NO CORREDOR

SÃO PAULO (vejo a lua) – O Aluizio Proença de Lemos, orgulhoso do trabalho feito (e com toda razão), mandou a mensagem abaixo:

Trabalho na SPTrans, antiga CMTC. Estou aqui desde 1987. Tentei procurar no seu blog algo a respeito mas não achei, então presumo que você ainda não tenha falado nada a respeito dela. No final de 2007 conseguimos restaurar uma Kombi 1985 que era viatura da CMTC, atuando no corredor [de ônibus] Santo Amaro. Esta Kombi foi uma encomenda especial da CMTC à VW do Brasil. Creio que foram encomendadas umas 35 como esta. Ela possui as portas laterais separadas como nas 6 portas, porém somente do lado do passageiro, acabamento Luxo, mas na plaqueta consta o código 231 (Standard). A Kombi estava jogada na antiga garagem Barra Funda. Das cinco que estavam lá, era a melhor para restaurar. Desde abril de 2008 ela se encontra devidamente restaurada no Museu dos Transportes Públicos Gaetano Ferolla, av. Cruzeiro do Sul, 780, próximo à estação de metrô Armênia.

Merece ser vista. Como, aliás, o museu todo, que eu mostrei na ESPN tempos atrás.

Subscribe
Notify of
guest

35 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
ALEXANDRE
ALEXANDRE
7 anos atrás

SOU UM AMANTE DE ONIBUS ANTIGOS ; E ESTOU PROCURANDO ONIBUS URBANO ANTIGO PARA COMPRA EM QUALQUER ESTADO , AQUELES QUE TIVEREN ALGUMA INFORMAÇAO. OBRIG

ricardo
ricardo
8 anos atrás

eu tenho uma desa, adique-ri, a um ano atras, poso mandar a foto c quiserem!

vital francisco
vital francisco
11 anos atrás

q dó não é,estas combis érão novinhas,eu tinha vontade de dirigir uma na época,mas não podia,eu éra motorista,e motorista só podia dirigir onibus,rsrs mas o mercedão que fazia socorro eu já guiei,varias vezes,,,tem uma lá no patio abandonada,ces virão,q pena éla ainda dava pra reformar,será q eles vendem onibus,algum q tá lá no patio da guido caloi,eu dirigi o carro 4122,trovão azul na época apilidado,quanto será que deve valer ele,eu tinha coragem de compra-lo.

Eduardo Belopede
Eduardo Belopede
13 anos atrás

Grande abraço ao Lemos.
Espero que haja espaço para ele comentar que restauramos o Fofão (Scania K112) e um MB O-362 Executivo. Para o projeto de restauração também foram selecionados um MB O-364, um MB O-371U, um Volvo B-58E 2 portas, um Scania K112 Porta Esquerda e um MB OF-1313 adaptado para deficientes.
Infelizmente alguns elementos me tiraram de lá antes de levar adiante esse sonho.
Em relação aos pequenos caminhões brancos que o Galileu comentou, se trata de uma adaptação caseira, realizada na garagem São Miguel pelo então Gerente de Manutenção, Sr. Adalberto de Freitas, que hoje trabalha na empresa VIP.
Foram utilizados chassis MB O-364 encurtados e inseridas carrocerias de caminhão Volvo. Erão os pequenos “Frankstein”…

Donizetti Silva
Donizetti Silva
13 anos atrás

Belo trabalho, preservar o passado e fortalecar nossa memória, é maravilhoso encontrarmos inciativas como esta, PARABÉNS.

Doni

marco alonso
marco alonso
13 anos atrás

uma bela e rara komboza, parabens

Alan Freitas
Alan Freitas
13 anos atrás

Maravilhosa essa Kombi, pena que as fotos estão pequenas, mas é bom saber que na SPTrans, ou “CMTC” existem pessoas preocupadas com a memória Nacional e com a história dos transportes públicos da cidade de São Paulo.
Muito legal essa “Kombi diferente”
Parabéns pela matéria!!!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Alan Freitas
13 anos atrás

Clica nas fotos que elas abrem enormes.

Lemos
13 anos atrás

Ola Galileu, tenho poucas fotos do papa-fila, mandarei pro Flavio ok?
abs

Lemos
13 anos atrás

Ola Valério Paiva,
Esta Viatura fazia apenas o atendimento das ocorrências “Corredor”, 24hs por dia, pois como o corredor era uma coisa “nova” na época, ocorriam muitos acidentes, ja que o pessoal não estava acostumado, com um corredor de onibus na faixa da esquerda.
abs

Lemos
13 anos atrás

Ola Claudio Bassi
O Codigo da Kombi (tipo 2) Standard é mesmo 231, o cód. 211 é da Furgão.
Este Código vem na plaqueta de Identificação da Kombi.

Abaixo todos os codigos das Tipo 2:

201 KOMBI LUXO COM 6 PORTAS
201 B-046 KOMBI-TÁXI STANDARD
204 KOMBI LUXO 321 B-605 IDEM, COM TAMPA TRASEIRA GRANDE
211 FURGÃO
211 B-059 IDEM, COM DIFERENCIAL TRAVANTE
211 KWB-217 FURGÃO, POLICIAL MORTUÁRIO
211 KWB-218 FURGÃO DE PRESOS
211 KWB-220 CARRO DE DETENTOS
211 KWB-221 FURGÃO DE DETENTOS
211 KWB-263 FURGÃO KARMANN-GHIA
211 KWB-046 KOMBI – TÁXI STANDARD
211 B-056 FURGÃO COM JANELA PANORÂMICA TRASEIRA
231 KOMBI STANDARD
231 B-060 IDEM, COM DIFERENCIAL TRAVANTE
231 KWB-257 KOMBI FISCALIZAÇÃO
231 B-122 KOMBI FUNERÁRIA
231 B-125 KOMBI POLICIA TÉCNICA
261 PICK-UP
261 B-059 IDEM, COM DIFERENCIAL TRAVANTE
261 KWB-226 IDEM, COM CAIXA ISOTÉRMICA
261 KWB-260 IDEM, COM CAPOTA “PISSOLETRO”
261 B-073 IDEM, SEM CAÇAMBA
271 AMBULÂNCIA
Veja no Site do Fusca Clube do Brasil (www.fuscaclube.com.br) em “Dados Técnicos VW”
Grande abraço.

Lemos
13 anos atrás

Diego,
os veiculos expostos no museu estão sofrendo uma especie de rodizio, por causa do espaço, o Monica, o Bonde Camarão e outros estão no predio da DRO, que é na Rua Santa Rita, galpão de manutenção, não sei informar de quando em quando é feito este rodizio ok?
abs

Tiago Mio
Tiago Mio
13 anos atrás

Maravilha.

claudio bassi elias
claudio bassi elias
13 anos atrás

Lemos, tenho quase certeza que o código da Kombi Standard é 211. O código 231 acho que era da Versão 6 portas (chamada de Taxi lá na Volkswagem). Essas lembranças me vêm à mente pois trabalhei na programação de produção da VW há 35 anos atrás.
Abs.

vincente
vincente
Reply to  claudio bassi elias
9 anos atrás

ola Claudio

vc tem algum informaçao sobre o kombi modelo 201 luxo 6 portas antigo( taxi) ?

obrigado
abrç

Diego Antelo
Diego Antelo
13 anos atrás

Tive a oportunidade de ver essa kombi no museu. Entretanto, no espaço onde, na reportagem, estava o “Monica”, tinha o “Fofão” de 2 andares. Alguém sabe dizer onde foi parar ?

galileu
galileu
Reply to  Diego Antelo
13 anos atrás

pelo que me falaram existem alguns 2 andares andando em campinas sp

vital francisco
vital francisco
Reply to  Diego Antelo
11 anos atrás

provavelmente para o patio,ninguem nunca mais viu,

Valério Paiva
Valério Paiva
13 anos atrás

Eesas fotos me trazem lembranças de infância, eu lembro dessas kombis da CMTC percorrendo ocorredor da Santo Amaro, e nos terminais Santo Amaro e Bandeira, só não lembro se eram apenas para transporte de funcionários ou se eram usadas também em transporte seletivo no trecho.

Parabéns aos responsáveis por essa restauração.

Fabio Aguilera
Fabio Aguilera
13 anos atrás

Parabens pelo trabalho. Tenho um tio que trabalhou por uns 30 anos na CMTC (e SPTrans) e, dentre suas tarefas, muitas vezes ele visitava garagens de empresas de onibus. Sempre gostei de onibus e, claro, de ouvir as historias do meu tio sobre as compras e sobre os modelos de onibus dos anos 80 e 90. Comparados aos onibus daquela epoca (principalmente os “Pao Pullman” e um Mercedao meio quadrado que apareceu depois) os onibus atuais sao verdadeiras carroças. Belo trabalho o do Lemos.

Leandro
Leandro
13 anos atrás

É sempre bom ter alguém que se preocupa em manter “viva” a história destes carros. Esta Kombi é um belo exemplo.

ps: Flávio, vc já viu o “vendedor honesto”? Eles está vendendo um Yugo… A matéria está neste link: http://www.jalopnik.com.br/conteudo/enfim-um-vendedor-honesto-na-internet

Thiago
Thiago
Reply to  Leandro
4 anos atrás

Eu tenho uma kombi cmtc ano 1987 !!!! Se quiserem envio fotos whats 34 99165-6061

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Putz, especial esta guria!

Sergio Luis dos Santos
Sergio Luis dos Santos
13 anos atrás

Linda Kombi, além de ser uma peça única com grande valor, parabéns à todos os envolvidos no projeto de restauração. Belo museu também!

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
13 anos atrás

Bacana…

Philipe Pacheco
Philipe Pacheco
13 anos atrás

Fui no museu mês passado.
Sem dúvida um passeio maravilhoso. Pena que seja tão mal divulgado, pq os ônibus e bondes lá estão em perfeito estado.

Ron
Ron
13 anos atrás

Parabéns mesmo pelo trabalho.

PS. Excelente matéria sobre o museu. Muito interessante a estória dos bondes com encosto de banco que vira e o apetrecho antiatropelamento.

Lemos
Lemos
13 anos atrás

Primeiramente agradecer pelo espaço, e de poder mostrar que mesmo a trabalhando em um orgão publico, tentamos, da melhor maneira possivel, ajudar a preservar a historia do Transporte.. Quem não a viu de perto ainda, recomendo dar uma passada no Museu, la tambem estão devidamente restaurados o FOFÃO (Double Decker), de 2 andares da época de Jânio Quadros, um MB O362 Executivo, e muita coisa interessante.
Valeu Flavio pelo espaço mais uma vez . .
Se quiser mais fotos possso envia-las a vc
Abs

galileu
galileu
Reply to  Lemos
13 anos atrás

lemos, manda algumas do papa-fila se tiver, muita gente não conhece.

vital francisco
vital francisco
Reply to  galileu
11 anos atrás

eles érão carros que foi meu de escala,cuidava muito bem deles o numeros são,4138,trovão.1777,1771.se tiver as fotos eu agradeço de coração,obrigado,LEMOS.imail. [email protected]

vital francisco
vital francisco
Reply to  Lemos
11 anos atrás

boa noite;lemos,eu sou apaixonado pela cmtc,trabelhei lá em 87 á 93,eu tanto queria umas fotos dos onibus que érão da garagem araguaia,são eles,1777,1771,estes érão o365,4138 este éra um trovão,por favor,se tiver eu seria muito grato,meu imail é [email protected] LEMOS.

Renato Amorim
Renato Amorim
13 anos atrás

Para quem não conhece o Lemos é a maior autoridade em VW`s a ar do Brasil. Um grande cara, sempre disposto a ajudar e apoiar todos que o procuram, faz parte da diretoria do fusca clube do Brasil e é um dos responsaveis por este trabalho maravilhoso nesta kombi idem!! Parabens ao Gomes por dar espaço e mostrar este trabalho! E…parabens (+ 1 vez) Lemos!

Edison Guerra
Edison Guerra
13 anos atrás

Felizmente sempre existe um abnegado que consegue registrar a história.Parabéns ao Aluizio.

galileu
galileu
13 anos atrás

vou sempre na sptrans da rua cachoeira, e lá tem 2 pequenos caminhões brancos, utilizados apenas internam,ente foram construidos lá mesmo segundo me informaram, vale a pena uma materia.