O GALAXIE DE JK

SÃO PAULO (já deu, São Pedro, o ar está melhor, pode parar) – A história é a seguinte. No dia 19 de maio, o último carro de uso do presidente Juscelino Kubitschek foi retirado do Memorial JK em Brasília, depois de 20 anos exposto e sem funcionar. É um Galaxie 1974 Vermelho Jambo. Como aconteceu com um Mercedes-Benz que também foi de JK, o carro foi encaminhado ao 16º Batalhão de Logística do Exército para restauração e reparos.

O legal é que o grupo Amigos do Galaxie assumiu parte do restauro. O Exército entra com a mão-de-obra e os amigos galocheiros com as peças, a orientação, a supervisão. A brincadeira vai resultar num carro perfeitamente restaurado, um carro histórico, que voltará ao Memorial no dia 12 de setembro, quando JK faria aniversário.

O trabalho é difícil e custoso. Por isso, o Dino Dragone, brother deste blog, autor de livro sobre Galaxie e maior entusiasta da restauração, pediu para avisar a blogaiada que qualquer ajuda é bem-vinda. E quem tiver algo a oferecer pode escrever direto para ele, [email protected]. E para acompanhar o trabalho, a tchurma está no Twitter, no www.twitter.com/galaxiejk.

Tenho certeza que vai ficar melhor que a encomenda. JK merece, o Galaxie merece e que bom seria se mais grupos de admiradores de marcas, clubes de colecionadores e afins se envolvessem coletivamente em iniciativas como essa.

Subscribe
Notify of
guest

50 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Eduardo
Eduardo
13 anos atrás

boa noite pessoal eu faço parte do clube de opalas do DF e Entorno e gostaria de saber se alguem tem um video da carreata de entrega do galaxie do JK na integra? Eu não deixei de reparar que tinha o pessoal da rede record , rede globo e se eu não me engano o jornal de brasilia também alguem pode me ajudar?

aluno richar
aluno richar
13 anos atrás

manos eu sirvo la no 16 blog, e eu posso falar oq meus companheiros de farda passam, eles ficarão varias semanas trabalhando nesse carro, até meia noite, e digo que o trabalho deles devem ser respeitado, pois esses soldados que la trabalhão tem responsabilidade, e competencia, e lembranse deles pelo maravilhso trabalho que fiseram o carro está muito lindo!

agradecimentos ao militares!
cessão de pintura:
cb igor
al soares
sd almeida
sd passarinho
sd silveira

Aléssio Marinho
Aléssio Marinho
13 anos atrás

Quando morava em Brasília e passave na frente do memorial, sempre dava uma olhada no carro, sempre exposto ao sol na sua redoma de vidro. Merecia uma bela reforma, e gostaria de sugerir aos administradores do memorial que arrumassem um cantinho lá dentro para preservar melhor o Galaxie. Ele merece.
Parabens ao EB e aos patrocinadores pela iniciativa de restaurar o Galaxie do JK.

Cel Eleazar - Comandante 16º Batalhão Logístico
Cel Eleazar - Comandante 16º Batalhão Logístico
13 anos atrás

Estimado Sr Flávio Gomes,

Inicialmente agradeço em meu nome e dos integrantes do 16º Batalhão Logístico a divulgação do trabalho do Exército Brasileiro na recuperação do Galaxie que pertenceu ao presidente JK.

Na realização deste trabalho estamos contando com o apoio de muitas pessoas boas, que se agregam ao projeto de forma espontânea e muitas vezes desinteressadas, com o objetivo comum de trazer o carro o mais próximo do que ele foi ao sair da fábrica da Ford em 1974.

Mesmo temendo cometer alguma injustiça, cito o Sr Fernando da Basf/Glassurit, o Sr Sérgio Rego da Automotive Parts, o Sr Wladson do Galaxie Clube do Brasil, o Sr Eduardo dos Correios de Brasília e o Sr Dino Dragone dos Amigos do Galaxie como algumas pessoas, entre tantas outras, que estão fazendo toda a diferença na agregação de valor ao nosso projeto.

Como li comentários na sua coluna que demonstram alguns “atritos” antigos entre desafetos que estão ajudando o andamento do projeto, é importante esclarecer o seguinte:
– o Sr Dino Dragone é a pessoa autorizada por mim a operar o twitter que denominamos de GalaxieJK, que tem por objetivo divulgar oficialmente o andamento do serviço, e ele é alimentado por informações diretamente enviados por minha pessoa;
– o Sr Dino Dragone foi apresentado à minha pessoa pela Sra Cirlene do Memorial JK;
– o Sr Dino não detem a exclusividade da divulgação do serviço, o que acontece também no site do Galaxie Clube do Brasil, com fotos realizadas pelo Sr Wladson; e
– a divulgação, bem como o aporte de material e apoio técnico, são fundamentais para dar transparência ao que se está fazendo e para a conclusão do projeto nas melhores condições.

Espero ter ajudado a orientar possíveis equívocos e reforço a idéia de que o projeto da recuperação do carro é de exclusividade do Exército Brasileiro, executado pelo 16º Batalhão Logístico, no qual eu sou o Comandante, e que todas as outras pessoas que se agregaram ao projeto, são fundamentais e ocupam a honrosa posição de colaboradores e/ou patricionadores.

No momento a minha grande preocupação é que os atritos antigos maculem todo um trabalho que tem sido desenvolvido como muito amor por pessoas abnegadas.

Mais uma vez obrigado e parabéns pelo seu belo trabalho.

Eleazar – Cel

Dino Dragone
Dino Dragone

TAMO JUNTO, CORONEL!!! OBRIGADO PELAS PALAVRAS!

Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira

É isso aí Comandante! Como diz o nosso amigo Dino, “Tamo junto nessa aí”!.
Parabéns a toda a sua equipe pelo ótimo trabalho!

Fernando Wellington
Fernando Wellington

Obrigado Amigo

Fernando Wellington
Fernando Wellington
13 anos atrás

Flavio , sou técnico da Glasurit Basf responsavel pela parte fosfatização e pintura do Galaxie JK gostaria de agradecer pela bela reportagem como diz um amigo “tamo junto”

Portuga Tavares
13 anos atrás

o vaidoso eu conheço, já o trabalhador não sei a quem tu se refere óh Sr. Dino. Quanto a meter a mão no bolso sabemos que no próprio é mais dificil visto alguns proprios atos por ti descritos.
No mais, ao que diz respeito sobre hipocresia e demagogia seriam seus próprios hábitos?
Ahhh legal suas fotos pendurando banners contra a vontade do Cel Eliazar (Palavras do próprio).
abraços,
Portuga

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Portuga Tavares
13 anos atrás

Vou publicar este comentário, e mais nenhum nessa briga idiota. Se vocês têm diferenças a resolver, façam isso pessoalmente, e não usando este blog, ok?

Angelo Campelli
Angelo Campelli
13 anos atrás

Prezado Márcio, Não só o trabalho dos demais fornecedores é reconhecido como é exaltado em toda a divulgação do Twitter Oficial do JK. Parabéns pelo excelente trabalho que a Basf e a 3M, junto com todos os demais participantes.
Quem acompanha o passo a passo do projeto, pode verificar claramente a participação de cada integrante no projeto.
O de vocês sem dúvida, além do ponta pé inicial, é o que dará o brilho final ao trabalho.

Fernando Wellington
Fernando Wellington
Reply to  Angelo Campelli
13 anos atrás

Angelo , muito obrigado por ter falado da BASF Glasurit

alcides
alcides
13 anos atrás

Talvez como no Museu da Corvette ( USA)….

Cada bloquete do piso doado, teve o nome de seu doador gravado…..

Ou algo semelhante que fique para posteridade…..

Tivemos aqui em SBCampo, o Prefeito Aldino Pinotti, seu carro oficial era um Gordini ( acredito que de sua propriedade), não me recordo se tinha chapas brancas.

Mas cansei de ver o motorista oficial lustrando o carrinho, enquanto o aguardava na porta de sua casa.

Quem sabe algum dia…..

Vai que o carrinho reapareçe …..

Homenageamos os dois….

Sempre de Gordini

Cidão40HP

Portuga Tavares
13 anos atrás

Sem dúvida alguma é um belo trabalho de restauração, graças a união de forças do Memorial JK e também do Exército Brasileiro.

Uma pena que nesse mundo de carros antigos a vaidade seja tão extensa que tem gente que se julga “amigo” enquanto na realidade busca tomar para si uma autoria pública.

Não podem ver um trabalho ser realizado que buscam tirar fotos (isso quando não as pegam sem autorização) para sair “twitando” e dizendo-se autor.

Seja com ou sem aproveitadores: o Galaxie Clube do Brasil continuará ajudando, através de seu diretor regional em Brasília, no auxílio a restauração.

Seguindo contra essa maré de vaidades que cerca o antigomobilismo em vez de tomar atitudes de briga a ideia aqui é juntar, sem roubo de autorias nem ideias, pois para nós ninguém é “clubinho de pregos”. Considero amigo só aqueles que é tanto na sua frente quanto na ausência.

Abraços a todos,
Portuga – cansado dos super aproveitadores.

Dino Dragone
Dino Dragone
Reply to  Portuga Tavares
13 anos atrás

Amigo Flavio, caro lusitano e outros pendura banner,
Vejo sempre tudo pelo lado positivo, Melhor termos um vaidoso esforçado, trabalhador, q mete a mão no bolso e está disposto a ajudar em tudo, do q um bando de demagogos hipócritas q dizem candidamente q contribuem, divulgam oq não fazem e ainda por cima pedem $ para os vaidosos pagar peças para se vangloriarem mais tarde pelo feito. E sobre os pregos: MARTELO neles! hahaha Abx

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Não vejo a hora dele ficar pronto, o Ford Galaxie é um belo carro. Esse carro depois da reforma, poderiam fazer uma materia dele no Limite.

Dino Dragone
Dino Dragone
Reply to  Tiago Mio
13 anos atrás

Boa ideia! Tamos aí, FG! hahaha

Maurício
Maurício
13 anos atrás

Pelas fotos que vi, o trabalho tá sendo bem realizado e ao ritmo tá acelerado. Esse Automóvel tem duplo valor histórico. Além de ser o melhor carro nacional já produzido, pertenceu a esse grande estadista, o JK.

ALEX B;
ALEX B;
13 anos atrás

Lindão, hein! Faço ideia depois….

ssfernandes
ssfernandes
13 anos atrás

Muito boa sorte aos restauradores e colaboradores , parabéns pela iniciativa!

Carlão
Carlão
13 anos atrás

seria melhor se esse carro fosse mandado pro programa do Luciano Huck.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Para que não desbote, basta que seja pintado com poliester e envernizar com bi-componente, claro que depois de totalmente decapado.

Marcio
Marcio
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

Orlando o veiculo vai receber tinta base agua verniz base ceramica,foi todo decapado os produtos são de tec Basf

gustavo giroti
gustavo giroti
13 anos atrás

mas justo o exercito?
caramba, os caras foram acusados (com a devida censura da época) de ter forjado o acidente na dutra com o opala do JK (ele estava indo ao Rio visitar uma das várias amantes, não se engane com a série JK da globo que pos uma amante “fixa” pra ele)
mas justo o exercito?

Dino Dragone
Dino Dragone
Reply to  gustavo giroti
13 anos atrás

Caro Gustavo,
Por q tanto ódio no seu coração? Esse papo é coisa do passado. Veja pelo lado positivo. O Exército restaurando o Galaxie de JK sela a reconciliação definitiva entre o passado e o presente. E Gustavo, pode ter certeza de uma coisa, o valoroso pessoal do 16º Batalhão Logistico comandado pelo Cel. Antonio Eleazar toca esta histórica empreitada com muito respeito, seriedade e profissionalismo. Venha no dia 12/9 conferir o serviço, vc é meu convidado. Abx

Marcio
Marcio
Reply to  gustavo giroti
13 anos atrás

Gustavo nos da Glasurit Basf e 3 M estamos no projeto juntos com o Exercito ,este carro vai ter produtos que nenhum Galaxie no Brasil ja recebeu em sua carroceria e chassis ,produtos VOC

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Boa noite Flavio, permita-me aproveitar este post para lembrar deste evento:

9° Encontro AVA de Veículos Antigos – Juiz de Fora, MG

http://4.bp.blogspot.com/_ocZCRgVgoJc/TDYaoIeLmEI/AAAAAAAAC9A/N3XYCWeSwQc/s640/Encontro+JF.JPG

wilian cidadão brasileiro
wilian cidadão brasileiro
13 anos atrás

será que éssa bomba passa na inspeção do kassab/serra industrias S.A ou é só o meu del rey 81/82 que tá embaçado!!!

Paulo Lisot
Paulo Lisot
13 anos atrás

Que Maravilha de Automóvel… Como é bom ter UM… O JK não poderia deixar de conhecer o GALAXIE. Afinal ELE Trouxe a FORD ao Brasil. Abração! Paulo NH/RS

Danilo Medeiros
13 anos atrás

Olá Flavio, estou à procura de um jornalista para um trabalho de curadoria expositiva relacionado a automoveis nacionais. Você teria alguma dica? Grande abraço e parabéns pelo trabalho.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Danilo Medeiros
13 anos atrás

Eu.

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Gostaria de Saber quem mais esta no projeto

Gerrard
Gerrard
13 anos atrás

Queria mesmo é saber do paradeiro do Opala preto em que morreu o Jucelino na Dutra. Aquele era o carro que ele usava. Dizem que aquele acidente foi encomendado e ele foi apagado pela ditadura militar.

luis da matta
luis da matta
Reply to  Gerrard
13 anos atrás

O Opala virou um monte ferragens destruídas e sem qualquer chance de reparo. Pelo que me lembro, o carro não era de JK, mas sim do próprio motorista que o teria herdado de JK.
Bem, sobre o “acidente”, existem versões, ,mas se quiser se aprofundar, existem bons livros que abordam o assunto.
Tentaram jogar a conta no motorista do Cometa, mas pelo que foi apurado em investigações particulares, o carro foi abalroado por trás, bateu de lado no onibus que estava a seu lado e perdendo a direção , cruzou a divisória da pista , batendo de frente com um caminhão Scannia. Foi na Dutra, em Resende/RJ.

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Desejo toda sorte ao projeto!

Renato
Renato
13 anos atrás

Pelas fotos, trabalho muito organizado. Tudo muito limpo e nos lugares devidos.
Acredito que não necessitará de uma restauração “pesada”, pois o carro, quando exposto, só tinha uma aparência de falta de cuidado; o que não condiz com uma peça de museu.

Tiago Songa
13 anos atrás

E você estava achando que essa restauração seria apenas um belo ato de responsabilidade social entre apaixonados por antigos e tralalá ? rsrsrsrs Acontece que, pra variar, o clube “Galaxie Clube do Brasil” assumiu a autoria do auxílio na restauração através de um sócio de Brasília. Depois apareceu uns e-mails distribuídos por aí com autoria da Assessoria do grupo “Amigos do Galáxie”.
O resultado ? Adivinha ???? Farpas pra cá e pra lá. só espero que o Galaxie do JK não seja o maior prejudicado nessa história.

Dino Dragone
Dino Dragone
Reply to  Tiago Songa
13 anos atrás

Fique tranquilo, Tiago! Não deixaremos vaidades ou blablablas estragarem o belo trabalho realizado pelos verdadeiros Amigos do Galaxie do ex-presidente JK. Abraço e parabéns pela legitima precupação.

Marcio
Marcio
Reply to  Tiago Songa
13 anos atrás

Tiago tem Empresas com mais de 140 anos envolvida nesta reparaçao como a Basf e 3m que juntas ja gastarm muito com produtos e horas homem trabalhadas .
pode ficar traquilo que estamos de olho.

Eduardo Ferreira
Eduardo Ferreira
Reply to  Tiago Songa
13 anos atrás

Tiago, há algum equívoco aí.
Em nenhum momento eu ou o clube assumimos “autoria” do trabalho, até porque o projeto é aberto a receber auxílio de qualquer pessoa e entidade, como já vem acontecendo. E não há “farpas”. Apenas diversos amigos colaborando para a perfeição final. Com todos trabalhando juntos, o resultado será melhor.
Grande abraço.
Eduardo – Galaxie Clube – DF

Tiago
Tiago
13 anos atrás

O Galaxie é lindo. Legal ver mais um que será recuperado.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
13 anos atrás

Que coisa rara… Geralmente projetos assim são embarreirados pelos próprios diretores dos museus. Bela iniciativa! Parabéns à turma!

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Adoro essa cor Vermelho Jambo, tenho um corcel 1 74 desta cor ela é exclusiva de 74. O problema é que ela desbota fácil, como visto neste gálaxie do JK.

Marcio
Marcio
Reply to  Fábio
13 anos atrás

Fabio, a cor não é jambo e vermelho salgueiro na epoca a ford lanchou tres cores em homenagem a escola de samba do rio de janeiro

Dino Dragone
Dino Dragone
Reply to  Fábio
13 anos atrás

A cor é VERMELHO JAMBO! Sem dúvidas!

LBM
LBM
13 anos atrás

Será que vão tapar o furo de bala que tinha na base da porta TE?

Claudio
Claudio
13 anos atrás

Muito bom! Torço para que o carro fique lindo e exatamente como era. O problema é que o Exército não tem um histórico muito bom no cumprimento de prazos, então é preciso ficar de olho neles.

Dino Dragone
Dino Dragone
13 anos atrás

Obrigado pela força, Flavio!!! Tenho certeza q depois deste post vão aparecer outros Amigos do Galaxie JK dispostos a nos ajudar nesta empreitada histórica. Valeu, meu amigo! Te devo um almoço! hahaha FORD abraço.

Marcio
Marcio
Reply to  Dino Dragone
13 anos atrás

fui no menorial la tem mais empresas no projeto por voces não divulga .

Crotti
13 anos atrás

Sensacional !