SE A GENTE SOUBESSE…

SÃO PAULO (nunca tinha visto) – Para mim, ao menos, algumas das imagens são bem raras. A McLaren divulgou um pequeno vídeo para lembrar que Ayrton Senna chegou a andar com um de seus carros no final de 1983, antes de se decidir pela Toleman para estrear na F-1. A história está aqui. O vídeo é esse aí em cima, e a blogaiada já informou que essas imagens fazem parte de um DVD oficial sobre a carreira de Senna.

O rapaz sabia das coisas. E é impressão minha ou Frank Williams e Ron Dennis fizeram questão de propagar um ar “cool” para não valorizar demais o menino? No fim das contas, ambos tiveram Ayrton como piloto. São as voltas que o mundo dá…

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Luciano
Luciano
6 anos atrás

Que vídeo sensacional

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

Senna é único e eterno, não adianta ficar comparando n.º de poles, vitórias, recordes de velocidades nas pistas. Ele foi o maior em sua – e nossa época – e não teve igual!! Schumacher foi grande!! fez muito!! Mas o fez NO SEU TEMPO!!
Pra gente fica o aprendizado de um atleta completo, DIGNO e com muito amor à coisa coletiva!!
Ayrton pra sempre!!

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

ET.: vejam as quatro casas em que Senna morou na Zona Norte, antes de mudar para a Europa, em http://www.znnalinha.com.br/senna/senna.html

Eduardo Britto
Eduardo Britto
13 anos atrás

Ouviram o cara falando? Esse nativo aqui da Zona Norte de Sampa tinha MUITA CATEGORIA mesmo!!

Senise
Senise
13 anos atrás

Muito boas as legendas em grego! :-)

Weber
Weber
13 anos atrás

Será que um dia ainda veremos um piloto brasileiro testar um F1 e dizer que espera que os caras melhorem suas ofertas? Inimaginável para a F1 (e pilotos) de hoje! Bons tempos!!!!

Ricardo de Bittencourt
Ricardo de Bittencourt
13 anos atrás

Bah!
A Tina Turner entende mais de F1 que a maioria neste blog.
Quer simplicidade, FG? Ayrton Senna da Silva: simply the best.

Gandolpho
Gandolpho
13 anos atrás

Até me arrepiou ouvir o barulho do motor turbo. Lembrou meus tempos de Jacarepaguá! Tomara que esse barulho volte com os motores 1600… Bernie definitivamente está gagá se está preocupado com isso!

Samuel
Samuel
13 anos atrás

Saudade de ver um piloto de verdade e brasileiro nas pistas. Espero que um dia ainda tenhamos um grande piloto de novo na F1.

Pablo Vargas
Pablo Vargas
13 anos atrás

Inimaginável nos dias de hoje. Um simples teste atualmente tem toda uma parafernália de marketing por trás, transformando o teste do piloto (ou do carro) num evento de comedores de empadinhas.

hugo
hugo
13 anos atrás

Uma das diferenças entre os grandes pilotos brasileiros e os atuais, é a convicção das idéias.

Hoje o cara pede desculpas se der um espirro numa entrevista.

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
13 anos atrás

Incríveis as declarações dele tipo: “…se eles reconherecem o que eu fiz até hoje…” ou “…se o Sr. Ecclestone chegar onde eu acho que deve…”

Imagina um Perez, um Maldonado ou até mesmo o Alonso, no começo da carreira, falando assim….

Enfim…. Profeta, esse “Jeremias”.

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Se o Bernie melhorar a proposta…. hahahaha o “moleque” mandava muito. Exemplar!

RafinhaDias
13 anos atrás

Que beleza. Senna novinho já negocia o contrato pelo valor que ele achava justo quanto ao que já tinha feito e ao seu potencial. Outros tempos

Antonio
Antonio
13 anos atrás

Incrível um cara vindo da formula 3000 impondo condições contratuais ao Bernie Ecclestone, Frank Williams e Ron Dennis.. Hoje os caras pagam para treinar.. dois dias no ano.
Senna foi 1 em 10 mil.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Dois dias no ano aonde? é apenas para tirar fotos fantasiados de piloto…… o carro poderia ser de papelão e o corpo do piloto poderia se aqueles stands de compensado aonde o cara só coloca a cabeça para parecer que está com a vestimenta da tabuleta……. existia muito em parquinhos de periferia e lá pelos idos dos anos 60…… são os “bozós” da F-1 ou os palhaços do circo, a escolha é sua…..foi por isso que eu disse que apesar de ser classificada como a decisão acertada e patati patatá eu acho que os três ( ou quatro, não sei o numero certo) patetas da lotus-renault-lada-sikorski-gm-ford e sei lá mais o quê deveriam pegar o boné e se mandarem, além de posarem para a foto ridícula quando vagou uma cadeira enfiaram o pé na bunda do grupo e procuraram o água de salsicha do Heidefeld, Ora se você é um piloto d etestes que não testa e têm o status d epiloto reserva que quando o titular se contunde eles vão correndo atrás de outro, pergunto uma coisa:

Prá que porra você serve na equipe? fazer cafezinho? limpar o boxe? lavar as latrinas? amaciar sapatilhas? já fazem roupas de palhaço anti-chamas? e o nariz de bolota, também é a prova de fogo? e aquela cabeleira em volta das orelhas? aquilo parece bem inflamável…….. Já sei!!!!!!! não adão carros para eles correrem porque aqueles sapatos tamanho 88 do bozo não cabe no cockipt…. santos palhaços, e isso mesmo, batman…. exclamaria o menino prodígio(?) na sua condição de boiola e viadinho matador de charadas…….

Cristiano
Cristiano
Reply to  Antonio
13 anos atrás

Fórmula 3 é o correto. E de tanto tentar se impor foi correr na Toleman, depois Lotus e só foi ter chance real de título 5 anos depois na McLaren. Mas não podemos culpá-lo por tentar. Nem apaga o seu brilho como esportista.

luiz carlos barbosa
luiz carlos barbosa
13 anos atrás

Sr. Fernando Jambeiro, pelo jeito não viu o video que todos estamos vendo é logico que o primeiro foi na Willians.

Gerardo Santacoloma
Gerardo Santacoloma
13 anos atrás

A todos os antis dos comentários, ajoelhem-se e aceitem Senna como enviado de Deus na Terra.

O calendário devia ser zerado e os anos contados a partir de 1994.

Agora com o fim do carnaval, Feliz ano 17 a todos!!!

Williams
Williams
13 anos atrás

é… quando o cara é bom, o papo é diferente. Não tem caô. Não é a toa que o Frank Williams bota até hoje o S do Senna nos bicos dos carros dele.

Sebastião
Sebastião
13 anos atrás

Flavio Gomes,

É sempre bom relembrar! Só pra constar, eu mesmo pincelei esse vídeo na internet e mandei o link para você alguns anos atrás, e já havia sido publicado no seu Blog. Acho que em seguida, enviei o da Penske.

Um grande abraço,

Sebastião

Fernando Giti
Fernando Giti
13 anos atrás

Concordo plenamente com o que o Carlos disse em comentário. Nessa época, avaliazam mais a capacidade do que o bolso. Hoja, as maiores equipes lapidam o talento e a “atitude” dos seus pilotos desde pequenos. Estão criando robôs de um lado e arrecadando esmolas de outros pilotos.

http://pessoalprofissional.blogspot.com/

Fernando Assis
Fernando Assis
13 anos atrás

Por isso, q, na minha opinião (humilde e sem relevância), foi o melhor de todos… e vai demorar pra aparecr alguém igual…
DEu pau nos pilotos titulares num simples teste!!!
hauahuhauhauhauhuahuahuah

Valeu Senna

Fernando Jambeiro
Fernando Jambeiro
13 anos atrás

Posso estar falando besteira, mas o primeiríssimo teste do Senna com um F1 não foi com uma Williams em Donington? Pelo menos foi o que eu li numa matéria da Quatro Rodas escrita pelo Reginaldo Leme.

João
João
13 anos atrás

Naquela época os times conseguiam ser competitivos com menos grana, daí toda a atenção ia para habilidade do piloto (só que o próprio Senna diz que depende menos do piloto, que se o carro é bom, ganha fácil 2 segundos). Hoje as equipes precisam de muita grana para tentar lutar no pelotão da frente, por isso, as equipes “pobres” precisam de pelo menos um piloto pagante.

Caique Pereira
Caique Pereira
13 anos atrás

Se fosse hoje, nem Senna, nem Piquet, nem Emerson falariam (ou agiriam) o que falaram no passado, pois atualmente até um piloto da possante Hispania, para falar simplesmente “oi”, precisa, por força de contrato, estar com o assessor de imprensa da equipe ao lado…coisa pouca, como um “Censor Oficial”.

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

O que nego não entende é que Alonso, Hamilton, Schumacher e alguns podem fazer a mesma coisa que o Senna fez, porque são Pilotos…..que sempre brilharam….reconhecidamente rápidos……
Ou vcs acham que o Senna não fazia as mesmas coisas que esses citados fazem com seus segundo pilotos????era a mesma coisa……
Não to menosprezando o Senna…….jamais faria isso, meu ídolo, o melhor que vi, rápido e inteligente….e gostava do que fazia….. mas é que é muita demagogia do brasileiro ficar atacando os citados e mais alguns pilotos, só porque eles não são brasileiros…..não adianta chorarmos, não temos um brasileiro capaz de ser um deles, pelo menos num curto espaço de tempo…..e com essa administração no automobilismo, estamos longe…fazer o que.,..

Marcelo
Marcelo
13 anos atrás

Além do Senna, Schummy, Alonso, Hamilton e Vettel, lembrem de mais algum piloto que apareceu mandando bota logo de cara?? Não é coincidência que todos foram ou são campeões, os novatos hj reclamam que tem de entender o carro antes, o cara sai da gp2 já com razoável dose de complexidade e recursos e ainda tem simulador etc, mas esses aí acima são de outro plano. Lá nos 80´s imagina andar de f3 ou f-ford carros de menos de 180 cv e acelerar um f1 de mais de 500 no caso dos cosworth ou mais de 600 nos turbo que ainda por cima despejavam tudo de uma vez?? Adoro a f1 em qq circunstancia mas os pilotos…no que diz respeito a ser autentico, me parecem apenas Vettel, Hamilton, Kubitza. Viver medindo as palavras com tanta gente te fazendo perguntas deve ser uma merda.

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Hakkinnen também, quando estreou na Mclaren, lembro de ter dado um sufoco no Senna.

Douglas Hudson
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Esqueceu do Fittipaldi,que venceu em seu 4º GP na F1 e 2 anos depois pós o Brasil no hall de campeões mundiais

Mauricio
Mauricio
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

O Piquezão!
Chegou na F1 em 1979 dando um suador no Lauda, que era o primeiro piloto da Brabham.
Em sua segunda temporada completa (1980) já disputou o título com Alan Jones. Ficou com o vice porque os dois bateram na largada da penúltima prova, e o Australiano tinha mais pontos.
Na temporada seguinte, em seu terceiro ano de F1, levou seu primeiro caneco.

Mauricio
Mauricio
Reply to  Marcelo
13 anos atrás

Hakkinen dando sufoco no Senna?
Desempenho em 1993:
Hakkinen marcou 4 pontos (pilotando um McLaren!) e Senna 73.
Hakkinen foi 15o. colocado no mundial (pilotando um McLaren!). Senna foi vice.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Mauricio
13 anos atrás

Hakkinen disputou três corridas em 93. Que comparação é essa? O titular era Michael Andretti, que depois do GP da Itália pediu para sair. Mika correu em Portugal, Japão e Austrália. No seu primeiro treino, no Estoril, de fato colocou tempo em Senna.

Arilton Freitas
Arilton Freitas
13 anos atrás

O primeiro e o último F1 com o qual ele andou na vida foi um Willians. Muita coincidência.

Braulio Gerhardt
Braulio Gerhardt
13 anos atrás

Incrível, o cara parecia prever o futuro. Quando fala das perspectivas de seu futuro na F1, parecia ter certeza de que seria um dos maiores pilotos da categoria. E quando fala sobre a Toleman, diz que não é carro pra vencer, mas pra chegar no pódium. Em 1984, não venceu, mas fez três pódiuns. Vai acertar previsão assim lá longe!

pc
pc
13 anos atrás

O cara era o cara.

Ricardo Rossi
Ricardo Rossi
13 anos atrás

Fatos que não encontramos mais na F1:

– Treinos liberados
– Propaganda de cigarro
– Volantes “humanos”
– Motor turbo
– Cabelo do Ron Dennis
– Pilotos como Senna

Ricardo Rossi

Túlio
Túlio
13 anos atrás

Esses são os mesmos traçados atuais? A diferença de tempos pra hoje é muito grande!

Marcelo Granzotto
Marcelo Granzotto
13 anos atrás

Parece um sobrinho meu. Brincamos que ele já “nasceu velho”. A maturidade precoce e o “foco” do Senna são anormais. Sem falar da pilotagem.

Mauricio
Mauricio
13 anos atrás

Impressionante como o cara com vinte e tantos anos e ainda zerado na F1 sabia se colocar infinitamente melhor do que o Barrichello com quase 40 de idade e 20 de F1.

Guzz
Guzz
13 anos atrás

Ainda fazem esse tipo de teste com pilotos hoje em dia? Ou existe apenas o teste da conta bancária/patrocínio?
No youtube, o vídeo que segue é do primeiro teste do Hakkinen, uma cara que eu gostava muito desde os tempos de Lotus e que quando substituiu o Andreti na McLaren, independente das circunstancias, superou o Senna na classificação no Estoril.

Fernando Mozart
Fernando Mozart
13 anos atrás

Plha=Olha

Fernando Mozart
Fernando Mozart
13 anos atrás

Plha o complexo de vira-lata ai gente!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
13 anos atrás

Não sei dizer se foi bom ou ruim o desdém do Ron e do Frank.
Como disseram acima, uma vitória na Toleman vale mais do que numa Mclaren – aliás, aquele segundo lugar dele em Mônaco já vale mais que muitas vitórias.
Mas ele certamente teria um caminhão de títulos a mais.

O duro é que o dinheiro sempre falou mais alto. E os “Maldonados” sempre existiram. Não acredito que eles não tenham fechado o contrato com o Senna para honrar outros contratos que eventualmente tenham feito antes.

Agora, a economia que um Senna traz para a equipe… No geral, o cara é 1, 2 segundos mais rápido que o resto. Para tornar um carro 1 ou 2 s mais rápido vai um dinheirão – isso, quando possível.

O Senna era diferente, mesmo!!!

Fabio Farias
Fabio Farias
13 anos atrás

O caboclo era casca grossa, fala sério …….

André
André
13 anos atrás

Se fosse hoje um piloto falando assim em valorizar contrato por ter sido campeão de F3, ou que seja GP2, ia andar a pé.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

tecpix
tecpix
13 anos atrás

Fecho com todos os amigos aqui com certeza..

Pondero em adição que o Airton tinha um toque de genialidade e ousadia que permearam toda a sua carreira. Optar pela Toleman na época foi uma jogada de extrema inteligência diante da impáfia de Rom Dennis. Optou por pilotar um carro que não propiciaria vitórias “exceto aquela patriotada em Monaco” mas que proporcionou pódiuns obtendo assim a chance de mostrar todo seu potencial, e claro que desta maneira ele predisse e fez seus resultados conseguindo carta branca para entrar em uma equipe de ponta pela porta da frente, e isso acabou ocorrendo quando entrou na mediana lotus.. e depois tardiamente na Mc Laren

Quanto aos testes que realizou em 83.. Falaram por si. bastaria que Ron Dennis tivesse a atitude corajosa de quebrar o paradigma, e com certeza… hoje teria nas estatiscas da escuderia uma vitrine extra de conquistas, muito mais das que possui hoje somadas.

E claro que Schumaquer teria apenas igualado o Airton em campeonatos mundiais, ou talvez amargurasse o segundo lugar na história com seus 6 Titulos. Suposição? talvez sim talvez não, mas até hoje fico imaginando se tivessem dado aquela Mc Laren para o garoto correr em 84, que rumos teria tomado toda esta história.

Pecou Ron Dennis de não ter contratado aquele jovem e sagaz piloto naquele mesmo dia do teste em que ele pulverisou todos os cronometros. Hoje Ron se limita a cultua-lo como um Deus em Chertsey Rd, Woking, Surrey.

E apenas minha opinião claro..

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Depois dessa, alguém aí se sujeita a falar mal do Senna? Simply the best! Ele sabia muito bem onde estava pisando, com quem estava negociando e já demonstrava uma maturidade digna dos veteranos. Ficou feio pro Rosberg e pro Warwick, tomar um temporal de um estreante. Senna confiava, mesmo, no seu taco. Esse vídeo é digno de arquivo.

Fabricio
Fabricio
13 anos atrás

Senna preferiu a Tolleman pois na Mclaren e BRABHAM não teria status de primeiro piloto ou pelo menos igualdade de condições com os pilotos que ali estavam. Quanto ao teste na BRABHAM, foi a unica equipe que ele não conseguiu andar mais rápido que o piloto titular da época, Piquet, o qual chegou a apostar que o Senna andaria mais lento, pois a BRABHAM era um carro de dificil acerto. Piquet sempre reconheceu o grande talento de Senna e achava que em breve seria campeão do mundo. Senna também considerava Piquet entre os melhores da época junto a Prost e Lauda. Quanto a grande rivalidade entre os dois, existe algumas versões de quando teria começado: Piquet teria vetado a ida de Senna a BRABHAM (fato negado pelo Piquet e não confirmado por Senna); Na realidade eram pilotos excepicionais, que tinham estilos de vida diferentes, de personalidade forte, principalmente o Piquet que tinha uma língua afiada. Aliado a isto, uma impresa que sempre gostava e gosta de alimentar a polêmica (seu papel).

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Mto bom, não me canso de ver, tenho esse dvd, na realidade são dois dvds, gravados em 1993, mostrando a carreira e também as perspectivas que ele tinha ao ir para a willians.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

O Senna é daqueles que nascem um a cada milhão, e ainda por cima o cara têm que nascer com essa índole e somar junto uma série de fatores para resultar em gênio naquilo que faz, e Senna era gênio, gostem dele ou não.
Quem acompanha o blog há algum tempo e se dá ao trabalho de l~er as baboseiras que eu escrevo deve pensar que eu sou Sennista ou coisa parecida, não é bem isso. Sou admirador da impetuosidade, ousadia e obstinação que o Senna possuía. Não convivi com o Senna e nem nunca cheguei a 100 km dele, mas me parece que o convívio com ele não era fácil – como não é com gênio algum , diga-se de passagem – Acho o Piquet um puta piloto, acho o Schumacher com 70 % dos predicados de um gênio, mas só consigo enxergar parâmetro para comparar o Senna no Jim Clark. O Senna conseguiu ser 100% competitivo da primeira a última corrida da sua vida, o que prova isso é que foi o único piloto da F-1 que morreu liderando uma corrida, realmente era diferenciado. tinha aquele “quê” a mais que sempre nos impulsiona nas horas difíceis e nós faz superar barreiras que parecem instrasóníveis, só que em nós simples mortais isso é um lampejo que ocorre em períodos espaçados, mas o Senna parece que conseguiu ser assim em 99% do tempo da sua curta vida.

Sei que é fora de moda ser patriota e que é demodê elogiar o que é nosso, Mas tenho muito orgulho de ser da mesma geração dele e de ser seu compatriota e para os que me chamarem de pacheco…….. deixa pra lá…. hoje estou em estado de graça ( ahá, pensaram que eu ia mandar vocês pra puta que o pariu , né? se fuderam… hoje estou light e educadíssimo)

Kobayashi
Kobayashi
Reply to  rubem rodriguez gonzalez
13 anos atrás

Para mim, vc está corretissímo em tudo o que escreveu.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
13 anos atrás

Flavio

Este video é sensacional. Impressionante como Senna, além de todo o talento presente, tinha muita confiança e acima de tudo muita tranquilidade ao falar do desempenho do carro, e como ele achava fácil guia-lo.

Peça para Chorando Alonso, ou o Luís Hamilton para, no mínimo, tentarem bater o tempo que Senna fez à época.

No mínimo, colocariam a culpa nos pneus…..

Abraços

Anderson
Anderson
Reply to  Fabio Amparo
13 anos atrás

Que comentário idiota, céus. Não é o Massa que é o mimimi dos pneus?
Sempre tem um pachequista para desmerecer os pilotos de fora pr falar: Putz, como o Senna era f***.

André
André
13 anos atrás

Se não me engano esse vídeo já tinha sido postado aqui

de qualquer forma são imagens interessantes de assistir hoje, depois que toda a história foi feita

antoni stricagnolo filho
antoni stricagnolo filho
13 anos atrás

A impressão que dá é aquela velha mania humana de levar vantagem em tudo, certo! Tá vendo que o cara é bom e vai dar lucro mas não paga logo de cara, quer aproveitar a falta de fama do profissional e tira um proveito enquanto o passe não vale muita coisa.

Ernesto Longhi
Ernesto Longhi
13 anos atrás

“Se o Bernie Ecclestone melhorara a oferta dele…”

Putz. Quem ele pensava que era??
Por isso que se tornou quem foi.

marcio cordeiro
marcio cordeiro
13 anos atrás

enlatado pra esculpir uma lenda,o peter perfeito,o el fodom,o que da nó em pingo dagua,mas nao foram honestos ao excluir o teste com a Brabham aonde o semi-deus tomou tempo de um tal de Mauro Baldi(WHO?).

Oswald Martins
Oswald Martins
Reply to  marcio cordeiro
13 anos atrás

Mas o piloto Ayrton Senna reconheceu isso:

“Meu pior teste, com certeza, foi com a Brabham em Ricard. Eu estava sentindo que podia fazer muito mais”

Bom, passado isso, o cara ganhou três títulos e o tal de Mauro Baldi?
Cada uma…

Felipe
Felipe
Reply to  marcio cordeiro
13 anos atrás

Mauro Baldi era um FANFARRÃO AHAUHAUAHAUHAUAHA

vitão
vitão
13 anos atrás

Ele tinha um excelente manager , o Armando Botelho, amigo do pai, e muito bom negociador. O cálculo feito é que ele num carro inferior como a Toleman iria se projetar mais d oque ser um segundo piloto com restrições contratuais . Eles ( AS E AB) sabiam que ele precisava de total liberdade para mostrar o talento sem ficar preso a cláusulas do tipo ” Alonso is faster than you, confirm that you understood this message ” . É isto que ele se refere que não é uma única condição, mas várias.

E o vídeo está bastante editado, falta uma cena no caminhão da Williams, quando ele entre e dá um tapinho no carro e diz : É hoje !