CRISE BRAVA

SÃO PAULO (sacode a poeira)A crise bateu forte na Williams. Sem pontos depois de três corridas em 2011, e sem nenhuma perspectiva de fazer nada de interessante neste ano, o time despachou Sam Michael e Jon Tomlinson, respectivamente diretor-técnico e chefe de aerodinâmica. Michael estava no time havia dez anos; Tomlinson completara cinco anos de casa.

Mike Coughlan foi contratado para chefiar a turma. Lembram dele? O cara da McLaren que recebia segredos da Ferrari passados por Nigel Stepney. O espião receptor. O homem que mandava tirar xerox em Woking. Andava errático por aí, na Nascar, depois de flertar com a Stefan GP — que acabou não conseguindo vaga no Mundial.

A Williams não vence uma corrida desde o GP do Brasil de 2004, com Montoya. É uma ex-grande que depende de um sopro da sorte para voltar a ser o que era. Algo como o que aconteceu com a Brawn em 2009. Mas é cada vez mais difícil. A sorte precisa ser ajudada pela competência e por dinheiro, na F-1. E ambos andam faltando à Williams nos últimos tempos. Infelizmente, não se vive só de história.

Subscribe
Notify of
guest

48 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Eu ia atras do Rory Byrne. Desse até a Ferrari tem saudades.

Imperador

Obs.: Como sempre disse o Nelson Piquet, não é a quantidade de cilindros que faz um motor campeão… mas sim quantidade de dinheiro que é queimada em seu desenvolvimento… acredito que a Cosworth não esteja aplicando tanta grana assim no engenho e que nem a Williams tem grana para jogar nesse projeto. Situação dificil e concordo com o Flavio que só um “sopro de sorte” ou melhor… “uma ventania de sorte” para levar a Equipe lá para a frente do grid.

sérgio castro
sérgio castro
12 anos atrás

SpyXSpy, saudades da revista MAD…

Leandro
Leandro
12 anos atrás

Equipe que contrata o barrichello não tem futuro de qualquer forma…

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Pior que pelo desempenho em Melbourne a Williams parecia ter um carro bom, pois Rubens vinha escalando o pelotão, até errar ou não conseguir freiar e bater com o nico…

Depois acho que se perderam até na ânsia de melhorar… testando coisas novas (e tirando o foco do acerto na corrida) como na última corrida…

Arilton de Oliveira
Arilton de Oliveira
12 anos atrás

Quanta besteira!A WILLIAMS cultivou até hoje a filosofia das antigas equipes da F1,aquele espirito de”garagem”não o conheço pessoalmente, mas dizem que “SIR” FRANK,é meio pão duro,e a falta de investimentos em pessoal,tecnologia etc,está custando muito caro,ele nunca quiz vender ou se associar a montadoras,o que fizeram as outras equipes,de certa forma admiro sua postura,seu idealismo,mas sem dúvida isto tem prejudicado o desenvolvimento da equipe.Agora querer culpar o Rubinho já é demais!Será quem não foi ele o culpado também pelo tsunami no Japão?ou quem sabe foi ele quem entregou o BIN LADEN pra CIA?Ora façam me o favor…………………………………………………….

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

O Frank Williams vai sair dessa. O cara não está lá à toa e também não apareceu do nada. São décadas nessa praia e com vários títulos. Só precisa de investimento. E o Barrichello vai fazer aquele carro melhorar para pontuar. Podem acreditar que sim. Não torço mais por um título dele porque será torcida em vão, como sempre foi. Mas ele pode ajudar a Williams.

Sanzio
Sanzio
12 anos atrás

Tomara que Coughlan mantenha contatos na McLaren. Copiar a Ferrari nos dias de hoje não me parece uma boa idéia…

fernando monteiro
fernando monteiro
12 anos atrás

Não adianta muito reclamar dos motores gente, marca A ou B, não importa, eles estão pareados. O que se precisa hoje é que eles não quebrem. Esses motores de 2,4L estão limitados a 18000RPM, mas já podem chegar a até 25000RPM. O que se pode no máximo fazer hoje é mexer na resposta da curva de torque via software da central eletrônica. A diferença é o chassi, que se for bom o motor faz o resto. Vejamos os fatos: Equipes com motores Renault, Red Bull, Renault Lotus Geni, Lotus Renault. Se motor fosse fundamental hoje em dia teriamos esse povo citado aí disputando a ponta. Equipes com Motor Mercedes: Mercedes GP, Force India, e McLaren. Quem anda na frente dessas aí? A culpa não é do motor cosworth.
abraço a todos.

fernando monteiro
fernando monteiro
12 anos atrás

Bom dia a todos.

Uma vez eu disse aqui no blog que a willians teria o mesmo caminho que a clássicas equipes Lotus e Brabham. Não falta muito. Nos últimos dez, quinze anos, se vc não fechar com alguma montadora não vai conseguir nada. O motor cosworth até que empurra, mas ainda deixa a desejar ( já teve sua época), mas se pelo menos o carro fosse bom, ele faria seu trabalho. Eu vejo há alguns anos um Frank W. desanimado, até por que eu acho que ele era de uma época que se podia ousar na F1 em termos de idéias, acho que se não mudar o panorama, daqui a dois ou três anos a equipe fecha suas portas.

Abraço a todos.

Conde
Conde
12 anos atrás

Tem gente que deve dormir com o Frank Williams pra saber de tanta informação privilegiada .
A imprensa internacional especializada deve vir aqui buscar informações ( kkk )

Alexandre
Alexandre
12 anos atrás

Marcelo do número 27… fica quetinho pá nois gosta mais do cê… se so fala besteira uai…

sedson
sedson
12 anos atrás

Basta trocar este motor. A equipe de Tony Fernandes já trocou e já começou a mostrar resultados. Acredito que com o Renalt a Willlias vai andar na ponta.

betão
betão
12 anos atrás

Acho mesmo é que o patrocínio do Hugo Chaves foi um baita mal agouro para a aquipe.

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

No final das contas o Nico Hulkenberg de deu bem saindo da acabada Willians e o Rubinho Barrichello só falta deixar á F1 pois para ele já acabou se ele continuar novas humilhações na carreira virão e com isso o Rubinho sera mais lembrado pelas surras e humilhações que sofreu na F1.

Jefferson
Jefferson
12 anos atrás

pra mim o erro foi frank nao ter passado o time pra BMW quando tava no auge poderia ter vendido por uma forutuna continuaria por ali dando seus palpites e o time tava progredindo agora naum tme mais grana pra motor piloto carro nada

jaja o veinho vai penhorar outro relogio prapagar a passagem aerea.

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Bom, se o cara tiver conhecimento para fazer o carro da Williams melhorar, vale a pena.
Até porque difcilmente alguem vai se interessar pelos segredos de aerodinâmica da Williams! hehehe

Paulo César
Paulo César
12 anos atrás

Fico impressionado com a “sorte” de Rubens Barrichello!

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Quer dizer então que o Rubens esqueceu como se pilota de um ano para o outro? Por favor…

Fabio
Fabio
Reply to  Orlando Salomone
12 anos atrás

Ele nunca soube lá muito bem,né…convenhamos,eheheheh

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
12 anos atrás

Aliás, que boa lembrança… Spy vs Spy!

Ronaldo Brahmeiro
Ronaldo Brahmeiro
12 anos atrás

Mas não é só motor não… É tudo: chassis, aerodinâmica, kers, motor, pilotos…

Infelizmente, e já escrevi isso aqui, acho que a equipe não aguenta até o fim do ano que vem. Das duas uma: ou fecha as portas, ou vai ser vendida para algum grupo meio suspeito.

Luiz Franco
Luiz Franco
12 anos atrás

Tanta caça de cabeças, só para não admitir que o motor é que não presta!

gleitef
gleitef
12 anos atrás

O problema não é o carro. E sim o motor: veja os últimos speed trap divulgados, os carros com
motor ford cosworth andam até 20 kmh mais lentos. Se a Willians rodar com um propulsor Mercedes ou Renault a historia vai ser outra.

Marcelo
Marcelo
Reply to  gleitef
12 anos atrás

Pois é … poucos se lembram que a Honda era uma cadeira elétrica, e quando botou os motores Mercedes ganhou campeonato (como Brawn) … corrida é velocidade, não adianta botar o melhor piloto do mundo para correr de Mille né …

Paulo Franco
Paulo Franco
12 anos atrás

Digo, mau caráter!

Paulo Barros
Paulo Barros
12 anos atrás

Pois, como são as coisas. Que maré brava de enfrentar prá que já dividiu a F1 em duas categorias: a categoria Williams e o resto.

“Carros de outro planeta”, segundo o Senna.

Salatiel
Salatiel
12 anos atrás

Jah era… acho que no final do ano a equipe fecha as portas de vez e vende seu espólio e projetos pra algum picareta russo ou chinês.

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Pergunta: adianta mudar membros da equipe quando nao se tem dinheiro e motor?

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Motor Mercerdes, Renault? Agora já era, antes tinha o Huck que era “moeda” forte alemã…

A Williams esta penhrorando até as “cuecas” pra continuar na F1, errou feio em mandar o Huck embora, com o jovem alemão a equipe podia faturar com seu passe valorizando do, tio Frank fez isso com Rosberg, até poderia barganhar o piloto com um bom fornecedor de motor, talvez até com a própria Mercedes que por sinal, é alemã. Schumacher saindo e 2012, a Mercedes vai buscar outro piloto, Huck é alemão, tinha boas chances de negociar com a Williams. Caso da equipe é muito mais grave, só motor hoje não faz diferença(se fosse anos 80), olhe o caso da própria equipe Mercedes, desde que entrou na F1 esta atrás da Mclaren que usa o mesmo motor. Williams tem que mudar tudo e colocar gente de “peso”, e isso custa muita grana, só a parte de engenharia aerodinâmica,(fundamental hoje na F1)consome horrores no orçamento. Não vejo salvação, é o fim do poço, Huck era a última cartada boa da Williams, pelo menos pole ele fez…

Eu pegaria a grana do Maldonado e investiria no alemão, desespero, por desespero, pelo menos com o Huck o tio Frank ia passar menos RAIVA!!!

Felipe Nicoliello
12 anos atrás

Para quem troca o excelente piloto Nicolas Hülkenberg por dinheiro é porque as coisas não vão bem faz tempo.
Na F1 primeiro de tudo é o dinheiro, eliminando diversos problemas como motor e engenheiros capazes. Depois competência, para saber usar o dinheiro e aplicar naquilo e naqueles que darão resultados. E por último sorte, que mesmo tendo muito dinheiro e competência, ela precisa aparecer. Claro que as chances dessa última aparecer são bem maiores quando se tem as duas primeiras.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Lembrando que a Williams sempre dependeu dos pontinhos conquistados, cada ponto vale muita grana, ajuda muito na logística da equipe! Sem pontuar, Frank Williams tem que pagar TUDO do próprio bolso!!! Se não se recuperar a Williams fecha as portas no fim do ano, Frank Williams não vai desfazer de bens para salvar a equipe, ainda mais com a forte desvalorização na bolsa de valores. O Rubinho só pega BARCA FURADA, tem que dar GRAÇAS A DEUS de pegar uma Ferrari vencedora nos anos 2000, muito disso, GRAÇAS AO SCHUMACÃO, que tinha LEVANTADO a equipe desde 1996. Quando Rubens chegou na Ferrari ela já vencia corridas com frequência e disputava títulos, Rubinho nem era para ter 11 vitórias na carreira…

Frank Williams tinha que obrigar o Rubinho arrumar patrocínio para a equipe, e não pagar salário ao piloto, Rubinho esta saindo muito caro:

Na AUS fez um monte de besteiras, nem o Schumacher-returns (fora de forma) erra tanto assim, nas largadas desde a primeira corrida em 2010 Rubinho vem sendo um desastre, pra se ter uma idéia desde que Schumacher retornou, o véio não perdeu uma posição após a largada, ou ganhou ou segurou a posição, nas corridas em 2010 estava sem ritmo(já melhorou em 2011), mas o alemão não erra toda hora como o brasileiro.

Quatro Vacilada na AUS é muita coisa, assim o Rubinho faz o Frank levantar da cadeira de RAIVA!!!

1- Rubinho errou feio nos treinos.
2- Na corrida(pra variar), largou mal perdeu posição para o Heid.
3- Depois saiu reto na curva primeira volta, erro dele colocou roda na grama.
4- Finalmente, erro grotesco tirando o Rosberg da prova, me ajuda aí Gomes!

*O Rubinho errou 3 vezes na mesma curva nesse final de semana na AUS ou é impressão minha? Pelo que vi todos os erros foram na mesma curva.

Na MAL ( advinha?)Rubinho perdeu 3 posições na largada, se recuperou na primeira volta, mas isso não elimina a péssima largada.

Na CHI, Rubinho não cometeu erros, mas também não apareceu na corrida, Rubinho continua o mesmo de sempre, quando não bate…quebra. A equipe Williams esta ruim, mas Rubinho também tem sua parcela de culpa nos PÉSSIMOS resultados até aqui, esta errando muito na pista, se continuar assim, pode sair da equipe antes do final do ano.

De 2010 para cá a equipe caiu muito de nível técnico, não vi evolução nenhuma, muito pelo contrário, em 2009 pelo menos a equipe se destacava mais com Rosberg em treinos e corridas. Nico Huckemberg deve estar dando boas risadas:

“pole na Williams, nunca mais tio Frank”

É o fundo do poço para a Williams, Rubinho é muito PÉ FRIO, tá loco, só com Jesus na causa!

Preço da Williams despenca 27% na bolsa de valores de Frankfurt

No início do ano, a Williams colocou parte de suas ações na bolsa de valores de Frankfurt devido a sua crise financeira. Na época, todos achavam que esse seria um bom negócio, até a empresa holandesa Cyrte comprou 5% da equipe inglesa, porém agora eles puderam constatar um prejuízo enorme no seu investimento.

Segundo o jornal britânico The Guardian, as ações tiveram uma queda de 27%. O montante que a Cyrte comprou hoje está valendo apenas 3 milhões e 300 mil euros. Julian Cotham, consultor de um patrocinadores da Williams, vê um cenário pessimista.

“Não vejo motivação para ninguém apoiar uma equipe que tomou uma decisão tão fundamentalmente falha”, disse Cottam. “Não vejo explicação no motivo que levou Patrick Head a descarregar todo seu estoque na Williams, justamente em um momento onde a equipe atravessa um longo momento sem sucesso na pista.”

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

O pessoal tem memória curta … esquecem que no ano passado o Rubinho ficou em 10. no campeonato, na frente das FI que tinham carro melhor, e o Hulkenberg ficou lá atrás, tirando a pole que ele fez no Brasil só tomou lasca do Rubinho.
Agora a Williams fez essa porcaria de carro, assinou com essa porcaria de motor, e querem que o Rubinho faça milagre ? Ele é acertador de carro, mas precisa ter um mínimo de base boa, pelo jeito não tem.

Marcelo
Marcelo
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

E tem mais, isso do Rubinho sair antes do final do ano é opinião sua, em nenhum lugar isso apareceu até agora, mas é capaz de ele sair mesmo, mas por vontade própria. Só não sai porque ele não é de fugir de problemas, ele vai botar a cara para bater e tentar resolver o problema do carro. Está ruim do jeito que está, mas pode piorar, se tirarem o Rubinho aí além de não ter carro não vão ter quem desenvolva.
Como disse o Nelsinho na entrevista dele, nesta época que testes não são mais permitidos, o Rubinho é uma das melhores contratações. Acho que o Nelsinho entende um pouco de corridas né ?

Bento
Bento
12 anos atrás

Porque o Frank é mão de vaca ao extremo… ou seja, foi no mais barato.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

A William precisa mesmo de sangue novo, novas idéias.

E nada melhor que uma sacudida nas cadeiras para isto acontecer.

Abraços

gian_racer
gian_racer
12 anos atrás

o problema nao é piloto….,todos os dois sao bons….no caso do rubens ao meu ver acima da media…..,porem…nada acontece…se nao houver investimento….,nao é novidade para todos..o quanto frank willians é duro de roer…..ele nao gosta de gastar grana…esta é a verdade é por isto que ele esta ate hj na categoria pois fez um nome e sabe se segurar com mao de ferro…..so que na atualidade o que manda é grana ……e so com grana vc tem os melhores profissionais e os melhores desenvolvimentos.

Paulo Franco
Paulo Franco
12 anos atrás

O Rubinho é muito, mas muito azarado mesmo!!
Embora rico, né?
Eu não contrataria um mal carater como a Williams vai fazer!
Enfim, boa sorte, Frank!

JP
JP
12 anos atrás

Chamaram esse Pastor pra quê?? Não foi pra injetar $$?
A Willimas caiu no meu conceito ao mandar o Hulk pro olho da rua.

André Micheloto
André Micheloto
Reply to  JP
12 anos atrás

Necessário…

vitão
vitão
12 anos atrás

Uai , o Mike Coughlan não teve pena de banimento ?

Diogo C.
Diogo C.
Reply to  vitão
12 anos atrás

Foi de 2 anos a pena. Já estava credenciado a voltar em 2010.

André
André
12 anos atrás

Torço pra que a Williams dê a volta por cima. Precisa mudar geral mesmo, inclusive eu acredito que devesse colocar um piloto mais decisivo no lugar do Barrichello.
André / Piloto no http://www.f1bc.com

Marcelo
Marcelo
Reply to  André
12 anos atrás

O pessoal tem memória curta … esquecem que no ano passado o Rubinho ficou em 10. no campeonato, na frente das FI que tinham carro melhor, e o Hulkenberg ficou lá atrás, tirando a pole que ele fez no Brasil só tomou lasca do Rubinho.
Agora a Williams fez essa porcaria de carro, assinou com essa porcaria de motor, e querem que o Rubinho faça milagre ? Ele é acertador de carro, mas precisa ter um mínimo de base boa, pelo jeito não tem.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Depois do que vi na última corrida (na verdade, do que não vi – quase não se viu nosso carro!), nada me surpreende.

3 corridas, e nada? Só na frente de HRT e Virgin, que também andam de cosworth?

Tô rezando até agora pra não cair a ficha da PDVSA, senão a coisa ferra de vez!

André Micheloto
André Micheloto
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Como torcedor, só digo uma coisa: demorou!

Batista Haddad
Batista Haddad
12 anos atrás

Que coisa né…

Pra quem era temível até anos atrás…

Mas tem uma coisa: com Cosworth não dá pra ser feliz, né!!!!!! Pq não fecharam com a Renault? Com a Mercedes? Ou até mesmo tentar convencer a Chevrolet a entrar na F-1 nem que seja por 1 ano…

Se tivesse um motor bem mais potente, talvez as coisas em Grove não seríam ruins assim…

Dú
12 anos atrás

Frank e Head já viram de tudo nessa F1 também.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Acho que Willians deveria ter, no mínimo, adquiridos motores Renault para este ano, pra comerçar…