BURRICE ENDÊMICA

SÃO PAULO (não me surpreende) – Eu não tenho dúvidas de que o mundo passa por um surto endêmico de burrice. Ela se manifesta “em todos os níveis”, como dizem os enroladores profissionais. Um desses níveis, claro, é a Fórmula 1. Prega-se redução de custos e, ao mesmo tempo, inventam-se bobagens que só aumentam os custos e criam confusão. Lamentam-se as dificuldades de sobrevivência e criam-se outras maiores ainda. Para matar os que não se enquadram, levá-los à bancarrota, instituir uma lei de Darwin ditada pelo poder econômico.

A última da FIA é divertidíssima. Delimitar “zonas de ultrapassagem” nas pistas, onde possa ser usada a brilhante asa móvel inserida no regulamento deste ano. Mais ou menos como se a Fifa determinar que chutes a gol só possam ser efetuados a partir de áreas previamente estabelecidas, desde que os zagueiros estejam a uma distância pré-estabelecida e os goleiros, com os dois pés no chão e as mãos erguidas à altura do peito.

Comecemos com a asa móvel, uma estupidez sem tamanho. Carro não é avião. A aerodinâmica que atua sobre o automóvel tem de ser estática, rabiscada numa prancheta, estudada por projetistas espertos e inteligentes. Ponto, acabou aí. Acionar flaps é coisa para comandante da Varig. Piloto, na medida do possível, deveria apenas usar os pés para acelerar e frear, como se faz num carro de rua, e as mãos para trocar as marchas e virar o volante. Como se faz, ainda, em alguns carros de rua

Todo o resto é perfumaria invisível a olho nu que não interessa em nada a quem sustenta o espetáculo, o cara na arquibancada e o outro no sofá da sala diante da TV. Em vez de fomentar a criatividade de engenheiros e estimular o talento e o arrojo de quem pilota, os regulamentos procuram normatizar tudo, criar regras até para o orgasmo de uma corrida, que é o momento de ultrapassar, o “feeling” de quem está no cockpit, aquilo que diferencia um cara que dirige um carro de outro que pilota.

Agora, essa das zonas de ultrapassagem. Não vai vingar, não pode, porque é idiota demais até para quem acha, como a FIA, que tem recursos tecnológicos infalíveis para controlar a distância entre um carro e outro o tempo todo. E as asas móveis deveriam ser banidas já. Se está difícil de ultrapassar, não é criando normas para isso que se vai resolver o problema.

O Kers é outra tolice, dispendiosa e artificial. Já deu errado dois anos atrás, o que faz com que se imagine que vai dar certo agora? Só atrapalha na hora de projetar o carro, é mais uma traquitana para quebrar, dar defeito, e, de novo, separa as equipes em dois grupos, os que têm grana para desenvolver e os que não têm e, por isso, ficam ainda mais para trás.

O que se quer é criar regras para tudo. O planeta está assim. Aqui pode, ali não pode. Isso é permitido, aquilo, não. Entre por lá, saia por acolá. Vista-se assim, dispa-se assado. Não ria, não olhe para a câmera, pare, siga, pague, digite a senha, retire o cartão, disque 1 para saldo, 2 para mudar de plano, 9 para falar com nossos atendentes.

Mundo chato da porra.

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Roberto Fróes
Roberto Fróes
13 anos atrás

Já cansei de dizer: A Formula 1 está vcada vez mais sacal, devido ao “Campeonato Mundial do Regulamento”.
Uma merda, parece até serviço público.

Orlando Salomone
Orlando Salomone
13 anos atrás

Vixe, parece coisa de comunista…

luiz oliveira
luiz oliveira
13 anos atrás

Será que veremos um livro de regras da F1 com a mesma quantidade de folhas do que o da NFL ??. Com esta tendência da Fia de “burrocratizar” a F1. é possível.

Edilson Vieira
Edilson Vieira
13 anos atrás

Flavio, o que conta aqui tb é a busca insana da sociedade capitalista pela “novidade”, é preciso consumir o “novo”a cada volta da esquina, então, fica-se inventando o vento. Aqui em Pernambuco se encena há trocentos anos o espetáculo da PaixÃo de Cristo. Todo ano, na coletiva de imprensa a principal pergunta é: – Qual é a novidade deste ano? Porra, novidade numa história que todo mundo sabe como começa e termina??? Ainda vão botar Herodes para dançar o Tchubirabiron no bacanal, tú vai ver…

carlos costa
carlos costa
13 anos atrás

concordo com banir a asa movel e; o resto não tem jeito, tem que entubar;

Roberto Borges
Roberto Borges
13 anos atrás

Nada a acrescentar!
100% de acordo!

Viscondi
13 anos atrás

O pior é saber que no Brasil existem mais de 1 milhão, e não é força de expressão, de normas legais a serem seguidas. Tudo é regulado e geralmente o descumprimento leva a aplicação de uma multa. Ora, só serve mesmo para gerar receita para o Estado.

Da mesma forma os dirigentes da FIA estão estipulando regras que, se descumpridas, geram… multas, e dá-lhe arrecadação.

Eita mundão de mer…

Viscondi
13 anos atrás

Concordo e assino embaixo. Toda essa parafernália para quê? Como espectador, não vejo diferença entre um carro andar a 340 ou a 300km/h, pois se não der para ultrapassar não adianta nada. Prefiro assistir às corridas da Classic do que essas corridas enfadonhas das “categorias top de linha”.

Douglas Arruda
Douglas Arruda
13 anos atrás

Mandou bem FG.
Opinando sobre a regra de acionamento do dispositivo, para cagar de vez, acho que deveria ser acionada a partir dos boxes. Igual a um B-52 que tinha uma espécie de “cara da bomba”, teríamos então o “cara das ultrapassagens”. E aí, se o cara errasse no acionamento, ou seja, fora do limite imposto, penalizaria o piloto com um drive-through. ou +25 segundos se fosse aplicado depois da corrida.
E aí, gostou?

gabriel
gabriel
13 anos atrás

Muito simples! só pode usar a asa o carro de trás! o da frente só poderá usar quando for ultrapassado! o lider da corrida não poderá usar!!

speeddrive
speeddrive
13 anos atrás

Muita boa a matéria…sei que ó assunto é sério, mas casquei o bico. O ano que vem a FIA vai permitir o Eject. Quando o piloto ver que vai bater, aperta mais um botãozinho no volante, só mais um e sai voando, o problema é que a FIA ainda não sabe onde os pilotos irão cair. Que saudade da F1 dos anos 80 e início de 90.

Marco
Marco
13 anos atrás

Grande texto Flavio, já tinha pensado nisso há algum tempo. Regras parvas para tudo e mais alguma coisa e muitas delas sem qualquer explicação aparente. Um abraço de Portugal.

Roberto Dias Paiva
Roberto Dias Paiva
13 anos atrás

A partir de hoje, todos os dias vou acordar e dizer: Obrigado Deus, por ter me dado o privilégio de ver F1, quando ela existia. Obrigado Deus por ter me permitido ver o Nelsão, Senna, Stewart, etc…. pilotarem. Obrigado Deus por ter me permitido NÃO VER os cartolas.

A F1 acabou e esqueceram de divulgar…..

Camilo Fontana
13 anos atrás

Exatamente, qual é a dificuldade de ter um carro “carro” com motor, freios, suspensão, pneus e um kit aerodinamico simples. Se for 20 ou 30 km mais lento, e dai? Todos seriam, o que importa é andar junto e fazer a diferença no braço. Por isso curto muito as corridas de turismo com carros de verdade. Tá, também curto a Formula 1 os ultimos campeonatos forma excelentes… mas poderiam ser melhores com o “menos é mais”.

LucioSP
LucioSP
13 anos atrás

Caramba……Já não tem ultrapassagem….se ficar inventando muito……

Ed Calt
Ed Calt
13 anos atrás

Isso tudo vem das restrições de regulamento que ao longo dos anos são incluidas para se limitar velocidade basicamente. Acabam estragando tudo e inventam essas coisas para lidar com consequencia e não com a causa. Estreitaram pneus, estreitaram asa traseira, mais um monte de decisões do tipo, quando deveriam só e somente só restringir motor. Tá certo que chegamos a ter v12, v10, 3.0L, e tal, e depois já reduziram pra v8 e vão pra 1.6 a álcool em 2013 parece, mas por que não baixar antes pra 1.6L ou v6, qual o problema !?!?! Ou porque não faz todo mundo trocar de marcha a 15000 giros ao invés de 18000 ? Muito mais fácil pra todo mundo…

Road Runner
Road Runner
13 anos atrás

continuando o texto do fg:
“… e a empregada bate a porte explicando que está toda torta! Pare o mundo que eu quero descer! E fim de papo.”
Só com Gardenal para aguentar o tranco!

João Carlos Bifulco
João Carlos Bifulco
13 anos atrás

É, Flávio, você resumiu bem o mundo de hoje.
Tudo isso é reflexo dessa famigerada busca pela tal “competitividade”.
Tudo e todos devem ser competitivos se quiserem sobreviver.
Hoje, tudo e todos, devem obedecer a uma carrada de normas e procedimentos para se manterem competitivos.
Maldita herança da “Qualidade Total”, em tudo o que fazemos.
Perdeu-se a criatividade, a liberdade de errar para acertar, a liberdade de exercer sua atividade baseada apenas no talento pessoal, longe das normas e procedimentos que só enforcam a criatividade e inibem o talento natural do ser humano para resolver problemas.
Um simples tapete do assoalho jogou por terra toda a filosofia dos “papas” da Qualidade Total e dos seus seguidores.
“Nunca na historia deste país” se fez tanta besteira nos automóveis. É um recall atrás do outro.
A F1 atual é um reflexo dos tempos que estamos vivenciando.
Há tempos a F1 deixou de ser um campeonato de pilotos, para se transformar num campeonato de interesses comerciais.
As equipes exigem dos pilotos aquilo que eles não podem fazer, dadas às limitações que seus equipamentos impõem.
Dá para descer uma reta à 300 Km/h tapando um “buraco” com o cotovelo para ganhar alguns cavalos extras no motor e poder tentar uma ultrapassagem? Se não der, você não é competitivo!
O volante atual denuncia o que será o futuro de um F1. Parece o de um “Playstation”, tamanha é a quantidade de botões a serem manipulados pelo pobre do piloto.
Talvez é isso que os dirigentes e fabricantes querem para a categoria, transformá-la em um imenso videogame, onde os pilotos “pilotariam” seus carros de dentro das fábricas.
Quem sabe, assim, os pilotos seriam mais “competitivos”.

Paulo (BH-MG)
Paulo (BH-MG)
13 anos atrás

Se não tivesse lido e em seu blog, não acreditaria.

Quando parar o mundo, esperem mais um pouco que eu também quero descer!

MARCOS LIMA
MARCOS LIMA
13 anos atrás

Voce tá certinho Flavio…vamos fazer uma revolução???Tô dentro….

Sérgio
Sérgio
13 anos atrás

Isso é tão nonsense que parece ser jogada de marketing. Coisa do tipo “vejam só o que estão propondo, mas claro que não vamos aceitar, estávamos só brincando”. Só pra gerar polêmica e promover a próxima temporada (truque manjado).

Essa regra, inclusive, lembra aquelas estatísticas inúteis de NBA ou NFL, as que americano adora. Ou quando eu jogava botão e em cada rua do bairro se criava uma regra sobre chutar do meio de campo, mexer no goleiro, etc.

F-1 está tão associada a fraudes, trapaças, politicagens e burrocracias, que o grande público aos poucos vai se esquecendo que deveria ser apenas uma corrida de alto nível.

guinter
guinter
13 anos atrás

Isso é ditadura, é o popular faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço.
E pergunto, quem esta na eminência de ser ultrapassado, pode usar a asa móvel?
Se pode, qual vai ser a diferença? Nenhuma. É idiotice.

Fernando Mozart
Fernando Mozart
13 anos atrás

Flávio não liga não, para tanta gente chata e idiota no mundo, existe gente legal e interessante. Seguindo o exemplo de propagandas legais de carros que não existem em nisso país segue o link de uma legal para você publicar em seu blog:

http://www.youtube.com/watch?v=R55e-uHQna0&feature=player_embedded

Abraço

Rafael LDA
Rafael LDA
13 anos atrás

Acho que os carros de F1 deveriam ter seta, luz de freio e buzina, aí sim ficaria bem mais seguro.

Guzz
Guzz
13 anos atrás

Que saudade e quando os carros eram apenas carros e o ronco dos motores era realmente um ronco!

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

O Jean Todt no comando da FIA tem sido uma tremenda decepção.
Se por um lado o Max Mosley foi muito criticado no final de sua gestão, por outro lado, o Jean Todt mostra que está sendo pior que ele.

Capitão Nascimento
Capitão Nascimento
13 anos atrás

O sistema é foda, parceiro!

Adriano Caron
Adriano Caron
13 anos atrás

Não seria pandemia?

Ron
Ron
13 anos atrás

Quando vi a estória da zona de ultrapassagem, fiquei em dúvida de como iria soltar a indignação, mas este tópico veio a calhar.
Entendi que a tal zona é uma área onde a asa móvel possa ser acionada. Mas se é para ajudar nas ultrapassagens porque não liberam logo em todo o circuito? Que frescura.
Os dirigentes de categorias mais sérias, esportivamente falando, devem estar quase morrendo, sem fôlego, de tanta dar risada das palhaçadas da F1. Algo mais ou menos parecido com “A Piada Mais Engraçada do Mundo” do Monty Python (http://www.youtube.com/watch?v=AZgQinsClLQ).

Ron
Ron
Reply to  Ron
13 anos atrás

Na hora que escrevi o comentário nem pensei muito e depois me veio outra ideia que só não escrevi antes porque houve uma falta de energia aqui.
Há a zona de ultrapassagem onde os pilotos podem usar a asa traseira móvel. Minha dúvida: a FIA vai ter algum sensor ou câmera monitorando cada carro para que a ativação da asa se dê apenas na área delimitada? Se sim, fica a bobagem do jeito que está. Se não, quem é que duvida que poderá haver espertinho usando a asa fora do lugar? Isso está me cheirando a polêmica mais na frente.

Ricardo
13 anos atrás

a F1 e a FIA estão fazendo “merdejando” tudo
Nada contra por + equipes na F1, para garantir pista lotada e mais emoção e ultrapassagem, nada contra limitar o orçamento (conseqüentemente os testes tbm), mudanças todo o ano com relação à aerodinâmica para forçar as ultrapassagens e disputas. Mas dizer onde se pode ultrapassar ou não ai é uma total falta de inteligência e sanidade…

E a ordem dos fatores sim pode alterar drasticamente o resultado.
Exemplo disso são as ex-novatas que estão no fundo do Gr id e que por conta de algo feito as pressas além do não contentamento de andar la atrás, se permite ser ultrapassado como retardatário por inúmeras vz. equipes falidas e uma puta diferença entre os motores (que teoriamente seriam iguais).

p mim p limitar o orçamento os carros teriam q ser iguais assim como os motores (mesmo que de fabricas diferentes) todos receberiam um chassi para ser trabalhado ao longo da temporada. carro parecido com motores praticamente iguais precisaria “apenas” do piloto… ai tudo seria definido na raça e na capacidade dos engenheiros fazendo pequenas mudanças nos chassis para que o mesmo fizesse diferença na pista. Acho isso meio impossível. mas a F1 é triste
deprimente e desinteressante
mesmo com as disputas vistas no ultimo ano

ou será que quando era mais novo a minha visão era tão diferente da de hoje

José Freire
José Freire
13 anos atrás

Rapaz! E X C E L E N T E Texto do FG! meus sinceros parabéns…

Depois da idiotice das “medalhas” pensei que não seria possível sair nada mais idiota da mente de quem dirige a F1, leia-se: Bernei Duende de Jardim Eclestone & FIA… Mas, pensar em instituir “Zonas de Ultrapassagens” é imbatível! Não é possível que alguém, em tempo algum, consiga pensar em algo pior ou mais idiota!

S/mais.

F1Admirador

http://www.twitter.com/Admirador

Wallace
Wallace
13 anos atrás

FG, você tem razão o mundo tá cada vez mais idiota.
E o Berger disse: A eletrônica vai acabar com a F1…. Esqueceu dos idiotas de plantão.
Tem mais, a F1 ainda não comprou nenhuma norma ISO, imagina quando comprar????
Acho que vai ficar igual essas empresas que tem ISO estampado no Logo e faz porcarias o tempo todo…..

Felipe Elias
Felipe Elias
13 anos atrás

Sinceramente estou desanimado com a F1 de 2 anos pra cá. Tudo gira em torno da grana e da politicagem e tecnologia. Coisa chata…A FIA devia propor um regresso as regras da F1 antiga, onde valorizava-se apenas o piloto, mas claro não mudando a segurança dos mesmos. Do jeito que tá não dá, infelizmente.

gustavo terra
gustavo terra
13 anos atrás

show

Marcelo Ramos
Marcelo Ramos
13 anos atrás

Eu fico doente, pensava que tinhamos nos livrado da pior da equipes da F1, a gloriosa Minardi, equipe grotesca e seus engenheiros incompetentes, mas sobrou um integrante, talvez o pior deles, Aldo Bosta

Aldo Costa concorda com ideia da entidade em limitar uso da asa traseira móvel

http://goo.gl/CIBox

Emerson
Emerson
13 anos atrás

Concordo em gênero número e grau. Resultado do que não deixa de ser uma ditadura “esportiva”.

Maurizio
Maurizio
13 anos atrás

Nunca faço comentários mas agora vou fazer um: discordo totalmente dos dois pontos principais.

Quanto as asas móveis, é algo que nasceu dentro das próprias equipes, qualquer projetista sabe que aerodinâmica variável aumenta o desempenho e por isto há anos peças aerodinâmicas móveis foram proibidas, inclusive por preocupações de segurança. As asas flexíveis eram uma maneira de obter (ilegalmente)o efeito de asas móveis. Qualquer idéia que aumente o desempenho de um carro parece-me, em princípio, não idiota, uma vez analisada a segurança. A questão de criar zonas permitidas de uso (não zonas permitidas de ultrapassagem) é para minimizar os riscos de concentração advindos do excesso de botões.

O KERS também, por aumentar o desempenho e eficiência dos carros, parece-me uma idéia boa. Aliás, tendo um pouco de memória percebe-se que o KERS propiciou ultrapassagens e bons momentos na F1. Basta lembrar a primeira volta fabulosa do Raikkonem em Spa 2009.

Sinceramente, as pessoas reclamam à toa a maioria absoluta das vezes, e justamente por isto não costumam ser ouvidas.

Sérgio
Sérgio
13 anos atrás

Flávio, sei que muitos já elogiaram sua crítica, mas eu faço questão de engrossar essa lista. Você resumiu com perfeição o ridículo em que a F-1 tem se transformado. Parabéns.

Aguinadlo
Aguinadlo
13 anos atrás

Chato é apelido, não podemos mais pensar, que já vem tudo quanto e patrulha, musical, filmes, quadrinhos e tudo mais, este maundo esta cada dia pior,e achar que eu pensava que os anos 80 eram idiotas!

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

Comprem um Fusca a gasolina (álcool da muito trabalho), joguem fora os celulares e os notebooks mude pra uma cidadezinha de Minas Gerais de no máximo 10 ou 15 mil habitantes, abra uma mercearia, buteco ou lojinha de 1,99 pra sobreviver e pronto, sejam felizes.

PS. estou pensando seriamente nisso.

emerson57
emerson57
13 anos atrás

concordo plenamente.
sr.flavio,
o sr. que é “assim com os homi”
fala preles que não há ultrapassagem a muito tempo por conta da sujeira na pista.
se o piloto tenta,
logo acha a “farofa”
e na farofa só mágico ultrapassa.
há que encontrar uma maneira de limpar a pista.
se não é possível durante,
pelo menos antes da prova.
quem sabe com aspiradores gigantes,
a ex. do que faz a indy,
com as turbinas montadas em cima de pick ups, para secar a pista.
abraço.

Xicão
Xicão
13 anos atrás

É… A FIA quer porque quer que a gente pare de acompanhar a F1…

Ricardo Divila
Ricardo Divila
13 anos atrás

Faz muito tempo que preconizo um regulamento simples= peso maximo, e algumas regras para parar os mais malandros, tipo bitola maxima para evitar que alguem fizesse um carro tao largo como a media das pistas..da total liberdade ao projetista, mas necessita de um toque de genio para fazer a melhor escolha dos conceitos.

claudio
claudio
13 anos atrás

Perfeito Flávio!
Você é chatonildo… mas você é sincero e profissional!

Parabéns

EduardoRS
EduardoRS
13 anos atrás

Essa é a regra mais esdrúxula que a FIA já criou. Se isso vingar, vou parar de assistir F1 de vez, e usar o tempo para jogar Playstation. Afinal, é tudo igual.

Abay
Abay
13 anos atrás

Vai mal…vai muito mal…porra, nasci na época errada! Será que nenhum piloto tem “balls” pra, pelo menos reclamar, falar dessa merda toda? Eles simplesmente acatam ordens absurdas a torto e a direito!

Glauco Matos
Glauco Matos
13 anos atrás

Carta ao Sr. “Berne” (de vaca?)

Sr. Bernie, favor proibir qualquer tipo de penduricalho aerodinâmico no carro, abaixar o bico dos carros (como de outrora), proibir Kers, proibir botões no volante (apenas o da buzina), e colocar pneus mais largos.
Sem mais para o momento.

Agradecemos.

PS: Pode deixar o câmbio de “Brabuleta” que é bão.

Carlos Ganhadeiro
Carlos Ganhadeiro
13 anos atrás

Concordo com a questão de que as “zonas de ultrapassagem” são ridículas, e o KERS é inútil e artificial. Mas a questão das “asas móveis” até que seria interessante se não fossem controladas pelos pilotos. Se fossem automáticas e controladas eletronicamente, não fariam diferença nenhuma nas ultrapassagens, pois todos as teriam, e, apesar de acrescentar custos com pesquisa e desenvolvimento, seria um avanço tecnológico interessante para os carros, quebrando o paradigma da proibição de partes aerodinâmicas móveis. Teríamos carros de F1 a 400 Km/h em Monza, e curvas feitas em velocidades mais altas que o habitual, mas o lado negativo, é que se perde a questão do piloto e o acerto do carro.
E discordo com relação a um mundo com regras demais! Acho que está acontecendo justamente o contrário: existem direitos demais e deveres de menos! Que faz tudo errado sempre ganha o perdão, seja da lei, moral ou pessoal. E quem faz o certo fica de chato da história…

Luiz Eduardo
Luiz Eduardo
13 anos atrás

Certíssimo. O excesso de regras esculhamba tudo. Cada vez mais os comissários vão decidir as corridas.

JP
JP
13 anos atrás

Sua matéria e excelente.
Sou um dos financiadores, sou do RS e todo ano ajudo a lotar Interlagos. Já não bastou ano passado a atitude servil do piloto qual torcia, hoje vemos os cartolas comandando até o acelador. A F1 está perdendo com excessos de regras.