TRAGÉDIA NO PARANÁ

SÃO PAULO – Vinicius Maschio, 34 anos, morreu nesta sexta-feira em treino para um festival de arrancada em Curitiba. O vídeo acima mostra o acidente. Ele perdeu o controle de seu Opala no fim da reta. No final de novembro outro acidente fatal vitimou Daniel Maia no autódromo do Eusébio, perto de Fortaleza, em prova da Fórmula V 1.8. Duas mortes em menos de duas semanas no automobilismo nacional. Espera-se que as autoridades competentes se manifestem sobre o ocorrido. Eu sempre digo que arrancada é uma bobagem, esportivamente falando. Mas tem gente que gosta, tem quem pratique, tem quem assista. E é uma modalidade oficial. Sendo assim, precisa ser fiscalizada, organizada, normatizada. Duvido que a CBA tenha alguma noção do que se faz com esses carros nessas pistas. Seria bom tentar descobrir. Assistindo a alguns vídeos do Maschio, como este aqui, me parece evidente que um acidente com esse carro era apenas questão de tempo. E ninguém fez nada para impedir.

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Daniel
Daniel
13 anos atrás

Além dos problemas com o carro, o Vinicios só morreu neste acidente devido ao fato de não ter prendido a 5 ponta do cinto de segurança, que fez com que ele se “debatesse” no interior do carro durante as capotagens…

Fernando
Fernando
13 anos atrás

Não vou discutir suas opiniões, apenas vou deixar um link de um vídeo do que é a arrancada (By NHRA) nos EUA. Espero que algum dia seja assim no Brasil. (Brazil)
PS. (trabalho com arrancada e sei escrever…)
http://www.youtube.com/watch?v=JHYj0RKDHJI&feature=player_embedded

Sergio
Sergio
13 anos atrás

Quem muito fala pouco sabe!!!

Li muita coisa aqui, inclusive que o carro não tinha sido testado, pura balela o carro tinha acabado de passar por uma avaliação de profissionais de determinaram que o veiculo deveria ser alongado para manter a estabilidade e assim foi feito 30 centimetros maior de frente, aconteceu uma tragédia. o importante é que era um grande piloto e esportista!!!

Um dia disse que queria morrer dentro do opala!!!!

Vá com Deus!!!!
Vinicius

Joao
Joao
13 anos atrás

Arrancada é coisa de braço duro mesmo, que não sabe fazer curva. Que acabem com estas porcarias de encontros. Não entendo como uma porcaria destas (arrancada) consegue gerar tanta discussão. Parabéns pelo blog Flávio. Um abraço.

galileu
galileu
13 anos atrás

resplosta aorodrigo r: o placar mostra claramente que quando ele bateu estava a 195km hora, essa gaiola foi feita por uma firma que fabrica escapamentos segundo um amigoque viu o carro ser fabricado, e o que ele me descreveu me deixou arrepiado, tiram o assoalho original do opala e soldam outro chasss tubularr no lugar, ser´=a que isso é gabaritado direito? tambem tem os dois bumps no final da reta, e mais uma serie de coisas, teimosia do piloto em não testar progressivamente o carro segundo o danilo, agora resta esperar que medidas de segurança efetiva sejam tomadas, não, se pense apenas nn os bolsos e sim nos pilotos que fazem o espetaculos, andando em linha reta ou fazendo curvas, todos ssão seres humanos, vão dar espetaculo e não cenas de terror.

Coutinho
Coutinho
13 anos atrás

Retiro o que disse. Meu post está ai. Não o tinha encontrado.

Alessandro
Alessandro
13 anos atrás

“Será que a CBA, ou os organizadores vão tomar alguma providencia?”

E pq ELES tem que tomar sempre as providências? Se tem tanta gente dita PROFISSIONAL envolvida nas corridas, estes não sabem calcular riscos? Não sabem medir consequências? Não têm BOM SENSO???

Quer dizer, a grande vilã pela morte do Vinicius agora é a CBA? Então não era culpa do carro, nem do Vinicius e nem da organização? Burrice coletiva resultou nisso aí, na morte de um piloto… E se duvidar, nada vai mudar. Prova disso? Continuaram a correr normalmente depois do cara morrer!

“Pinto que come caco de vidro sabe o cu que tem”

Alessandro
Alessandro
13 anos atrás

Ué, se o REGULAMENTO É CLARO e ninguém SEGUIU, só pode significar DUAS COISAS: Ou não existe REGULAMENTO NENHUM ( conversa fiada ) ou então de fato quem está correndo/assistindo/patrocinando/achando ótimo só pode ser gente que NÃO SE PREOCUPA DE FORMA ALGUMA COM RISCOS.

Ou o terceiro caso, e talvez o mais notório: IMPRUDÊNCIA E BURRICE, tanto do piloto como da “administração” da arrancada.

Já que a CBA não fiscaliza, quer dizer que “foda-se então, vamos correr se se morrer, morreu!”, é assim que funciona? É esse o “profissionalismo” da turma da arrancada, que SEQUER PAROU DE COMPETIR ao ver que um “companheiro” se espatifou no muro e acabara de morrer?

Grande merda de profissionalismo tem a arrancada, e taí o relato de gente do meio pra provar o que muitos fecham os olhos pra ver!

Rodrigo R.
Rodrigo R.
13 anos atrás

Oi Flavio, mas o Vinícius também estava com o a gaiola de proteção homologada (pela mesma CBA que fiscaliza os santoantônio das demais categorias), e também correndo num autódromo liberado pela CBA (AIC- Autódromo Internacional de Curitiba)! O cinto dele também era de cinco pontos e da marca simpson, a melhor fabricante de equipamentos para DragRace nos EUA e a gaiola não se deformou! Dizem, agora eu não sei, que ele não prendeu a parte que passa na virilha e por isso saiu do banco, mas isto também se verdade, foi irresponsabilidade dele. Eu não sei nas outras categorias, mas na arrancada os “fiscais” de vistoria, não sabem nem onde fica o motor! Meu carro tem uma gaiola de proteção com todas as normas do regulamento brasileiro de arrancada, que é redigido pela CBA, meu cinto é simpson também e de cinco pontos, meu banco tem oito fixações no assoalho e lateral, também é homologado, mas e daí, o cidadão que faz a vistoria não sabe nem o nome do carro! A gente até tenta andar certo, mas cadê as CBA para fiscalizar os outros participantes. Tem carro bom e carro ruim na arrancada, eu corro a 16 anos na arrancada e nunca sofri nenhum acidente, pois sei que tenho que me cuidar; Mas e os outros pilotos? E os organizadores e a própria CBA! “Os caras” querem dinheiro, que se dane a gente! A arrancada é um hoobie e como já disse, não queremos ser “os melhores”, ou “os mais pilotos”, apenas nós estamos fazendo o nosso gosto, que é acelerar em uma reta o mais rápido possível! Leio alguns comentários falando; Piloto de arrancada não faz curva! Mas que disse que queremos fazer curva! Se quisesse, montava um carro igual ao seu Flavio, ou de uma outra categoria e me divertiria igual! Gostamos da arrancada, seja ruim ou não, gostamos da categoria!
Você tem uma opinião muito forte e respeito isso, mas, por favor, Flavio, você sabe que existem falhas em todas as modalidades e às vezes é preciso uma tragédia, para detonar a bomba! Abraço!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Rodrigo R.
13 anos atrás

Cara, o caso desse acidente é simples. Era um carro que não andava em linha reta. O próprio piloto escreveu isso. Não poderia competir. E ninguém impediu. O resto é conversa. O que está em discussão aqui não se eu gosto de arrancada ou não. Isso é irrelevante.

Rodrigo R.
Rodrigo R.
13 anos atrás

Como “quase” tudo na vida, tem que acontecer primeiro, para depois ser tomado uma providencia. Amo a arrancada, e sei que essa tragédia poderia ser evitada se os organizadores tivessem alertado, ou até impedido o Vinicius de largar. O carro já estava andando a mais de 260km/h na marca de 400 metros e sem a menor direção, sei que o Vinicius sofria para direcionar o carro e ele sabia do alto risco. Mas quem acha que vai morrer? Aconteceu e agora fica a pergunta; Será que a CBA, ou os organizadores vão tomar alguma providencia? Eu não sei, mas sei que existem carros com problemas na maioria das categorias, não foi o próprio carro do Sr. Flavio Gomes que saiu a roda numa curva? Só não se matou, pois a DKW não passa de 100km/h! Então é fácil falar, o difícil é fazer! Temos que tomar lições e tentar evoluir sempre. Aos que não gostam de arrancada, não tem problema, pois não estamos querendo chamar a atenção, apenas queremos nos divertir e junto com o demais praticantes, exigir mais vistorias técnicas e mais segurança nas pistas. Abraço a todos!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Rodrigo R.
13 anos atrás

Meu carro quebrou o semieixo, na ocasião. E não importa a velocidade. Estava num autódromo, com áreas de escape, guard-rails, cinto de 5 pontas, santantônio homologado e muito seguro. Não corri nenhum risco. Não se compara a um carro que passa de 250 km/h totalmente desgovernado.

Conde
Conde
13 anos atrás

Os comentários do Danilo prova que nem os organizadores e nem os pilotos respeitam as regras do bom senso . Foi na verdade a essência do post , que foi totalmente deturpado e levado para o lado pessoal de quem comentava . O Danilo estava lá , conhecia o cara e provou pelos comentários que estava tudo eraado e sem fiscalização . PONTO FINAL !

galileu
galileu
Reply to  Conde
13 anos atrás

e o cara teimava em correr com o carro, oun era louco ou suicida, o comentario do danilo deixa isso bem claro, voces fãs da arrancada e amigos do vinicios inclusive a familia, nunca DEVERIAM DEIXÁLO naquele carro inseguro e sem ter sido devidamente testado, um erro não justifica outro erro, e foram muitos erros.

Flávio Colorado
Flávio Colorado
13 anos atrás

Como escrevi antes no blog acompanho arrancada há muitos anos, moro em Curitiba (isso ja é um bom aval,ha,ha).
Como um acidente, seguido de morte, não tem só uma causa, mas vários fatores, resolvi enumerar um que ainda não foi citado neste blog.
Os jornalistas especializados nesta modalidade também tem uma pequena parcela de culpa.Explico,é muito comum neste meio o pessoal da imprensa utilizar a giria “sangue nos olhos”,ou seja o cara acelera o carro sem dó, não tem medo de nada, doma “touro bravo”.Quem acompanha arrancada sabe o quanto essas expressões são usadas por locutores de autódromo (Curitiba,Piracicaba,Velopark,etc) e por repórteres dos sites e revistas especializadas.
Nunca vi um jornalista,neste meio,usar a expressão “o carro saiu de lado tira o pé pois não vai fazer tempo e vai proteger o integridade do equipamento e o piloto”.Nunca ninguém falou ou escreveu isso, ao contrário usam sempre a expressão “sangue nos olhos”.
Acredito que tem pilotos que leva essa expressão a sério, pois talvez tenham “medo” ou “vergonha” de tirar o pé na frente do público.
Acho queesta na hora da imprensa que cobre estes eventos parar de estimular tal prática. Quem sabe nos “briefings” (reuniões com os pilotos antes do evento) seja valorizada esta questão, ou seja (repito novamente) saiu de lado tirou o pé ou que se apliquem penalizações aos que tem “sangue nos olhos”.

kobayashi
kobayashi
13 anos atrás

Nas arrancadas anteriores ao acidente, vemos que o carro já saía rabeando a traseira e no final dos 400 o carro estava muito leve e jogando bastante, mas como o piloto não tirava o pé, a própria aceleração ajudava a firmar o carro no chão.
No vídeo do acidente nota-se que o carro saiu reto e foi assim até os 200 metros, onde ele saiu para a esquerda de repente ( entrada de booster, entrada de uma marcha) ?
depois disso as tentativas de consertar a trajetória e aí aqueles pneus enormes e moles complicam tudo. Quem já viu alguns videos da Caravan do Amanajas percebe que ele não capotou no final da reta por pouco também.
OPINIAO PESSOAL – seja numa puxada de treino ou valendo, se o carro deu uma escapada, ESQUECE porque o tempo daquela puxada já era, não adianta insistir.
Um grande abraço ao pessoal da equipe STEEL, que mesmo não conhecendo, sei que devem estar muito tristes, porém, continuem na luta em memória do piloto que se foi. E sentimos pela família que estava assistindo tudo e perdeu o seu PAI e MARIDO. Sentimentos…

galileu
galileu
13 anos atrás

e não disse nada alem de uma bobagem sem igual, em vez de arriscar o couro, vou cuidar de minha segurança primeiro, aí sium fica como um passeio no parque, vide rodrigo myiaky e o recorde nacional, vejam como se dirige com segurança um carro de arrancada e depos comentem.

Feio Tomaz
Feio Tomaz
13 anos atrás

Realmente era só uma questão de tempo. O cara (RIP) só não morreu antes por sorte, muita sorte.

andre vieira
andre vieira
13 anos atrás

com certeza , o carro dele era instável poderia melhorar emuito , mas se não andar pra melhorar não tem como corrigir os defeitos do carro , mas dizer o que o esporte é uma idiotice , ai seria chamar todos de idiotas !!!! e pilotar uma dkw , é elegante ?

galileu
galileu
Reply to  andre vieira
13 anos atrás

andre… tenha paciencia, voce sabe que seu carro é instavel, certo, voce precisa melhora-lo, mas voce vai largando op pé assim de cara? ou voice o vai levando para o limite gradualmente e detectando os problemas, amigo até os pilotos da F1, nascar.indy, dtm, lemans series fzem isto. pilotar uma dkw é uma arte, aquele motor 2 tempos e aquele cambio exigem uma finesse na condução, que o digam os antigos motoris tas de taxi que trabalhavam na epoca com o carro, e aformula claSSIC, é uma brincadeira para os saudosistas, ali correm fuscas, dekaw, chevettes, lada, passat, e outros carros de antigamente, é sim uma corrida elegante e tem lá o seu glamour, e como a velocidade não é tão alta assim, não faz mal a ninguem,,aliás ninguem vai correr lá em busca de performance e sim de espetaculo e diversão para o publico.

Danilo Sanches
Danilo Sanches
13 anos atrás

NÓS DA EQUIPE STEEL ESTAMOS ARRASADOS , A NOSSA ATITUDE NO DIA DO ACIDENTE FOI DE RECOLHER OS CARROS E PARTIR POIS UM GRANDE AMIGO JÁ NÃO ESTAVA MAIS ENTRE NÓS , A PROVA CONTINUOU COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO , FICO MUITO TRISTE COM ISSO , POIS SOMOS IRMÃOS DAS PISTAS E POR RESPEITO AO NOSSOS IRMÃOS DEVERÍAMOS SER MAIS UNIDOS E NÃO TÃO INDIVIDUALISTAS, O REGULAMENTO É CLARO , SE HOUVER UMA MORTE DE UM PILOTO NA PISTA A PROVA DEVERÁ SER CANCELADA , E FICA AQUI A MINHA DECLARAÇÃO , MEU AMIGO MORREU NA PISTA , NÃO NA ESTRADA VINDO PARA O EVENTO OU ATROPELADO FORA DO AUTÓDROMO , ELE MORRERU ACELERANDO , MAS COM CERTEZA , COMO JÁ É DE CONHECIMENTO DE TODO SER HUMANO , O DINHEIRO FALOU MAIS ALTO E O RESPEITO PELA SUA MORTE FICOU RESUMIDO AO MERO 1 MINUTO DE SILENCIO , QUE dEUS PERDOE ESSA PESSOAS , ELAS NÃO SABEM O QUE FAZEM!!!

Marcelo Martinez
Marcelo Martinez
Reply to  Danilo Sanches
13 anos atrás

OLha Danilo só posso dizer que sinto muito… mas, espero, realmente, que vcs da arranca aprendam com o ocorrido. Caso contrário, haverá mais mortes, infelizmente.

Eu ando e acompanho esporte a motor há mais de 20 anos e sei dos riscos. Mas, fora a farra, a adrenalina e a mulherada, todos nós queremos viver e ver nossos filhos crescerem, não é?

abs

galileu
galileu
Reply to  Danilo Sanches
13 anos atrás

infelizmente danilo, seu amigo tambem não sabia, mas lembre-se do que aconteceu em imola em 94, rubinho bate na sexta feira, pedaços de seu carro atinge pessoas na arquibancada, no sabado falece o ratzemberg o esp.etaculo continua e no domingo perdemos o senna e a corrida não foi cancelada, deram um jeito de dizer que ele foi vivo para o hospital, mentira, quem o viu no caixao no avião de volta para o brasil sabe bem o que eu estou falando, o galvão devia contar esta historia e não se omitir como o fez até hoje

Danilo Sanches
Danilo Sanches
13 anos atrás

O PREPARADOR E AMIGO PESSOAL PEZÃO , NÃO HÁ O QUE FALAR , ESSE É UM DOS CARAS QUE MAIS SE PREOCULPARAM COM O CARRO DO VINICIUS E PRINCIPALMENTE COM ELE , ELE CANSOU DE FALAR PARA ELE , ” O CARRO NÃO FOI CONCERTADO ” , O VINICIUS CORREU ATRÁS DOS CARAS PARA REFAZER A ESTRUTURA , ALINHAR , O PEZÃO RELUTOU ATÉ O ÚLTIMO INSTANTE , MAS O VINICIUS INSISTIU ATÉ O FINAL , NÃO ABRIU MÃO DE ACELERAR O CARRO E EU COMO AMIGO PESSOAL DELE , CANSEI DE DIZER A ELE , ” VI É TREINO , ACELERA PRA CONHECER O CARRO , SABER SE FICOU BOM, MAS ELE AINDA ZUAVA E DIZIA QUE O NEGÓCIO DELE ERA PÉ EM BAIXO ISSO ELE NÃO IA TIRAR DE JEITO NENHUM, HOJE ESTOU SENTINDO DEMAIS A PERDA DESSE MEU AMIGO DE MAIS DE 10 ANOS , FIZ DE TUDO PARA ELE ME OUVIR , MAS NÃO FOI O SUFICIENTE A TEIMOSIA TAMBÉM FAZIA PARTE DE SUA PERSONALIDADE, SUA AMIZADE ESTÁ FAZENDO MUITO FALTA ENTRE NÓS , DIFICIL DE ESQUECER ESSE GRANDE AMIGO!!!! ENTÃO FIQUEM AQUI SABENDO , PAREM DE PROCURAR CULPADOS E ENCAREM QUE ESSE NOSSO ESPORTE QUE É RADICAL E REQUER SEMPRE MUITO CUIDADO COM A SEGURANÇA , AMANHÃ PODERÁ SER UM DE NÓS

galileu
galileu
Reply to  Danilo Sanches
13 anos atrás

danilo, voce o pezão a familia que me perdoem, mas ou o cara era muito burro ou suicida, voces deviam tê-lo internado, só,sendo louco para fazer issso depois do que voce narrou acima, não tem explicação.

luc
luc
13 anos atrás

Disse tudo !!!

Enio Peixoto
Enio Peixoto
13 anos atrás

Esse carro foi feito “nas coxas” em algum fundo de quintal.
Totalmente desequilibrado. Incapaz de andar em linha reta.
O próprio “piloto” comentou isso num vídeo do Youtube.
E os adeptos dizem que gastou não sei quanto e tinha toda segurança possível.
Que segurança tem um carro que não anda reto?

galileu
galileu
Reply to  Enio Peixoto
13 anos atrás

comentei isso acima, e quem me falou foi ver o carro ser contruido.

Ana Paula
Ana Paula
Reply to  Enio Peixoto
13 anos atrás

Olá, acho que sou uma estranha no ninho.. mas entendo assim..
O acidente aconteceu.. é fato, todavia não podemos condenar uma nação inteira por causa da irresponsabilidade de um piloto.
Claro.. há relatos da pista estar ruim.. tudo bem.. mas creio que não precisamos denegrir a imagem de um esporte por conta disso.. se você não gosta tá valendo, cada um tem a sua opnião.. por exemplo eu acho ridículo boxe.. as pessoas acabam com suas vidas.. mas é a opção deles..
Gosto sim de Arrancada, sei que tem muitos irresponsáveis nesse meio.. mas onde não tem? Acidentes acontecem, podem ser evitados, vi que o piloto foi avisado mas continuou.. opção dele. Talvez agora mudem a ideologia dos carros que podem ou não irem pra pista.. afinal foi preciso o Ayrton morrer pra segurança na F1 mudar.
Entendo, ainda, não tem como mudar o que passou, as agora batalhar para que não ocorra mais.. e essa discussão boba de gosto ou não gosto de Arrancada ou até comparar ela aos brutamontes das torcidas organizadas que matam pessoas inocentes daí eu já acho demais. Afinal vai assistir quem quer, entra no carro quem quer. Se você não gosta se abstenha de assistir… vá procurar algo que te interesse.. eu não assisto luta de boxe nem fico falando mal.
Livre arbítrio!

MarceloPOA
MarceloPOA
13 anos atrás

Pra mim o Flávio tá repleto de razão.

Puxa vida, pilotar um carro com aquela estabilidade é brincadeira.

Se a CBA estivesse fiscalizando, aquele carro não largava há muito tempo.

Não adianta nada investir uma grana nesses carros e não conseguir andar em linha reta, afinal, arrancada é só isso.

Alessandro
Alessandro
13 anos atrás

É foda como tem nego que fecha os olhos e fica defendendo a arrancada, a suposta organização, a “excelente” pista ( ondulada aos montes, isso sim ), o preparador, o papagaio, o público…

Quer saber? Se acha tão bom assim, vai lá e corre igualzinho ao cara do Opala. Quando se espatifar e quebrar uma perna ou duas, ou ficar tetraplégico ou escapar vivo de alguma forma, NÃO VENHA CHORAR dizendo que a pista isso, que a segurança aquilo…

Pimenta no rabo dos outros é refresco!

galileu
galileu
Reply to  Alessandro
13 anos atrás

pimentorios anus outren, refrescuoron est

martim josé
martim josé
13 anos atrás

Reparem neste vídeo de arrancada a diferença dos carros
da categoria ProMod nos States. O carro é “alongado” e consequentemente a distância entre o eixo traseiro e o dianteiro são maiores que os carros de rua, o que permite uma trajetória em linha reta mais estável na arrancada.

http://www.youtube.com/watch?v=Ng8cbH0s86o&feature=related

MarceloPOA
MarceloPOA
Reply to  martim josé
13 anos atrás

E o mais importante… anda em linha reta

Ricardo Silva
Ricardo Silva
13 anos atrás

Sou contra a supervalorização da tecnologia e dos engenheiros. Mas se você vai colocar um grande volume de dinheiro em alguma coisa. Pelo amor de Deus faça algum estudo antes de começar a investir.
Você construiria uma casa sem alguém para responder pelo calculo estrutural e fundação?
Olha a experiência mais próxima que eu tenho com arrancada é o Need for Speed. rs rs rs
Mas presta atenção, quando eu percebia que não conseguia controlar o carro em linha reta, eu já começava a me perguntar se valia a pena ficar tentando com aquele carro. Colocar mais dinheiro em algo que já é problemático é complicado. Equipes de Fórmula 1 desistem de carros ruins e começam a pensar nos carros para a nova temporada.
É melhor eu não comentar muito mais, criticar depois do ocorrido é fácil e tem gente sofrendo com o que ocorreu.

Antônio Tabelini
Antônio Tabelini
13 anos atrás

ihhhhhh…

Guilherme - Impressionantes esses fanáticos, FG
Guilherme - Impressionantes esses fanáticos, FG
13 anos atrás

FG, fique tranquilo porque você tem frequentadores neste blog de nível intelectual muito maior do que esses fanáticos imbecis e semianalfabetos que inundaram os comentários desse post.

E é claro que se esses fanáticos saírem, nunca mais derem as caras por aqui, será um favor a você.

Eu acho arrancada uma bobagem, assim como você, mas, mesmo que achasse “o máximo”, não teria por que cobrar de você, um jornalista sério (e dono do blog, diga-se de pessagem), a “mudar sua opinião”.

Aos fanáticos: vão estudar um pouco, se não para se informarem melhor, ao menos para criticarem com consistência.

Saudações FG.

galileu
galileu

de tanto ele ler os comentarios desses fanaticos, ele merece as ferias que está curtindo.

Felipe Barcellos
13 anos atrás

Para encurtar uma história longa: aquele Opala da ProMod largaria em alguma prova de ponta na categoria ProMod da NHRA? Não.

Portanto não me venham falar em excelência e “investimento” se o benchmark é levado no “jeitinho”. Ou seguem o regulamento de uqem faz melhor e de forma mais segura no mundo ou coprem caixões de plástico para levar oa circuito, pois mais pilotos vão morrer.

A modalidade já existe no Brasil tempo o bastante e com dinheiro suficiente para investir em pistas próprias para Drag Racing. Cade o dinheiro da Flash Power? E das empresas que fabricam componentes e peças? Quando falamos das pistas brasileiras para os gringos, eles ficam incrédulos que alguém sejá estúpido o bastante para fazer 7.7s na ProMod em uma reta que parece pista de motocross. Enquanto isso, a Pro Mod deles, segura e bem feita, está fazendo os 402 metros em 5.8s, chegando a 409 km/h de final. Ou seja, anos luz mais rápida do que o recorde do Opala do Scort Jr, o elhor carro brasileiro na categoria.

Chorões, reclamem a vontade, mas a arrancada brasileira para ser ruim precisa melhorar muito.

Matheus
Matheus
13 anos atrás

Bobagem para voçê cara pálida mas não para milhares de fãs.
Muda a chamada do seu blog porque lá ta escrito(Blog do jornalista Flávio Gomes sobre carros antigos e todas as categorias do automobilismo mundial.)legal é formula 1 com dona ferrari arranjando resultados e sr nelsinho? batendo de propósito mas o sr alonso não sabia de nada! tenha dó.
arrancada é paixão no mínimo igual a que voçê tem pelo seu meianov.
tem motor pode ser qualquer um que tô dentro eu gosto de carros todos eles sem distinção já voçê provou que não gosta.
seu comentário sobre a categoria foi no mínimo infeliz.

galileu
galileu
Reply to  Matheus
13 anos atrás

pedrão, o cara do imprecionante, escreveu suspenção com ç , o matheus escreveu voçe tambem com ç, será que mudaram a ortografia e não nos avisaram?

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Estava na cara que ia dar merda. O carro não tinha a menor estabilidade direcional, por conta de uma bitola mais estreita na traseira, e suspensão aparentemente mal calibrada. Agora, não sei se o piloto era engenheiro, o que também não faz diferença, pois não era ele o RESPONSÁVEL pela vistoria do carro. Quem vai pagar a conta?

galileu
galileu
Reply to  Orlando Salomone
13 anos atrás

orlando, sem contar com aqueles 2 deguaus no fim da reta que fizeram o carro sair da trajetoria, e o responsavel pela vistoria da pista, como fica. a anos que aquela ondulação lá está e ninguem protesta, é igual para todos, sim, mas não é igual para umcarro, mal acertado, com problemas serios de alinhamento , e um piloto, (perdoem mais uma vez), teimoso que não ouviu nem o, mecanico e nem os amigos, sentou, amarrou o cinto e foi apagar o cigarro com o pé direito lá NO ASSOALHO, nota-se que em momento algum ele tira o pé do aceleardor, foi uma serie de fatos que ocasionou essa tragedia, e toidos ali envolvidos tem a sua parcela de culpa. cansei de comentar esse assunto, flavio, voltya logo para que tenhamos novos assuntos por favor.

Pedro Navalha
Pedro Navalha
13 anos atrás

O “imprecionante” foi foda. Quase me mijei de tanto rir…

galileu
galileu
Reply to  Pedro Navalha
13 anos atrás

pedro, voce viu o meu comentario?

Alessandro
Alessandro
13 anos atrás

O Flávio tem razão, e o que é mais revoltante é que vem um bando de neguinho sem a menor vergonha na cara dizer que “foi fatalidade”. FATALIDADE??? Quantas vezes o cara escapou de se espatifar no muro???

Quantas vezes tiveram tantos outros acidentes pra lá de previsíveis e ninguém tomou atitude???

Diz um ditado que “Sábio aquele homem que sabe a hora de entrar e de sair de cena”.

Pelo visto o piloto do Opala não soube o momento dele…

E outra coisa: Gaiola “reforçada” não quer dizer picas nenhuma se não for devidamente comprovada sua eficiência. Acham mesmo que uma reles gaiola aguentaria uma porrada num muro a mais de 180km/h???

Neguinho ao invés de ficar revoltado com a própria INCOMPETÊNCIA e INSENSATEZ e cobrar melhorias e fiscalização, não…. Vem descontar as mágoas num blog só pq o dono falou que “arrancada não é esporte”.

Meus pêsames à familia do piloto, mas quem procura acha.

Tomara ao menos que vcs, defensores “implacáveis” de arrancadas não sejam os próximos vitimados pela própria loucura, ego… ou burrice mesmo.

galileu
galileu
Reply to  Alessandro
13 anos atrás

um amigo me disse que quem fabricou a gaiola, fabricava escapamentos anteriormente, e agora? dizem que do opala, é retirado todo o assoalho, no lugar é soldado um chassis de tubos onde se completa o santo antonio e os reforços necessarios, como garantir que esses tubvos ao swerem soldasdosforam devidamente gabaritados, como garantir que naquel dia da solda, o soldador não,havia brigado com a mulher ou o time dele perdeu e o cara estava de mau humor, se nas gaio9las da stock que são feitas com o maior rigor, às vezes um tubvo sai fora do,lugar na hora da solda, o que dizer dessas coisas feitas no fundso do quintal, ou por gente sem gabarito, (peça onde é preso o veiculo), adequado. não deviam ter permitido

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Alessandro
13 anos atrás

Já que é para esmiuçar o troço vamos fundo. Galileu não têm esse negócio da esposa dormir de jeans ou o time perder de 10 X 0, um processo de soldagem obedecendo critérios tecnicos deve obedecer o seguinte padrão:

PREPARAÇÃO DE PROCEDIMENTOS DE SOLDA

CLASSIFICAÇÃO DO MATERIAL A SER EMPREGADO

PREPARAÇÃO DAS PEÇAS A SEREM SOLDADAS

USO DO ELETRODO ADEQUADO, PREVIAMENTE AQUECIDO A TEMPERATURA REQUISITADA.

SOLDADOR QUALIFICADO PARA O TIPO DE SOLDA A SER EXECUTADO.

SOLDAGEM

INSPEÇÃO DA SOLDA POR INSPETOR N1

PREENCHIMENTO DA FOLHA DE SOLDAGEM E INSPEÇÃO COM O REGISTRO PROFISSIONAL DOS EXECUTANTES E INSPETORES RESPONSÁVEIS PELO TRABALHO EXECUTADO.

Essas folhas vão para a pasta da obra do equipamento e devem estar disponíveis para fiscalização pelos orgãos competentes pelo tempo de vida util do equipamento, isso é um trabalho tecnico, agora um bando de pinga-fogo de fundo de quintal que não domita tecnica alguma, não sabe nada sobre metalurgia e ligas e tiram onda que “soldam pra caralho”, matam é pra caralho isso sim…….

visitem http://www.fbts.com.br

Phil
Phil
13 anos atrás

O FG gostando ou não da arrancada não muda em nada os fatos. Ele tem razão em dar o alerta para duas tragédias em pouco tempo. Cade as autoridades competentes ? Quem fiscalizou ?

A pista é ruim. Cheia de ondulações e a mureta acaba antes do que deveria além da grama no final da reta.

O carro tinha problema para andar reto.

O piloto era “pé no porão” o tempo todo. Estava até escrito na lateral do carro: “como estou dirigindo ? f…-se o carro é meu”. Foi alertado diversas vezes pelo preparador e pelo próprio carro que dava constantes sinais do problema.

Então é isso ai. Pagou com a vida infelizmente.

Eu gosto de carros. Gosto de circuito. De arrancada também (inclusive estive no festival). Agora o que não consigo imaginar (e falo isso pois sou pai a 1 ano e 2 meses) como uma pessoa com o Vinicius não pensava na familia ?

Agora fica a viúva e filhos desamparados pelo simples fato de que manter o pé no porão era o que importava.

É o que costumo dizer, não existe certo e errado e sim escolhas.

É triste, mas foi a escolha dele.

Acho que vale a pena a reflexão….

Abraço à todos.

Felipe
Felipe
13 anos atrás

Ah seu amigo por acaso é o Tadashi? akele engenheiro frustrado?

galileu
galileu
Reply to  Felipe
13 anos atrás

felipe, não sei para quem foi a pergunta sobre o engenheiro, se foi para mim, digo que não, o henrique não, é conhecido no meio, mas já fez aerodinamica para carros da stock, e o atual campeão da light, o, pachenky ganhou o cam peonato cvom um carro acertado por ele, se voce assistiu a corrida da montanas aí em curitiba viu que dos quatro primeiros ele foi o unico que passou ileso numa curva onde os outros tres rodaram ou passaram reto.

galileu
galileu
13 anos atrás

caro flavio, não, ligue para comentarios maudosos que fizeram a teu respeito, conte com os amigos para te defender, e o fazemos com prazer, eu repeito muito o seu trabalho, gosto do seu blog e vou continuar a visitá=lo enquantro voce permitir,esses caras da arrancada ,são, como aquelas torcidas organizadas que se reunem apenas para bagunçar, coitado de quemmexer com eles, é como ciutucar um enxame de vespas vorazes, alguns deles não entendem nada, mas gostam de se sentir pilotos, outros que tambem não entendem nada dão palpites tão exdruxulos que não tem nem comentario, siga em frente fazenbdo o seu trabalho qeu nós estaremos aquyi para prestigiá-lo9.. abraços …galileu

Gabriel
Gabriel
13 anos atrás

A pista é muito insegura, cheia de irregularidades. Deveria ter muro até o final da reta. Dizer que essa é umas das melhores pistas é uma falsa afirmação. Para quem acompanha a arrancada sabe que o carro não andava reto, e o vinicius não tirava o pé. Lamentavel acontecimento…

Paulo Ferreira
Paulo Ferreira
13 anos atrás

Sou um fã da arracada e seu “post” retrata uma grande verdade e voce, mesmo nao gostando da arrancada, esta contribuindo para que exista maior fiscalizacao, maior seguranca, maior participacao e intervencao da CBA.

Fico triste ao ver alguns “arrancadeiros” te sacrificar pelo fato de voce “nao gostar da arrancada’. Esse é um direito seu e você nao tem obrigacao de conhecer melhor esse esporte. Tem o direito de manifestar isso da maneira que voce quizer. (nao gosto de “tenis” e um tenista nao pode me dar uma requetada só porque eu digo que nao gosto).

Amigos fãs da arrancada… leiam com atencao o post e observem que ele vem “a nosso favor”. Nao entendo as criticas feitas ao FG. Ele simplismente nao gosta, e ponto.

Quanto a aqueles que dizem que os carros sao feitos “sem seguranca” ou “sem criterios” em um opala velho. Sugiro que vejam as fotos do link http://www.dragsterbrasil.com/bau/projetos/opalavinicius/foto01.jpg e http://www.dragsterbrasil.com/bau/projetos/opalavinicius/foto03.jpg onde mostra o carro do Vinicios em faze de projeto estrutural. Assim, podem ver que a estrutua esta muito bem reforcada em protecao ao piloto.

“. Dizem que houve varias fraturas e traumatismo craniano, no entanto, em fotos do carro pós-acidente, observa-se que a estrutura esta intacta. Ou seja, algo ocorreu em relacao ao cinto, ao banco, sei la…. vamos aguardar a pericia…

Evitende que foi uma fatalidade… O carro nao andava reto e o piloto insistia… A pista nao esta boa e “os pilotos insistem”… O final da reta nao é seguro e “a organização insiste

É triste ler e reler que muitos apontam “causas reais desta fatalidade” como se soubesse que isso iria ocorrer em algum momento. Entao, porque nao evitar? Automobilismo é risco eminente de vida. Mas não pode haver negligência.

Ricardo Silva
Ricardo Silva
Reply to  Paulo Ferreira
13 anos atrás

Cara, quando você falou em fase de projeto estrutural eu esperava encontrar algo diferente de fotos da estrutura já construída. Alguma coisa relacionada a projeto realmente.
Projeto Estrutural = Cálculos Estruturais + Desenhos. Acredito que antes da construção do carro deva haver documentação para mostrar que o projeto está de acordo com o regulamento. Caberia a entitade fiscalizadora a verificação do projeto.
É dificil pensar que tudo é construído para apenas depois vir alguém para verificar o que foi feito.

galileu
galileu
13 anos atrás

ENTÃO O PENALTI ERA NA GAIOLA QUE DEVIAM TER Alguma coisa errada na gabaritagem para ser soldada, erro na estrutura do carro, se foi issso o monobloco do opala era mais seguro

Danilo Sanches
Danilo Sanches
13 anos atrás

è o seguinte corro de arrancada no paulista em Piracicaba, o carro do Vinicius era um arma, foi o primeiro chassis feito pela …….o diferencial era de um antigo dragster ligth aqui da minha cidade nao foi feito junto ao carro , o Vinicius esticou a frente do carro ( como a caravam da Flash) mas mesmo assim o carro era ruim eo pior nos video antigos o carro usava umaconfiguração de motor e mesmo não acertando o carro, o cara meteu duas turbinas Bull maiores o carro estava perto dos 1200 cv. o carro era bem forte por que se fosse outro rasgava no meio com as pancadas no guard rail acredito que o piloto se soltou causou as fraturas .

Mas o maistriste cheguei logo após o acidente o pessoal da organização não deixou chegar perto mas o cara tava morto no carro disseram que morreu no hospital para não ter pericia e cancelar a prova

Marcos°
Marcos°
13 anos atrás
Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Pela primeira vez eu concordo em gênero, número e grau com o que você diz. As autoridades da arrancada ficaram assistindo o piloto se matar. Era questão de tempo. E aconteceu. E acontecerá de novo, caso não haja maior fiscalização quando o assunto for segurança.

Desculpe a ignorância de quem não mede as palavras para “defender” este esporte. Pessoal, leiam com atenção as palavras e entendam que o que ele indaga apenas é que as autoridades fiscalizem melhor estes carros.

Parabéns. Que este seja o início de uma nova era na modalidade arrancada.

Gerson
Gerson
13 anos atrás

Acredito que em qualquer democracia vc deva ter o direito de expressar sua opinião, vou dizer uma coisa não gosto de arrancadas, não vejo graça em correr no reto, tem que ter curva, mesmo assim respeito quem gosta e digo mais tem que se averiguar se esse rapaz e seu carro estavam com todos os itens de segurança em dia, já vi batida piores e o cara saiu branco do carro mas saiu, compartilho com a opinião do Flávio Gomes a CBA arrecada uma fortuna ela tem que fiscalizar

claudio gasparini (Pantcho)
claudio gasparini (Pantcho)
13 anos atrás

Sou apaixonado por todas as categorias de automobilismo, lamento pelo Vinicius, mas as vezes esquecemos que automobilismo é perigoso, quanto a CBA meus pesames.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Concordando com a idéia dos que falaram que o muro deveria estar sempre próximo, para não permitir que o carro ganhe velocidade lateral, levo mais adiante, pensando que a falta do muro, provavelmente com a incidência de vento lateral forte, fez o opala levantar lateralmente do lado direito primeiramente.

Vinicius corrigiu mas, acionando o para quedas, talvez já notando que as condições estavam difíceis, não conseguiu mais controlar as inclinações do opala, neste ponto, talvez o para-quedas também o impediu de um melhor controle do carro e uso dos freios normais…

Outra coisa que acho muito estranho nesse carro é aquela bitola super estreita (de carro de arrancada mesmo) … para uma casca bem mais larga… pra mim parece claro que o carro fica muito mais instável e sujeito a ventos laterais que tirem a sustentação negativa do carro

Paulo F.
Paulo F.
13 anos atrás

“races are dangerous” esta advertencia esta no ingresso de várias categorias como no USAC e no ingresso do GP da Inglaterra. Por que aqui seria diferente?

luiz otavio
luiz otavio
13 anos atrás

também acho que carro deve fazer curvas além de andar, mas gostos à parte, também não entendo como um carro que já tinha sua instabilidade provada continuava competindo em competição oficial da CBA, essa é a questão e quem não souber discordar de algo de forma serena, que monte um blog a contento.

Shico
13 anos atrás

Arrancada é uma das categorias mais populares nos Estados Unidos e é a categoria automobilística que mais cresceu no Brasil com isso surgiram várias “pistas” pelo país que realmente não cumprem as normas de segurança descritas no reguçamento e sou contra esse tipo de atitude principalmente dos organizadores.
Ningém é obrigado a gostar da categoria Arrancada mas tem que respeitar, é uma categoria regida pela CBA com um representante que vive a arrancada e tem noção de tudo que é feito.
Atualmente temos alguns campeonatos que são referncia no país tendo pilotos de todas as regioes, o evento mais esperado é o Festival de Arrancada que segue todas as normas de segurança asseguradas com no mínimo uma vistoria diária em todos os carros inscritos.
Concordo que o carro não era instável mas em uma vistoria isto não poderia ser constatado.
O acidente com o Vinícios foi uma tragédia como a do Senna, Pascal Grosjean, Shoya Tomizawa, e muitos outros que perderam suas vidas em decorrencia de acidentes em competições de carros e motos.
Quem critica e fala mal da arrancada é porque não conhece, Hoje temos o carro com motor 6 GM cilindros em linhe mais rápido do mundo, o vw 4 cil tração dianteira mais rápido do mundo e por aí vai.
Meu filho estuda na rua da LF Competições, oficina onde fica o corro do Flávio Gomes e muitos outro carros da categoria.
É uma categoria que eu particularmente não correria mas nunca vou falar mal pois não conheço a categoria a ponto de critica-la.
Como em tudo na vida existem pessoas que não tem nenhuma base do assunto e acaba fazendo comentários infelizes.
Desefio qualquer um dos ilustres “pilotos” de circuito que falam que piloto de arrancada não é piloto a dar uma puxada com um VW GOL com 900 hp ou um GM 6cil com 1.200 hp ou até um singelo dragster de 3.000 hp
e não borrar as calças.
A popularização da arrancada diminuiu drasticamente os rachas nas ruas trazendo este pessoal para a pista em categorias mais fracas.
A arrancada brasileira atualmente é conhecida e reconhecida internacionalmente e deveriamos nos orgulhar mas Brasil é isso mesmo, a dor de cutuvelo corroi.
Fica com Deus Vinícius…….

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Shico
13 anos atrás

Tribo é foda………. têm o pajé, tem o feiticeiro e o resto da tribo que fala uma lingua que só eles entendem……
Toda tribo que se preza é assim: só eles são machos, só eles têm coragem e só aquilo a que se “dedicam” é que presta e vale a pena.

Qual é o conceito de mais macho e menos macho para vocês? Já vi na minha cidade uma drag queen cubrir de porrada dois bombados de academia – uma das cenas mais pitorescas que já vi na vida – Quem era o machão e bom de sela nessa parada? E um policial que sobe o morro embaixo de tiro de fuzil é mais macho ou menos macho que um de nós?

É essa ignorância que mistura insensatez, despreparo, ignorância e principalmente insensibilidade com a rapaz vitimado no acidente, reduzir tudo a uma questão de virilidade é o mais ridículo dos argumentos. Trabalhei 16 anos embarcado em plataformas de petróleo e na hora “H” já ví muito brutamontes travar e pessoas tímidas e até consideradas medrosas no dia-a-dia terem um comportamento diametralmente oposto.

Reduzir toda essa discussão apenas a testosterona é voltar as cavernas, se é assim que os adeptos desse esporte(?) querem a coisa, ótimo!!!! então continuem empurrando a cara no muro para demonstrarem o quanto vocês são valentes e fortes…….. uau!!!!! que medo…………

PS Nenhum desrespeito ao piloto vitimado, mais uma vez minhas condolências a familia, mas a sua morte que poderia significar algo de bom para o esporte a o qual se dedicava parece que será usado como bandeira de guerra e idolatrado com mártir pelos idiotas de plantão. Usarão a imagem do pobre rapaz para mostrar como sua tribo é feroz e poderosa, alí ninguém têm medo da morte. Acho que a categoria precisa de uma marca que a associe a organização, segurança e diversão e não a bravateiros metidos a valentões.

sergio
sergio
13 anos atrás

antes de tudo e muito triste isto que aconteceu,mas antes de jogar a pedra nas pessoas E PRECISO INVESTIGAR E DAR SEGURANÇA as pessoas presentes no autodromo e pilotos,discordo a opniao do flavio ,mas como opniao ,sim ela deve ser respeitada por todos nos,sou grande fa de arrancada,f1,gt3…,e assim vai ,automobilismo e sim um esporte,abraços a todos e luto pela tragedia.

Gilberto Neto
Gilberto Neto
13 anos atrás

Concordo integralmente com o Flavio, arrancada não é automobilismo é idiotice, e outra quem ja viu videos anteriores deste opala ja sabia que ia da Mer### sorte não ter antigido multidão, mesmo com a carroça desgovernada o cara ainda da uma aceleradinha!

galileu
galileu
Reply to  Gilberto Neto
13 anos atrás

resposta ao tonto do felipe. “imprecionante” op carro tinha pobrema de suspenção e eles soldarão a coluna do senna, vaim aprender portugues depois volte a comentar. o fato que voces querem transformar o cara em heroinão dá ele já tinha sofrido,outros acidentes com o carro, insistia porque era teimoso, vi o opala do cezar degreas, aquele biturbo andar em linha reta e com mujito mais potencia do que o do vinmicius, POTENCIA NÃO É NADA SEM CONTROLE.

Felipe
Felipe
13 anos atrás

Olá Flavio gomes,acho imprecionante esse comentario que voce fez,voce conhece este esporte?ja foi a uma prova de arrancada?conhece o esporte a fundo?sabe a segurança que existe em um carro de arrancada como o do vinicios,aposto meus dedos da mao que o carro do acidente tem muito mais segurança que seu lada,quanto ao carro andar reto,voce sabe o que é acerto de supenção? sabe como é andar 400 metros em 8 segundos,aonde deveria ocorrer este acertos na rua?a CBA sabe sim da segurança destes carros por isso autoriza,mais voce como piloto poderia me dizer que equipamento de segurança resistiria a uma batida a mais de 200km/h,no acidente do Senna que é a formula 1,voce vai dizer o que que nao sabiao que soldarão errado,vai falar o que?que é um esporte mediocre,ali é elite vai dizer isso para a FIA.

Esporte a motor sempre vai existir acidentes fatais seja culpa da pista,seja do piloto,voce é isso mesmo um urubu oportunista na carniça

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Felipe
13 anos atrás

Imprecionante…

Enio Peixoto
Enio Peixoto
Reply to  Felipe
13 anos atrás

Cruz credo!
A maioria dos “arranqueiros” são analfabetos. Basta ver os comentários no Youtube. É de morrer de rir.

Paese
Paese
13 anos atrás

No video em questão que você postou, tentando mostrar o quanto o carro era instavel, e um acidente era questão de tempo, o próprio Vinícios postou um comentario há 3 meses atras, segue comentário:

viniciuslimit 3 meses atrás.
obrigado a todos ai que gostaram do video,é tudo lindo e maravilhoso ,mas esta perigoso graças a deus nao aconteceu nada ja estou arrumando o carro ,pra alguns é chassi pra outros é alinhamento enfim ja estou arrumando pro carro andar reto alem do mais a pessoa que mais quer que ande reto sou eu ,outro fato a pista de curitiba nao é mais a mesma o festival logo logo esta ai pra andar reto e fazer um tempo bom que é isso que eu estou atras ….

Ele sabia dos riscos, ele estava tentando resolver, e nesse festival ele estava testando para ver se tinha ficado bom. O carro evoluiu muito. Mas você só descobre quando anda se o carró está ou não bom. Queria entender por que você “abomina” o esporte automobilístico que mais cresce no Brasil, a Arrancada.

Tem que ser MACHO pra segurar um carro com mais de 1.500CV.

Boa sorte pra ti e conforto para a família enlutada.

galileu
galileu
Reply to  Paese
13 anos atrás

onde aquela cadeira eletrica tinha 1500 cv? não viaja, tem que ser mamcho é poara encarar as curvas de interlagos com 30 carros correndo nobolo, dirigir em linha reta é facil, basta ter segurança como fez o rodrigo myiaky que quando viu que o cvarro era instavel contratou pessoas adequadas para acerta=lo, e bateu o recorde. se voce está testando,um carro inseguro, ai gradualmente ationgindo o seu limite, não, como ele fez arriscou tudo na primeira pyuxada, fatalidade? imprudencia? meioi0 a meio.