GP RED BULL
SÃO PAULO (atrasadíssimo) – A Red Bull inaugura seu autódromo no fim de semana. Fica onde ficava a pista usada pela F-1 até 2003, o antigo A1 Ring, ou Zeltweg, ou Spielberg, ou Österreichring, como queiram. Didi Mateschitz reformou tudo, construiu pista de offroad, dois hotéis, clube e o escambau. Vai ter exibição de F-1, de rali com Loeb, festa de sol a sol, e de graça.
Bem que Bernie Ecclestone podia colocar essa pista no calendário para tapar o buraco do Bahrein.
Descobri uma coisa interessante, Flavio. eu tb achava, como tu, que todos estes nomes eram pro mesmo circuito, mas nao é. este traçado aí é em Spielperg, tb ja foi chamado de orsrreichring (ring de osterreich, a grosso modo, osterreich é austria em alemao), mas Zeltweg era esse aqui ó: http://f1alex3.tripod.com/id17.html
Só foi usado em 1964.
Para que levar a Formula 1 de volta a Zeltweg ? Para que serve uma categoria que pode ter 1.000 ultrapassagens por prova se todas são artificiais, já que o piloto que vai a frente não pode modificar o seu traçado ou usar a tal asa movel para se defender ? Em que numa prova de 01:30 em clima seco, se para 04 vezes nos boxes para trocar pneus ? Não passa de um espetaculo pobre para a TV , o que interessa realmente são os negocios realizados no paddock e não creio que na Europa existam hoje tantas oportunidades quanto no Oriente Médio ou na China ! Mas direto ao que realmente interessa , pena que o traçado original não mais exista. Tenho todos os GPs da Austria em video de 1971 a 1980 , a maioria na íntegra. Como era belo o circuito original apesar de perigoso , como a curva antes dos boxes , aonde morreu o Mark Donahue em 1975. O que vale mesmo são as imagens como a do Surtees de Carlos Pace em 1973, guiando de lado nas curvas em derrapagens controladas, com os pneus no limite e ainda chegando em 3º lugar na prova !
Essa empresa/equipe sempre se supera, quebrando paradigmas e viadagens dessa formula 1 atual.
Olá Flávio. Estve em A1Ring há duas semanas e fiquei decepcionado com a pista. Ela está exatamente igual ao qu era há 10 anos.
Mudaram apenas a parte “externa”. Os boxes e a torre são novos e pintaram as arquibancadas. Uma volta na pista e percebemos que o asfalto é o mesmo, as zebras são as mesmas… as áreas de escape são as mesmas.
Eu acho que, já que mudaram todo o complexo, a pista merecia uma atenção também.
Abs!
Luigi
Sou suspeito pra falar. Apaixonado por este circuito, não acreditei quando apareceram as primeiras notícias de demolição em 2005. Quando se ouviu que a Red Bull colocaria as mãos lá, sempre acreditei que esse dia pudesse chegar! E eles estão fazendo novos complexos em volta do autódromo, que com certeza fará com que o GP da Áustria retorne ao calendário da F1 um dia.
André / Piloto no http://www.f1bc.com
A pista poderia até ser ruim, com lombada, semáfaro e caralho a quatro, o que não é.
Mas foi a melhor apresentação de uma que eu já vi até hoje.
Show de bola para os cadistas e afins.
Sempre gostei deste circuito, belas paisagens, pontos de ultrapassagem e traçado legal. Seria bom ver este circuito no lugar de qualquer um destes circuitos novos de formula industrial sem sal e sem tempero.
ZELTWEG ANTIGA JÁ ERA UMA BOA PISTA PORÉM PECAVA UM POUCO PELA SEGURANÇA. ESTA REFORMA FEITA PELA RED BULL FICOU INCRÍVEL. JÁ IMAGINARAM QUANTOS PONTO DE ULTRAPASSAGEM TEM A PISTA. NÃO ESTOU FALANDO COM O USO DA ASA MÓVEL. NO LIMPO MESMO, A CADA FINAL DE RETA TEM PELO MENOS UM E MAIS AS BRIGAS NA BASE DO MOTOR NA RETA MAIOR QUE TEM UM PEQUENO DESVIO A ESQUERDA E EM SUBIDA. NÃO SEI O QUE NÃO FIZERAM AINDA PARA BOTAR NA F1. VOTO PELA SAIDA DE ABU DABI OU HUNGARORING JÁ EM 2012.
I filho, atualmente, Hungaroring até que se tornou um circuito legal…
I’m back baby, and kicking! :) Mas como dá grana esse “energetico” não? e tenho de concordar com o Gomov: Fora Bahrein! Chega de areia!
Como disse no meu post: “quantos energeticos voce já comprou em sua vida??? agora me diga quantas Ferraris voce já comprou???? “rs rs rs
Dá grana mesmo… e porque esses caras respeitam e entendem o seu publico
Imperador
Essa pista não é a original de Zeltweg, mas também não é aquela usada nos últimos Gps da Austria. De qualquer maneira, pelo vídeo me pareceu de altíssima média horária, o que quer dizer que jamais teremos o prazer de ver um GP atual ali, pois vai de encontro ao que pensam os dirigentes atuais da F1, infelizmente. Eles só querem o que é ruim e sem graça.
De vez em quando me perguntam se essa Festa da Red Bull vai ser apenas um brilho fugaz na F-1.
F-1 se faz com dinheiro… e digo apenas que Eu já comprei mais de uma centena de Red Bulls e muito provavelmente na minha vida toda não comprarei sequer uma Ferrari.
Faça uma pergunta relampago aos seus amigos… veja quantos já compraram um Red Bul e compare com quantos que compraram uma Ferrari… a Red Bul vai ganhar sempre… e de lavada!
Brincadeiras a parte… esses caras da Red Bull sabem como lidar com o seu publico alvo.
Segue o jogo.
Imperador
Devia entrar no calendario sim
Flavio aproveita e da uma olhada nesse link , tem uma LIMOULADA rssss. Um Lada de gala .
abraço
http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/05/lada-e-transformado-em-limousine.html
Pistaço! Tomara que eles fazem como Nurburgring de vc pagar um “pedagio” para dar umas “voltinhas”
Uncle Bernie esta com ciumes porque ele nao pode sugar $$$ desta pista e por isso ele veta para eventos F-1.
Ring-Ring! Alo-Alo Uncle Bernie, vai-te para a …….
o prefeito do rio disse q ia fazer isso tb, kkkkkkkkkkkkkkkkkk
ps: http://g1.globo.com/carros/noticia/2011/05/lada-e-transformado-em-limousine.html
Como a Globo vai chamar essa etapa? ErreBêRing?
Ops, a terceira etapa será nesse circuito, a segunda é nesse fim de semana na Holanda.
Um Circuito que seria bem legal voltar na Dtm e F1 é Dijon na França, palco de uma incrível disputa na história da F1 em 01/07/1979 e uma montadora Francesa ganhou a prova.
A segunda terceira etapa do Dtm será nesse circuito.
30000% de acordo. E deixar no lugar, a Austria faz falta nesse calendario.
Red Bull Ring!
pelo que percebo é exatamente o amado A1-Ring, que era uma obra do Tilke (felizmente limitada pelo belo relevo e o Osterreichring velho), seria ótimo F1 la, mas pelo que li o nível do acesso, instalações não é aquele da F1, a pista foi restaurada mais para eventos menores…
os planos originais eram mais grandiosos mas foram atrasados e limitados por moradores e autoridades locais insatisfeitas para variar,
NAO SEI O ANGULO DAS CURVAS MAS A PARTE DA PISTA DE TESTES PODERIA ABRIGAR PROVAS DE LONGA DURAÇÃO JUNTO AO CIRCUITO DE F1
e so a parte de testes uma corrida de indy
Flavio,
voce sabe se o traçado continua o mesmo?
sim continua foram agregados a ele a parte antiga atras das arvores que agora virou um circuito tipo oval mas que pode ser iuusado junto ao circuito de formula1 que correu la ate 2003
Nada como ter dinheiro “infinito”!
Ter apenas duas equipes de F1 é para os fracos, agora ele também tem um circuito, mas o cara merece já que incentiva tudo que é tipo de esporte.
http://www.fotodiaria.com.br
…e tapar definitivamente, pois tomara que não tenhamos mais Bahrein no calendário…
Zeltweg (mesmo a mais recente, pois falar da pista antiga é covardia) é uma bela pista, apesar de ter sido reformulada pelo Tilke. Parece apenas que deram uma suavizada nos dois cotovelos (no final da reta dos boxes e ao final da reta oposta), mantendo em geral o excelente traçado. Seria muito bem vindo !
Pode ser até boba a comparaçao, mas aqui o Emerson, como voce postou outro dia, vai fazer algo igual. Um monte de gente besta, já tá metendo pau no cara. Agora aposto que quando verem esse da Red Bull, todos vao dizer que é o maximo.
tom. eu penso o mesmo que voce. e apoio o seu comentário.
Zeltweg é linda… e uma baita pista. Não é aquele marasmo artificial do gênio Tilke.
Merece muito estar no calendário e lobby da Red Bull não faltará. Interlagos que se cuide…
Rotesstierring (red bull ring) seria um belo nome pro circuito
Será que dava tempo de armar a papelada burocrática, pôr ingressos à venda, etc…?
Seria uma ótima!
QDO EU DISSE CLIMA DE LESA PÁTRIA, LEIA-SE CRIME….GRATO!!!!
FLÁVIO GOMES , ACHEI SENSACIONAL E PROVIDENCIAL O SEU COMENTÁRIO NO PROGRAMA É RAPIDINHO, QDO VC FALOU Q FALAR Q EXISTIU,EXISTE OU EXISTIRÁ UM PILOTO MELHOR OU COM NÚMEROS MELHORES QUE O GÊNIO AYRTON SENNA, ERA UM CLIMA DE LESA PÁTRIA. CONCORDO COM VC EM GÊNERO ,NÚMERO E GRAU. AYRTON FOI UM GÊNIO DA F-1 ,ASSIM COMO TB O FORAM ALAIN PROST(MEU VERDADEIRO ÍDOLO NA F-1),SCHUMACER, E OS Q TÊM TUDO PARA SE TORNAREM IGUALMENTE GÊNIOS, HAMILTON,VETTEL E ALONSO, NÃO NESCESSÁRIAMENTE NESTA ORDEM. ABRAÇÃO.
E do autodromo da Reb Bull, que você achou?
só quero ver o Galvão chamar o GP pelo nome completo… será que ele vai dizer GPRB?!
O GALVÃO FALA SEMPRE ASSIM:
– O PILOTO ESTA ¨NO LIMITE EXTREMO¨
ELE NÃO SABE QUE SE É LIMITE É EXTREMO? HAHAHAHAHAHAH
Imagine se tem, uma corrida de F1 neste circuito, e quem ganha é uma McLaren?
Alguém se arrancaria os cabelos…. :-)
Abraços
Viram o novo desenho da pista?
Dêem uma olhada: http://www.ausmotive.com/2011/04/03/red-bull-ring-next-f1-circuit.html
Tom.
Caro Flavio, gostaria de saber porque não aprovou o meu comentário.
Fui ofensivo, obsceno, contra a lei, não me identifiquei ou o que escrevi não tem relação com o post comentado?
Qual?
Lá pelos 5min22seg (5’22”) dá pra ver como era o circuito antigo (seguia-se reto ao final da reta de largada/chegada até alcançar a reta leste (será? Supus que o sentido é horário e a reta de largada/chegada está ao sul ) da pista de testes… Era fantástico! Pena mais uma vez não haver a preservação total do circuito original (não é culpa do Didi, que quando comprou já tava assim).