LOTUS X LOTUS
SÃO PAULO (caramba) – Há duas Lotus no Mundial de 2011. Hoje a Lotus Cars, marca que pertence à Proton, montadora malaia de automóveis horríveis, anunciou a compra de parte da Renault, a equipe de F-1 — que, por sua vez, já pertencia a um fundo de investimento, Genii. Assim, a Renault, no ano que vem, será Lotus Renault. Preta e dourada.
A ideia de ressuscitar a Lotus na F-1 foi executada originalmente por Tony Fernandes, dono da Lotus Racing, a equipe estreante que usou o nome neste ano. Isso foi possível graças à compra dos direitos de uso da marca Lotus para corridas (“Team Lotus”) junto a David Hunt — irmão do piloto James Hunt, que adquiriu a marca logo depois da quebra da Lotus original na F-1.
Ocorre que existe uma Lotus Cars, que ainda fabrica carros esportivos na Inglaterra, e a Lotus Cars foi comprada há anos pela Proton, que agora comprou parte da Renault e quer usar o nome também. E resolveu fazer aquilo que Fernandes já tinha anunciado que faria, pintar os carros de preto e dourado, para lembrar os gloriosos anos da Lotus patrocinada pelos cigarros John Player Special, na década de 70.
Uma zona dos diabos. Pela força da Proton, que já está usando Lotus na Indy e na GP2, se houver uma batalha jurídica Fernandes vai perder. E sua equipe terá de mudar de nome. O mais provável é que assuma a razão social 1Malays1a. E vai ter motores Renault, também…
Quanto à nova Lotus Renault, creio que a Lada sai da carenagem. Junto com ela, desc0nfio que Petrov se manda também.
E talvez a Lotus-Renault que minha fonte revelou ter assinado com Bruno Senna antes do GP do Brasil seja essa nova aí. O que não atenuaria em nada um possível erro de informação deste que vos bloga, claro. E seria infinitamente melhor para o primeiro-sobrinho do que correr na Lotus paraguaia de Fernandes. Mas ainda prefiro esperar pelo desfecho de todas as negociações.
Ah, e uma curiosidade… O que farão os estatísticos com esse monte de Lotus?
Flávio, uma dúvida. Você comentou que a Lada sai da carenagem (realmente na foto ela não é exibida) e com isso pode ser que o Petrov rode. Mas e o patrocínio do banco russo Snoras Bank? Não pode ser um indicio de que o russo fica?
Isso aí tá uma zona, pois falavam que o Bruno Senna tinha sido descartado de uma contratação pela Lotus (malaia) e agora dizem que ele pode ir para a Lotus (ex-Renault). Mas tirando a lambança, o carro ficou bonito.
E agora Globo ?
Lotus Racing Team = LRT
Lotus Renault Team = LRT
??????
Essa é muito boa a LRT, já que o nosso Galvão esqueceu da “Érrebeérre” e passou a chamar de Red Bull e a equipe VRT de Virgin. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
chama de lotus e lotus do B para efeito de estatistica…
– É complicado entender: – Um alega ter comprado os diretos de uso do nome LOTUS (TEAM LOTUS) de familiares Colin Chapmann, outro da massa falida da equipe. Afinal, com quem esta a razão? E nós, os zé-ninguéns, fica pior ainda entender. Com a palavra final a Justiça, uma vez provocada.
– É complicado entender: – Um alega ter comprado os diretos de uso do nome LOTUS (TEAM LOTUS) de familiares Colin Chapmann, outro da massa falida da equipe. Afinal, com quem esta a razão? E nós os zé-ninguéns fica pior ainda entender. Com a palavra fina a Justiça.
Levaria muito tempo para explicar o imbroglio do nome Lotus.
Resumindo, so’ havera’ 1 Equipe Renault Lotus na pista em 2011.
Só uma coisa que eu não entendo. Vamos regredir um pouco: Tony fernandes teria comprado o direito ao uso do nome “Team Lotus” do ex-piloto David Hunt, que por sua vez o tinha comprado do lendário Collin Chapman, dono da velha e tradicional equipe Lotus.
Pergunta: quando Collin Chapman comandava o velho “Team Lotus”, ele não tinha o aval da montadora Lotus? Como que o nome “Team Lotus” foi passando de mão em mão sem que a “Lotus Car” dissesse nada? Ou por acaso até o velho “Team Lotus” era “Lotus” só no nome enquanto que a “Lotusona”, a montadora, não tinha participação nenhuma na equipe de F1 que levava seu nome?
Alguém me explique esse detalhe, por favor?
Que isso !!!!! Achei o carro muito bonito. Show.
E o bome velho Colin???? Tá se virando no caixão! Credo!
Se as aulas de Latim serviram para alguma coisa, teremos neste campeonato Loti. (Lotus no plural – a mesma coisa que Campus-Campi)
[]s
Olavo
Alguém poderia comentar como anda a situação do Bruno Senna.
Obrigado.
Se a pintura for essa mesmo, irão homenagear a pintura mais bonita de todos os tempos na F1. Pelo menos para mim.
Se fosse com o patrocinio da Petrobras porderia mudar esse detalhe da TOTAL para verde lotus com o BR amarelo, o carro ficaria muitomais bonito.
Mas acho que uma das condições da RENAULT é manter a TOTAL pelo desenvolvimento dos motores com a mesma gasolina.
OPA, PELO MENOS PARECE QUE O BRUNO SENNA VAI PODER REALMENTE MOSTRAR O SEU TALENTO CASO A LOTUS-RENAULT CONFIRME O NOSSO BRASILEIRO., ESPERO QUE SIM…VAMOS AGUARDAR……
Como diria Marx: ” A história só se repete como farça”
Abraço
André
Se é para reviver o passado, temos um bom momento então para a Copersucar. Aí podemos ter 2 também, ema com o Emerson e outra com o Wilson.
Já que para virar bagunça, o Brasil sabe muito bem como fazer isso e eles contratam cada um como chefe de equipe o Lula e a Dilma respectivamente.
Aí teremos a primeira mulher como chefe de equipe da F1a zona.
Pronto podemos até batizar a F1 de F1a zona.
O BRUNO SENNA É UM BOM PILOTO E UM GRANDE CARA. FALA APENAS O NECESSÁRIO, NÃO É CHORÃO E, NUMA LOTUS-RENAULT TEM CONDIÇÕES DE SE DESENVOLVER E MOSTRAR O SEU POTENCIAL. ELE MERECE.
Realmente ver o preto e dourado é ver o automobilismo na sua mais pura essência. Lotus 72 D, Emerson , Piquet , Ayrton …..
Uma palhaçada. Que ganhe quem comprou os direitos da verdadeira Lotus de Chapman, que deve estar se virando no túmulo. Contudo ambas são piratas ou diria genéricas? A verdadeira Lotus era a de Chapman.
Se tirar esse vermelho, o carro tem mais de 99,999…% de chance de ser o mais bonito do grid.
A outra Lotus está mesmo mais bonita que essa.
Flavio, não sei se é causa ganha para a Proton não. A Proton já processou o David Hunt no passado e perdeu.
Não que nem pensar que Senna (sobrinho) será o companheiro de equipe do Kubica…vai tomar tanto nabo que vai perder o rumo de casa…vamos passar vergonha.
Concordo com vc, provavelmente só vai tomar nabo mesmo…
Mas algo me diz que ele é capaz de fazer melhor do que o Petrov hoje… posso estar errado, mas acho que ele é mais piloto que o russo.
Enfim, para ele que vai pegar um carro de F1 de verdade pela 1º vez, não vai ser tão ruim tomar 20 nabos do Kubica, pelo menos acho que ele vai aprender bastante tb…
Abraços!
A primeira coisa q me venha na mente foi, Senna na Lotus, primeiro aquele anúncio nunca confirmado pela Lotus (verdinha) e depois, esses caras da Próton amam um joguinho de marketing, oq seria melhor q o nome Senna numa Lotus Negra e dourada??? desconfio q apenas Colin Chapman nos boxes novamente superaria isso….
Acho essa história ridícula e achei o carro mais ridículo.
O desespero da falta de grana na F1 está causando uma bagunça patética e fazendo com que as equipes fiquem vivendo de passado e colocando nomes de equipes mortas para ganhar atenção.
Que mico!
O carro verde (que ficou muito bonito), assim como o preto (que ficou feio) são parte do passado. Deviam fazer novos carros, com novas cores para que o futuro deste presente tenha um passado decente
Gostei
Boa noite Flávio 69, rapaz, vai ter que levantar o Homem na cova viu. Eu, falo a anos aqui, esse Bernie defunto Eclestone só pensa em grana. F1, virou bagunça!!!!!!
O carro da Renault está lindo, independente de quem é dono do que e de qual é a Lotus original, até porque nenhuma das duas é.
Detalhe é a notícia da “marrom” Folha de São Paulo, que errou feio. Desde as 14:25 publicou a história completamente furada.
Melhor ver logo, antes que percebam e tirem do ar:
http://www1.folha.uol.com.br/esporte/842598-lotus-e-renault-anunciam-parceria-e-divulgam-imagem-do-carro-para-a-temporada-2011.shtml
SOMA TUDO!!!!!!!!!!1
hehehehe…..
Flávio, espero que em breve tu coloques uma notícia com o título “3 de 3”.
Talvez a marca “Lada” de Petrov não combine mesmo com esse carro. Para o lugar dele, se eles quiserem reviver mesmo uma lembrança, deveriam colocar o Bruno Senna para pilotar o segundo carro. A Lotus preta com o capacete amarelo ficaria mais legal.
Esse carro tá lindo!!
Gostaria de parabenizar o Fernandes, que – não importa se era por razões comerciais, o que não acredito – comprou direitos de uso da Lotus Racing (se existia duas, então uma banana pra Proton!) e colocou em prática! A Proton, por sua vez, só se mexeu graças a “guerra declarada” e ao “peixe” que ela havia deixado escapar – afinal já poderia ter entrado na F1 faz tempo… De qualquer modo, uma pena a Renault abandaonar suas belas cores. O preto-e-dourado ficaria bonito sem a Total, mas do jeito que tá, parece alguém de terno e havaianas…
P/ O Denis Garcia.
Também conheci a Proton através do jogo Rally Championship (1997), tenho ele até hoje.
pelo tamanho da encrenca só tenho uma certeza, quem fez a operação deve ter trabalhado no banco Panamericano…..
Vou torcer para a Lotus do Gascoine! afinal, eles tem a boina do Chapman, lembra? “em caso de vitória quebre o vidro!”
Pensei a mesma coisa!!
se é pra alguem ser a lotus paraguaia com toda a certeza é essa ai!!
FG,
A guerra continua… A Lotus Racing apresentou seu lay-out do carro para 2011…
http://www.electroduo.com/LotusT128EF/
Eu achei bem mais bonita, do que esse da Proton-Renault, aquele vermelho da Total ficou fake demais…
Abraços,
Caraca! A Lotus paraguaia – Tony Fernandes está muito mais bonita, sem contar com a homenagem ao mestre Emerson…..
Abraços,
Jogada de marketing nestes tempos onde se explora um falso saudosismo.
A Lotus já era há muitos anos, pode-se até dizer que a Tyrrell, a Toleman e até a Minardi vivem , mas a Lotus acabou vergonhosamente numa tal de Pacific Racing, alguém lembra?
Dessa confusão toda eu não sei… só sei que o carro ficou LINDO PRA BARBALHO!!!!
Para os estatísticos como eu essa é mais uma raiva que os donos da F1 me deram neste ano de 2010.
A outra que agora me recordo foi a da mudança brutal e inconsequente na pontuação. Muito injusta e sem noção.
A melhor idéia que me apareceu que iria ocrrigir isso foi dada por alguém a quem eu não estava dando muito crédito: Galvão Bueno.
A idéia dele era de se criar uma formula que valeria para todos os pilotos de todos tempos. Dessa forma o alemão mor poderia desde já sair se gabando de ter mais de 2000 pontos e Senna, Prost e Fangio teriam seus lugares mais que reestabelecidos na F1 em termos de pontos gerais, pois dizer que um cara que nem título tem pode ter mais pontos que eles é sacanagem da grande com tudo que eles representaram para o esporte.
Imagina então pra quem acompanha só pela globo a F-1.
Já to até vendo o Galvão tentando explicar essa história. Alias o Galvão adora explicar histórias…
Caro Flávio,
a coluna do Ancelmo Gois (antes que apareça algum imbecil, é com ‘c’ e ‘i’ mesmo) no Globo de hoje (08/12/2010) informa – como vc já havia adiantado há algum tempo – que a Petrobrás vai voltar a patrocinar uma equipe de F1 no ano que vem.
Portanto, a sua fonte, provavelmente, não está tão furada assim, diante da notícia da volta da Petrobrás à F1, o que deve culminar na contratação de Senna-sobrinho (talvez pela Lotus mesmo).
Ué, uma equipe de Formula 1 pode ter 4 carros? 4 Lotus Renault, com a mesma pintura?
Se o Petrov sair ele não esta perdendo grande coisa, aliás pra andar de Renault além de capacete o cara precisa de um paletó ou macacão de ferro, porque punhalada nas costas lá é o que não falta…
ACHO QUE O BRUNO SENNA VAI FICAR É A PÉ , PERDEU ATÉ PRO CRISTIAN KLIEN QUE TAVA PARADO A UM TEMPAO, O SENNA TEM É QUE IR CUIDAR DA FORTUNA DA FAMILIA E ESQUECER FORMULA 1…..
Falando em Lada, você já viu isso?
http://tenso.blog.br/2010/12/08/passado-x-presente/#more-11494
Proton, conheci esse fabricante através do jogo Rally Championship (1997), lembro que a cor do carro era a frente branca e a traseira azul….muito bom o carro, no jogo, claro!
Que essa nova parceria renda bons frutos para a F1 e se possível que o Bruno Senna faça parte.
Abs
Denis
PS: Todos os dias entro no seu blog, vc está de parabéns….
piloto de playstation
LRT, nao tem mistério, é sopa de letrinhas….Lotus Renault Team, com o Kubica e o Senninha, nooossa, andar com o Kubica nao vai ser facil nao, o polones vai ser o capeta de preto e dourado, anda muito o narigudo Polones.
Fla,
Você estica um braço.
Estica o outro também
Passando a mão na cabecinha
Pra cima, meu bem!
Que carro lindão, não é mesmo?!
E esses detalhes em pink? A turminha do Colin Chapman quer conquistar minha torcida, quer?
Como? Colin Chapman não é mais dono da Lotus?
Parem o mundo que quero descer!
Céus… onde estou?
Nick B.
(ouvindo Stand By Me)
Sem Lada na carenagem esta equipe vai é para o buraco!
Para Senna sobrinho, certamente é melhor do que a LotusTony.
Abraço!
Sei nao… acho que o Kubica vai querer sair!! Ele que venha pra Ferrari e deixa o Massa fazer companhia pro Senna e montar uma dupla Brasileira!!
só porque voce é masoquista, os outros tem que sofrer tambem. voce patrece aqueles caras que p aram em frente ao boteco, abrem o tampão traseiro do carro, elvanta o som e incomoda todo mundo, todos tem que ouvir o seu pessimom gosto musical, todos teramos que por tabela engulir massaranduba e sobrinho mor na mesma equipe, e de quebra o galvão o regi e o burti, não assisto mais formula 1
De tudo isso uma coisa é boa: GO OUT VITALY PETROV!!!!!!!
Abs.