O LEGADO DE SENNA

SÃO PAULO (definitiva) – Acho que ninguém tinha feito trabalho tão completo sobre o legado de Senna para o automobilismo brasileiro. A Revista WARM UP foi a campo e fez, para tentar entender o que aconteceu no país depois de sua morte, 17 anos atrás.

A reportagem assinada por várias mãos e cabeças da turma do Grande Prêmio está aqui.

Mais um gol de placa, sem fala modéstia.

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marcão
marcão
12 anos atrás

Pra váriar as materias são sempre bem feitas!!
Só achei que no caso do “alerta administrativo” faltou conclusão e mais força nas elucidações dos fatos…O que ficou óbvio é que o autodromo só aluga a pista para os eventos e que na agenda anual dele não há espaço para a manurenção correta da pista e seus pontos de apoio, tais como box, pistas de serviços, áreas de escape entre outras….Mais importante ainda é que ficou bem claro conforme palavras do adm que.. Aquele muro ali foi colocado lá pela FIA que visa seus campeonatos, F-1 Fia GT e mais um ou outro.. E que as federações e confederações é que são responsáveis para a homologação do autodromo para as suas competições.. Até aí todo mundo ficou sabendo que, se a CBA aprovou aquele muro para a Stock, ela errou…Se a Fasp aprovou aquele muro ali para as suas competições, ela errou, Se a CBM aprovou aquele muro ali para as suas competições ela errou…
Então eu pergunto:
Quem acertou?
E o pior, quem pagou por aquele muro ser colocado lá?
Será que alguem pode responder? Eu já procurei por tudo que é lado e não achei uma resposta…
Então eu pergunto . O que aquele muro do cacete ainda está fazendo lá?
A unica coisa que eu sei é que esse muro foi colocado “””nessa atual administração”””, e portanto pelo menos essas respostas a adm teria que dar, mas com transparencia, dando nome e valores aos bois…
Gostaria muito de saber do Sr. Adm do autodromo, quais são o quadrilátero “especificamente”. Eles tem nomes? Se tem, quais? E os prazos? Se por acaso a FIA autorizar a mudança na área do café quem vai pagar? E ela a FIA? O estado? o municipio?
Outras perguntas referentes aos aluguéis de pista nesses 98% dos dias do ano? Quem aluga não teria que ter de deixar a pista e seus anexo na mesma condição que a encontrou? Eu afirmo que hoje não é o que acontece, cada um vai lá faz o que quer e deixa tudo lá sujo, quebrado, .. Só a titulo de ex: aquelas mantas que protegem e dão sustentação aos pneus quando são arrancadas por batidas e acidentes acabam ficando lá jogadas esperando outro evento para serem erguidas novamente por outros organizadores… Não seria justo os que danificam serem responsabilizados arcando com a reconstrução dos danos em tempo ábil.. E outra coisa muito importante, é o que esses que alugam a pista fazem com ela , repassam valores absurdos para os seus usuários, como é um orgão da prefeitura os valores “””deveriam”””ser totalmente divulgados , e publicados, e quem recebe deve prestar contas de quanto recebeu e para o que: Tá muito estranho isso, sempre foi estranho, mudam as administrações mudam os padrões de administração do complexo, mas quando o assunto é o dinheiro que entre e sai de lá , o critério é o mesmo, esse não muda..
E na verdade, ninguem que ganha dinheiro hoje com o templo tem interesse de privatiza-lo, do jeito que está é muito mais facíl , o dinheiro entre num bolso e sai pelo outro…
Falta muita coisa, e muita coisa séria precisa ser feita lá, principalmente com os “espertalhoes”” de trezentos anos que vivem lá e de lá sobrevivem como marajás….

galileu
galileu
12 anos atrás

eu aqui quebrando o maior pau com os caras e equeci de parabenizar voce e sua equipe pela bela materia, muito bem escrita, reveladora e objetiva, sempre pensei assim e defendi essa tese desde a morte do ayrton, quando a grobo quiz fazer do rubinho o sucessor ,mor
que sua mente seja sempre iluminada para escreves textos deste nivel.

henrique
henrique
12 anos atrás

Muito bacana essa edição da revista. Quanto à matéria sobre Senna, acho que a pressão não foi só para que surgisse um novo Senna, mas para que o Brasil continuasse a ter um piloto de alto nível, coisa que vínhamos tendo de maneira quase ininterrupta desde Fittipaldi, nos anos 1970, passando por Piquet e Senna nas décadas de 80 e 90. Esses três pilotos figuram fácil em qualquer lista dos maiores nomes do automobilismo mundial, e, infelizmente, o país não foi capaz de produzir nada desse nível nos últimos 20 anos. Quanto ao fato de um piloto não vencer a F1 ser considerado um perdedor ou como alguém que fracassou no automobilismo, evidentemente é um exagero, tanto de certo tipo de mídia quanto da torcida, mas é inegável que se um piloto não se torna campeão da principal categoria do automobilismo mundial, fica difícil dizer que seja um dos grandes (isso em qualquer esporte, aliás). Schumacher seria tão grande e conhecido se tivesse ganho 7 títulos da Indy ao invés dos ganhos na F1?

rafael
rafael
12 anos atrás

Acho que vai uma vírgula antes do “é pouco lógico.”

galileu
galileu
Reply to  rafael
12 anos atrás

nun tndi nda

rafael
rafael
Reply to  rafael
12 anos atrás

Grande Galileu, vamos trocar a ordem dos termos: é pouco lógico gostarmos de alguém que não conhecemos, por este alguém possuir uma perícia para guiar automóveis em alta velocidade.

galileu
galileu
Reply to  rafael
12 anos atrás

grande raphael, o X da questão éque eu conhecia o cara, tinhámos um amigo em comum em uma oficina em santana, o, pai do danilo dirani, que alem de tudo é o mecanico dos carros da familia senna.
acredito que se ele não tivesse morrido, hoje teriámos o danilo andando na F1, já que dava pau no nelsinho e tinha apoio no kart do proprio ayrton, (treinava na fazenda na hora que quizesse ).

rafael
rafael
12 anos atrás

Pois é …
Automobilismo é o nada que é tudo. Gostar de alguém que ao menos conhecemos, por uma perícia em conduzir automóveis em alta velocidade é pouco lógico. Mas pra quem curte…

Edson
Edson
12 anos atrás

Vejam no youtube um video do senna nao sei o certo se treino ou corrida ( 88,89 ou 90 ) cambio manual, vejam e pensem: SEra q algum piloto de hj faria igual. A camera tava on board, fantastico!

Edson
Edson
Reply to  Edson
12 anos atrás

Foi em Jeres , esqueci de mencionar

André Micheloto
André Micheloto
12 anos atrás

Elucidativo. Parabéns.

Aproveito pra sugerir que se atentem mais para as possibilidades de divulgação da revista, ou mesmo de notícias, na página do Grande Prêmio no Facebook. Sou freqüentemente alertado sobre assuntos que me interessam por lá.

Já pensaram que aquela merda talvez não sirva só pra postar fotos?

Conde
Conde
12 anos atrás

Parabéns a toda Equipe . Sensacional .

Valmir Passos
Valmir Passos
12 anos atrás

Mataram a pau.!!! Muito bom mesmo!!

Rafael Chinini
Rafael Chinini
12 anos atrás

caralho Gomes!!! com palavrão mesmo! mandou muito bem nessa matéria!
Finalmente algo diferente pra se falar do Senna, adorei ler a opinião dos pilotos e como a coisa se moldou. daria pra ficar o dia inteiro discutindo os “efeitos Senna”, no brasileiros e futuros pilotos.

Eu lendo me pergunto: o que será do próximo campeão Brasileiro? será desmerecido? endeusado? terá ainda mais pressão?

nós ficamos mal acostumados depois da morte de Senna. O Brasil teve uma sequencia Emerson, Piquet, Senna..um atrás do outro…quebraram a corrente.

Rubens pagou esse preço, por culpa da mídia sim. Ela que plantou a semente da esperança na cabeça de todos. Como se Rubens fosse o próximo, e mais, fosse o líder, como tivesse 100% de autonomia na F1, sendo que não era bem isso.

Hoje acho que já melhoramos essa visão, está ai o Bruno Senna, que carrega o mesmo nome, e parece que as pessoas estão com os pés mais no chão em relação a comparações.

Carlos Henrique
Carlos Henrique
12 anos atrás

Bela edição! Parabéns a você e a toda a equipe!

Egas Muniz
Egas Muniz
12 anos atrás

Voce era melhor em que???

Very
Very
12 anos atrás

Natural que o Senna deixe um legado difícil de superar, já que foi o maior piloto da história do automobilismo.
Mas culpar o Senna pelo calculismo financeiro e pelo arrojo limitado dos brasileiros que vieram depois não seria justo. Os defeitos de Rubinho, Massa e cia não são culpa das virtudes do Senna.

Gustavo
Gustavo
12 anos atrás

Quando se morre vira-se um Deus. Imagem se o Lula morrido: Deus me livre, seria considerado o maior estadista da história da humanidade.

Quando se morre, não é mais possível errar, falar besteiras, responder a impressa, criticar. E é isso q aconteceu com o Senna. Virou um deus para os brasileiros. E como um deus, não se pode falar mau ou fazer críticas. É pecado. E é chato para c acete.

Vai falar para alguem q o senna era gay. Quase te esganam. Ou vai falar q ele era arrogante. Pior ainda.

galileu
galileu
Reply to  Gustavo
12 anos atrás

comotário, que provas voce tem? a palavra de um recalcado, invejoso, que sempre disse que era durango mas o pai dele era ministro da saude.
ele mesmo se arrependeu da besteira enorme que falou,
se o outro não tivesse morrido e a familia ter suspendido o processo ele teria que se retratar publicamente, e agora ele vai cobrar do briatore o que disse do nelsinho?
faça me o favor, vai plantar um ovo voce tembem

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  Gustavo
12 anos atrás

Esse galileu faz questão de retrucar todos os posts questionando o Senna,mesmo de forma sutil e sensata. Que sujeitinho mais fracassado….rs

Segafredo
Segafredo
Reply to  Gustavo
12 anos atrás

Pecado é falar mentiras meu amigo, me diga se o piquet não era 10x mais arrogante que Senna!

galileu
galileu
Reply to  Gustavo
12 anos atrás

fabiano lacerda, outro que quer ir plantar ovo para ver nascer pé de galinha.
concordo com voce segafredo, e olhe que conheci os dois.
o caipirão do piquet quando corria de super v nem falar sabia
tem inveja do outro porque sabia ser simpatico com todo mundo
quantos trofeus limão ele ganhou,(piquet), o propprio flavio descreve ai por cima uma cena onde só foi atendido porque disse ter um recado do crispim, mas antes o nerso falou sai pra lá baixinho.
e essa coisa de ser durango kid como ele sempre fala é pura cascata, basta ver quem era o pai dele em brasilia
o macaco adora sentar em cima do rabo e criticar o rabo do outro, quem não concordar que va plantar ovo.
ja postei aqui, meu idolo se chama emerson fittipaldi, mas tive mais contato com o ayrton e não posso concorda com metade das asneiras que falam do cara, muitos vão falar “viuva”, mas e os que o são sem o cara ter morrido?
quantas obras assistenciais esse cara fez, portugues de araque, as amantes dele, (se ele não morreu não pode ter viuvas), se esquecem do episódio da federação cearence e o pato hibernando? tenhão dó, se liguem
publique-se

galileu
galileu
Reply to  Gustavo
12 anos atrás

corrigindoalguma coisa: proprio, vá, concordar, tenham.

Fabiano
Fabiano
12 anos atrás

Tá fantástica, a revista !

Parabéns, mais uma vez !

Luciano Aparecido da Silva
Luciano Aparecido da Silva
12 anos atrás

Gostaria muito de ter em casa esse exemplar impresso.

Victor
Victor
Reply to  Luciano Aparecido da Silva
12 anos atrás

Ué, só imprimir.

Popó Suko
Popó Suko
12 anos atrás

Se a matéria afirma que Senna não tem culpa pelas gerações futuras, Por Quê dizer que esse é o legado que deixou ??? Considero a conclusão da reportagem equivocada e simplista …
Automobilismo é um esporte de “equipe” … mas na hora de sentar no carro é cada um por si.
Dessa forma poderia ou não ter surgido um outro campeão brasileiro nas pistas, independente do que aconteceu com o Senna.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

Flávio Gomes 69,
Rapaz, que coisa bem feita. Uma pena que no nosso Brasil, não tenha pessoas competentes como vocês na direção.

mekanno
mekanno
12 anos atrás

a F1 como esporte & tecnologia é muito legal… mas esse negócio de torcer pra homem é coisa de boleiro né não? vamos virar o disco e aprender mais sobre CARROS e CORRIDAS!

galileu
galileu
Reply to  mekanno
12 anos atrás

incomentável, (será que existe essa palavra, sewnão acabo de inventar)
quando voce assisfe corrida voce torce para o que?
o carro? ué! mas o carro se dirige sózinho?
na sua vasta opinião e dentro do seu conhecimento sr mekano, deveria ser mexano, sim o carro de dirige sózinho

Fabio
Fabio
Reply to  mekanno
12 anos atrás

Finalmente alguém faz algum comentário decente e vêm esse estrupício do galileu com os seus chiliques….vá caçar um marmanjo pra você,rapaz…pelamor…

galileu
galileu
Reply to  mekanno
12 anos atrás

fabio, e outro ´para a sua progenitora.rsrsrsr
quer ir plantar um ovo tambem?
o mekano e voce p.odem se dar as mãos e sairem pelados gritando que são napóleão, quanta idiotice
estrupicio, e quem dá chilique é o cumpadre do teu padrinho, seu inrustido
como é que pode?
quando nascer o pé de galinha voce volta aqui e nos avisa

Sandro
Sandro
12 anos atrás

É no mínimo curioso como uma morte transforma o legado das pessoas. Isto se estende a todos os segmentos e na maioria das vezes isto se torna um fardo mesmo para as gerações seguintes. Mas verdade seja dita independente do peso das comparações não apareceu nenhum piloto competente depois de Senna para ser campeão do mundo na F1. Massa foi um surto talvez, mas depois brochou. Do jeito que o automobilismo brasileiro se encontra só se for outra mera casualidade. Difícil um raio cair duas vezes no mesmo lugar.

Piquetada
Piquetada
12 anos atrás

Tem muita gente “malhando” o Hildebrando por errar na última curva na Indy 500, mas outro que jogou muita vitória fora por causa de retardatário foi o Senna, também por pura…afobação!

ITA/87
ITA/88
AUS/89
BRA/90
Fora as trapalhadas como MON/88,BRA/89/ING/89,POR/89, AUS/90 etc…

Senna era o favorito(sem rival) naquele GP Brasil em 1990, mas antes da corrida, se recusou a inaugurar uma placa(que ele pensava ser em sua homenagem), pura arrogância, só ia quando fosse pra ele? Na corrida, se afobou ao ultrapassar o retardatário Nakagima, jogou no lixo mais uma vitória fácil. Pois é, deviam dar a placa ao Alain Prost, que vencia pela sexta vez (1982, 84, 85, 87, 88 e 90) o GP do Brasil.

O Prost venceu o melhor campeonato dos anos 80(e talvez o melhor de todos os tempos), o de 1986 batendo Piquet e Mansell, e Prost foi campeão com carro inferior. Venceu 6 vezes o GP Brasil, 6 vezes o GP da França, 4 em Monaco.

Senna venceu 2 no Brasil e nehuma na França, e 6 em Monaco, ganhou um campeonato GRAÇAS aos descartes em 88(em pontos corridos Senna só teria 2 títulos na carreira). Foi Bi jogando o carro em cima do francês em 90, e em 91 ganhou em cima do Mansell que era craque em jogar título fora. Em termos de precisão e resultados, Prost foi superior ao Senna, no geral, o francês raramente jogava resultado fora, em disputa direta por título, bateu Piquet, Senna e Mansell. E com a pontuação atual(25,18,15),Prost teria 6 títulos, Senna apenas 2…

Senna tinha um estilo mais cativo(isso chama muito a torcida), mas não foi o melhor em sua época…Prost foi o cara, piloto completo, ainda disputou título em 90 com uma equipe que era um lixo, a Ferrari…Senna não chegou nem perto disso na Lotus, sempre era o primeiro a sair da disputa, nunca conseguiu levar a Lotus a reta final de uma decisão, só conseguiu o primeiro título porque foi correr na melhor equipe dos anos 80, que tinha o melhor chassi, melhor motor, e tinha Prost que desenvolvia tudo, quando o francês saiu, a equipe desceu ladeira abaixo, e o que o Senna fez? Foi correr com aquele que seria o melhor carro da atualidade, a Williams de outro mundo…e ainda falam do Schumacher, só que o alemão nunca pegou “carro do outro mundo”, ele(quando jovem) sempre desenvolveu o equipamento até chegar ao domínio…

Falam muito do GP da Europa e Brasil 93, mas quem era os grandes rivais de Senna na chuva? Prost e Hill, só que os dois eram muito fracos em piso molhado, pelo menos um ponto fraco o francês tinha..com Mansell em 92 Senna pouco fez na chuva.

Engraçado, para os sennistas, o D.Hill só era fera quando o “heroi” nacional estava vivo, morreu, o D.Hill virou piloto fraco, me ajuda aí Gomes!

Senna foi um grande piloto, mas tem muito marketing envolvendo seu nome…

Essa votação de melhor de todos os tempos(dentro e fora da internet), é mais a título moral(marketing), na pista o Senna não era essa coisa toda, errava muito na pista e fora dela, deu vários vexames. Agrediu fisicamente várias pessoas na F1, e ainda o Galvão recentemente meteu o pau em certo piloto, só porque o mesmo se recusou a tirar foto com um fãn. Fico imaginando o que o insano narrador falaria, se Vettel, Alonso ou Hamilton dessem murro na cara de um jornalista ou piloto novato, o mundo ia desabar… Em 85/86 Senna fez muitas poles, mas graças ao espetacular motor de classificação que tinha 300 cv a mais que os rivais, se essa ajudinha, Senna só fez 1 pole em 87. Em 88/89 fez 26 poles com carro “do outro mundo”, mas por 14 vezes largou mal, muita coisa não? Fora afobação em corrida, Senna era fraco de largada…e ainda o insano narrador teve a cara de pau de criticar Vettel e Webber nas largadas em 2010.

Tem muito “endeusamento” no sobrenome Senna, Emerson Fittipaldi na Formula 1(e depois na Indy), foi o que realmente fez história para o Brasil, curioso é que nem homenagem em autódromo o “rato” tem, não me lembro de existir uma pista com seu nome.

Parabéns Brasil…

pc
pc
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Penso que Senna foi um fora de serie como Clark. Na epoca quando corria ao lado do Prost as vezes enfiava mais de um segundo no frances em classificação. E Prost está entre os maiores da F1. Em velocidade pura acho que foi o maior de todos os tempos. Em corrida as vezes dava uma de Hamilton. Mas era um show. Corrida com ele era sempre uma incognita. O que sera que o cara vai aprontar. A corrida em Donington foi o apice de sua carreira e talvez o maior feito conseguido por um piloto naquelas condições de pista com um carro nitidamente inferior a varios outros. Andava mais do que o carro. Carregava o carro nas costas, sei lá. Mas era mágico. Há um livro de um ingles com o titulo : A face do genio. Tem muitas informações incluindo os tempos de classificação das corridas .

Fabricio
Fabricio
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Quanta besteira hein….tu escreveu isso tudo sozinho ou precisou da ajuda de mais alguém?
Não simpatizar com o cara é uma coisa, desmerecer todo um trabalho e um talento nato reconhecido mundialmente é outra coisa completamente diferente.
Pior que as viúvas do Senna, são as viúvas de quem nem morreu ainda…….
E quanto á revista, já baixei e lerei tão logo tenha oportunidade.

Silvio Viana
Silvio Viana
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Lendo seu comentário, peço vênia para ficar com os especialistas da excelente matéria da revista que está no meu iPad desde as primeiras edições.
Como se diz na matéria (que creio você não leu), Senna era humano, sujeito a paixões e idiossincrasias como as suas, mas ele foi Senna, e você é quem mesmo? Você é você, com qualidades e defeitos, como todos, mas que prescinde de um espelho.

JCMATTIOLI
JCMATTIOLI
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

EMERSON FITTIPALDI — o melhor piloto que o Brasil já teve. Tenho dito.

João Alves Ribeiro
João Alves Ribeiro
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Ayrton Senna da Silva, eleito o piloto do século, tanto por quem entende de corridas, ou seja chefes de equipe e pilotos, e também pelo povo europeu.Só isso, simples assim. Lembro de uma entrevista emocionada de Juan Manuel Fangio falando que de todos os pilotos de sucesso de sua época (anos 80) o único que lhe pediu conselhos foi Senna. Se possivel veja o Senna na Tolemam. O melhor de todos. Simples.

alberto
alberto
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Piloto completo que não sabia andar na chuva. Pode isso, Arnaldo?

galileu
galileu
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

cambada de idiotas, o seu piquet tambem fez muitas cagadas na pista, achem no tubo.
alem da associação com o pato hibernado lá do ceará
conheço o piquet desde que ele corria no brasil, assim como conheço o emersom e conheci o,ayrton
querem saber de uma coisa: vão plantar um ovo para ver se nascxe um pé de galinha rsrsrsrsr

galileu
galileu
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

o teu piquet foi sentar na lotus do senna dizendo que com aquele carro teria sido campeão, oque ele fez? nada
foi aposentado por um alemãozinho que estava chegando na f1, fez uma cagada imensa em indianápolis.
ganhou inumeras vezes o trofeu limão pela antipatia,falava muita bobagem, (ainda fala),
é facil o macaco sentar em cimna do rabo e criticar o rabo do outro, falou da sexualidade do ayrtom e o briatorefalou que o nelsinho é bichimha, e aí?
e oque dizer do “espetaculo” tentando agredir o eliseu salazar, essa voces esqueceram?
tomou pau até do mansel e vivia criticando o cara, tenham dó. vai regar o ovo.

Segafredo
Segafredo
Reply to  Piquetada
12 anos atrás

Sr. Piquetada, vc é uma piada mesmo, louco obcecado ou coisa DO GENERO pra falar tanta besteira e mentira sobre Ayrton Senna…………quem vc defende mesmo?? Piquet, Prost, Schumacher?? Assista o filme Senna e tente ver a verdade, ou então leia um pouco dos livros sobre Ayrton Senna…vc é louco ou recalcado de raiva, pois todos os seus defendidos levaram muito PAAAAAAAAAAAAAAAAAUUUUUUUUUUUUU do Melhor de todos

Carlão
Carlão
12 anos atrás

Flávio, PARABÉNS !!!
Foi a melhor edição da revista até agora, e olha, todos foram ótimas !!! Realmente foi feito, na minha simples e não especializada opinião, um jornalismo sério, sem partidarismo, independente e real do automobilismo nacional, particularmente sobre Senna. Eu acho que Senna foi um fora de série, mas não critico a geração pós Senna, como aqueles que acham que Rubinho é um pé de chinelo. E para mim, pilotos como Chico Landi ou E. Fittipaldi, tiveram tanta importância como o Ayrton no Automobilismo. Ainda sou da opinião que Fangio, Moss, Clark, Hill, Surtees, McLaren, e outros, foram realmente fantásticos. Eles ganharam, não só na F1, mas em tudo em que corriam…e olha que não foi pouca coisa… Corrida Panamericana, Targa Florio, Le Mans, Sebring, Daytona, Indianapolis etc. Senna é um gênio, mas não é o umbigo do mundo. O automoilismo deve muito a ele, mas o automobilismo é muito maior que apenas ele. E os amantes reais de automobilismo sbaem disso, como fica provado na reportagem da revista. Cobranças sobre o Rubinho ou o Massa são injustas. O público brasileiro deve aprender a respeitar esses pilotos também, e pressionar para que o país volte a ter um automobilismo sério e competente por parte das autoridades.

Felipe
Felipe
12 anos atrás

Muito bacana, galera ta de parabens.
Boa materia sobre o legado do Gola Profunda ops eu quis dizer legado do senna

Gabriel, o Pensador
Gabriel, o Pensador
12 anos atrás

Ótima, como sempre.

Parabéns à equipe!

Abraço!

Eduardo Baldi
Eduardo Baldi
12 anos atrás

Estão perdendo dinheiro limitando a revista ao âmbito virtual.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Eduardo Baldi
12 anos atrás

Você não tem ideia do que tá dizendo…

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Eduardo Baldi
12 anos atrás

Se olhar pelo trabalho feito, é de fato uma pena que algumas pessoas não vejam. Mas, olhando pelo ponto de vista de distribuição, isso deve dar uma dor de cabeça sem tamanho.

Fabio Amparo
Fabio Amparo
Reply to  Eduardo Baldi
12 anos atrás

Eduardo

Acho você não entendeu, o ponto aqui não é o dinheiro.

Existem várias revistas divulgadas somente na internet, porém com formato de revista, para a leitura.

Veja que todos os grandes jornais do país e revistas tem conteúdo esclusivo para a web. Se pensássemos assim todos estariam falidos e sem $.

Modernindade, interatividade, conectividade, sustentabilidade… Coisas que nem todos compreendem.

Grande Abraço

Eduardo Baldi
Eduardo Baldi
Reply to  Eduardo Baldi
12 anos atrás

Melhor dizendo. Estão “deixando de ganhar mais dinheiro” limitando a revista ao âmbito virtual. Digo isso porque não há no Brasil nenhum periódico impresso voltado ao esporte a motor (não simplesmente a carros) com conteudo que se equipare ao da Revista Warmup. Na verdade, existe apenas a Racing que nem é lá tão ruim, mas não chega nem perto da Warmup. No dia que a revista se “materializar” serei um dos primeiros a assinar. Sou um leitor à moda antiga e acho que nenhum e-book, revista digital ou portal de notícia substitui um livro, revista ou jornal. É como colecionar figurinhas da Copa. Na última edição muitos montaram albuns virtuais, mas a graça e o prazer está em ter aquilo materializado para se guardar, pegar, olhar, apreciar, emprestar e manter até como recordação. Acho que muitos outros leitores também pensam assim. Talvez caiba um estudo para saber vale a pena mandar a revista para as bancas. Sei que tem o custo logístico e de produção que deve ferrar um pouco, mas em compensação pode se faturar na publicidade. Enfim, o FG deve saber o que está fazendo. Mas que seria melhor ainda ler a Warmup sem precisar ligar algum aparelho eletrônico, isso não há dúvidas.

rafael
rafael
Reply to  Eduardo Baldi
12 anos atrás

Concordo! Nada substitui o papel!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Sensacional. Já fiz o download para ler em casa depois.

Abraços

Guzz
Guzz
12 anos atrás

Esta não deveria ser a Warm Up número 13?