PALAVRA DE NEWEY

SÃO PAULO (de quem estava lá) – As declarações de Adrian Newey ao “The Guardian” jogam novos elementos na discussão sobre as causas do acidente que matou Ayrton Senna. Ele fala num pneu furado, o direito traseiro. Foi hipótese cogitada na época, assim como uma quebra de suspensão e, depois, de acordo com a perícia, a quebra da coluna de direção no ponto onde fora soldada a pedido do piloto (que gostava de um volante maior e, por isso, a coluna teve sua posição alterada, sendo necessária uma emenda meio porca). Falou-se também em suicídio e ataque cardíaco. Falou-se de tudo.

Claro que na Williams alguém deve saber exatamente o que aconteceu. Não é muito difícil, com os recursos de telemetria que já na época estavam disponíveis, estabelecer a sequência de eventos que levaram à batida. Que a coluna quebrou, todos sabem e viram. Mas foi antes da pancada no muro? Depois?

Newey, projetista do carro, é um desses que devem conhecer a verdade, ou algo próximo dela. Por que, 17 anos depois, vem à tona a história do pneu que furou, ou perdeu pressão atrás do lerdo e estreante safety-car?

Não sei. Talvez porque o repórter tenha perguntado. Newey não tem cara de mentiroso. Talvez tenha dado uma pista sobre a verdade que nunca ninguém lhe perguntou.

Eu ouvi várias dessas verdades. Lá por 1995 ou 1996, estava hospedado no mesmo hotel que Emanuelle Pirro, ex-piloto que fez parte da equipe que redigiu o relatório final sobre as causas do acidente. A gente estava em Malmedy, na Bélgica, num conjunto de chalés onde muita gente se hospedava. De noite, enchíamos a cara de cerveja belga e jogávamos ping-pong e sinuca. Numa dessas noitadas, fiquei horas falando com Pirro. Ele me contou, depois de algumas dezenas de Mort Subite (procurem no Google), que a perícia estava chegando à seguinte resposta: a Williams teria um sistema de direção hidráulica controlada eletronicamente que era proibido naquele ano. O sistema entrou em pane, o carro perdeu o controle  e Senna arrebentou a coluna de direção no braço.

Não sabia se dava muito crédito àquilo, depois de uma noitada de cerveja, tabaco e jogatina. Foi com aquela verdade que fui dormir naquela noite no meu chalé gelado nas Ardènnes. Hoje, adormecerei com essa do pneu que furou. Amanhã, quem sabe?

Um dia alguém conta o que aconteceu.

Subscribe
Notify of
guest

229 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Lourenço
Lourenço
12 anos atrás

Acidente semelhante, não sei se já havia sido postado, mas…

http://f1nostalgia.blogspot.com/2008/10/pancadas-incrveis-michele-alboreto-mola.html

Forte Abraço Flavio.

Mari
Mari
12 anos atrás

Suicídio? É como dizer que o acidente foi armado pelo Prost para que Senna nunca conseguisse mais títulos que ele… É cada absurdo que a gente têm que ler…

Nelinho
Nelinho
12 anos atrás

Caro Flavio. fico verdadeiramente feliz – não tem outra palavra – pra descrever a sensação após ler o final de sua coluna aí no blog.

Derrubou dois mitos de uma vez: o primeiro de que Senna teria sido vítima de homicídio por parte da Williams, com a quebra da direção por problemas na mesma. Segundo, e mais importante, que Senna usava compostos ilegais no carro, o que derruba ainda um terceiro mito, de que Schumacher vinha se beneficiando naquele ano.

Sempre soube que era desculpa de perdedor, chororô mesmo das viúvas, mas ainda não tinha uma, digamos, base legal para afirmar.

Espero que mais gente leia isso, e aí sim vão acordar e ver que esse cara estava muito longe de ser herói. Era, sim, um tremendo dum vigarista. Direçã hidráulica, naquela época, era uma trapaça e tanto.

Obrigado pelos esclarecimentos!

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Nelinho
12 anos atrás

Concordo plenamente!!!!!!!!!!! A gente tem mesmo que divulgar isso por aí!!!!!!!!!!

galileu
galileu
Reply to  Nelinho
12 anos atrás

pitropboçal que não entende nada e quer dar pitaco, diriceção hidraulica era permitida sim, e as trapaças do alemão e do briatore como ficam?
vai voce tambem plantar um ovo juntamente com os outros, quemsabe nasce um pé de galinha.

galileu
galileu
12 anos atrás

depois de ler o texto do livio orichio, independente do fator predominante da barra ou pneu, na minha opinião o que matou o ayrton foi a ganancia dos orghanizadores do gp de san marino. (já pensava isso desde a éwpoca do acidente, o texto apenas reavivou minha convicção).
explico. sexta feira acidente quase fatalde rubinho
sabado morte do ratzemvberger, na pista, mas falaram que foi no hospital, aí já deveriam ter cancelado,a corrida como manda a lei italiana, mascararam a morte do austriaco dizendo que foi no hospital, para evitar um processo, o cancelamento da prova e a devolução do dinheiro, o tio bernie tem parte nisso.
domingo, acidente com o letho e o lamy, cuja roda atingiu alguns expectadores, ali, novamente a prova deveria ter sido cancelada, não o foi!
o resto voces já sabem.
muito foi dito, muito foi comentado, investigado, discutido, mas apenas alguns sabem o que realmente aconteceu naquele fatidico 1° de maIo
Deus, Ayrton e os dirigentes que mascararam os fatos nos fazendo acreditar nna versao que eles nos impuseram
aLIÁS ESSE É O 1° preceito,. do livro “os protocolos dos sabios do sião”, “domine o saber e a imprensa, pois assim todos acreditarão no que voce quiser”, autor desconhecido até hoje, época da 1ª edição idem, mas quem já leu o livro sabe do que eu estou falando.

Raphael
Raphael
12 anos atrás

Vi que meu comentário sobre a possibilidade de suicídio do Ayrton gerou bastante indignação. Não tive tempo de acessar o blog nos últimos 2 dias, por isso esse novo comentário atrasado e meio fora de tempo agora. Realmente falei asneira ao escrever “barra de direção”. Escrevi errado. Sei que seria o braço da suspensão que supostamente teria atingido a cabeça dele. De qualquer maneira, que nenhuma imagem mostra qualquer coisa que seja atingindo a cabeça do Senna, não mostra…

galileu
galileu
Reply to  Raphael
12 anos atrás

sobre a sua tese de suicidio, voce não, comentou mais, caiu na real, ou vai susteá-la?
se mostra ou não mostra, contra fatos não ha argumentos, ficou provado isso, e o impacto foi tão grande que provocou a rachyadura na base do cranio do ayrton, porvocando a vazão de sangue e massa encefalica.
pesquisde mais, leia mais, voce só tem a ganhar.

Allan
Allan
12 anos atrás

Alguém tem o e-mail do Mr. Newey?
Tô louco pra mandar o vídeo do acidente da Simona em Indianápolis…

http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=C89Xl3y09Qo

Veja que ela ia fazer uma curva pra direita em velocidade, o carro bate fundo traseiro com violência – talvez a quebra da suspensão ou um pneu furado e… vira (ok, Flavio, sem cx alta, mas é quase um vício chamar a atenção para os detalhes…) para a esquerda, levanta vôo… e bate de traseira.

Dá pra ver ela perdendo a traseira, e pelo jeito do lado direito…

Pronto, Mr. Newey. Melhor ficar de bico fechado do que tentar colocar em xeque sua credibilidade como excelente engenheiro (ou projetista, sei lá) do que passar por ignorante em física (ou mentiroso).

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

Todo mundo aí que fica me xingando!!!!!!!!! Se liguem, vocês estão provando o que todo mundo sempre soube que vocês são umas viúvas!!!!!!!!! você não viram, hoje, no grande prêmio, bernie ecclestone dizendo que vai ser o primeiro a aplaudir SCHUMACHER QUANDO ELE BATER VETTEL!!!!!!!!!!!!! Aí eu quero só ver, todos vocês ficando bem quetinhos!!!!!!!!!!!! vão dizer o que!!!! que o carro é ilegal?????? que rosberg é sob contrato?????? que a mercedes é o melhor carro?????? que a concorrência é fraca?????? não, terão de adimitir, esse fato, que schumacher, é, e sempre foi, o melhor piloto, de todos os tempos, de sempre, e vettel é o segundo maior da história!!!!!!!!!!!!!!

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Seus 15 minutos de fama acabaram…..vaza!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Allan
Allan
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Eita! Pode isso, Arnaldo?

galileu
galileu
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

vai regar o ovo.
caramba como pode um cara escrever tanta bobagem como esse roberto, a corina vai ficar com ciumes de voce com o shummy, quanto ele bater o vettel, … sonhar não custa nada…
de todo mundo que escreve no blog, (todos nós , até eu, já escrevemos alguma besteira) esse cara é o que mais escreve besteiras e coisas sem nexo
de que planeta voce veio? volta pra lua ô lunático.
aproveita que voce está sonhando e pede um ponei para o papai noel.
será que o seu nome não é palph schummacher?
aliás, ligaram pra voce, era o shummy de novo, sabe o que ele disse:
roberto: daranusfuderhemorroidasdoissen, alemão gosta de palavras cumpridas, por isso eles p.erderam a guerra, até os soldados entenderem uma ordem, já era).

Piazza
Piazza
12 anos atrás

A teoria descrita pelo Ricardo Bigliazzi me parece a mais digerivel…,lembro de ter visto algo parecido, muito bem ilustrado, acho que no discovery…Até porque ficaria assim evidente a multipla responsabilidade dos envolvidos no acidente, inclusive a dele Ayrton, na medida que conhecia os riscos.
Quanto a suposta direção servo-assistida, quem conhece realmente o meio sabe que é frequente a “mimetização” nos bólidos. Não descartaria completamente a tése. Não por inviabilidade técnica.

fernandofn
fernandofn
12 anos atrás

Essa história do Pirro não faz o menor sentido. Com certeza ele já tinha tomado todas quando falou isso. Mais uma dose e ele teria visto extraterrestres. Entre todas as versões essa do Pirro é a que menos faz sentido.

Lucius
Lucius
12 anos atrás

se tiver paciencia ou tempo da uma olhada nessa materia, é um bom tema pra se aprofundar nesse assunto, vi num sito aquui na italia…brigadoa… te admiro pacas pela pouca paciencia que vc tem, quero ficar velho assim, abraços http://www.circusf1.com/2011/05/nugnes-contro-newey-su-senna-poteva-stare-zitto.php

Caique Pereira
Caique Pereira
12 anos atrás

Se isso acontecesse logo após a LARGADA…

Caique Pereira
Caique Pereira
12 anos atrás

Mais uma teoria fantasiosa. Essa do pneu perder pressão é triste…se o acidente tivesse acontecido logo após a rodada, tudo bem, mas eles já tinham andado mais de 2 voltas no cacete e se isso acontecesse, antes de cada largada teriam que dar várias voltas pra aquecer corretamente…teoria furada.

A verdade é que o Senna faleceu e chega desta merda de assunto, porque ninguém vai dizer o que aconteceu e se não tivesse falecido, nem mesmo o Ayrton diria, pois suas sequelas seriam muito grandes e graves, isso sim, um verdade comprovada.

Allan
Allan
Reply to  Caique Pereira
12 anos atrás

O problema não é chorar pelo defunto, mas mentir sobre os eventos. É como se alguém chegasse agora dizendo que foi um míssel soviético que derrubou a Discovery. E não alguém qualquer, mas um presidente de um País desenvolvido.

Vitor
Vitor
12 anos atrás

Bando de pé rapado, o importante do post é a cerveja! Quem sabe das coisas, sabe…Mort Subite.

roberto castro
roberto castro
12 anos atrás

Bom dia a todos,
A verdade é o seguinte nunguem mais do eles da equipe sabe o que aconteceu, mais tem uma” grande evidencia”. na sexta feira o Senna reclamava do acerto dizendo que o carro na primeira volta tava puxando para os lados de acordo com as curvas adepois ele afirmou que na segunda volta com o carro ficava alterando o balanço, ou seja, esse carro tava todo alterado na parte de acerto possivelmente num desta o carro ficou todo vulneravel e mesmo fazendo a curva ficou incontrolavel.
isso póde ser uma ipotese mas a verdade que nunca ninguem vai descubrir se não os proprios que construiram o carro.

Bruno
Bruno
12 anos atrás

O mais estranho de tudo no vídeo é, mesmo que a barra de direção estivesse quebrada, isso não visível. Suponhamos que uma barra de direção de um carro de corrida quebra a 300 km/h, o braço do piloto iria girar a barra já quebrada até a limite de uma vez, ou seja, o volante ficaria igual a um boneco de olinda. A teoria do pneu pode até fazer sentido

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
Reply to  Bruno
12 anos atrás

Concordo… sempre pensei nisso e já vi varias vezes o video. Acredito que a teoria do pneu é mais do que válida. Ou em decorrencia de um furo ou em decorrencia da perda de temperatura afetada pelo safety car.

Uma vez ouvi uma teoria interessante sobre o acidente:

– O carro do Senna estava no limite extremo de altuma minima do solo (tudo pela aerodinamica).
– O ritmo de corrida foi prejudicado pela entrada do safety car.
– O pneu diminuiu a temperatura ao andar em uma velocidade menor
– Menor temperatura implica em um menor diametro do pneu.
– Ao passar na Tamburello o carro so Senna estaria abaixo do limite toleravel de altura para o solo.
– A sucesso de impactos contra o solo na Tamburello fazem com que o carro se desequilibre e perca aderencia para contornar a curva
– O Senna até tenta corrigir e ve imediatamente que a situação ficou critica e começa a sequencia de emergencia de desaceleração.
– O impacto acontece e tudo acaba.

Tudo muito triste… tudo um grande mistério.

Imperador

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Só se têm duas alternativas para se saber a verdade, a telemetria da equipe ou que será a mais certa, perguntar ao próprio Senna quando chegarmos lá…

galileu
galileu
Reply to  Fernando
12 anos atrás

apesar de conhecer o ayrton pessoalmente, tão cedoeu não quero perguntar isso pra ele fernando.

Davi
Davi
12 anos atrás

1º – Nunca iremos saber em que momento realmente se partiu a barra de direção, pois uns falam uma coisa, o video mostra uma coisa e a telemetria que foi passada para nós nos mostra outra. Não sei se com a barra quebrada ao meio antes do impacto o pedaço que restava e recebendo forças devido ao movimento do carro poderia passar informações a telemetria mesmo com a outra metade solta.
2º – Que ela quebrou todos sabemos, porém não creio que tenha sido apenas isso, a batida do Senna foi um conjunto de fatores incluse na barra de suspensão que atingiu sua cabeça. Essa Williams “vôou” nessa curva, acredito que não se pode descartar a hipotese da súbita perda de aderência na curva, por alguns motivos ja sabidos: Carro baixo demais, Quebra da Suspensao Traseira, Pneu Furado ou Frios, Ondulação na pista, em fim, defendo a tese da perda subita de aderência (vôo) porque acredito que com mais aderência a redução de velocidade causada pela frenagem seria muito maior.
3º – Discutir se Williams ou Benetton estavam irregulares é balela, as duas poderiam estar ou nao estar e todos sabem disso. Todos sabem também que no início de 1994 a Williams não tinha o melhor carro do Grid. E o Senna lutava muito contra isso. Com certeza a briga Senna vs Schumi renderia bons pegas e boas corridas, são 2 excelentes pilotos e ponto final.

galileu
galileu
Reply to  Davi
12 anos atrás

o melhor comentário foi o seu, davi

antonio stricagnolo filho
antonio stricagnolo filho
12 anos atrás

Se o fabricante do sistema eletro-eletronico do controle do sistema hidraulico da direção foi fabricado pela Magneti Marelli (propraganda no bico do carro) não restam mais duvidas sobre a causa do acidente.Existem coisas que só a Bosch sabe fazer!

Andre
Andre
12 anos atrás

Tem dois Andres aqui mocada.

Meus comentarios sao com Andre sem acento.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Benetton podre?
Qual?
Aquela com controle de largada (do Schumacher), que foi vendida/leiloada no final de 2009, e cujos filtros da mangueira foram retirados pra acelerar o reabastecimento a mando do Briatore?
Pára, véio!

Benetton podre?
Qual?
Aquela, cujo intuito foi “roubar” os Renault da Williams na temporada seguinte, mediante “manobra/esquema” do Briatore através da “compra” terceirizada da Ligier?
Pára!

Sinceramente,….
Não acredito que li isto acima!
Fui!

Andre Marques
Andre Marques
12 anos atrás

Vamos lá…antes de mais nada vou dizer que sou engenheiro mecânico, trabalhei com automobilismo e tenho parente que é do meio, então conheço coo são as coisas.

1 – Teoría ridícula essa do furo no pneu, desmentida diasapós ter sido formulada por Michelle Alboreto e numa entrevista, por Nelson Piquet.

2- Piquet também disse que jamais cogitaria a hipótese de erro humano, que ninguém, nem um piloto amador erraria a Tamburello, então, os idiotas que falam que ele barbeirou, devem se calar aqui e aprender um pouco sobre automobilismo.

3- Se essa teoria que o Flavio Gomes disse que o Sr. Emanuelle Pirro contou à ele for verdade, vamos reescrever todos os livros de física e engenharia.

4- A causa do acidente, como fica comprovado pelo laudo de duas universidades italianas (entreelas a da Força Aérea) mostra que existia uma áres de 70% a 80% de fadiga do material, e qualquer material submetido a essas condições, se romperia devido aos esforços de flexo-torção que são ecessários pra se fazer a curva. Senna quebrou, no braço a coluna de direção?!?! Nunca, jamais, isso é extremamente fantasioso e ridiculo, o limite de resitência a tração do aço é de 540 MPa ou N/mm², ou seja é uma força que nenhum ser-humano conseguiria fazer, a não ser que o material já estivesse fadigado, e assim, nem perto dessa força sobrehumana sería necessária.

5-Nego falou aí que não viu a nada atingir a cabeça dele, então vá procurar fotos na internet onde verá não só o capacete sujo de sangue como a foto de um furo na viseira, se informar é bom antes de comentar.

Resumindo, é muito bom nego aprender e pensar antes de falar qualquer porcaria, a internet aceita qualquer coisa, mas procure se informar pra não passar vergonha como muitos aqui passaram com suas teorias e invencionices sem cabimento, parece até que nunca estudaram física na vida.

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Andre Marques
12 anos atrás

Encerrou? Agora vai tomar um banho frio e não encha mais o saco aqui ofendendo as pessoas, ok?

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

A verdade trazida hoje por Flavio Gomes – e farei de tudo para divulgá-la amplamente – coloca um ponto final em todas as questões!!!!!!!!!!! Senna, além de estar ERRANDO muito, ainda usava um carro ilegal. Portanto, viúvas, vocês têm de se calar, pois Schumacher agora, com 42 anos, está se submetendo a essas situações para mostrar a sua qualidade, sem privilégios, sem carro roubado, nada, diferente do Senna, aos 34!!!!!!!!!!!!!! Vocês esperem, hoje mesmo Ross Brawn falou que em barcelona schumy vai arrebentar, e eu aposto que ele vence a corrida e vai se colocar na briga pelo título aos poucos!!!!!!!!!!!!!!!! ele só está lá atrás porque o carro é ruim!!!!!!!!!!! Em 1994, com uma benetton podre contra uma Williams ILEGAL (duvidam? leiam o que Flávio escreveu!!!!!), ele já surrava o herói!!!!!!!!!!!!

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Não é A verdade. É UMA verdade. Apenas mais uma tese. Não estou dizendo que foi isso que aconteceu.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Eu sei Flávio, você tá cumprindo seu papel, por isso te chamo de METSRE toda vez que me perguntam quem é o cara que mais entende de F-1, na minha opinião!!!!!!!!!!! Eu sei que você não pode falar que é a verdade, embora você saiba!!!!!!!!!!!!! Mas isso me fez muito bem, saber que a Williams era ilegal e não a Benetton!!!!!!!!!!!!!! MUITO OBRIGADOOOOO!!!!!!!!!!!!!

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Caro Roberto, o seu comentário beira o analfabetismo funcional. Além de uma dose de rancor desmedida. O Flávio não proferiu nenhuma “verdade”, apenas abordou o assunto por uma ótica diferente e falou abertamente de um papo informal aonde tudo pode ser verdade , meia verdade ou mentira.

Quanto o seu desrespeito por quem admira o Senna é típico de subdesenvolvidos, rancorosos e invejosos em geral, como já comentei outro post é inconcebível ver um escocês falar isso do Clark , mas como já está implícito o cara é escocês e não brasileiro, a diferença é abissal, culturalmente então não dá nem para comparar e serve de alguma forma para explicar a sua síndrome de vira-latas . Além disso fica explícito também que como conhecedor de F-1 e automobilistico você é um bom….analfabeto funcional……

Andre Marques
Andre Marques
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Blz Flavio Gomes…me excedi chamando alguém de idiota?!!? Sim, porém é legal ficar chamando fã do Ayrton de viúva?!?! E ao longo do blog tiveram outras tantas ofensas…mas enfim, disse o que disse, não quería ofender ninguém, mas deixar claro certas coisas…que muitos realmente não tem discernimento e falam asneiras por isso, essa realmente é uma verdade. E fica tranquilo, foi a primeiravez que eu escrevi no seu blog…gostaria mais que fosse numa mesa de boteco…

galileu
galileu
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

di novo? não é a mamãe
já regou o ovo? roberto
vai se informar u,m pouco, vai ler alguma coisa e não critique o que voce não sabe, faz como co carinha sarado da novela das globo, o irmão da natalie, peque um dicionário e veras que não é metrse e sim mestre.
atendeu o telefone do schummy, quer a tradução?
assim não pode, assim não dá.
caro ruben, vamos ignorar esse analfabeto funcional e outras coistas mais.

WLM
WLM
12 anos atrás

galileu, respondendo sua pergunta o Flavio so bloqueia quem descorda dele, porque ele acha que é DEUS, apesar da asneira do Raphael, ele não descordou do Flavio

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  WLM
12 anos atrás

Não bloqueio quem “descorda”.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  WLM
12 anos atrás

E quem “desconcorda” pode? como já dizia um amigo meu : Não concordo nem discordo , muito pelo contrário….

galileu
galileu
Reply to  WLM
12 anos atrás

então vou passar a não DESCORDAR DELE,

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

Flavio, gostaria muito que você falasse disso no “Limite” ou no “É Rapidinho” da ESPN!!!!!!!! cara, vai ser muito importante você botar a boca no trombone, 17 anos depois, sobre a verdade contada pelo Pirro!!!!!!!!!!!

A verdade que as viúvas sabem mas não querem admitir, é que o Senna era um trapaceiro de marca maior, só corria com pilotos sob contrato!!! ficou com medo até do Derek Warwick!!!!!!!!!! sacaneou o Prost na Honda, humilhava o Berger, e depois sacaneou com MIchael Andretti, Hakkinen e estava levando um pau do Damon Hill!!!!!!!

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Cara não sou viúva , até porque o termo é jocoso e ridículo, assim como você e esse comentário estúpido. Nem o pior detrator do Senna é capaz de escrever o amontoado de merdas que você escreveu aqui….NA BOA CARA, VAI USAR COLÍRIO DIET PARA O SEU OLHO GORDO E SUA INVEJA…..

Fico sempre me perguntando: Será que existem fãs do Stewart que passem a sua mesquinha existência em tentar falar mal do Clark, ou será que você é capaz de encontra um escocês que tripudie sobre a sepultura do Clark como faz um bosta como você?

A resposta é não!!! Os escoceses assim como os habitantes do primeiro mundo são altivos, orgulhosos e educados, além de possuírem um nível de auto estima bem alto, nada de síndrome de colonizado e alma de vira-latas. Ao contrário: tiram onda por possuírem dois dos maiores vencedores de todos os tempos na maior categoria automobilistica do mundo, bem diferente dos brasileiros que adoram tomar partido de um lado e tentar denegrir o outro lado sem se importar que o outro lado é um pedaço dele também…….. DEPRIMENTE!!!!!

galileu
galileu
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

roberto, voce ainda não, foi plantar o ovo?

alberto
alberto
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Acho que o fenômeno das viúvas já passou. O que tem para todo lado agora é esse bando de anti-sennistas ressentidos e fanáticos.

FTrack
FTrack
12 anos atrás

Não entendo porque o Newey, no excelente momento que está vivendo, foi desenterrar esse assunto. Bastava não ter respondido à pergunta. E o fato de ter culpado os pneus (um dos poucos componentes cujo desenvolvimento obviamente não cabe às equipes), sendo na época do acidente um dos responsáveis técnicos da Williams, me soa mais estranho ainda, parece um “tirar o meu da reta” 17 anos depois. A sua afirmação de que o carro saiu de traseira e o movimento de volante do Senna foi pra corrigi-la é rídicula. Ayrton esterçaria o volante para a ESQUERDA para corrigir uma saida de traseira se esta estivesse escapando para a ESQUERDA também, fato extremamente improvável na Tamburello, uma curva para a esquerda contornada próximo aos 300 km/h, cuja força lateral gerada no seu contorno joga tudo para a DIREITA, inclusive a traseira do carro, indepententemente da pressão aerodinâmica.

A coluna de direção quebrou ANTES do acidente, foi CAUSA e não efeito, ele SABE disso.

Ricardo Bigliazzi
Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

Corridas são perigosas… só que somos brasileiros esquecemos que os nossos pilotos (por melhor que sejam) também são simples mortais.

A lista de grandes pilotos que morreram em seus carros é imensa… cito apena o Rindt e o Jim Clark. Se não me engano o proprio Emerson já afirmou que não era mais rapido que o Rindt na época em que correram juntos… isso para mim basta para colocar o Rindt numa escala especial de pilotos… do Jim Clark não se precisa falar nada… o cara foi o mais espetacular meteoro que passou pela F-1… imbativel e inquestionavel em seu tempo… e segundo uma grande maioria o maior piloto de todos os tempos.

Ambos (os tres) morreram acelerando os seus carros… acho q ue de vez em quando o “Cara” (o “Cara” do bem) lá de cima parece querer nos dar um aviso que corridas são perigosas e que as traquitanas que montamos são tão faliveis quanto os seus filhos.

Segue o jogo… sempre achei uma tristeza imensa o Senna morrer do jeito que morreu – se é que existe uma morte que não seja triste. Mas o engraçado é que mesmo quando ele era vivo Eu não conseguia imaginar ele fora das pistas… criando os seus netos… como o que o proprio Piquet disse certa vez em um Programa da TV Cultura o que mais impressionava os pilotos em relação ao Senna era o grau de risco que ele assumia nas corridas, lembro bem do Piquet complementar dizendo que na maioria das vezes um piloto sabe o quão arriscado é fazer certas coisas nas pistas… e o Senna as fazia… se arriscando demais.

Imperador

galileu
galileu
Reply to  Ricardo Bigliazzi
12 anos atrás

era o primeiro ano do emerson correndo junto com o rindt e com carros diferentes embora da mesma equipe. mesmo assim o emerson deu o titulo post mortem ao rindit ganhando nos estados unidos.

Ernesto
Ernesto
12 anos atrás

Concordo com todos os comentários que afirmam que, caso o pneu traseiro tenha furado, o carro daria uma guinada repentina, o que não aconteceu. Apenas um detalhe: cansamos de ver a imagem onboard do carro do Schumacher mostrando o carro do Sena passando reto, sem fazer a curva. Isso já desmontaria a tese do pneu furado, mas, se observarmos bem, não se vê aquela “barriga” que se forma no perfil do pneu quando esvazia rapidamente; ao contrário, os pneus tem o mesmo perfil retinho. Pneu furado, Sr. Newey?…

Antonius
Antonius
12 anos atrás

Também já perdi muito tempo lendo várias teses a respeito da morte de Senna.
E, (na real?) sou até parcial em atribuir a culpa somente a Mr. Frank e Mr. Head pelo ocorrido.
Verdade seja dita, não é possível que as pessoas não enxerguem:
1ª) Piquet quase “empacotou” em 87 também de Williams ali;
2ª) Berger incendiou após “estatelar” sua Ferrari ali em 89;
3ª) Alboreto quebrou duas costelas nessa mesma curva, testando um Footwork (em 91, acho?);
4ª) Patrese “rodou a baiana” com seu Williams e também bateu ali em 92.
5ª) Até que em 94 Senna (Bem,…….vcs já sabem!).

Isso sem falar de outros pontos da pista :
– Villeneuve “inaugurou” e “batizou” a curva que vitimou Ratzenberger;
– Barrichello alçou vôo num alambrado (cena horrível).

Com tantas evidências, já nem dá mais pra ficar dando bola pra pessoas que “condenam” a Williams isoladamente.
Aquela porcaria de curva nem tinha área de escape decente (ficava ao lado de um riacho).
É lógico que cedo ou tarde “ia dar merda”!

galileu
galileu
Reply to  Antonius
12 anos atrás

e criticam e mutilam a curva do café aqui no brasil, são capazes de trazer até aquele louco do tilke para fazer o projeto

Mário Gasparotto
12 anos atrás

Falar sobre este assunto é sempre complicado ainda mais quando aparece todo tipo de teoria. Acredito que o acidente na largada teve influencia direta no acidente. Pura falta de sorte sei lá. Algum detrito se prendeu embaixo do carro (por isto aquela faisqueira que aparece do vídeo do carro do Schumacher) e de alguma forma impediu que o Senna contornasse a curva ou fizesse com que o freio do carro não funcionasse corretamente. A teoria da quebra da barra de direção pode ter sido da forma como Pirro disse, quebrada no braço pelo Senna. Mas isto só foi possível devido ao serviço de porco na solda da direção, que usada em condições normais não quebraria, mas numa situação extrema sim. Todos aqui sabem da capacidade dos freios de um carro de Fórmula-1, que não impediria a batida, mas teriam reduzido bem a violência do impacto. Uma combinação de freios travados, por alguma peça presa mais a quebra da direção resultou no acidente, na qual o BRAÇO da suspensão acabou atingindo Senna. Uma pena. Agora sugiro ao camarada da teoria do suícidio ir pescar tubarão branco na Africa do Sul…

galileu
galileu
Reply to  Mário Gasparotto
12 anos atrás

ele e mais uns 4 que surgiram ao longo desta dissertação sobre o acidente.já teve de tudo hoje
tomando ppau do alemão, suicidio, irregularidades e etc…
o verdadeiro FBAEB,. festival de besteiras que assolam este blog.

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Allan excelente o melhor texto que já li pro assunto, satisfeitissimo, valeu.

Beto Soussa
Beto Soussa
12 anos atrás

Bom, para mim a coisa é simples: A coluna de direção quebrou o carro fez o movimento descrito pelo Newey e lá se foi o Senna. A coisa que me leva a desacreditar no que o Newey disse: É que sete anos antes, em 1987 o Piquet pilotando também uma Williams, na mesma curva, no mesmo mês, no treino, perdeu o controle do carro de forma distinta ao citado pelo Engenheiro. O Motivo? Pneu traseiro direito furado! Se espatifando pouquíssimos metros do ocorrido com o Senna, só não morreu porque bateu de traseira, mesmo assim foi impedido de correr.

galileu
galileu
Reply to  Beto Soussa
12 anos atrás

bem lembrado, aconteceu o mesmo com o berger e a ferrari, que acabou pegando fogo.

Roberto Andrade
Roberto Andrade
12 anos atrás

Valeu Flavinho!!!!!!!!!!!! Você demorou mas trouxe a verdade, meu amigo!!!!!!!!! Obrigado!!!!!!!!!! Viram, viúvas????????? O carro do Senna que era irregular, está PROVADO, ficam choramingando do Schumacher pra lá e pra cá, mas o irregular era o do Senna!!!!!!!!!!!!!! Direção Hidráulica!!!!!!!!!!!!!!! Mais uma vez, Flavio, Obrigado, meu irmão!!!!!!!!!!!! Schumacher sempre foi o melhor de todos os tempos, e já em 1994 tinha provado, HUMILHANDO um piloto que tinha carro com direção hidráulica, ele lá atrás, sem cometer erros, Senna rodou nos treinos de ímola, e daí que fez pole?!??!?!?!? provou que estava pressionado!!!!!!!! É como o Flavio já tinha dito antes: Senna morreu TENTANDO SUPERAR o Schumacher!!!!!!!!!!! E agora, temos a mais completa certeza, hahahaha, direção hidráulica!!!!!!!!!!!!!!!! Essa vai fazer parte das discussões quando qualquer viuvinha vier inventar histórias da bomba de gasolina, controle de largada ou controle de tração da Benetton!!!!!!!!!!!! Flavio, obrigado, me lavou a alma!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

galileu
galileu
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

mais um idiota torcedor de nazista.
ligaraM pra voce roberto, era o shummy, e disse: suck my dick and say I love you.
ora bolas, vai plantar um ovo e ve se nasce um pé de galinha.
eu era amigo do ayrton, e não admito um idiota como voce manchar a memória de alguem que não está mais aqui para se defender.
todos naquele ano se utilisaram de equipamentos irregulares, pricipalmente a beneton do teu ídolo.
publique-se.

David
David
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Aposto R$ 100 que esse ae tem 12 anos de idade.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Roberto Andrade
12 anos atrás

Caro roberto, você sabe o que é uma direção hidraulica? como funciona? como alguém pode esconder uma direção hidraulica em um carro seu estúpido? Você só tem ódio no coração e merda no cérebro deveria se resignar a sua ignorância e tentar aprender alguma coisa com quem sabe, sua besta quadrada!
Nem muito menos um sistema de asistência eletronica da mesma, não abordei o assunto antes par anão causar polêmicas tolas, mas ao ler os comentários deste quadrúpede não pude me conter e tive que abordar o assunto. O Emanuele Pirro além de estar de porre não entende picas de mecânica se realmente proferiu essa heresia mecano-hidraulica-eletrônica, demosntrou que como mecânico não teria uma tão brilhante quanto a de piloto…

Não FG, não estou desmentindo nem tentando desmoralizar ou agredir ninguém, você apenas aproveitou o gancho do Adrian Newey e “abriu ” o coração sobre um bate papo informal há vários anos, você em momento algum diz ou afirma que o fato ou fatos elencados pelo Pirro sãoi verdades, meia verdades , mentiras ou devaneios. Você simplesmente estendeu aos blogueiros que te acompanham uma abordagem diferente do acidente, aí aparece um idiota igual a esse roberto – com minusculas mesmo, não foi esquecimento – que é um pote até aqui de mágoa e degringola toda uma discussão em âmbito quase tecnico par auma briga típica de torcidas organizadas na saída dos estádios, sei que escrevo muita bobagem por aqui e não sou dono da verdade, mas acho que comentários do teor desse cara deveriam ser rifados sumariamente. não tanto pelo conteúdo, mas exatamente por falta dele………..

Rodrigo Meira / Niterói RJ
Rodrigo Meira / Niterói RJ
12 anos atrás

“a Williams teria um sistema de direção hidráulica controlada eletronicamente que era proibido naquele ano. O sistema entrou em pane, o carro perdeu o controle e Senna arrebentou a coluna de direção no braço.”

Nossa, o Senna era forte pacas, hein!?

Não estou duvidando do Pirro. Essa explicação tambem faz sentido!

galileu
galileu
Reply to  Rodrigo Meira / Niterói RJ
12 anos atrás

ouvi na época um comentário, de que o patrick head perguntou para a telemetria se o power steer estava funcionando, p.ower steer é direção hidraulica ou servo assistida.
na hora do acidente, ele o fez 2 vezes.

TOM SEM FREIO
TOM SEM FREIO
12 anos atrás

Independentemente do motivo que gerou a morte, a grande verdade é que o Senna, morreu, e esse fato infelizmente, nao temos como arrumar nem como voltar atras.

Roberto
Roberto
Reply to  TOM SEM FREIO
12 anos atrás

Sério?

MBC
MBC
12 anos atrás

“Williams teria um sistema de direção hidráulica controlada eletronicamente que era proibido naquele ano”

E ainda falam da Benetton de Schumacher, esse ano de 94 VÁRIAS equipes estavam correndo fora do regulamento, a Williams também estava com sério problema de consumo de pneu, um funcionário da Goodyear afirmou que a equipe estava fora do regulamento porque conseguiu mais jogos, o que era proibido. Trapaça entre as equipes foram várias, a própria FIA admitiu que seria impossível impedir recursos ilícitos (parte eletrônica) nos carros, por isso, já em 95 muita coisa proibida voltou a ser usada. Uma coisa não tenho dúvidas, o novato alemão estava dando sufoco no “herói” nacional, o brasileiro errou em Interlagos, largou mal em AIDA e rodou no treino em IMO. Enquanto isso, Schumacher era rápido e preciso vencendo tudo sem cometer erros, não ia ser fácil tirar 30 pontos e bater o alemão…

E aí Galvão, o Senna também corria com carro irregular, vai ficar MUDO?

Wagner Campos
Wagner Campos
Reply to  MBC
12 anos atrás

Q babaquisse… Se vc ama tanto o Schumacher, sabe explicar pq ele anda tão mal sabichão?

André
André
Reply to  MBC
12 anos atrás

Bom…não sei de onde tirou essa de pneus adicionais pra Williams, viajou legal, como mais um que tem raivinha do Ayrton. Outra, rodou no treino de Ímola, mas meteu mais uma pole em cima do alemão, como já havia feito no Brasil, onde perdeu o primeiro lugar pra um carro irregular da Benneton…e mostre aí onde é verdade factual que a Williams tinha um carro irregular!! Especulação e só teorias, enquanto o carro da Benneton era comprovadamente fora do regulamento…se informe antes de falar asneiras.

André
André
Reply to  MBC
12 anos atrás

Bom…não sei de onde tirou essa de pneus adicionais pra Williams, os pneus são homologados pela Goodyear e pela FIA, viajou legal, como mais um que tem raivinha do Ayrton. Outra, rodou no treino de Ímola, mas meteu mais uma pole em cima do alemão, como já havia feito no Brasil, onde perdeu o primeiro lugar pra um carro irregular da Benneton…e mostre aí onde é verdade factual que a Williams tinha um carro irregular!! Especulação e só teorias, enquanto o carro da Benneton era comprovadamente fora do regulamento…se informe antes de falar asneiras.

galileu
galileu
Reply to  MBC
12 anos atrás

andre, pela p.rimeira vez concordo com voce, esse mbc, está viajando até hoje, xarope, sempre falei que o senna morreu correndo contra um carro fora do regulamento.
no ano anterior ele só levou pau do alemão graças a arrogancia do sr ron denis que não fez um contrato com a ford em tempo legal, o senna usava sempre uma versão anterior e mais fraca do motor que a benneton usava, sen contar com a dupla de vigaristas schummy e briatore.
devo tger postado algo errado sobre voce aí p.ra cima. desculpe.

roberto castro
roberto castro
Reply to  MBC
12 anos atrás

Só pra lembra que em 93 Senna num levou pau do alemão não, o alemão foi quem levou pau do Senna até pq então Senna foi vice campeão ficando somente atras de prost.

abraços

Marcelo Silveira
Marcelo Silveira
12 anos atrás

Só um detalhe, na época li que a alteração que o Senna pediu não foi por que ele gostava de um volante maior. Foi porque suas luvas esbarravam na lateral do carro ao virar o volante, causando desconforto durante as manobras. E esta alteração que fizeram foi justamente para elevar a posição do volante.

galileu
galileu
Reply to  Marcelo Silveira
12 anos atrás

o adrian sempre projetou carros estreitos, e isso atrtapalhava a pilotagem do ayrtom, dai o pedido de muddança da barra.

marcos
marcos
12 anos atrás

Emerson, concordo plenamente com você, o carinha não ganhava mais nada, já não tinha aquele carro superior aos outro e companheiros de equipe escolhidos a dedo e em final de carreira. Iria correr até de graça para a Willians, estava completamente desesperado (ere só ver a expressão o choro a reclamação, toda aquela balela), não tinha braço para um carro para pilotar um carro sem parafernálias….veio o desespero e infelizmente o muro.

galileu
galileu
Reply to  marcos
12 anos atrás

outro?
voce e o emersom juntamnente com o raphael podem se dar as mãos e sairem pelados na rua gritando que são napoleão.
é cada uma que parecem tres.
como diz uma amiga. neste mundo, há um pouco de tudo e para todos e ainda sobran 2, nesse caso 3

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
12 anos atrás

Flavio Gomes;

O que o Pirro falou pra você é perfeitamente possível. E eu não vi perda de traseira da Williams, muito porque o Senna teria sobresterçado e as imagens sugerem volante para a esquerda e cabeça igualmente para o mesmo lado. E se o pneu traseiro esvaziasse por completo naquela velocidade o carro teria saído tão repentinamente que dificilmente alguém evitaria o rodopio. Ou seja, mesmo corrigindo a trajetória, acredito que ele teria rodado.

Eles sabem o que ocorreu e aqueles que sumiram com as imagens da câmera on board também. E só eles podem sanar essa dúvida.

Janus
Janus
12 anos atrás

A entrevista do Newey é bem clara. Ele não tenta se eximir da culpa (FG não diz isso aqui no blog, mas já tem gente por aí afirmando que o cara procura agora uma desculpa, o que não é o caso). Disse inclusive que está claro que houve falha de projeto, que a barra de direção nunca poderia se partir (mesmo que fosse após o acidente). Mas que não há como provar se isso causou o acidente.

E é preciso lembrar também que Newey e Patrick Head já foram inclusive condenados pelas falhas no projeto, então não há nem o que argumentar nesse sentido. O que ele coloca, é que nunca se saberá com certeza se essa falha causou, ajudou a causar, ou apenas apareceu após o acidente. Mas que ela ocorreu, é límpido e cristalino.

JORGE AUGUSTO
JORGE AUGUSTO
12 anos atrás

acho que a williams é culpada pelo fato ocorrido

JoE
JoE
12 anos atrás

Bobagem ficar especulando, a verdade é que o maior sortudo da história da F1, naquele dia teve uma má sorte do cão, e levou com um braço de suspenção bem num lugar do capacete que não podia… e é só isso mesmo.
Se repetirem a mesma batida um milhão de vezes, a chance de alguém morrer do mesmo jeito é infima.

galileu
galileu
Reply to  JoE
12 anos atrás

infeliz

Andre
Andre
12 anos atrás

Newey perdeu a oportunidade de ficar quieto.

Vide comentario de Mauricio sobre a divulgacao da telemetria do suposto pneu furado.

eduardo furlanetto
eduardo furlanetto
12 anos atrás

Façam uma curva de raio longo, e no meio dela soltem o volante de uma vez. Vcs verao que o seu carro, na velocidade em que estiver, vai ter o mesmo comportamento do carro do Senna. O cara ficou sem volante! Se era por quebra da barra ou por falha na direção hidraulica eletronica, vai ser dificil ter certeza um dia. Um pneu furado na traseira, faria o carro sair de traseira e rodar, ao menos que caisse a roda traseira direita, o que faria com que a dianteira esquerda saisse do chao… enfim… Foi problema de direção, na minha humilde opiniao…

galileu
galileu
Reply to  eduardo furlanetto
12 anos atrás

porque a reta infinita da gm em cruz alta é redonda?
se voce estiver na parte mais alta e em velocidade, voce ode soltar o volante que o carro continuará como se estivesse em uma reta.

Max - Olinda-PE
Max - Olinda-PE
12 anos atrás

Que droga você usa?
Suicídio?
Nunca houve barra de direção que o atingiu, e sim a suspensão.

Brandão
Brandão
Reply to  Max - Olinda-PE
12 anos atrás

São esse malucos que fazem parecer que todos os fãs do falecido são idiotas! É tão ridículo que chega a ser engraçado.

galileu
galileu
Reply to  Max - Olinda-PE
12 anos atrás

se o cara vender essa droga que ele usa fica milhionário, pode até andar de sotck rsrsrsrsrs

Raphael
Raphael
12 anos atrás

Pergunta simples e direta: alguém aí viu algum vídeo da batida que mostra a barra da direção pegando na cabeça do Senna? Se alguma coisa tivesse entrado na cabeça do Senna voçês acham que não apareceria? claro que apareceria. Quando o socorro retira ele do carro não há nenhuma marca de sangue na balaclava. Se uma barra de direção (ou qualquer outra coisa) tivesse atravessado o capacete e entrado na cabeça dele não seria só uma marca de sangue que apareceria na balaclava…a coisa seria bem notória…e outra, a barra furou o capacete e saiu na velocidade da luz? imperceptível aos olhos humanos? sem falar a chance, que é bem grande, dela ficar presa no capacete/cabeça…cena de filme de terror. Não vi nada disso.
Cada vez mais acho que o Senna se suicidou. Como? complicado isso, tomou um remédio antes da corrida, não sei, há muitas possibilidades. Motivo? insondável. O que mais chego a pensar, reparando um pouco na personalidade dele, é no fato de se tornar o exemplo-mor para que algo fosse feito pela segurança. Assunto esse que ele vinha brigando por melhorias com a categoria. A morte de Ratzenberger no sábado foi o estopim.

No domingo ele resolveu virar Mártir.

Brandão
Brandão
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Que asneira velho, não fala merda! Esse pessoal parece que nunca leu nem viu nada sobre o caso. Incrível!

galileu
galileu
Reply to  Raphael
12 anos atrás

meu Deus, li, mas não acredito, reli, continho não acreditando, tornei a ler, e custo a acreditar que alguem como esse raphael possa escrever tamanha asneira, o senna era cristão convicto, tinmha uma religiosidade acima de tudo, tinha muitos planos pela frente, commo o cara resolve virar martir e se suicidar, e se o plçano não desse certo e ele ficasse tetraplégico? teria fracassado o plano.
meu caro, essa voce superou o tal de emersom, voce merece o troféu comotário, comentário de´otário.
se a gente lê isso, IMAGINA O QUE O FLAVIO TEM QUE BLOQUEAR.
tenho dó de voce flavio.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Ai ai ai, depois de ler todo o post, parei aqui nesse e vo bodar…. Afee, você é 22 nato. ( doido)

Allan
Allan
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Não vou me dar ao trabalho de postar links com fotos do capacete do Senna, com o forro interno completamente vermelho e marcas no capacete… Vire-se.

Quanto a barra de direção que pegou no capacete, sem comentários. A única barra de direção “mortal” foi a que atingiu o Paletti – mas isso porque o coitado se enfiou na traseira da 126C do Arnoux, e na batida a barra “subiu” e enfiou o volante no peito do Ricardo.

Rodrigo (Tupã/SP)
Rodrigo (Tupã/SP)
Reply to  Raphael
12 anos atrás

hahahahaha………………..muito legal, ri alto aqui kakakakaka

Thiago Azevedo
Thiago Azevedo
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Cara, você se superou nessa…

André
André
Reply to  Raphael
12 anos atrás

Primeiro, não foi a barra de direção que bateu na cabeça do Ayrton, procure se informar à respeito do que ocorreu. Foi um braço da suspensão que entrou no capacete, e procure as fotos do mesmo na internet, tem várias e todas elas mostram a viseira com um furo. E amigo, suicídio???? Tu ta drogado ou coisa assim pra falar uma merda dessas???? PElo amor hauahauhauahauhaua…superou todas essa…

Flavio Gomes
Flavio Gomes
Reply to  André
12 anos atrás

Baixe o tom, rapaz. Senão vou apagar seus comentários.

galileu
galileu
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

pra quem foi isso flavio?

Brandão
Brandão
12 anos atrás

O pessoal só esquece que o Newey, junto com o Patrick Head, eram os responsáveis técnicos da Williams, e é muito fácil agora tentar tirar o corpo fora. E também esquecem que a Justiça Italiana condenou o Head por homicído culposo pela cagada feita, e ele só não foi preso porque o crima já havia prescrito. Matéria da época:

http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2007/04/13/ult4361u109.jhtm

Justiça culpa Head no “caso Senna”, mas prescreve o caso
Da Redação Em São Paulo
Após quase 13 anos da morte do piloto brasileiro Ayrton Senna, a Justiça italiana encerrou o caso jurídico que apurava quem era culpado.

Arquivo
Williams de Senna após se chocar contra muro na curva Tamburello em maio de 94
Nesta sexta-feira, a Suprema Corte italiana confirmou a sentença de maio de 2005 dada pela Corte de Apelo da cidade de Bolonha. A última instância da Itália apontou Patrick Head, então diretor técnico da Williams, como responsável pelo defeito da barra de direção que acabou por vitimar Senna, mas o britânico não recebeu pena por homicídio culposo porque o crime prescreveu.

Senna perdeu o controle de seu carro quando a barra de direção de sua Williams quebrou, jogando-o contra o muro da curva Tamburello, no autódromo de Ímola, no GP de San Marino de 1º de maio de 1994.

Head também foi considerado responsável pela modificação “mal projetada e executada” da barra que se rompeu -só não cumprirá pena porque passaram mais de 10 anos da morte do brasileiro.

Durante todo esse tempo, o caso esteve entre o tribunal, a Corte de Apelo bolonhesa e a Suprema Corte italiana. Vários integrantes da equipe Williams foram arolados na ação, entre eles estavam o dono e chefe de equipe Frank Williams e o então projetista, Adrian Newey. No final, porém, só Head terminou sem absolvição.

Head chegou a apelar junto à Suprema Corte para que fosse absolvido por inexistência de negligência ao invés de se livrar da pena por prescrição de sua responsabilidade, mas a apelação foi rejeitada.

A sentença 15050 dada nesta sexta-feira evidencia que não houve absolvição de Head e fala que “a causa do acidente foi a ruptura da barra de direção, causada pela modificação mal projetada e executada, conduzindo a um comportamento culposo e omisso de Head, já que o evento era previsível e evitável”, como o jornal italiano “La Gazzetta Dello Sport” transcreveu.

>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>

Fora isso, já em 1995 já havia a suspeita da quebra da barra de direção, tem uma matéria completa sobre isso na Revista Veja.

http://veja.abril.com.br/acervodigital/

Procurem pela edição de 03/05/1995 e tirem suas conclusões.

Janus
Janus
Reply to  Brandão
12 anos atrás

Repito: ele não está tentando tirar o corpo fora … leia a entrevista primeiro. E tire SUAS conclusões. ;)

Orlando Salomone
Orlando Salomone
12 anos atrás

Tenho minha própria teoria, e, com a permissão de todos, passo a expô-la. A Benetton de Schumacher era mais rápida, e a única forma de Ayrton manter-se na frente em uma pista rápida como Ímola, seria, a meu ver, usando o mínimo possível de asa. Lembram-se que antes de sair pela tangente, o carro bateu duas vezes com a caixa de câmbo no asfalto? Bem, creio que isso iniciou uma oscilação longitudinal que terminou por erguer demais a frente do carro, invertendo a sustentação da asa dianteira, (pela diminuição do ângulo de ataque) eliminando o atrito dos pneus dianteiros do carro, fazendo-o sair pela tangente. Os dados de telemetria confirmam que Ayrton acionou os freios. Alguém viu sair fumaça dos pneus dianteiros? Sei lá, posso estar louco.

MARCO ANTONIO
MARCO ANTONIO
Reply to  Orlando Salomone
12 anos atrás

É uma tese. Mas continuo achando que foi um conjunto de fatores:

1) diminuição da pressão dos pneus devido à voltas lentas atrás do safety car geraram uma diminuição da distância do assoalho para o asfalto;

2) o carro começa a raspar e bater excessivamente com o assoalho no chão;

3) a barra de direção fadigada se rompe ao passar pelas ondulações (costelas) existentes na curva Tamburello;

4) O carro perde totalmente a frente e sai reto da pista.

Allan
Allan
Reply to  Orlando Salomone
12 anos atrás

Há vários videos na internet mostrando que, se a frente “erguer”, é ineviável o vôo, tal qual vemos em Le Mans com Mercedes CLR e Porsche GT-1.
Um F1, mesmo “sem” asa (ou com regulagem plana), e muito baixo, dificilmente perderia tal contato a ponto de levantar o bico por mais de meio segundo. Se isso acontecer, backflipped!

André
André
Reply to  Orlando Salomone
12 anos atrás

Desculpa amigo, mas sua teoria não passa de fantasia, viajou legal. Se ele tivesse levantado o mínimo que fosse o bico do carro do solo o carro tería decolado, como faz qualquer carro de F-1nessa velocidade e situação.

Rick Lucas
Rick Lucas
12 anos atrás

É.. não adianta. Toda vez que esse assunto vem à tona aparecem centenas de experts, cheios de explicações psico-técnicas-exotéricas, que vão desde a prova indelével de um fio de cabelo alourado entre uma pastilha e um disco de freio, até conspirações extra-planetárias (hífen?) para abduzir um brasileirinho injustamente para além de nosso complexos. Cansativo isso.

Andre
Andre
Reply to  Rick Lucas
12 anos atrás

Simples, nao leia e reserve suas energias.

rubem rodriguez gonzalez
rubem rodriguez gonzalez
Reply to  Rick Lucas
12 anos atrás

Correto André, passa batido e não se dê ao trabalho nem de lêr. afinal ninguém está nem um pouco interessado na sua opinião mesmo……….sentar à mesa encher a barriga e depois dizer que a comida estava uma merda é o que você está fazendo, se a comida não lhe apetece, passa batido…..

Dyego
Dyego
12 anos atrás

Pneu furado ou papo furado?

Se furasse um pneu ali, o carro sairia completamente de traseira, pela velocidade que vinha.. Sinto muito, mas seu cabelo, Newey, caiu pq vc sempre foi careca, e com o passar do tempo a tendencia era essa careca ficar cada dia mais lisinha, e igual a sua cara.. santa paciencia..
Vc pode ser o Rei dos projetos vitoriosos, mas essa declaraçao eu mesmo nao engulo!
é evidente que o carro sai RETO, e qto a isso nao tem pra onde correr..
Nao é objetivo de ninguem aqui culpar A, B ou C, mas é estranho o video nao mostrar aqueles “segundos” antes da pancada no muro.. alem dos boatos q surgiram durante as investigacoes.. etc etc etc..
Bom.. a Verdade mesmo provavelmente ninguem nunca saiberá, a nao ser q alguem um dia de um de Jean-Marie Balestre, q antes de morrer soltou algumas coisas q fez de errado da F1 (o caso Prost). enfim.. fim de papo!

konnyaro
konnyaro
12 anos atrás

Foi erro de projeto na hora de tentar arrumar a direção para o gosto do Senna.
Agora, ficar com a direção boba na mão é realmente assustador, você se sente totalmente impotente e fica a mercê da sorte ou da falta dela. Falo isso por experiência própria, pois tive uma D-10 da primeira geração em 1979 e simplesmente escapou a barra de direção em duas ocasiões diferentes pelo simples fato de rodar sempre por estradas de terra esburacadas, por sorte sempre acabei indo para o meio do capinzal que beirava a estrada. Levava para a concessionária, mas falavam que era problema comum do modelo para quem trafega em estradas mal conservadas e era para sempre prestar atenção no terminal da barra . Bons tempos aqueles em que não existia recall e a culpa era sempre do motorista… Se fosse hoje iria arrancar uma grana preta da GM.

galileu
galileu
Reply to  konnyaro
12 anos atrás

trabalhei nessa época em concessionaria da linha GM, e nunca ouvi falar disso.