MENU

terça-feira, 9 de novembro de 2010 - 12:49F-1

ASSIM FALOU DIDI

SÃO PAULO (escaldante) - Didi Mateschitz, o dono da Red Bull, garantiu que não haverá ordens de equipe domingo em Abu Dhabi. E falou que é melhor ficar com o vice-campeonato do que ganhar na base da inversão de posições.

Pode ser apenas discurso. Pode ser verdade. Juro que não sei.

Só sei que se na última volta Vettel estiver em primeiro, com Webber em segundo e Alonso em terceiro, cenário totalmente possível, Tião Alemão vai deixar o australiano passar.

Ou não.

66 comentários

  1. MSM disse:

    Se a equipe for inteligente, vai começar nos treinos a tomar uma atitude para não perder o campeonato. Vettel vai tirar um pouco o pé, e Webber fará a pole. Se deixar para fazer na corrida, o Alonso sai campeão (a não ser que aconteça um imprevisto) pois o Vettel na frente vai ser difícil de dar o campeonato para o australiano.
    Pesei a mesma coisa: o chefe da equipe prefere que a Ferrari ganhe, do que dar o título para Webber.

  2. Fernandão disse:

    Eu não acho que dignidade e ética sejam apenas “detalhes” como disseram aí em cima. E até o marketing interesseiro, como pode ser o caso, pode e deve transmitir algum valor que preste. Se a Red Bull quer capitalizar em cima a derrota honesta ao invés da vitória arranjada faz muito bem. Se for verdade a posição do chefão da RB melhor ainda. Mais competição e menos armação.

  3. Flavio Bragatto disse:

    Acho que deveriam dar um pirulito para o menino Vettel não encher o saco e dar o campeonato para o Webber que é mais do que merecido.

    Se ele ficar de criancice, a equipe só vai ganhar um 2º e um 3º lugar no campeonato de pilotos.

    Mas eu desconfio que este discurso do dono da Red Bull é arrotado… acho que ele não iria querer ficar sem o titulo de pilotos também.

  4. milton disse:

    Para apimentar a discussão, alguém duvida de uma mala preta do $antander a equipe Red Bull?? para, digamos assim, a equipe manter a integridade esportiva intacta. Para quem pagou a rescisão do Raikonem, salário do Alonso, GP´s, o que custaria mais alguns trocados!! Afinal de contas estamos falando de um ambiente de CIRCO, podemos esperar de tudo!!

  5. milton disse:

    Mas falando sério, o que é mais importante para uma equipe é o mundial de construtores, onde a fatia do bolo bos big euros é maior. A dúvida que eu tenho é a que, se as condições na pista estiver Vettel em primeiro e weber em segundo e não houver a mudança, vcs imaginem quanto tempo vamos comentar tal atitude!! Seria um fato histórico, do ponto de vista de marketing, extraordinário.

  6. milton disse:

    Há alguma previsão de chuva para o próximo GP??

  7. galileu disse:

    o tão alemão até pode deixar, mas o sr helmut marco, não, ele ja mostrou inumeras vezes a sua prefencia pelo vettel, e irá fazer algo para que a inversão de pista não aconteça, o webber campeão não gera publicidade, vai querer renovar pedindo muito, e sabe-se lá qual o acordo financeiro com o vettel que é como uma especie de cria da casa. o helmut tem um olho só, (quem furou o outro foi o emersom), mas enxerga longe, (ele .perdeu o lho em 1973 na corrida de clermont ferran, frança, quando o lotus sai da pista e lançou uma pedra que furou a viseira de seu capacete).

  8. Rodrigo Duarte disse:

    Está convivendo muito com o Cleber Machado Flavinho?

    Brincadeira, abraços.

  9. Leo disse:

    Gostei. Deixou a decisão na mão dos pilotos.

    Até pq, para a última volta de um ultimo GP, não precisam vir ordem dos boxes.

    • galileu disse:

      acho que nesta corrida deveriam proibir o uso dos radios, aí todos teriam que dar ordens ,por meio de placas e todos veriam a marmelada ou não. apesar de que tambem poderiam usar de codigos nelas como nos radios.

  10. Roberto Borges disse:

    Vi alguns posts falando em benefícios auferidos em função de atitudes éticas.
    Os caras da Red Bull são tão loucos que até pode ser que deixem rolar. Eles não são de origem do meio automobilístico, diferentemente de Ron Denis, Domenicalli e trupe, Frank Willians, etc.
    Entrariam para a história, poderiam propagandear aos quatro ventos que além de dar asas também tem ética, que vencer a qualquer custo não é vencer e por aí vai.

  11. Du disse:

    Na minha opinião, nestas últimas corridas do campeonato, não haveria espírito esportivo na Red Bull caso Vettel e Webber estivessem em posições invertidas. A fábrica de energéticos que ver campeão o jovem piloto, não o velho canguru.

  12. Emerson Torres disse:

    Por ainda existir gente assim, é que ainda assisto F1.

  13. Squa disse:

    É impressionante como a Ferrari degradou a imagem que a maioria tinha dela nos últimos 4, sei lá, 5 anos. Hoje acho uma equipinha encardida, que se acha acima do bem e do mal e não dá a mínima pro esporte. Arrogante. Diferente de quando a Williams ganhava tudo, McLarem também.

  14. João O. disse:

    Flávio Gomes,
    acho que no domingo você vai acabar queimando a língua.

    Ou não.

    Abraço!

  15. Silvio Rodrigues disse:

    Se ele manter isso, o Cara é FODÃO….!!!

  16. tevez disse:

    Vettel nao quer o ano que vem um campeao na sua equipe que nao seja ele, alguem queria??

    Webber errou e que se vire….Alias tem que rezar tambem

  17. Diogo disse:

    Falar que é demagogia é mera suposição

    Palms para o Didi, Williams, McLaren e as favas para a Ferrari.

    Abs

  18. Maurício Freitas disse:

    Se haverá jogo de equipe ou não, só saberemos após a corrida.

    O que posso afirmar é que, se a Red Bull perder por não ter feito jogo de equipe, Mateschitz terá minha eterna admiração, não tomarei outro energético que não o Red Bull e ele terá dado um exemplo de esportividade que ficará na história.

    E se ganhar sem jogo de equipe mostrará que ainda vale a pena apostar na honestidade em prol do esporte, porque a Fórmula 1 neste aspecto sempre desmoralizou a esportividade.

    Eu ia mencionar a Williams como exemplo de esportividade, mas aí me lembrei de Jacarepaguá, 1981 e o que aconteceu depois com o Reuttemann por ter se negado a fazer o jogo de equipe.

    Mateschitz, em termos de marketing, é incomparável.

  19. Rodrigo disse:

    Boa tarde 69. por mim que o Vettel se ficar na frente e o queixada tiver em segundo, tenha o sensibilidade ja que não iria ser campeão falasse no Rádio chefe: eu não tenho como ganhar, mais vo deixar meu companheiro ser, contra minha vontade, só para ver o filha da puta do Alonso provar do seu proprio veneno. Com relação ao dono da Red Bull, eu só acredito depois da corrida.

  20. Douglas disse:

    O importante pra Red Bull é o título de construtores, o de pilotos é mera formalidade. Para o Didi, é melhor o título ficar com Alonso do que com Webber, piloto desafeto. E pra quem não lembra, Webber infernizou a vida de Pizzonia na Jaguar, e tinha tratamento de 1o piloto. Aqui se faz, aqui se paga.

  21. Marcio Vieira disse:

    Meu palpite é que a Red Bull não precisará de “joguinho” para ser campeã, e, ainda mais, acredito que o Didi esteja falando a verdade.
    Será, assim, uma das maiores humilhações à Ferrari se os pontos da palhaçada na Alemanha fizerem a diferença.

    • galileu disse:

      até hoje voces falam da alemanha? o cara é segundo piloto e pronto, tinha que deixar passar sim, e por causa da palhaçada que fez talvez perca o emprego na ferrari.
      se ele é primeiro piloto tambem, porque não nos mostra o contrato o espanhol é uma bichona mamas tem os seus direitos, aliás a dupla bichona e bixiga se dão muito bem na equipe.

  22. celio ferreira disse:

    Como tudo na F1 falam uma coisa e fazem outra, Tião Alemão deixará o piloto da terra dos cangurus ser campeã
    afinal é sua ultima chance.

  23. Flavio disse:

    Se a situação fosse inversa (Vettel na frente do Webber) ja teriam declarado o Vettel primeiro piloto ha umas 5 corridas.

    Vão perder o campeonato pro Alonso de idiotas, deviam ter priorizado o Wbber faz tempo.

    Tudo conversa pra boi dormir, todo mundo lá quer ver a Red Bull campeã, desde que seja com o Vettel.

  24. Peter disse:

    A ordem no rádio vai ser para o Webber bater no Alonso e dar o título ao Vettel. “Try to trash on the next lap”. Já ví esta frase em algum lugar por aqui.

  25. Mauricio disse:

    Bom, acho que o próprio Vettel decidiria deixar o Webber vencer. Até porque 2011 está aí, e a situação pode ser invversa…

  26. luiz carlos silva dos santos disse:

    Eu só queria ver se Vetel estivesse na posição de Weber e vice-versa! Queria ver se o espírito esportivo iria prevalecer!

  27. Mauricio disse:

    Esse discureso da Red Bull não cola, pelo simples fato de que o discurso seria outro caso Vettel estivesse à frente de Webber e com muito mais chances de ser campeão.

  28. Antonio disse:

    Quanto papo furado, eles já não mandaram o Webber deixar o Vettel passar naquele acidente ??

    Agora estão se fazendo de bonzões…

  29. heraclito disse:

    Ser ético compensa, a partir de agora só tomo red bul.

    o Bernardinho foi campeão no vôlei de forma vergonhosa, vai carregar essa mágoa para sempre.

    Ser ético, ter coragem, ser sincero, ter personalidade, isto que importa o resto é só detalhes.

  30. miguel direito disse:

    Vettel já deveria ser campeão, se o seu Red Bull não tivesse rebentado 3 vezes este ano.

  31. Mariano disse:

    Alonso ganhará essa corrida. E Flávio Gomes e Galvão darão um fraterno abraço entre si.

  32. Valmir Passos disse:

    Só se o cara for realmente muito burro. Jogar o título fora, e a grana que vem com o título seria de uma estupidez enorme. Mas enfim, veremos.

  33. Antonio Luiz Siqueira disse:

    Minha modesta opnião é que ele ( Didi ) vai deixar que se resolva na pista e capitalizar a idéia. Não compartilho da idéia geral de que a Red Bull é burra e as outras espertas…..Se assim fosse, ele ( Didi ) não seria dono de uma empresa que praticamente criou um produto e emplacou ele a nível mundial e outros foram atrás…..estão subestimando a inteligencia do homem…..realmente neste caso, ganhar o campeonato passa a ser um detalhe.
    Abraços !!!

  34. João Kohl disse:

    O Didi já percebeu que fritar a atitude da Ferrari vai dar mais propaganda para a Red Bull, do que jogar como equipe e faturar o título de piloto também.
    De qualquer modo a Ferrari provou que é válido sim fazer jogo de equipe, se não o Alonso não estaria em primeiro hoje.
    Mas tudo pode acontecer… e se o Alonso não terminar a corrida? E se Vettel mostrar que ainda não esta tão maduro e fazer alguma bobagem? Se o pé frio do Webber resolver apertar a bota?
    Só então após a bandeirada no oriente médio nós saberemos…

  35. Fernando Carvalho disse:

    O Didi (Mateschitz) , que não é o mocó colesterol bufunfa , não vai deixar que sua equipe na prova , estando na ordem Vettel, Weber e Alonso, vire comédia pastelão, ( O touro vermelho entregando tudo para o cavalinho ranpante …….)
    Se não muda o nome da equipe para : Os Trapalhões Bulls …..

  36. Jáder, O Pitoresco disse:

    Seria muito emocionante se no meio do GP de Abu Dhabi o Tião Alemão, já acomodado à posição de escudeiro, de repente ouve a seguinte mensagem no rádio:

    ALONSO BATEU E ESTÁ FORA DA CORRIDA. AGORA É ENTRE VOCÊ E WEBBER. PODE PARTIR PRA CIMA.

    Ja imaginou?!!

  37. Roberto Martinez disse:

    Você anda assistindo ao Cleber Machado ??

  38. Guzz disse:

    Eu acho que vai dar Hamilton.

  39. Edu Di Lascio disse:

    O mundo está tão escroto que a gente acha esse tipo de posicão do dono da Red Bull uma coisa muito estranha, desconfia que tem algo por trás, usa de cinismo na hora de comentar. O que ele diz nada mais é do que o correto, não deveria merecer parabéns por isso. Repito, que mundo escroto que nós habitamos.

  40. Marcelo disse:

    Engraçado, no passado na Lotus os queridinhos “DECLARADOS” pela equipe foram: Clark, Andretti, Mansell e SENNA!!! E ninguém reclamava, achavam até lindo, tudo na equipe era feito para esses pilotos(ok, eles eram os melhores que os companhheiros), só que Schumacher também esteve na mesma situação, e veio a choradeira! E eu pergunto: “O que os companheiros de Clark, Andretti, Mansell e SENNA ganharam?” Eu só vi eles levarem FUMO, para a equipe eles nem existiam, e também foi assim com os companheiros de Senna na Mclaren quando Prost saiu da equipe. Na Williams quem era D.Hill quando Senna estava vivo? Apenas um zé ninguém…E ainda tenho que aguentar o Rubinho choramingando, Rubens chegou a vencer 4 corridas em 2002 e foi vice campeão correndo ao lado de Schumacher, o que Berger ganhou nos anos que correu ao lado do Senna? Absolutamente NADA!!! Outros companheiros de Schumacher também veceram corridas ao lado dele, Hebert, Irvine e Massa! E Rosberg não tem nenhuma reclamação do Schummy, não existe tratamento especial nenhum como Rubinho dizia, acho que o Rubinho tinha é muita dor de cotovelo, Rubinho sempre gostou de ser BAJULADO e não teve isso na Ferrari, Schumacher teve vários companheiros de equipe, somente um ficou na choradeira. Webber esta indo para o mesmo caminho, esta desviando o foco por coisa fútil, Vettel teve 3 problemas mecânicos em 2010, Webber o “vira-lata” nenhum…Webber tinha que se concentrar mais, nas últimas corridas vem sendo superado fáicl pelo alemão, esta desviando o foco por coisa fútil, carro bom ele teve o ano todo, melhor até que o queridinho Vettel. Muita choradeira de Webber por nada, a 3 anos ele não era nimguém na F1.

    Precisa dar ordens a Vettel? Ele sabe o que tem que fazer, se precisar ele vai abrir para o Webber passar. Ele vai saber o exato momento que não dá mais para ser campeão, aí vai ser a hora de pensar na equipe…Schumacher fez isso em 99 ao entregar uma vitória a Irvine, o profissionalismo vai falar mais alto…

  41. Cairo disse:

    FG,

    Eu não acho que seja falta de esportividade o que a Ferrari fez na Alemanha. Tb não acho que RBR esteja pregando tanta esportividade assim.
    Qualquer equipe quando tem dois pilotos iguais (incluindo a Ferrari – lembra quando Mansell e Prost corriam nos carros vermelhos) deixam seus pilotos resolverem na pista, e é o que RBR está fazendo até este momento em que a diferença entre eles sempre esteve pequena. A Mclarem fez isso em 2007 (Hamilton e Alonso). Com Senna na Mclarem foi a mesma coisa: Quando era SENNA versus Allan Prost a equipe deixava eles se resolverem na pista. Já na mesma equipe, ano seguinte, com Senna e Berger a política já era diferente, o foco era daquele que tecnicamente era melhor disparado.

    O mostra que é compreensível que quando a diferença entre os pilotos é tão grande quanto a que existe em ALONSO e MASSA, não resta outra opção que não seja a de priorizar quem é superior. Foi assim também entre Schumacher e Barrichello.

  42. hendrix disse:

    falácias

    red bull ta fazendo a mesma coisa q a ferrari do shummy em 1999
    ou ganha o “escolhido” (vettel) ou perdemos o título

  43. TOM SEM FREIO disse:

    Eu imagino que sim, porque assim o Webber, fica devendo uma ao alemao.

  44. Mário Salustiano disse:

    a alusão ao ET se liga ao fato que uns acreditam e outros não, e no fundo cria-se uma polemica em toda roda que puxar o assunto

  45. Augusto disse:

    O foda é que se a tabela da Red Bull estivesse invertida, o alemãozinho já estaria com toda a preferência do mundo… Demagogia de merda.

  46. Ótimo acho muito bacana isto, mas e se a situação na Red Bull fosse contrária? Será que o discursso seria o mesmo? Imaginem o Webber na frente do Vettel com o Alonso em terceiro? Honestamente, estamos diante de um caso na qual a linguiça comeu o cachorro. Se este cenário estiver ilustrado na última volta, com Vettel em primeiro, Webber em segundo e Alonso em terceiro, eu se sou o Webber literalmente jogo meu carro arriscando tudo contra meu “companheiro” de equipe. Gostaria muito que a filosofia de Mateschitz fosse verdadeira, mas não acredito nisto. Não na Fórmula 1, em qualquer época, diga-se.

  47. Mário Salustiano disse:

    FG, esse será um daqueles fenomenos semelhante ao ET de varginha e afins, analisando pelo lado mercadológico para a empresa Red Bull o que menos pesa agora é o resultado em si, a repercussão e exposição em mídia da marca compensa e muito a perda do campeonato para “colar” a imagem de empresa limpa, quem trabalha em marketing sabe muito bem que seria preciso muito mais dinheiro do que o gasto para fazer a marca da latinha ficar tão em evidencia como ficou esse ano ,não quero aqui fazer julgamento de valor, mas não sou tão ingenuo a ponto de achar que esse cara é tão inocente e puro como quer nos vender, para o bem do esporte teremos durante muitos anos opinões contrárias ao que acontecer domingo, eles dando ordens ou não de mudança aos pilotos e isso no fundo é o que vai importar para o marketing da Red Bull, bem vamos ver….

  48. José Morelli disse:

    Vai nada, o Vettel quer mais é ver o circo pegar fogo! Se ele estiver em primeiro, com Webber em segundo e Alonso em terceiro, ele vai ganhar a corrida e ainda dar aquela risadinha dele. O Vettel é um garoto, jovem, todo jovem é meio sacana, meio rebelde também. Acho que pro Vettel é mais honroso perder o campeonato sabendo que o companheiro e principal rival perdeu também do que abrir as pernas agora, nesta altura do campeonato só pra dizer que ajudou, além do mais depois de tudo que aconteceu ao longo deste ano, desde aquela colisão na Turquia e etc. Portanto vemos que nesta temporada, vimos picos de jogo de equipe com picos de falta de jogo de equipe….É muito interessante. Dá até pra fazer um paralelo com política econômica no mundo hoje, a Red Bull prega o Neo-Liberalismo do Laissez-faire, ou seja, do individualismo econômico enquanto a Ferrari prega o keynesianismo no sentido de que o que é bom pra um é bom pra todos, num sentido mais coletivo do que individual.

  49. Entendi da seguinte maneira: “meu piloto predileto (o Sebastiãozinho) pode ganhar a corrida e o canguru chegar em segundo que não me importo.”

  50. Thiago disse:

    Mais vale um título na mão do que 2 voando …

    Só se a RBR (Galvão disse ontem no Bem Amigos que não tem problema nenhum em falar o nome das equipes, só não explicou porque não fala… ), Red Bull Racing, for muito burra mesmo para deixar o título escapar por causa de, dignidade.

    Mas estou torcendo para o Alonso não completar e ver o Vettel com o Webber brigando na pista pelo título.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>