BI, 20
SÃO PAULO (sim, já) – Hoje faz 20 anos que Ayrton Senna conquistou seu bicampeonato mundial. Uma das conquistas mais discutidas da história, já que aconteceu em poucos metros depois da largada do GP do Japão. Irritado com o que considerou uma injustiça, a manutenção do pole no lado mais sujo da pista, Senna bateu de propósito em Prost, da Ferrari, que havia largado melhor. Acabou o Mundial na primeira curva em Suzuka.
Muita gente justifica o ato por ter sido Senna “injustiçado” no ano anterior, na mesma pista, quando Prost fechou a porta para o brasileiro para evitar uma ultrapassagem. Houve a batida, Alain abandonou, Ayrton foi empurrado pelos fiscais, cortou a chicane, trocou o bico, voltou e ganhou. Mas foi desclassificado. Portanto, se vingou e tal.
Eu sempre achei que Senna não precisava ter feito o que fez. Foi perigoso e desleal. De qualquer forma, não foi o único título mundial conquistado na base da porrada. Schumacher fez isso com Hill em 1994, apenas para ficar em exemplo recente. E tentou o mesmo contra Villeneuve em 1997 — não deu certo.
Enfim, já faz 20 anos. É isso.
O SENNA FOI SIMPLESMENTE O MAIOR PILOTO DE TODOS OS TEMPOS, POR TODA A SUA AUDÁCIA, TÉCNICA E FRIEZA EM CONTROLAR O MEDO ATRÁS DO VOLANTE… TIRANDO FANGIO, CHICO LANDI E FITTIPALDI, O RESTO É COMÉDIA…, E VCS TODOS QUE ESTÃO CRITICANDO A PORRADA QUE O SENNA DEU NO PROST, SE FOSSE O CONTRÁRIO TODO MUNDO TERIA APLAUDIDO, ENTÃO FAZ ASSIM, TORCE PRO ALONSO… OTÁRIOS!
20 anos já? Estou ficando velho.
Senna foi um grande piloto, um dos melhores na minha opinião. Acho que o que causa essa polêmica em relação a ele no Brasil, foi a “santificação” dele pela Globo, ainda em vida, e principalmente após a morte, santificação essa, diga-se, aceita de bom grado por ele, o que fez grande parte dos fãs de fórmula 1 ( eu, inclusive ) a ter uma certa ojeriza ao Senna.
ah.. e corrigindo o que um colega seguidor disse em um comentario: o que ocorreu no briefing de suzuka neste dia foi que o piquet levantou a lebre sobre o que aconteceu em suzuka no ano anterior… a puniçao de ballestre sobre senna no episodio da batida com prost foi o senna ter cortado a chicane… senna fez isso pq no regulamento dizia que quando um carro sai da pista ele deve sempre voltar no sentido da corrida e nao na “contramao” evitando-se o risco de uma colisao frontal… pois bem, no briefing de 90 piquet perguntou se ainda valeria essa regra de sair apenas no sentido da corrida e o senna saiu da sala dando piti…
segue o video com a cena http://www.youtube.com/watch?v=49qF32Pazwc
ui que saudade eterna desse herói das manhãs de domingo, narrado pelo nao menos heroi Galvao Bueno e pela gloriosissima rede globo… rsrsrsrs
Acho engraçado como o Schumi é conhecido como Dick Vigarista , mas ninguém chama o francesinho Prost de Vigarista, mesmo tenho ganho um título do Senna usando das mesmas estratégias.
O Schumi deve ter aprendido vendo as transmissões pela TV.
Desleal coisa nenhuma.
O Senna naquela época, além de ser melhor que todo os pilotos, tinha tembém que ser mais astuto que o Chefão da F1, o Balestre.
Lembro como me senti com a alma lavada.
Tapetão para dar o título ao Prost, e o Senna sendo sendo melhor em todos os sentidos.
Pagou digamos, com a mesma moeda do ano anterior, apesar de ter sido bem perigoso.
Flávio, essa história de que a pole tinha sido mudada no GP de 90 é pra lá de conhecida aqui… já vi várias pessoas contando isso, jornalistas de F-1 inclusive. Na reunião com os pilotos, havia sido acordada a troca de lado do pole. Depois que o Senna cravou o melhor tempo, o Balestre mudou. O Ayrton disse que, na frente dele, o Prost não faria a primeira curva, foi como uma resposta a essa mudança, pelo que me lembro. É a primeira vez que vejo alguém falar que isso não ocorreu. Acho que você já cobria a F-1 nessa época, não? Como essa história surgiu, se manteve há tantos anos, e é contada por tanta gente? Quem criou isso? (Juro que não tô implicando contigo, é que achei surpreendente, porque eu sempre defendi o Ayrton nesse episódio exatamente por causa do lance da mudança da pole… e talvez tenha de rever meus conceitos rsrs) De qualquer forma, tem uma coisa nessa sujeira toda que me fez admirar muito o Ayrton. Ele assumiu na coletiva do tri em 1991 que bateu de propósito no Prost. Nunca o francês admitiu que bateu nele de propósito em 89. Nem que foi falar com o Balestre na torre e que usou de sua influência. Depois o Ayrton teve de pedir desculpas pelos palavrões e desabafo, mas até aí, todo mundo ficou sabendo o que ele pensava a respeito de 89 e 90 e era tarde demais para voltar atrás. Abraços.
Mais engraçado é o pessoal crucificar a seleção brasileira de volei pq entregou o jogo, dizendo que não é disculpa que os outros entregaram!!
Realmente a relação brasileiroXAyrton Senna é muito engraçada
Bom pra quem acha que tem que jogar sujo para ganhar, que o Massa tem que jogar sujo para ganhar do Alonso (só se o Massa tirar um cilindro do carro do Alonso).
O Emerson Fittipaldi jogava limpo! Tem 2 titulos na F1 e 1 na Indy ganhou 2 vezes as 500 milhas de Indianápolis, possivelmente não tem mais titulos na F1 pq largou boas equipes e criou a unica equipe nacional de F1, ajudou a criar categorias de base no brasil. Foi ao meu ver muito mais importante pro automobilismo Brasileiro q o Senna mas cada um cada um…
E o Senna jogava sujo mesmo não valendo nada em 84 uma corrida com carros Mercedes 190E com os principais pilotos da epoca… Com carros iguais Prost fez a pole mas já na primeira volta Senna bota ele pra fora da pista e depois Senna ganha tomando um sufoco pro Lauda este já em fim de carreira queria ver pegar o Lauda da decada de 70…
O FDP não tirou o capacete….de vergonha.
E sim, claro, é tudo marketing! É o marketing que ganha corridas e faz ultrapassagens!
O tal do MBC precisa de tratamento urgente. Distorção da realidade e ódio gratuito são doenças. Vai se tratar, ô cidadão! E como disse o colega aí acima, aproveita e estuda um pouco de automobilismo entre uma sessão e outra com o psiquiatra.
Estão reclamando do do Senna??? Fiquem com o Burrinho Barrichello e o Massa sem gosto então..r.s..
Se o Senna foi a mancha negra, Massa e Rubinho foram a mancha rosa… VIVA O LADO NEGRO DA FORÇA!!!!
Senna andando ainda de capacete tem uma explicação: Vai que o Prost quer discutir alguma coisa? A cabeça já está protegida.r.s.
Essa é uma técnica muito comum em corridas de kart indoor, principalmente quando as brigas na pista terminam nos boxes..r.s
Já falaram de tudo, mas nao sei se comentaram que graças a este ‘acidente’ na largada e a quebra do câmbio do Mansell, Roberto Moreno chegou em segundo, atrás dos eu amigo Piquet, e a frente de Aguri suziki. foi o melhor resultado do Moreno na formula um. tô certo ou tô falando bobagem?
todos esses pilotos meio obstinados… (Senna, Schumi, etc…)
acabam por perder a esportiva. Esse negócio de vitória sobe a cabeça dos caras… depois falam do nelsinho… ele ainda bateu sozinho, os outros batiam pra tirar o adversário da corrida. Ridículo!
Mancha Negra do Automobilismo Brasileiro.
Bons tempos aqueles em que as brigas na F1 eram pra valer.
A rivalidade existia e ninguém escondia. Hoje é tudo uma grande política, onde todos dão sorrisos amarelos e dizem frases politicamente corretas.
Abs
Quanta hipocrisia, acho que os únicos campeões que eu vi que até hoje não jogou pesado foi o Button e o Hakkinen.
Mas eu acho que o Senna nao tirou o capacete para não verem ele morrendo de rir… Le chuppe Monsieur Prost.
foi a partir dai que comecei a ser indiferente as corridas que ele participava….
Engraçado ver todo mundo culpando o Senna. Realmente ele largou mal e ficou para trás, mas ele manteve a linha dele e quem “jogou” o carro pra contornar a curva foi o Prost. É só ver o vídeo: http://www.youtube.com/watch?v=kh1WxQmst2o&feature=related
Se eu fosse o Senna, eu teria feito a mesma coisa sim. É por isso que a F1 de hoje é chata e sem sal, não tem mais essas brigas e disputas na pista e fora dela como antigamente.
Belo post, esse é pra aqueles que idolatram Ayrton e metem o pau no Schumacher. Ambos fizeram das suas, tem culpa no cartório, mas mesmo assim são campeões. Admiro os dois pilotos igualmente.
EU JÁ SABIA!!!!!!!!
KKKKKKKKKKKKK
(curioso é que nessa época um certo alemão ainda novato trabalhava duro no carro sem reclamar, sem chorar que os outros tinham carro melhor)
Com uma Benetton que já utilizava meios ilicitos ! Junto com o Lord Falvio Briatore pessoa que não resta a menor “dúvida” ! As pessoas cirticam o SENNA pela atitude , mas bom mesmo é ser igual ao Barrichello e Massa fiel escudeiro e otários de carteirinha maior ! O Senna pode ter utilizado vigança e nessa entrou o Prost , mas na minha opinião a resposta era mesmo para o “titio” Jean MArie Balestre esse sim não resta menor dúvida!
devia criar a seçao dick vigarista dos esportes
Fui a favor de Senna, ele não podia ser sempre o bonzinho, tem que botar prá quebrar mesmo, mostrar que tem raça. E acho bom o Felipe Massa começar a mostrar os dentes e ser mais impetuoso, vejam o que faz o Alonso.
Esta corrida íamos assistir em um telão em um bar, momentos antes da largada tive que fazer algo de moto, não me recordo o que, devo ter voltado já na segunda volta, mas quando passei em frente ao bar o pessoal já comemorava na rua com algumas bandeiras.
Se é desleal ou não, não sei, nem quero entrar no mérito.
Não foi o primeiro nem o ultimo cara a ser campeão dessa forma!
Agora que foi legal de ver foi!
É preciso muita coragem ou ser doente pra fazer coisas desse tipo!
Deu certo aquela vez, pra nós foi mais um titulo.
E, se a pancada não tirasse o Prost?
Acho que a história seria bem diferente, como sempre…
Mas era o “Becão”, então tinha que dar certo!
Diria que o professor ensinou bem.
Senna no Brasil é como Maradona na Argentina sempre vai ser o melhor mesmo fazendo gol com a mão e sendo pior que o Pelé…
E o Schumi não é Brasileiro logo é bandido, ele não joga mais sujo que o Senna jogava… E já tomou também quando David Coulthard tirou o Schumi propositalmente da prova para o Mika Hakkinen ser campeão…
Em 88 o Prost fez mais pontos que Senna mas o regulamento eliminava o pior resultado de cada piloto assim Senna passa Prost e ganha o titulo…
O Senna sempre foi um grande piloto mas essa de deus e bom moço é coisa dos “filhos de Galvão”
E pra quem fala que Senna e Schumi não se enfrentaram lembram de SPA + chuva em 92 campeonato do qual Senna termina 4° e Schumi em 3°… Sem comentar 94 antes da morte de Senna.
Mas falar pra Brasileiro q Senna não é o melhor de todos os tempos é a mesma coisa que falar para um cristão que Jesus não é o messias…
Falou bem. Aliás quando se compara Pelé a Maradona todo mundo já vai falando: olha o que o Pelé ganhou e o que o Maradona ganhou. Se fosse assim na F-1, como seria Senna e Schumacher?
Posso estar errado, mas a informação que tenho é que a mudança da posição da pole teria sido feita depois que ele tinha conquistado. Antes disso teria sido combinado que o pole largaria do local limpo. Se isso for verdade, a coisa muda de figura.
Mudar as regras dessa forma é sacanagem e eu não deixo de dar razão ao Ayrton. Alguém aqui sabe se isso é verdade?
Isso não aconteceu.
caro Thiago a informação não procede, o pole nessa pista em todos os anos anteriores a essa prova largaram no mesmo lado “sujo” ,Senna sabedor disso fez alarde para mudar o lado do pole e o Balestre não concordou, na epoca inclusive ele nem estava presente na pista pois estava em Paris doente, analisando hoje fica fácil criticar o que Senna fez, mas como ele mesmo falou tempos depois ele ainda não havia engolido o que ocrrera em 89 e partiu como ele mesmo falou para dar o troco, acho que ele não teria precisado disso que ganharia na pista, mas como falei hoje fica fácil criticar
É, daí não tem justificativa.
Não é correto? Pode ser… Ambos erraram nesses 2 anos.
Porém… (Há sempre um porém…)
Oque no meu humilde ponto de vista deve ser levado em conta é o seguinte:
Ambos tiveram “saco” para jogar sujo quando necessário, assim como Schumacher…
Já os Rubinhos e Massas da vida não são assim… Abrem pasagem por contrato… Ou seja abrem mão de terem opinião forte dentro da equipe.
Senna em 90 e Prost em 89, buscaram a vitória. Dane-se o resto.
Hilário o Senna querer MANDAR no regulamento e exigir a mudança da posição do pole, a posição do pole é pintada com tinta no chão, não existe essa história que querer mudar a posição, isso nunca existiu em 60 anos de Formula 1! O problema é que Senna era muito ruim de largada, é comum ver no tube ele largando mal saindo da pole, pior em Suzuka, em 88 ele largou mal, em 89 aconteceu o mesmo e se repitiu em 90!
Não é só o pole que larga do lado sujo e ninguém fica com choradeira, além disso raramente o piloto perde a posição largando do lado sujo, o Senna era muito cheio de frescuras, quando não teve carro bom choramingou ameaçando sair da Formula 1(curioso é que nessa época um certo alemão ainda novato trabalhava duro no carro sem reclamar, sem chorar que os outros tinham carro melhor) para o Senna o mundo estava errado e ele sempre o certo, mas sabe como é, nasceu em berço de ouro, filhinho de papai, sempre teve tudo do seu jeito…
Quando a briga dele com Prost na Mclaren, a culpa é totalmente do Senna, na temporada de 1988 tudo estava normal, Senna e Prost até faziam de conta que eram “amigos”, até chegar ao GP de IMO de 89, aí todos sabem o que ocorreu, Senna JOGOU MUITO SUJO e não cumpriu um acordo de homem pra homem com Prost, ganhou a corrida na TRAPAÇA, irritado Prost declarou guerra. O “troco” de Prost veio no GP do Japão em 89 jogando o carro em cima de Senna, Prost deve ter pensado:
“Vc fica com a vitória de Imola TRAÍRA, e eu com o título aqui no JPN!”
O que me surpreendeu foi que Senna ficou todo irritadinho por ser desclassificado no JPN/89. Oras, ele fez uma péssima temporada em 89,cometeu erros bizarros o ano todo, Prost deu um banho de regularidade e mereceu o título, o melhor piloto no ano foi o campeão(deveria ter sido assim em 88, mas os descartes falaram mais alto). O Senna tinha essas manias de querer tirar em sarro da cara dos rivais como fez em IMO, mas depois só levava a pior. Com Piquet quis dar uma esnobada no Tricampeão dizendo que sumiu por uns tempos para dar mais espaço ao Piquet na mídia. Piquet devolveu:
“Perguntam pra ele porque ele não gosta de mulher, não é normal um rapaz na idade dele andar sozinho pelos boxes sem mulher!!!”
Muito antes, entre 85 e 87 Senna vivia jogando o carro em cima do Mansell, por 3 vezes o inglês foi parar no guard rail, mas Mansell jurou vingança e chamou a mídia: “Vai ter o troco, me aguardem…” Demorou, mas a vingança de Mansell veio no GP de POR 89, já desclassificado por bandeira preta e vendo Senna a sua frente, Mansell não se intimidou e pensou: “é hoje Senna”, Mansell sabia que Senna lutava desesperadamente com Prost no campeonato, e nessa corrida Senna estava a frente do francês. Mansell foi com tudo para passar Senna e não deu outra, os dois abandonaram e Prost herdou uma posição a mais na corrida, Senna ficou com 0 pontos. Mansel foi o culpado do acidente, mas Senna foi muito BURRO em comprar a briga com o inglês e esquecer do campeonato, hilário que até o Galvão criticou a postura do Senna no ocorrido. Senna sem duvidas esta entre os grandes, mas dizer que ele foi o melhor chega ser hilário, ele sempre dependeu de um grande carro para ser campeão, nunca começou por baixo até o título. Isso na era moderna da Formula 1(a partir de 84) só aconteceu com Lauda/Piquet/Prost/Schumacher e até Alonso que começou por baixo na Renault em 2003! Não é a toa que Schumacher, Fangio e Prost estão no pódio entre os 3 melhores da Formula 1, todos eles tinham o lado técnico e cerebral, raramente jogavam resultado fora…
No pódio:
1)Schumacher – Veloz no seco e na chuva, arrojado, cerebral, muito técnico desenvolvia equipamento, organizava e dava estabilidade a equipe.
2)Fangio – Veloz no seco, na chuva(???) e cerebral(na sua época piloto não desenvolvia carros, teve a vida facilitada)
3)Prost – Veloz no seco, mas na chuva dava raiva, cerebral(deu até aula para o Senna em 88/89), muito técnico desenvolvia equipamento, organizava e dava estabilidade a equipe.
4)Senna – Veloz no seco e na chuva, arrojado, mas muito AFOBADO jogou um monte de vitórias fora!
Claro que se for colocar o marketing junto o Senna ganha de goleada, de “boca” ou por eleição é fácil ser o melhor, mas vejo isso mais a título moral! Schumacher,Fangio e Prost nunca precisaram da mídia ao lado para chegar ao sucesso, muito menos de narrador puxa saco ludibriando o povo! Com Schumacher,Fangio e Prost tudo foi conquistado de fato e de direito na pista…nada foi a título moral.
Ou você não sabe nada de automobilismo ou sabe e não gosta de narrar os fatos como aconteceram.
Prefiro acreditar na segunda opção.
Tudo que você falou, você modificou.
Então a credibilidade de seus argumentos ficou prejudicada.
ÍMOLA
Você ficou maluco? Quem largou em primeiro foi o Senna.
O acordo é que não haveria ultrapassagens na primeira curva após a largada.
SUZUKA
Naquele ano, meu caro, o asfalto foi refeito e a posição do grid foi modificada pelo presidente da FIA Balestre.
Isso foi noticiado. Parce-me que você esqueceu esse fato.
O resto não dá nem para argumaentar.
Fica claro o rancor.
Que você manifeste suas preferências pessoais é legítimo.
Agora, deturpar os fatos para justificar a sua preferência, pode parar por aí.
Roberto.
PS: Quem é MBC?
Você é um FANBOYOLA!
Acho que pelo seu estilo de escrever você já usou muitos nomes por aqui. Sempre narrando “os fatos”.
Como que largar no lado sujo não causa desvantagem para o piloto? Já ouviu falar em tração? Atrito dos pneus com a pista?
Durante um bom tempo, antes da entrada do controle de tração, os pilotos preferiam até mesmo largar na terceira posição, e não na segunda, para tracionar melhor na largada e pular na frente.
Viajou bonito…
Um amigo meu, Marcio Arruda, escreveu um texto perfeito sobre o campeonato de 90
Jornal do Brasil
http://www.jblog.com.br/formula1.php?itemid=24139#nucleus_cf
Dia das Viúvas!!!
Relaxa gente … ele falou que escolheu até o melhor local e momento: largada, com carros ainda ganhando velocidade e naquela curva com uma área de escape generosa …
Corridas são corridas. E vice-versa.
Aproveitando o gancho, no youtube tem um documentário feito
pelo Top Gear que o apresentador apesar de ingles acaba se dobrando ao gênio do brasileiro.
http://www.youtube.com/watch?v=ys9FGXULASo
http://www.youtube.com/watch?v=DNHcFXjCviE&feature=related
Acho o seguinte:
Prost atiçou Senna em 1989 e Senna, que metia o carro em qualquer brecha, tentou a ultrapassagem. Prost aproveitou e em uma manobra tão bem feita bloqueou o carro de Senna. Faltavem umas vintes voltas para o final? Acho q
Acho que era isso, umas vinte voltas. Prost não queria o Senna embutido na traseira dele tentando ultrapassá-lo. Resolveu de forma bem mansinha, sem solavancos.
Senna usou o fato de uma reclamação até legítima, mas que não justificava sua atitude.
Se Prost foi covarde evitando uma disputa em 1989, Senna também foi. Porque tinha toda uma corrida pela frente para tentar fazer as coisas do jeito certo. E ao invés disso escolheu uma batida que colocava até mesmo em risco a integridade física dos dois.
Acho ridículos os fanboys. Aproveitam o assunto Senna para tentar livrar a cara do Schumacher.
Ele também foi anti-desportivo algumas vezes. E o problema é esse mesmo. Quando alguém vem colocar defeito nestas atitudes, é chamado de falso moralista ou hipócrita.
Mas hipócritas são os que usam os defeitos de um para justificar os do outro. Para continuarem babando ovo de piloto.
Gosto de corridas e não torço ferrenhamente para ninguém já faz tempo.
Sobre ordens de equipe, acho que merece vencer quem consegue por esforço, quem leva de mão beijada não é tão foda assim. E até mesmo o jogo de equipe não se justifica pois os pontos que a equipe leva não são afetados com a troca.
Gostaria que viessem à tona todos os jogos de equipe entre Schumacher e Barrichello. Não que eu ache que Barrichello seja melhor do que parece. Mas porque Schumacher defendeu o jogo de equipe desde que seja feito com jeitinho sem niguém perceber. E lembro de algumas poucas vezes em que Barrichello estava na frente e de repente ia perdendo velocidade até a troca ser feita sem muito esforço por parte de Schumacher.
Pena que não dá para colocar 20 e poucas equipes no grid. Porque aí eu gostaria de ver 1 carro por equipe. Aí sim, equipe e pilotos seriam mesmo fodas.
Em relação a batida de Hamilton em Webber. Isso mesmo de Hamilton em Webber.
Hamilton não teve em nenhum momento mais do que meio carro de vantagem. Isso dava em Webber a impressão que ele poderia manter sua linha, de dentro, e manter sua posição. Hamilton foi confiante demais. Ou porque achava que tinha colocado mais carro do que realmente tinha a frente de Webber, ou por ter substimado Webber e achado que ele recolheria para não bater. Isso foi acidente de corrida. Não venham comparar isso com o acidente que Senna deliberadamente provocou para fazer vingança contra a covardia de Prost no ano anterior..
Gostei da tese contra o Senna . Isso só mostra o quanto ele foi melhor que os outros. Jogou sujo sim e avisou antes. Jogaria de novo. Foi errado, mas é a vida. aqui se faz aqui se paga. Interessante é que o mesmo Alain (um dos maiores pilotos de todos os tempos) em 1981 reclamou da posição do pole e foi atendido. MBC tenho um conhecido que é [otimo psiquiatra. Ele atende a muitos torcedores do Piquet que tem pesadelos com o Senna. Se quiser indico. No mais. Leia mais sobre auto mobilismo e respire fundo conte até trÊS pq em tudo vc vai ler que o Senna foi o maior. E olha que nem concordo com isso. Gostei dos dois titulos do Senna( KKKKKKKK). E o se…..é fantástico. GO Lewis
Ontem vi uma materia sobre um livro que um jornalista (santista por incrivel que pareca) fez desmestificando o Pele. Acho que voce deveria e tem muita informacao pra fazer o mesmo com o Senna, apesar de voce nao ser Sennista, rsrsrs.
A imagem mais clara que tenho daquele momento , é meu pai se levantando do sofá e voltando pra cama !!!!
Deste campeonato, me lembro de uma ou outra coisa … foi neste ano que o Prost rodou na volta de apresentação (chovia aos cântaros) ??? Nesta última corrida, eu acho que gravei a corrida e assisti depois (sem saber o resultado) ou assisti ao vivo mesmo (não me lembro mais) … não lembro nem quem ganhou a corrida … mas lembro do acidente , pois dá para perceber que o Sena não esboça “virar” o volante na curva … como eu sempre digo aos amigos: nenhum piloto multicampeão de F1 é santo … todos, sem exceção, mataram, matam ou matarão “pai e mãe” rumo à vitória … basta ver a história … agora, isso não tira os méritos do Sena, que foi um excepcional piloto e está presente em qualquer lista Top 5, fácil, fácil, fácil, fácil ….
Isso foi em 91
O Prost rodou na volta de apresentação em Imola, em 1991.
se for avaliar como brasileiro, aquele patriotismo barato, todo dirão “mandou bem Senna, é isso ai”.
mas que foi errado foi. mas como deu tudo “certo” no final, da aquela impressão de que foi justo. 1×1.
Se alguém tivesse morrido, acho que estaríamos falando de outra história hoje.
Senna não era santo mesmo. e estou pra ver algum campeão que foi santo.
Acho que o Senna era muito rápido, mas no fundo era um idiota. Ele nunca foi um sportsman. Era obcecado e irritante. O mesmo vale para o Schumacher. Outro imbecil. Ganhou sete títulos e nunca foi um sportsman.
Jogou sujo………..pode dar a desculpa que for mas jogou sujo sim. Nem vou entrar no mérito da questão, acho até que eu no lugar dele faria igual, só acho sacanagem pintar o alemão (Schumacher) como diabo por causa de fechadas e quando se fala nas coisas que o Senna fez dizer “ah, mas também, o que fizeram com o coitadinho o campeonato inteiro”. Ou alguém aqui esqueceu que o Schumacher em 94 foi punido, desclassificado, tudo para o Hill chegar com chances no final. Para mim pareceu a mesma coisa. Com razão ou não, ambos fizeram igual.
Em 94 foi o filtro de gasolina que a Benetton não utilizava. Para tornar o reabastecimento dos seus carros mais rápidos. Neste caso, não se pode dizer que Schumacher teve culpa, afinal ele não mandava na equipe, era o Briatore. Talvez nem soubesse da retirada deste filtro, mas, enfim, ele estava na equipe, e bem ou mal foi beneficiado com a mutreta.
Falaram da “espremida” do Schumacher no Rubens, mas o alemão disse que em nenhum momento quis provocar um acidente, se quisesse era só terminar de “espremer” Rubens na parede, meteram o pau no alemão, mas e essa PATIFARIA que o Senna fez em 90? Ele jogou o carro intencionalmente a mais de 200 Km/h sem se preocupar se alguém ia sair ferido, e ainda saiu como herói, barbaridade…se quisesse jogar o Prost fora da pista que fizesse na mesma chicane de baixa velocidade como Prost fez em 89. Piquet disse que os títulos de 89/90/94 não valeram absolutamente nada, muitos concordam, então ficamos assim:
Schumacher 6 títulos
Fangio 5 títulos
Prost 3 títulos
Piquet 3 títulos
Lauda 3 títulos
Brabham 3 títulos
Stewart 3 títulos
Senna 2 títulos
Essa sujeira do Senna em Suzuka 90 foi apenas uma entre várias que ocorreram, mas isso não foi nada perto das várias PATIFARIAS que aconteceu fora da pista: Senna agrediu fisicamente muita gente, entre eles um piloto argentino em categoria de base, na Formula 1 saiu no tapa com De Angelis, Mansell, Irvine. Senna também foi brigar com Schumacher no box da Benetton, os dois trocaram uns empurrões e a coisa parou nisso. Fez inimizade com Prost, Piquet e Mansell, brigou até com a FIA, certa vez arrumou confusão até com Hakkinen(assim como De Angelis) pessoa conhecida pela educação e elegância! No box da Mclaren vexame total, inacreditável, Senna pegou um mecânico da Mclaren pelo colarinho, também deu murro na cara de jornalista! Certa vez ignorou outra jornalista, mas o que deixou ela revoltada foi que minutos depois Senna estava abrindo sorriso ao ser entrevistado pela Globo! Senna foi baixo pra caramba ao tentar fuder o emprego do R.Leme na Globo, fora outras barbaridades que o Senna fez, entre elas dirigir perigosamente nas estradas do México brincando de carrinho bate-bate com o Galvão. Lembrando destas coisas eu fico perplexo de ver como é que alguém pode considerar Senna como modelo de comportamento. Enfim, Senna investiu muito em marketing, a mídia é capaz de tudo. Como piloto Senna não foi essa perfeição que dizem, errava muito na pista e chegou e ser considerado piloto AFOBADO, jogou várias vitórias fora, nunca começou com um carro em baixa e foi campeão, ficou 3 anos na Lotus e pouca coisa mudou, se ficasse na Lotus em 88/89/90 nunca seria campeão, o mesmo ia acontecer se ficasse na Mclaren em 94/95/96/97. Conseguiu seus títulos em época que “ouro” da Mclaren graças ao Prost que deu estabilidade a equipe entre 84 e 89, quando saiu, a equipe caiu muito de nível técnico! Falam do Schumacher, mas o alemão sabia desenvolver equipamento, começou por baixo na Benetton e Ferrari, na pista chegou a um nível onde raramente errava, nunca foi piloto de jogar resultado fora, sempre deu estabilidade as equipes que correu(lembrando que Senna sempre foi primeiro piloto na equipe(tirando 88/89), assim ocorreu em: 84/85/86/87/90/91/92/93/94, mas sempre metem o pau no alemão pela mesma razão), na Ferrari Schumacher deu estabilidade a equipe por 11 anos, até quando a equipe “caiu” em 2005 por causa do regulamento, no ano seguinte Schumacher já disputava o título vencendo por 7 vezes(Kimi nunca seria campeão em 07 sem essa ajuda do alemão, ele deixou a equipe no topo, Kimi não gostava de desenvolver carros). Senna era fraco em desenvolver equipamentos, por isso sempre se recusou a correr pela Ferrari. Senna só sentava no carro e pilotava, nunca foi capaz de organizar uma equipe até o título, na Lotus quando viu que não seria campeão caiu fora para correr com a melhor equipe da época, a Mclaren que dominava os anos 80, o mesmo ocorreu quando foi correr na Williams que ganhava tudo em 92 e 93! Dentro da pista Schumacher e Senna sempre jogaram pesado, o termo “Dick Vigarista” serve para os dois, mas em termos de comportamento fora da pista Schumacher dá de 10 X 0 no Senna, o alemão nunca precisou dar murro em ninguém… e se teve agressão não tem meio termo, perdeu a razão! Questionam os títulos do Schumacher, mas Senna foi campeão em 88 graças ao regulamento de descartes(na pista Prost foi muito melhor em 88, e muito mais em 89), em 90 Senna foi Bicampeão jogando Prost pra fora da pista. E por fim, em 91 pegou uma Williams que só quebrava e tinha o trapalhão do Mansell, Senna também tinha Berger que era um CAPACHO assumido, quantas vezes na pista Berger tinha carro melhor que Senna e se recusava a disputar posição? E ainda querem falar das ordens da Ferrari, quanta hipocrisía…
Companheiro, concordo em número e gênero contigo, mas cuidado que a TVS (Torcida Viúvas do Senna) vai sair à sua caça…
Inveja mata…
é muito fácil se esconder em iniciais e falar tanta bobagem,Senna nunca foi santo, dar tapas em alguem todos já deram ou teve ganas de dar, pelo menos as atitudes dele (que não foram como vc descreveu)foi para todo o mundo e não se escondendo covardemente atrás de iniciais
Também acho que ele poderia ter evitado o ocorrido, e ter ganho na pista. Mas também é muito fácil analisar o episódio 20 anos depois, sabendo de todos os desdobramentos que teve e dar um pitaco sentado no sofá.
Só o cara que tá lá com a bunda no cockpit, sob pressão, é que pode entender uma situação como essa, ainda mais depois do lamentável ocorrido de 89.
Fair Play é muito bonitinho no mundo dos sonhos. No mundo real, o buraco é mais embaixo…
A questão é, ele mesmo sabia que não teria carro pra ganhar a corrida. Por mais rápido que fosse lá, ele só conseguiu a pole naquele ano porque:
1 – Ele tinha aquela coisa de tirar tempo de dentro da cueca quando era preciso
2 – Prost não era o mais rápido dos pilotos em treinos de classificação.
Mas, na corrida, seria bem diferente.
Seria diferente sim, largando no lado sujo, toda a vantagem da pole foi descartada.
É mais feio deixar passar do que ter feito isso…