MIL E UMA NOTAS (4)

SÃO PAULO (desanimado) – Dez poles em 19 corridas é um bom índice, e Vettel fez mais uma agora há pouco em Abu Dhabi, sob a luz prateada da lua e com um capacete horrendo, cheio de purpurina. Deve ganhar a corrida, como ganhou no ano passado, e nem precisou largar na pole.

O abacaxi ficou para Webber. Apagado, desiludido, deprimido, desgostoso, ficou em quinto e terá uma longa trilha pela frente se quiser conquistar um título com o qual nunca sonhou, mas que esteve perto neste ano. Trilha que passa, pela ordem, por Button (quarto), Alonso (terceiro) e Hamilton (segundo). Todos à sua frente no grid.

Pobre canguru. Se for campeão amanhã, será uma verdadeira epopeia.

Vettel, o Tião Alemão, é melhor que ele. E pelo jeito não vai ter de se preocupar, mesmo, com essa história de ordens de equipe. Tinha razão quando dizia, em Interlagos, que era bobagem especular antes de a situação na pista exigir algo. Ao que parece, não vai exigir nada. Ele vai correr para vencer e ficará secando Alonso a distância. Se a corrida terminar do jeito que começa, com Fernandinho em terceiro, o espanhol leva. Vai a 261 pontos, com Tião podendo chegar no máximo a 256. O sábado tirou Webber do caminho dos dois, essa é a verdade.

Pobre canguru, chegou tão perto, agora ficou tão longe…

Hamilton também andou muito bem nos treinos de hoje. Larga em segundo e tem muito pouco a perder. Ficou só 0s031 atrás do 1min39s394 de Vettel, um resultado muito bom. Alonso arrancou uma volta a fórceps no fim e ainda assim ficou 0s398 atrás da Red Bull. Estava em quinto, naquela altura. Poderia complicar demais sua vida. O terceiro no grid foi comemorado com um gol em final de Copa.

E já que começamos pelo fim, destaque-se o sétimo de Barrichello no grid. O resto foi mais ou menos normal: Massa em sexto, Schumacher em oitavo, Rosberguinho em nono. Petrov fechou os dez primeiros, mas aí a surpresa não foi sua presença, e sim a ausência de Kubica — que pela primeira vez no ano não foi ao Q3. O polaco cometeu um erro na sua volta rápida e dançou. Mas tem crédito na praça, como Silvio Santos.

No Q2, que já foi disputado com os refletores acesos enquanto o sol se punha garbosamente no horizonte, Vettel já tinha sido o primeiro a entrar na casa de 1min39s, dando sinais de que seria difícil tirar a pole dele. Houve um entrevero entre Hamilton e Massa que resultou numa câmera arrebentada. O inglês passou por cima daqueles pirulitos que demarcam chicanes, e tinham colocado a pobre coitada lá. Mas nada de grave, exceto para a família da câmera, que está inconsolável. E no Q1, o de sempre, com Buemi incluído entre os seis nanicos — que fecham a temporada, salvo engano, sem terem levado nenhum carro ao Q2.

A partir desse grid, o que dá para prever?

Eu acho que teremos uma corrida bem chatinha. Vettel dispara na frente e some. Pode, no máximo, ter algum trabalho com Hamilton no começo, por causa da velocidade da McLaren em reta. Alonso vai administrar o terceiro lugar. Não vai se esfregar em ninguém. Seu maior adversário está atrás no grid, Webber. O australiano é que pode tentar alguma tática suicida, mas com ele El Fodón não precisa se preocupar tanto. Como já dito, Mark tem muita gente à sua frente até chegar a uma posição que lhe dê a taça.

Vettel ganha a corrida e Alonso será o campeão. É o que vai acontecer amanhã. Sem muitas emoções.

Subscribe
Notify of
guest
93 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Fabio
Fabio
11 anos atrás

Tem tudo para ser uma grande corrida amanha, será interessante ver o Hamilton no meio da bagunça.
E destaco a grande classificação de Barrichello mais uma vez, e o fato de ter feito um tempo apenas 1 milésimo pior que o de Massa com uma Ferrari. Se bem que o Massa ultimamente…

marcos danilo
marcos danilo
11 anos atrás

webber vai vir babando na largada podem esperar

Lucas
Lucas
11 anos atrás

O que é uma pena (diria até um crime) é um campeonato tão espetacular ter a última prova numa das piores pistas a ter recebido uma corrida na F1

Marcelo Soutello
Marcelo Soutello
11 anos atrás

Novo lema do energético com a perda do título de pilotos: Red burro te dá paaaaaaaaatas….

sergio
sergio
11 anos atrás

\\o Massa vai largar com tudo e vai encher a trazeira do fodon,pra alegria dos meus amigos consumidores do Red Bull e tem outra não vou mais comprar ferrari

nilton
nilton
11 anos atrás

Aguardo surpresas amanhã.
A Red Bull economizou um jogo de pneus macios novos para cada um, o desgaste de pneus é muito alto.
Se tudo correr bem Wbber vai parar depois e voltar em segundo atrás de Vettel.
Espero tambem que Button pressione o Espanhol muito.

Enfim vou torcer muito contra o Alonso amanhã.

coelho-df
coelho-df
11 anos atrás

Com Alonso Tri, como fica Massa ano que vem? Ou vai ser corajoso e deixa a Ferrari? Ou vai ser mais um eterno segundeba? E ai FG?

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Já estão falando de um possível jodo de EQUIPES entre Mclaren e RBR, isso seria uma VERGONHA! Já vi isso em 97 com Williams e Mclaren no GP da EUR. Jogo de equipe em uma equipe é até aceitável, mas entre duas equipe diferentes, pra mim é uma VERGONHA!!! Se uma fosse fornecedor de motor para outra, poderia usar essa desculpa, mas nem isso são…RBR e Mclaren metem o pau na Ferrari, mas na hora da decisão também não tem escrupulos! Já que vale tudo, então é melhor a Ferrari mandar uma equipe que usa motor Ferrari jogar o carro em cima de alguém. Já que é “guerra”, então vamos formar as “Forças do Eixo” com Ferrari-Toro Rosso-Sauber, qual o problema, elas usam motor Ferrari, depois ganham um belo abatimento no preço em 2011!

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/11/13/situacao+muda+e+agora+vettel+precisa+de+webber+para+tirar+titulo+de+alonso+10117060.html

Jogo de equipe em uma equipe é até aceitável, mas jogo de equipeS como fez Williams e Mclaren em 97(e pode se repetir hoje com Mclaren e RBR) seria uma total VERGONHA! A Ferrari não esta tão errada assim de fazer jogo de equipe, então vale tudo mesmo! Essa de 97 eu me lembro e não aprovei…com R. Dennis no comando tudo é possível, é por isso que não dou tanto valor aos campeões da Mclaren ao comando de R.Dennis, o cara é muito SUJO!!! Sorte do Emerson que não teve esse canalha como chefe!!!

Julio Cesar
Julio Cesar
11 anos atrás

Primeiro quero parabeniza-lo pela brilhante cobertura do GP Brasil! Muinto obrigado pelas informações! vc foi completo! parabéns! sempre aprecio seus comentarios, abraços!!! Vettel campeao!

Rodrigues
Rodrigues
11 anos atrás

A bomba tá na mão do Webber. Vettel e Alonso fizeram o que era necessário. Cabe agora ao Webber correr atrás do prejuízo.

vitão
vitão
11 anos atrás

pelas barbas do profeta Maomé, FG, quem e´a gata da foto ? ah, concordo com a sua análise também.

Deni Williams L. Pinto
11 anos atrás

Torço para que todos menos Alonso levem o título.

Foda-se a Ferrari e suas ordens de equipe.

RobertoJP
RobertoJP
11 anos atrás

Depois do que aconteceu em 2008 por aqui, não duvido de mais nada.

Clima azedo na RedBull cujo ápice é ambos os carros ‘se encontrando’ pelo caminho
+
Motor da Ferrari de Alonso batendo os pinos nas voltas finais devido à perseguição intensa (às, e das) RedBulls e Mclarens durante quase toda a prova
=
Hamilton campeão novamente!

Se isso acontecer, ele vai ter que largar a F-1 para ter tempo disponível suficiente para pagar esses genuínos milagres… mas minha torcida é para o Webber. Vamos ver no que vai dar.

Spada
Spada
11 anos atrás

Não podemos esquecer que na largada Vettel, El Fodon e Webber se enrosquem e Hamilton ganhe e seja campeão.

Ele quase foi pole, e não tem nada a perder.

Spada
Spada
11 anos atrás

Flávio,

Discordo da sua opinião em parte.

Vettel ganha e Webber não vai ficar lá atrás, olhando pra o Alonso ser campeão.

Red Bull tem um carro melhor que a Ferrari, o que el Fodon conseguiu, foi uma volta rápida, em ritmo de corrida, Webber não vai ficar tranquilinho no quinto lugar.

Se Webber conseguir chegar em segundo, ele leva, caso contrário, Vettel leva.

O título fica com Vettel ou Webber, el Fodon dança!

É isso aí.

markito
markito
11 anos atrás

Todo mundo sabe que a preferencia do Hamiltom é pelo Webber . SE depender do Hamilton , o Alonso só passa ele se os dois baterem .

Marcelo
Marcelo
11 anos atrás

Agora se o Webber quiser ser campeão vai ter que pilotar MUITO, tem que passar Button, Alonso e Hamilton e ainda vai depender da ajuda de Vettel, mesmo com Alonso em quarto.

1)Vettel,256
2)Webber,256
3)Hamilton,237
4)Alonso,258

Webber esta nas “mãos” do alemão…vcs acham que Alonso vai arrisca, o que ele não quer é se envolver em acidente…e nas voltas finais se as posições forem como acima, Webber ainda vai ter que esperar até a última curva para receber a “ajudinha” de Vettel (esse é o problema de FALAR DEMAIS, agora fica nas “mãos” do alemão). A verdade é que, ou Webber “amarelou” nas corridas finais ou ele é “gênio” e ninguém sabe, pode estar com uma estratégia surreal pensando na corrida(não parece), vai ter que arriscar muito! Na Ferrari a ordem é Alonso ficar tranquilo e não se envolver em acidente, já na Mclaren com RON DENNIS de volta, a ordem do Chefe é:

R.Dennis ao Button:
“Button deixe Webber passar, ele tem que ir pra cima de Alonso e Hamilton, pode dar merda com Alonso e vc ganha 2 posições”

R. Dennis ao Lewis:
“Fique “grudado” em Vettel até as voltas finais, NÃO ME FAÇA BESTEIRAS(risos)!!! Se Alonso e Webber abandonarem vc esta na briga pelo título com Vettel, vá com tudo pra cima do alemão nas voltas finais que vc não tem nada a perder, ele na frente é campeão, qualquer choque entre vcs alemão é sempre o vilão, se vcs baterem ele pode ficar pelo caminho e vc pode vencer a prova e o campeonato, não vai fazer BESTERIAS que eu te pego pelo PESCOÇO!!!”

Esse é o R.Dennis que eu conheço…rs

Tudo pode acontecer, o grid esta sensacional, a corrida vai ser uma “guerra” de nervos!!!

Clayton
Clayton
11 anos atrás

Com a classificação de hoje, é de se imaginar a seguinte situação: Vettel folgado na ponta faltando poucas voltas para o fim da corrida. Alonso em quarto e Webber, à essa altura sem perpectivas de título, em quinto, colado no espanhol. O australiano se esforçaria em ultrapassá-lo e, dessa forma, garantir o campeonato para o companheiro de equipe?

Tiago
Tiago
11 anos atrás

Torço para que Alonso perca o título.

Cabra
Cabra
11 anos atrás

Quando tudo fica muito previsível é que algo surpreendente pode acontecer.

Eu ainda aposto no Webber.

Gabriel Curty
Gabriel Curty
11 anos atrás

Flávio, o Glock chegou ao q2 numa prova de chuva e que o massa bateu no treino..acho q nessa prova, o kova também chegou

José Guilhermo
José Guilhermo
11 anos atrás

Vai ser duro ter que aguentar o Galvão se o alonso for campeão vai ser um chororo eterno, e capaz do Galvão ate inventar um tricampeonato circunstancial, já que ele diz que o raikkonen é campeão circunstancial em 2007, já que o Massa deixou ele vencer aquela corrida em interlagos em 2007, fazendo o jogo de equipe, eu acho que será justíssimo se o Alonso for campeão já que a Ferrari e a terceira equipe da temporada isso demonstra o tremendo piloto que alonso é, com um carro inferior a RBR tira leite de pedra, já o nosso Massa faz um temporada medíocre e NUNCA é criticado pela emissora oficial, simplesmente ridículo, agora vem com essa história dos pneus, se ano que vem ele for batido novamente qual será a desculpa?, Já o coitado do Hamilton fez algumas corridas excepcionais esse ano é criticado duramente quando erra, só porque ele tirou o titulo do Farsinha em 2008, é bom lembrar que na época, diferente de hoje, a Ferrari ganhou o mundial de construtores disparado, nem assim o Farsinha foi campeão, mesmo tendo o melhor carro, hoje a Ferrari esta em terceiro no mundial de construtores e Alonso mesmo que não seja campeão já vez muito , enquanto o Felipe Farsa fez um campeonato VERGONHOSO , e NUNCA é criticado pela emissora oficial, Por que será?

fabricio
fabricio
Reply to  José Guilhermo
11 anos atrás

Muitos acham que intendem de F1, mecânica, acerto de carro. O verdadeiro problema de Massa é com os freios( freia muito), por isso sempre é mais lento que o Alonso. rsrsrsr

ALEX B.
ALEX B.
11 anos atrás

Ali Babei!

Jorge Silva
Jorge Silva
11 anos atrás

Aposto em uma corrida diferente.
A McLaren larga melhor que a Red Bull, então Hamilton assume a liderança na largada, e aguentará a pressão de Vettel durante o dia que é quando a RBR é melhor, a noite ele consegue melhorar e controlar a distância.
Vettel ficará em segundo e vai pressionar Hamilton no começo, a noite não vai conseguir acompanhar.
Alonso vai perder a posição na largada para Button porque a McLaren larga melhor e ele não vai se arriscar em dividir a curva, então só vai se preocupar em não ser ultrapassado por Webber.
Webber vai arriscar e partir para cima de Alonso, por ser sua única opção e com esse apetite, que não é caracteristica sua, além da pista não ter muitos pontos de ultrapassagem, vai se enrroscar com Alonso e os dois ficarão fora ou perderão muito tempo para voltar.
Então com Hamilton, Vettel e Button, o grande divisor de águas vai ser Button, se conseguir acompanhar Vettel no começo quando a Red Bull é melhor, vai ultrapassar o alemão no box que será sua única chance, pois Vettel nunca o deixaria passar na pista e perder o título.
Resultado final Hamilton, Button e Vettel. Alonso e Webber não pontuarão, Hamilton campeão! rsrssrs
Essa seria minha corrida dos sonhos hehe.

Caio Cesar
Caio Cesar
Reply to  Jorge Silva
11 anos atrás

Engraçado, Jorge eu tive o mesm,o sonho!!!!!KKKKKKK!!!!!!

Blume
Blume
11 anos atrás

A Red Bull pode ter preferência emocionais em favor de Vettel ( normal, o alemão é jovem, carismático e todas as equipes querem tê-lo após o término do seu contrato). Mas, em termos de qualidade de trabalho e equipamento, Webber não pode reclamar de nada! Seu carro sempre foi consistente, os mecanicos sempre trabalharam com prefeição antes e durante as corridas, e seu carro não teve nenhuma quebra. As duas vezes em que não terminou a prova foi por erros dele.
Já sebastian teve 3 quebras ( 2 primeiras corridas e na Coréia) e ainda cometeu 3 ou 4 erros graves ( ele deve se arrepender até hoje! rs).
Enfim, acho que a Red Bull em nenhum momento quis favorecer diretamente mais a Vettel que a Webber. Aquele episodio da Inglaterra, da Asa dada a Vettel foi uma grande bobagem! Já que Vettel era quem precisa do equipamento e não webber. E no final, nao fez diferença em termos de velocidade, pois webber venceu a corrida.
Acho que se Alonso for campeão ele será por méritos é claro! Mas, principalmente por sorte!
Este ano tinha tudo para ser de Sebastian Vettel. Ele tem o carro mais veloz e consegue tirar da maquina o seu melhor. E provou isso nas últimas corridas. Enquanto Webber, preferiu o papel de coitadinho e vitima. Queria ter preferências na equipe, mas esqueceu-se de que não estar na Ferrari. Já que essa é a equipe que agi assim.

Marcos
Marcos
Reply to  Blume
11 anos atrás

A asa era nova e cada um tinha a sua, não tinha nada que dar asa coisa alguma para o Vettel.

Dionisio Pastore
11 anos atrás

Tá todo mundo fazendo previsões e estão descartando o imponderável. Corridas são imprevisiveis, os motores quebram, os pilotos batem. Vou torcer para um strike na largada.

Gustavo Pereira
Gustavo Pereira
11 anos atrás

E se Alonso e Weber baterem?

Vettel campeão!

cristian
cristian
11 anos atrás

perfeita análise, Flávio!

mendes
mendes
11 anos atrás

Todos contra um (Alonso).
Acho que o Hamilton treme de novo na frente do Alonso, e dá outra escapadinha.
Vetel vai embora com alonso atrás.
Mas e os motores ???……..
O espanhol e Vetel podem decepcionar…

Button
Button
11 anos atrás

o que eu acho mais engraçado é que Vettel ainda tem um bom número de torcedores no Brasil, enquanto Alonso é visto como vilão pela maioria.
Sabe porque? Bom, até agora, a RBR não teve a oportunidade de mostrar “na prática” todo o favocimento que Vettel tem internamente na equipe. Vai ser engraçado se Button passar Alonso e o título de Vettel, o queridinho da equipe, depender do esforço de Webber.
O discurso oficial da RBR é que não há ordens de equipe. A frase deveria ser completada “não haverá ordens de equipe a favor de Webber”.

Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes
Reply to  Button
11 anos atrás

Aqui, como no resto do mundo civilizado, pode-se falar Red Bull, Button.

sergio
sergio
Reply to  Button
11 anos atrás

o buton,o nome da equipe é red bull,paga pau do fodon

Fomriga
Fomriga
11 anos atrás

Webber bate com Alonso, quebram as asas e Vettel se torna campeão!!!!!

Billy
Billy
11 anos atrás

Falou-se a semana toda sobre Vettel dar passagem a Webber. Mas imaginem o cenário: voltas finais, Vettel em primeiro folgado, seguido por Hamilton e Button, e atrás Alonso com Webber na cola com mais carro. O que será que o canguru faria? De certa forma, o título do “companheiro” estaria em suas mãos. Palpite meu, Webber nem incomoda o espanhol.

niko
niko
11 anos atrás

e no fim das contas Alonso vai ser campeão graças aos 7 pontinhos que ganhou do massa na alemanha, quem vai criticar a ferrari agora?

Ricardo Moreno
Ricardo Moreno
11 anos atrás

Torço para que a corrida seja emocionante, mas ao que tudo indica, Alonso vai ser campeão em 3o. Ele dificilmente erra, ainda mais nessas horas.

Gomes, Virgin (ex-VRT) e Lotus foram ao Q2 na Bélgica, com Glock e Kovalainen, por causa daquele treino bagunçado em função da chuva.

Rafael Wuthrich
Rafael Wuthrich
11 anos atrás

Simples: “Fernando is faster than you” teve sua razão de ser. E o Galvão revoltado por causa dos 7 pontos. E agora, Galvão?

uka
uka
11 anos atrás

Kubica tem crédito mesmo. Pra mim, foi disparadamente o melhor dos últimos 3 anos. Mas continua faltando carro pra acompanhar a performance do polaco. Tomara que a Lada se coloque à altura dele no ano que vem.
Já amanhã, quem sabe o chucrutinho larga mal, o asturiano cover do Iggy Pop leva o azar que ainda não teve na temporada e o canguru ganha o campeonato fazendo um 4o. lugar, com dobradinha das Mclaren? Pronto, fiz meu palpite besta.

Mauricio
Mauricio
11 anos atrás

Alonso só não leva o caneco se quebrar.
Como precisa apenas chegar na mesma posição em que está, não vai se arriscar em disputas desnecessárias com Vettel ou Hamilton.
E como sempre tem um bom ritmo de corrida, deve conseguir manter a posiçao com alguma tranquilidade.
Ainda mais que a McLaren, considerada a fiel da balança, não deve ter em corrida um desempenho tão bom quanto teve no treino. A configuração utilizada hoje, com pouquíssima carga aerodinâmica, será impraticável durante a prova inteira, em um circuito onde o desgaste de pneus é crítico.
Uma curiosidade: agora é Vettel que depende de Webber. Se Vettel confirmar a vitória, precisará que Webber ultrapasse Alonso, além de torcer para que Button ou outro piloto faça o mesmo.

Zago
Zago
11 anos atrás

Glock e Kova foram pro Q2 na Malásia, debaixo daquela chuva no qualy.

Vejo o Tião Alemão com chances. Button e Canguru tem mais carro que El Fodon. Se passarem o espanhol, Vettel pode sonhar com a taça.

Marcos
Marcos
11 anos atrás

E pensar que se o Hamilton não tivesse saido duas seguidas ainda estaria no páreo.

mendes
mendes
Reply to  Marcos
11 anos atrás

é verdade,
este ” se” é que atrapalha,
e ‘se’ os outros tambem não tivessem saído
estaria tudo como está.

fabricio
fabricio
Reply to  Marcos
11 anos atrás

se sapo tivesse asas não pulava, voava. O ” se ‘ não existe.

Rodrigo Rocha
Rodrigo Rocha
11 anos atrás

Os nanicos não levaram carros ao Q2 em condições normais, mas chegaram a ficar a frente de duas Ferraris e duas Mclarens logo na terceira corrida, lembra?

Gabriel F. Siqueira
11 anos atrás

Kovalento levou! http://esporte.ig.com.br/grandepremio/formula1/2010/08/28/webber+ratifica+forca+da+red+bull+com+pista+seca+e+e+pole+em+spa+9575847.html
Ao que me parece, Trulli também, não é?
Kovalainen certamente o fez.

Pinho - Bauru
Pinho - Bauru
11 anos atrás

é, emoção mesmo, creio que teremos apenas na largada…. saber qual será o papel de Hamilton nisso tudo… depois desse momento, monotonia… e esperar para ver se não haverá quebras ou algo parecido.

e o Galvão hein!?!? quer dizer que o Massa foi campeão mundial por meia volta??? em que enciclopédia consta isso? hehehe…

fabricio
fabricio
Reply to  Pinho - Bauru
11 anos atrás

Só na cabeça dele. rsrsrs

galileu
galileu
Reply to  Pinho - Bauru
11 anos atrás

250 a 300 metros, e olhe lá, essa é mais ou menos a distancia da junção até a bandeirada.

Ricardo Cosme
Ricardo Cosme
11 anos atrás

Vai dar Webber na cabeça, pode anotar aí. Vai passar todo mundo, ficar colado no rabo do vettel a corrida toda e na última volta eles trocam de posição, vai ser a corrida da vida do canguru, que vai dormir puuuuuuuuuuuuuuuto da vida hoje e acordar com o capeta no corpo amanhã

galileu
galileu
Reply to  Sidney Andreato
11 anos atrás

porque ?

Eder Casagrande
Eder Casagrande
11 anos atrás

Ahhh tomara que não… Quem sabe alguém não bate no Alonso? Hehehehe!!!

Secar nao custa nada!

Rodrigo
Rodrigo
11 anos atrás

Eu acho que alguém bate no Alonso. Voluntários não faltam.

galileu
galileu
Reply to  Rodrigo
11 anos atrás

tem que pegar senha, já está no n° 430

Emmanuel
Emmanuel
11 anos atrás

Salvo engano, Glock e Kova foram ao Q2 uma vez cada um.

Jean Paul Jones
Jean Paul Jones
11 anos atrás

Meio duvidoso esse capacete do Vettel cheio de purpurina. Seria uma homenagem para o Nick B.?

Lucius
Lucius
11 anos atrás

concordo…. el fodon e tambem sortudon