VERSÃO OFICIAL
SÃO PAULO (registrada) – Ontem falamos aqui do adiamento da primeira etapa do novo Brasileiro de Marcas. Pois os promotores, os mesmos da Stock, enviaram release hoje para informar que a data da prova inicial agora será utilizada para testes coletivos e apresentação dos carros. Será no dia 29 de maio em Curitiba, com a abertura da temporada remarcada para Tarumã em 19 de junho.
Os carros, como já informado, terão os mesmos motores e chassis, vestidos com carrocerias do Astra, do Focus e do Honda Civic. Confesso que não sei se as carrocerias serão de chapa, dos carros originais, ou de fibra, como na Stock. Se alguém souber, agradeço.
O adiamento se deu por atraso na entrega dos motores, de acordo com o press-release, por conta de mudanças nos procedimentos alfandegários da Argentina, de onde eles vêm. Até agora não se sabe exatamente quem vai correr nesse campeonato.
Os chassis são fabricados a partir do monobloco original, tendo modificações na dianteira para acomodar a suspensão e o motor. Inclusive foram trazidos carros prontos da TC 2000 que servirão de gabarito para a construção dos carros daqui. Creio que os Astra serão usados aqui pois na argentina esses carros ja foram substituídos, e devem ter sido largados em algum canto.
Não tem como comparar com a stock, pois cada carro carrega o design próprio, inclusive com a aerodinâmica do mesmo carro de rua, salvo as modificações de spoiler dianteiro.
Os motores serão padronizados, ou seja, o Berta irá faze-los todos iguais. Não vejo isso com maus olhos, pois é uma forma de nivelar e baratear a categoria, coisa que em qualquer categoria do mundo, é o primeiro passo quando se cria um regulamento onde existem marcas diferentes.
Estou torcendo que de certo, pois sou um fã da TC 2000, uma pena o brasileiro de marcas ter ficado na mão da Vicar, pois a mesma panelinha que vemos na stock irá continuar.
Parece que o regulamento é o mesmo da Argentina, inclusive os motores.
Esses dias vi na tv paga o ‘campeonato gaucho de marcas’.. que bacana… corsa, uno, palio, Ka capotado… um espetáculo… corrida boa de ver…
Passa um VT desses pra esse pessoal das gaiolas maqueadas ver como é ..
galera, outra picaretagem para passar no EE picado entre alguma transmissão de ping pong ou chute no joão sorrisão…pqp!!!
carros originais (monoblocos), kits para a suspensão e motores iguais… também um kit aerodinâmico p/ equalizar.
Flavinho
Este campeonato nao pode ser denominado BRASILEIRO DE MARCAS, PQ como vc escreveu ai,,em cima ,,” Os carros, como já informado, terão os mesmos motores e chassis, vestidos com carrocerias ” ,,,,,. Não podemos Enganar o publico leigo,,,que ama o automobilismo.. ,abs ,
a tc 2000 utiliza monobloco, cada marca tem seu motor limitado em 2000 cilindradas, os 4 cantos da suspensão são iguais, livre acho que só mola e amortecedor, nada de subchassis, gaiola e outras invencionices.
quando vamos aprender com los ermanos a fazer carros de corrida?
antes tinhámos carros melhores fabricados aqui mesmo, hoje todo esperto acha que pode tomar dinheiros dos pilotos e patrocinadores, inventando essas aberrações que cjhamamos de carro de competição
Amigos, essa estória de que TC2000 usa monobloco é lenda, o carro é um protótipo. O carro é aberto, é colocada uma GAIOLA dentro SIM, e depois fechado. O modelo é um Protótipo tubular que utiliza algumas partes da CARROCERIA original. Ou seja, é uma categoria Silhouette mais caprichada que a Estoque ou TRV6…O engraçado que essa lenda começou aqui no Brasil, pois na Argentina as pessoas sabem ha muito que a TC2000 é silhouette.(muito bem feitos)
Quando falaram que a Vicar ia promover esse campeonato, já era de esperar que corrida de verdade não iria ser.
Quero ver quando uma das marcas começar a perder terreno (sem poder reagir) e pular fora no fim do campeonato…
Acho que é a mesma receita da TC 2000 Argentina, com motores Berta. Até 2009 cada um usava o motor da própria marca. Mudaram em 2010…
Tentando me informar… Seria o Campeonato Brasileiro de Marcas mais uma “Formula Bolha Vicar” da vida ? se for isso. para mim è muito lamentavel. nem perderei meu tempo me informando sobre resultado quanto mais assistir na TV ou ao vivo em Interlagos.. Saudades de Stock (sim ainda cmava Stock Car e nao Estoque Bolha como hoje, esta ai um dos grandes motivos que nem me intersso mais pela atual “Estoque”) com Opalao e Brasileiro de marcas tinha Escort ,Voyage, eu era crianca, mas se nao estou enganado, ate Fiat Oggi acho que teve. Pelo menos eram carros “reais” de montadoras e nao chassis tubulares com bolha em cima . Alias a quem interssa mais uma categoria de Formula Bolha ? ao filho do Giaffone ? .
Bem pobre pelo incio, digo pelas marcas. Na Argentina, as marcas sao as seguintes; Chevrolet, Fiat, Ford, Honda, Pegeout, Renault,Toyota. Isso se nao estiver esquecendoalguma. Porque aqui nao e faz o mesmo ?
porque essa insistencia em motor unico chassi unico e só aprarencia do carro, acho ridiculo..
Ridículo ou é de marcas ou não é!
Não sei como essas fabricantes envolvem seus nomes (e dinheiro) nessas furadas… Campeonato de marcas, mas com motor único. Parece piada..
Se o press-release diz “mesmo chassis”, então (ao menos deveria) diz(er) respeito a uma estrutura tipo tubular + bolha de fibra (e de minha parte perde-se o interesse). Mas se (falaram aí, e é como eu também tinha notícia) é “sub-chassis”(ou “agregado”) é uma estrutura com o trem de força (motor/câmbio/suspensão dianteira) padronizada a ser instalada nos monoblocos (variados então) das respectivas marcas. Aí é “menos mau”.
Que piada isso, só maquiagem pra diferenciar carros, nada a ver com os anos 80, da estabilidade do passat, do gol/voyage nervozinhos ou do valentes escort’s. Chassis de fabricas, motores de fabrica preparados.
Também hoje em dia, alguém se arriscaria a isso com esses carros BR’s atuais.
Se terão o mesmo chassis e motor, então deveria se chamar “brasileiro de marca”, ou então, “brasileiro de monomarca”.
Será que o agente alfandegário da categoria é o mesmo que tentou liberar os amortecedores da Hispania no início da temporada de F1 ????
deve ser alguém que ama o automobilismo e não quer + uma fómula picareta por aqui.
Qual a diferença disso para a stock? Conceitualmente falando.
Sinceramente falando? Tudo!
Os monoblocos serão exatamente os mesmos dos carros de rua. Tirados da linha de produção.
Creio que não.
São sim, o que muda é o subchassi dianteiro e, naturalmente, os motores padronizados. Mas o monobloco é de um carro original sim.
szeráque teremos algo parecido com a TC 2000 argentina?
se for, demorou.
Sejam lá quem serão os Popós e os Kakas (socorro Prof. Pasquale…), que saudades do Brasileiro de Marcas com carros e Pilotos de verdade.
29 de maio?
E quem vai ver Estoque com as 500 Milhas em pleno andamento?