O RIO JÁ ERA

SÃO PAULO (sol?) – E o presidente da Federação de Automobilismo do Rio admite que o autódromo de Deodoro não passa de uma ficção. Com outras palavras, claro. Mas só confirma aquilo que eu sempre disse: o Rio, depois de Jacarepaguá, jamais terá uma pista de novo. Resta saber, apenas, quando o histórico circuito, um dos únicos do mundo que já recebeu F-1 e Indy (creio que só Indianápolis e Montreal tiveram esse privilégio), será enterrado de vez. E não deve demorar, porque a turma do Nuzman está doida para começar as obras do parque olímpico, ou coisa que o valha.

Aliás, lembram os blogueiros, Jacarepaguá recebeu também a MotoGP. Verdade verdadeira. Ao lado de Indianápolis, agora sim, o único a ter realizado corridas dessas três categorias. Como pode ser varrido da história desse jeito?

Subscribe
Notify of
guest

55 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Luciano Barcelos
Luciano Barcelos
12 anos atrás

Só pra espressar mais números, o Autódromo do Rio custou US$ 28 milhões na administração do prefeito Marcos Tamoio em 1977 para receber a F1 em 1978 e US$ 35 milhões na administração do prefeito Cesar Maia para receber a Formula Indy e a Moto GP. US$ 63 milhões jogados fora com o fim do autódromo, isso sem falar em manutenção obviamente! Trste para nós aqui do Rio de Janeiro que assim como Minas Gerais passará a não ter um autódromo sequer!

Fernando Giti
Fernando Giti
12 anos atrás

Descobri o automobilismo quando com uns 11 anos fui de olherada junto com meu padrinho assistir os testes de verão da F1. Ele era amigo pessoal do administrador do circuito na época. Ficou na mente duas coisas:
1ª – Foi o ronco dos motores. FIquei meio metro de um Arrows que se não me engano era do Eddie Cheever. Espetacular, eu moleque ao lado de um carro desses, com uma credencial meia boca. O restante dos treinos, eu fiquei no muro entre os boxes e a pista assistindo os carros passarem numa velocidade absurda. Coisas da época. Hoje deve ser muito difícil fazer isso.
2ª – Ja contei isso aqui no bloig uma vez, quando utilizava um pseudônimo de “Fernando Honda”… Estava dando uma volta pelo paddock, e me deparo com Ayrton Senna muito jovem ao lado de um Escort e com duas belas loiras. Meu padrinho e meu irmão falaram para eu ir lá com a caneta e pedir um autógrafo na camisa. E eu de bate-pronto respondi: Minha camisa nova quem vai autógrafar é o Nelson Piquet! Me ferrei de verde e amarelo, poque não achei o cara nesse dia… Fiquei sem o autógrafo do meu ídolo na época e sem o autógrafo do futuro melhor piloto da face da terra… Péssimo.

Estava lá em Jacarepaguá também quando o André RIbeiro ganhou a prova da Indy. Nunca senti uma emoção tão forte assistindo automobilismo. Parecia que meu Vascão foi campeão. Fui também no ano seguinte, só que não me lembro se quem ganhou foi o Greg Moore ou o Montoya.

Estive lá também quando as motos de 500 Cilindradas voavam no Rio. Já naquela época, o pessoal da arquibancada chamava o Alexandre Barros de “Rubinho”… Que fama o Barrica sempre teve, viu…

Estive em vários outros “eventos”… F3, F-Renault, Copa Clio, Stock, Maserati… Até show do U2.

Bom… Hoje estou em SP, mas ficarão muitas saudades desse autódromo. Mas que porcaria de Olimpiadas! E olha que acho que esse evento vai ser um fiasco… Isso se realmente acontecer.

http://pessoalprofissional.blogspot.com

Sarah
Sarah
12 anos atrás

Respondendo a sua pergunta que está ao final do texto: “porque somos brasileiros e não desistimos nunca!”.
Agora tb podemos acabar com “Interlagos” e construir ali um grande condominio e ficarmos com o excelente circuito de rua da Marginal Tiete, afinal como esses autodromos entraram para a Historia, vamos fazer uma estória para os circuitos de rua do Brasil!

Abraços gente

Wallace
Wallace
12 anos atrás

Tenho aqui um rolo de corda, se quiserem empresto para passar no pescoço do nusmam e cesar maia conhecido como louro jose por estas bandas. ( fala muito e pouco faz) Seria legal pendurá-los no mastro da bandeira. É isso.

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
12 anos atrás

E aí aparece o presidente da federação do Rio dizendo que permitir a construção dos aparelhos olímpicos foi um erro cometido ‘lá atrás’… Ué, mas quem era o presidente da federação à época ‘lá atrás’? Ele mesmo. Quem conduzia as negociações com a prefeitura e com o Ministério Público, em conjunto e representando o Paulo Scaglione, então pres. da CBA? Ele mesmo. Gozado isso né. Um erro lá atrás, cometido por ele e pelo presidente da CBA na época, que não poderiam, nunca, ter deixado que fossem construídos o velódromo – sem uso algum -, a arena e o conjunto aquático Maria Lenk, onde nem o troféu Maria Lenk é disputado. Esse é um fiel retrato de como o automobilismo brasileiro está sendo conduzido. E anotem aí: o maravilhoso autódromo de Goiânia vai pelo mesmo caminho, assim como Cascavel. Triste quadro dos autódromos brasileiros.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

Flávio não tem como fazer um especial Jacarepaguá com seus grandes momentos.
Abração.

Fernando Monteiro
Fernando Monteiro
12 anos atrás

Boa noite a todos.
Eu quero deixar aqui registrado o que vivi naqueles tempos em Jacarepaguá. Tive o previlégio de pular aquele muro e ver muitas vezes, sempre no incio do ano, os testes de pneus. Eu ficava na area dos boxes. Aqueles carros com seus motores DFV rasgando a reta a mais de 330km/h. Aquela Renaut Chaleira amarela com seu V6 turbo de 1,5 litro( seu ronco era mais suave do que os DFV) com sua horrenda mania de se incendiar, os Ferrari com seus plano12. Que beleza, que bons tempos. Eu vi Gilles Villeneuve de pertinho sentado nos boxes da Ferrari. Gilles era meu ídolo de infancia, chorei muito por sua morte. As TalbotLigier eram lindas. Era o inicio dos anos 80. O mundo era tão diferente. Abraço a todos.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

ÓDIO! É a única palavra que tenho pra definir o sentimento pela administração e prefeitura do Rio sobre esse assunto. Tive o prazer de assistir a quatro corridas de F-1, de 86 a 89, em JPA. Sem contar Stock, Moto GP e Indy.

Visão privilegiada de mais de 70% da pista em qualquer setor. A brisa do mar batendo e o sol carioca. Lugar preferencial, mais agradável e mais querido por todos os pilotos para começar a temporada.

Não é só o autódromo do Rio. Todo o automobilismo carioca acabou. O Kart é em Volta Redonda e Guapimirim e olhe lá! Até aquela pista de estacionamento no Via Parque acabou.

Elpidio
Elpidio
12 anos atrás

Para quem deseja conhecer um pouco mais sobre o assunto: http://autodromodejacarepagua.wordpress.com/
Estranho o fato de que a população do Rio, movida pela insistências das redes de televisão, se mobilizou para impedir a compra de automóveis VW Jetta pelos vereadores. Enquanto isso, essas mesmas redes de televisão mantém um estranho silêncio sobre o que está acontecendo com as cercanias do Autódromo do Rio e também na área junto ao Porto do Rio, no projeto denominado “Porto Maravilha”. Certamente esses projetos geraram bilhões de reais aos interessados.

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

E depois das Olimpiadas vão sobrar grandes elefantes brancos ( se forem construídos)… mas no brasil é assim… o que importa é ser reeleito.

Moon Over Marin
Moon Over Marin
12 anos atrás

Eu sou da opinião de que se ainda não foi derrubado, destruído, enfim (apesar de estar abandonado), ainda há esperança. Mas alguem tem que tomar uma iniciativa e rápido. Pô, eu fico curioso; o autódromo carrega o nome de Nelson Piquet, e ainda temos pilotos como Felipe Massa e Rubens Barrichello que possuem espaço na mídia e certa influência. Será que eles não querem o autódromo restaurado? Cada um quer cuidar da sua vida e só?

galileu
galileu
12 anos atrás

parece que agora descobriram que as obras que fizeram para o pan, estão todas erradas, ou seja: terão que fazer tudo novamente para as olim-PiADAS, (sim piadas porque somos uns verdadeiros trapalhões nesse tipo de competição, nossos atletas treinam, batem recordes, mas na hora H, é um fiasco só).
adivinhem que vai pagar esta conta.

Alexandre S
Alexandre S
12 anos atrás

É um absurdo, sou do RJ e vejo que o velódromo e o parque aquático criado para o PAN e que levou a mutilação do autódromo esta largado, sem uso e estragando.
Recentemente teve um campeonato de natação no estado, aonde foi feito? Na piscina que fica no complexo do maracanã. Vai entender. Uma pena….

Romeno
Romeno
12 anos atrás

Pessoal, as coisas são assim estranhas desde o inicio. Jacarepaguá foi construído pela Embratur (depois repassado para a prefeitura), empresa da União Federal, que deveria se preocupar com o turismo no Brasil todo e não só com o Rio. Eles se desculpam dizendo que o Rio é a porta de entrada para os turistas no país e mal divulgam os demais cantos desse imenso Brasil. Perguntem para os gringos o que eles conhecem do Brasil. Vão falar de alguns poucos lugares, mas o Rio sempre é conhecido. Adoro o Rio, quero que a cidade se livre dos bandidos e de todo o mal que possa afligir a cidade. A minha crítica é de que a Embratur construiu Jacarepaguá com a intenção de tirar os turistas que se encaminhavam à em São Paulo para ver a F1 para lá. Egoísmo puro. O Rio sempre recebeu mais turistas do que Sampa e sempre será assim. Não era necessário fazer isso. Somos irmãos, devemos repartir o pão, e não tomar o pedaço dos outros.
Portanto, Jacarepaguá começou com más intenções e termina da mesma forma.

rchubter
rchubter
12 anos atrás

Um muito obrigado ao pior piloto brasileiro, Nelson Piquet, que recebeu a homenagem dando nome ao autodromo e não fez nada para ajudar até agora.

Emerson Fitipaldi poderia tentar ajudar de alguma forma.

Lembrando que as atividades no autodromo, mesmo sem apoio continuam, ele não está abandonado pelos amantes do esportes

galileu
galileu
Reply to  rchubter
12 anos atrás

o piquet só pensa nele , é a prima dona da grosseria e arrogância.

Venax
Venax
Reply to  rchubter
12 anos atrás

O que Piquet poderia fazer? Você acha mesmo que alguém coseguiria contrariar os interesses de uma máfia como o Comite Olimpico?

Clark Griswold
Reply to  rchubter
12 anos atrás

agora a culpa é do emerson e do piquet… putz!!! por essas e outras que este maravilhoso autódromo está indo pro espaço…

aqui, será que se o outro tivesse vivo seria culpa dele tb?

ah! é culpa dele a mutilação à interlagos? Ora, ele poderia ter feito alguma coisa, não?

viúvas sempre defecando pela boca…

Klenio
Klenio
12 anos atrás

O Rio está uma zona. Está sendo a festa da derrama. Obras para inglês e para beneficiar um grupo aqui e outro acolá.

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

E como lembrado pelo secretário, nem o Trofeu Maria Lenk é disputado no Parque Aquático Maria Lenk, que se tornou um grande criadouro de algas… A única coisa ainda em uso ali é a Arena Multiuso, que agora se chama Arena HSBC (o HSBC comprou ou ganhou a arena) e que tem, em média, um show por mês.

Lott
Lott
12 anos atrás

Quem tem que ser varrido é o Nuzman, que está a um milhão de anos no COB só mordendo.

Glauco Matos
Glauco Matos
12 anos atrás

Fala para o Autódromo do Rio não se preocupar que ele vai ter um companheiro já já. O excelentíssimo Governador Marconi Perillo disse que vai fazer com de Goiânia um condomínio fechado e essa construtora vai dar uma outra área e o Governo vai bancar a construção de um novo Autódromo. Imagina quando vamos ter outro??? O Governo de Goiás está totalmente falido, e vcs acham que ele vai construir algo depois de destruído????
“Lamentemos… Oremos… Choremos… “.

José Brabham
José Brabham
12 anos atrás

Conheci certa vez um funcionário de uma grande construtora que me disse que autódromo é uma “coisa muito besta”, um “desperdício de área”.

Enfim… é o fim.

Andre
Andre
12 anos atrás

O mundo vai acabar em 2012 mesmo… e espero que comece pelo Brasil!

Allan
Allan
12 anos atrás

Detroit (outro circuito), Indianápolis, Hermanos Rodrigues e Jacarépaguá (embora em versões diferentes), Montreal, Long Beach, Watkins Glen, Zolder, Brands Hatch.

Filipe
Filipe
12 anos atrás

Watkins Glen e Long Beach estão no mesmo barco

João Gabriel
João Gabriel
12 anos atrás

Flávio, estão fazendo a mesma coisa em Goiânia, dizendo que vão construir um outro Autódromo e o atual será transformado em um condomínio horizontal de luxo.

Certamente será o fim do automobilismo em Goiás.

Gerson Dultra
Gerson Dultra
12 anos atrás

em 1994 eu e os amigos Cai-cai e Cigano do MC Esquadrilha da Fumaça de Paranavai-PR (www.esquadrilha.com) que tem este nome em homenagem as motos 2T viajamos 1200 km para ver as 500 2T rasgando a reta de Jagarepagua, dias inesqueciveis que não voltam mais…

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Este é apenas um dos motivos que o automobilismo nao ganha mais nada internacionalmente

Humberto Corradi
Humberto Corradi
12 anos atrás

São coisas que as autoridades não se importam. Há exemplos de outros autódromos, até na Europa, que estão abandonados pelo poder público. A turma não liga e não dá valor pra história.

Jacarepaguá merecia destino melhor.

Danilo Candido
Danilo Candido
12 anos atrás

Eu nem ficaria tão revoltado se, aonde hoje agoniza o Autódromo de Jacarepagua, fizessem um mega-cemitério. E com pelo menos 4 covas cativas, já pré-reservadas e demarcadas, esperaria eu que não por muito tempo, sendo elas respectivamente para: Clayton Pinteiro; Carlos Arthur Nuzmann; César Maia; e Reginaldo Bufaiçal (não se esqueçam deste sujeito, o “grosso da merda” toda vem do tempo dele na CBA)…

Marcelo Ferreira
Marcelo Ferreira
12 anos atrás

Na boa? Me sinto impotente. Queria fazer algo, mas … me sinto impotente.

Tô triste pra c *#&$¨$…

alessandro neri
alessandro neri
12 anos atrás

A maior vergonha esportiva brasileira dos ultimos tempos. Um país sem memória é um país sem alma. Crime. Absurdo. Omissão e conivencia da CBA na morte de um dos mais belos e perfeitos autodromos brasileiros. Local riquissimo de história. Local do primeiro gp de F1 disputado por Ayrton Senna. Triste . Mto triste. E vergonhoso .

Douglas Hudson
Douglas Hudson
12 anos atrás

Watkins Glen,também recebeu a F1 e a Indy,além de atualmente receber provas da Sprint Cup e da Nationwide Series da Nascar,

galileu
galileu
Reply to  Douglas Hudson
12 anos atrás

gostaria de ver a f1 andar novamente lá

Mauro Oliveira
Mauro Oliveira
12 anos atrás

Pelo mesmo motivo que levou a lobotomia que fizeram em Hockenheim

dinheiro…

roger v
roger v
12 anos atrás

Tem que ter uma corrente forte e coesa de que ‘encheremos o saco deste fdp até baterem suas botas’.
Encher o saco pra valer! Cornetear, botar o dedo no fiofó, dar tapa na cabeça, mijar no copo…todo o tipo de sacanagem!

Não temos respeito por história, não cuidamos do passado, não temos memória…e estes Zé Arruela$ simplesmente fazem o que querem…

As tralhas que colocaram em Jacarepaguá não são usadas conforme o previsto…estão se deteriorando com o tempo!
-Não vou estranhar se ‘hora destas’ aparecerem prédios construídos no terreno!

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
12 anos atrás

Porque político é tudo FDP e não ligam para essas coisas que no fundo importam muito, o que vale para eles é o momento, o hoje e o que isso vai trazer de $$$ para eles!

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
12 anos atrás

Enterram, destróem, pois não tem como a corja dinheiro com ele. Festa com o dinheiro público, princípios constitucionais como o da impessoalidade e moralidade indo para o ralo. Nosso Brasilzão!

claudio aun
claudio aun
12 anos atrás

esse negocio de administrar organizar corridas de automovel dá muito trabalho.
Vamos entregar tudo ao Nuzman com o aval da CBA que derramará a pá de cal .

Mario
Mario
12 anos atrás

bla-bla-bla-bla-bla-bla-bla-bla
bla-bla-bla-bla-bla-bla-bla-bla

Mario

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
12 anos atrás

Pelo descaso das pessoas, que so pensam em levar vantagem, tanto pessoal como financeiramente, esse autodromo e outros tambem se nao tamarem cuidado, podem acabar.

Andre Decourt
Andre Decourt
12 anos atrás
Andre Decourt
Andre Decourt
12 anos atrás

O mais surreal é ler a declaração do Sr. Djalma que na época do Pan não houve resistência….pera lá seu Djalma, não era o Sr. presidente da FARJ desde os anos 90 ??????

Acho que ele acha que todos são burros e anestesiados !!!

Rafael Preto
Rafael Preto
12 anos atrás

monteg no japão também? (para F1 e indy)?

Thiago Lemos
Thiago Lemos
12 anos atrás

Brands Hatch também recebeu etapas de F1 e ChampCar (em 2002, acho), no circuito curto.

Sobre a notícia. É um absurdo. Fizeram os complexos pro Panamericano… Passou o Pan, e aí.

Pior que na epoca os pilotos da stock car não falaram nenhum A sobre o assunto. E ainda colocaram o Diego Hipolito pra fazer fanfarra pra Globo. Tenha dó!

Fabio Amparo
Fabio Amparo
12 anos atrás

Flavio

Quando se trata da incompetência da CBA somado ao poder de fogo pífio da Federação Carioca, tudo é possível.

Não duvido que, daqui há alguns anos, o Rio queira receber uma grande corrida (F1, Indy, etc) e tenha que derrubar tudo o que construiu no terreno do auódromo para as Olimpíadas.

Já ouviu a expressão “Dinheiro faz dinheiro”? Pois bem, no Rio o negócio é “Obras fazem dinheiro”.

Abraços

Paulo Torres
12 anos atrás

Long Beach tb teve F1 e Indy, bem lembrado ali embaixo. Em Detroit eram circuitos diferentes.

A Indy correu tb em Brands Hatch, em Zolder, na Bélgica, e em um oval no Hermanos Rodriguez, no México. E Watkins Glen já recebeu tb F1 e algumas encarnações da Indy (Champ Car correu por lá).

Marcelo Rezende
Marcelo Rezende
12 anos atrás

É um crime o que farão com o autódromo. Mas aqui neste monte de terra com gente em cima (porque país mesmo não é, alguém discorda?) só entendem o idioma do lucro fácil em cima da desorganização do poder público. Desse jeito vamos vendo o fim do automobilismo nacional, aos poucos, lentamente como a velocidade do cérebro de nossos governantes.

Edgar Souza
Edgar Souza
12 anos atrás

MotoGP, F1 e Indy. Sim, Jacarepaguá era ímpar!

William Gimenes
William Gimenes
12 anos atrás

Flavio,
Se contar circuitos de rua, Long Beach também recebeu F1 e Indy. Detroit acho que também (não sei se era o mesmo circuito).

donizete
donizete
12 anos atrás

Ontem li no site do uol que, o ministerio publico do RIO de Janeiro que existe um ação publica onde a prefeitura entra como rè e que o autodromo so podera ser usado quando o de Deodoro estiver pronto , se vai acontecer não sei mas como todo mundo gosta de aparecer em situações como esta e dar entrevista para a tv quem sabe , pelo menos a coisa não seja tão simples assim

greyhound
greyhound
12 anos atrás

Criminosos.
Por que aceitamos ? É duro reconhecer, mas somos um povinho sangue de barata.
Excetuando-se a Guerra do Paraguai , Monte Castelo(FEB) ou em Copas do Mundo, não se vê um povo aguerrido, que seja disposto a dar a vida pela pátria (como agora vemos os líbios).
O que vemos são carneirinhos conduzidos ao matadouro cercados pelos dois lados, de um, as forças bem instituídas (Congresso, CBF, CBA , Executivo corrupto,vistoria no DETRAN) e do outro,as forças ilegais (Comando Vermelho, PCC, saidinhas de banco, roubo de motos, sequestro relâmpago).
O César Maia gastou milhões do dinheiro do POVO para reformas no Autódromo, agora vem outra gang para sepultar tudo e enriquecer (mais ainda) com essas obras para Olimpíadas.
Pessoas de bem, bom caminho ao matadouro.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

É uma pena, todos nós que somos amantes do Automobilismo acabamos perdendo com essas decisões.

Segue o jogo…. torço para que os Deuses do Automobilismo façam nascer um novo piloto campeão entre nós Brazucas… pois do jeito que a coisa anda daqui a uma decada nem a RG vai passar a F-1 pela televisão.

É só olhar para os nossos hermanos argentinos… o que adianta ter um icone como o Fangio??? O Automobilismo Argentino já morreu faz tempo… o que restou é um arremedo do apogeu de outrora… e pelo que venho vendo estamos seguindo pelo mesmo caminho.

Imperador