COISAS DE ANTIGAMENTE
SÃO PAULO (tá difícil engrenar) – OK, OK, já entendi. A El Camino Opala aí embaixo, como eu desconfiava (na verdade sabia, mas sei lá…) é uma montagem tosca e tal. Mas este anúncio enviado pelo Edison Segunda Guerra, não. Ele encontrou numa Quatro Rodas. A Guaporé fazia essa Caravan com quatro portas. Mas eu, sinceramente, nunca vi uma. E tenho curiosidade para saber o que a GM achava desse negócio. E mais curiosidade ainda para ver uma de perto. Gostei das rodas, devia ser um carro bem interessante, personalizado e tal.
Volto já.
Existe sim!!! Vi uma vinho, devia ser de 88/89 na cidade de Sumaré, interior de SP, agora, quem fez….vai saber…
Na década de 80, eu tinha um vizinho que era motorista particular do Delfim Neto, que tinha uma igual à do anúncio…
Sobre o Monza 190e, olha que bonitinho postaram num fotolog qualquer – http://www.fotolog.com.br/mercedes/97324038
Tinha uma Caravan dessas que rodava aqui em São Bernardo, e devia ser ano 85, pela cor dourada e acabamento marrom que tinha. Da última vez que a vi, há uns 15 anos, ela estava meio ruinzinha, já com bagageiro e portamalas cheios de tralhas diversas.
Reza a lenda que o projeto foi abortado em nome da segurança (no caso das crianças). Por isso a GM não fez oficialmente o modelo. Já vi uma só que modelo 88/90, mas essas do ínicio dos anos 80, ainda não.
Aqui em Santo André tem uma mais nova que isso, provavelmente 89, na cor grafite, eu já vi ela de perto e está muito bem cuidada.
=D
Aqui em BH tinha uma Caravan 4p á venda e por 12 dinheiros… e eu como sempre sem dinheiro…
conforme eu já havia comentado nosite da el camino, a guap ore fabricava as caravans 4 portas sob encomenda, a 1ª foi montada por um chileno na rua sta justina que depois vendeu a patente para a guaporé, participei da montagem da primeira fornecendo as peças que eram pedidas para a GM atravez da distribuidora emque trabalhava, depois quando fui encarregado, do, setor de peças da referida concessionaria, reencontrei o projeto. sei tudo sobre a construção do veiculo acima. todas utilizavam peças genuinas oriundas dos opalas. a unica modificação era nos bancos traseiros, assento e encosto que tinham que ser feitos fora da autorizada.
Que máximo isso, Galileu! Meu sonho seria ver uma dessas na versão 91.ou 75. De primeira, achei que era um Opala com traseira de Caravan, mas pelo que vc está falando, é na verdade umá caravan mesmo, CORTADA para acomodar as colunas e as quatro portas do Opala?
Até onde eu sei, a Chevrolet fabricou 2 ou mais unidades da Caravan 4 portas, se nao me engano em parceria com a Envemo. Elas tinham o visual das 91 em diante, ou seja, com parachoque largo, visual mais moderno da linha Opala.
não porque a patente era da guaporé
Se não me engano a ENVEMO fez algumas tambem
Exitiu sim é todas que sairam foram ano 83 eram feitas sobre o Opala 4 portas a 3 anos no Bairro do Sumaré em SP tinha uma que o dono a transformou com o kit da 92, o carro parece que foi vendido no mercado livre
pelo que eu me lembro a ultima foi fabricada em 86/87, época que eu ainda trabalhava na autorizada, aq lista de peças era enorme
tinha a versão que imtava a Mercedes 190 também .
Non mi piace, niente! E punto.
Essa Caravan, pra mim, tb é inédita. Mas aquele Opala pick-up, eu já ví vários “recortados” Assim como Corcel I. Só mulambo.
Um tempo atrás quando estava procurando a minha Caravan pra comprar, eu vi uma no Mercado Livre pra vender. Ao vivo, nunca…
Essa eu ja tinha visto várias vezes. Meu pai comprou uma caravam 85 em 87 de um diretor da GM. Ficamos com ela até 1998. Quantas vezes minha mãe estava nos levando para a escola ou indo fazer compras e os caras perguntavam: Onde conseguiu isso? Vende?
Usei ela quase um ano em 1997 e muitas pessoas reparavam e perguntavam as mesmas coisas.
Saudades da caravam.
Abraço
Algum crash test chegou a ser feito?
naquela epoca isso não exitia no brasil, mas do modo como eram feitas teria a mesma resistencia de um opala 4 portas, a construção não era coisa de amador, era tudo, gabaritado, e se não me engano havia um laudo do ipt.
http://www.opaleirosdoparana.com/t46-caravan-4-portas
http://pt.wikipedia.org/wiki/Chevrolet_Caravan
Esse carro existiu. Foi exposto no salão do automóvel e posteriormente comercializado.
Assim como também existiu o Opala cupê conversível, feito por uma concessionária de Curitiba e exposto no Salão do Automóvel.
Cheguei a ver alguns exemplares nas ruas.
Abraços!
Jorge.
Oi Flávio,
Havia uma Caravan 4 portas ali pela primeira metade da década de 80, se não me engano feita pela Sulam ou Envemo. Tenho umas 4Rodas ou Motor3 da época com o teste, que elogiava bastante o acabamento e execução da adaptação. Como se pode ver, as portas traseiras eram do sedã 4 portas.
Abraços a todos!
jwalker 2tf, como já disse o grupo porto seguro donmo da guaporé é quem detinha a patente do veiculo, adiquirida de um chileno louco que fez a primeira.
e a grande inovação : já vinha com GPS !! era muito avançada !!!
Flavio, se não me engano existe até um teste na 4 Rodas com uma Caravan dessas, perca um pouquinho de tempo e procure no acervo digital no site deles…realmente era uma edição especial, só não lembro se era realmente da Guaporé ou outro fabricante. Aliás, é uma delícia ler as 4 Rodas antigas, vale como registro de muitos carros que já existiram e anúncios super curiosos pra época de hoje, legal também é ver o nome de pilotos que nesse meio tempo se consagraram e outros que simplesmente sumiram no mapa…Se não conhece, vale a visita! Abrç!
O anúncio é falso.
O GPS só foi inventado duas décadas depois.
Sério? Ta de brincadeira!!!
Já vi uma quando procurava um carro usado para comprar (acho que em 1998). Era um modelo mais antigo que essa da foto, automático. Por ser quatro portas, desconfiamos que tivesse sido modificada e desistimos de comprar.
Essa eu já vi, na extinta feirinha do Pacaembu tinha uma azul escuro, MODELO 91,92, ela era de um cara que vendia peças se não me engano.
Tinha uma concessionaria que fazia uma perua Maverick quatro portas, a partir do sedã 4P. Saiu na 4Rodas… inclusive com “Impressões ao dirigir”…
Incrível como o brasileiro não percebia o óbvio!!!
Uma Caravan 4 portas deveria ser um mico para a época, assim como foi o Voyage e o Corcel que eram carros muito bem bolados e funcionais.
Também era transformada. Era feita sobre o Opala 4 portas, o qual tinha o teto e colunas cortadas e substituídas pelos da Caravan. Não ficou ruim não, ainda mais que a Opel sempre disponibilizou a Rekord C Caravan com 4 portas.
errou, veja o meu comentario, ela utilizava a estrutura do opala 4 portas que era enxertada a p,artir da coluna “A”
A Caravan 4 portas existiu na Europa (versão 4 portas do Opel Rekord C Caravan) e foi uma pena não ter sido feita no Brasil.
Não devia ser tão difícil adaptar a coluna B e as portas do Opala 4 portas na Caravan. O resultado, pelas fotos, compensava, pois ficou muito bonita.
Sobre o que a GM achava de suas autorizadas mudarem os carros originais, acho que, no mínimo, faziam vista grossa, pois isso era comum. A Envemo fazia uma famosa alteração no Monza que ficava com uma frente parecida com um modelo Pontiac. E tinha versão “fechada” e conversível. Eram vendidas também em autorizadas da marca.
a extrutura do opala 4 pts era enxertada 30 cm dep.ois da coluna A e ia morrer na coluna C, em momento algum se mexia no teto do veiculo, a não ser para as soldas necessárias.
Essa aí eu lembro de ter visto na QR, embora realmente nunca tenha visto uma, diferentemente da perua Maverick. Acho que as montadoras colaboravam, para elas fazia sentido experimentar o mercado sem por o dinheiro delas na parada.
Você devia fazer uma matéria sobre o Monza 190E, esse era patético. Vi uns dois por aí.
Se não me engano, era a Automotor do Batista que transformava o monza em mercedes 190E
Tenho um amigo que comprou uma caravan ambulancia, para aproveitar peças, e ela tinha 3 portas, duas do lado direito e uma do lado esquerdo… coisa mais esquisita, mas foi adaptada com certeza, a porta extra era acesso fácil ao paciente.
parece que os fabricantes brasileiros só gostaram de fabricar wagons na década de 90. hoje em dia preferem aquela coisa chamada minivan, que não tem comportamento dinâmico, nem potência, nada. argh.