MENU

terça-feira, 17 de maio de 2011 - 12:27F-1

PALAVRA DE NEWEY

SÃO PAULO (de quem estava lá) – As declarações de Adrian Newey ao “The Guardian” jogam novos elementos na discussão sobre as causas do acidente que matou Ayrton Senna. Ele fala num pneu furado, o direito traseiro. Foi hipótese cogitada na época, assim como uma quebra de suspensão e, depois, de acordo com a perícia, a quebra da coluna de direção no ponto onde fora soldada a pedido do piloto (que gostava de um volante maior e, por isso, a coluna teve sua posição alterada, sendo necessária uma emenda meio porca). Falou-se também em suicídio e ataque cardíaco. Falou-se de tudo.

Claro que na Williams alguém deve saber exatamente o que aconteceu. Não é muito difícil, com os recursos de telemetria que já na época estavam disponíveis, estabelecer a sequência de eventos que levaram à batida. Que a coluna quebrou, todos sabem e viram. Mas foi antes da pancada no muro? Depois?

Newey, projetista do carro, é um desses que devem conhecer a verdade, ou algo próximo dela. Por que, 17 anos depois, vem à tona a história do pneu que furou, ou perdeu pressão atrás do lerdo e estreante safety-car?

Não sei. Talvez porque o repórter tenha perguntado. Newey não tem cara de mentiroso. Talvez tenha dado uma pista sobre a verdade que nunca ninguém lhe perguntou.

Eu ouvi várias dessas verdades. Lá por 1995 ou 1996, estava hospedado no mesmo hotel que Emanuelle Pirro, ex-piloto que fez parte da equipe que redigiu o relatório final sobre as causas do acidente. A gente estava em Malmedy, na Bélgica, num conjunto de chalés onde muita gente se hospedava. De noite, enchíamos a cara de cerveja belga e jogávamos ping-pong e sinuca. Numa dessas noitadas, fiquei horas falando com Pirro. Ele me contou, depois de algumas dezenas de Mort Subite (procurem no Google), que a perícia estava chegando à seguinte resposta: a Williams teria um sistema de direção hidráulica controlada eletronicamente que era proibido naquele ano. O sistema entrou em pane, o carro perdeu o controle  e Senna arrebentou a coluna de direção no braço.

Não sabia se dava muito crédito àquilo, depois de uma noitada de cerveja, tabaco e jogatina. Foi com aquela verdade que fui dormir naquela noite no meu chalé gelado nas Ardènnes. Hoje, adormecerei com essa do pneu que furou. Amanhã, quem sabe?

Um dia alguém conta o que aconteceu.

229 comentários

  1. Lourenço disse:

    Acidente semelhante, não sei se já havia sido postado, mas…

    http://f1nostalgia.blogspot.com/2008/10/pancadas-incrveis-michele-alboreto-mola.html

    Forte Abraço Flavio.

  2. Mari disse:

    Suicídio? É como dizer que o acidente foi armado pelo Prost para que Senna nunca conseguisse mais títulos que ele… É cada absurdo que a gente têm que ler…

  3. Nelinho disse:

    Caro Flavio. fico verdadeiramente feliz – não tem outra palavra – pra descrever a sensação após ler o final de sua coluna aí no blog.

    Derrubou dois mitos de uma vez: o primeiro de que Senna teria sido vítima de homicídio por parte da Williams, com a quebra da direção por problemas na mesma. Segundo, e mais importante, que Senna usava compostos ilegais no carro, o que derruba ainda um terceiro mito, de que Schumacher vinha se beneficiando naquele ano.

    Sempre soube que era desculpa de perdedor, chororô mesmo das viúvas, mas ainda não tinha uma, digamos, base legal para afirmar.

    Espero que mais gente leia isso, e aí sim vão acordar e ver que esse cara estava muito longe de ser herói. Era, sim, um tremendo dum vigarista. Direçã hidráulica, naquela época, era uma trapaça e tanto.

    Obrigado pelos esclarecimentos!

  4. galileu disse:

    depois de ler o texto do livio orichio, independente do fator predominante da barra ou pneu, na minha opinião o que matou o ayrton foi a ganancia dos orghanizadores do gp de san marino. (já pensava isso desde a éwpoca do acidente, o texto apenas reavivou minha convicção).
    explico. sexta feira acidente quase fatalde rubinho
    sabado morte do ratzemvberger, na pista, mas falaram que foi no hospital, aí já deveriam ter cancelado,a corrida como manda a lei italiana, mascararam a morte do austriaco dizendo que foi no hospital, para evitar um processo, o cancelamento da prova e a devolução do dinheiro, o tio bernie tem parte nisso.
    domingo, acidente com o letho e o lamy, cuja roda atingiu alguns expectadores, ali, novamente a prova deveria ter sido cancelada, não o foi!
    o resto voces já sabem.
    muito foi dito, muito foi comentado, investigado, discutido, mas apenas alguns sabem o que realmente aconteceu naquele fatidico 1° de maIo
    Deus, Ayrton e os dirigentes que mascararam os fatos nos fazendo acreditar nna versao que eles nos impuseram
    aLIÁS ESSE É O 1° preceito,. do livro “os protocolos dos sabios do sião”, “domine o saber e a imprensa, pois assim todos acreditarão no que voce quiser”, autor desconhecido até hoje, época da 1ª edição idem, mas quem já leu o livro sabe do que eu estou falando.

  5. Raphael disse:

    Vi que meu comentário sobre a possibilidade de suicídio do Ayrton gerou bastante indignação. Não tive tempo de acessar o blog nos últimos 2 dias, por isso esse novo comentário atrasado e meio fora de tempo agora. Realmente falei asneira ao escrever “barra de direção”. Escrevi errado. Sei que seria o braço da suspensão que supostamente teria atingido a cabeça dele. De qualquer maneira, que nenhuma imagem mostra qualquer coisa que seja atingindo a cabeça do Senna, não mostra…

    • galileu disse:

      sobre a sua tese de suicidio, voce não, comentou mais, caiu na real, ou vai susteá-la?
      se mostra ou não mostra, contra fatos não ha argumentos, ficou provado isso, e o impacto foi tão grande que provocou a rachyadura na base do cranio do ayrton, porvocando a vazão de sangue e massa encefalica.
      pesquisde mais, leia mais, voce só tem a ganhar.

  6. Allan disse:

    Alguém tem o e-mail do Mr. Newey?
    Tô louco pra mandar o vídeo do acidente da Simona em Indianápolis…

    http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=C89Xl3y09Qo

    Veja que ela ia fazer uma curva pra direita em velocidade, o carro bate fundo traseiro com violência – talvez a quebra da suspensão ou um pneu furado e… vira (ok, Flavio, sem cx alta, mas é quase um vício chamar a atenção para os detalhes…) para a esquerda, levanta vôo… e bate de traseira.

    Dá pra ver ela perdendo a traseira, e pelo jeito do lado direito…

    Pronto, Mr. Newey. Melhor ficar de bico fechado do que tentar colocar em xeque sua credibilidade como excelente engenheiro (ou projetista, sei lá) do que passar por ignorante em física (ou mentiroso).

  7. Roberto Andrade disse:

    Todo mundo aí que fica me xingando!!!!!!!!! Se liguem, vocês estão provando o que todo mundo sempre soube que vocês são umas viúvas!!!!!!!!! você não viram, hoje, no grande prêmio, bernie ecclestone dizendo que vai ser o primeiro a aplaudir SCHUMACHER QUANDO ELE BATER VETTEL!!!!!!!!!!!!! Aí eu quero só ver, todos vocês ficando bem quetinhos!!!!!!!!!!!! vão dizer o que!!!! que o carro é ilegal?????? que rosberg é sob contrato?????? que a mercedes é o melhor carro?????? que a concorrência é fraca?????? não, terão de adimitir, esse fato, que schumacher, é, e sempre foi, o melhor piloto, de todos os tempos, de sempre, e vettel é o segundo maior da história!!!!!!!!!!!!!!

    • rubem rodriguez gonzalez disse:

      Seus 15 minutos de fama acabaram…..vaza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    • Allan disse:

      Eita! Pode isso, Arnaldo?

    • galileu disse:

      vai regar o ovo.
      caramba como pode um cara escrever tanta bobagem como esse roberto, a corina vai ficar com ciumes de voce com o shummy, quanto ele bater o vettel, … sonhar não custa nada…
      de todo mundo que escreve no blog, (todos nós , até eu, já escrevemos alguma besteira) esse cara é o que mais escreve besteiras e coisas sem nexo
      de que planeta voce veio? volta pra lua ô lunático.
      aproveita que voce está sonhando e pede um ponei para o papai noel.
      será que o seu nome não é palph schummacher?
      aliás, ligaram pra voce, era o shummy de novo, sabe o que ele disse:
      roberto: daranusfuderhemorroidasdoissen, alemão gosta de palavras cumpridas, por isso eles p.erderam a guerra, até os soldados entenderem uma ordem, já era).

  8. Piazza disse:

    A teoria descrita pelo Ricardo Bigliazzi me parece a mais digerivel…,lembro de ter visto algo parecido, muito bem ilustrado, acho que no discovery…Até porque ficaria assim evidente a multipla responsabilidade dos envolvidos no acidente, inclusive a dele Ayrton, na medida que conhecia os riscos.
    Quanto a suposta direção servo-assistida, quem conhece realmente o meio sabe que é frequente a “mimetização” nos bólidos. Não descartaria completamente a tése. Não por inviabilidade técnica.

  9. fernandofn disse:

    Essa história do Pirro não faz o menor sentido. Com certeza ele já tinha tomado todas quando falou isso. Mais uma dose e ele teria visto extraterrestres. Entre todas as versões essa do Pirro é a que menos faz sentido.

  10. Lucius disse:

    se tiver paciencia ou tempo da uma olhada nessa materia, é um bom tema pra se aprofundar nesse assunto, vi num sito aquui na italia…brigadoa… te admiro pacas pela pouca paciencia que vc tem, quero ficar velho assim, abraços http://www.circusf1.com/2011/05/nugnes-contro-newey-su-senna-poteva-stare-zitto.php

  11. Caique Pereira disse:

    Se isso acontecesse logo após a LARGADA…

Deixe uma resposta para fernandofn Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>