É HONDA

SÃO PAULO (fog legítimo) – A Indy anunciou que será a Honda a fornecedora de motores para sua nova fase, marcada para começar em 2012. Os japoneses estão na categoria deste 2003 ininterruptamente e desde 2006 são fornecedores únicos. O novo motor será um V6 biturbo de 2.400 cc. A partir de 2012, como se sabe, os carros da Indy terão a base do chassi feita pela Dallara com kits aerodinâmicos fabricados por várias empresas e equipes. Uma fórmula interessante. Eu gostaria de ver outros motores brigando na arena, mas é óbvio que a tendência de monomarca é impossível de reverter. Atualmente, desconfio que só a F-1, em monopostos, estimula a briga dos motores.

Subscribe
Notify of
guest

15 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Smirkoff
Smirkoff
13 anos atrás

A notícia no site da Indycar diz que a Honda é o PRIMEIRO fabricante a se comprometer com a nova fórmula de motores para 2012, não que já seja o fornecedor oficial. A idéia da Indy é ter vários fornecedores, e pode ser ou não que apareçam outros, mas ainda há tempo para isso e nada foi fechado. Diz lá que o Gil De Ferran ainda irá conversar em setembro com outras marcas.

Assis
Assis
13 anos atrás

Encontrei esta matéria bem legal no blog http://www.motorpasion.com.br, Top: 10 coisas boas da antiga Cart , me deu uma saudades de quando ainda se pensava no automobilismo …

acho q vale a leitura !

http://www.motorpasion.com.br/competicao/top-top-10-coisas-boas-da-antiga-cart/

joao ferreira
joao ferreira
13 anos atrás

Olá Flávio, aproveitando a deixa, a NASCAR anunciou algumas mudanças no calendário que afetam diretamente a IRL, circuitos como Chicagoland e Kansas podem ficar de fora no próximo campeonato, não são circuitos que me agradam, mas mesmo assim fecham um cerco na categoria, deixando-a mais orfã.

Em compensação, se a NASCAR deixar….a IRL poderia correr em Fontana e Atlanta.

Agora, porque a IRL tem tanta dificuldade em correr em circuitos que se disputam na NASCAR, é uma questão contratual, um acordo (ou falta de um) ou puramente perseguição da NASCAR, pode nos ajudar?

Valdner
Valdner
13 anos atrás

Eu acho que não é questão da Indy não querer deixar de ser monomarca, o problema é que outros fabricantes não querem entrar lá, pelo menos não no momento. Os dirigentes da categoria disseram no lançamento que esperam contar com outros fabricantes, a bola estão com as eles, está na hora de se mexerem já que vai ser um motor com especificações diferentes e todos vão começar praticamente do zero, se não for agora, depois vai ficar difícil de igualar com a Honda.

Diogo
Diogo
13 anos atrás

Tem muita categoria multimarca. Nos fórmulas, tem a F-3 (Mercedes e Volks são as mais fortes) e a F-Nippon (com motores Honda e Toyota, e chassi Swift), onde corre o João Paulo de Oliveira. No Turismo, tem bem mais: WTCC, Nascar, DTM, e até a Truck brasileira. Isso, sem contar os ralis…

Pablo Habibe
13 anos atrás

A F1 mais joga com o “congelamento” dos motores para influir no equilíbrio entre as equipes do que estimula a disputa entre os engenhos. Ou vocês acham que eles estão “desconversando” sobre as reclamações (a tal “equalização”) da Renault por acaso?

Com um motor mais potente a Red Bull poderia abrir uma vantagem ainda maior em relação aos concorrentes…

Gustavo Lucena
Gustavo Lucena
13 anos atrás

Já não vinha assistindo a F-Indy por conta disso, não vou continuar assistindo

raul
raul
13 anos atrás

A idéia de monomarca também não me agrada mas pode ter um lado mais ou menos positivo: igualdade de oportunidades para que o lado humano possa sobressair (pilotos, mecânicos, chefes de equipe, etc).

Lorenzo N. Ferrari
Lorenzo N. Ferrari
13 anos atrás

f1 estimula briga de motores? porra nenhuma, e a merda dos motores congelados?
f1 só não virou monomarca tbm pq grande parte do grid ia se mandar..

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
13 anos atrás

Ah, fora a F3 a F-Nippon também tem briga de motores, ou eles na verdade usam o mesmo e só estampam a marca?

Gustavo Oliveira
Gustavo Oliveira
13 anos atrás

Pô, que decepção! Achava que a Indy voltaria a ter briga de motores. Por isso que sou fã de endurance, os carros são muito diferentes entre si, é só dar uma olhada na largada das 24 horas de Spa na semana passada, GT2 (Ferrari, Porsche e BMW) brigando diretamente com os GT3 da Audi e Lamborghini.

Fábio
Fábio
13 anos atrás

Monomarca é ridiculo para uma categoria que pretenda ser mundial, copas e capeonatos monomarcas tudo bem mas não campeonatos inteiros. Na Moto2 fizeram isso, mas poderiam ter feito da mesma forma com todos os fabricantes participando. Acho que é naquela linha, quem paga mais leva,..chato.

Wilson Gomes
Wilson Gomes
13 anos atrás

A formula 1 deveria ter um chassi com a celula de sobrevivencia unico, fabricado por um unico/oumais fabricante, igual para todos, o que se acrescentaria em termos de assas, suspensao. aerofolios,etc, dentrpo de certas regars, ficaria a cargos de cada equipe, assim como os motores. Os pneus deveriam ter uma medida padrao, mais o composto, a composicao do pneu deveria ser livre, para estimular. Deveria ter um campeonato a parte,de motores, o que voce acha, Quer acabar com jogo de equipe? Tire o radio das equipes! e tambem penso em equipes de carro unico! A Formula um ta sendo decidida na vespera, nas qualificacoes, o cara sai na frente e so é passado se tiver alguma falha…… Entao vamos fazer o seguinte: 1_ tomada de tempos de 30 minutos 2-largada preliminar, com grid conforme a tomada de tempos, e uma pre corrida de 20 a 30 minutos(pra ser mais justo, no final deve se acrescer o tempo de vantagem na largada, com o pole tendo o maior acrescimo, que vai decrescendo), e o resultado dessa pre=corrida sera o grid da corrida de domingo! Assim com certeza a formula 1 seria mais justa mais disputada e mais interessante, acho tambem que deveria ter no minimo 20 corridas por ano

Pablo Habibe
Reply to  Wilson Gomes
13 anos atrás

Qualquer padronização é um atentado ao espírito da F1, uma verdadeira blasfêmia.
Prefiro o passeio da McLaren em 1988, que teve seus méritos, do que uma gincana ao estilo NASCAR.

Se não gosta da F1, procure outra coisa pra seguir…

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Flávio,
na F3 não é sortido? Não sei se há estímulo a isso, mas pelo menos, se não estou enganado, há várias marcas.