É TÃO DIFÍCIL ASSIM?

SÃO PAULO (sem sono) – O Diego Ximenez mandou a notinha do sempre ótimo Carsale. Trata-se de um veículo elétrico japonês em estilo mais do que retrô. É um calhambeque do século 21, o tal de Miluira. OK, uma graça, e tal. Legal mesmo. Mas tem autonomia de 35 km! Pô, não dá. Custa uma fortuna, além de tudo. Será que é tão difícil assim fazer carro elétrico? Esses que as grandes estão colocando nas ruas vão emplacar? Será que é mais poluente e antieconômico fabricar e descartar baterias do que seguir com os motores a explosão?

Às vezes, acho que estão nos enganando e penso que já há tecnologia pronta para substituir a gasolina amanhã, se preciso. Carro elétrico me parece uma coisa tão simples… E energia solar? Por que não usar em veículos? Já vi até carros movidos a água, ou a vento. É só procurar no VocêTubo, tem de monte. E nenhuma dessas invenções mirabolantes capazes de salvar o planeta e ferrar com os países da OPEP, as grandes petroleiras, os xeiques e o Chávez vai para a frente.

Bem, voltando ao calhambeque japonês, lamento. 35 km de autonomia é sacanagem.

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Alexandre Werner
Alexandre Werner
13 anos atrás

35 km é a mesma autonomia da minha bicicleta movida a pedaladas. Isso pq estou 30 kg acima do peso…

edkaefer
edkaefer
13 anos atrás

o lance do carro elétrico é o seguinte: saímos da dependência do petroleo e entramos na era da dependência do Lítio, base para a fabricação das baterias. Ao que me consta, a maioria das reservas de Lítio estão no território da China…….

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Vamos andar de bicicleta, moçada…

Carlos Manoel
Carlos Manoel
13 anos atrás

O pessoal acaba se esquecendo que a energia não brota do nada. A Energia elétrica gera um grande impacto ambiental para ser produzida, principalmente em países onde a matriz energética é predominantemente à carvão. Estaremos emitindo poluentes do mesmo modo, e ainda teremos os problemas com o descarte das baterias.

Mas tem coisas piores, como o carro movido a ar por exemplo. Uma reportagem do IG dizia que era uma revolução, o carro a Ar Comprimido, que não polui. Mas e DE ONDE VEM A ENERGIA PARA COMPRIMIR O AR? O carro acaba sendo mais poluidor que os outros.

Eu particularmente gosto da idéia do Volt da GM, que usa um motor a combustão, trabalhando sempre no ponto de maior eficiência (onde polui menos), para carregar um motor elétrico, que não tem problemas com marcha lenta e afins.

Alex Ueda
Alex Ueda
13 anos atrás

No começo do século passado, a maioria dos táxis eram movidos a eletricidade nos EUA, mas foram substituídos por veículos a combustão.
E depois de tanto tempo é interessante notar que a evolução das baterias não foi tão significativa.
Bom…tenho que carregar o note agora. Valeu!

Snowmeow
13 anos atrás

Esse Miluira é um exercício de estética. Não tem uma aplicação útil, e sua autonomia é só para desfilar pelo salão. Se os japas quisessem, eles fariam o Miluira passar dos 1000 Km. Mas claro, não querem chamar tanto a atenção.

Voltando às energias alternativas, o “combustível” do futuro ficará à escolha do cliente: Veículos a ar ou elétrico para ambientes fechados e curtas distâncias, e veículos a etanol para longas viagens em estradas e veículos mais pesados, ou para quem quiser maior desempenho. Esse seria um paradigma ideal.

gleitef
gleitef
13 anos atrás

Medonho!

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
13 anos atrás

Isso é coisa para os POLITICAMENTE CORRETOS, esses bobos, que dizem que estao na moda respeitando o meio ambiente. Para quem gosta mesmo de automovel, esse tem que funcionar a gasolina e fazer barulho.

2SIX
2SIX
13 anos atrás

Não acredito em carros 100% elétricos. Não há nenhum sistema de distrubuição de eletricidade que suportaria a carga. Além disto, energia não é criada e sim transferida (ou armazenada).

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
13 anos atrás

Gomes, o problema dos carros elétricos sempre foram 2:
1- Peso das baterias
2- Autonomia
Eu nunca achei que carros eletricos fossem a solução, pois, imagine a situação de todos no mundo com carro elétrico “espetando” na tomada para carregar…. aqui no Brasil com esta infra elétrica de merda, teriamos apagões um atrás do outro.
E as baterias??? Com o tempo elas perdem a capacidade de carga, com isso, lá se vai a autonomia… e depois? O que fazer com 200kg de baterias a serem inutilizadas?

Numa boa? Eu prefiro o bom e velho ALCOOL (não o chamo de Ethanol pq é brasileiro, fodam-se os gringos) que degrada muito menos o ambiente e é fácil de adaptar em motores à gasolina. Se não haverá cana no mundo inteiro? Dane-se… é nosso! Os gringos que tratem de inventar um bio-combistível para eles!!! Eles não são os fodões????

Renan
Renan
13 anos atrás

Eu penso a mesma coisa quando vou a um banheiro com o secador eletrico….
não desmata… mas e a poluição para produção de energia eletrica??

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Flavio, concordo com vc! Tb creio que está fácil, se tiverem vontade, de produzir carros que não dependam do petroleo.
Pesquise sobre “Produzir energia com esterco”, por exemplo. Podemos fazer até carros movidos a cocô! rsrsrs
E lembrar que o saudoso Gurgel já fabricou carros elétricos nos anos 1980… Já se vão 30 anos!

Zé-Taubaté
Zé-Taubaté
13 anos atrás

Falou e disse, Flávio! É impossível acreditar de verdade que esses caras já não poderiam produzir e vender carros elétricos com autonomia e preço competitivo. Obviamente, a indústria do petróleo não deixa.

J. Alves
J. Alves
13 anos atrás

Red herring… Esse “carro” é de brinquedo, claro, pra colecionador excêntrico. Não passaria pelas normas de segurança de nenhum país minimamente sério, tenho certeza.

Os carros da Tesla são puramente elétricos, e tem ótimo desempenho e bastante boa autonomia (de 150 a 300 milhas dependendo do “power pack”). Claro que isso custa os olhos da cara. E seria difícil imaginar o que aconteceria com a rede elétrica com um monte de gente chegando em casa no fim do dia e plugando os carros… Sem falar claro que a energia pra produzir a eletricidade (ou o hidrogênio) tem de vir de algum lugar, e por enquanto tem bem poucas opções viáveis: fóssil, nuclear e hidroelétrica. Ainda vai longe pra vento, solar, etc. terem condições de arcar sozinhos com a carga. E quando não venta? E onde tem pouco sol? Etc. etc.

No fim das contas é a velha história: ninguém vai se preocupar seriamente com as “alternativas” até o ponto onde os combustíveis fósseis fiquem escassos o suficiente pros preços subirem… O ser humano não consegue agir proativamente, só reativamente, infelizmente.

diego
diego
13 anos atrás

eu gostei do carrinho,só jogar fora o motor eletrico colocar um motorzinho dois tempos e pronto.

André Soler
André Soler
13 anos atrás

existe até carro com autopropulsão! É tão simples é só usar um par de imas se repelindo dentro de uma roda! e quando mais aproximar um do outro mais rápido se anda!

braulio
braulio
13 anos atrás

Deu um certo orgulo do Gurgel. O Itaipu era um elétrico de 74 mais barato, com melhor desempenho, mais autonomia e (incrivel que alguem perca nisso para um gurgel!) mais espaço

Mário Campos
13 anos atrás

Eu sou contra os carros elétricos (não no Brasil) e te dou uma razão muito simples. Na maior parte do mundo, queimam carvão para obter energia elétrica. Carvão é muito mais poluente do que gasolina e a diferença é ainda maior quando se compara com etanol ou metanol. O futuro está entre o aproveitamento de energi solar, recuperação de energia cinética e a utilização de células-combustível, melhorando o rendimento, ou seja, a quantidade de energia transformada em movimento por litro ou kW consumido. Aí sim eu vejo futuro.

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
13 anos atrás

Em relação a carros elétricos só tenho uma perguntinha básica pra qq fabricante que se propõe a utilizá-lo: Qual a relação custo x eficiência x poluição x durabilidade das baterias? O custo de produção e a poluição que ela gera, se não é pior que a do petróleo, chega perto. Niquel, Cádmio, Plástico, precisa de Energia para se extrair, agride o meio-ambiente, tem o refinamento, as indústrias de beneficiamento etc etc…. se parar pra pensar, elétrico limpo é o falo!

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

O motor elétrico é sem dúvida alguma o motor de melhor rendimento que existe entre todos os disponíveis. A sua eficiência em relação a um pesado, arcaico e anacrônico motor alternativo a explosão chega a ser uma comparação covarde, ganha de 1000 X 0 , o problema principal é………… o armazenamento de energia disponível.
Nos ultimos cem anos o motor elétrico evoluiu bastante, quer seja em tecnologia, confiabilidade e materias empregados, além de uma durabilidade e robustez a toda prova, problema é que as baterias continuam monstrengos pesados e arcaicos, não acompanharam a evolução geral da energia eletrica e seus sistemas. Com o advento das centrais computadorizadas e seus eficientes e robustos PLC’s hoje podemos aproveitar a energia a um nível nunca antes imaginado. o problema continua no armazenamento.

Dem esse é o capítulo carro eletrico X armazenamento de energia, quanto a tão propalada “poluição zero” ou combustível verde” o buraco é bem mais embaixo, isso só valeria com 100% de certeza para carros reabastecidos com energia eólica ou solar, a hidroelétrica apesar de ser limpa causa sérios problemas ambientais, a represa Hoover está acabando com o rio Colorado pois o lago retém todo o sedimento que serve como fertilizante e fonte de vida para a via a juzante da represa,e a montante temos o problema de assoreamento e e entupimento do rio, ou seja : uma tremenda cagada.
Preço para desfazer a cagada: algumas centenas de BILHÕES DE DOLARES!!!!
E ainda mais: essa energia “limpa” pode estar sendo gerada por uma charmosa termoelétrica movida a carvão mineral que polui em média 220 x mais que uma termoelétrica a TBF que já polui pra caralho. Ou ainda pode provir de alguma “ecológica” usina nuclear que até agora ninguém sabe o que fazer com aqueles simpáticos tambores que possuem aquele desenho que parece um desenho tribal e que leva em média alguns milhões de anos para se tornar inofensivo. Acho tempo demais para nós que com muita sorte chegamos todos fudidos aos 90 e olhe lá…..
Portanto essa balela de carro elétrico é só isso: UMA BALELA!!!! O que precisamos é criar propulsores mais economicos e desenvolver as células de combustivel para um nível tolerável de custo, e também devemos parar de encher esse planeta de gente. só a China hoje em dia tem a população do mundo inteiro em 1939, isso foi ontem!!!! Aonde vamos parar? ao contrário do projeto habitacional do Serra , o planeta não permite “puxadinhos” como são feitos na casa da sogra. Se não repensarmos esse lindo planeta azul em poucos séculos estaremos todos dizimados ou habitando algum lugar tipo Planeta dos Macacos, não tenho dúvida que o planeta está prestes a promover alguma vingança com esse ser tão mesquinho, aproveitador e ingrato que vive como parasita nas suas costas, tudo toma e nada dá em troca.

Luiz
Luiz
13 anos atrás

Carros Hibridos, com um tal de “Kers”, que na verdade melhoram um pouco o consumo.
A Nissan colocou no EUA o primeiro carro totalmente elétrico.
Eficiente para se andar nas cidades, mas não fora delas.
Uma coisa que deixa os veículos um pouco restritivos, são os motores elétricos necessários para se movimentar o carro. Por exemplo, ou usa-se motores com imãs de Terras Raras, porém o preço vai as alturas, ou usa-se imãs normais, porém o carro pesa 2 toneladas.
As petrolíferas são parte disso, porém não sei o que é mais prejudicial, queimar gasolina, ou produzir mais eletricidade, para recarregar os carros, queimando mais carvão, ou consrtruindo mais usinas.

Yuri Machado
Yuri Machado
13 anos atrás

Além da questão passar pelo petróleo, ainda há impedimentos tecnológicos quanto as pilhas de combustível (hidrogênio) e baterias. O conceito já existe na prática, mas não de forma eficiente que garante níveis próximos de autonomia e potencia dos veículos atuais.

Pra mim o enfoque deveria ser na expansão do uso de usina nucleares. É a energia mais limpa do planeta. Termelétricas envolvem a queima e o processo de construção de hidreléticas envolve a decomposição da mata local e mais toneladas de gases na atmosfera.

Alex
Alex
Reply to  Yuri Machado
12 anos atrás

Mesmo que a produçao de energia venha pela queima de carvão, ainda é 2,4 vezes menos poluente que motores à combustão. veja: http://eco4planet.uol.com.br/blog/2009/09/nao-carros-eletricos-nao-poluem-mais-que-os-carros-atuais/

Ron
Ron
13 anos atrás

Eu lembro, há alguns anos atrás, de um mito sobre alguém que teria desenvolvido um carro a água e que teria recebido uma grana altíssima para dar fim no projeto. Hoje esse projeto com água seria certamente criticado por levantar a ideia do uso dela como combustível ao invés de recurso essencial (assim como é o etanol em relação à produção de alimentos).
Quanto ao carro elétrico, o preço é devido ao fato de ser “novidade”: produto novo sempre começa caríssimo, daí em alguns anos torna-se popular. Depois tem os produtores de petróleo que não irão querer perder o mercado, deixando que outra coisa substitua o combustível fóssil deles.
Agora tem o seguinte para carros elétricos: podem inventar um carregador portátil. Não existe um carregador de celular com uma manivela? O carregador de carro poderia ser uma bicicleta com eixo acoplado num motor elétrico ligado na bateria. O cara pedalava para recarregar o carro. Se bem que, a menos que precisasse levar o carro mais alguém, ele poderia chegar no local se usasse a bicicleta (talvez fosse mais rápido).

Sidney Cardoso
Sidney Cardoso
13 anos atrás

Flávio
Concordo plenamente contigo quando disse: ” penso que já há tecnologia pronta para substituir a gasolina”.
Também já vi no Youtube um carro movido a vento que foi feito por um construtor de F1. E o melhor : além de não poluir, o ar sai da descarga mais limpo do que entrou.
Tá na cara que ainda não estão sendo fabricados em série por causa do lobby das grandes empresas.

galileu
galileu
Reply to  Sidney Cardoso
13 anos atrás

todo mundo, se esqueceu, mas na segunda guerra mindial, devido ao racionamento de combustivel, nossos carroscorreram com gasogenio, ima engenhoca que queimava lixo e outras materias organicas, chegaram a faze cxorridas com as carreteiras. tinha um fime que o cara estava em uma ilha dominada pelos japas, e ele tinha que salvar umgrup,o de crianças, ele adaptou um onibus velho para esse sistema e queimava cascas de coco.

Claude Bes
Claude Bes
13 anos atrás

o combustivel mais abundante e a agua H2O hidrogenio e oxigenio quem conseguir separar economicamente e combinar novamente resolvera definitivamente o problema dos transportes, durante a altima guerra mondial quando ainda eu morava na frança, anos 40, meu pai patenteo e fabrico um conjunto que andava com carbureto, o citroen carregava na trazeira um gerados de acetileno, o resultado era identico a gazolina, ele vendeu centenas de equipamentos, infelizmente os alemáes proibiram o uso, e autorizaram somente o uso de gazogenio. . náo podemos esquec er tambem que o engenheiro LEAR, VENDEU A SUA PATENTE DE CARRO A VAPOR, e fez com esse dinheiro a fabrica de jatos Jetlear.a patente foi arquivada pnáo fazer cocorrencia ao motor a explosáo…que e o que interressava aos petroleiros…lear fez um onibus que levava menos de 10 segundos p criar o vapor e arrancar…

Rodrigo Mota
Rodrigo Mota
13 anos atrás

Minha opinião.

eu acho que novas tecnologias sempre serão bem vindas.

por exemplo:

na aviação todo mundo reclama que o airbus não tem manche, mas ninguém reclama que o sistema de navegação do jato é preciso pra caramba…

eu acredito que talvez demore e talvez muita gente crie resistência, não vai ser de um dia pro outro que todo mundo vai olhar com bons olhos um carro que não faz barulho e que não vibra e não cheira.

eu acho que devemos pensar de maneiras mais amplas e ver que se no futuro os carros forem movidos por motores a pistão de alto rendimento, por eletricidade, hidrogênio, nuglear, turbo-eixo (reação), solar, ar-comprimido ou qualquer outra forma de motor será porque o consumidor assim o quis…

E digo mais.

Não estranhem se no futuro os carros não tiverem volante e sim os “sidestick” como os Airbus, eu acho uma ótima idéia. acredito que não vai demorar muito para termos algum tipo de piloto automático nos carros, com sistemas de guia de direção inteligentes e um bom FMGS com GNSS integrado. se no futuro os carros não tiverem câmbio eu também não fico surpreso…

aliás eu acredito nas seguintes probabilidades:

1) Motor a pistão de alto desempenho:
-maiores taxas de compressão, uso do sistema “turbo” e melhor custo-benefício, tamanho reduzido.
-combustíveis de maior octanagem para melhorar o rendimento do motor
-uso do KERS junto com o motor a pistão.

2)elétrico puro
-baterias de alto rendimento.
-KERS alimentando a bateria nas frenagens e um sistema de dínamo que proveria recarga de 50% da bateria em uma viagem de 5 horas em um sistema fechado.

3)hidrogênio
-sistema fechado, com motores elétricos como backup.
-postos com sistemas de abastecimento do gás hidrogênio para motores de maior performance.

4)ar comprimido
-poderia ser baseado em algum sistema fechado de contra-pesos e uso do “jato” no escapamento para ganho de desempenho.
-tecnicamente seria o motor que menos daria trabalho e mais fácil de manutenção.

5)nuclear
-combustível perpétuo, mas o risco de vazamento radioativo requer uma cápsula bem vedada.
-grande ganho de rendimento em viagens longas, autonomia do carro limitada somente ao desgaste dos pneus.

6)turbo-eixo
-tecnologia já existente (helicópteros) e já comprovada como eficiente.
-confiabilidade,grande potência em um espaço pequeno.
-TBO (manutenção) baseada em horas e não em KMs.

tecnologia embarcada:

-no lugar de volantes, sidesticks.
-computadores de bordo inteligentes, com sistema de navegação integrada e uso de FMGS e GNSS.
-TCAS automotivo com sistema “resolution” embutido.
-HUD automotivo.
-em um futuro avançado uso da “visão sintética”, carros sem vidros e com possibilidade de visão tridimencional e sistemas infra-vermelho de detecção.

eu acredito na evolução, gosto de motores barulhentos, MAS não podemos fugir da tecnologia.

Leonardo de Souza
Leonardo de Souza
13 anos atrás

Flávio veja esse documentário sobre o “fim” dos carros elétricos, http://www.youtube.com/watch?v=39K36Rw7LYc não é díficil criar um carro elétrico o problema são as montadoras+petróliferas+governos, assista ele completo que vale a pena, dá uma boa idéia sobre o carro elétrico e do porque de ainda não ter sido implementado em grande escala.

Roberto
Roberto
13 anos atrás

Haveria mais guerras, pois ninguém mais iria comprar Petróleo dos países árabes e Venezuelanos (até tu Chávez).
Já existe tecnologia para fabricar carros movidos por qualquer outro combustível alternativo e opções não falta.
Biocombustíveis (mais limpos e que não agridem a natureza), Etanol (antigo alcool), hidrogênio, eletricidade, solar (poderia recarregar as baterias dos carros elétricos em movimento ou parados em lugares onde o sol reflete sua luz = energia) e outros mais mirabolantes como a água.
Se pudessem fazer algo agora pelo meioambiente já teriam feito isso a muito mais tempo. As grandes montadoras estão desenvolvendo veículos cada vez menos poluentes, mas que utilizam motores de explosão. Não deve ser agradável produzir carros em longa escala com motor de combustível diferente. Já que a tecnologia dos carros para usar os combustíveis alternativos ainda custam caro. Não custa nada cada empresa lançar todo ano estes veículos até se tornarem viável economicamente e incentivar as pessoas a comprarem, fazem um paralelo entre um carro poluente e um carro econômico e limpo. Idéias são que não faltam. Faltam é atitude para mudar coisas, pois motor a explosão poluentes já deveriam ficar nos museus e nos livros de história. Assim como aconteceu com o motor movido a vapor.

Eu queria ver alguém fabricar pelo menos 1 veículo movidoa energia nuclear. Claro, experimentalmente.
O compartimento do combustível seria totalmente chumbado e o veículo blindado por segurança caso sofra algum tipo de colisão e o tanque seja perfurado. Diria que o motor poderia ser pequeno e nem precisaria repor o combustível pois ele seria ilimitado. Seria necessário fazer a troca das pastilhas radioativas desgastadas.

Sidney Kuhin
Sidney Kuhin
13 anos atrás

Sobre meu ultimo comentário sobre o carro a AR, faltou eu mencionar um fato.
Fiquei tão fascinado pelo CARRO movido a AR que alguns anos atrás eu tinha uma moto da Kasinsky que tem fabrica em Manaus e o dono da fábrica tinha planos de fazer um automóvel popular tipo os da GURGEL.
Mandei um email para a fabrica com todos os dados do CARRO A AR e os links dos fabricantes que estavam vendendo os kits e modulos, etc.
Depois a fábrica me retornou que não tinham interesse…
Pena…. valeu pela tentativa….

Sidney Kuhin
Sidney Kuhin
13 anos atrás

Não sei se alguem já comentou aqui pois não li os comentários. Apenas passei por aqui pra deixar o meu com relação aos carros “alternativos”. Não sou do tipo que acha conspiração em todos os assuntos, mas temos um problema deste tipo com o petróleo e as empresas multi-bilionárias.
Eu sou adepto do carro a AR COMPRIMIDO. Existem versões para veiculos comuns para uso normal e utilitários, alem de veículos pequenos tipo empilhadeiras, carros de golf, Levar malas, etc…
Tentaram fazer uma fábrica em SP e em Manaus.
Não conseguiram, talvez o etanol brasileiro e agora o pré-sal tenha algo a ver com isso.
Mas fora isso, os fabricantes tambem passaram momentos terriveis na Europa e foram socorridos por um Indiano.
Quanto custa o AR? Está em todo lugar. Pela descarga do carro só sai AR Limpo.
Ainda podiam colocar hibrido com baterias ou ate etanol.
Sinceramente depois que vi os videos na Discovery Channel não entendo como isso ainda não explodiu de sucesso, só entendo se eu acreditar nas conspirações…
Videos:
Parte 1: http://www.youtube.com/watch?v=j7HEcRH3IC8
Parte 2: http://www.youtube.com/watch?v=CjKS3DN9UmM

Quando o mundo estiver na beira do desespero irão pensar no carro a AR. Mas aí acho que nem o AR servirá mais de tão poluído….

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Sidney Kuhin
13 anos atrás

Se o ar mesmo poluído n servir para um motor, quem dirá para um pulmão

Filipe
Filipe
13 anos atrás

Acho que já há tecnologia para carros elétricos eficientes. O Fusion híbrido vendido no Brasil é uma barca com motor v6 que faz 17 por litro.

E carrega nas frenagens…

jackie chan
jackie chan
Reply to  Filipe
13 anos atrás

Mas pelos testes que lí, a barca teve consumo apenas de barca um pouco menor… Depois do enorme sucesso de vendas do Toyota Prius, todos os demais fabricantes se lançaram afobados no segmento “híbrido”, mas nenhum deles chega perto, em eficiência, do pioneiro Prius, que já tem quase uma década de mercado.

Luiz
Luiz
Reply to  Filipe
13 anos atrás

O Fusion híbrido é o de 4 cilindros 2.5l. E o que fazer se a bateria tiver de ser substituída, e depois dos 10 anos de vida útil, onde colocaremos estabaterias enormes?
Ainda não me convenço com carros elétricos, acho que motores a explosão ainda são insubstituíveis, podem até trocar combustíveis e torná-los mais eficientes e menos poluentes, mas não substituílos.

galileu
galileu
Reply to  Filipe
13 anos atrás

eletrecidade se mede em litros?

Renan
Renan
Reply to  Filipe
13 anos atrás

não mede em litros a eletricidade
o fusion é hibrido com motor de combustão e motor eletrico
por isso faz 17Km/L
é algo impressionante, principalmente se pensar que o carro deve ser automatico!!

victorfreire85@gmail.com
13 anos atrás

engraçado é que a pronúncia do carro, em japonês, é “miruira”, ou quase mirueira, um bairro da cidade de paulista, região metropolitana do recife.

mas eu concordo com você: 35 km é sacanagem.

a honda produziu um carro movido a hidrogênio e o está utilizando na califórnia. tem autonomia, se não me engano, de 400 km. o problema é a tecnologia, que ainda é cara. pessoalmente, acho mais viável que os puramente elétricos, mas pesquisas já mostram que é possível fazer estes com até 480 km de alcance (caso do tesla model s).

André Grigorevski
13 anos atrás

Útil só pra se locomover dentro de condomínios fechados. Mas não com esse preço.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

E a FIA vem com essa hipocrisia de motor verde, enquanto a cada temporada aumenta o número de corridas de F1 em sultanatos lotados de petrodólares.

Nene
Nene
13 anos atrás

Assista “Quem matou o carro elétrico? , doc. de 2006 que fala sobre o EV1 da GM, e vc terá a resposta. Nada de conspiração; tudo que é falado tem vídeos, matérias de jornais americanos e tudo mais. Aqui: http://torrentscan.com/pt/#!q=who%20killed%20the%20electric%20car?&e=sumotorrent

Nene
Nene
13 anos atrás

Assista “Quem matou o carro elétrico? , doc de 2006 que fala sobre o EV1, da GM e vc terá a resposta. Nada de conspiraçãom tudo que é falado tem vídeos, materias de jornais americanos e tudo mais. http://torrentscan.com/pt/#!q=who%20killed%20the%20electric%20car?&e=sumotorrent

willian
willian
13 anos atrás

assino embaixo. o carrinho é bacana, mas com 35km de autonomia vc nem sairia de SP em um dia de congestionamento.

EduardoRS
13 anos atrás

O problema foi todo o movimento anti-eletricidade (liderado por GM e outras) no início do século passado, e só agora, que a água bateu no pescoço, estão tentando fazer ressurgir. Estamos 100 anos atrasados na tecnologia de carros elétricos, por isso a dificuldade em se fazer algo viável.

Mas eu não duvido que as montadoras tenham algum projeto viável na manga. E só vão jogar ela através de legislação que os obrigue, ou quando o petróleo minguar de vez, ou quando o planeta estiver completamente ferrado e for tarde demais.

marcelo
marcelo
13 anos atrás

Bom dia Flavio, nao tem muito a ver, na verdade nada a ver com o assunto mas gostaria de indicar um local em que visitei ontem, para quem estiver no sul ou de passagem e goste de veículos e artigos militares, esse lugar sempre passei na frente mas por causa da correria nunca conseguia parar para apreciar porem ontem como estava a serviço dei uma escapada e valeu a pena, nunca vi tanto motor v8, jeep, rural, blindados, etc…. cara vale a pena, comentei com a menina da recepção que indicaria para todos que assim como eu tem em suas veias a imagem dos longínquos 18 anos que para mim serão eternos. http://www.steindorffviaturas.com.br/site/index.php, eles chegaram ao cumulo de comprar um boing 737 para fazer de cinema, e para completar eles sabem muito de veiculos militares, acho que vale a dica, detalhe nao tenho nada a ver com eles e apenas uma informação que se achar util assim como achei sinta-se a vontade de compartilha-la.

Julius
Julius
13 anos atrás

Seria uma conspiração das organizações a combustão a razão pela qual a foto não carrega? =O(

Renato Stavis
Renato Stavis
13 anos atrás

Essa era a autonomia dos carros elétricos que existiam no início do século 20, antes que se definisse a gasolina como combustível mais popular.
É muito pouco… Vergonhoso.
Concordo com a tua desconfiança, Flavio Gomes. Acho que ninguém está afim de acabar com o carro movido a combustíveis fósseis.

Elizandro Rarvor
Elizandro Rarvor
13 anos atrás

Olá Flavio, em resposta a sua pergunta, sim é difícil fabrica-los, sou engenheiro mecânico e já trabalhei para a elaboração de produtos infantis, motinhas e carrinhos elétricos para crianças, claro são beeeem mais simples de se produzir.

Mas o maior problema dos carros elétricos são 2. Primeiro, a temperatura de trabalho das baterias, o que tenho visto é o futuro de baterios de ions de sódio, onde a Bolívia tem um grande deserto de sal propício para extração e fabricação de baterias para sustentar a produção mundial por pelo menos 100 anos, porém o ditador Evo Morales simplesmente resolveu fazer uma empresa estatal para explorar as reservas e desenvolver suas baterias, porém com mão de obra de… ninguém, eles não tem engenheiros capacitados e não aceitam ajuda externa. Uma pena.

O segundo problema é a recarga, pode ser feita em menor tempo, mas o ideal é que uma carga completa não demorasse mais do que 10 minutos, o que ainda vai demandar muito investimento.

Quanto maior a temperatura das baterias menos eficiente elas são, para se ter uma ideia, trabalhei em um brinquedo elétrico, um jipinho, utilizamos uma bateria resfriada a -280 graus, mantendo ela nessa temperatura, a autonomia do pequeno brinquedo foi de 5 dias sem recarga, obviamente com o jipe trabalhando em uma espécie de dinamometro.

Era apenas para mostrar a eficiencia da bateria, depois de desconectada do sistema de nitrogênio, a bateria aqueceu de -280 para 300 graus em pouco mais de 20 minutos, a autonomia foi bem maior, de 4 horas de tempo para 8 horas.

O grande problema mesmo é saber qual bateria é a mais eficiente e todos estão apostando nas baterias de ions de sódio.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Elizandro Rarvor
13 anos atrás

Evo Morales é presidente eleito da Bolívia. Não escreva merda. Não é ditador coisa nenhuma. E ele tem o direito de dispor de suas reservas naturais como quiser.

Fernando - Salvador
Fernando - Salvador
13 anos atrás

Eu nao tenho dúvida que caminhamos para um abismo, pois é o petroleo que move e que fode o mundo, concordo com vc, e acho que esse alarde todo em torno de carros eletricos é meio uma farsa de propaganda

José Brabham
José Brabham
13 anos atrás

FG, a NASA botou o homem na Lua (e trouxe de volta) em 1969. Indiscutivelmente o maior feito tecnológico da história.

Concordo com você que, se quisessem, teríamos amanhã, nas lojas, um carro elétrico viável para substituir estes que estão aí. Mas não querem… seja lá por qual razão.

Peixe
Peixe
13 anos atrás

Flávio, carros com bateria não prestam.
Veja esse video do Top Gear sobre o Honda Clarity, movido a hidrogênio.
http://www.youtube.com/watch?v=060xHuXqCT8

Eu apostaria nessa idéia.

Elvibruno
Elvibruno
13 anos atrás

Gomes,

isso é pra dar uma voltinha na sala. E pronto.

Ike
Ike
13 anos atrás

Flávio, imagine Moema em um dia da semana as 21:00 horas com aquele monte de prédios!!, em todas as garagens dezenas, centenas, milhares de carros ligados na tomada ???????,,, haja energia e infra estrutura.
Sem falar que em nenhuma publicação se fala no consumo/hora de energia de um carregador destes, como será?? é igual a uma lâmpada de baixo consumo ou igual a um ferro elétrico ou chuveiro?????
Pense então em alguns paises que dependem do óleo ou do carvão para gerar energia!
Além do que, ó nobre comunista, uma usina hidroelétria gera uma quantidade insignificante de empregos se comparada à energia gerada por uma usina de açúcar/álcool.
Acredito que temos a melhor matriz energética disponivel ,o álcool!! limpo, renovável, eficiente, gera empregos diretos e indiretos de montão.
Aos ecologistas de plantão,,, vejam o impacto ecológico que gera uma UHE como a Belo Monte vai fazer acabando com milhares de Kms de florestas ou a Girau e a Santo Antonio em RO. já estão fazendo, imaginem também a poluição do óleo grosso ou do carvão queimados cotidianamente em muitos paises da europa para gerar a cara energia elétrica deles.
Acredito no carro elétrico para situações pontuais, mas para a grande massa de consumo entendo que é inviável quanto ao custo beneficio tanto na questão economica como ecológica.

Grande abraço a todos

Cleiton Pessoa
Cleiton Pessoa
Reply to  Ike
13 anos atrás

Ledo engano. Alcool pra produzir demanda uma quantidade de terras inimaginável para plantio de cana de açucar, não atenderia o mercado todo. Pode ser limpo, renovável, mas a que custo? desmatar meio mundo pra se plantar cana e ter alcool? Além de ser uma monocultura em que na maioria dos lugares é feita a queima das áreas cultivadas para plantio da próxima safra.

Acredito ainda em carros híbridos, no qual a bateria é carregada pelo motor a explosão ou mesmo carros a hidrogênio, uma realidade distante mas viável no futuro.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Tem o Chevrolet Volt que em motor elétrico com autonomia para 60 Km/dia. Motor a gasolina de 3 cil. 1 litro turbo que serve para carregar as baterias do motor elétrico em ocasião de viagens.

E as baterias são muito venenosas para o meio anbiente. O Brasil tem solução para gasolina. É o etanol de cana. E tem outras fontes de etanol sendo pesquisadas que são muito mais eficientes do que o feito com milho nos EUA.

Também não gosto dos motores elétricos. Dá para usar os de combustão ainda, é só parar de usar petróleo e usar o etanol. Só tem uma coisa, agora que acharam o pré-sal, por exemplo, quem é que vai ficar sem querer vender gasolina com o mercado enorme que existe?

JP
JP
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Uma vez fiz essa pergunta pra um professor da faculdade. Não soube responder.
O pré-sal é uma faca de dois gumes. Pensando pro lado da busca de novas fontes, melhor seria que ele não existisse.
Voltando aos carros elétricos, vejo um pouco de incoerência por aqui: muita gente lamentando o atraso tecnológico e criticando os futuros 4 cil. da F-1.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

JP, em relação a futura motorização da F1, o que vai mudar mesmo é o barulho dos motores. Acho ainda que deveriam tentar usar o etanol. Talvez mais para frente um pouco.

Carros elétricos não tem ronco. E demoram demais para carregar. Tem pouca autonomia e aumentarão demais a demanda por energia elétrica.

Etanol ou qualquer outro bio-conbustível são difíceis de produzir em larga escala ainda. Mas acho que são mais viáveis do ponto de vista da paixão, pois são motores a explosão. E são mais viáveis pelo ponto de vista da produção, e adptação dos carros a gasolina, pois seria um problema ter que trocar tantos motores a gasolina.

Eu já critiquei as mudanças de v10/v12 para v8, mas hoje em dia penso diferente. A F1 tem que voltar a ter o papel importante que tinha no desenvolvimento da indústria automobilística. E a tendência é a economia e a ecologia.

Conde
Conde
13 anos atrás

Nada a ver esse calhambeque . Tb acho um absurdo e não entendo o valor de um veículo elétrico .

Renato B. Santiago
Renato B. Santiago
13 anos atrás

Infelizmente Flávio, temos um problema com os carros elétricos… baterias são pesadas e volumosas! Basicamente só isso!

O fato é que temos 1 século de desenvolvimento de carros com motores a combustão e quase nada de carros elétricos. No dia em que sair o primeiro e emplacar, a evolução vai ser brutal e repentina!