BOICOTE JÁ

SÃO PAULO (nem ficam vermelhos) – Nem preciso dizer que sou o maior entusiasta do mundo de eventos de carros antigos. De todos, dos menores aos maiores. Pois eis que fico sabendo que dos dias 10 a 12 de setembro vai acontecer no Pavilhão de Exposições do Anhembi o primeiro salão internacional de veículos antigos da cidade, batizado com o nome besta de “São Paulo Fashion Car 2010”. Quem promove é o Automóvel Clube do Brasil.

Vamos malhar o Judas, agora. Segue parte do release, do jeito que me mandaram:

O Automóvel Clube do Brasil tem o prazer em convidar aos Amigos Colecionadores e Admiradores do Antigomobilismo a participarem do primeiro “Salão Internacional de Veículos Antigos” da Cidade de São Paulo, em parceria com a Reed Alcântara Machado, Prefeitura Municipal de São Paulo e SP Turismo; Trata-se do São Paulo Fashion Car 2010, que será realizado de 10 a 12 de Setembro no Pavilhão do Parque de Exposições do Anhembi.

O “São Paulo Fashion Car” será um evento cultural onde teremos o resgate histórico Automobilístico através dos Automóveis Clássicos Antigos, da Moda, da Música e de Palestras técnicas sobre o tema Designer, o evento foi inserido no calendário oficial da cidade e será realizado todos os anos na semana da Pátria.

Veículos Clássicos com mais de 30 anos e em impecável estado de conservação, poderão participar da exposição, do leilão e concorrer a um dos prêmios que será oferecido aos melhores de cada categoria e ao prêmio máximo, “São Paulo Fashion Car”; Participe da Pré seleção.

Não eliminei erros ortográficos, nem de pontuação, nem a interessante palestra sobre “Designer” (não seria “design”?). Os organizadores que contratem um revisor, ou alguém que saiba escrever em português.

Não vou participar desse negócio, claro. Aliás, acho que todos os colecionadores e proprietários de clássicos deveriam boicotar esse evento. Como é que a Prefeitura tem a cara-de-pau de patrocinar um encontro de carros antigos no momento em que ela, Prefeitura, é a grande algoz dos colecionadores com essa picaretagem da inspeção veicular?

Picaretagem porque, insisto, a inspeção discrimina os carros antigos. Não contempla a diferença. Exige que carros de coleção sejam tratados como carros de uso normal. “Ah, mas os que têm placa preta são isentos”, dirá alguém. Verdade. Mas colocar placa preta nos atira nas garras dos clubes, das vistorias, dos despachantes. Se eu tenho um carro com mais de 30 anos de fabricação, deveria ter o direito de não colocar placa preta nele, não? Coloco se quiser. Se tiver grana para pagar todas as taxas. Se quiser ser sócio de um clube.

Por que a Prefeitura não aproveita o ensejo para montar um posto de inspeção da Controlar no Anhembi para colocar o selinho nos carros antigos? Ou para isentar todos os que se apresentarem, tenham placa preta ou não? Ou para discutir uma legislação específica para carros antigos em bom estado?

Não vão fazer nada disso, claro. Então, boicote ao evento. É tudo que posso sugerir àqueles que estão sendo tratados como inadimplentes pelos governos municipal e estadual porque não conseguem passar com seus clássicos por essa máfia da inspeção veicular.

Subscribe
Notify of
guest

150 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Fabiano
Fabiano
12 anos atrás

BOICOTE JÁ!!! … tremenda palhaçada esse negócio de vistoria, pois já foi comprovado que n melhorou em nada a poluição do ar, portanto ficou obvio q o propósito é apenas recolher taxa! …BOICOTE JÁ!!!

OLGA
OLGA
13 anos atrás

Parabens, Flavio pelo comentário tão oportuno!!
Voce colocou a coisa de maneira clara e objetiva.

Sergio
Sergio
13 anos atrás

Até onde eu sei caiu nesta sexta-feira a inscrição dos inadimplentes no CADIN.

Ou seja, vais poder não pagar nem licensiar os seus veículos velhos, só que se apreenderem é um abraço.

Confirme a informação

Wallace
Wallace
13 anos atrás

Caro FG,
Não se chateie com isso, crie uma associação numa cidadezinha linda do interior e na época de emplacar faça uma viagem deliciosa com a família e amigos para emplacá-los. Penso que você vai ficar bastante feliz com o passeio. A regularização da relíquia será pura formalidade. Tem muitos lugares que você será muito bem recebido. É isso.

Alexandre Armani
Alexandre Armani
13 anos atrás

“Política é uma merda”! Espero que a polícica e a campanha eleitoral não dominine este espaço sagrado.

Mário Campos
Mário Campos
13 anos atrás

Existe diferenç entre carro antiga e carro velho. Sei que o seu não é, mas existem muitos carros da idade dos seus caindo aos pedaços e que deveriam sofrer inspeção.

JR
JR
13 anos atrás

Caros amigos, a inspeção só começou em São Paulo, isso vai criar problemas em todos os Municipios com mais de 200.000 automóveis. Agora em questão do evento, os organizadores não tem culpa da inpeção, e a Prefeitura com certeza não patrocina nada, ao contrario, certamente o espaço é locado aos organizadores e promovido por uma empresa, mas este negócio de boicotar é coisa de revistinha de fofoca, quem gosta de automóveis antigos com certeza estará por la, mesmo que não leve seu carro, e outra , eu como apaixonado por carros antigos gostaria de ver apenas carros realmente antigos e não um monte de fuscas, brasilias , opalas, etc…..

Lusitano XXX
Lusitano XXX
Reply to  JR
13 anos atrás

“Tá Bão”…Então Opala (projeto da Opel, da década de 60 melhorado no e para o Brasil…) , Fusca (quantos anos foi fabricado ? projeto de que ano ? ), Brasilia (primeiro projeto toalmente brasileiro da VW ), não são carros antigos, dignos de coleção ?Pelo jeito, és um “conaisseur” de carros antigos !Sabe quanto vale um PUMA, um SP-2 ou ainda um SP-1 (pouquíssimos exemplares fabricados) para colecionadores europeus ?Vai descobrir, e depois volta aqui, “tá bão” ?Tenha dó…

E.Martinez
E.Martinez
13 anos atrás

“Joao Carlos disse: Acho que toda lei por mais autoritária que seja tem o seu sentido…”

É…o Apartheid tinha muito sentido também…

Melhorar a qualidade do ar, numa cidade infestada de caminhões sem manutenção, e motos as quais podem poluir até 7X mais que um carro. Depois, são os antigos que só rodam semanal ou mensalmente que pagam o pato, ou melhor dito, a taxa…

Vá pentear Kassab João Carlos…

E.Martinez
E.Martinez
13 anos atrás

“Joao Carlos disse: Acho que toda lei por mais autoritária que seja tem o seu sentido…”

É o Apartheid tinha muito sentido também…

Melhorar a qualidade do ar, numa cidade infestada de caminhões sem manutenção, e motos as quais podem poluir até 7X mais que um carro. Depois, são os antigos que só rodam semanal ou mensalmente que pagam o pato, ou melhor dito, a taxa…

Vá pentear Kassab João Carlos…

E.Martinez
E.Martinez
13 anos atrás

FG, o nome da ‘firma’ já diz tudo: “Controlar” ahahahaha

Emplacar em outro estado é só adiar o inevitável. Logo a inspeção será nacional, e os donos de clássicos terão que usar uma braçadeira de identificação. Como os judeus na Alemanha nazista.

Haja fôlego para ler o tal release, quase não há pontos ou virgulas…

JV
JV
13 anos atrás

emplaquem em Minas Gerais…..

Blau Blau Little Bear
Blau Blau Little Bear
13 anos atrás

… conto mais: o FG deve estar com dor de cotovelo por saber de última hora e não terem convidado (babado o ovo) ele. rsrsrsrs

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Blau Blau Little Bear
13 anos atrás

Fui chamado para escolher os DKWs do encontro, tonto.

Corcel Bino
Corcel Bino
13 anos atrás

Prezado Flavio,

Concordo em grande parte com o que foi dito abaixo, principalmente no que diz respeito à inspeção veicular. MAS…

Daí até conclamar os antigomobilistas a boicotar o evento ou malhar o judas, tem uma distância quilométrica muito maior do que nossos carros antigos poderiam percorrer em seus melhores dias.

No momento que empunhamos o estandarte de defensores do antigomobilismo, não devemos deixar que aflorem nossas preferências políticas. Melhor deixar nossa resposta às mazelas de nossos governantes para o foro apropriado, ou seja, para as urnas.

Assim, qualquer evento público (independentemente de partido político) ou privado que minimamente trate do assunto deveria ser louvado por todos nós, já que de um jeito ou de outro, ajudará a divulgar nossa causa maior, que é o antigomobilismo.

Caso contrário, corremos o risco de cair na fogueira de vaidades que já norteou o antigomobilismo no passado, ou pior, quiçá servir de massa de manobra para políticos oportunistas.

Não vou inscreve-me nesta exposição, até por que meus três carros antigos não teriam condições de participar de eventos dessa natureza. Mas não vou boicotar o evento. Se houver oportunidade, com certeza visitarei a exposição, pelo menos para dar uma sapeada.

Abs
Erik

Joao Carlos
Joao Carlos
13 anos atrás

Acho que toda lei por mais autoritária que seja tem o seu sentido, e essa lei é para melhorar a qualidade do ar da cidade em que vivemos.E não interessa se quem tem um carro antigo não anda muito com ele ou não quer se filiar a um clube.Tem que estar na lei e ponto final.É qualidade de vida e a tudo evolui, ou vcs quando enviaram seus comentários utilizaram máquina de escrever???? Para com esse negocio de carro antigo, no máximo coloca um no museu de cada modelo.

Gui SS
Reply to  Joao Carlos
13 anos atrás

Esse seu comentário só pode ter sido uma piada. Você pode até não gostar de carros antigos, mas vir num blog que, entre outras coisas, é dedicado à eles e escrever isso aí, é pedir pra levar respostas não tanto amistosas.

Você tem alguma coisa que goste de fazer, seja lá qual for? Pois bem, agora imagine alguém impedindo você de fazer o que gosta. Deu pra imaginar?

Cesar
Cesar
Reply to  Joao Carlos
13 anos atrás

Não concordo com seu ponto de vista, pois a prefeitura, governo seja lá o que for, tem que fazer sua parte, que não é somente cobrar impostos ou impor regras, e sim ajudar em despoluição de rios, ruas, evitar desmatamentos, não permitir o crescimento desorganizado de favelas na cidade, vide os barracos que estão se multiplicando a beira do rodoanel, poluição de onibus e caminhoes jogam fumaça preta na sua cara …… mas enfim pelo pelo tanto de taxas que se paga e por estar em um país dito democrático, o cidadão tem direito de escolher andar um Audi S8 2011 ou um DKW da década de 60, independente de sua situação financeira sem ser molestado por ninguem … Mas com bom senso não permitindo carros velhos sem condições de uso, aí sim, outra história …. abs

Zé Zanine
Zé Zanine
13 anos atrás

ISSO MESMO..VAMOS BOICOTAR ESSES CARAS..FAZER CAMPANHA PRA ESVAZIAR ESSA SP FASHION CAR….PUTS QUE NOME HORROROSO

MAS OS CHAPA PRETA VÃO EM PESO NÉ….PODIAM ADERIR AO BOICOTE PARA PRESSIONAR A PREFEITURA!

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Eu irei com prazer. Acho que só deveriam deixar entrar na exposição os carros com placas pretas pois assim separam o joio do trigo,

André Grigorevski
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Preconceito sem fundamento… Existem tantos carros não-originais com placa preta irregular, assim como tantos espetaculares com placa cinza. Basta participar de qualquer evento pra ver isso com clareza.

Esse tipo de restrição não separa o joio do trigo. Separa apenas uma coisa: antigomobilistas.

Luis Filipe
Luis Filipe
13 anos atrás

concordo totalmente contigo Flávio .

uma pena saber que não serão todos os amantes de carros antigos que vao boicotar essa papagaiada …

já disse e repito: para mim placa preta é apenas mais um comércio … colocam PP no carro pra especular o valor …

tive meu fusquinha 66, um HOT 1925, e agora minha kombi 74 … nao quis e nem quero PP em nehum deles …

gilberto silveira
gilberto silveira
13 anos atrás

Esse Zé Pedágio é um ditador nato. Em São Paulo, ninguém mais pode fumar, beber ou andar de carro. Ele quer controlar tudo, como se todos nós fossemos crianças.
Imaginem este senhor como presidente do Brasil, o chuchu como governador de Sâo Paulo e o quibe como prefeito, estaremos todos mais ferrados do que já estamos. Preparem-se para o pedágio nas Marginais.

Giovanni M. Afonso
Giovanni M. Afonso
13 anos atrás

Eu “apoio” o boicote, mesmo sendo de outro estado, como dono de Fusca 1968, sem placa, mas em boa condições de rodagem, hehehe!

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

O cara ditou, a secretária digitou, e foi direto pro prelo. Danou-se o português! No mais, esse assunto da inspeção veicular é um pesadelo dos mais complicados… PORQUE REAL!!

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

Flavio apenas para ter uma noção do tamanho do negocio, foi inaugurado na semana passa um posto do controlar com capaciddae de 4.500 inspeções veiculares por dia….é mole?

Marcelo Muraro
Marcelo Muraro
13 anos atrás

Flávio, não consigo acessar sempre seu blog, por isso vou perguntar, depois da primeira reprovação, seu Gol passou na inspeção? Abs

Thiago lima
Thiago lima
13 anos atrás

Flavio, se não or querer saber muito, como ficou a inspeção do seu Gol?

Antonio VK
Antonio VK
13 anos atrás

Hoje entortei minha suspensão caindo num ” São Paulo Fashion Buraco”

Gennaro di Felice
Gennaro di Felice
13 anos atrás

Em época de eleição sempre devemos enfatizar os problemas não resolvidos…ajuda bastante.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Campanha politica já… rs.

rafael bruno
rafael bruno
13 anos atrás

Tudo bem que o evento é patrocinado pela prefeitura e bla bla bla…mas acho errado boicotar o evento, independente do que aconteça “fora”. Essa é minha opinião.
Pelo que entendi, o evento chama “Fashion Car” pois será exposto, por exemplo, um carro da década de 30, e pessoas vestidas com roupas dessa época….acho que foi isso que entendi!

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Flavio, você está coberto de razão.

Kleber Scaglione
Kleber Scaglione
13 anos atrás

Tô com vc Flavio Gomes esse Kassab não tem mais que inventar foi um parto de bigorna conseguir que minha Brasilia 77 fosse aprovada nessa maldita inspeção veicular

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Ou os caras vão ressucitar os DESIGNERS dos carros antigos para que compareçam ao evento, ou quiseram dizer DESIGN. Fico puto com gente que não tem competência e se mete a realizar um trabalho. Quanto à inspeção, acho justo que todos nós colaboremos com a redução na emissão de poluentes, desde que a coisa seja séria, e pelo visto não é, aliás como quase nada neste nosso país. Acho também que, se queremos que nossas vidas comecem a mudar, temos que parar de apenas falar e começar a agir. Neste sentido, boicotar o evento seria um ótimo sinal de descontentamento.

GERALDO CASSELLI JÚNIOR
GERALDO CASSELLI JÚNIOR
13 anos atrás

Placa Preta : de uma solução para uma prisão ???? Daí , talvez , de eu ver várias jóias circulando com as placas normais . Ô país doido sô ……

rafael pipoca
rafael pipoca
13 anos atrás

Locupletar … Apendi uma nova palavra velha.

João Vitor
João Vitor
13 anos atrás

Flavio, você tem razão no aspecto da fiscalização e da política pública, em geral e não apenas na questão da inspeção veicular. No Brasil as leis não funcionam na prática exatamente por problemas na porca fiscalização, em todos os âmbitos. O problema é boicotar um evento que serve exatamente pra praticar aquilo que os antigomobilistas mais gostam, se encontrar, trocar experiências e mostrar as suas máquinas. Deverá ser um evento de grandes proporções e que pode vir a reverter a situação, já que a própria prefeitura está dando atenção aos antigos.

Não estou dizendo que é uma maravilha, mas pode ser um começo.

Ricardo
Ricardo
13 anos atrás

Realmente é uma palhaçada, duvido que terão somente placas pretas nesse evento….
Sobre a controlar, infelizmente eu burlei as regras, pra não ser um “marginal” e ter problemas por causa dessa porcaria.
Eu tenho um marea 99 2.0 a gasolina, só que desde o ano passado eu a transformei a etanol. Troquei bomba, filtros, regulador de pressão, velas, chip, bom me custou 600,00 com a mão de obra e como a gasolina é muito vagabunda aqui e muito cara optei pelo etanol. Uma semana antes da vistoria meu carro não tinha o catalisador pois havia quebrado e o preço de outro é um roubo então estava rodando assim. Aí encontrei um catalisador usado, coloquei no carro e marquei a inspeção com medo de que não iria passar e mais medo ainda de não mudar no doc do carro o combustível (de gasolina pra etanol) e chegando lá, o meu carro não ficou nem 1 minuto e meio lá e saí com o selo no carro. Os valores de CO2 e HCC chegaram na metade do valor máximo permitido que é 1%.
Conclusão: Tranformem pra alcool os carros que são a gasolina ou simplesmente taquem alcool no tanque pra passar nessa falcatrua e não sejam “marginalizados” e nem vítimas de mexânicos que só furam os seus olhos por cusa dessa indústria de corrupção da controlar e o kassab.

Ricardo Silva
Ricardo Silva
13 anos atrás

Em casa de ferreiro o espeto é de pau.

Eu acho que o autor da noticia no link, precisa entender o significado de designer para traduzir, Adrian Newey não é desenhista (draftsman).

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/08/11/webber+diz+que+diferenca+de+20+pontos+entre+5+primeiros+do+mundial+nao+e+nada+9561005.html

Fábio Peres
13 anos atrás

Desde que a administração “limpinha” chegou para governar a Prefeitura que esse comportamento autoritário é regra – ou seja, tudo tem que ser do meu jeito, senão eu atrapalho até que ninguém fique satisfeito, nem eu, nem os outros.

E para que, para transformar a cidade de SP numa coisa “bonitinha”, sem alma, sem vida, sem sal? Faça-me o favor …

Luiz Morais
Luiz Morais
13 anos atrás

Caro Flávio, como na maioria das vezes seus comentários são muito pertinentes. Acompanhei a epopéia do seu Gol e depois de ler passei a ser mais observador ainda. Eu já era contra essa inspeção, apesar de nunca ter sido reprovado, porém, acho um absurdo os indices adotados. Também sou igualmente contra o rodízio ridículo imposto pela prefeitura aos cidadãos que pagam impostos para rodar quando e onde quiserem com seus carros e, sendo cerceados deste direito de usufruto de um bem pago e que gera despesas com impostos, são obrigados a conviver com carros oficiais desta prefeitura que nos cercea de direitos, usa-los livremente, muitas vezes sem a menor necessidade. Andei, como vc , por muitos lugares em países desenvolvidos e não vi nem rodízio, nem os tão falados pedágios urbanos absurdos. Acho sim que devem boicitar esse evento e chamar a atenção deste lunático que comanda a PMSP e deveos por meio de voto boicotar aquele que criou o rodízio insensato e que agora é candidato ao governo de SP. O mais engraçado é que vejo todos os dias transito caótico causado por ônibus quebrados, motoristas mal preparados, caminhões quebrados, acidentes em rodovias como a Dutra que causam paralisações na marginal, acidentes de moto e, em todos esses casos, são veículos que são isentos de vistoria, portanto além de poluir, rodam em péssimas condições, causam transtorno a milhares de pessoas e nem mesmo uma multinha levam. Isso acontece pq os vilões sempre serão os carros da “burguesia”, isso sim dá voto, malhar os proprietário dos carros é bem visto pelos eleitores, já exigir fiscalização e manutenção dos transportes públicos e de carga é “feio”, é atingir o eleitor pobre…. Enfim, tenho nojo de políticos.

Luiz Salomao
Luiz Salomao
13 anos atrás

Chegou a hora!!!!! Liguem para o candidato q vc pretende votar, escrevam cartas, telegramas, e-mails, pombo correio ou falem diretamente c ele, inquiram-lo sobre suas ideias, exponha seu pensamento, critique, aponte solucoes e ao final, se for o caso, nao vote nesse candidato, escolha outro q tenha mais sintonia c suas opinioes. Eu nao to querendo fazer propaganda de ninguem, mas o programa CQC tem um quadro q os humoristas vao a Brasilia e fazem perguntas aos congressistas e as respostas sao absurdas, isso quando o politico tenta responder algo pq na maioria das vzs eles nem sabem do q se trata. E o pior de tudo é q esses politicos foram eleitos com os votos do povo. ACORDA MEU POVO!!!! Na sociedade moderna tudo esta relacionado c a politica e assim sendo, tudo q esta errado é consequencia do seu voto!!!!!

Geislon
Geislon
13 anos atrás

Aposto um dedo como essa “pré seleção” inclui os carros que passarem na inspeção veicular…rsrsrs

Mario Mesquita
Mario Mesquita
13 anos atrás

Cara, é isso aí mesmo! Como quase tudo nesse podre país, tudo movido a hipocrisia. E vem uns bobões criticar a opinião do dono do blog. O blog é dele, porra!

Queria ver se proibissem fazer churrasco. Queima de carvão polui. Gasta alcool. Come-se por prazer, não é necessidade biológica. Sal faz mal pra saúde. Gordura é um veneno. O governo gasta milhões com hipertensos e cardíacos. Mas, aí a porrada ia comer geral. Talvez, uma revolução. “A Guerra dos Espetos”. “A Revolta da Picanha”. Já pensaram?

Eduardo Miler
Eduardo Miler
Reply to  Mario Mesquita
13 anos atrás

Mas bah Tchê, aí pegou pesado…Abs

vitão
vitão
13 anos atrás

na Europa eles usam uma medida de emissão por km. Se você roda menos de 2.000 km ano, fica isento da inspeção ( me parece que a Inglaterra é assim, quem puder confirme) . Portanto, é muito diferente um carro que roda isso do que um SUV monstrengo que inferniza o transito todos os dias.
OS donos de antigos deveriam boicotar o evento picareta e fazer um buzinaço na porta do pavilhão , impedindo a entrada do público.
Controlar é a filial do inferno, já contei aqui que usaram os parametros de uma Cayenne para um 911 ( afinal , é tudo Porsche) .

FES
FES
13 anos atrás

Meu… estes caras não tem a menor noção do ridículo!!!

“Fashion” não tem nada a ver com “clássico”… pq não expõem um monte de Kia Sou que é o “Carro Design” (particularmente eu acho feio). Teria mais a ver com o título do evento.

“Designer”…. arrumaram um marketeiro de dentro da cadeia… só pode!

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Como já falei e tenho sempre falado, “Inspeção veicular: mais uma forma do governo te CONTROLAR”.

Porque não usam este slogan para as campanhas políticas??? Afinal é a unica verdade nesse meio podre que nossos governantes têm o desplante de chamar de democracia!

Parabéns pela tua postura FG, e se alguém se incomoda com isso é porque está de braços cruzados pelo problema!

rafael bruno
rafael bruno
Reply to  Rafael
13 anos atrás

“Inspeção veicular: mais uma forma do governo te CONTROLAR”. ”

isso vai virar adesivo no meu Opala!

claudio aun
claudio aun
13 anos atrás

PARABENS FLAVIO,PELA DEFESA DOS ANTIGOS, E PELA TOTAL SINCERIDADE QUE TRATA SEUS LEITORES.
VOCE ENTRA EM CAMPO PARA CHUTAR DA MEDALINHA PRA BAIXO!!!!

JP
JP
13 anos atrás

Fashion? Quem vai promover esse evento é algum estilista??

Eric Py
Eric Py
13 anos atrás

Aproveitar o ganhco do assunto “controlar”, que sei já ter sido bastante discutido aqui, acompanhei e aliás foi um dos relatos que eu li aqui, que me fizeram agir da mesma forma e deu muito certo pra mim.
Quero então compartilhar minha experiência para contribuir com uma lamentável estatísca: a de que o teste da Controlar é realmente UMA FARSA, PICARETAGEM.
Estive como meu Astra 08 flex na controlar do Jaguaré. 5 min. e pronto, selo no vidro e mais uma inspeção engordando o caixa da controlar – o valor da taxa x tempo despendido na “inspeção” nos leva ao cálculo de que o minuto da inspeção custe algo em torno de R$10,00.
No mês seguinte, fui como Honda Fit 2005 de minha esposa. Honda Fit é aquele carro mega elogiado pelas revistas automotivas e pelos seus donos como sendo muito econômico etc.
Minha taxa já havia sido paga e engordado tb o caixa da controlar da mesma forma, mas com pequeno detalhe, o carro foi reprovado, então NO selinho para o Fit.
A explicação de um garoto imberbe era de que o Fit estava queimando combustível de forma excessiva em marcha lenta – o carro mais econômico da sua categoria havia se tornado um beberrão – piada. O garoto imberbe, não soube responder nenhuma das minhas indagações. A primeira delas era se o equipamento que faz a leitura estava em perfeita calibragem e onde estava o certificado de que ele havia sido calibrado. Picas! Um “supervisor” veio com um blá-blá-blá, e eu percebi que não iria ver NUNCA certificado de calibragem algum.
Fiz então algumas pesquisas em um fórum do FIT e descobri um monte de gente na mesma situação que a minha. E lembrando muito bem de um relato aqui deste blog onde o proprietário de um A3 havia retornado ao controlar sem fazer nada e sido aprovado, fiz o mesmo.
Nenhuma mísera modificação no carro, a não ser seguir uma dica dada por alguém que se dizia ser antigo inspetor da controlar e que postou no fórum do Fti algumas dicas sobre “preparar” o carro para inspeção.
A dica que segui foi: chegar ao teste com o carro BEM QUENTE.
Foi a única coisa que fiz, no trajeto segui com o motor em altíssima rotação para aquecer o máximo possivel.
E num passe de mágica em 3 min o Fit ganhava o seu selinho.
Ou seja, esta porcaria de teste não tem critério algum. Jamais saberei se foi a dica de aquecer o carro, se foi o inspetor anterior, se fo o equipamento, se foi a posição da lua. A verdade é uma só, este testa não vale BOSTA NENHUMA.
FG quero aproveitar de dizer que sei como foi que vc se sentiu naquele dia em que o seu Goleta marrom fo reprovado. Eu cheguei tão puto em casa, pra mim era como se tivessem falado mau do meu filho de 3 anos.
MORTE A CONTROLAR.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Eu como grande apaixonado que sou por carros antigos não deixarei de comparecer à este evento, mas por simples paixão pelo carros dos tempos da naftalina.

Meu pai já teve carros antigos e hoje faz alguns trabalhos de restauração. Inclusive uma das pessoas para quem ele restaurou um MP Lafer mora em São Paulo, mas tem o registro em outra cidade por causa da Inspeção da Controlar. Esta que, por sinal, faz parte do grup CCR, que administra 90% das estradas estaduais, é done do Sem Parar e está construindo o metrô de SP.

Curiosamente, sempre o grupo CCR é declarado vencedor em praticamente todas as concorrências públicas que participou.

Dada a qualidade do trabalho da CCR que temos visto por aí (Ex: Sem Parar que não funciona direito, inclusive com cobranças indevidas, agentes de rodovias lerdos como tartarugas para atender uma ocorrência, etc, etc) teria a CCR ganho essas concorrências por competência própria?

Prefiro acreditar que sim, pois pensar em algum tipo de favorecimento seria anti-ético (c/ hífen?) da minha parte. Já que não tenho provas posso até mesmo ser preso por falsa acusação… afinal a justiça está ao lado dos mais fracos, não é mesmo?

Grande abraço Flávio, e vida longa aos antigos e aos seus entusiastas.

DURVAL PEREIRA
DURVAL PEREIRA
Reply to  Fabio Amparo
13 anos atrás

e eu, grande apaixonado pela lingua portuguesa sinto calafrios pelo texto…

Caio, o de Santos
Caio, o de Santos
Reply to  Fabio Amparo
13 anos atrás

e eu, fã do anarquista vou ao anhembi, fotografarei um vemag e mandarei a ele / para ele / -o!

Fabio Amparo para Durval
Fabio Amparo para Durval
Reply to  Fabio Amparo
13 anos atrás

Então Professor Pasquale, transforme sua paixão em conhecimento e aponte os erros.

Léo Engelmann
13 anos atrás

A Memória Automobilística foi sequestrada?

Mauro José Santana Júnior
Mauro José Santana Júnior
13 anos atrás

Apoiado Flavio Gomes!!!!!!!!!!!!!!!!!

Fábio Ravelli
Fábio Ravelli
13 anos atrás

Esse lance da CONTROLAR, realmente, é uma tremenda loucura. No dia 17/05 tinha uam revisão agendada, mas fui internado no Sirio e perdi a inspeção. Depois de 2 meses de tratamento fui agendar novamente a inspeção e SURPRESA: TENHO QUE PAGAR DE NOVO!!!!! PRESCREVEU O PAGAMENTO QUE FIZ!!!! Isto porque todos os meus carros são 2009!!! É uma vergonha!!!