TAJ MAHAL

SÃO PAULO (tá sol lá?) – Ontem a notícia foi espalhada pelo próprio piloto, hoje a Hispania confirmou. Narain Karthikeyan será titular do time em 2011, com apoio da montadora indiana Tata. Karthikeyan correu pela Jordan e andava pulando de galho em galhos nos últimos anos. Ressurge das cinzas graças ao GP que seu país vai realizar no dia 30 de outubro, se as obras ficarem prontas — e se ficaram na Coreia, vão ficar também na Índia.

A chefia da Hispania também informou agora há pouco que Bruno Senna está oficialmente fora do time para 2011. “Ô, Gomes, e a história do Bruno na Lotus que você jurou que já estava certa no fim do ano?”. Não sei, sinceramente. Ainda estou achando esse silêncio sênnico muito esquisito. De qualquer maneira, sair da Hispania não é algo propriamente para se lamentar.

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Rogério Bento Negrini
Rogério Bento Negrini
13 anos atrás

Bem Flávio, você tem passado boas informações para leus leitores. Acredito que Bruno Senna será piloto de testes da Force India para 2011………………………… Agora esse indiano na Hispania, acho que nem no grid estará em 2011 … Só se $$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$$

felipe
felipe
13 anos atrás

Sou contra pilotos, equipes e corridas que envolvam india.
Um lugar que venera materia prima de um bom hamburger não merece meu respeito.

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Caramba, O Bruno Senna é bom piloto. E é só isso. Sem moleza de patrocínio o tio fez o que fez na época que esteve na Toleman. Podia não ser um piloto completo em alguns quesitos, mas no quesito pilotagem o homem era foda. O Bruno, está na cara que não é. Não adianta escrever milhões de linhas que nunca vai ser. O tio ficaria, na minha opinião, o tempo todo na frente dos principais rivais de rabeira, pelo menos.

O Bruno é bom piloto, e bom piloto o Barrichello também é. Mas tem pouca experiência para a idade que tem, devido ao hiato que teve sua carreira. Espero que vá mesmo para a Lotus(que não é do Tony Fernandes). Espero que mostre pelo menos a personalidade para ser campeão, porque na F1 o que mais importa mesmo é ter carro, vide o Damon Hill, que depois que o Adrian Newey consertou o projeto, que ficou capenga sem a eletrônica que havia até 1993, ajudou Hill a ser campeão.

Viúva nova na area? Perguntar não ofende…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

É isso mesmo, o Bruno é apenas um bom piloto mas muito longe de ser um fora de série como o tio. Mas parece que há quem não compreenda isso, exigindo do piloto o impossível, esquecendo os 10 anos de paragem e os azares que teve desde que a Honda abandonou e o deixou sem volante para 2009. Para quem começou a carreira tão tarde seria essencial fazer muitos Kms. de testes antes da estreia. Mas por conta dos problemas que afetam a categoria o Bruno ainda só teve ocasião de fazer um único teste com um F1 decente e isso já foi há mais de 2 anos. Não há milagres, ele até tem potencial mas é evidente que não tem tido condições para evoluír e assim é difícil.

Sim, o tio teria esmagado qualquer colega de equipa em qualquer carro, mesmo num carro horrível como foi o da HRT. Mas o Bruno Senna também teria feito bem melhor no confronto com os colegas com um carro um pouco melhor. A prova? Os seus melhores desempenhos foram precisamente quando o carro estava um pouco mais próximo dos rivais da Lotus e Virgin e a uns 5 ou 6 segundos dos melhores. Só quando o HRT estava a 7 ou 8 segundos dos melhores é que o Bruno (relativamente aos colegas) esteve claramente abaixo das expetativas. Isto quer dizer alguma coisa. Bastava ele ter um Virgin ou um Lotus para ter tido desempenhos bem melhores no confronto com os colegas. Mas isto já são pormenores que escapam à grande maioria dos observadores, como é normal. Ele até bateu os colegas durante o ano (12 – 6) mas parece-me óbvio que com um carro um pouco melhor teria feito melhor figura.

Seja como for, a verdade é esta: o Bruno Senna não teve um carro que permita avaliar o seu verdadeiro potencial na F1. Só teve aquele teste com a Honda onde foi quase tão rápido como o Button e depois não teve a sorte de poder evoluír ou sequer mostrar aquilo que pode fazer.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Ai ai ai galileu, quem dera eu poder brincar de competir de debater com alguem. Você e esse gilles ai juntos não somam o meu QI. Eu não preciso debater nada, não tenho que impor minha opinião, só isso já diz que ela é mais valiosa do que a de vocês, que escrevem biblias tentando se justificar. Passar bem, mas sem chorar muito tá?

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Daniel
13 anos atrás

Escrever muito não quer dizer que se queira impôr uma opinião. A minha intenção foi apenas relembrar fatos da carreira de Bruno Senna. Exige-se muito dele e com tudo o que tem acontecido nos últimos dois anos (abandono da Honda, perda da vaga na Brawn, falta de testes, um ano afastado dos monopostos e estreia com um carro miserável) ele quase teria de ter o talento do tio para conseguir ter sucesso.

O talento também se trabalha e 10 anos de paragem (1994 – 2004) é demasiado. Mesmo assim poderia ter tido sucesso na F1 se tivesse entrado com a Brawn. No teste com a Honda mostrou potencial e grande margem de progressão. Não acredito que não pudesse ser pelo menos tão bom como um Button ou um Massa. Dei como exemplo Damon Hill, que teve uma evolução mais lenta nos fórmulas e um primeiro teste na F1 não tão bom como o Bruno. Além disso o piloto não teve culpa que os japoneses tivessem saído daquela forma, deixando o Ross Brawn sem possibilidades de fazer testes nesse Inverno de 2008/2009. Esse foi o fator decisivo que deu a Barrichello a oportunidade de continuar com a equipa Brawn e estragou a carreira do Bruno.

No entanto, para o Brasil, as duas vitórias que o Barrichello obteve em 2009 não compensam as muitas vitórias que o Bruno Senna poderia alcançar na sua carreira se tivesse entrado na F1 com a Brawn!

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Bruno fora da Hispania?? Lembrei de uma frase de um amigo…

Antes zero do que nada!!!

galileu
galileu
Reply to  Batista Lara
13 anos atrás

mariomesquita, o cara que eu torcia se chama emerson fitipaldi, mas épreferivel ser viuva de um cara correto e que ajudou muita gente com projetos sociais que só vieram a tona depois da sua morte, do que ser “esposa” de um invejoso, sujo, trambiqueiro,mau carater, golpista quer mais adjetivos ou chega? desvio de dinheiro, batida do filho no muro, caixa de agua p,ara refrigerar freio e outras maracutaias mais.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Pelo visto ainda não acabaram a choradeira pró-Bruno Senna. Agora resolveram escrever bíblias para tentar colocar na cabeça dos mais sensatos que o cara é bom piloto. Ninguém vai ler esses testamentos não, desistam.

RCRG72
RCRG72
Reply to  Daniel
13 anos atrás

Daniel, bom piloto ele é. Mas a F1 está com pelo menos a metade do grid cheia com bons pilotos. Rubinho é um bom piloto, que se atrapalha com a própria mente.

O carro da HRT era muito ruim mesmo.

Levando em consideração a história da carreira dele, ele teria que ser fora de série para se dar bem na F1.

E ele não é. Mas daí a dizer que ele é ruim é muita falta de noção.

O Gilles_Senna não escreveu besteira não. pode ler. Só acho que não vale a pena gastar dedo escrevendo tanto. A torcida brasileira é cruel. O tio do Bruno já dizia que para os brasileiros o que vale é título de campeão e mais nada.

Mario Mesquita
Mario Mesquita
Reply to  Daniel
13 anos atrás

Cara, pelo amor de Deus! Não provoca as viuvas, senão vão postar mais mil comentários. Mesmo educados e bem informados, eles tem uma coisa em comum: A chatice e a persistência em convencer que o sacrossanto nome “Senna” pode vencer até se estiver no RG de um pangaré! Afe Maria…

galileu
galileu
Reply to  Daniel
13 anos atrás

eu li, e não acho que voce é tão sensato assim como dizes, e não reconhecer que as biblias escritas pelo giles_sena são a realidade, voce tentou debater com ele e perdeu feio, aliás voce não entendeu um texto simples que eu escrevi, como vai enten der um texto elaborado como o que acabas de criticar, by by passar bem so long

sfgt
sfgt
13 anos atrás

O “gilles_senna” fez comentários brilhantes e precisos. parabéns. realmente a situação do bruno é mujito difícil. eu se fosse ele, iria correr na Indy… correr na HRT é loucura… não sei como os seus assessores permitiram isso…não entendo a posição da Lotus tb… Trulli? é brincadeira… e, para finalizar, infelizmente, gostaria de enfatizar um fato que o gilles_senna relembrou muito bem… o Rubinho acabou com a carreira do Bruno, ao tomar, na última hora, a vaga na Brawn…sei que é cada um por si, mas não achei correto, até por respeito ao que o Ayrton fez por ele (rubinho)…

galileu
galileu
13 anos atrás

o giles_sena fez otimos comentarios, com consistencia e colocou um pouco de verdde sobre o bruno, temos forçosamente que concordar com ele, quanto ao rtal de daniel… que mala

galileu
galileu
Reply to  galileu
13 anos atrás

corrigindo: colocou um pouco de verdade, chega por hoje,
(voces devem estar dando Graças a Deus)

Gilles_Senna
Gilles_Senna
13 anos atrás

Uma vez que é praticamente impossível ficar como titular em 2011, Bruno Senna tem as seguintes opções:

– Piloto de reserva de uma equipa de F1, eventualmente com a possibilidade de participar em treinos livres nos GP. Não havendo testes e não querendo voltar para a GP2, uma outra forma de não ficar parado seria correr nas LMS e Le Mans, como fez em 2009. Mas já sabe que um ano longe dos fórmulas tem sempre efeitos nefastos, pois fica-se longe dos holofotes e perde-se ritmo competitivo. Também é lógico que já dificilmente poderá vir a ser um grande piloto, como poderia ser se tivesse entrado na Brawn em 2009, pois já teria evoluído muito na F1 e com material de primeira. Em vez disso perdeu mais 2 anos longe de um carro decente na F1 – em 2009 perdeu ritmo, este ano recuperou ritmo, ficou a conhecer os circuitos do Mundial e evoluiu qualquer coisa, mas menos do que teria evoluído se tivesse tido um colega experiente e um carro decente, capaz de evoluír de forma evidente ao longo do ano. Não há milagres! Se vier a ter a oportunidade que merece arrisca-se a ser um segundo Damon Hill (que só foi campeão graças a um carro muito superior e um colega estreante), pois tem tido demasiados contratempos e azares para aspirar a ser um dos grandes da F1.

– Piloto profissional numa outra categoria, abandonando a F1. Ir para a F Indy seria uma hipótese que lhe permitiria manter-se num campeonato de monolugares de alto nível. Querendo ficar na Europa e não fazendo muito sentido correr em fórmulas secundárias como a GP2, F2 ou a antiga F3000, tem na mesma a hipótese de regressar às LMS e Le Mans. Competições como o DTM, o campeonato FIA GT ou o Mundial de Turismo poderiam também ser opções mas neste caso iriam provavelmente comprometer de forma definitiva uma eventual oportunidade para regressar à F1.

– Abandonar as competições, 30 anos depois do tio ter feito o mesmo. O jovem Ayrton Senna estava na F Ford inglesa quando viu que não conseguia progredir na carreira apenas com base no seu talento, decidindo abandonar as competições e voltar para o Brasil apesar de ter patrocínios suficientes para continuar a correr.

Bruno Senna pode decidir abandonar por motivos idênticos. Teve azar com a altura em que chegou à F1 – abandono da Honda e falta de testes – e já não vê perspectivas de ter a oportunidade que merece com base no talento. A acesso à F1 tornou-se uma espécie de leilão para os pilotos novos, onde só entra quem tem grandes apoios financeiros. Além disso também passou a ser imprescindível ter o apoio de gente influente, com o factor idade ou nacionalidade a serem mais importantes do que o talento do piloto. Claro que pode sempre voltar atrás na sua decisão. Ao tio bastaram alguns meses, em 1981, para compreender que a sua vida eram as corridas. Já o próprio Bruno precisou de 10 anos para voltar às competições que abandonara na sequência do trágico desaparecimento do tio em Imola em 1994.

Espero que ele continue e ainda possa vir a ter sucesso na F1! Seja como for, é nossa obrigação de adeptos fazer tudo para o ajudar. Apoiar um Bruno Senna vitorioso, que tivesse entrado na Brawn em 2009, seria muito fácil. Mas o verdadeiro adepto deve compreender que se deve apoiar nos bons e nos maus momentos, quer o carro seja competitivo ou não, quer fique na F1 ou não.

Por mim vou estar sempre ao seu lado. Em Imola, depois daquela batida, aí sim, nada pude fazer para ajudar Ayrton Senna. Mas o Bruno é jovem e tem ainda uma longa carreira pela frente!

Gilles_Senna
Gilles_Senna
13 anos atrás

Bruno Senna sempre enfrentou o problema de ser muito comparado com o tio e essa comparação é um pau de dois bicos. Pode ajudar a subir na carreira (como ajudou o Hill e outros) mas também pode tornar-se muito nociva para a sua imagem, sobretudo tendo o azar de começar na F1 com um carro muito mau. Ele nunca poderia ter o talento do tio depois de ter estado 10 anos afastado das competições. É um mau clone, não há milagres! Seria até um descrédito para Ayrton Senna que alguém que esteve tanto tempo parado pudesse sequer aproximar-se daquilo que ele foi! É muito mais correto comparar Bruno Senna com Damon Hill. Além do que já disse (apelido famoso, início tardio da carreira, sem passar pelo karting e estreia com um carro muito mau – Brabham em 92) ainda encontro outra semelhança entre ambos: perderam o seu maior apoio bastante cedo. (Graham Hill em 1975 e Ayrton Senna em 1994)

Com as mesmas oportunidades que o Hill teve o Bruno Senna poderia até fazer bem melhor. A prova? Teve uma evolução mais rápida nos monopostos e esteve bem melhor no primeiro teste na F1, onde foi quase tão rápido como o Button sem ter qualquer experiência.

Dizer que o Bruno Senna não tem valor para estar na F1 é quase tão absurdo como dizer que Ayrton Senna não tinha valor para estar na Williams, pois não terminou nenhuma corrida e não marcou qualquer ponto!

Infelizmente ambos tiveram muito azar (para o Ayrton foi muito pior, pelo menos o Bruno está vivo e de boa saúde depois do brutal azar que teve – abandono da Honda, falta de ocasião para fazer mais testes, perda da vaga na Brawn para o Rubinho em consequência desse fato e estreia com um carro ao nível de um GP2)

Mas nada está perdido se o Bruno conseguir uma vaga como piloto de reserva e voltar para o GP2 para manter ritmo competitivo (uma vez que não há testes), voltando depois à F1 pela porta grande. A Honda até equaciona um regresso em 2013 e o Bruno terá 29 anos nessa altura. Damon Hill chegou à F1 com 32 anos e ainda foi campeão. Claro que o Hill tinha a vantagem de ser inglês (o país mais ligado à F1 e onde quase todas as equipas têm sede) e também não havia restrições aos testes na altura (fez milhares de Kms. de testes com a Williams antes de beneficiar do veto do Alain Prost ao Ayrton Senna para entrar na equipa na altura ideal…)

paulo oliveira
paulo oliveira
13 anos atrás

O problema é que o rapaz é normal, não é um fora de serie como o tio foi. Tomou tempo até dos companheiros de equipe. Tchau pra ele.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  paulo oliveira
13 anos atrás

Não é um fora de série mas tem mais potencial do que Damon Hill, campeão em 1996. Nas fórmulas de promoção teve uma evolução mais rápida do que o Hill e foi bem melhor no primeiro teste na F1. Com as mesmas oportunidades faria certamente melhor do que o Hill, outro piloto de nome famoso que não fez carreira no karting…

O Senna bateu claramente o Chandhok e o Yamamoto quando o HRT esteve mais perto dos Virgin e acabou por bater o Klien no final do ano. Só quando o carro esteve muito pior ainda é que fez pior figura. Em Singapura o HRT era o que Klien definiu como um carro de ralis. Na corrida fizeram tempos a 10 segundos dos melhores e foi só nessas alturas que o Senna fez pior figura. Não é sério avaliar um piloto com um carro tão mau como aquele!

galileu
galileu
Reply to  paulo oliveira
13 anos atrás

vamos as correções tambem,teve,, seu, agora vamos tirar o chapeu para esse giles_sena, os comentarios são fantasticos, muito bem elaborados e com conhecimento de causa.

Frank
Frank
13 anos atrás

Acho que o caminho mais correto seria fechar como piloto de teste de uma equipe de ponta , Maclaren, Red Bull, treinar algumas sextas durante o ano e fazer a Gp2 e pensar em F1 em 2012 ou no máximo 2013 e voltar para ser campeão.Anda em equipe de funbdo como esse ano é gastar dinheiro a toa.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Frank
13 anos atrás

Sim, tem de ser piloto de reserva mas de uma equipa do meio do pelotão e complementar com GP2 para não perder ritmo (um passo atrás para dar 2 à frente).

Só que um piloto que não tem carro para brilhar na estreia e ainda para mais já não é tão jovem como outros (nem inglês ou alemão, p.ex.) não tem a mínima chance de ser piloto de reserva de uma equipa como a McLaren ou a Red Bull.

Vamos ser realistas, nesta fase até já seria bom ser piloto de reserva até na Virgin, embora seja bem mais seguro e interessante numa Lotus Renault ou numa Team Lotus. Espero que ele consiga mas creio que também é imprescindível voltar ao GP2 uma vez que não há testes. Alonso em 2002 e Massa em 2003 fizeram milhares de Kms. de testes, mas isso agora já não é possível. Se o Bruno ficar parado será muito mais difícil ter a oportunidade que merece pois todos os pilotos que estão na F1 como titulares estão sempre a evoluír em cada GP e no GP2 há sempre muitos jovens com potencial à espera de uma oportunidade para subir à categoria máxima.

.

galileu
galileu
Reply to  Frank
13 anos atrás

carissimo rcrg72, não te critiquei, meu comentario bate com o seu, ele abandonou a carreira depois da morte do tio, depois veio o pai, eu tambvem acho que o bs tem toda a chance de provar o que sabe em um carro, competitivo, não esse arremedo de F! que aí está, conheci esse carinha quando era criança na inauguração do kartodromo que o ayrton construiu na fazenda em avaré, terve uma corrida de kart o tio largou em ultimo, passou todo mundo, chegou no sobrinho e tomou uim calorão ´pra passar, não quiz ofender o seum comentario, desculpe

RCRG72
RCRG72
13 anos atrás

Não vou escrever aqui para dar uma de esperto. Mas a um tempo atrás eu disse que a carreira do Bruno Senna nas categorias de acesso a F1 foi muito fraca.

Ah mas foi vice campeão da GP2 em 2008.

Tudo bem, mas para piloto que não tem dinheiro de patrocínio jorrando pelo rabo a vontade, sua carreira foi fraca. Perdeu tempo demais com a indecisão de correr profissionalmente ou não. O resultado é este aí.

O fato é que o Brasil fica dependendo de sobrenome, ao invés de fortalecer seu automobilismo para que apareçam bons pilotos em maior quantidade.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

O que prejudica o Bruno Senna é também a forma como a sua carreira tem sido gerida. Assim que a Honda abandonou o Bruno devia ter percebido que precisava de alguém influente para o ajudar numa situação de crise. Não percebo o porquê de não ter contratado o Gerhard Berger como manager, o austríaco ajudou-o no início e quando o Bruno mostrou um bom potencial nunca mais foi falado, nunca ajudou o Bruno.

Claro que ele não devia ter ficado tanto tempo parado (10 anos) mas aí a família realmente não o ajudou. Tendo em conta o tempo de paragem, sem fazer carreira no karting, a carreira do Bruno até foi muito boa e após apenas 4 temporadas completas (2 na F3 e 2 no GP2) estava preparado para entrar na F1 por mérito. No segundo ano no GP2 só perdeu para um piloto que andava na categoria secundária há quase uma década, o que lhe deu uma enorme experiência (Pantano esteve na F3000 entre 2001 e 2003 e depois de estar na F1 esteve no GP2 entre 2005 e 2008. Tirou partido disso para ser campeão neste último ano mas o Bruno foi o melhor dos outros. Sem uma série de azares também ele teria chegado ao título.

Depois teve um azar incrível: brilhou no teste com a Honda mas os japoneses abandonaram e a falta de ocasião para fazer mais testes fez com que perdesse a vaga na Brawn para o Rubinho. Mas o pior foi que o Ross Brawn andou a empatá-lo, dando-lhe esperanças de entrar na equipa que estava a formar, e quando escolheu o Rubens já não havia vagas credíveis no GP2. Foi por isso que entrou em 2010 com uma equipa como a HRT, pois não teve dinheiro para uma equipa melhor e claro que o fato de ter estado longe dos fórmulas não o ajudou.

Mas ele tem um bom potencial e precisa apenas de um carro minimamente competitivo para o provar de forma inequívoca!. Não duvido que teria feito melhor do que o Petrov se tivesse entrado com a Renault!

galileu
galileu
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

voce está começando uma carreira no kart, de repentre perde o tio e idolo, se desestrutura, logo perde o pai em acidente de moto, fica varios anos sem correr de nada, resolve correr novamente, não tem um patrocinio forte, mas faz o que dá. entra na f1 por uma equip.e fraquissima, voce quer mais, ou faria melhor.

RCRG72
RCRG72
Reply to  RCRG72
13 anos atrás

Concordo com você Gilles_Senna, em parte. Na F1 o cara que não tem patrocínio tem que ser bom além da conta. Era o que o tio fazia.

Mas ô galileu, não critiquei o Bruno Senna para você escrever perguntando se faria melhor. O fato de ter tido as fatalidades do tio e do pai conta, claro.

Só descrevi a situação do Bruno. Teve carreira fraca prejudicada pelo afastamento. Não o chamei de covarde. Ou incompetente como muitos aqui. Não dá para saber o real potencial dele por causa desses fatores e da equipe ruim em que se meteu.

É fato ou não que ele perdeu tempo na carreira?

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

No fundo, no fundo, será que o Bruno Senna tem aquela convicção de dizer “pilotei um carro de F1 em 2010”?

Embora ele tenha alinhado no grid durante todo o ano, aquele carro que ele guiou não é bem um F1.

Tomara que ele se ajeite para 2011. Boa sorte.

Entrar em equipes pequenas como essas pode ser uma barca furada, pois o que elas precisam, mesmo, é de dinheiro. Se o piloto não tem uma fonte inesgotável, não se assegura.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Thiago Azevedo
13 anos atrás

O Bruno Senna apenas pode dizer que pilotou na F1. Mas não pode (ou não deve) dizer que pilotou um F1 na sua temporada de estreia. O único verdadeiro F1 que ele guiou foi o Honda, naquele teste no final de 2008. O HRT era um carro totalmente desiquilibrado e no Mónaco até os carros de GP2 eram mais rápidos. Em Singapura os tempos em corrida ficaram a 10 segundos dos melhores.

O Lauda em 1972 ou o Alonso em 2001, esses sim, não pontuaram na estreia mas podem dizer que guiaram um F1 nas suas épocas de estreia. O March de 1972 até permitiu que o Peterson tenha terminado o GP da Alemanha (no antigo Nurburgring) em terceiro lugar. Já o Minardi de 2001 era mais fraco para os padrões da época e Alonso não conseguiu pontos, embora tenha brilhado alguma coisa. Mas tinha um carro que, consoante as pistas, estava entre 2,5 e 5 segundos dos melhores nas qualificações. O HRT, consoante as pistas, esteve a uma distância entre 5 segundos e 8 segundos dos melhores nas qualificações e foi muito mais desiquilibrado do que o Minardi de 2001.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Olha o outro, “Bernie não deveria permitir”. Karthikeyan é mais piloto que o Bruno Senna, não tem nada a ver a idade. Se for contar as velinhas sopradas, diria que o prazo de validade do Barrichello já passou.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Daniel
13 anos atrás

O Bruno Senna foi vice-campeão de GP2, venceu no Mónaco e em Silverstone (aqui à chuva, dando 10 segundos ao di Grassi), fez a Pole em Spa, um circuito onde sobressaem os grandes talentos (sendo roubado na corrida por uma penalização incrível que comprometeu as suas aspirações ao título). No teste com a Honda bateu o di Grassi e foi quase tão rápido como o Button apesar de não ter qualquer experiência.
É lógico que se tivesse entrado na Brawn teria grandes chances de dar grandes alegrias aos brasileiros. Aliás, atualmente, na McLaren está um piloto que foi pouco mais rápido do que o Bruno Senna logo nesse único teste que ele teve ocasião de fazer, na única vez que guiou um F1 decente. Com mais experiência é lógico que o Bruno não tardaria a andar ao nível daquele que foi campeão em 2009. O que não quer dizer que iria necessariamente tornar-se um grande piloto, tal como o Button também não é um grande piloto, apesar de ter muito mais experiência do que o Bruno. Mas que o Bruno teria mais estofo de campeão que o Barrichello (não digo mais talento porque isso nunca faltou ao Rubinho) disso não tenho dúvidas.

Dizer que um tal Karthikeyan é melhor do que o Bruno Senna é não ter a mínima noção da realidade.

galileu
galileu
Reply to  Daniel
13 anos atrás

ô trolha, o bernie não deveria permitir sim, uma equipe que só quer dar chapeu e embolsar o dinheiro dos pilotos, não aprendeu a leitura de texto na escola, não falei do piloto, que tambem não nenhuma brastemp e sim do dono da equipe.

Janus
Janus
13 anos atrás

O Karthikeyan evoluiu muito depois de sair da F1, foi muito bem na A1-GP, por exemplo, assim como o Alex Yoong (falo sério, na verdade …). Agora, é claro que, na Hispania, não vai fazer mais nem menos que o Bruno faria.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Janus
13 anos atrás

É verdade, com aquele carro nenhum piloto consegue fazer alguma coisa. Tanto faz estar lá o Bruno Senna como o Karthikeyan, o Yamamoto, ou o Chandhok.

Além disso o Bruno Senna precisa de um carro um pouco melhor para fazer a diferença relativamente a um colega de equipa. Como se viu em 2010. Aqui vai o meu artigo sobre a sua época até ao fim da temporada europeia:

Bruno Senna – Análise de uma época de estreia

Lutou pelo título de GP2 em 2008 e quase foi campeão, perdendo muito mais pontos com azares (Istambul, Magny-Cours, Valencia e Spa) do que com alguns erros que cometeu (Silverstone e Monza). Mesmo assim foi vice-campeão, vencendo no Mónaco e na corrida Sprint de Silverstone, à chuva, alcançando a Pole Position em Magny-Cours, Silverstone e Spa.

No primeiro teste com um F1, em Barcelona, bateu Lucas di Grassi (que já tinha experiência como piloto de testes) e chegou a andar ao nível de Jenson Button no final do segundo dia ao volante de um Honda de 2008 já com asa traseira de 2009.

Tendo lutado pelo título de GP2 em 2008 sem ter o melhor carro, é lógico que tendo o melhor carro poderia lutar pelo título na F1, sobretudo tendo a possibilidade de treinar antes do início da época.

Na sua temporada de estreia em 2010 bateu os seus colegas de equipa por larga margem sempre que o HRT esteve um pouco melhor (Istambul, Hockenheim e Spa). Isto quer dizer alguma coisa. Além disso, deu 2 voltas ao seu colega Chandhok na corrida do GP da China, disputada à chuva.

No Mónaco, onde o talento do piloto faz a diferença, conseguiu bater Chandhok na qualificação por mais de 1 segundo (apenas Kubica conseguiu uma vantagem maior relativamente ao colega de equipa, pois bateu Petrov por 1,3 segundos).

Em Spa, na pista onde o talento do piloto mais sobressai, na única sessão de treinos com pista seca (onde todos aproveitaram para rodar em ritmo de qualificação), Bruno Senna bateu Kovalainen (que guia um Lotus superior ao HRT) por cerca de 1 décimo de segundo e meteu Lucas di Grassi e Timo Glock no bolso, por cerca de meio segundo. Além disso bateu o seu colega de equipa Yamamoto por mais de 8 décimos de segundo.

Sempre que o carro o permitiu fez também excelentes corridas. Em Istambul ultrapassou Lucas di Grassi com uma facilidade desconcertante e não estava longe de Timo Glock quando foi obrigado a abandonar com problemas técnicos. No Mónaco esteve sempre na frente do colega de equipa até abandonar com problemas hidráulicos a 20 voltas do final. Na Alemanha andou muito perto do ritmo dos Lotus e Virgin com um carro claramente inferior. Na Hungria deu 1 volta ao seu colega Yamamoto.

No início da época Bruno Senna teve algumas dificuldades devido a ter ficado afastado das competições de monolugares durante cerca de 1 ano e meio. Mesmo assim conseguiu bater Chandhok nas qualificações por 6 – 3 e esteve à frente do indiano em 7 das 9 corridas, fazendo bons arranques e cometendo poucos erros. Só a deficiente fiabilidade do seu carro o impediu de terminar diversas corridas e o seu único abandono por culpa própria aconteceu em Barcelona. Errou também em Montreal e Spa, sempre nos momentos iniciais das provas, mas nestas corridas abandonou devido a problemas técnicos.

Em suma, Bruno Senna é um piloto talentoso que apenas precisa de um carro decente para provar de forma inequívoca que tem lugar na F1. Pode faltar-lhe ainda alguma consistência mas não tanto como se quer fazer crer. Por exemplo, na qualificação de Hungaroring bateu Yamamoto por menos de 1 décimo de segundo. Mas o facto de ter tido um carro que nunca conseguiu acertar bem durante os treinos não foi mencionado. Até os maiores campeões, com muita experiência, têm por vezes dificuldades em encontrar a melhor afinação em determinado circuito, agora imagine-se um estreante que guia um carro tão mau como o HRT.

Em Monza foi notado o facto de Senna ter batido Yamamoto na qualificação apenas por 2 décimos de segundo. Mas foi esquecido o facto de Monza ser, ao contrário de Spa, uma das pistas onde o piloto menos conta. Não é por acaso que em 2009 Nakajima conseguiu bater Rosberg na qualificação e na corrida, quando ambos estavam na Williams. Isto apesar de Rosberg ter obtido 36 pontos no campeonato contra 0 de Nakajima. Portanto, afinal de contas, Bruno Senna até fez melhor do que Nico Rosberg fizera no ano anterior nesta mesma pista. Por outro lado ocultou-se o histórico de Bruno Senna em Monza ao dizer-se que o brasileiro não está a confirmar o talento indiscutível que mostrou no seu último ano de GP2. É que foi precisamente em Monza que Bruno Senna teve o seu pior desempenho de 2008 no campeonato GP2, qualificando-se apenas na sexta fila e recuperando pouco nas corridas, com alguns erros pelo meio. Ou seja, Monza é talvez o único circuito onde Bruno Senna não se dá bem, independentemente de guiar um GP2 ou um F1. O que não quer dizer que não possa fazer lá boas corridas no futuro com um carro razoável ou mesmo lutar pela vitória se tiver um carro ganhador.

Convém lembrar também que desde o início da época Senna tem trabalhado com um engenheiro de pista sem experiência na F1, ao contrário do que acontece com os seus colegas Chandhok e Yamamoto, que beneficiaram da experiência de um engenheiro de pista com muitos anos de F1. Talvez por isso Senna tenha sido mais afectado por problemas mecânicos (eléctricos, hidráulicos ou de transmissão) nas corridas do que os seus colegas. Por outro lado, sempre que houve pequenas evoluções técnicas foi Chandhok a recebê-las primeiro (novo tanque de combustível na Malásia ou uma asa nova no Canadá). O apoio de Ecclestone ao piloto indiano (devido à realização do GP da Índia em 2011 e também por ser amigo do pai de Chandhok) não deverá ser alheio a estes factos. Mas nem Ecclestone conseguiu valer ao indiano quando faltaram os pagamentos à equipa. Em Silverstone o patrão da F1 ainda impôs a presença de Chandhok em detrimento de Senna, mas a partir daí o jovem brasileiro fez valer o seu contrato e foi Chandhok (cujo contrato o obrigava a pagar pelo lugar) quem teve de saír para dar lugar a Yamamoto.

Com tantos condicionalismos e um carro tão mau, podemos dizer que Bruno Senna tem feito um excelente trabalho, respondendo na pista a todas as adversidades. Em condições de relativa igualdade só foi batido de forma clara na Malásia, onde errou na qualificação e não teve ritmo para Chandhok na corrida. Em Barcelona o seu desempenho foi afectado durante todo o fim de semana por um chassis com problemas. Em Valencia foi batido devido a um erro cometido na qualificação mas bateu Christian Klien nos treinos de sexta-feira e também tinha ritmo para bater Karun Chandhok.

Enfim, Bruno Senna só precisa de um carro à altura para ser bem sucedido na F1. Não precisa de mais nada. Nem precisa de um grande carro. Basta um ao nível do Toro Rosso ou até ao nível do Lotus, de preferência com um colega bem cotado ao seu lado. Isso seria mais do que suficiente para o piloto mostrar todo o seu valor e garantir o seu futuro. Se tiver a oportunidade que merece acredito que tem tudo para um dia ser campeão mundial.

Quem com um HRT é capaz de bater Kovalainen e mete no bolso Timo Glock e Lucas di Grassi numa pista como Spa, onde o talento do piloto faz a diferença, tem tudo o que é preciso para ter sucesso na F1. É só uma questão de ter a oportunidade que merece.

Artigo relativo às últimas 5 provas:

Nas últimas cinco provas da temporada o desempenho do Bruno manteve o padrão que lhe é habitual: menos bom nos circuitos onde o HRT esteve pior e bem melhor nos circuitos onde o carro esteve a um nível mais próximo dos seus rivais da Virgin e Lotus.

Por isso não admira que tenha tido o seu pior desempenho em Singapura, onde a diferença em corrida do HRT para os melhores chegou a aproximar-se dos 10 segundos. O seu novo colega Christian Klien precisou apenas dos treinos livres de sexta-feira para adaptar-se ao carro e entrar no ritmo sem cometer erros, ao ponto de ser claramente mais rápido na qualificação do dia seguinte. Isto enquanto o Bruno revelava imensas dificuldades em encontrar uma afinação aceitável para esta pista, acabando por cometer diversos erros na sua tentativa de andar ao nível do austríaco. Na corrida o equilíbrio foi maior mas mesmo assim não teve ritmo para Klien nas primeiras 20 voltas e quando começava a recuperar foi infeliz ao chegar ao local do acidente de Kobayashi quando as bandeiras amarelas começavam a ser agitadas.

No Japão voltou aos bons desempenhos, não cometendo qualquer erro numa pista difícil e selectiva que não conhecia e batendo Yamamoto (que já conhecia a pista e corria em casa) na qualificação e na corrida. Chegou mesmo a atacar Timo Glock no final apesar da inferioridade técnica em que se encontrava.

Na Coreia do Sul, com o HRT de novo mais longe dos rivais, perdeu pela primeira e única vez para Yamamoto na qualificação, terminando à frente do japonês na corrida, disputada à chuva.

No Brasil voltou a ter Klien como colega e usou os primeiros treinos livres para se adaptar à pista de Interlagos, onde nunca tinha corrido. A partir daí foi mais rápido do que o austríaco, quer nos segundos treinos livres com piso seco, quer nos treinos livres de Sábado, com piso molhado. Na qualificação, disputada à chuva, manteve-se na frente de Klien até ao momento em que a equipa resolveu montar pneus novos no carro do austríaco, sem avisar o Bruno para fazer o mesmo. Na corrida, com os problemas de Klien, o grande adversário foi o di Grassi e o Bruno estava já à frente do seu compatriota quando este teve problemas que o atrasaram. Depois ainda acabou por dar luta ao outro Virgin, voltando a terminar uma corrida em luta com Timo Glock.

Em Abu Dhabi, apesar de Klien estar cada vez mais adaptado ao carro, Bruno Senna foi sempre o mais rápido, quer na qualificação, quer na corrida, demonstrando uma excelente evolução. Na corrida acabou por manter-se sempre relativamente próximo de Lucas di Grassi, andando no mesmo ritmo do seu compatriota apesar de guiar um carro inferior.

Recorde-se que Klien é um piloto já experiente na F1, pois pilotou na Jaguar em 2004 e na Red Bull nos dois anos seguintes. É também um piloto talentoso, como já mostrara na Red Bull e voltou a mostrar agora na HRT. Só um piloto com talento conseguiria fazer o que ele fez em Singapura depois de quase 4 anos sem pilotar na F1. Portanto, se o factor talento contasse Senna e Klien seriam de longe os pilotos em melhores condições para continuar na equipa e seriam eles que iriam eventualmente beneficiar da maior competividade dos carros que foram da Toyota e dos meios técnicos proporcionados pela recente parceria com a Williams. Infelizmente, na situação actual da economia mundial quase todas as equipas têm muito mais dificuldade em encontrar patrocinadores, pelo que necessitam do dinheiro que os pilotos podem trazer para ajudar a compôr os seus orçamentos. Até a Williams está na contingência de ter de dispensar Hulkenberg, por isso não admira que Senna e Klien tenham também os seus lugares ameaçados por pilotos bastante mais abonados em termos de patrocínios.

Portanto, Bruno Senna aprendeu e evoluiu muito neste seu primeiro ano, apesar de ter tido um carro com um nível claramente inferior ao de todos os seus adversários. Fez o suficiente para continuar na F1 por mérito mas agora começa outra batalha, desta vez fora das pistas, em busca de patrocínios. Quer fique na HRT, quer transite para a Lotus ou qualquer outra equipa ainda com lugares vagos esta é uma condição essencial para que qualquer piloto ainda com pouca experiência possa continuar a sua carreira ao mais alto nível. Infelizmente, nos tempos que correm e em particular num desporto tão caro como este, o talento conta cada vez menos…

VALLIM
VALLIM
13 anos atrás

O Bruno Senna deveria ter aceitado correr na DTM pela Mercedes , mas quiz fazer-se de difícil e aceitou o ” convite ” de não pagar e correr por esta grande porcaria que é a HRT , mas ele não tem perfil para a F1 , tem sim o Lucas di Grassi que vai ficar fora mas é competente , digo , bem mais competente que o BS

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  VALLIM
13 anos atrás

O Bruno Senna esteve melhor que o di Grassi no teste com a Honda tendo menos experiência…

Roberto Paiva
Roberto Paiva
13 anos atrás

A verdade é o que automobilismo brasileiro morreu, e tem muito tempo. Os últimos pilotos de ponta que tivemos foram Nelson e Ayrton. De lá para cá apenas médios pilotos como Rubens e Felipe. O restante nem conta…. E para o futuro não tem ninguém….. Em breve não teremos mais ninguém na F1 e conseguentemente não termos mais GP Brasil….. O nosso futuro automobilístico, no ritomo qu está, é negro!!!!!!

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Roberto Paiva
13 anos atrás

No futuro pode não haver ninguém bom para defender as cores do Brasil porque o Barrichello “cortou as pernas” ao Bruno Senna, encostou-o à box, quando lhe ganhou a vaga na Brawn para 2009! Mas também temos de compreender que ele sentia (com razão e como provou depois) que ainda estava ao seu melhor nível e limitou-se a aproveitar circunstâncias que lhe foram favoráveis. Sem testes o Bruno acabou por ser preterido pois a experiência passou a ser muito mais valorizada.

O problema é que o melhor nível do Barrichello não é suficiente para ser um campeão, como se viu na Brawn em 2009. Quando o carro estava mais competitivo o Button ganhou 6 corridas e ele… nenhuma! Depois aproveitou a sua experiência e as dificuldades que o Button sempre teve com carros que não sejam perfeitos, para dominar o inglês na segunda metade da temporada. As duas vitórias que o Rubinho obteve em 2009 não compensam as muitas vitórias que o Bruno Senna teria alcançado na sua carreira se tivesse entrado com a Brawn. Teria o futuro garantido e na pior das hipóteses terminava o campeonato em quarto. Com o sucesso dele até o di Grassi poderia se beneficiar e no mínimo teriamos dois pilotos com potencial idêntico a Barrichello e Massa, mas com boas probalidades de serem ainda melhores, sobretudo o Bruno Senna.

Assim o Brasil perdeu a possibilidade de ganhar um piloto com grande potencial e que certamente teria feito o nome Senna regressar às vitórias na F1 com aquele Brawn. O Rubinho bem que podia agora tentar ajudar o Bruno, tal como o tio deste o ajudou no início da carreira. Ele bem viu que o Bruno tinha potencial (foi quase tão rápido como o Button no teste com a Honda). Mas então porque insiste em falar apenas que o Hulkenberg (um alemão) merece uma vaga na F1 e não diz o mesmo acerca do Bruno? Com o Brawn de 2009 o Bruno Senna teria feito provavelmente bem melhor do que o Hulkenberg fez este ano, mesmo descontando já a diferença de potencial entre os carros!

Piquetada
Piquetada
13 anos atrás

Já pensou se a Hispania começa andar no meio do pelotão marcando pontos? A viuvada toda se joga pela janela,Galvão é o primeiro a pular…rs

Hilário os xiitas-sennistas achar que é o Bruno quem esta dispensando a Hispania e não o contrário!

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Piquetada
13 anos atrás

O HRT foi tão mau que não deu para avaliar nada acerca do potencial do Bruno Senna. O Nelsinho sempre teve um Renault que embora sendo fraco era um carro decente!

Quando o Bruno Senna guiou um F1 decente (no teste com a Honda) foi bastante competente. Foi quase tão rápido como o Button e bateu o di Grassi tendo menos experiência do que o seu compatriota.

Se o Bruno não descartou logo a HRT foi porque não há testes e assim havia alguma vantagem em continuar ativo mesmo numa equipa muito fraca. Além disso nunca se sabe se o carro não poderá melhorar um pouco, embora seja algo improvável. Mas havia mais contras do que prós em continuar numa equipa daquelas.

A História prova que muitos pilotos de valor entraram na F1 com equipas muito fracas, mas só ficaram um ano. Lauda ficou um ano na March e nunca pontuou, passando para a BRM no ano seguinte. Alonso também não teve hipóteses de pontuar na sua estreia com a Minardi mas também só lá ficou um ano.

Seja como for o caso de Bruno Senna é diferente. Trata-se de um piloto que esteve muito tempo afastado das competições e nunca fez carreira no karting. Um pouco como Damon Hill, outro piloto com nome famoso que entrou a meio de 1992 com um Brabham quase tão mau como o HRT deste ano. A diferença é que Bruno Senna teve uma evolução mais rápida do que o Hill nas fórmulas de promoção e esteve bastante melhor no primeiro teste na F1. Com as condições e oportunidades que o Hill teve faria certamente bem melhor. Mas o Hill entrou na F1 com 32 anos e o Bruno Senna ainda só tem 27. Pode surgir uma oportunidade boa no futuro. O problema é manter o ritmo competitivo, manter-se activo, o que é bastante difícil numa altura em que não há testes! Hill em 1991 e 1992 fez milhares de Kms. de testes com a Williams, tal como Alonso com a Renault em 2002 e Massa com a Ferrari em 2003. Agora tal não é possível e isso torna tudo mais difícil para o Bruno Senna. É por isso que eu digo que voltar para o GP2 (paralelamente a um contrato como piloto de reserva na F1) seria uma possibilidade a considerar! Timo Glock passou pela F1 em 2004, depois foi para os EUA e em 2006 foi para o GP2, sendo campeão em 2007 e reentrando na F1 em 2008 com um carro decente (Toyota) e um colega experiente (Trulli). Numa altura em que a Honda equaciona um regresso em 2013 o Bruno devia pensar bem no seu futuro e ver que ainda pode ter a oportunidade que merece daqui a uns dois anos. Terá 29 anos. Damon Hill chegou à F1 com 32 anos e ainda foi campeão!

galileu
galileu
Reply to  Piquetada
13 anos atrás

tinha que ser, ache por aí um comentario que fiz a respeito do teu grande picareta piloto, isso sim é hilario, o brasil segundo charles degaule tinha razão ao dizer não ser um pais serio, aqui se apoia o mau caratismo, a picaretagem., a corrupção, somos uma verdadeira curva de rio, tudo o que não presta acaba enroscado aqui, isso desde o cabral, que não era cabral, cabral era o irmão mais velhoi.

galileu
galileu
Reply to  Piquetada
13 anos atrás

o teu piloto perdeu um campeonato ganho para o sr alam prost, e só foi campeão encima do mansel devido a batida que este deu nos treinos livres, foi para a lotus no lugar do ayrton dizendo que com aquele carro seria campeão; foi? foi sim é aposentado pelo alemão na beneton, aí fez uma cagada na indy e babau, parece que voltou no ano seguinte e tambem nada fez, as duas vezes que o ayrton perdeu para o prost foram marmeladas do sr jack ickx e do sr balestre. publique-se.

Malufinho
Malufinho
13 anos atrás

O SENINHA VAI CORRER DE CAMINHÂOZINHO, QUE BONITINHO!!…eeeeeeeeeeeeeeeeee!!

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Malufinho
13 anos atrás

Na McLaren está um piloto que foi pouco mais rápido do que o Bruno Senna logo no único teste que este teve ocasião de fazer, na única vez que guiou um F1 decente. Com mais experiência é lógico que o Bruno não tardaria a andar ao nível daquele que foi campeão em 2009. O que não quer dizer que iria necessariamente tornar-se um grande piloto, tal como o Button também não é um grande piloto, apesar de ter muito mais experiência do que o Bruno.

galileu
galileu
Reply to  Malufinho
13 anos atrás

esse sobrenome não inspira confiança

galileu
galileu
Reply to  Malufinho
13 anos atrás

e voce vai assistir!!! eeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee, baba

galileu
galileu
Reply to  Malufinho
13 anos atrás

e voce vai ligar na band pra assistir, eheheheheheh

galileu
galileu
13 anos atrás

esse colin kolles está dando um golpe em cima do indiano, vai tomar uma grana da tata e fazer igual ao bruno, vai receber e não vai entregar, o negocio do cara é grana, muita grana, agora: o cara está afastado a tanto tempo da f1, vai lá fazer o que, ainda mais com 34 anos de idade, realmente essa não é uma equipe séria. acho que para o bem da segurança e da categoria, tio bernie deveria não permitir

thiago
13 anos atrás

Tem gente que acho que, não assisti categorias de base como f3. gp2 e fala mau dos pilotos!!! meus amigos todos os 2 deram um pau em todos seus companheiros de equipe, onde passaram!!! mais a pior coisa que existi e ver o nosso Brasil que cresce vende carro pra caralho, os mais caros do mundo!!!! e a maioria um lixo… e ninguem ajuda um peloto Brasileiro.. até esse pais de merda da amreica do sul banca um piloto!!, um piloto que tomava pau dos Brasileiros na gp2 se vcs não sabem… PQ a BR não banca 2 Brasileiros lá? mais patrocinar time na agerntina patrocina…. do jeito que tá o ano que vem massa vira piloto de textes da ferrari e rubinho vem pra stockar… vamos ficar sem Brasileiros na f1, não duvido nada… e outra so vamos saber se o cara é bom em carro bom disputando na ponta…
e não duvido que os 2 virem a mesa para 2011…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  thiago
13 anos atrás

Ainda bem que Bruno Senna não vai continuar nessa porcaria de equipa. Um ano com um carro ao nível do GP2 já chega!

A História prova que muitos pilotos de valor entraram na F1 com equipas muito fracas, mas só ficaram um ano. Lauda ficou um ano na March e nunca pontuou, passando para a BRM no ano seguinte. Alonso também não teve hipóteses de pontuar na sua estreia com a Minardi mas também só lá ficou um ano.

Seja como for o caso de Bruno Senna é diferente. Trata-se de um piloto que esteve muito tempo afastado das competições e nunca fez carreira no karting. Um pouco como Damon Hill, outro piloto com nome famoso que entrou a meio de 1992 com um Brabham quase tão mau como o HRT deste ano. A diferença é que Bruno Senna teve uma evolução mais rápida do que o Hill nas fórmulas de promoção e esteve bastante melhor no primeiro teste na F1. Com as condições e oportunidades que o Hill teve faria certamente bem melhor. Mas o Hill entrou na F1 com 32 anos e o Bruno Senna ainda só tem 27. Pode surgir uma oportunidade boa no futuro. O problema é manter o ritmo competitivo, manter-se activo, o que é bastante difícil numa altura em que não há testes! Hill em 1991 e 1992 fez milhares de Kms. de testes com a Williams, tal como Alonso com a Renault em 2002 e Massa com a Ferrari em 2003. Agora tal não é possível e isso torna tudo mais difícil para o Bruno Senna. É por isso que eu digo que voltar para o GP2 (paralelamente a um contrato como piloto de reserva na F1) seria uma possibilidade a considerar! Timo Glock passou pela F1 em 2004, depois foi para os EUA e em 2006 foi para o GP2, sendo campeão em 2007 e reentrando na F1 em 2008 com um carro decente (Toyota) e um colega experiente (Trulli). Numa altura em que a Honda equaciona um regresso em 2013 o Bruno devia pensar bem no seu futuro e ver que ainda pode ter a oportunidade que merece daqui a uns dois anos. Terá 29 anos. Damon Hill chegou à F1 com 32 anos e ainda foi campeão!

galileu
galileu
Reply to  thiago
13 anos atrás

depois sou eu que quebro a perNA da lingua portuguesa, thiago, o emerson tentou um patrocinio do café do brasil para a sua equipe de f1 e tambem se deu mal, e era bicampeão do mundo

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Só um parêntese: acho que esse Dú acredita em fim do mundo em 2012, olha o tom de fim do mundo dele, que dramático. Chora mais que o Rubinho.

galileu
galileu
Reply to  Daniel
13 anos atrás

li o cometario do cara, não, achei nada do que voce falou, voce não tem consistencia em seus comentarios, a verdadeira historia do macaco que senta em cima do rabo e critica o rabo do outro, se liga meu.

Daniel
Daniel
13 anos atrás

Haha é cômico ler essas mensagens do povo falando que o Bruno Senna fez bem em dispensar a equipe, como se fosse assim e não o contrário! Levou um pé bonito.
Karthikeyan é mais piloto que o Bruno Senna, gostei da contratação.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Daniel
13 anos atrás

Ainda bem que Bruno Senna não vai continuar nesse lixo de equipa. Um ano com um carro ao nível do GP2 já chega!

A História prova que muitos pilotos de valor entraram na F1 com equipas muito fracas, mas só ficaram um ano. Lauda ficou um ano na March e nunca pontuou, passando para a BRM no ano seguinte. Alonso também não teve hipóteses de pontuar na sua estreia com a Minardi mas também só lá ficou um ano.

Seja como for o caso de Bruno Senna é diferente. Trata-se de um piloto que esteve muito tempo afastado das competições e nunca fez carreira no karting. Um pouco como Damon Hill, outro piloto com nome famoso que entrou a meio de 1992 com um Brabham quase tão mau como o HRT deste ano. A diferença é que Bruno Senna teve uma evolução mais rápida do que o Hill nas fórmulas de promoção e esteve bastante melhor no primeiro teste na F1. Com as condições e oportunidades que o Hill teve faria certamente bem melhor. Mas o Hill entrou na F1 com 32 anos e o Bruno Senna ainda só tem 27. Pode surgir uma oportunidade boa no futuro. O problema é manter o ritmo competitivo, manter-se activo, o que é bastante difícil numa altura em que não há testes! Hill em 1991 e 1992 fez milhares de Kms. de testes com a Williams, tal como Alonso com a Renault em 2002 e Massa com a Ferrari em 2003. Agora tal não é possível e isso torna tudo mais difícil para o Bruno Senna. É por isso que eu digo que voltar para o GP2 (paralelamente a um contrato como piloto de reserva na F1) seria uma possibilidade a considerar! Timo Glock passou pela F1 em 2004, depois foi para os EUA e em 2006 foi para o GP2, sendo campeão em 2007 e reentrando na F1 em 2008 com um carro decente (Toyota) e um colega experiente (Trulli). Numa altura em que a Honda equaciona um regresso em 2013 o Bruno devia pensar bem no seu futuro e ver que ainda pode ter a oportunidade que merece daqui a uns dois anos. Terá 29 anos. Damon Hill chegou à F1 com 32 anos e ainda foi campeão!

galileu
galileu
Reply to  Daniel
13 anos atrás

repito,só se for no seu video game.

R.CASAGRANDE
R.CASAGRANDE
13 anos atrás

Acho que contratar o Karthkeyan para correr é algo tão sem noção do que a US F1 queria fazer ano passado, colocando o López. Mas vai lá se saber quanto dinheiro ele tá levando…

Paulo
Paulo
13 anos atrás

A F-1 está cada vez mais cara para os pilotos e ninguém tem dúvida que vai ficar pior.

Agora é uma vergonha não ter uma empresa nacional que tope patrocinar os pilotos nacionais, enquanto que belgas, indianos e cia consigam.

E eu não duvido que em 2012 não exista mais brasileiros no grid. Porque Barrichello não é eterno e o Massa depois desse ano ridículo não consegue nada fora da Ferrari que já está doidinha pelo Vettel.

JBCarneiro
JBCarneiro
Reply to  Paulo
13 anos atrás

A Ferrari é semelhante ao Corinthians que contratava todo jogador que marcava gol contra ele em disputas de campeonatos fazendo, assim, o mesmo perder o título.

JBCarneiro
JBCarneiro
13 anos atrás

No Desafio das Estrelas em Santa Catarina o Bruno Senna correu com um Kart da Hispania?

Será que a HRT fez tanto mal assim pra ele que o coitado ficou viciado em chegar em 21º ou penúltimo lugar nas corridas?

Deveria ter aproveitado a disputa nos Karts para aparecer, quem sabe disputar a vitoria com a Bia, ou chegar em terceiro pelo menos. Isso deixaria pelo menos os brasileiros mais animados com as possibilidades dele…

Valdir
Valdir
Reply to  JBCarneiro
13 anos atrás

…vai ver é porque, de tão limitado, isso é o máximo que ele conseguiu…

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  JBCarneiro
13 anos atrás

O Bruno Senna nunca fez carreira no karting, um pouco como o Damon Hill. O Hill quando guiava karts era uma desgraça, o Bruno é até bem melhor (ficou a 20 e poucos segundos dos melhores do Desafio no final das corridas, o Hill era capaz de perder uma volta). Além disso convém lembrar que o Bruno esteve uns 8 anos longe dos karts e quando voltou teve problemas físicos, quebrando várias costelas. Por isso ele não é bom nos karts.

A comparação com Hill é muito pertinente, pois trata-se de um piloto com menos talento natural do que o Bruno Senna. A prova? Teve uma evolução mais lenta nos fórmulas e não foi tão bom no primeiro teste com um F1. Muita gente esquece que o teste do Bruno Senna com a Honda foi muito bom, foi quase tão rápido como o Button sem ter qualquer experiência. Tal como esquecem que o sucesso na F1 depende de muito mais coisas do que o talento. O acesso (ou o direito de permanecer) na F1 está transformado numa espécie de leilão em que só entra (ou permanece) quem tem dinheiro. Além do dinheiro e do factor sorte contam também muito as cunhas, ter gente influente por trás. Muitos pilotos são apoiados mais com base em critérios como a nacionalidade ou a idade. O Bruno Senna não tem dinheiro para comprar bons lugares na F1 como fizeram o Petrov, o Maldonado e o Perez, pilotos com menos potencial do que ele. Tal como também não tem a nacionalidade certa ou a idade certa. O problema é que só com talento é muito difícil ir-se a algum lado. Falta ao Bruno um manager experiente para o ajudar numa situação de crise e isso tornou-se mais evidente a partir do momento em que a Honda abandonou e ele ficou sem volante para entrar em 2009. Gerhard Berger ajudou-o no início da carreira, não sei porque o Bruno não o contratou para seu manager…

Rafael
Rafael
13 anos atrás

Alias alguém acredita que nesse exato momento há algum na fábrica da Hispania fazendo um carro, duvido muito disso, se o lance com a Toyota não sair como foi a última noticia que a mesma disse ter rescindido o contrato entre ambas pode esquecer que a Hispania não vai ter um carro no próximo ano.

Papagaio
Papagaio
13 anos atrás

E o Heidfeld sem cockpit??? Que cara mais burro esse Tata… Eu ainda acho que resultado é melhor pra uma escuderia que o apelo cívico, ainda mais em um mercado como o indiano que ainda engatinha na venda de autos…

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

A F1 anda tão escrota com esse negócio de patrocínio, que se eu tivesse ganhado na mega-sena da virada, teria imensas chances de escolher uma equipezinha fajuta dessas aí pra correr.

fabio
fabio
13 anos atrás

Ele (Bruno) que dê um bico nessa fajuta de F-1 e vá correr na equipe do Gil de Ferran na Indy. Com a grana que tem no bolso, senta facil, facil, numa cadeira na Indy.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  fabio
13 anos atrás

O Bruno tem tanto dinheiro que pilotos com menos potencial do que ele arranjam bons lugares (Maldonado, Petrov, Perez)

Max13
Max13
Reply to  fabio
13 anos atrás

……Maldonado??.. menos potencial??? ummm… I`m not so sure.

Zeuxis
Zeuxis
13 anos atrás

Brunno e o Di Grassi, estão entres os pilotos mais fracos a estar na f1, como eles, existem um punhado, de bacia, então o melhor é escolher pela grana mesmo; só espero que o hulkenberg não fique de fora, dos que apareceram no ano de 2010, o único a ter talento.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Zeuxis
13 anos atrás

O di Grassi é tão fraco que bateu o Kubica e o Vettel no GP de Macau de F3 de 2005. Mas claro que o Bruno Senna é ainda mais fraco, pois foi ainda mais rápido do que o di Grassi no teste com a Honda, apesar da maior experiência do seu compatriota. Além disso foi quase tão rápido como o Button logo no primeiro teste, na única vez que pilotou um F1 decente.

Dú
13 anos atrás

Essa Fórmula 1 torrou o saco.
Lucas Di Grassi, que o patrocinador sumiu, Bruno Senna que nunca deveria sentar nem na GP2, mesmo ganhando em Mônaco, o que prova o nível da coisa.
Esta confusão da reforma de Interlagos, onde o Grande Lua coloca um texto no site oficial do Autódromo ( http://bit.ly/edCmii ) que ao meu ver sem pé e cabeça.
Todos vendo o futuro na Categoria do Massa Pai e do Carlinhos como a salvadora, com um grid de dar vergonha e no Capacete de Ouro, em sua tabulação mercadológica, excluem João Paulo de Oliveira que foi o único Brasileiro que conquistou algo em 2010 em detrimento a promessa da Ferrari.
Calendários conflitantes em 2011, como se nossa grade de TV, nossos fotógrafos e jornalistas especializados e espectadores pagantes ou não, estivessem loucos para a temporada começar.
Rio de Janeiro fora da parada, vai ter pista a menos para os calendários da Truck, Itaipava, Porsche.
Interlagos reformar como Bernie e a Globo querem? Ok. E se daqui 3 anos Massa parando, Rubinho fora, quem vai assumir o mkt de piloto da Globo? Não adianta Bernie ter sua 1ª e 3ª esposas brazucas, por muito menos tirou o GP da França da fita.
É isso, ou se fortalece o automobilismo, motociclismo nacional, com pessoas capazes, ou vamos continuar todo ano naquela de vai melhorar.
Só que em 2010 tivemos mortes que não foram esclarecidas nas pistas, uma CBA pífia que não agrega nem 30% das categorias que ligam os motores todos os fim de semana, mas COBRA de todos.
Enfim, se preparem, pois quem viu e curtiu é testemunho. O resto vai ficar nessas de jogos de game e as multinacionais montadoras como GM, VW, FIAT, Ford e a porra toda, investido nada do percentual de faturamento no Automobilismo do Brasil, pois aqui, perante os relatórios financeiros, eles apresentam o retorno de mídia configurado, que foram Campeões no Brasil.
A distância da realidade da F1 e nosso automobilismo agregou meia dúzia de figurões que se acham, e que acabaram com o esporte a motor aqui.

Clezio Soares da Fonseca
Clezio Soares da Fonseca
Reply to 
13 anos atrás

Apoiado em tudo.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to 
13 anos atrás

O Bruno foi melhor do que Petrov e Kobayashi no GP2, com carros iguais. No teste com a Honda foi quase tão rápido como o Button sem ter qualquer experiência. Além do fator sorte, falta-lhe dinheiro para comprar bons lugares na F1 (como o Petrov na Renault, o Maldonado na Williams ou o Perez na Sauber, todos pilotos com um potencial inferior ao dele).

Tem graça que há pouco descobri que o di Grassi entrou na equipa campeã do GP2 depois de ter sido apenas 16.º ou 17.º no ano de estreia na categoria. Como há quem diga que o Bruno entrou na equipa campeã do GP2 graças ao nome, depois de ter sido 8.º no ano de estreia, calculo que o di Grassi também tirou partido de um nome famoso para subir na carreira. Se calhar aproveitou-se do facto de ser filho de um tal Nelson di Grassi, um Tri-campeão dos anos 80…

galileu
galileu
Reply to 
13 anos atrás

o cara faz um tremendo comentario, e tem uma besta que o chamou de chorão igual aO rubinho, assim não pode, assim não dá.

Gerardo Santacoloma
Gerardo Santacoloma
13 anos atrás

Não tem silêncio sênnico nenhum, todas as cartas ja estão na mesa.

Preparem os pregos e a cruz, vms crucificar o Gomes!!!

luiz oliveira
luiz oliveira
13 anos atrás

Um tem patrocínios bons. O outro só tem o sobrenome e o apoio de amigos pessoais do Ayrton. Quem sobraria ??

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  luiz oliveira
13 anos atrás

Ambos têm potencial. O di Grassi até bateu o Kubica e o Vettel no GP de Macau de F3, com carros iguais.

No teste com a Honda o Bruno Senna conseguiu fazer melhor do que o di Grassi apesar de ter menos experiência e foi quase tão rápido como o Button. Imagine-se o que ele não teria evoluído se tivesse continuado por lá. Podia até vir a ser um grande piloto! Mas dificilmente eu o consideraria como estando ao nível de um Hamilton (nem que fosse campeão com o Brawn!), pois o Lewis é um piloto com um percurso idêntico ao de Ayrton Senna. Além disso em 2007 o McLaren nem foi o melhor na maioria dos GP e teve Alonso como colega. O Bruno teria o melhor carro de 2009 e um Button ainda inseguro, à procura de mais vitórias e do primeiro título. Em suma o Bruno teria como colega um piloto que estaria longe do nível de um fora de série como o Alonso ou o Hamilton. Mesmo assim creio que Button seria o campeão, devido a uma maior consistência e muito mais experiência. Mas o Bruno Senna provavelmente teria ganho corridas e se não fosse vice-campeão, terminaria em terceiro ou quarto lugar. Teria o futuro assegurado na F1 e perspectivas para fazer uma excelente carreira!

Mas depois de tantos azares acho que no máximo poderá tornar-se um segundo Damon Hill, se vier a ter a oportunidade que merece nos próximos anos. Mas precisa é de continuar activo até que essa oportunidade chegue, senão não vai mesmo a lado nenhum!

É preciso ver também que o Hill tinha a vantagem de ser inglês (natural do país mais ligado à F1, onde quase todas as equipas têm sede) e lembrar que na altura não havia restrições aos testes. Isso permitiu-lhe treinar muito com o melhor carro da época e depois beneficiou do veto do Prost ao Senna para entrar na equipa na altura ideal.

Carlos Zanettini
Carlos Zanettini
13 anos atrás

Em 2011 , este campeonato deveria chama-se FORMULA DE MERDA:
1) Duas lotus que são duas merdas……..
2) Rubinho andando de motor que é uma merda!
3) Massa fez merda em 2010……..
4) Bruninho, despensado de uma equipe de merda……
5) Formula 1 usar motor 4 cilindros no futuro, pensamento de merda!!!!!!¨
6) Só espero que o pneu não seja uma merda tambem em 2011…..

Desculpe Flavio Gomes e a todos os leitores deste BLOG,por este pensamento!!!!!!

FES
FES
Reply to  Carlos Zanettini
13 anos atrás

5) Formula 1 usar motor 4 cilindros no futuro, pensamento de merda!!!!!!¨

Desculpe, amigo, mas você está enganado. A F1 já teve motores 4 cilindros e, se hoje você pode comprar um carrinho turbo de fábrica, ou com comando de válvulas variável, agradeça aos engenheiros da F1.

A F1 sempre foi o berço de toda tecnologia encontrada nos carros de hj em dia e, dizer que os motores 4 cilindros são uma merda, pode até ser, mas não se esqueça que eles serão superturbinados e atingirão fácil 600cv. E agora? Vai continuar dizendo que são uma merda? Pergunte ao Piquet o que ele achava de correr de carro turbo?

GUSTAVO BUIATTI
GUSTAVO BUIATTI
13 anos atrás

SE a TATA comprou a Hispania, o Di Grassi poderia pedir patrocinio da Acelor Mital ( Antiga Belgo), hoje pertecente ao grupo TATA para patrocina-lo e coloca-lo na F1 novamente.
A Acelor Mital é a segunda empresa no Brasil em ferros de construção e poderia ser uma boa para o Di Grassi.

Sidney
Sidney
13 anos atrás

Esses são os reflexos do automobilismo no Brasil. É muitíssimo provável que disputemos o campeonato de 2011 com dois pilotos apenas. E o mais agravante é que não há nenhum novo nome brasuca cotado para os próximos anos.

galileu
galileu
Reply to  Sidney
13 anos atrás

não só no brasil, no mundo tambem. a f1 não tem lugar para quem não tem grana, como eu digo sempre: esporte que faz vrum vrum tambem tem que fazer dim dim, sem dim dim, não tem vrumvrum

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Sidney
13 anos atrás

Não há porque o Barrichello “cortou as pernas” ao Bruno Senna, encostou-o à box, quando lhe ganhou a vaga na Brawn para 2009! Mas também temos de compreender que ele sentia (com razão e como provou depois) que ainda estava ao seu melhor nível e limitou-se a aproveitar circunstâncias que lhe foram favoráveis. Sem testes o Bruno acabou por ser preterido pois a experiência passou a ser muito mais valorizada.

O problema é que o melhor nível do Barrichello não é suficiente para ser um campeão, como se viu na Brawn em 2009. Quando o carro estava mais competitivo o Button ganhou 6 corridas e ele… nenhuma! Depois aproveitou a sua experiência e as dificuldades que o Button sempre teve com carros que não sejam perfeitos, para dominar o inglês na segunda metade da temporada.

Enquanto isso o Brasil perdeu a possibilidade de ganhar um piloto com grande potencial e que certamente teria feito o nome Senna regressar às vitórias na F1 com aquele Brawn. O Rubinho bem que podia agora tentar ajudar o Bruno, tal como o tio deste o ajudou no início da carreira. Ele bem viu que o Bruno tinha potencial (foi quase tão rápido como o Button no teste com a Honda). Mas então porque insiste em falar apenas que o Hulkenberg (um alemão) merece uma vaga na F1 e não diz o mesmo acerca do Bruno? Com o Brawn de 2009 o Bruno Senna teria feito provavelmente bem melhor do que o Hulkenberg fez este ano, mesmo descontando já a diferença de potencial entre os carros!

Mateus
Mateus
13 anos atrás

Porra… vão ressucitar o Karthikeyan, sendo que poderiam apostar no Chandhok, que mostrou ser muito mais piloto.

Vai entender a Tata…

galileu
galileu
Reply to  Mateus
13 anos atrás

busines

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Mateus
13 anos atrás

Foi o Chandhok que não quis continuar na HRT, pois deve ter perspectivas de ser piloto da reserva num equipa melhor, o que é vantajoso para ele.

O Bruno devia ter feito o mesmo, pois fazer uma segunda época com um carro tão fraco poderia ser o fim. É melhor apostar em ser piloto de reserva numa equipa melhor e até complementar isso com um regresso ao GP2, uma vez que não há testes e seria uma forma de manter-se o ritmo competitivo. Um piloto com aspirações não deve ficar parado, muito menos um piloto que já esteve 10 anos parado e agora perdeu mais 2 anos longe de um lugar competitivo na F1!

Dar um passo atrás às vezes é necessário para se poder dar 2 à frente! Brilhando no GP2 ou sendo campeão, o Bruno poderia voltar à F1 para uma equipa mais competitiva e ter finalmente a oportunidade que merece com um carro decente. Damon Hill – com uma evolução mais lenta do qiue o Bruno Senna nas categorias de promoção – chegou à F1 com 32 anos e ainda foi campeão! O Bruno Senna ainda só tem 27 anos!

galileu
galileu
Reply to  Mateus
13 anos atrás

roberto paiva, melhor ser viuva de um cara que fez muito pelo brasil e sempre foi correto em suas atitudes, doque torcer para um trambiqueiro igual ao seu piloto favorito, o que esse cidadão fez em nome do, brasil, nemasileiro le é mais pois se naturalizou portugues. tenham a santa paciencia, e sena é isso ou aquilo, e agora quierem crucificar o sobrinho, oces entendem oi que de automobilismo, correram em que categoria,ganharam corridas?

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Mateus
13 anos atrás

Hoje já temos mais pistas sobre a razão de Chandhok não ter continuado na HRT. Além da aposta do piloto em conseguir algo melhor (reserva na Lotus), sabia-se que não tinha cumprido os seus compromissos financeiros com a equipa espanhola. Por isso terá perdido o lugar de titular o ano passado. Mas agora sabemos também que enfrenta um processo movido pela HRT, por ter pago apenas uma pequena parte do acordado, inviabilizando assim algumas atualizações técnicas que (segundo o Kolles) o dinheiro dele iria permitir fazer.

Seja como for, se o carro dessa equipa não melhorar este ano nenhum piloto perde nada pelo fato de não continuar. É uma equipa que não acrescenta nada, com um carro que não permitiria a nenhum piloto acrescentar alguma coisa à F1 (Nem o Hamilton ou o Vettel). No passado até houve equipas, com carros bem melhores do que a HRT, que não permitiram que alguns ilustres estreantes acrescentassem alguma coisa à F1 no seu primeiro ano na categoria. Temos o exemplo de Niki Lauda. Será que o austríaco acrescentou alguma coisa à F1 em 1972 com o March? E este era um carro razoável para os padrões da época, o Peterson até foi terceiro no GP da Alemanha, no antigo circuito de Nurburgring. Mas o Lauda não conseguiu qualquer ponto com esse March.

luiz alberto
luiz alberto
13 anos atrás

O que eu realmente queria entender é :Porque alguns brasileiros(será?Ou deslumbrados do modelo europeu/americano)chamam aqueles que tem na memória as corridas de um dos maiores pilotos de toda a história do automobilismo,o que prova que de automobilismo não entendem nada e se comportam (na inteligência, como menbros de torcida organizada)bastaria ver somente duas corrida do Airton para saber o quanto ele era diferenciado ,Monaco 84 e Donington 93,e estes coitados que dificilmente dirigiram um carro com relação inferior a 10kg/hp se ACHAM no direito de axincaliar com o maior idolo do automobilismo nacional.Eu acho que é melhor ser “viuva´´ más ter um cérebro racional do que não ser e ter um cérebro completamente divorciado da inteligência

galileu
galileu
Reply to  luiz alberto
13 anos atrás

CONCORDO PLENAMENTE. e com letras ,maiusculas sim.

Roberto Paiva
Roberto Paiva
Reply to  luiz alberto
13 anos atrás

Agora as viuvas ficaram bravas!!!!! Kkkkkkkkkkkkkkkkk

ALEX B.
ALEX B.
13 anos atrás

Poor Narain! Lucky Bruno!

Fabrício Passos
Fabrício Passos
13 anos atrás

Será a Tata o investidor que vai comprar parte da Hispania? Ou ficará apenas com um patrocínio?

Alvaro Jorge
Alvaro Jorge
13 anos atrás

Montezemolo tem razão, melhor seria para o Narain, para a Tata e para a F1 que ele corresse com um 3º carro de uma fábrica de verdade pintado com as cores da Tata sendo uma equipe “independente”. Melhor correr com um 3º carro bom, mesmo não tendo o desenvolvimento da equipe titular do que correr nestas cadeiras elétricas destas equipes ridículas que não conseguem fazer um carro que preste, não tem dinheiro nem competência para isso, imagine o Di Resta com o 3º Mclaren ou o Sutil com o 3º Mercedes, etc.. Estes titulares que ficam fazendo corpo mole, iam colocar as barbas de molho……………

galileu
galileu
Reply to  Alvaro Jorge
13 anos atrás

não é só montezemolo que tem razão, o seu comentario tambem, seria ótimo para a formula 1 um 3° carro nos moldes descritos

Askjao
Askjao
13 anos atrás

Esse BS é um cara de sorte…

Fernando M.A.
Fernando M.A.
13 anos atrás

A Hispania deu sinal de vida! Mesmo que moribunda.
Suspeito que se a Hispania alinhar no grid em 2011 vai retornar um costume a muito tempo deixado de lado na F1, de usar o carro da temporada passada com adaptações para o regulamento e uma ou outra modificação mais simples.
Ou seja, mesmo que o Bruno Senna estivesse ainda na equipe ele não ia correr da mesma forma, ia passear nas pistas.

O único nicho de mercado possível para a Hispania é vender seus lugares para as equipes grandes colocarem seu piloto de teste lá, para que estes estejam treinados para qualquer eventualidade.

Dionisio
Dionisio
13 anos atrás

Vai tarde. O Bruno agora sai da categoria que nunca poderia estar. Eles podiam ter evitado todo esse vexame. O Airton deve ter virado no túmulo de raiva desse sobrinho barbeiro.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Dionisio
13 anos atrás

Outra vez a comparação com o tio! Seria até um descrédito para Ayrton Senna que alguém que esteve 10 anos afastado das competições conseguisse ser tão bom como ele! É óbvio que nunca seria possível, mas o Bruno tem talento mais do que suficiente para estar na F1!

Se o Bruno Senna tivesse começado com a Brawn provavelmente teria ganho corridas e talvez até lutasse pelo titulo. Ele no teste com a Honda foi quase tão rápido como o Button sem ter qualquer experiência. Imagine-se o que ele teria evoluído se tivesse continuado por lá. Mas a Honda abandonou e sem testes acabou perdendo a vaga para o Rubinho. Depois, ficando fora dos fórmulas (quando perdeu a vaga na Brawn já não havia lugares credíveis no GP2) perdeu ritmo e não conseguiu um lugar numa equipa como a Renault, apesar de ter mais potencial do que o piloto que depois foi para lá (Petrov, graças a uma mala cheia de dinheiro). Foi por isso que acabou com uma equipa fraca em 2010. Podia ao menos ter ido para a Virgin mas o problema foi que o Adrian Campos aceitou contratá-lo sem pagar nada e o Bruno caiu nesse engodo. Neste caso podemos dizer que o barato saiu caro. A equipa acabou por ser uma barca furada e o Bruno teve de pagar na mesma para manter o lugar, embora o contrato não o obrigasse a isso…

galileu
galileu
Reply to  Dionisio
13 anos atrás

ô pilotasso, senta no lugar dele na hispania e tenta fazer melhor, não sei como perco tempo com esses piquetistas disfarçados, leiam mos comentarios do giles_sena e pasmem com o conhecimento do cara.

Olegário
Olegário
13 anos atrás

Olha, eu sei que o Karthikeyan não merece uma discussão desse porte, mas eu acho válido: o que queremos de um piloto de F1?
Fora os detalhes pátrios (tipo, queremos um campeão brasileiro idolatrado e colhudo, tipo um mix de Senna + Piquet) que tipo de fator pesa positivamente pra um piloto ser “promissor”? No BLOGGP tava essa discussão sobre o Liuzzi, que o erro dele foi ficar batendo a mega-testa dele na F1 em vez de tentar ver outras categorias… aí o Karthikeyan (que rodou em várias nos últimos anos) volta, e novamente isso não parece certo…

Ao mesmo tempo em que sempre se ventila na mídia algo para os torcedores sonharem: um Loeb ou um Rossi vindo fazer testes pra F-1…
Seja WTCC, Rali, Moto, F3, Le Mans… Me parece que conta muito para entrar na F1 (sem ser considerado um mané pagante) que o cara JÁ SEJA um campeão… não que isso seja errado, tem lógica, mas eu vejo essas categorias com muita diferença pra você pressupor que, se o cara é bom em uma, VAI SER bom na outra também (Surtees aparecem poucas vezes na vida)…

E será que a F1 precisa, EFETIVAMENTE ser encarada como o topo? e não apenas UM dos topos? tipo, pago um pau pro Loeb e ele nunca esteve na F1…

Marcelo de Queiroz
Marcelo de Queiroz
13 anos atrás

…com a volta da regra dos 107%, é possível que também o Karthikeyan não corra em 2011…

Jose Carlos Rossetto
Jose Carlos Rossetto
13 anos atrás

Talves haja uma comparação de quase mesmo nivel da antiga e extinta Tolleman (do Airton ) e da Hispania (do Bruno), acredito que o codigo genetico neste caso não funcionou, pois houve um grande premio que debaixo de chuva o Airton so não levou a Tolleman a sua primeira vitoria, por barberagem da organização.
Para ser piloto não basta ser bom, tem que ser diferenciado, e isto o Airton, Schumaker, Prost, Lauda, Emerson e outros o são.

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  Jose Carlos Rossetto
13 anos atrás

A Toleman era a terceira ou quarta melhor equipa de 1984. No final do ano até foi considerado que tinha o melhor chassis desse ano! A HRT do Bruno foi uma das piores equipas de sempre e de longe o pior carro de 2010! É que não tem mesmo comparação possível!

Tal como também não é possível comparar um piloto que esteve 10 anos afastado das competições com Ayrton Senna! Será mais correto comparar o Bruno Senna com o Damon Hill, outro piloto de nome famoso que não fez carreira no karting. Com as mesmas condições e oportunidades que o Hill teve o Bruno faria certamente melhor! A Prova? O Bruno teve uma evolução mais rápida do que o Hill nas fórmulas de promoção e foi bastante melhor no primeiro teste com um F1!

Outra coisa, o Bruno Senna também é bom à chuva, muito melhor do que o Hill e nesse aspeto respeita o código genético do tio: na GP2 (em 2008) ganhou à chuva, dando 10 segundos ao di Grassi em Silverstone. Mesmo em 2010, com o horrível HRT deu mais de uma volta no braço ao Chandhok no GP da China também à chuva. O indiano terminou a 2 voltas do Bruno…

celso
celso
13 anos atrás

To achando que o Bruno vai ser piloto de testes de alguma equipe… provavelmente da Lotus do Tony e em 2012 vira titular no lugar do Trulli… em 2011 talvez treine em algumas sextas. Ai, a sua fonte e o seu furo não estarão tão errados assim…

Abraço!

galileu
galileu
Reply to  celso
13 anos atrás

menos ruim

Gilles_Senna
Gilles_Senna
Reply to  celso
13 anos atrás

Mas ele (Bruno) que se empenhe a sério nessa possibilidade! Parece que o Tony está com a ideia de ter pilotos asiáticos no futuro e que o Chandhok está a negociar com eles para ser piloto de reserva já em 2011, visando passar para titular em 2012 ou 2013! Se o Bruno Senna não conseguir mexer-se a tempo ainda arrisca ficar sem nada por conta de interesses que nada têm a ver com o talento! Infelizmente, para além de muito dinheiro, critérios como a nacionalidade ou a idade passaram a ser mais importantes. Se não conseguir ser reserva na Team Lotus, as outras opções são a Lotus Renault ou a Virgin. Na Williams ou na Sauber não entra nem como piloto de reserva, pois estão lá pilotos muito jovens (Bottas e Guerrieri). Quanto à Toro Rosso nem se fala, não tem hipóteses nenhumas! Já em 2009 o Bruno merecia ter ido para lá (após a Honda ter abandonado) mas a Red Bull preferiu o Buemi (apenas sexto no GP2 e com menos potencial) do que o Bruno (vice-campeão e que no teste com a Honda fora quase tão rápido como o Button sem ter qualquer experiência!)