KUBICA
SÃO PAULO – Muito bem, o que se sabe até agora… Kubica estava disputando um rali na Itália. Ele gosta de rali e tem uma cláusula em seu contrato que o libera para participar dessas provas. Bateu forte seu Skoda Fabia no guard-rail, perto de uma igreja. Foi levado para o hospital. As primeiras informações dão conta de fraturas no braço e na perna direita. Alguns relatos dão conta da possibilidade até de ter uma mão amputada, o que espero, sinceramente, que seja alarmismo. Não corre risco de vida (me recuso a escrever “risco de morte”, acho ridículo; se a vida está em risco, é risco de vida e pronto), mas estaria em coma induzido. A Renault, por enquanto, confirma as múltiplas fraturas e menciona a mão. Daqui a uma hora (escrevo ao meio-dia de Brasília) será divulgado um boletim médico. O Grande Prêmio acompanha tudo e recomendo seguir as notícias pelo site.
Claro que dos testes da semana que vem, para vislumbrar apenas o futuro mais imediato, ele está fora. Da abertura do Mundial, dia 13 de março no Bahrein, é impossível dizer sem uma avaliação dos médicos, algo que ainda não foi feito por ser muito prematuro. Pelo quadro pintado até aqui, se voltar a guiar um carro de F-1 já estará no lucro. Claro que, a essa altura, muita gente está pensando na chance que Bruno Senna pode ganhar. E é verdade, será uma chance de ouro. Mas piloto nenhum gosta dessas coisas, de correr no lugar de alguém que se machuca. Além disso, é evidente que seja quem for o substituto de Kubica, caso ele tenha de ficar fora das pistas algum tempo, perde a vaga se o polonês se recuperar. E a possibilidade de ele não voltar a correr não garante que Senna, ou qualquer outro do time de reservas, seja promovido a titular. Talvez a equipe tenha de pensar em algum outro nome para a titularidade. Só que, sinceramente, ficar especulando sobre isso agora é algo que me parece sádico demais. Torço, e muito, para que se recupere logo. É um dos grandes dessa geração que tem Alonso, Vettel e Hamilton como maiores expoentes.
E aí entra o X da questão, o negócio de um piloto de F-1 arriscar o pescoço em outras modalidades fora do calendário de Mr. Ecclestone. Ele vai se recuperar? Lembremo-nos de que sofreu um acidente seríssimo no Canadá alguns anos atrás. Ficou fora de uma corrida (e deu a chance a Vettel de estrear na F-1). Mas não se machucou seriamente. Não correu em Indianápolis só por precaução.
Alguns anos atrás, talvez eu deitasse regra aqui sobre a “responsabilidade que todo piloto tem de ter” etc, malhando Kubica implacavelmente por dividir sua atividade de piloto entre a F-1, profissionalmente, e rali, de forma amadora. Foi o que fiz, por exemplo, quando Montoya se espatifou de motocicleta. Outro dia foi Webber que se machucou feio de bicicleta — mais de uma vez, diga-se.
Mas, hoje, não julgo ninguém. Quem sou eu para julgar a paixão dos outros? Se Webber ama bicicleta e assume os riscos de tomar um tombo, é algo que diz respeito a ele, e só ele. Achei errado esconder da Red Bull a contusão, mas não andar de bike. No caso de Montoya, acho que fui injusto. Mas lembro que, na época, o que se criticou no colombiano foi menos andar de moto, e mais inventar uma cascata qualquer como desculpa, sem assumir o que fez.
No caso de Kubica, a paixão pelo rali é imensa, e ninguém deve escrachá-lo por isso. Se o cara gosta, que corra. As críticas, em geral, vêm daqueles — como eu, alguns anos atrás — que insistem em colocar a F-1 acima de tudo e de todos, como se fosse a única coisa importante do mundo.
Não é. Na verdade, é um ambiente aborrecido e massacrante, no qual se exige, de cada um de seus participantes, uma devoção cega a um mundo que é muito menor do que seus habitantes querem fazer crer que seja.
Kubica gosta de rali, estava lá se divertindo, e ninguém deve ser punido por se divertir. Deu um azar desgraçado, mas acontece. Que volte logo, que fique bom, que não perca a mão, que possa continuar sorrindo.
ATUALIZANDO…
Aqui há algumas fotos de Kubica sendo atendido, enviadas pelo Dú Cardim pelo Twitter.
Kubica é um dos melhores pilotos que surgiram nos últimos anos além de sempre ter demonstrado ser boa praça. Espero que se recupere bem e que neste ou no próximo ano esteja devolta as pistas.
Antes de mais nada, concordo contigo, e se a morte corresse risco,
teria um monte de gente ressuscitando por aí. Só ñ tinha achado a frase certa
para quem ñ concordava comigo, agora posso responder o porque.
Mas tomara que esse polaco volte logo, um baita piloto.
E a urubusada rindo de boca fechada, teve um aí em cima que disse que o
arremedo do Senna tio, agradecesse aos céus, tosco.
Se vces procurarem, nos sites europeus, hj pela manhã foi postado uma foto do carro, antes de ser puxado para a via, nela aparece bem a “cagada” (desculpem o têrmo), mas foi isso mesmo,o grail entrou pela frente do carro,atingindo o piloto,explicação pela qual, o co-piloto saiu ileso.
Se você procurar, no Grande Prêmio, verá a mesma foto.
Flávio, peço que me permita usar estas suas palavras, para expressar uma idéia a respeito do que aconteceu com Vinicus Maschio piloto de arrancada que faleceu em Curitiba.
“Kubica gosta de rali, estava lá se divertindo, e ninguém deve ser punido por se divertir. Deu um azar desgraçado, mas acontece. Que volte logo, que fique bom, que não perca a mão, que possa continuar sorrindo.”
Vinicius Maschio gostava de arrancada, estava lá se divertindo, e ninguém deve ser punido por se divertir. Deu um azar desgraçado, mas acontece. Que sua família volte a sorrir logo, que fiquem com as boas lembranças do marido e pai que foi, que não percam a esperança de um dia reencontrá-lo , que possam continuar sorrindo.
O rapaz do Opala não deu azar nenhum. Tinha um carro construído de qualquer jeito, sabidamente perigoso e incontrolável. Aliás, pelo que li (e vi e ouvi) sobre o assunto, ele mesmo falava abertamente disso. Era questão de tempo se arrebentar.
Eu também odeio essa viadagem de se escrever “risco de morte”. Alguém sabe dizer quem foi o zé ruela que inventou essa?
Torço muito pra esse talento de piloto, mas, temo que as noticias e informações não foram completas ou coerentes (pode ser cuidado ou coisa parecida)! Como consciente? entubado, respiração com ventilação auxiliada, o macacão aberto no torax… em uma das fotos que vi, aparece cheio de fios… como disse o Rubens, esse cara é do bem, da parte boa da F1, merece muita força e orações.
Que ele volte para F-1 e para o rali também!
Minhas preces são raras, mas quando o faço é para pedir por algo assim. Que se recupere logo e totalmente.
Porra FG
neste post tu diz que o importante é a recuperação: “Talvez a equipe tenha de pensar em algum outro nome para a titularidade. Só que, sinceramente, ficar especulando sobre isso agora é algo que me parece sádico demais.”
e logo depois bota um post com a foto dos prováveis substitutos.
Pisou na bola!
Força Bob Kubica!
Se Deus quiser vc ainda vai ser campeão dessa bagaça
Isso foi de manhã, ô gênio, quando o acidente tinha acabado de acontecer. As informações eram escassas. Agora ele já foi operado, já há um diagnóstico. Veja a diferença de horários entre um post e outro. No intervalo o cara foi operado, os médicos explicaram qual a situação real.
Força, Kubica!
O duro foi escutar o Cleber Machado dar a notícia na transmissão dco futebol, quase que comemorando a chance do Bruno Senna. Haja paciência com esse cara e com essa emissora.
Como diz um amigo da área médica, se entubou ferrou é porque a perda de sentidos influenciou na parte respiratória. A sedação deve ter sido fortíssima.
A “sorte” é relativa, porque sobreviveu, nasceu de novo como dizem, mas tá fora da competição,e vai ficar no estaleiro, que chato e triste. O Bruno vai ter que pilotar bem, provisório pode ser efetivo, se funcionar, se puser tempo no Petrov…
Participar de um rali no fim do ano, é diversão, beleza e blá, blá, blá….
Mas o cara inventa de correr no inicio da temporada, estreia de categoria, numa corrida meio amadora, asfalto molhado e a equipe deixa….
Noves fora que ele escapou com vida, foi uma decisao totalmente equivocada dele e da Renault..
E o campeonato de 2011 para equipe já era. Não tem nenhum piloto disponivel ou dando sopa que substitua sem prejuizo.
Semana passada comentei que o Galvão ia jogar todas as CAVEIRAS possíveis para acontecer merd…com os titulares, ainda disse para os dois procurar ajuda divina…A PRAGA do Galvão foi mais forte! Só espero que Kubica se recupere o mais rápido possível, nada contra o sobrinho, mas nem ele ou Petrov tem “calibre” para substituir o polonês(na parte de liderança ou no “braço”), Kubica é um baita pilotaço! Com relação em se arriscar em outra categoria, o piloto tem que fazer sua escolha, Schumacher era TARADO para “brincar” com supermotos, mas deixou pra depois…e o alemão não estava errado! Kubica pode ter “enterrado” seu sonho de ser campeão na F1, torço por ele, mas lesão na mão(onde tem articulação), é foda de voltar ao normal…sensibilidade e força dificilmente volta como era antes, pode até voltar a correr de WRC,mas F1 é complicado…
Que a sorte fique do lado do polonês, porque ele merece…
Kimi Raikkonen?
Já era. Vacilou levou rajada! Não volta nunca mais a guiar um F1 de forma competitiva. O cara deve ter esmigalhado todos os ligamentos da mão. Discordo do cometário que se gposto de correr deve correr e que se dane o resto. Vá correr de kart então! Ah, esqueci que ele não cabe em um chassis normal de kart. Mas pois bem quem mandou correr num SKODA FABIA? Ao que parece deveria ser uma carroceria normal de produção com reforço tubular. Lembando ainda que são removidos todos os sistemas de segurança passiva (todas as bolsas de ar que protegem o torso, cabeça, joelhos) dos veículos para reduzir peso. Resumindo o cara estava dirigindo um caixão de lata minúsculo (4000mm de comprimento), menor que um VW Gol sem proteção alguma, só o cinto de 5 pontos e uns tubos soldados em volta do coitado…
Se isso não é ser irresponsável, tá na hora de rever o conceito de voces, pois quando a emoção prevalece sobre a razão neste caso é burrice e das grandes.
Uma pequena pesquisa onde efetivamente se deve verificar (pelo local, pela midia especializada do país, etc ) dá pra saber que , aparentemente, – (pelo meu italiano mooquês) ele ficou um bom tempo até ser resgatado internamente pois o guard rail perfurou ou machucou demais a mão de Kubica, além das frturas, e que somente após a cirurgia (21 horas locais) poderemos ter informações mais detalhadas sobre o sucesso do socorro.
Possivelmente isso justifique o coma induzido.
Incrível como um assunto deste porte não tenha a cobertura minimamente ‘esperta’ da mídia por aqui.
Depois de Ayrton Senna, tirando os pilotos brasileiros, um piloto que sempre torci foi o Montoya. Só que ele abandonou a F1, mas depois apareceu esse polonês e fez com que torcesse por ele. Espero que ele saia dessa logo e volte bem, por que perder um grande piloto como o Kubica será muito ruim para a F1. Infelizmente as grandes promessas correm por outras categorias e acabam sofrendo acidentes e muitos deles fatais, como exemplos o Stefan Bellof e o Manfred Winkelhock.
Muito triste… que o Kubica se recupere em 100%
Fica a nossa força e o desejo que tudo acabe bem
Abraço
Imperador
Flávio, concordo plenamente com o que escreve. Acrescento, apenas como curiosidade, que sabemos de diversos casos de pilotos de F1 sofrendo acidentes em outras modalidades de esporte, com morte em alguns deles. Lembro-me do Patrick Depailler, que morreu de Offshroe. Concordo também que os pilotos de F1 não estão acima de nada ou ninguém. A minha dúvida é se eles sabem disso. A proibição que algumas equipes de F1 impõem a seus pilotos, está baseada no fato de que eles estabelecem uma relação de precisão e confiança na direção dos bólidos que não encontrarão em outros veículos. Não sei se concorda. Um abraço, Julio
E o cara deu uma estampada na F1 que todos acharam que iria evoluir ao obito!
Achar que andar de moto de jet ou ainda raly é ingenuidade o Lauda teve um acidente de trator que quase o tirou do campeonato .
Boa sorte Kubica e Bruno, e o piquezinho pode ter contrato com a equipe ainda !
Que se restabeleça logo e bem,tomara que não fique sequelas.
O grande problema da equipe é não ter ninguem com pelo menos 40/100 da capacidade dele. Todos o aprendizes de piloto da equipe estão muito longe de ser um piloto com potencial de campeão como é Kubica.
A F1 que esta muito magra de valores com este acidente,pelo menos para o inicio de temporada perde muito do que poderia ser um grande atrativo.
E chega de piloto brasileiro só para tomar pau até de piloto de tok-tok.
Anotei, Rubem. Mas acredito na força do pensamento e essa torcida “superficial e fanatica” (e obtusa) devem estar com uma pontinha de alegria com a chance do primeiro-sobrinho pilotar um carro acima do razoável. É a natureza humana, fazer o quê?
Que dia funesto! Foi-se o Gary Moore… Dá pra rolar um Radio Blog especial?
RIP, Gary! Valeu!
Sem dúvida, torcer para êle sair dessa provação bem e sem sequelas (será?). Por outro lado, Flávio, realmente, todo mundo tem o direito (eu diria dever) de se divertir mas, quando você é parte integrante de uma empresa e tem a responsabilidade de dirigir um setor, não se pode dar ao direito de se divertir em algo que pode (e nesta caso pôde) interferir na tua atribuição nesta empresa. A questão, neste caso é a integridade física que deve permitir pilotar um equipamento como um forla 1. Não que seja o “maior esporte do mundo” mas, já que está neste mundo, que respeite toda a equipe. Talvez um pouco radical de minha parte mas, estou errado?
Colocar o bruno é dar tiro no pé, a Renault tem que por um piloto de capacidade. Um piloto de talento e não de sobrenome
Senna e Grosjean têm talento, apenas lhes falta experiência. Espero que a equipa honre a sua palavra e dê uma chance ao Bruno no próximo teste, pois é disso que se trata num primeiro momento. O Bruno há muito que merece uma oportunidade com um carro decente e seria excelente ter uma adaptação rápida ao carro e aos pneus Pirelli já em Jerez. A partir daí, impressionando a equipa, tudo seria possível. Seria também uma forma de dar menos força à hipótese de irem buscar um piloto experiente para substituir o polaco.
Que ironia, você escreveu na última coluna “A [Lotus] Renault vai viver de Kubica “… mas assim são os esportes, radicais ou não há sempre o risco, e no fundo todos que praticam tem que saber disso, mas o Kubica depois daquele acidente do Canada-F1, parecia “inquebrável”
Esse Senninha é largo demais!
O Kubica é o melhor piloto da F1, junto com o Alonso. Tomara que se recupere e consiga pilotar um F1 com a mesma qualidade do ano passado. Dizem, que qdo corria de Kart com o Hamilton, era sempre mais rápido!! O Cara é muito bom e humilde!! Vai voltar a ainda vai ser campeão!! FORÇA POLACO!!!
Gomes, legal a sua revisão de opinião. Isso só nos faz crescer intelectualmente e, por que não dizer, espiritualmente também. Concordo contigo, cada um deve tentar fazer o que gosta, desde que não prejudique terceiros, e se não me engano, não foi o caso de Kubica, Webber ou Montoya. Quando digo “terceiros”, não estou me referindo as empresas que os patrocinam/patrocinaram e/ou equipes que disputam a F-1, estou me referindo as PESSOAS!
Abraços e torcemos para a recuperação de Kubica.
Torço para que ele se recupere logo, sem sequelas.
Mas caso ele tenha a mobilidade afetada seria possível a Renault, ou outras equipes que ele venha a defender, usar um cambio com alavanca, mesmo tendo em contrapartida a perda de alguns valiosos milésimos?
O regulamento obriga o uso do cambio “borboleta” ou as equipes o usam só pela vantagem de não tirar a mão do volante para fazer as trocas de marcha?
Cadê o pneu da jeringonça? Foi sério mesmo!
Risco de Morte = significa que a pessoa corre risco de morrer.
Risco de Vida = siginifica que a vida está em risco.
Ou seja, Flávio, tanto faz falar risco de vida ou risco de morte. Não leve essa discussão a sério e escolha a opção que você quiser.
Todo acidente nos faz rever conceitos. Rally é estrada, poderia ser uma árvore.
Na Europa, e fazem anos, corre uma campanha, até o Lorenzo já desfilou com a bandeira, dos Guard-Rails assassinos.
Aqui os para-choques de caminhões e carretas continuam matando.
Foi o Kubica, garanto que aqui no Brasil hj., mais de uma pessoa morreu devido a falta de segurança, ou guard-rails colocados de forma errada.
Agora, o que nos faz rever mesmo conceitos é a legião de ignorantes e surtados falando do Bruno Senna. Imagine se twitter, blogs e afins existissem em 94.
Para mim Kubica está no patamar de Alonso e Vettel…. até acho ele mais regular e sangue frio…. espero que volte logo…. para seu lugar kimi raikonnen
Nick Heidfeld….. afinal quem ja conheçe os pneus pirelli ?
sobrevida para o alemão na F1
A Lotus Renault tem um piloto (Grosjean) que também conhece os pneus Pirelli. Mas esperemos que isso não seja determinante na escolha e que Bruno Senna possa ter finalmente a oportunidade que merece. Pelo menos que tenha a chance de pilotar nos próximos testes, pois é ele o primeiro piloto de reserva. Se conseguir impressionar a equipa e tiver uma adaptação rápida ao carro e aos pneus Pirelli é ele que merece assumir a vaga como titular!
1º. O risco é de morrer e não de viver, portanto, risco de morte é o correto.
2º. O cara pode amar rali, mas arriscar perder sua principal ocupação por uma “zoeira” é burrice. Até eu quando participo de minhas competições amadoras me preservo um tempo antes.
3º. Engraçado ter fraturado a parte direita do corpo se o acidente atingiu o seu lado esquerdo (confira as fotos).
4º. Aposto no Hulk como substituto.
“Risco de morte” é babaquisse inventada pela RGT. Conhece uma coisa chamada expressão idiomática? Pois bem, “risco de vida” é uma expressão usada há anos e que nunca gerou dúvidas quanto ao seu significado.
Hulkenberg é piloto de reserva da Force India, não é hipótese para substituir Kubica.
O Bruno Senna é que é o (principal) piloto de reserva da Lotus Renault e o Eric Bouiller disse há uns dias que seria o brasileiro a pilotar o carro no caso de qualquer impedimento de um dos titulares.
João,
Quase chegou lá, em minha modesta opinião, pois acerta quando diz que o risco é de morrer. Por que? Porque a vida está em risco, certo? E a expressão em português usada para expressar esta condição, ao menos nos últimos cinquenta anos sempre foi assim, é “risco de vida”. Só falta agora começarem a implicar com o “pois sim”, que traduz negação, e o “pois não”, que traduz afirmação.
CG
Babaquice maior ainda é o cara ater a esse tipo de correção,quando o assunto tratado no post é muito mais importante. É vontade de aparecer,junto com uma puta falta do que fazer.
“Engraçado” é a puta que te pariu.
embora seja admirador do Bruno Senna, nao sou ingenuo para acreditar que a Renault vá concentrar seus esforços em Petrov e Senna/Grosjean. o problema é: quem seria esse piloto experiente? que piloto de ponta e adaptado a uma categoria que nao permite testes está aí dando sopa? alguma sugestao, Flavio?
O problema é esse. A dupla Kubica/Senna seria bastante boa (melhor que Kubica/Petrov) mas a dupla Petrov/Senna é bastante mais fraca, tendo em conta a inexperiência de ambos e a ambição da Lotus Renault.
Mas espero que pelo menos o Bruno tenha a chance de pilotar o carro no próximo teste e se impressionar, com uma boa adaptação a tudo (em especial aos pneus Pirelli), quem sabe isso não poderá tirar força a uma eventual chamada de um piloto experiente como Heidfeld. Além disso aquilo que o alemão poderá dar à equipa mais no imediato, graças à sua experiência, poderá ser compensado por Bruno Senna mais tarde, pois tem uma margem de progressão bastante maior.
Pelas fotos do acidente, o Kubica ter saído vivo já foi um milagre! Espero que outros milagres aconteçam e ele se recupere rapidamente desse acidente.
Infelizmente, a pré-temporada para ele acabou. Se fosse outra F1, com volante com menos botões, talvez conseguisse retornar à F1 mais rapidamente. Independente do tempo que demore, espero que possamos vê-lo em boa forma na F1.
Nesse momento, quem ocupará o lugar de Kubica é o que menos importa.
Flávio,belas e sábias palavras.Força,Kubica.Deus está contigo!!
Seria uma lástima, realmente. O Kubica é muito bom piloto.
P.s.: Flávio, não tem ridicularidade nenhuma em se escrever corretamente. Se a vida está em risco, então o risco é de perder a vida. Logo, risco de perder a vida = risco de morte. Ora bolas, qual o problema de admitirmos que passamos a vida inteira falando algo erroneamente??
Ridículo mesmo seria discutir se o nome do Kubica se pronuncia “Kubika” ou “Kubitsa”.
Grande Abraço!!
Pelo vídeo da tv italiana da pra ver o buraco que abriu na parede corta fogo, bem nos pés do piloto também dá pra ver que falta um pedaço do guard-rail, e vendo que não há grandes amassado externos no habitáculo, logo se conclui que guard-rail não estava devidamente fixado e atravessou o carro como uma espada, passando pelo piloto!!!!
Há três anos que acompanho a F1 principalmente para vê-lo correr. Hoje é um dia muit triste, principalmente por se tratar mais uma vez da irresponsabilidade dos organizadores!!
Ele devia estar sem cinto pois carro nem destruiu tanto. A cabine ficou inteira, como poderia quebrar perna e braço ?
O Kubica é um baita piloto. Seria uma tristeza tanto pra ele quanto para seus fãs que sua carreira termine prematuramente.
Porém, dificilmente volta esse ano.
Olha me desculpe, mas torço para que o Kubica melhore e volte a pilotar logo, não importa quem esteja esperando a vaga, ganhar uma vaga assim, não vale a pena ganhar.
Pois é, mas quando Senna teve o acidente fatal em Imola houve alguém que ficou com a sua vaga. Espero que agora seja a vez de outro Senna ficar com a vaga de um piloto que admiro muito. Kubica é para mim um dos melhores e o campeonato perde muito com o que aconteceu. Mas o Bruno já há muito que merece uma oportunidade. Na História da F1 são às dezenas os casos de pilotos que tiveram a sua primeira oportunidade a sério depois de um acidente de um grande piloto.
Parece que parte do guard rail perfurou o assoalho do carro e atingiu o piloto. Realmente é muito estranho que ele tenha tido lesões do lado direito.
Bora sair dessa para voltar a guiar o mais rápido possivel, Kubica! E voltar guiando rápido como sempre!
Uma pena, dos melhores, pior para renault que estará sem piloto algum para 2011, pois estes outros 6 não vale um dedinho do Kubica, para não jogar 2011 no lixo terá que contratar alguém, se não um experiente, um que possa e evoluirá como o hulkenberg, e esta quantidade de tranqueiras de pilotos é apenas para ter uma graninha a mais, pois imaginavam que tendo o kubica não precisava de outro, agora Petrov primeiro piloto o braço duro do Grosjean ou Bruno, como segundo é piada e de péssimo gosto.
Senna e Grosjean são pilotos talentosos, tal como Hulkenberg. Além disso o alemão está na Force India e por isso não é sequer hipótese para substituír Kubica.
A Lotus Renault tem 5 pilotos de reserva mas só Senna e Grosjean têm valor para assumir o lugar de titular e consta que nem levaram dinheiro. O nome e capacete de Senna ajudou à sua contratação (graças sobretudo ao patrocínio da Lotus à Renault). No caso de Grosjean foi o fator nacionalidade que ajudou, pois trata-se de um francês, tal como Eric Bouiller.
Petrov está na equipa como titular graças aos avultados patrocínios do seu país. Pode ter algum talento (ocasionalmente foi rápido) mas não mostrou consistência suficiente para continuar depois do que fez em 2010. O que não quer dizer que não possa melhorar este ano. Quanto a Fauzy e Ho-Pin Tung estão lá apenas graças ao dinheiro que levaram. Charouz está lá porque é jovem e faz parte da academia de pilotos da Gravity, é uma mera aposta de futuro sem qualquer hipótese de correr nos GP nos próximos tempos.
Um grande piloto, torçamos para que se recupere da melhor forma possível!