Malfatti
Jonathan Malfatti
13 anos atrás

Flávio, acho que você está certíssimo, qualquer tipo de fanatismo, seja ele religioso ou esportivo, não pode fazer bem. O Massa está lá trabalhando, como se fosse funcionário de uma empresa, no fundo é isso mesmo, simplesmente acatou uma decisão do chefe. Algo que pode ser visto a favor dele no futuro, quem sabe ? Aos fanáticos de plantão, lembrem que o Massa já ‘deu’ 2 vitórias em Interlagos, considerando o histórico recente de tentativas do Rubens, é algo considerável !

Felipe "Hupiscratch" Andrade
Reply to  Jonathan Malfatti
13 anos atrás

Qual foi a 2ª vez que o Massa deu uma vitória em Interlagos? 2006 e 2008 ele ganhou, 2007 ele realmente entregou pro räikkönen e 2009 ele não estava nem correndo. Qual eu estou perdendo?

Felipe "Hupiscratch" Andrade
13 anos atrás

Engraçado vai ser se o Alonso acabar ganhando o campeonato por uma margem ínfima de pontos, como foi em 07 e 08. Aí vão falar o que? Estaria a Ferrari errada? Forza Ferrari!!!

Carlos Fangio
Carlos Fangio
13 anos atrás

A única chance do Massa se redimir é, na próxima corrida, fazer um tempo beemmmmm melhor que o espanhol, largar na frente do espanhol e não deixar, em hipótese alguma, o espanhol ultrapassá-lo! Mas…a Ferrari permitirá isso? Dará dois carros iguais aos dois? Não vai sacanear o Massa via telemetria??

Carlos Fangio
Carlos Fangio
13 anos atrás

Flávio. Ontem eu fiz essa mesma pergunta e gostaria, se possível de obter sua opinião a respeito. Pode uma equipe, através da telemetria, sacanear um dos pilotos da equipe, diminuindo a velocidade e desempenho do carro dele em favor do outro piloto da equipe?

Savio
Savio
13 anos atrás

O Massa cagou na cabeça dos brasileiros. Não tem perdão o que ele fez. Pra mim já está no inferno, ele e tudo o que ele por a mão. Pode desistir de querer patrocinar categorias no Brasil. Ele cometeu suicídio profissional. Vai amargar uma terrível solidão.

Fernando
Fernando
13 anos atrás

A Ferrari sempre fez o chamado “jogo de equipe”, desde os anos 50. Quem conhece um pouquinho da história da
Formula 1 sabe o que eu estou falando.
É bom entender que a Ferrari contratou um Campeão do
Mundo, levando com ele o Banco Santander.
É só entender isso….o Felipe Massa é o segundo piloto,
alguém tem alguma dúvida….O resto é bobagem….
A Ferrari sempre valorizou a equipe, a marca e o seu carro o piloto……bem! o piloto só dirige……E agora por favor parem com essa presepada nacionalista….

Jorge Leo
Jorge Leo
13 anos atrás

Não dá para ser racional com uma irracionalidade destas! Fora Ferrari, Massa, Alonso. São poucos de caráter na F1, lembro apenas do Webber e do Hamilton…os demais, dão dó!

wagner
wagner
13 anos atrás

É lamentavel mas a atitude do Massa tem que serm compreendida, foi digna de um segundo piloto, se fosse um PILOTO não abriria o precedente para essa atitude imoral.

Carlos Barbosa
Carlos Barbosa
13 anos atrás

Quando o Senna, próximo a linha de chegada, abriu o caminho e deixou o seu cachorrinho de estimação”, seu serviçal, Gerard Berger vencer , as viuvas Sennistas deliraram com a “bondade” concedida. Agora estes ataques não se repetiram quando a Mclaren falou para o Button segurar, por causa do combustível. Ninguem levantou a hipótese de que era uma ordem implicita para não haver ataque ao Hamiltom. Isto não seria jogo de equipe?

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Também acho que não se deveria dar muita atenção ao caso, mas que é errado é. Se não vejamos: Por que é que alguns pilotos, como o Schumacher, diz que é certo o que fizeram, mas a maneira é que está errada, ou seja, enganem estes “trouxas” (os tercedores) de outro jeito! Isto é bem pior do que fez a Ferrari, que foi explicito. Regularizem este tipo de manobra e pronto! Eles que não fiquem fingindo serem a Madre Teresa de Calcutá e agindo como Gerge Busch. Regularizem as ordens e EU, torcedor decido se quero continuar assistindo esta farsa ou não.

Wladmir
Wladmir
13 anos atrás

Quando o Berger trabalhava o tempo odo para o Airton o torcedor austríaco se sentia como? Vamos para com a patriotada, o espanhol é melhor e ponto, o próprio Massa confirma isso ao aceitar a ordem (O mesmo aconteceu com Rubens)

Barão Vermelho
Barão Vermelho
Reply to  Wladmir
13 anos atrás

Ô Prezado Wladimir …..que eu me lembre o espirito de equipe era evocado quando um dos pilotos nao tinha a chance de ganhar o campeonato…não era o caso de domingo. Não vi Prost, Ayrton, Mansel, Piquet, Reutman, Stewart, Pirrone, Villeneuve e muitos outros aceitarem essa chantagem…eram pilotos excelentes, mas antes eram homens com aquilo roxo..
Crie seus filhos com esse principio e depois se pergunte onde voce errou. OK?

Carlos Fangio
Carlos Fangio
Reply to  Wladmir
13 anos atrás

O Berger, todos sabiam, e ele não escondia isso, era o fiel escudeiro do Senna. Nada a ver com Massa e Alonso. Se o espanhol é melhor que o brasileiro, porque não passou no braço??E porque estava atrás do brasileiro???

RCRG72
RCRG72
Reply to  Wladmir
13 anos atrás

Wladmir, o Berger nunca, NUNCA teve condições técnicas de talento para fazer frente ao Senna em um campeonato inteiro.

Jose Augusto
Jose Augusto
13 anos atrás

Bom dia a todos.

Foram tantos os comentários sobre o assunto “Massinha” que não consegui localizar o meu. Talvez porque coloquei dentro do mesmo saco a Mídia Esportiva, e esta quando cutucada solta as frangas pois sabe que é perniciosa, prostituida e ufanista. Por isso não publicaram o meu comentário.
Todavia, gostaria de lembrar a todos os fãs do automobilismo uma verdade nesse esporte:
PILOTO BOM ANDA NA FRENTE, DE GRAÇA, E COM ISSO ATRAI NATURALMENTE A GRANA DOS INVESTIDORES PARA CONTINUAR A ANDAR NA FRENTE, AI SIM, COM GRANA NO BOLSO.
Em todo Teatro existe o Astro principal e o ESCADA.
Esses brasileirinhos que estão aí são o que?
HA HA HA HA HA.

Porque a Fórmula 1 é chamada de CIRCO?

HA HA HA HA HA

TEM PALHAÇOS DOS DOIS LADOS. Essa é a Verdade.

ALERTA!

MAIS UM CIRCO NA VIDA DE TODOS VOCÊS:

COPA 2014 E CBF

Barão Vermelho
Barão Vermelho
13 anos atrás

É uma pena que não se pode xingar a mãe de uns e outros. A minha revolta de cidadão brasileiro é enorme…parece que declararam guerra ao Brasil.

Barão Vermelho
Barão Vermelho
13 anos atrás

Escuderia nojenta, administrada por gente sem escrupulos e sem respeito ao torcedor. Patrocinador sem vergonha , que não está preocupado com a imagem fora de seu País.
Fábrica italiana de automóveis com um excelente mercado no Brasil, vendendo bons produtos, mas que tem um Presidente italiano, que mais parece uma múmia com ares de garotão, que coloca a patriotada na frente de qualquer ética.

Silvio Taka
Silvio Taka
13 anos atrás

Parece o mala do Galvão falando: “É apenas um jogo…”

Que isso…

É esporte, é um pilar, um estilo de vida, assim como as artes, literatura, política, religião. Num país como o nosso, é responsável pela inclusão social de milhares de pessoas – mesmo que essa inclusão seja ineficiente – mas temos que admitir que permite que o indivíduo trilhe um caminho muito mais “ético” quando decide, ainda criança, ser um “fã de esportes”. É, talvez, o maior formador de opinião do nosso pobre país, tão carente de verdadeiros líderes. E tudo que nós “fãs” queremos é ver o sangue nos olhos daqueles que escolhemos para nos representar. Queremos raça, luta, fibra, honestidade, hombridade, respeito, entrega, superação, para que, no nosso cotidiano, que é prá lá de árduo, tenhamos a convicção que dias melhores virão. Esporte mexe com a cabeça das pessoas, pois alimenta a esperança.

Sua visão de imparcialidade profissional talvez não permita perceber as emoções emanadas pela grande massa ao presenciar a pizza proporcionada pelo Massa, mas a revolta é muito grande grande e difícil de digerir.

Apenas para concluir, o Muricy Ramalho demonstrou que tem consciência da posição que ocupa, pois, no momento que todos os holofotes estavam voltados para ele, prestes a ocupar um dos cargos mais visados do país, tomou a decisão mais óbvia, ou seja, cumprir o contrato que já havia firmado. Se não fizesse isso, seria mais um pobre coitado que não tem princípios. Ele sabe que seu exemplo, para aqueles seres-humanos que tentam melhorar o mundo através de pequenas ações baseadas na ética e no respeito, é um grande estímulo para que continuemos nossa jornada, sem nos importarmos com interesses pessoais e finaceiros.

Tenho muito respeito por sua pessoa, mas acho que neste post V. Sª estava pouco inspirado.

carlos
carlos
13 anos atrás

é como se alguem dissese no alto falante do estadio: “deixem o (time tal) vencer … “pro outro time adversario” … tudo bem pra vc’s? …

Paulo
Paulo
13 anos atrás

A propósito dessa “presepada” toda…alguém aí sabe, lembra ou tem alguma informação em vídeo ou áudio dos comentários de Massa e Alonso sobre a “presepada” de 2002 na Áustria? Deve ser interessante saber se a opinião dos dois mudou de lá pra cá…já que a opinião da Ferrari já se sabe que não nem nunca mudará…

carlos marinho
carlos marinho
13 anos atrás

O jogo de equipe é mais que normal na F1 para favorecer o que está a frente no campeonato e que Felipe não fez nda de errado, palavras de Flávio Gomes. Seguindo este raciocínio,então que volte o Nelsinho Piquet, afinal ele só estava fazendo jogo de equipe para favorecer o que estava a frente e para garantir o emprego.

Marcelo
Marcelo
Reply to  carlos marinho
13 anos atrás

É Isso aí

Barão Vermelho
Barão Vermelho
13 anos atrás

Eu , quando não estou satisfeito no trabalho, peço minhas contas. Tenho vergonha na cara e não me vendo por dinheiro.

Barão Vermelho
Barão Vermelho
13 anos atrás

Existe uma forma de um processo contra o Massa junto ao Ministério Público por dar mau exemplo de cidadania, ética, traição aos 200 milhões de brasileiros, corrupção ativa, incentivar o mau exemplo aos jovens através da mídia, principalmente durante o horário livre para crianças assistirem elevisão e banalizar o significado da moral e bons costumes de todo um povo? Se houver chance me falem.
Se os brasileiros tiverem vergonha na cara …que não tem…não iriam aInterlagos ou abririam uma conta no Santander. Grato

Alexandre
Alexandre
13 anos atrás

Lusa foi roubada em 1996 pelo Grêmio????

não sei de onde tiraram isto….

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Flavio, concordo com tudo o que você falou. Mas….
Em sendo esporte uma competição ( e não importa a modalidade ), onde cada participante deva dar o melhor de si durante a competição, e seguindo os princípios básicos da filosofia do esporte, fazendo de maneira leal, honesta e buscando superar seus limites, sempre dentro das regras e bla bla bla que todo mundo sabe; então ou a Formula 1 é um esporte, ou não é.
O que você acharia se a Portuguesa entregasse um jogo para beneficiar o outro time do campeonato cujo patrocinador é o mesmo da Luzinha? Imagina a situação, Luza 0 x 0 Cabrobró, 30 min do 2º tempo e o técnico da Luza recebe noticia que o Asa de Mosquito está perdendo de 1 a 0 para o Perna de Formiga? O patrocinador avisa o técnico, e este manda perder para que o Asa se classifique. Então como o Cabrobró não é lá essas coisas no ataque, a Luza tira o pé, e abre espaços. Mesmo assim não adianta, Cabrobró teima em não oferecer perigo. Então no fim do jogo, o Técnico chama o capitão, conversa com ele na lateral, e este balança a cabeça positivamente; corre, recebe a bola, e corre para seu próprio gol avisa o goleiro, que sai da frente, e chuta contra!!!!
Bom, a diferença aqui é que no caso da Formula 1 é a equipe Ferrari, e no futebol é o patrocinador; mas a bem da verdade, tem o patrocinio por trás da Ferrari tb. então é tudo a mesma coisa.
Porque na F1 pode e no Futebol não?
Se a Formula 1 é esporte, que siga as regras E a filosofia esportiva como um todo. Se não, então mude o nome para Circo de palhaços ou o que for.
Será que Senna, Prost, Piquet, Villeneuve, Patresi, Chico Landi, J.C. Pace, Fangio acatariam uma ordem “de equipe” ?
Ou a competição é uma competição de fato, onde uma vez iniciada nada pode interferir, ou não é competição. Se a Ferrari quer fazer jogo de equipe, que saia da Formula 1 e vá jogar futebol ou Basquete, ou Volei, quem sabe até Nado Sincronizado.
Não importa se os tempos são outros, e se for, e esse argumento vale, então logo logo vamos ver alguma industria farmaceutica patrocinando atletas de elite em olimpíadas, e o cara vai aparecer na televisão num comercial dizendo” Eu me dopo, com Xk1-delta-irobikol porque é o dopping que me ajuda a vencer! ”
Abraço,
Marcelo

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Só mais uma coisa. No site do Felipe Massa tem lá um link para uma área do site chamada “Fan Clube”…. Ele cuspiu em todos esses quando acatou a “ordem de equipe”… Sugiro que ele tire esse link, ou que mude para “Ferrari Fan Clube”
Nunca mais torço por F. Massa. e por quem pilotar uma Ferrari.
Que nojo…

carlos eduardo
carlos eduardo
13 anos atrás

vcs acham que a rede globo paga milhões de euros para transmitir a corrida aqui pro brasil pra gente torcer pro hamilton, button,alonso,etc….agente torce pra brasileiros…não existe essa coisa de equipe…é o piloto que atrai torcedores…ou alguém aqui acha que os alemães torciam pra ferrari?????…faz me rir….

davi miranda rocha
13 anos atrás

Flávio,

Se a F1 é só um esporte, ou o automobilismo como um todo é só um esporte, por que então existem sites especializados, blogs, souvenirs, dinheiro enfim, muito dinheiro envolvido?

E se o torcedor gera boa aprte dessa receita, sendo comprando ingressos, dando audiência a t.v e a blogs e sites não deveria ele esperar sim certas posturas de seus “idolos”? Sim, são todos idolos com pés de barro, que valorizam mais o seu próprio status e bolso do que a paixão que podem despertar, mas ainda sim é um processo quase que irracional que acomete o torcedor (qual a racionalidade de torcer para a Lusa?rs) e atitudes como a de Massa geram frustrações que creio legitimas.

Ainda mais ele que critifcou outras atitudes “anti desportivas” defenden-de agora dizendo que é profissional? Não seria mais correto da parte dele admitir que teve medo de perder o emprego e isso falou mais alto?

De qualquer forma isso não é apenas um esporte porque faz com que pessoas se apaixonem e sem dúvida os protagonistas deveriam olhar menos para o seu umbigo!

veber
veber
13 anos atrás

caro Flavio,, eu só te digo o seguinte,, pouca gente acorda cedo e acompanha todas as noticias e todos os treinos como eu,, no fim das contas é por isso que torço para a Mclaren e RBR onde a disputa é mais verdadeira,, eu pensei que essa fase no automobilismo já havia passado,, perdemos o nosso tempo neste final de semana,, porque quando pensavamos que iria haver alguma disputa houve aquela manipulação,, uma vergonha,, perdi tanto a graça que nem assisti ao final e não acompanhei nenhuma noticia no domingo e nem na segunda,, imagine quantos torcedores a F-1 perdeu com uma vergonha como essa,, espero sinceramente que a Mclaren e RBC disputem o titulo e vou torcer sempre contra a Ferrari por causa destas coisas,, senão é melhor eu deixar de perder tempo com a F-1,,

sergio sunao
13 anos atrás

o chico tem razão, o flavio concorda, quem paga o salarios do pessoal somos nós, o dia que ninguém for assistir corridas, ninguém assistir na televisão ou ler a coluna do flavio, vai fechar tudo ou não?.
então somos um bando de palhaços?!!!

Edson Nascimento
Edson Nascimento
13 anos atrás

Neste caso não se trata de ganhar ou perder, mesmo porque pode ter acontecido qualquer coisa na corrida menos um vencedor, por inércia, um cara chegou na frente porque o outro abriu mão da liderança, tal qual o cara que prestes a dar prazer para sua companheira na hora H desiste de ejacular para prestar atenção nas desculpas esfarrapadas do Felipe Massa, broxante maior que isto impossivel….Pau no C…dos brasileiros na Formula 1 e tambem dos demais cucarachas dos esportes praticados no Brasil, cuja única motivação é a grana e estão certos, bandeira, pátria, essas coisas ficam apenas na teoria dos bancos de escola cada vez mais frequentados por impatriotas que saem por ai a cuspir e escarrar na bandeira, O Brasileiro ao contrario do que se apregoa é o povo mais filho da puta do mundo pois todos os dias pensam na maneira de burlar, cortar caminho ou levar vantagem sobre outro, então tão reclamando do que, são todos um Bando Felipes Massa, Rubinhos Barrichellos que não admitem o fato de que são fracos, vagabundos, covardes e naturalmente imorais, herança de uma colonização cujo traço ainda levaremos séculos para eliminar de nossas entranhas…..

Rafael Leite
Rafael Leite
13 anos atrás

E outra…

que diferença faz no campeonato de construtores a ordem dos pilotos?

É manobra do Santander….

Ailton
Ailton
13 anos atrás

Acompanho F1 desde 1980. Portanto, muito antes da era Senna. Vibrei (ainda garoto), e muito, com os títulos de Piquet em 81 e 83. Quando Senna apareceu na F1 em 1984 e começou a dar mostras de sua competência a partir de 1986, o esporte se tornou ainda mais interessante. Antes do 1º título do Senna em 88, quem não se lembra do título de Piquet em 87? Dentro de uma equipe inglesa (Williams) e ao lado de um piloto inglês (Mansell). Foi uma disputa acirrada. Quem não se lembra é só buscar na internet. Depois disso, Senna brigando pelo 2º título ao lado de um bicampeão (Prost), cujo título lhe foi tirado daquela última corrida por manobra (salvo engano) de Balestre (francês), dando assim o tricampeonato para Prost. Aliás, o mesmo Balestre que tirou a 1ª vitória de Senna em Mônaco em 84, debaixo de uma chuva torrencial. Senna voltou a brilhar nos anos seguintes (90 e 91), tornando-se tricampeão, mas não se esquecem que ele tinha companheiros de equipe que não podiam brigar com ele ou será que ninguém se lembra da ordem dada pela equipe a Senna que liderava a corrida para deixar Berger ganhar (se não me engano, Japão em 1991). Ou seja, de tudo isso que explanei, já dá para se ter uma idéia que a F1 sempre foi um jogo de interesses capitalistas. A diferença é que agora nós temos acesso às conversas entre equipes e pilotos que antes, feitas por sinais e placas, não nos eram divulgadas. Mas, na minha opinião (minha, bem claro), o esporte ainda é interessante, pois de vez em quando aparece alguma disputa. Quero deixar claro também que não concordo com as atitudes de Barrichello e Massa. Acho que se eles tivessem tomado decisões diferentes, com certeza Barrichello seria hoje campeão e Massa estaria consolidado como mais um brasileiro de caráter no mundo ilusório da F1 porque estariam impondo as suas condições e passariam a ter privilégios de campeões. Só para finalizar, de forma sutil Massa também entregou a vitória no Brasil em 2007 para que Raikkonen fosse campeão. Acredito que se ele (Massa) um dia estiver na condição de Alonso hoje (brigando pelo título) a equipe também irá favorecê-lo. Em suma, vai ser difícil agradar a todos e a F1 é um esporte de interesse financeiro acima de tudo.

Alexandre Brites
Alexandre Brites
13 anos atrás

Alguns dizem que o campeonato é de equipes e que o Cagão de Merda é funcionário…
Então pergunto: Pra que passar na televisão? Pra que ter página na internet? Pra que ter blog? Pra que?
Nós compramos o espetáculo e o palhaço não fez ninguém rir… entendeu?
Senão corre dentro das imensas garagens das fabricas para os engenheiros testarem quem é melhor.
O público deve ser respeitado, quando assistimos de certa forma pagamos.
Vamos pensar nisso…

Vander
Vander
13 anos atrás

Pouca coisa a acrescentar. Mas tenho uma coisa a dizer : Pra mim eles deram um tremendo e famoso tiro no pé, perderam muito mais do que ganharam. A principal desculpa foi que o Vettel estava chegando. Catzo, imagina os tres brigando juntos pela vitória nas voltas finais, chegando a 0,00000001 de diferença para cada um, só o que ganhariam de audiencia pagaria qualquer resultado que fosse, mas não, certamente milhões, como eu, desligaram a tv e não ligarão mais depois daquela pataquada, concluindo : mesmo por dinheiro e como decisão empresarial, foi uma CAGADA. E prometo não escrever mais nada sobre isso.

luiz
luiz
13 anos atrás

MASSA, MOSTRE NAS CLASSIFICACOES Q. VC. E + RAPIDO Q. ALONSO, SAI SEMPRE NAFRENTE META 1 SEGUNDO NELE, DEPOIS DURANTE A CORRIDA VC. RESOLVE O Q. FAZER, VAMOS MASSA ACELERE VAMOS DAR UMA POEIRA NO ALONSO, VETTEL E OUTROS, PE NA TABUA, ARRIBA ARRIBA MASSA.

Devanir Hermsdorff
Devanir Hermsdorff
13 anos atrás

Nada a ver o que vc. falou Flávio. Se o Felipe Massa quer deixar o cara passar, deveria ir correr lá no autódromo de Kart da Granja Viana e não na Fórmula 1.

Sérgio Barcellos
Sérgio Barcellos
13 anos atrás

Flávio, nessa você errou a chicane e merece levar um stop and go. Se automobilismo é considerado um ESPORTE (há que discorde) e ESPORTE pressupõe a busca pelo melhor resultado – a VITÓRIA – segundo REGRAS claras e que valham para TODOS OS ENVOLVIDOS, então não há como tentar explicar (justificar?) o que aconteceu com base nos seus argumentos. Simples assim. Mas a Ferrari sabe com quem está lidando. Eu queria ver um chefe de equipe dar aquela ordem para Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet ou Ayrton Senna (só para ficar nos brasileiros).

alexandre
alexandre
13 anos atrás

pobre do ESPORTE ele não merece isso.

Souza
Souza
13 anos atrás

Se fosse o Bruno Sena, eu poderia tentar entender pressão da equipe o Bruno começando na F1. Mas o, Rubens Barrichello, Felipe Massa, falta de ATITUDE.

edu
edu
13 anos atrás

me parece que esse tal de Flávio Gomes, se norteia apenas em contrapor a maioria, correto ???

é só uma corrida né ???

aqui é só um comentário, tá ????

joao luiz
joao luiz
13 anos atrás

Pow Flavio, alem do Massa Vc vem me decepcionar, logo Vc que tem os comentarios mais logicos que existe. Vou achar que vc virou a casaca tb. Rapazzzzzzzzz o que aconteceu domingo pra mim foi a gota. F1 pra mim acabou, nunca mais vou viajar 2 mil Kms pra ver esses atores e muito menos vou perder minhas madrugadas de sono pra acompanhar essa PALHAÇADA. Massa seu COVARDE e FDP MOOOOORRAAAAAAAAAAA.

Carlos Augusto Damous Pereira
Carlos Augusto Damous Pereira
13 anos atrás

Esta corrida da Alemanha foi a ÚLTIMA que assisti nesta temporada e não sei quando voltarei a assisti, ou melhor, assistirei quando acabarem com a manipulação de resultados. Velhos tempos aquele do nosso saudoso Airton Senna ! Amava a pátria em que nasceu. Eu assitia TODAS as corridas e via as garras dos pilotos em vencer. Hoje, o piloto não se orgulha em ver sua bandeira asteada no topo mais alto e o hino nacional tocando ao fundo. Devido a essa manipulação, vai chegar o tempo que não haverá mais corrida porque o telespectador não se interessará em ver devido esse jogo de cartas marcadas. Eu só tenho a lamentar porque adoro vê corrida.

Leonardo
Leonardo
13 anos atrás

Meu caro Gomes, suas opinioes nao sao muito inteligentes. Nao discordo do Chico, ele eh quem estah certo de fato. Nao eh questao de exagerar, usar o esporte como valvula de escape. A pergunta eh: o que eh o esporte? Ou, pelo menos, o que aquele esporte (futebol, formula , volei, etc) que a gente acompanha pela TV? A resposta eh que o esporte eh algo que voceh torce, se envolve, discute nos botecos no domingo e mesmo no trabalho na segunda-feira, que emociona. Sem isso nao tem graca, nao eh soh um mero passatempo. E assim se formam os idolos. E qual nao eh o esportista que nao sonha em ser idolo. Infelizmente Massa perdeu sua oportunidade, o Chico tem razao que ele agradou meia duzia e decepcionou milhoes. E pela segunda vez (depois de Barrichello) ganhamos a fama de covardes, vendidos. Brasileiro com vergonha na cara nao vai a Interlagos fazer papel de idiota, boicote neles!

Eduardo Souza
Eduardo Souza
13 anos atrás

O Sr. Flavio Gomes é gozado, passou a vida metendo o pau no piloto Rubens Barrichello e não só, mas principalmente pelo acontecido em 2002 e agora vem com esse papo todo “cabeça”. Eu bem me lembro dos seus comentários pelo rádio, algo de extrema perseguição e injustiça. Parece que os tempos são outros…

MARCIO
MARCIO
13 anos atrás

Assisti o Mansel cortar caminho para tentar ultrapassar o Senna, alguem ai se lembra disso ???
Assisti o Senna levar o carro no braço até o fim da corrida, com o cambio quebrado…
Assisti o Rubinho deixar o Shumi passar a pedidod da equipe e o Alemão pedir desculpas no fim da prova…
E domingo vi Massa acatar o pedido da equipe e deixar um sujeito arrogante passar na frente e depois comemorar a vitoria sem recentimento nenhum…
na epoca do Senna, Mansel, Prost…isso não seria simples assim , “deixa ele passar” não seria mesmo “manda ele tentar me passar”…era um tempo em que o boxe era divido ao meio, cada piloto tinha seu grupo de mecanico e a briga acontecia dentro da equipe mesmo… o que assisti domingo foi jogo de equipe ??? Que merda hein !!!
A sua Lusa Flavio, perdeu o Brasileiro de 1996 para o Gremio no apito né ??? NORMAL né FLAVIO ???
Caramba logo vc hein Flavio ??? Que merda hein !!!

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Exagero ou não do chico, qual é a graça de uma corrida quando a vitória é manipulada e entregue de mão beijadas pra quem não teve a competência de ser de fato o mais rápido?

Imagine num jogo de copa do mundo , o Brasil entregando a bola para o adversário fazer o gol.

Será que o papo de que ” estão levando isso muito a sério” colaria ?

O Massa é o elo mais fraco dessa história..
Isso não deveria ser permitido em hipótese alguma e todos deveriam perder os pontos. Pilotos e e equipe.

A multa de 100 mil reais finalizou a patética corrida.

de que adianta, mudarem regulamentos para tornar a categoria, se na hora em que há disputa um entrega para o outro a vitória?

Eu acredito que o chico e as dezenas de milhares de pessoas que pagaram os ingressos, se decepcionaram ao ver uma corrida manipulada, no mínimo deveriam receber o dinheiro de volta. e pago pela Ferrari.

Chicão
Chicão
Reply to  Antonio
13 anos atrás

A F1 só alcançou este patamar de competição e “valor” (seja comercial ou esportivo) porque conta com os vários apaixonados dão este status às corridas.

Mas os caras estão matando a galinha dos ovos de ouro. Esquecem que quem dão audiência às televisões e vão aos autódromos são os apaixonados. Os clientes finais de tudo isto somos nós !! Não são a diretoria da Ferrari ou seus patrocinadores.

Exprimentemos usar de nossa paixão colérica e boicotemos os patrocinadores da Ferrari: deixemos de usar os produtos da Shell, da Fiat, do Santander !!!

Usemos nossa paixão com racionalidade que propõe o Flávio para que os manda-chuvas da F1 usem a cabeça e não deixem eles tripudiarem nossas “tolas” paixões !!

Boicotem !!!!

Marcos Stallone
Marcos Stallone
13 anos atrás

Mais um detalhe: O lider do mundial tem hoje 27/07: 157 pontos, Alonso 123 e Felipe 85 se o GP da Alemanha tivesse o resultado de Felipe em primeiro e Alonso em segundo a pontuação seria Alonso 116 e Felipe 92 a diferença cairia para 14 pontos. O campeonato tem ainda 200 pontos em disputa pelo 1º lugar fora os demais pontos da classificação, com um bom trabalho de “equipe” e muito arrojo e habilidade, carro equilibrado e garra qualquer dos dois pilotos da Ferrari poderia ser campeão (pouco provável). Um ganharia e o outro chegaria em segundo evitando que outro piloto chegue me segundo. Pensem nisso.

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Pra que a baboseira do Hino Nacional na Formula 1 ?

A Ferrari foi multada em 100 mil reais..

É como multar um estuprador em 20 reais . e dizer ,cuidado! da próxima vez vai ter que pagar de novo hein seu malvado !!

Luciano
Luciano
13 anos atrás

Flavio,boa noite!!!
sobre este assunto felipe massa( em minusculo mesmo), tenho 35 anos e sou um saudosista….., acompanhei a carreira de AYRTON SENNA, e um pouco de NELSON PIQUET, MANSEL(?) PROST….e por ai vai….ouvi dizerem que tambem tinham jogo de equipe, mas era tão descarado???? a ponto de vaiarem uma equipe???? vc consegue imaginar uma ordem para o PROST dizendo que o SENNA é mais rapido????acho que ele perguntaria: E DAI???? F….! ou vice e versa…a formula1 infelizmente virou uma mera industria da propaganda e nao interessa da onde é o piloto e sim qual patrociandor ele trouxe e como todos sabemos o fernando alonso( minusculo mesmo, ou voces esqueceram de Cingapura 2008???? que nem sequer investigaram este “piloto” e não venham me dizer que ele não sabia……)tem um contrato com uma instituição financeira espanhola….então quem traz mais dinheiro manda mais……certa esta a MCLAREN, que deixa livre os seus pilotos para decidirem na pista….( sera que é por causa da nacionalidade dos pilotos????) torco para que apareça um Brasileiro bom e com o mesmo espirito de SENNA, PIQUET, FITTIPALDI, PACE….ENTRE OUTROS….chega de massa e barrichello…. não precisamos torcer por esses ” paus-mandados”….pronto falei o que eu penso…..abraços…..