NAS ASAS

Essa coisa linda aí está no Museu da TAM em São Carlos. Quem mandou foi o Fabrício Passos. Já vi coisas bem rápidas com essa pintura… Alguém identifique a aeronave, por favor?

Subscribe
Notify of
guest

71 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
jorge amaral
jorge amaral
13 anos atrás

Na época da guerra fria a Russia não falava com o ocidente e os americanos maquearam as vitórias russas alegando falhas mecanicas. A verdade é que o F86, sabre era pior que o Mig15 e obrigou aos americanos colocar o F100 em produção rapidinho…

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Essa cor me lembra as aeronaves soviéticas que sucederam este modelo.

São as únicas coisas rápidas que me vêm à cabeça… :-)

Abraços

Joao Henrique Levada
Joao Henrique Levada
13 anos atrás

ANO DE FABRICAÇÃO 1957
LOCAL DE FABRICAÇÃO URSS
FABRICANTE Russian Aircraft Corporation MiG
COMPRIMENTO 11,09 m
ENVERGADURA 10,56 m
PESO VAZIO 4.470 kg
PESO MÁXIMO 7.030 kg
Nº LUGARES 1
VELOCIDADE MÁXIMA 1114 km/h
VELOCIDADE DE CRUZEIRO 670 km/h
FABRINCANTE DO MOTOR Klimov Company
LOCAL DE MONTAGEM DO MOTOR URSS
CARACTERÍSTICAS DO MOTOR Klimov VK-1, turbina VK-1, 6.989 Ib de empuxo

Avião de caça da União Soviética, começou a ser produzido em série em 1952. Foi criado pelo projetista russo Mikoyan Gurevich e tinha como um dos objetivos abater aeronaves norte-americanas. O modelo em exibição foi adquirido na Polônia e pintado com as cores da Força Aérea da ex-URSS.

Crédito: Otávio Gentil dos Santos

Marcvs Avrelivs
Marcvs Avrelivs
13 anos atrás

É o MIG 15, estrela comunista na guerra da Coréia. Lindo e rápido, armado com 4 canhões ponto 50. Mas durante a guerra tomou ferro dos Sabres americanos. O escore durante os três anos da guerra foi Sabres com 750 vitórias x MIG 15 com 75. Mas o problema não era o MIG, eram os pilotos chineses e russos.

JV
JV
Reply to  Marcvs Avrelivs
13 anos atrás

ou eram os ases americanos o problema do mig?
aqui ases israelenses
http://www.youtube.com/watch?v=XMgr6awbwEE&feature=related

Helio Mendonça
Reply to  Marcvs Avrelivs
13 anos atrás

Bem lembrado Marcos, na epoca da Coreia grande prte dos pilotos de caça americano já eram veteranos em combate e muitos deles ases da II grande guerra..

william
william
13 anos atrás

…o legal mesmo é a deriva da aeronave q aparece no segundo plano…acho q é de um mig-19…

Abraço!!!

Helio
Helio
13 anos atrás

Assim, sempesquisar nada, acho que é um MIG 17. O MIG 19 tem detalhes mais avançados, e “MIG 15”, eu nunca nem vi.

Pedro Veras
Pedro Veras
13 anos atrás

Mig 17
Lá tem também, logo que vc entra, o 15 e o eterno “avião do mal” (Mig 21) do filme TOP GUN.. rsrsrs
Fui lá antes da reforma e já era lindo, com certeza na primeira oportunidade vou novamente conferir as novidades.

Ricardo Sk
Ricardo Sk
Reply to  Pedro Veras
13 anos atrás

Cara, acho que no filme não aparece não aparece nenhum MIG de verdade… são Northshop F-5 (americanos, que a FAB tem tb) “fingindo” de MIG… na verdade são (ou eram) uma versão para exportação barata para os aliados pobretas com caracteristicas similares as antigos MIGs 17 / 21 dos inimigos pobretas, que inclusive, formam (ou formavam) uma esquadrilha “inimiga” na USAF para treinamento…

Neto
Neto
13 anos atrás

É o Mig 17.
http://www.museutam.com.br/smt/jsp/default.jhtml?adPagina=445&adArtigo=4046

O Mig 15, qdo visitei o museu, me foi informado que estava em condições de voo.

Winston
Winston
13 anos atrás

É o MIG 15

Iuri Jacob
Iuri Jacob
13 anos atrás

Ora vejam só se não é o tatara-tio-avô do meianov. Que DNA hein!

mayara
mayara
13 anos atrás

Esse avião está de frente ou de costas? O que é esse buraco? Tiraram o motor?

Coelho Voador
Reply to  mayara
13 anos atrás

huahuahuahauhua… esse foi um dos primeiros jatos, ainda era arrefecido a ar, por isso precisava dessa entrada enorme… os jatos modernos tem radiador, são arrefecidos a água, não precisam de tanto ar… imagina pra refrescar um motor a jato…

Jorge Barata
Jorge Barata
13 anos atrás

Não sei não, mas o MIG 17 era o caça da Força Áerea de Moçambique durante a guerra.
Ja estive no cabine de um desses. Simplesmente o piloto vai sentado por cima de uma turbina.
Um abraço

Lusitano XXX
Lusitano XXX
Reply to  Jorge Barata
13 anos atrás

Quer melhor que isto ? Só você, a turbina, as asas, o manche e a alavanca do “booster”…
Deve ser o “cão chupando manga” …

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Mig 15, um dos meus sonhos de piloto, junto com o Sabre, o Mustang P-51 e o Spitfire.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Me lembrou um caça que ficava como “recepcionista” no extinto Museu da Aeronáutica , aqui em São Paulo . Acabei fazendo uma pequena pesquisa ( era um “Gloster Meteor ) e , acabei indo parar no site da Fundação Santos Dumont , super interessante ! Se o Google permitir , aqui http://www.santosdumont.org.br/index.php

ALEX B;
ALEX B;
13 anos atrás

É um MIG-LADA XXIII! Tchêêê, mas esse museu é bem guapo, vivente! Quem dera eu pudesse ir!

Rubens Flávio
Rubens Flávio
13 anos atrás

É o MIG 17. O MIG 15 está aparecendo na esquerda.

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

mig-15

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

MIG 17, das aeronaves expostas (15, 17 e 21) é a mais bonita e harmoniosa.

Segue o jogo… daqui a duas semanas vou dar uma passada no Museu.

Abraços

Imperador

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

O MIG-15 do Museu é Bi-Place

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Respondendo para Marilia Compagnoni

Vc pode importar datravés dos seguintes enderêços eletrônicos (“sites”):

http://www.aviationmegastore.com (na Holanda)

http://www.rollmodels.com (EUA)

http://www.squadron.com (EUA)

Em SP capital tem uma loja bastante boa:

Model World Hobby Modelismo – Rua Estela 245 – Sâo Paulo SP – Fone 0xx11-5579-5656 – [email protected]

Quem me falou se tratar de um Mig17, quando eu o vi ainda no meio de um engradado, foi o próprio Amaro Rolin.

Sds

Lusitano XXX
Lusitano XXX
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Saudades do Comandante…
Aquele sabia o prazer de voar, de estar mais perto de Deus…
Me contaram que quando a tam adquiriu o primeiro Fokker 100, ele fez questão de ir buscar e trazer o “bichin” para o Brasil. Só pelo prazer de pilotar. E ainda gostava muito de paçoca de amendoim . Este sim, sabia oque era bom …

victorfreire85@gmail.com
13 anos atrás

caaaaramba!!! não sabia que tinha mig exposto aqui no brasil!

ricardo carvalho botelho pinto
ricardo carvalho botelho pinto
13 anos atrás

Flävio, ………, é um MIG 23, ta escrito ali cara!!!!!!
Comente sobre automoveis, porque aviacao nao é a sua praia!

Fernando Vieira
Reply to  ricardo carvalho botelho pinto
13 anos atrás

Ricardo, vc tá de sacanagem né? Esse Avião não é mig 23 em lugar nenhum. É mig 15 ou 17, mas nunca um 23. Não comente você sobre aviação porque não parece ser sua área. o 23 é só um número de identificação. Só pode ser brincadeira…

Ricardo Sk
Ricardo Sk
Reply to  ricardo carvalho botelho pinto
13 anos atrás

Cara, qdo for falar merda, procure usar menos ” !!!!” e uma pesquisa rápida no Gúgol, ok?

Antonio Kayayan
Antonio Kayayan
13 anos atrás

Mikoyan Gurevitch 15 ou Mig-15

Ernesto
Ernesto
13 anos atrás

É um MIg, usado na guerra da Coreia, o debut da aviação de Caça em guerra.

Alaor Jr
Alaor Jr
Reply to  Ernesto
13 anos atrás

Ernesto

O Mig 17 nao lutou na Coreia.
Quando ele foi declarado operacional pela força aerea sovietica a mesma ja tinha acabado.
O mesmo ocorreu com o F-100 Super Sabre, que tambem nao chegou a tempo de entrar em combate.

abraços

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

“Já vi coisas bem rápidas com essa pintura…”

Algum avião!

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Bom dia! RCRG72, seria o 69 do Flávio? rsrsrsrssrrssr

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Provávelmente um MIG-17F (Fresco C) mais ao fundo vc pode ver a empenagem vertical de um MIG-15UTI Midget.

Este último eu conheço, estive nas oficinas de restauração da TAM, ante do museu existir oficialmente, e ele já estava lá.

A diferença visual, mais marcante, entre os dois modelos (15 e 17) está na forma em planta da asa.

Tenho uma pequena coleção de uns 100 modelos de caças e bombardeios Russos em escala 1/72.

Marilia Compagnoni
Marilia Compagnoni
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Marcelo,

onde você compra os plastimodelos russos? Meu pai é louco por um MIG, na escala 1/72, mas eu nunca encontro pra comprar!!!

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Provável mente um MIG-17F (Fresco C) mais ao fundo vc pode ver a empenagem vertical de um MIG-15UTI Midget.

Este último eu conheço, estive nas oficinas de restauração da TAM, ante do museu existir oficialmente, e ele já estava lá.

A diferença visual, mais marcante, entre os dois modelos (15 e 17) está na forma em planta da asa.

Tenho uma pequena coleção de uns 100 modelos de caças e bombardeios Russos em escala 1/72.

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

No próximo dia 20 Santos Dumont completaria 137 anos. E no dia 23, 78 anos do seu falecimento. Morreu triste com o uso de aviões nas guerras, e por último, na revolução de 32. Com ele nasceu o vôo do “mais pesado que o ar”. Pai da aviação.

Fowler T. Braga Filho
Fowler T. Braga Filho
Reply to  Eduardo Britto
13 anos atrás

Há controvérsias de que tenha sido dele o primeiro voo com o “mais pesado que o ar”, e sua soberba o levou ao suicídio,

Eduardo
Eduardo
Reply to  Eduardo Britto
13 anos atrás

Há controvérsias entre os americanos que inventaram a asa delta, porque para o mudo inteiro quem inventou o avião foi Santos Dumond…

ANTONIO MARCOS CRISTAIS-MG
ANTONIO MARCOS CRISTAIS-MG
13 anos atrás

MIG-17 DIZEM, MAS JURAVA SER UM MIG-15

Mauricio MV.
Mauricio MV.
13 anos atrás

Mig -15

Jucabala
Jucabala
13 anos atrás

Me parece ser o MEIANOV estilizado.

Nilton
Nilton
13 anos atrás

Ou é um Mig-15 ou um 17, o 19 é bimotor e tem o canopy diferente.

Edison Guerra
Edison Guerra
13 anos atrás

“Coisa bem rápida com essa pintura” também já vi!!! Acho que o piloto do Meianov sabe mais do que eu.

Dilor
Dilor
13 anos atrás

Lindo, lindo, lindo!

Roberto Fróes
Roberto Fróes
13 anos atrás

Como já disse a turma, é um MIG 15 ou 17.
Seu grande rival era o americano Sabre.
Lutaram na Corea, no início da década de 1950, e travaram o 1º combate a jato da história.
No tempo da 2ª Guerra Mundial já existiam jatos, como o Messerschmit 262 e o Heinkel 162, mas não duelaram: eram todos alemães.

Alaor Jr
Alaor Jr
Reply to  Roberto Fróes
13 anos atrás

Houve um caça a jato aliado, o Gloster Meteor, (que inclusive equipou a FAB) que tambem lutou na WW2
Houve um momento no finalzinho da guerra que os Meteor foram enviados na Belgica e quase chegaram a interceptar alguns Me-262, mas infelizmente esse combate nunca ocorreu.

abraços

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

BOA NOITE!! PESSOAL, É UM MIG 15, 17, 20 , QUE RAIO DE MIG É ESSE??!!! DESCULPE, NÃO ENTENDO NADA DE CAÇA, SO PESCA!!!! KKKKKKKKKK

RCRG72
RCRG72
Reply to  Rodrigo
13 anos atrás

Só falta alguém confundir com o Meianov!

AS
AS
13 anos atrás

Pra quem gosta de aviões… esse é o endereço da Meca da aviação… é de graça. Só cobra o estacionamento…
http://www.nasm.si.edu/museum/udvarhazy/

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  AS
13 anos atrás

Interessante é a negação total a Santos Dumont no “acervo total” do site…..alío não existe 14 bis ou o pai e mãe de todos os aviões modernos que é o Demoiselle, que o paspalho do Santos Dumont não patenteou em nome do “romantismo latino” que é sempre enrabado pelo pragmatismo anglo saxão, e o pior disponibilizou tudo ao público e suas plantas forma vendidas pelo mundo afora o primeiro avião de verdade dos irmãos “metralha” Wright é uma cópia descarada do Demoiselle pois aquela bosta com asas que fabricaram e jogaram de um barranco sem uma testemunha sequer pode ser considerado tudo, menos avião. arremessada até as pedras voam……

Vitor
Vitor
Reply to  AS
13 anos atrás

Sejamos justos, lá está exposto o motor do Demoiselle.

Marco Aurélio
Marco Aurélio
13 anos atrás
sergio
sergio
Reply to  Marco Aurélio
13 anos atrás

Valeu

Coelho Voador
13 anos atrás

esse MIG eh irmão do americano F-86 Sabre, ja li em algum lugar que ambos foram feitos com base em um dos muitos projetos nazistas capturados pelos aliados no final da guerra…

PC Carvalho
PC Carvalho
13 anos atrás

Este é um MIG-17, ano 1957 da antiga URSS !

Marlo Lemos
Marlo Lemos
13 anos atrás

Site do Museu TAM. Mig 17 Mesmo. Mas como disse, são muito parecidos o 15, o 17 e o 19 (umpouco mais diferente). Valeu para tirar o conhecimento de aeronaves do armário. Acessem o link.

http://www.museutam.com.br/smt/jsp/default.jhtml?adPagina=445&adArtigo=4046

Marlo Lemos
Marlo Lemos
13 anos atrás

Também conhecido como ‘ fresco”
Origem: URSS
Tipo de aeronave: Caça-bombardeiro

Velocidade máxima: 1.144 km/h (Não no museu claro)
Alcance: 1.980 km
Teto operacional:

Comprimento: 11,26 m
Envergadura: 9,63 m
Altura: 3,80 m

Peso ( vazio | máximo ) : 3.930 kg | 6.075 kg

Motores: 1 x Klimov VK-1 F
Empuxo: 1 x 3.388 kg.

E aí flavio? O Meianov vai encarar?

Excelente seua coluna. Acesso sempre. Valeu !

Manoel Messias
Manoel Messias
13 anos atrás

MIG-15

Formiga
Formiga
13 anos atrás

Essa até eu…

Mikoyan-Gurevich MiG 15.

Paul
Paul
13 anos atrás

Me parece um MIG17, foram utilizados na guerra do Vietnam, pelos norte-vietnamitas, depois na Coréia o irmao mais velho MIG19 deu uma canseira nos yankees.
Abraços.

Paul
Paul
Reply to  Paul
13 anos atrás

Ops, irmão mais novo quis dizer, afinal o MIG19 veio depois…esses irmãos desde o 15 foram os primeiros caças com asas “enflexadas”(com formato de flexa, apontadas para trás) e depois copiadas até hoje em dia, por proporcionar maior velocidade…
Abrs.

Profº Fabio
Profº Fabio
13 anos atrás

Caro Flávio, esse é um autentico Mikoyan-Gurevich “MiG-15”, sendo o primeiro caça a reação produzido na antiga URSS, estima-se, que somando a produção soviética e as construidas sob licença foram produzidos por volta de 18.000 unidades desde 1947, tendo combatido em diversas guerra até a década de 1990.

Até 1947 não havia um motor adequado para o Mig-15, até que o governo inglês vendeu 25 motores “Rolls Royce Nene” para a URSS

Lindo caça!

Marlo Lemos
Marlo Lemos
13 anos atrás

Parece um MIG 17. Com mais algumas diferenças pareceria um mig 19. Este Museu está na aminha lista de lugares para ir, certamente!

Valadão
Valadão
13 anos atrás

Flavio, isso aí é um MIG, caça russo.

Só não sei dizer qual modelo exatamente, eu chutaria MIG 17.

Danilo Candido
Danilo Candido
13 anos atrás

É um Mikoyan-Gurevich MIG 17, fabricado na Pôlônia em 1957 e utilizado pela Força Aérea Soviética durante mais de 2 décadas.
Quanto ao Museu, para quem ainda não conhece, vale demais a visita !