CINGAPURITANAS (3)

LONDRINA (e está chovendo!!!) – Alonso, Alonso. Vais buscar o título, cabrón. Grande vitória, numa corrida mais interessante do que boa. Como fui escrevendo ao longo da prova, porque já estou quase dentro do meu carro para a corrida de daqui a pouco, vamos ao relato.

– Massa, que largou em último, parou na primeira volta e se deu bem, porque teve um safety-car na volta 3 (Liuzzi se estranhou com Heidfeld e ficou com o carro parado na pista). Felipe ganhou as posições de alguns que pararam. Webber também aproveitou o SC e foi trocar os pneus. Era algo que viria a compensar depois, quando a turma da ponta, os oito primeiros, fosse para os boxes. Webber voltou em 11º de seu pit stop. Massa surgiu em 15º.

– Lá na frente, Alonso, Vettel, Hamilton, Button, Rosberg, Kubica e Barrichello. Sem grandes alterações. El Fodón mantendo 2, 3 segundos para Tião Alemão. Webber ia abrindo caminho. Na 12ª volta, era oitavo, a 21s do líder. Mais atrás, Glock era o  grande destaque da prova. Em 11º, segurava uma longa composição ferroviária com Sutil, Hülkenberg, Massa, Petrov, os dois da Toro Rosso e o resto do mundo. Sutil levou um ano para passar. Hülkenberg foi na marra, deu um chega-pra-lá no carro da Virgin, passou o boi, passou a boiada.

– E lá na frente, Alonso desfilando e nada de ultrapassagens. Vettel ficou na espreita, sempre a uma distância segura. Hamilton, em terceiro, já estava a mais de 20s na altura da volta 25. A vitória estava restrita ao duelo de Fernandinho e Tiãozinho. Webber lutava para fazer voltas rápidas para, quem sabe, aparecer em terceiro quando os caras à frente parassem para trocar pneus.

– No fundo, virou um porre a corrida. Cenário bonito, feérico, luzes, arranha-céus espelhados, navio no topo do prédio, estádio boiando, a puta que o pariu desses países de faz-de-conta. Mas pista de corrida, mesmo, nada. Desfile de carros rápidos para endinheirados assistirem de noite tomando espumante e exibindo seus Jaeger LeCoultre de 200 mil euros.

– Na volta 29, Hamilton foi aos boxes. Voltou em oitavo, atrás de Webber. Ops, alguma coisa vai acontecer aí. Na 30, Alonso e Vettel nos boxes. Não deu para entender a Red Bull. Poderia ter deixado Tião mais um pouco na pista para tentar ganhar a posição no pit stop. Ajudaram a Ferrari.

– Na volta 32, safety-car de novo. Kobayashi bateu na parede, depois de mandar Schumacher numa outra. O alemão sobreviveu. O japa, na sua batida, não. Bruno veio atrás, não viu e bateu junto. Quem ainda não tinha feito pit stop, aproveitou para fazer. E Webber apareceu em terceiro. Viu como é bom ter paciência? Terceiro, atrás de Alonso e Vettel, e sem diferença nenhuma de tempo graças ao safety-car.

– Na 35, relargada. E Hamilton tentou dar o bote. Estava mais rápido, foi para cima de Webber, mas o australiano não aliviou. E na curvinha para a esquerda Mark manteve sua trajetória e acabou tocando em Lewis, que quebrou. Dois abandonos em duas corridas nesta fase do Mundial… Um campeonato tão apertado não perdoa dois abandonos seguidos na reta final, creio. Ficou muito difícil para Lewis, quase impossível. Se nos pontos a diferença nem é tão grande, é bom lembrar que a McLaren não tem o melhor carro. E Hamilton poderia estar na liderança, hoje, o que seria uma façanha. Não está. Haverá quem acuse Hamilton de ter errado bisonhamente hoje. Não estou entre eles. Tentou. Deu errado. Na vida é assim. A gente vive tentando. E quase sempre dá errado. Talvez ele tenha sido otimista demais quanto às intenções de Webber. Poderia ter feito aquela chicane um pouquinho mais por fora. Mas já foi, babau.

– Nas voltas finais, Vettel ensaiou ameaçar Alonso, que como é El Fodón, não deu muita bola e acelerou quando precisava. Ganhou de novo, está definitivamente na briga, é o cara mais forte, mentalmente, para as últimas quatro corridas da temporada. Teve ainda o espetáculo pirotécnico de Kovalainen, muito bonito e perigoso, para fechar a noite, na falta de fogos de artifício.

– Massa teve uma prova apagada depois do salto de posições graças ao pit stop da primeira volta. Ficou nisso, no fim ainda foi ultrapassado por Kubica, que fez uma segunda troca e nas últimas voltas deu um show danado. Aliás, mostrou a todo mundo como se passa numa pista onde ninguém passa. OK, estava com pneu novo e tal, mas mesmo com pneus novos e tal, tem gente que não consegue. E o polaco é um bicho bom da peste. Barrichello fez uma corrida honesta e pontuou de novo em sexto, uma ótima colocação.

– A Ferrari fez bem em contratar El Fodón.

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Daniel Pescadinha
Daniel Pescadinha
13 anos atrás

Ah e já que não precisa ter currículo para ser presidente da Petrobrás, basta o Tio Lula (ou quem sabe a Tia Dilma) nomear, peço que votem em mim para comandar a estatal. Prometo investir um “tufo” em uma grande equipe da F1 e torná-la 100% brazuca! Pescadinha neles!!!! rsrsrs

Daniel Pescadinha
Daniel Pescadinha
13 anos atrás

Acho que os dois melhores pilotos da F1 atual são Alonso e Hamilton. Não creio que já possam ser chamados dê geniais, mas estão acima do resto. Sem dúvida um piloto acima da média angaria mais patrocínios e se destaca cada vez mais, criando um círculo que o coloca cada vez mais para cima. Mas sem Money, nem o Senna seria campeão. O que falta para os pilotos brasileiros são patrocinadores de peso que possam bancar o lugar de nº 1 transformar bons pilotos em ótimos pilotos… Que seria do Alonso sem a Renault? E do Hamilton sem a McLaren? Bom lembrar que o Alonso, na McLaren, perdeu o título e empatou com um estreante (talentoso, mas estreante) porque não tinha tudo girando em torno de seu umbigo. Voltou para Renault com o rabinho entre as pernas até conseguir um lugar na Ferrai, que se rendeu não apenas ao seu talento, mas principalmente aos seu patrocinador. Ou alguém acredita que o Santander iria investir milhões para ver seu piloto perder pro ZACA? Eu queria ver uma Williams com um mega patrocínio da Petrobrás (que nem a supernova na F3000) com, Newey, Massa e Barrichello. E mais uns brazucas (Valerio, Razia, Senna e Digrassi) como test driver brigando para ver quem consegue aposentar o “fast older driver” da F1. Sonho meu…

Daniel Vasconcelos
Daniel Vasconcelos
13 anos atrás

Prezado Marcelo Z.,

Concordo em parte com seu comentário. O que dizer no momento da F1 em que o próprio Schummy afirmou que em determinado momento do campeonato, só não me lembro o ano, o Barrichello estava com um acerto de carro que ele não conseguia igualar, e a Ferrari mandou os pilotos trocarem os carros, porque o do Rubinho estava mais veloz? Gosto muito dos comentários do Luciano Burti enquanto conhecedor do equipamento de F1, em que comentou algumas corridas atrás que “… se pudesse ser feito um cálculo, 70% depende do carro e 30% do piloto e que não adianta ser um excelente piloto, se a máquina não corresponde”. As máquinas provavelmente não devem ser iguais, o mundo da F1 é deplorável, como afirma Nelsinho Piquet, por conta do que corre por trás das cortinas. Se for o caso, talvez nem Massa saiba que seu carro é “um pouco mais lento” levando consigo a crença de que seu carro está em iguais condições que o de Alonso, em termos de engenharia. A equipe não o revelaria, pois tudo ocorre de forma implicita com sorrisos amarelos tentando passar veracidade aos fatos. O que manda é a injeção de dinheiro. E os rescursos para isto, diga-se de passagem, são espanhois, que já compraram um grande banco nacional.
Outra consideração deve ser feita sobre seu exemplo citado. Temia-se muito o retorno do heptacampão. Cobrou-se muito de Schumacher no início, com discursos dissimulados de atribução de culpa à equipe, até chegarem no carro. Simples, na Ferrari ele tinha os 70% de equipamento ao qual Burti faz referência. Por analogia, digamos que ele tem uns 55% na Mercedes. Perdeu suas habilidades? Penso que muito pouco. Coloque-o no cockpit de um carro altamente equilibrado, com ótima aerodinâmica, que permita retardar a freada sem escapar, atacando as curvas, como os de Alonso, de Webber, e vejamos se ele está tão lento quanto parece. Lembremos que mal o safety car saiu da pista na última volta em Mônaco, o velho e apagado Schummy ultrapassou o tão temido Alonso, num momento oportuno e, que se tivesse mais algumas voltas, teria valido e o ferrarista teria perdido uma posição e pontos no campeonato. Guardadas as devidas proporções Alonso, Massa, Vettel, Webber, Hamilton, Button, Kubica e Schumacher pilotam da mesma forma. Uns mais arrojados, outros cautelosos, e também ousados. O resto fica por conta do equipamento. Deixo ainda uma curiosidade: imaginemos que teríamos a possilidade de trocar os carros dos pilotos da Ferrari e pudéssemos fazer um teste… não tenho como provar, mas não me surpreenderia se Massa andasse 0,5s mais rápido que Alonso. Até mesmo 0,2s, como tem sido a diferença atualmente. Ou Massa era melhor piloto que Kimi em 2008? O equipamento constantemente apresenta seus resultados empíricos.

Daniel Vasconcelos
Daniel Vasconcelos
13 anos atrás

Considerando os comentários de Daniel Pescadinha, tenho lá minhas dúvidas se não há algo de diferente nos carros. É dito que os carros nascem iguais, com mesma potência de motor e possibilidades de regulagens e configurações. Até aqui tudo bem, cada piloto acerta o carro da forma que melhor resultado obtém nas voltas de testes e treinos. Meu comentário pode até parecer tendencioso, mas, por que o carro do Massa andou a maior parte do ano 0,5s mais lento que o de Alonso? Independente da pista que fosse, eram exatos 0,5s de diferença entre os bólidos. Esta constância, esta regularidade me leva a pensar que ambos guiam de forma semelhante, atacando as pistas de forma semelhante, tirando o máximo que os carros podem oferecer. Porém, se o carro de Alonso anda “X”, matematicamente o de Massa anda “X-0,5s”. E por que Massa cometeu algumas escapadas, alguns ligeiros erros? Sem dúvida o aspecto emocional tem grande peso no desempenho, mas tomo a liberdade de atribuir que os erros que partem de um piloto na qualidade do Felipe Massa tem origem na tentativa de poder igualar o seu desempenho com o companheiro e ao mesmo tempo rival a um carro que está visivelmente um pouco superior que o seu. Uma vez que ele exige do carro aquilo que este não pode oferecer, surgem as escapadas. Tudo leva a crer que falta uma Petrobras como patrocinadora para que seu carro tenha as mesmas condições aerodinâmicas que o do príncipe das Asturias. É o circo da F1.

Marcelo Z.
Marcelo Z.
Reply to  Daniel Vasconcelos
13 anos atrás

Não não amiguinho, não se iluda. Lembra do problema do “esquenta pneu”? Papo furado de quem tá levando pau. A única diferença entre os carros é o piloto, e Alonso é facilmente 0,5 s mais rápido que o Massa. É a mesmíssima estorinha BARxMSC. Patrocínio faz muita diferença, mas para ter patrocínio, tem que mostrar o que faz! Frase mais correta que já li: “Não existe contrato que faça um piloto ficar lento”, Schumacher em relação ao Barrichello. As sacanagens todo mundo sabe que tem, mas não podemos ignorar que tanto o Alonso, como o Schumacher, são mais rápidos (o segundo nem tanto agora) que seus companheiros.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Daniel Vasconcelos
13 anos atrás

O carro foi feito para o estilo do Alonso de pilotar. Não tem segredo.

O último piloto brasileiro e bom de braço mesmo faleceu na pista de Imola em 1994.

O Senna pegou o carro feito para Mansell com a eletrônica milagrosa. Tiraram a eletrônica e o cockpit era feito para o Mansell. Daí a necessidade de mexer na altura da direção, modificando a barra de direção.

Mas Senna aprendia a pilotar o carro que tinha nas mãos. Vide o trabalho que ele deu ao Alain Prost em 1988. Senna era novo na equipe, não tinha desenvolvido o carro, e deu muito trabalho ao Prost.

Penelope Charmosa
Penelope Charmosa
13 anos atrás

Kubica um piloto que me surpreendeu desde o começo, continua subindo no meu conceito…Enquanto Vettel, perdeu a mão…o título fica entre Alonso e Webber, na minha opinião.

Mário Campos
Mário Campos
13 anos atrás

Ainda por cima, vai fazer todo mundo perceber que aqueles 7 pontos fizeram a diferença e engolir comentários.

Daniel Pescadinha
Daniel Pescadinha
13 anos atrás

O Massa é um grande piloto, mas tenho minhas dúvidas sobre sua atual motivação. Desde o começo do ano já me pareceu um piloto diferente de 2008. Talvez pelo acidente (duvido que alguém fique 100% igual após quase morrer na pista) ou talvez por um contrato que ele sabia, iria desfavorecê-lo. Afinal o Santander é espanhol e os outros patrocinadores todos europeus. E não vem dizer que não existe discriminação. Sem levar patrocínio e sem ser um Senna da vida, fica difícil um piloto “apenas” muito bom, ser prioridade em qualquer equipe. Gênios são raros, mas muito bons existem muitos por aí. E muitos deles trazendo muitos Euros consigo. Sem ilusão. O Brasil só vai ter um piloto na ponta outra vez se surgir alguém realmente genial ou se alguma Petrobrás da vida bancar a conta de um “apenas” muito bom… De resto, Alonso é tão ou mais Dick Vigarista que o velho Schummy (alguém acredita que ele não sabia na maracutaia Briatore Little Piquet?). Vettel é um mimadinho (tem muito o que aprender mas se acha hepta). Webber é simpático, mas será uma campeão estilo Hill (ok ganhou, mas no resumo da obra, não merecia). Button idem (boa praça, já é campeão, mas só com tudo 100% à favor, se não fica ali na normalidade de ser mediano). De todos o Hamilton me parece o mais talentoso e merecedor… E se o GB torce contra, mais um motivo prá torcer a favor…

roxxon valdez
roxxon valdez
13 anos atrás

“Vais buscar o título, cabrón. ”

vai buscar o título de cabron????ehehehehe

Homer
Homer
13 anos atrás

Bom mesmo foi:
1 – Galvâo dizer que o carro do Massa estava com problemas. Ora, não era o mesmo do P1?
2 – Galvão dizer que Petrov “deixar” Kubica passar ao final da corrida é normal. Ah, agora é normal?
3 – Galvão torcer contra o Alonso na caruda…só faltava gritar VAI VETTEL…

Homer
Homer
Reply to  Homer
13 anos atrás

ops…”deixou”

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

felipe_hulken

Webber fez o que que ele devia para manter sua posição. Ficou na linha de dentro. Hamilton puxou o carro para dentro e acertou a roda de Webber por que não tinha sido rápido o suficiente para completar a ultrapassagem. Se Hamilton tivesse ficado na linha de fora, faria a ultrapassagem numa boa.

Foi acidente de corrida. De cabeça fria depois Hamilton inocentou Webber. Ridículo é achar que o Webber iria colocar a integridade do carro em risco para deixar hamilton bater.

A fornecedora de pneus disse que Webber teve sorte de ter completado a corrida com a roda avariada.

Corrida de automáveis não é video game ou autorama.
Os dois estavam corretos. Hamilton de tentar ganhar a posição. Webber de defendê-la.

João
João
13 anos atrás

Alguém aí sabe onde podemos encontrar um piloto brazuca que possa realmente despontar na F1? O Lula podia patrocinar alguém né. Afinal de contas só ele resolve todos os problemas do Brasil.

Mario
Mario
13 anos atrás

Galera, o Massa tá apagado, deprimido, o espanhol é “fódon” eu concordo com vocês, mas nesse momento ele precisa de apoio dos brasileiros. Na minha opinião o Massa também é fodão, cara tem talento, tá precisando é de motivação, mandar a cúpula ferrarista pra casa do caralu e sentar a bota. Esse domenicali cortou a asa dele em nome do Alonso. E se o Alonso for campeão , o Massa tá ferrado, tem que reagir agora!

Rodrigo Duarte
Rodrigo Duarte
13 anos atrás

Flavio, tudo certo. Mas eu tenho uma antipatia desse Alonso, ele se supera. Pode ser coisa de corrida, disputa, defesa de posição, mas acho esse espanhol tão bom quanto antipatico, azedo, enjoado.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
13 anos atrás

Eu realmente gostaria de saber qual é o grilo do Galvão Bueno com o Hamilton… será que é só porque o cara ganhou o título de 2008 por um ponto em cima do Massa? É de torrar o saco o narrador pentelho criticando qualquer coisa que o inglês faça na pista, mesmo que seja dar show…
Triste essa nossa televisão…

Mussum
Mussum
Reply to  Ubaldir Jr.
13 anos atrás

Tb concordo. Parece que é pq o Felipe Zacarias tem Bueno no sobrenome e não divulgou ou pq qdo o Chatão Bueno está na Europa viaja de graça no avião do Zaca.

Nilton
Nilton
13 anos atrás

“A equipe com menor chance de chegar ao título mundial de Fórmula 1 entre as três que seguem na disputa acabou sendo o foco das notícias e especulações da terça-feira que antecede o GP de Cingapura, 15ª etapa da temporada. Nem tanto pela promessa de um novo difusor e de mudanças na traseira do F10 capazes de manter Fernando Alonso vivo na competição, mas pela confirmação oficial do que já se sabia nos bastidores. Obrigada a trocar os motores dos dois carros já na primeira prova do ano, no Barein, e com quebra na Malásia, a Ferrari corre o sério risco de ser obrigada a estourar o limite permitido pelo regulamento e ser punido com a perda de 10 posições no grid. A lista revelada pela FIA mostra que tanto Alonso quanto Felipe Massa já usaram as oito unidades autorizadas. Qualquer nova troca comprometerá, e muito, as chances do time de Maranello.

Na McLaren, tanto Jenson Button quanto Lewis Hamilton ainda têm um motor novo cada para as cinco corridas restantes. Situação ainda mais confortável é a do líder do campeonato Mark Webber, que conta com dois propulsores novos – seu companheiro na Red Bull Sebastian Vettel ainda tem um. Neste caso, as regras impedem qualquer tipo de jogo de equipe, já que o motor de um piloto não pode ser montado no carro do outro. A pior situação é do alemão Nick Heidfeld, que reestreia no campeonato e herda o passivo de 10 motores usados pelo antecessor Pedro de La Rosa.”

Lendo este texto acho muito difícil que Alonso possa vencer este Campeonato, e Webber teóricamente tem uma vantagem importante, se precisar pode mudar o mapeamento do motor para aumentar a potência e diminuir a resistência como vimos nas últimas corridas dos anos anteriores. Por isso acho que Fernando Alonso não está tão empolgado e Webber se mantem tranquilo.
Numa destas corridas fatalmente o Espanhol vai perder 10 posições ou ser obrigado a administrar a potência do seu motor.
Em especial Singapura exigiu muito do motor Ferrari de Alonso.

Alexandre "Garrincha" - Florianópolis/SC
Alexandre "Garrincha" - Florianópolis/SC
13 anos atrás

Estão crucificando o Massa, dizendo que tem que se aposentar, e coisa e tal. Bom, ele realmente está pilotando bem abaixo do Alonso, mas em 2008 ele brigou pelo título mesmo sendo companheiro de equipe do então campeão. Então vamos ver no ano que vem como ele reage. Tem outro brasileiro que estão elogiando por aqui que nunca teve cacife pra brigar por título. Sobre o campeonato: Webber, com sorte e estilo de campeão. Soube ir pra cima e buscar pequenos espaços quando necessário, e não entrega fácil a posição. Deu sorte contra Hamilton? Sim, mas ele fez merecer essa sorte (de campeão, será?). Outros pilotos teriam tirado o pé…

Paulo
Paulo

O único problema nisso é que o Alonso não é o Kimi.

O Massa teve a chance dele em 2008 porque o Kimi nunca foi piloto de exigir preferencia, era totalmente desligado mesmo… mesmo sendo campeao, o Massa continuou com o espaço dele.

O Alonso tem um perfil totalmente diferente, vai exigir tudo para si, e a Ferrari não vai negar.

Talvez tenha sido um erro do Massa essa renovação de contrato, ele vinha numa trajetória boa, evoluindo como piloto, esse ano sabe-se lá por qual ou quais motivos a coisa desandou..

Mussum
Mussum
13 anos atrás

Toda vez que alguém defende o Massa em 2008 (Inclusive o Chatão Bueno), fala dos erros da Ferrari (Como o da mangueira em Cingapura) e credita isso ao fato do Massa não ter levado o título naquele ano. O problema é que esses “Super-Entendedores”, sofrem de Alzheimer e se esquecem dos 2 primeiros GPs em que o Zaca fez baita “Caca” (Até seu pai disse isso no Linha de Chegada) e também da punição ao Hamilton por ter usado a “gincane” pra ultrapassar o Kimi (Em que ele devolveu sem ter obrigação pois não havia isso no regulamento) assim como a perda dos pontos do Buemi que favoreceram o Zaca. Apesar disso tudo, o Massa é um “Bom” piloto e só.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

O próprio Hamilton inocenta Webber. Ele mesmo admitiu. Disse que Webber estava em um ponto cego.

Mas a teoria de conspiração em relação ao acidente informa.

Webber de propósito bloqueou Hamilton. Entrou mais rápido que o usual na curva e apontou o carro para o muro.
Assim Hamilton bateu na roda dianteira direira de Webber, que, lógico, já imaginava que não haveria nenhuma possibilidade de danificar a roda ou a suspensão.

Webber é mesmo um gênio dentro do carro da Red Bull, não é a toa que é o líder do campeonato.

Link do video do acidente no VocêTubo:
http://www.youtube.com/watch?v=c9axIUdilA8

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Botei o link errado. Foi mal.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás
Douglas
Douglas
13 anos atrás

Alonso tem o estilo NELSON PIQUET, não é o mais rápido e sim o mais inteligente. CHUPA ZAKARIAS!!!! Alonso Campeão!!!

beto
beto
13 anos atrás

Fez bem em contratar o Alonso,sim.
Só falta agora tirar Felipe Massa,que está em péssima fase,e contratar Kubica.
Ou dá briga ou dá briga.
El fodón não gosta de pilotos tão bom quanto ele na mesma equipe.

Mozart Coelho
Mozart Coelho
13 anos atrás

Massa já deu o que tinha que dar na Ferrari! A única coisa que falta é ele mesmo reconhecer que é o “escudeiro” de Alonso e e se contentar com essa missão. Essa é uma verdade que todos sabem, até mesmo a equipe de Massa na Ferrari.

Flavio Bragatto
Flavio Bragatto
13 anos atrás

Do jeito que as coisas estão, o Alonso vai ganhar o campeonato do mesmo jeito que a McLaren deu de presente ao Kimi em 2007 e a Ferrari deu ao Hamilton em 2008.

A Red Bull é o grande Papai Noel deste ano!!! Lucrou o ano inteiro e vai dar um belo e caro presente para alguém. Entre Alonso e Hamilton, acho que dará Alonso, pois tem cabeça.

E o Hamilton, heim??? Alguém precisa dar um pirulito para esse moleque! Está faltando pra ele umas cintadas na bunda!

felipe_hulken
felipe_hulken
13 anos atrás

Falem o que quiserem, mas Webber tirou Hamilton da corrida, e não levou punição alguma pelo que fez. Vi e revi as imagens na câmera onboard de Hamilton e não tenho mais dúvidas. O pessoal da Globo na corrida insistia na ideia absurda de que “trajetória era de Webber”. Mentira. Hamilton já tinha mais de meio carro à frente de Webber. Este, por sua vez, tinha sim de ter aliviado o pé e evitado o choque. Não fez. E Lewis tinha toda a razão do mundo para estar furioso após a batida.
E Alonso? De mero coadjuvante até há pouco tempo a real postulante ao título. Mesmo com a presepada de Hockenheim, vem mandando muito bem. É certo que o carro melhorou bastante, mas o espanhol pilota com muita garra. É um sujeito que tem a cara da Ferrari, gostem ou não dele, completamente diferente do lacônico e frio Kimi Raikkonen.

RCRG72
RCRG72
Reply to  felipe_hulken
13 anos atrás

O próprio Hamilton incocenta Webber.
Ele é afobado também. Igual ao Senna. Mas é genial.

MNG
MNG
13 anos atrás

Ontem percebemos que é piloto é que o filhinho de papai (Vetel) que tem um super carro e acha que é só pisar no acelerador e quando encontra um obstáculo na frente do caminho, não sabe o que fazer e mais, parabéns ao Kubica por mostrar quem é piloto. Massa foi muito apático, Alonso teve uma corrida tranqüila, pq tinha um cara atrás que achou que o titulo se ganha em segundo, contudo levanto a minhas suspeitas, quanto a classificação, já que na Ferrari tudo pode acontecer, quem sabe não deram ao Alonso o carro do Massinha, pois o do Alonso esteve com problemas no treino anterior…

felipe_hulken
felipe_hulken
13 anos atrás

Falem o que quiserem, mas Webber tirou Hamilton da corrida, e não levou punição alguma pelo q. Vi e revi as imagens na câmera onboard de Hamilton e não tenho mais dúvidas. O pessoal da Globo na corrida insistia na ideia absurda de que “trajetória era de Webber”. Mentira. Hamilton já tinha mais de meio carro à frente de Webber. Este, por sua vez, tinha sim de ter aliviado o pé e evitado o choque. Não fez. E Lewis tinha toda a razão do mundo para estar furioso após a batida.

RCRG72
RCRG72
Reply to  felipe_hulken
13 anos atrás

Camera onboard não mostra a posição exata do outro carro (Webber).

Se tivesse uma camera virada para trás, ou aquelas usadas na F-Indy, você talvez mudasse de opinião.

Mirax
Mirax
Reply to  felipe_hulken
13 anos atrás

Pois é Felipe. Eu tbm vi isso. O Lewis já tinha passado o Webber e freiou para fazer a curva, enquanto o que freiou o carro do Webber foi o carro de Lewis que foi catapultado.

Basta ver as imagens que mostram isso claramente. O Webber não tinha mais pneus pra segurar o carro da McLaren, além dele ter se atrapalhado com os retardatários.

ricardo de interlagos
ricardo de interlagos
13 anos atrás

A QUESTÃO ALONSO X MASSA

não existe opinião independente, talvez o mais perto seria um espaço independente(talvez neste blog), por isso todos que colocam aqui suas opiniões tem lá no fundo as suas parcialidades…
quanto ao Galvão Bueno o que condeno é aqueles comentários que são exagerados e totalmente parciais para a posição que ele ocupa, aqui os blogueiro até podem ser parciais e falam o que querem, e isso faz parte, mas como voz oficial da maior emissora do país o G.B. não deveria jogar confete pra aquele cara que é mal exemplo pra os esportes(o ex chefe da renault)(não vale nem mais fara o noime dele) que na minha opinião esse cara não deveria voltar numca a f1, e a Ferrari não precisa dele.

nossas opiniões negativas e positivas quanto ao Massa são parte do que ele como pessoa de imagem pública deve enfrentar, na minha opinião no final do dia ele deve cagar e andar pra gente aqui, mesmo assim espero que ele recarregue todas as energias positivas e tente com trabalho coragem e energia em 2011, vai precisar de sorte do lado dele, mais tudo é possível, se sentir massacrado em 2011 dentro da equipe, não fique em 2012, vá para uma equipe menor como a Willians e recomece humildemente com o as possibilidades reais… mas essa é só a minha opinião repito.

ALONSO acredito sim que Alonso é protegido e representa muito não só para a Ferrari, como pra o Santander(o maior patrocinador de Alonso e da f1) mais também pra os cofres de Bernie e compania, pois ele representa um melhor campeonato!!!… dá para os cartolas relevarem sua atitude muitas vezes anti esportivas mais imaginem a f1 sem Alonso!!!! é como a copa do mundo sem o Brasil! e dentro desse contexto numa comparação “quase infiel”, Hamilton seria a Argentina(seus tropeços seriam “maradona”), Vettel seria a Holanda(talento mais não chega lá), Webber seria a Espanha(desta vez “panela” veia que faz comida boa”) e o Massa seria a Inglaterra(viúvas de um passado promessa só num futuro)

Cláudio F1
Cláudio F1
13 anos atrás

O título de pilotos pode ficar com Alonso ou com Webber, mas no campeonato dos capacetes feios a vitória já pertence ao ‘Feeettel’ disparado, pois, vá ter mal gosto para escolher capacetes assim lá na Alemanha. Acredito, que ele elaborou um concurso estilo o de Bruno Senna cujo o critério principal seria a escolha do desenho mais esquisofrênico para ornamentar a jovem e ilustre cabeça teutônica.

Sandro
Sandro
13 anos atrás

FG, todo mundo tá comentando a surra do ALO no MAS este ano. Falando que o Zacarias não se adaptou ao carro deste ano, etc. E ai eu pergunto: Imagina ano que vem (seja qual for o resultado deste campeonato?). ALO vai engolir o MAS, e este vai ficar ainda mais fragilizado. É triste, mas o futuro dele parece mesmo ser uma equipe média, pequena, até dizer adeus.

O que vc acha ?

Rodrigo
Rodrigo
Reply to  Sandro
13 anos atrás

Boa noite amigo, o Chefe Flávio 69, ta dormindo essa hora rapaz. O homem pilotou esse final de semana com o trovão Russo estrelado. Agora com relação ao Zacarias Mussad:? já podi infiar a viola no saco e cantar em outra freguesia, na Ferrari acho que a cobra ta morta.

Conrado Andrade
Conrado Andrade
Reply to  Sandro
13 anos atrás

É natural visto a qualidade dos pilotos em questão. Alonso sempre foi um piloto diferenciado e Massa não, apesar de ser um piloto ‘normal’ muito bom.

Mesmo que a Ferrari venha com um carro mais adaptado ao estilo de guiar do Massa, dificilmente ele mantém a diferença pro espanhol, em termos de desenvolvimento do mesmo ao longo do ano. Acontece, como aconteceu em 2008. Mas é meio raro… e Kimi, no caso, não era um profissional nos “padrões-Ferrari”, embora seja um tremendo piloto…

césar
césar
13 anos atrás

Tá acordado ai FG? Tenho uma informação interessante.. rs

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Boa noite Flávio 69, seus comentários estão otimos hoje. A Corrida de carroça que vi no interior mes passado teve mais emoções, o cavalo do Sr, Jair, ( Boca de caçapa) saindo do fundo do grid onde tinha 6 carroças velhas, mais não menos veloz que a hispania do Bruno Senna ultrapassou todos e ganhou a prova valendo 150 conto em bebidas no boteco do Juca bala, corrida essa que teve até mordida na bunda do cavalo adversário. resumindo essa corrida de hoje foi um pé no falecido ( saco), deus tenha piedade do Sacarias Mussad (Massa). Vi uma foto do filho dele no colo da mãe esses dias, até o menino ja estava com uma carinha de tristeza, deve ser que viu o pai andando nas ultimas corridas e viu o que o falecido zaca anda fazendo. Massa, acho que não ultrapassa nem o irmão do zagalo Bernie Ecclestone lobo velho em corrida de saco.

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Vir outro brasileiro que jeito? Quais são as categorias de “base” para formar pilotos que nós temos? Os europeus sim, tem campeonatos importantes nos monopostos. Aqui, infelizmente, todo é muito caro, então só filhinhos-de-papais mimadinhos é que podem competir, sendo assim, o brasil caminha a passos largos para num futuro não muito distante não ter mais NENHUM representante no grid.

Xicão
Xicão
13 anos atrás

Fazer o quê? Quando o Alonso não ganha no grito, ganha na sorte (ou no azar/burrice dos outros).

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
13 anos atrás

Detalhe, o Beto tem razão.
O Burti (que manja muito, mesmo com a má influência das companhias que tem) já havia alertado para esta hipótese:
A Ferrari e a RBR notaram que os carros que saiam dos box (Maclarens) com pneu duro novo estavam quase 2s melhores que os que ficavam na pista com pneu mole usado. Já melhorava na “volta de aquecimento”.
A RBR tentou dar o pulo do gato ganhando uma volta a mais de penu duro novo, todavia a Ferrari entrou junto e impediu a manobra.
NÃO FOI ERRO DA RBR COM O VETTEL.

Brindes
Leonardo

Leonardo Araújo
Leonardo Araújo
13 anos atrás

Grande Flávio,
Excelente e animado relato da prova no excelente blog.
Quanto ao circuito, quero discordar. É verdade que o país é inventado. O capital vira e revira, mexe e remexe para inventar coisas, investir e reproduzir. Cingapura (ou Singapure) é isso.
Já o circuito… faz esses carros cheios de tecnologia derraparem nas curvas, cria situações, exige dos pilotos. Gostei do circuito para muito além das luzes e da dinheirama.
Sobre Hamilton e Webber. Fechei com você quanto ao Hamilton. fez o que tinha de fazer e deu no que deu. Webber manteve a linha numa boa. É isso.
Quero elogiar os dois pilotos mais promissores – sem carro – da atualidade (não, não são os dois brasileiro como tenta forçar a barra o narrador oficial). Pena que o Koba bateu, vinha num bom final de semana. O Kubica fez mais uma apresentação incrível (antes e depois da troca de pneus). Promissor, não. É fera comprovadamente.
O Massa fez o que pode e com os pneus que tinha era isso. Não é brilhante como o Kubica (ou o Alonso), mas também não chega a ser “Zacarias”como dizem por aí, nem “pé-de-chinelo”. Bom piloto e acabou. Torço para que suba o degrau, mas sabemos que não é todo o dia que alguém faz isso.
Por fim, são 20 pontos para o Hamilton. Torço contra este embuste midiático, este fingimento de bom moço politicamente correto de araque, contudo não subestimemos. Faltam quatro provas. No regulamento anterior seriam + ou – 8 pontos apenas. Se em Suzuki dá uma zica improvável no Webber e o inglês chega na frente do Alonso, embola de novo.
Só o descartarei com mais de 25 pontos de diferença.

Marco
Marco
13 anos atrás

É FG ! Tenho que admitir que Massa parecer que perdeu o trem da história. De piloto combativo, que andou muito nos tempos de MIchael Schumacher e Kimmi Raikkonen, vive agora a escoltar os carros da frente. Alonso realmente mexeu com a auto-estima dele e se não abrir o olho, a Ferrari troca já para a próxima temporada. Que venha outro Brasileiro, porque sinto que Massa desce a ladeira agora.

roxxon valdez
roxxon valdez
13 anos atrás

“Alonso, Alonso. Vais buscar o título, cabrón”

dito assim até acredito, Alonso vai buscar o título de cabron????

André
André
13 anos atrás

Não assisti a corrida, pois não suporto o Babão Bueno!
Só entrei pra falar q o Discovery reprisou ontem a tarde o programa Megaconstruções com a construção do “navio” em cima das 3 torres do casino.
Mto interessante a obra e o documentário.
Talvez até mais q a corrida!

Lúcio
Lúcio
13 anos atrás

A Ferrari fez bem em contratar “El Fodón”, sem dúvida. Já o Massa, a continuar assi, vai acabar justificando os boatos de sua substituição pelo Kubica. E convenhamos: falando pelo atual momento, seria justo.

Sérgio
Sérgio
13 anos atrás

Realmente, a Ferrari fez muito bem em contratar Don Fernando, o cara é mesmo El Fodon, o melhor da atualidade na F1.

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

Só falta chamar o Briatore para ser “capo” da equipe. Alonso, Ferrari e Briatore. Dá para imaginar?

Anderson Ramos
Anderson Ramos
13 anos atrás

ATENÇÃO….Leia com Atenção…..

Oi Flávio, para mim a corrida de Mônaco e essa de Cingapura e maravilhosa em relação as imagens. Da corrida fico triste que o Dick “Alonso” Vigarista tenha vencido. Este ano minha torcida vai toda para que o Campeão da Fórmula 1 seja para quem ainda não tem título, portanto acelera Vettel e Webber….

Obs: E triste de torcer para os Brasileiros…a mídia especializada tenta fazer o Rubinho andar mais do que ele pode, ele poderia vir em 2011 para Stock Car logo né…fica tirando a vaga de novos pilotos.

O Massa…bom depois que tirou o pé….nunca mais será o mesmo…seu destino na categoria…e o mesmo do Barrichello mas com tempo de validade bem mais curto.

Do Di Grassi…bom piloto…vamos ver se arruma Dim dim se não perde a vaga….

O Bruno Senna…realmente ele tem a torcida do MUNDO, mais vai ter que arrumar uma mala bem cheia de dinheiro para conseguir um carro melhor….se não…..

Minha esperança e que o Nelsinho Piquet…tenha uma nova oportunidade e escreva um novo fim de sua história na Fórmula 1, e falo isso me baseando nas corridas que eu assisti na F3 e na GP2 e algumas na F1…..Volta logo Nelsinho….o Nelsão você tem que ajudar Tri-Campeão.

Parabéns pelo trabalho no Limite e no site Warmup Flávio.

Obrigado pela atenção….amigos.

Du Carmo
Du Carmo
13 anos atrás

Como o povo muda de ídolo!
O Rubinho da vez é o Massa!

Isaac
Isaac
13 anos atrás

FG, ou outros aqui: sei que alguém aqui comentou algo como, “se eu não ganho (Vettel) ele também não (Webber). Mais alguém teve esta impressão, de que o Sebastião deve ter pensado assim no fim? Tipo: marco mais pontos que o Australiano, mas não me arrisco a bater no Alonso e deixá-lo ganhar. Isso é muita teoria da conspiração? Também não acho tããããããão absurdo assim que a Ferrari, tendo em vista a largada de Monza, tenha temido por um acidente entre o cada vez mais Massinha e o cada vez mais El Fodón. O que vocês acham? Pura idiotice ou existe chance de algo nisso estar certo?

MSM
MSM
13 anos atrás

Corrida chata demais, só vale por ser a noite. Lá na frente o chove não molha entre Alonso e Vettel, a Mclaren que só correu para fazer a maior pontuação possível, pois nenhum dos dois carros tinha condição de algo mais; a estratégia sem muito sucesso de Massa; os esfregas entre Koba e Schumi e Heidfeld e Liuzzi; a manobra mal sucedida do Hamilton para cima do Webber (claro que o australiano não ia amolecer).
Webber fez uma corrida com estratégia, viu que não conseguiria na pista e fez uma estratégia diferente que deu certo. Vettel e a Red BUll poderiam tentar ficar na pista mais 1 ou 2 voltas quando o Alonso parou, mas preferiram fazer a estratégia de parar junto (se eu fosse piloto ficaria na pista para tentar fazer volta rápida).
Kubica teve a corrida prejudicada pelo pneu furado, mas foi o único que mostrou o que é automobilismo e não ficar em fila indiana como a maioria faz.
Obs. A Ferrari trouxe o Alonso para isso: ser campeão. Já que com o Massa seria uma tarefa mais difícil.
O Kovalainen em vez de entrar no box, ficou ainda na pista não sei para quê, é muito amador.

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Realmente a corrida do Massa hoje foi claramente de um piloto desmotivado. Mas acho que alguns colegas aqui estão exagerando nas críticas ao Felipe. Lembro que há dois anos Massa disputou o mundial até a última curva e só não levou o caneco daquele ano devido à seguidos erros bizarros e infantis da equipe de Maranello. Não vamos menosprezar o cara pq ele é bom sim.

André Vitor Lacativa
André Vitor Lacativa
13 anos atrás

O Alonso por duas vezes esse ano teve que ficar atrás do Massa que estava mais lento que ele ( em duas corridas no começo do ano), por causa das ordens da equipe.
Lembram que o Engº do Massa Falou: ” você precisa andar mais rápido pra ganharmos a corrida”.
Por que ele disse isso? O Alonso Malandramente quando chegou perto do Massa e falou pra equipe que estava mais rápido que ele e estava o atrapalhando. Falou que iria tirar o pé e chegaria nele novamente. por isso o engº do Massa disse isso e por isso que o Massa andou forte. Quando o espanhol ganhar o campeonato, quem falou que ele estava errado, vão agora falar que ele e a Ferrari estavam certos, e estão mesmo.
Ah, se na F1 tem jogo de equipe, na Stock car tupiniquim tem o quê? Jogo de família?

Adilson
Adilson
13 anos atrás

Infelizmente estamos mal servidos de pilotos na F1. Chegamos ao ponto de, novamente, torcer pelo Barrichelo que, na sua proporção, está dando show. O Massa está perfeito no papel de 2º piloto. Não tem motivação, não acelera, não reage, não ataca ninguém. Ficou a maior parte da corrida olhando para o carro do Hulk. Será que esqueceu que estava em uma Ferrari? Será que a equipe não informou que tinha um “cara” lá na frente em um carro igualzinho ao dele, “voando baixo”? Falamos muito do Barrichelo que por muitas vezes foi motivo de piada…e o que dizer do Massa? Não material pra piada tá rendendo? Ou a mídia tá fazendo de conta que não viu? Acorda Massa!!!

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Episódio da entrada dos boxes
+
episódio da Alemanha
+
levando pau do Alonso
=
Pior que a porrada da mola na cabeça.

Fábio
Fábio
13 anos atrás

pois é, ele tá na briga, mas não gosto dele se for campeão será sem graça cara chato, mala o massa também, na minha opinão a farrari tá um porre..

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Prezado Flavio Gomes,
Fiquei sabendo por um amigo que na batida de WEBBER e HAMILTON o australiano acelerou na entratada da curva e por isso bateu no HAMILTON. Segundo os dados telemetricos em nenhum momento da corrida o Webber entrou naquela curva com aquela velocidade. A pergunta que me intriga, por que os comissarios de posse desses dados naum fizeram nada. Se o WEBBER naum tivesse batido no HAMILTON teria passado reto na curva. E agora? Por que naum puniram o WEBBER.
Estava claro que o WEBBER naum tinha a tomada da curva. Teria passado reto pois a telemetria indica que ele acelerou num ponto em que todos freiam.
Isso naum basta para comprovar que foi intencional?
E se foi intencional, como demonstrado nos dados telemetricos, por que naum foi punido?

Um abarco.
Roberto.

Mirax
Mirax
Reply to  Roberto
13 anos atrás

Nem precisava de telemetria. As imagens são claras, onde se vê que o Webber bate na roda traseira de Hamilton, de frente.

Hamilton já tinha feito a curva e Webber poderia ter evitado o acidente.

Mirax
Mirax
Reply to  Roberto
13 anos atrás

As palavras de Weber provam que ele fez uma barbeiragem:

“Lewis estava um pouco à frente [na curva 7], sim. Nós freamos completamente no limite, e com certeza [a curva] era muito fechada. Nós não batemos forte, mas foi o suficiente para colocar ambos para fora da corrida. Felizmente eu continuei, foi isso”, completou.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Roberto
13 anos atrás

Mirax você é zarolho?

As imagens pelo que mostram os dois carros na pista mostram Webber realmente meio carro para menos atrás que Hamilton.

Hamilton estava por fora e Webber manteve seu traçado por dentro. Então, no fim das contas Hamilton jogou o carro para cima de Webber por que não soube olhar no retrovisor e perceber que iria bater se colocasse o carro no traçado de dentro.
Hamilton nunca teve mais do que meio carro a frente. E, convenhamos ninguém que está na liderança de campeonato com, tlvez a última chance para ser campeão vai tirar o pé e ceder gentilmente a posição para o concorrente direto. Nem o Withmarsh defendo completamente o Hamilton, por que ele acha que Webber deveria ter diminuido. Corrida de automóvel não é coisa para fresco ou fracote.