BASTA?

SÃO PAULO (respondam, please) – Recebo release da Porsche Cup, assinado pelo amigo e impecável Luiz Alberto Pandini. “Assino” a autoria logo de cara primeiro para que ninguém faça ilações sobre o autor do texto, que não apresenta nenhuma mentira. Só informações objetivas, diretas, sem nenhum tom laudatório a nada. E faço questão de publicar porque esse pessoal da Porsche é do bem. Conheço bem o Dener, da Stuttgart, já visitei a oficina, sei a estrutura que eles têm e os carros… Bem, os carros são carros.

Não se trata, portanto, de mandar a lenha na categoria, na Porsche, na Alemanha, nos milionários que têm nas corridas um hobby de fim de semana. Trata-se apenas de perguntar: que preparo tem o novo piloto anunciado como uma das atrações do evento para guiar um Porsche de 420 hp numa competição profissional? Ele fez algum curso? Correu de alguma coisa antes? É seguro isso?

O piloto em questão é Rodrigo Pessoa, 39 anos, medalha de ouro no hipismo em Atenas/2004, bronze em Atlanta/1996 e Sydney/2000, campeão panamericano, tricampeão mundial. Um dos maiores atletas brasileiros de todos os tempos.

Pessoa adora corridas. Nascido em Paris e radicado na Bélgica, estava todos os anos em Spa para ver a F-1.

Pergunto: isso basta? Rodrigo andou ontem em Interlagos tendo como instrutor Nonô Figueiredo. Do release:

Na primeira saída, Pessoa fez algumas voltas no banco do passageiro, ao lado de Nonô; na segunda, eles inverteram posições. “O mais difícil é encontrar a coordenação certa nas mudanças de marcha, especialmente das mais altas para as mais baixas. Dei algumas voltas com o Nonô mostrando as coisas e isso foi muito útil para acelerar o aprendizado.” (…) Nesta temporada, Rodrigo Pessoa disputará três corridas da categoria Challenge: Curitiba (20 de agosto), Rio de Janeiro (17 de setembro) e Interlagos (27 de novembro, esta disputada como preliminar do GP do Brasil de Fórmula 1). Ele já pilotou karts em provas de longa duração e fez em 2006 um teste em Hockenheim com um Mercedes-Benz pilotado por Bernd Schneider no Campeonato Alemão de Turismo (DTM). “Mas agora é diferente: vou poder conhecer o carro e os limites mais a fundo”, explica.

Pergunto de novo: isso basta? O que a CBA exige de pessoas que resolvem ser pilotos de carros? Não seria necessário, ao menos, fazer um curso? Antes que me perguntem, fiz dois e sou, digamos, “formado”. Não seria necessário se graduar em alguma categoria mais lenta antes? É correto soltar numa pista um cara que nunca guiou nada, exceto karts, ao volante de um Porsche? Quem vai emitir uma carteira de piloto para ele? A qual avaliação será submetido, por parte das autoridades esportivas?

“Ah, Gomes, como você é chato, deixa o cara se divertir.” Não quero acabar com a diversão de ninguém. Acho legal que pessoas, sem trocadilho, queiram correr de carro. É gostoso, emocionante. Não acho que Pessoa vá fazer alguma bobagem. É atleta, um sujeito sério, pode ser que aprenda rápido. Mas pergunto mais uma vez: isso basta? Não seria preciso ter alguma experiência com carros e situações de corrida antes de sentar num Porsche?

Tá, sou chato, podem malhar à vontade. O Panda pode ficar ligeiramente irritado com este post, o mesmo pode acontecer com o Dener. Mas me desculpem. Eu acho perigoso. Que Pessoa se divirta e que nada aconteça com ele. Mas que está errado, está.

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Marcio
Marcio
13 anos atrás

As coisas estão saindo de um limite aceitável neste país, é muita regulamentação desnecessária, daqui a pouco vão exigir carteira para andar de bicicleta na rua ou de barco pedalinho ali no lago…

Heitor
Heitor
13 anos atrás

Muitos já morreram por dinheiro, hoje muitos estão matando por dinheiro ….

Guerwin
Guerwin
13 anos atrás

Basta que vc não participe da corrida, ora.

Igor
Igor
13 anos atrás

Quando eu corri de Kart os pilotos começavam na novatos, depois subia pra PK(piloto de Kart), depois PGK(piloto graduado de Kart). Tinha tambem a cadete e junior menor e maior.
Me parece que escrever sobre isso numa horas dessas, em que estamos todos tristes com a tragédia na escola lá no Rio de Janeiro é no mínimo irrelevante (como vc mesmo disse no outro post Flavio). Já não sei o que é certo ou errado! Recebi um email ontem sobre o terremoto no Japão que diazia que estamos todos preocupados com nós mesmos e que não olhamos pro lado, não ajudamos os outros. Estamos mergulhados em nosso egoísmo e só fazemos o que é para o nosso benefício. Pergunto: Tenho culpa do terremo ter atingido o Japão tambem? Tenho culpa dessa cara ter matado essas crianças?
Bem, fazemos coisas irrelevantes todos os dias, a mesma rotina, acorda vai trabalhar, volta janta, dorme e no outro dia as mesmas coisas irrelevantes pra se fazer. Mas ai me pergunto!
Se não fizermos isso, o que então temos que fazer? O que irá nos tirar dessa roda? O que de relevante temos que fazer pra melhorar o mundo ou as pessoas e nós mesmos? Sendo que não prejudico ninguém (pelo menos acho que não), vou pro trabalho, o faço com carinho e dedicação, amo minha esposa e minha filha de 15 anos.
Não sei mais o que é certo ou errado! Li em um dos comentários que …”pratique o bem ao invés de falar sobre ele”… Já faço isso, como disse não roubo de ningém, procuro passar pra minha filha principios de honestiddade. Li tambem que …”só nos resta lamentar o ocorrido de modo muito profundo. Sentar à cebeceira do meu filho e chorar”… Isso não que ro! Só lamentar e chorar? Outro ainda …”ainda tem muita coisa bonita pra se ver na estrada”… Concordo tem mesmo , mas não é meio comodista? Só foram 12 crianças olhe pro outro lado que vc verá muitas coisas lindas!!!
Já não sei o que é certo ou errado! Se o Pessoa quiser correr de Porche eu não sei se é certo ou errado.
Só acho que é irrelevante!!

Pedro
Pedro
13 anos atrás

Flávio, meu filho corre de kart categoria cadete e antes de soltar ele na pista o mesmo fez escola de pilotagem, para depois competir, isto ainda que ele era bem mais lento que os pilotos já acostumados e correndo a mais tempo. Depois foi evoluindo e somente um ano depois é que conseguiu disputar realmente uma corrida de verdade.
Teve uma situação que veio um piloto novo de outra cidade e simplesmente deu 5 batidas nele e os fiscais de pista nada fizeram. No kart de hoje em dia acontece a mesma coisa que você relatou, pais com dinheiro compram um kart para o filho e colocam para correr tirando a carteirinha, sem alguem perguntar qual a experiência que tem. Tenho certeza que fiz o correto com o meu filho, pois aprendeu tudo antes de competir, inclusive as sinalizações, pois tem alguns que nem sabem o diferença de bandeiras de largada e chegada.
Espero que os dirigentes vejam que tudo tem que mudar já da base, pois assim num futuro teremos o automobilismo mais justo e com chances menores de acontecer acidentes por falta de perícia.

Tailor Jr.
Tailor Jr.
13 anos atrás

Eu tenho uma idéia Gomes, a CBA compra uma franquia do Need for Speed Shift ou GT5 e faz um mini curso de pilotagem pra galera.

Marco Antonio Garcez
13 anos atrás

Oi Flávio, eu novamente. E novamente parabéns pelo texto (putz puxa-saco). Como já disse em outros posts, sempre que posso o acompanho em Interlagos e nas competições …(preferia o DkW ao Lada). Também acho que mesmo sendo um famoso esportista, que certamente promoverá a categoria com sua presença na revista de Caras, deveria ser exigido algum preparo maior. Por exemplo que investisse uns 2 anos “tocando” um Lada ou um DKW (sem gozação) em algum tipo de competição menos compromissada, quem sabe, mais controlada.
No meu caso, o máximo que me aventuro com a minha réplica do Porsche Spyder 550 é participar de eventos de Regularidade com o Jan Balder e olhe lá… Claro, adoro carros, especialmente os antigos, adoro competição de velocidade, mas não sou doido. Sei dos meus limites, não quero colocar nem a minha nem a vida de ninguém em risco para satisfazer uma vontade que tenho desde sempre. Naturalmente se fosse a mim permitido sentar ao volante de um Porsche desses eu naturalmente deliraria. E faria a volta com a pista vazia…

Lucas
Lucas
13 anos atrás

Flávio, queria enviar um video para o blog, mas não achei o seu e-mail. Ainda sobre o acidente de domingo vale lembrar a insegurança dos carros da stock, um acidente semelhante ocorreu na DTM em Hockenheim com o piloto Tom Kristensen e o piloto ficou bem, segue o link http://www.youtube.com/watch?v=Dxq_Zp-ctfc

Andre Peragine
Andre Peragine
13 anos atrás

Como disse um amigo seu, CBAmerindus….

PH di BH
13 anos atrás

Ah, mas ele tá de macacão e capacete….

É igual o Cacá Bueno montar num cavalo e sair pulando obstáculos…tão perigoso quanto…

Sandro.
Sandro.
13 anos atrás

– Bom dia Flavio !!
– Possuo em Londrina uma escola de formação de Pilotos com autorização do Presidente da Federação Paranaense de Automobilismo, também temos uma categoria de base para Pilotos iniciantes, sei bem como são as coisas, não tenho apoio de nenhuma parte se quer, (Federação, Autódromo, Prefeitura, Automóvel Clube) tenho 20 anos de experiência no Automobilismo, ja formei muitos Pilotos que para mim é um privilégio, a verdade ? tentei várias vezes conseguir um mínimo de apoio, sabendo que poderia formar muitos e muitos pilotos que amam este esporte, mas sempre a mesma resposta : $$$, – Quer saber bem como funciona as coisas? Há pouco lançaram aqui uma categoria de Fórmula Spyder, criada por um piloto da Fórmula Truck, 4mil por corrida, o criador da categoria fornece o carro, o que vejo?? qualquer mendigo que estiver passando na frente do Autódromo e tiver 4 mil para correr, ta formado “piloto”. – Meu, quando vejo a quantidade de ‘cagadas’ que fazem, dói na alma..
– Porque o desabafo?? por falta de apoio em breve terei de parar, formo o Piloto que após o curso compra seu carro (alguém se dá bem) entra em uma equipe (preparador se dá bem) compra toda indumentária (dinheiro para lojas especializadas) inscrições por corridas(federação ganha, automóvel clube ganha, autódromo vide prefeitura se da bem), quebra o carro (auto peças ganha) acaba pneus ( loja de pneus ganha) litros e litros de alcool (governo ganha) e por ai vai, o que recebo em troca??? nem um tapinha nas costas….

galileu
galileu
13 anos atrás

alguem tem idéia da força “G” gerada por um kart e um porche?
tentem descobrir

Luiz Alberto Pandini
13 anos atrás

Rodrigo, permita-me fazer uma pequena correção em nome da precisão jornalística. O Beto Richa corre de kart desde meados da década de 1980 e disputou várias corridas de turismo e protótipos antes de fazer as duas corridas de Porsche. O Ronaldo Ferreira começou a correr de kart na década de 1970 e, em 1983, disputou o Paulista de Superkart – o mesmo que o Emerson foi campeão. além de ter feito corridas com vários tipos de carro antes de correr na Porsche Cup.

Obrigado pelo espaço! Abraços. (LAP)

eduardo furlanetto
eduardo furlanetto
13 anos atrás

Quando falou em “espero que nada aconteça com ele”, esqueceu do “espero que não aconteça nada com os outros”. Se formos enumerar qtos fazem isso, morremos loucos. Um simples curso no Manzini, não acho que seja suficiente. Velocidade é perigosa e precisamos nos habituar a ela e aumentar gradativamente. Também acho que seja necessário uma avaliação psico-tecnica séria, não igual ao exame para habilitação, que é uma piada. Outra piada é o exame médico. Você preenche o formulårio na secretaria de provas e desce ate a ambulancia pra medir a pressão e ta tudo certo…

Marcio
Marcio
13 anos atrás

O irmão do Hamilton vai correr BTCC, com paralisia cerebral!

galileu
galileu
Reply to  Marcio
13 anos atrás

marcio, comentário infeliz e preconceituoso esse seu

Marcio
Marcio
13 anos atrás

COM*

Marcio
Marcio
13 anos atrás

Ele esta preparado para passear em interlagos de este Porshe, o que não é nada dificil, parece inveja!!

Cabra da Peste
Cabra da Peste
13 anos atrás

Basta sim.

greyhound
greyhound
13 anos atrás

Em Veneza, o gondoleiro é preparado durante 3 anos para ser examinado por 6 comissários. Para obter uma licença de condutor.
t

Giorgio Ricci
Giorgio Ricci
13 anos atrás

É a mesma coisa que o cara vai visitar o Kennedy Space Center lá nos EUA e depois de ir
no simulador (que todo mundo vai), embarca na próxima viagem do oníbus espacial.
Com o maior respeito pelo atleta que ele é, mas automobilismo (acredito eu) tem que ter algumas etapas para serem cumpridas, para chegar ao ponto de pilotar um carro de mais de 400 HP. Seria a mesma coisa (guardadas as devidas proporções), que um cara que está
assintindo a uma prova de hipismo e no dia seguinte já está com um cavalo de competição.
Esta história não tem pé nem cabeça.

Enzo
Enzo
13 anos atrás

Como esta cheio de “Profeta do Apocalipse” no Brasil atualmente, até no Automobilismo. Qual a diferença do cara aprender com o Nono Figueiredo ( belo curriculo ) ou aprender com os “instrutores” da escolinha ? Ahh….deve ser os R$ 4.000 ( ?! ) que cobram da molecada não é ? Quantos pilotinhos de quarteirão são graduados toda segunda feira só em Interlagos pra encher o bolso dos donos da escolinha, da CBA, FASP, etc. ? Quantos babacas ditos pilotos graduados vão para as estradas Paulistas nos finais de semana com motos, carros pra fazer M. ? Alguem sabe de algum ato de irresponsabilidade do Rodrigo ? O cara é um grande atleta, é responsável, não deve nada pra ninguem e já o estão crucificando, antes dele começar. Derrepente o cara faz bonito e tapa a boca de todos os Profetas,e se não acontecer o problema e o dinheiro é dele . ” PREPAREN-SE Ó PROFETAS, AÍ VEM A MERCEDES CUP, AUDI CUP ,TODOS COM EMPRESÁRIOS A BORDO, E SEM ESCOLINHA, É O FINAL DOS TEMPOS” Vamos todos correr na São Silvestre ! inclusive vc camarada Gomes.

eduardo furlanetto
eduardo furlanetto
Reply to  Enzo
13 anos atrás

Eu e acho que nem os outros que comentaram levam pro lado pessoal. Acho que NINGUEM deve iniciar algo tao perigoso assim e tb acho que a formacao e avaliacao de “pilotos de quarteirao” é falha. Mas é falha para TODOS… Isso é que deve mudar. Acho, por exemplo que em carro com mais de 250cv, so deveria andar pilotos PGC-A. Afinal e contas, pra que serve essa graduação???

rodrigo botana
rodrigo botana
13 anos atrás

EM 1994 O ATOR ALEXANDRE FROTA CORREU 4 PROVAS DE FORMULA UNO, NÃO SEI COMO A CBA DEIXOU AQUILO NA EPOCA, tem o edu guedes que corre de porsche e o otavio mesquita mas eles fizeram cursos de pilotagem, o hovernador do parana beto richa correu em 2009 duas provas de porsche cup sem experiencia nenhuma e foi ate o final sem bater em ninguem, o rodrigo pessoa devia treinar de kart mais vezes ate ele estrear na porsche esse ano, ai ele ficara com os reflexos bons, mas desejo boa sorte a ele na porsche cup, ele é um cara super concentrado ,acho que se dara bem na porsche cup, ate o dono da bombril o ronaldo ferreira ja correu 4 provas de porsche cup em 2006

Jaison
Jaison
13 anos atrás

Não basta fazer curso, o cara têm que ser avaliado. Alguns mesmo com cursos e anos e anos de categorias não têm condições de estar num volante seja de qual categoria for.

Gustavo
Gustavo
13 anos atrás

que são 419 cavalos a mais para se domar?

Paulo
Paulo
13 anos atrás

Se ele estivesse colocando apenas o seu pescoço em risco, o problema era dele… no caso, todo o grid está em risco com um “piloto” que, na camaradagem, vou chamar de “verde”.

luiz oliveira
luiz oliveira
13 anos atrás

Ele domina cavalos, logo domina os “cavalo vapor”. Lógica de Dodas e congêneres.

Batista Lara
Batista Lara
13 anos atrás

Ocorreram vários fatos que reforçam o ditado: Cada macaco no seu galho. O Piquet quase perde a vida na indy. Já era tri campeão de F1 e se espatifou em Indianápolis. Schumacher e Montoya também se machucaram de moto. O Schummy, foi competindo e o colombiano não sei se foi em competição ou apenas curtindo. Lembro-me de ter lido que quando o Fittipaldi levou o Senna para testar um carro da indy, vários conselhos foram dados ao Ayrton, ele não chegou e já foi andando. Inclusive a Penske não o autorizou a andar num oval, pois ele não tinha experiência nesses circuitos. E também acredito que se colocarem o Valentino Rossi pra pilotar uma Ferrari, como é o sonho os italianos, não irá dar muito certo. Vejam que só citei campeões com vários títulos no automobilismo. Por isso concordo plenamente com a opinião do Flavio Gomes.

ronaldo
ronaldo
Reply to  Batista Lara
13 anos atrás

O doutor já andou várias vezes de ferrari.

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  Batista Lara
13 anos atrás

Concordo com vc, ele apenas testou, e sozinho, na pista de Fiorano. Não disputou nada.

Ronaldo
Ronaldo
13 anos atrás

O piloto espanhol Lucas Ordonez tem formação curiosa. Competiu na GT4 ano passado e disputará a LMS e 24 h de Le Mans esse ano. Sabe daonde ele saiu? Do Playstation!
Ele participou da academia da Nissan e concorreu com 25 mil jogadores para ganhar a vaga.

Mário Gasparotto
13 anos atrás

Pra quem comparava o Baloubet Du Rouet com uma McLaren…

danilo kravchychyn
13 anos atrás

Flávio,

Seria loucura colocar um piloto de qualquer categoria, sem nenhuma experiência, para disputar uma competição de salto no hipismo. A probabilidade de queda e de quebrar o pescoço seria grande. Por que seria natural o contrário? Tá errado.

Danilo Kravchychyn
Ponta Grossa – PR

Luciano Silveira
Luciano Silveira
13 anos atrás

Flávio,
.
Concordo em gênero, número e grau.
.
Agora, se a primeira corrida do cara vai ser em Agosto, creio que existe a possibilidade de ele fazer alguns treinos/aulas/curso antes, seguindo o que fez com o Nonô recentemente.
.
Claro, pode ser ‘pouco’ para guiar um carro de 420hp, mas tendo em vista que não existe exigência pra nada, mostraria no mínimo consciência do cara. Obviamente isso é uma presunção. Que pode estar errada.
.
Agora, deveria existir uma exigência maior de treinamento/preparação para se guiar determinados carros sim.
.
Isso pode vir da CBA, ou da própria organização de cada campeonato. Tenho certeza que o pessoal da Classic poderia, por exemplo, incluir em seu regulamento que “para competir na categoria, o piloto deve comprovar participação em curso XYZ, com duração de X horas/dias, tendo o dever de entregar relatórios XYZ”.
.
E o que se precisa para existirem estas cláusulas no regulamento? Simplesmente boa vontade dos organizadores. Isso pode ser burlado? Certamente que sim, como tudo no Brasil. Mas para prevenir isso, basta que os organizadores hajam de boa-fé, com competência, e fiscalizando devidamente.
.
Nem tudo precisa ser atribuição “do governo”.

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Luciano Silveira
13 anos atrás

Eu tbm acho que deveria existir uma exigenvia maior de treinamento/para se ter a licença e aí sim poder pilotar.
Nos final dos anos 70 fiz curso em interlagos com várias aulas do mestre Waltinho Travaglini para assim poder ter minha licença!

Rodrigo
Rodrigo
13 anos atrás

Isso acontece nas principais categorias do automobilismo brasileiro. Estão lançando uma categoria que vai correr junto com a GT3, são Mercedes e não Porsches, mas dá na mesma. Só terá endinheirado sem preparo algum. Nunca vi alguém aprender a pilotar olhando! rsrs…

JUNIOR
JUNIOR
13 anos atrás

VCS TEM INVEJA !

Douglas
Douglas
13 anos atrás

Realmente, Gomes, as vezes você é chata pra kralho…

Thiago Pellegrini
Thiago Pellegrini
13 anos atrás

Sera que ele me empresta os cavalos dele para ir num rodeio aqui em Araçoiaba da Serra? Prometo que eu também aprendo rápido.

alex
alex
13 anos atrás

Será que o Porsche vai refugar?!?!?!
PS: Brasileiro mais ou menos!!!

Jeambro
Jeambro
13 anos atrás

O Rodrigo Pessoa nesta foto está parecendo aqueles bonequinhos do seriado Thunderbird.

Celso Guzella
Celso Guzella
13 anos atrás

Concordo com vc.Dá uma merda …aí depois vem as churumelas.Tá errado.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
13 anos atrás

Flavio,

Sei lá… o dinheiro faz milagres… de vez em quando o cara dá certo e começa a correr com belissimo desempenho.

O que sabemos da experiencia dele com o automobilismo???

Eu com a minha experiencia de mais de 10 anos no Kart (com algumas 500 Milhas nas costas) não me arriscaria a disputar um Campeonato desses sem antes me preparar com bastante cuidado… acho que voce (com experiencia na Super Classic) faria o mesmo.

Na Super Classic não tem uns locos que como o Rodrigo Pessoa se expõe a grandes riscos em Interlagos ou em outra qualquer pista??? Acho que em qualquer categoria sempre haverá um louco se arriscando e colocando a vida de outros em perigo… até mesmo na F-1 já pudemos presenciar pilotos mediocres sentados

Acho que tudo esta muito desregulamentado… tanto faz ter 13Hp (como no kart) como mais de 400Hp nas categorias maiores… tudo é muito perigoso e qualquer um pode fazer o que quiser. Nunca ninguém me falou sobre o que aconteceria se Eu machucasse alguém lá na Granja (por sinal tem corrida a noite… se quiser vai lá tomar um chopp com o pessoal).

Vá a noite na Granja Viana e fica lá no Deck da Curva 1 vendo os “crazy horse” que estão na pista… ali voce vai constatar a presença de Deus protegendo os alucinados e despreparados “pilotos” que teimam em se divertir por lá… não morre ninguém naquele troço porque Deus é Pai… rs rs rs!!!

Segue o jogo… automobilismo é perigoso e carrega riscos totais (riscos de vida/morte) em sua pratica. Acredito que já falaram isso para o Rodrigo Pessoa… acho que ele sabe o tamanho do “grito” que é andar com carros de tamanha potencia.

Abraços

Imperador

Guilherme
Guilherme
13 anos atrás

Sem falar no cozinheiro e apresentador de TV Edu Guedes, que fez uma matéria sobre automobilismo, gostou do negócio, fez um cursinho e hoje em dia (sem trocadilho com o nome do programa que ele apresenta suas receitas) corre na Trofeo Maserati. Tá fácil ser piloto, basta ter dinheiro.

Bruno Borges
Bruno Borges
13 anos atrás

Eu Corro de Kart, e já trabalhei em equipes de categorias como ESPRON, Storck Car Light e Turismo 1.600, por isso acho que entendo um pouco, e nessa vida de autódromo desde 16 anos, hoje tenho 32 já vi muita gente boa que não tem a carteira de piloto dá coro em muitos pilotos que tem (compraram) a carteira de piloto, não vejo problema em uma pessoa correr sem a carteira de piloto até mesmo porque antes de correr ele com certeza irá treinar muito e aprender muito mais nos treinos do que na escola de pilotagem, que muitos sabem que só querem dinheiro, tenho amigos que fizeram poucas aulas, tiraram a carteira de piloto e até hoje não sabem que não pode freiar um carro no meio da curva.

Bruno Borges
Bruno Borges
13 anos atrás

Corro de Kart, e já trabalhei em equipes de categorias como ESPRON, Storck Car Light e Turismo 1.600, e já vi muita gente boa que não tem a carteira de piloto dá coro em muitos pilotos que tem (compraram) a carteira de piloto, não vejo problema em uma pessoa correr sem a carteira de piloto até mesmo porque antes de correr ele com certeza irá treinar muito e aprender muito mais nos treinos do que na escola de pilotagem, que muitos sabem que só querem dinheiro, tenho amigos que fizeram poucas aulas, tiraram a carteira de piloto e até hoje não sabem que não pode freiar um carro no meio da curva.

Flavio Perillo
Flavio Perillo
13 anos atrás

Que texto chato de ler. Linguagem de internet e gíria. Nossa!

Mario - SP
Mario - SP
13 anos atrás

Gomes, você tem toda a razão. Um piloto deveria ter um “plano de carreira”, começando por baixo e chegando nas categorias conforme for evoluindo.

Acredito inclusive que esta seria a melhor forma de conseguir subir na vida, servindo para pilotos, cargos executivos, e políticos. Seria muito bom ter um presidente da república que já tivesse sido governador, que por sua vez, tivesse sido prefeito, etc.

Mas estamos falando de qual país mesmo, Gomes?

[ ] ´s

Nardo
Nardo
13 anos atrás

Flávio, vc esta certo. Tem que abrir a discussao mesmo. Concordo com vc. Eu acho que nao basta. Tem que ter curso e o escambal sim…

Rodrigo Ghisi
Rodrigo Ghisi
13 anos atrás

acho essas coisa um pouco perigosas sim, no desafio internacional das estrelas de kart do ano passado, vi o ator global carlos pasquim dando uma palinha
mas ele era lento demais e para se embananar com algum piloto mais agressivo era facil, abandonou a prova logo no começo, escolha sabia.
a diferença é q com esses porsches, o negocio fica mais hard core, a diferença tende a ser muito maior, e o risco também

JC Puntoni
JC Puntoni
13 anos atrás

Flavio, é importante que existam os chatos, chato se posiciona, chato não fica que nem vaquinha de presépio. Como disse alguem que não me lembro “Posso até não concordar com a sua opinião mas defendo com minha vida (menos, menos..) o seu direito de expressa-la.

Flavio
Flavio
13 anos atrás

No Brasil não existe mais a cultura da responsabilidade civil, faz muito tempo, aqui se pode tudo, ainda mais sendo celebridade, político, empresário, organizador, produtor, artista, engenheiro, médico, jornalista …
Se der alguma merda feia, quem vai responder por essa “licença”? A Stuttgart? A CBA? Nonô Figueiredo? O Dener?
Tem alguém aí que será o responsável caso algo de grave ocorra, mas isso pouco importa para ele, sabendo que nunca responderá judicialmente pela cagada que fez, afinal, isso pouco importa.

Tazio
Tazio
13 anos atrás

Não pode esqueçer o nivel de atleta do Rodrigo Pessoa. Não dá pra comparar um cara como ele, com esses riquinhos metidos que andam na GT3, Copa Montana e até na “Estoque”. O Rodrigo, tem um nivel de concentração, reflexos, enfim, é outro nivel. Alem disso o cara tem quase 40 anos, boa cabeça, sabe muito de esporte, disputa, essas coisas. Exagerou nessa Seu Flavio!!

André A S
André A S
Reply to  Tazio
13 anos atrás

Não concordo. Tem que haver conhecimento técnico e kilometragem nas costas. Coloca um cara de boa cabeça no comando de um Boeing 747 pra te levar em um voo de São Paulo até Lisboa. Você iria?

Cristiano Mendonça
Cristiano Mendonça
13 anos atrás

“Um cara que numca guiou nada exceto Karts” Ô Flávio faça um pequeno programa de treinamento em Karts prá ver se você não baixa seu tempo sensilmente no meianov. Além disso o cara não está chegando em cima do salto, está buscando instrução com gente competente; é atleta sabe que progressos no esporte não se dá aos saltos( opa!) mas com progressão, disciplina. Quem dera todo novato chegasse assim!