DAS BATATA

MUNIQUE (em casa) – Nos tempos das viagens da F-1, eu vinha para a Alemanha umas cinco vezes por ano. Eu e a turma toda, para corridas em Nürburgring, Hockenheim, Spa, Budapeste, Zeltweg, qualquer coisa era pretexto para vir para cá, porque aqui é legal. Nenhum de nós, exceto o Baiano, que mora até hoje em Heidelberg, falava alguma coisa em alemão além do básico Bier, Bratwurst e, no caso dos mais letrados, Karttofensalat.

De modo que foi assim que surgiu um de nossos bordões favoritos, o “Das-qualquer-coisa”.

Em alemão, ao menos é o que me disseram um dia, e nunca me preocupei muito em apurar a veracidade dos fatos, há três artigos: Das, Die e Der. Um seria feminino, outro masculino e outro boiola. Não sei bem qual é qual. Daí que depois da primeira cerveja, passávamos a chamar tudo de Das-alguma-coisa, acrescentando “en” ao final de qualquer palavra para demonstrar nossa familiaridade com o idioma tedesco.

É com enorme ternura que lembro desses tempos, não tão distantes assim, mas pertencentes a uma outra vida, talvez. O Reginaldo era o que mais se divertia quando pedíamos Das Conten no restaurante, ou quando reclamávamos das Das Multen que a polícia lavrava em nossos carros irregularmente estacionados no calçadão às margens do Neckar, ou quando solicitávamos Das Telefonen ao pessoal da sala de imprensa. Regi gargalhava de sair lágrima do olho, ainda mais quando a garçonete chegava e alguém dizia Das Puten, e assim era.

Bem, ando meio sumido durante este breve giro pelo reino da Prússia, afinal é uma viagem despretensiosa do ponto de vista turístico e ando meio de saco cheio dessa mania global de dividir, “compartilhar”, tudo, qualquer merda, pelas ditas mídias sociais. Neguinho assa uma maminha em casa, vai para o feicebúqui; excursiona até Praia Grande, pinga vídeo no iutube; janta um miojo, registra no tuíter.

Menos, pessoas, menos. Sejamos relevantes.

E é só pela relevância que venho cá, nesta madrugada fria da Bavária, para relatar o episódio ocorrido há algumas horas no Olympiahalle durante o intervalo da apresentação do épico roqueiro, quando o mais velho sacou de um punhado de moedas para comprar um cone de batatas fritas e quando voltou contou, gargalhando como o Reginaldo, que pediu à moça do caixa Das Batata, e ela não entendeu nada, e então ele sorriu para ela com os olhinhos vivazes e mandou um “Ein Pomme Frite” com o melhor sotaque bávaro que foi capaz de produzir, e a moça deve ter sorrido de volta e lhe entregou as batatas fritas.

Eu não tinha contado para ele que no século passado também costumava falar Das Batata, ou Bataten, na versão barroca, e meus olhos ficaram cheios quando ele contou a pequena travessura linguística, e é ótimo que tais marejamentos ocorram em locais escuros como ginásios em noites de shows musicais porque ninguém vê, nem eles.  O mais novo, atento a detalhes, costuma perceber essas coisas. Por isso fiquei atrás dele durante toda a apresentação do épico roqueiro, procurando disfarçar o significado que tinham para mim aquelas duas horas e meia no Parque Olímpico que há 39 anos, de alguma forma, decidiu pela TV o rumo que minha vida deveria tomar. Eu tinha 7 anos, idade em que se tomam decisões importantes sobre o futuro.

Futuro.

Em verdade vos digo que faço esta pequena viagem por saber perfeitamente que talvez seja a última chance da minha vida de me fazer ouvir por duas cabecinhas ainda curiosas e atentas ao que o pai diz. O pai que fala sem parar e para tudo tem uma explicação, é muita informação, pai, não dá para guardar tudo, reclama um, e o outro só ri. Qual a idade deles?, pergunta o segurança na porta do ginásio, e eu digo 10 e 11, e na verdade deveria dizer 11 e 12, mas me corrijo e digo 12 e 13 para evitar problemas, confuso até o último centímetro quadrado da testa enorme que o mais velho diz ser uma tela de cinema, porque queria que fossem, as idades, 6 e 7, não mais, mas já são quase 12 e 13, e em verdade  vos digo, depois dos 13 eles não vão mais me ouvir com tanta paciência e curiosidade. Não, não vão.

Esta é a última viagem com minhas crianças, em pouco tempo o pouco que sei e posso contar será menos do que eles querem ouvir, e só eu vou achar que ainda são crianças.

Crianças não deveriam crescer, é o que sempre penso quando vejo os dois dormindo. Mas se não crescerem, como serão capazes de dizer Das Batata?

Podem crescer, meninos.

Subscribe
Notify of
guest

189 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
morpet
morpet
12 anos atrás

Cara, parabéns. Não existe nada melhor do que nossos filhos. Nada!

Mateus Fregonassi
Mateus Fregonassi
12 anos atrás

Fantástico texto, Flávio. Eu não sou pai, mas sou filho. E mesmo não ouvindo como fazia na idade de seus pequenos, vou te confessar algo:

Por mais contraditório que pareça, já que somos nós, os filhos, que paramos de escutar, sempre dá aquela vontade, principalmente nos dias mais complicados que chegam com a responsabilidade, de voltar a ser apenas aquele garoto a escutar as histórias do pai herói.

Hoje os meus pais voltaram para a cidade em que moram depois de me visitar aqui na capital paulista. E por mais que já façam mais de sete anos que eu tenha deixado a casa deles pra me descobrir nesse mundão, sempre dá vontade de ser tratado como filho.

Vou guardar esse texto para ler quando os meus futuros filhos tiverem a idade dos seus.

Obrigado por esse presente do futuro.

Silvana Castro
Silvana Castro
12 anos atrás

Flavio seus filhos são muito petutis e quem sabe virá uma nova fase onde os gominhos contarão muitas histórias e aventuras pro gominho pai!!!

lelo
lelo
12 anos atrás

Boa!!!

Don Victor
Don Victor
12 anos atrás

Parabens mesmo FG…. este tipo de texto te consagra cada dia mais os seus relatos!!

marcelo
marcelo
12 anos atrás

Sensacional, parabens Flavio, a minha filha tem 5 anos e tenho a mesma impressão sobre como será quando ela crescer, retratado o sentimento de todo pai babão do mundo!!!!

Martim
Martim
12 anos atrás

Belíssimo texto, Flávio. Parabéns! Me lembrou o livro de crônicas de João Ubaldo Ribeiro “Um brasileiro em Berlin” publicado em meados dos anos 90. Aqui no link vai uma palinha. abs

http://www.releituras.com/joaoubaldo_chegada.asp

rolemberg
rolemberg
12 anos atrás

DAS PUTEN QUE PARIEN!!!!!!

DAS SHOW DE BOLEN!!!

Ricardo Andrighetto
12 anos atrás

Flavinho..muito bom texto…ainda não sei qual a emoção de ser pai…mas quando o for…lembrarei desse texto !!!

Marcelo de Queiroz
12 anos atrás

Bela viagem! Belo texto!
Parabens FG!

J. Alves
J. Alves
12 anos atrás

Gostei, trouxe boas memórias do meu mês aprendendo alemão em Munique, aos 16 anos… (aliás, quer imitar alemão tem de fazer o L que nem de gaúcho pra ficar mais autêntico, hehe) Quase me afoquei atravessando a piscina olímpica do parque aí onde foram, nadando cachorrinho (não sabia nadar mas tentei, trouxa que era), e me diverti patinando no rinque olímpico… Bem legal, é tudo aberto (pago, mas qualquer pessoa pode ir), noites de semana e tudo. Estávamos nadando lá dentro, e do lado de fora, janeirão brabo bem abaixo de zero. Boas memórias, espero um dia ter uma cria ou duas como as suas pra ir lá e fazer o mesmo com eles e dizer: aí, “papai veio aqui no século passado quando era moleque”. :-)

Marcog
12 anos atrás

Hehehe… o cara tá ficando velho. Rabugento e nostálgico…

De quem era o show ?

Tauan Ambrosio
Tauan Ambrosio
12 anos atrás

Do caralho! gosto de dar uma lida no blog pelo etxto escrito de uma maneira coloquial e clássica. Sim, porque os palavrões também são clássicos, e expressam melhor do que quaisquer palavras um sentimento! Estive em Berlin no início deste ano e também fiquei louco no país das DAS BATATA. São muitas DAS HISTORIEN: palcos dos principais eventos do século passado. Um parque de diversões para um estudante de jornalismo e maluco por história, como o que vos escreve. DAS BIER e DAS PUTEN também deixam qualquer um louco. Não vejo a hora de voltar aí! Até por que também passei por uma experiência de pai e filho. Estava tentando ir a um jogo do time local, o Hertha, mas a coisa tava difícil. No meio do caminho, um alemãozão de uns 50 anos e seu pequeno filho me ajudaram a chegar no estádio. Ao final, quando o cara olhou pro meu cachecol, ele falou : “Foi onde o Garrincha jogou, certo?”. Fiquei maluco, e só me lembrei do meu pai me levando aos jogos do Botafogo… coisa que fazemos juntos até hoje. Não tive dúvidas em dar de presente ao pequeno garotinho o meu cachecol e registrar o momento (texto escrito rápido e sem revisão porque estou no trabalho rsrs)

Camila Cunha
Camila Cunha
12 anos atrás

Ahh esse vai ficar pra história,divino,divino.

Fernando Luiz Lopes
Fernando Luiz Lopes
12 anos atrás

Flavio, olha so a coincidencia (desculpa o portugues, mas estou em um teclado alemao)

ha muito tempo acompanho seu blog e certa vez li algo relacionado a Dachau.

Pois bem, dia 14 de junho comecei um mochilao com um amigo de longa data.

Hoje chegamo em Munique pela manha e de cara estranhamos o frio, na italia estava muito quente.

Fui direto a Dachau e agora a exatamente minutos atras, estava eu comendo e lembrando do seu post sobre Dachau e de tudo que vi la.

Resolvi entrar na internet e mostrar para o meu amigo e quando acesso seu blog, vc esta comentando sobre Munique…

Que cidade, cara. Em apenas um dia ja deu pra sentir isso.

Aproveite bem seu passeio com seus filhos.

Um abraco!!

hugo
hugo
12 anos atrás

Porque homem tem que chorar escondido? Hein?
A gente é bobo, né…

Alemão
Alemão
12 anos atrás

Flávio, excelente texto com humor e emoção. Parabéns!

julyanna von panpuglia
julyanna von panpuglia
12 anos atrás

chorei no escritório rodeada por das alemaens que nao entendem minha forma de trabalhar! texto lindo e especial, como o pai e os filhos, por quem fiquei encantada! beijo enorme nos 3

Mauricio
Mauricio
12 anos atrás

Que felicidade a sua amigo.
Boa viagem.

Dav
Dav
12 anos atrás

Parabens Flavio Gomes

Felipe Montenegro
Felipe Montenegro
12 anos atrás

Boa noite Flávio,

este é o meu primeiro contato com seu blog,
e pelo visto sempre que visitar esse endereço encontrarei
excelentes textos, tão expressivos e bem escritos como
o “Das Batata”, portanto receba meus PARABÉNS.

Ademais, gostaria de saber como vc alcançou as pistas
virando piloto e dublê, pois cultivo o sonho de ser piloto
um dia, mas não vejo caminhos para chegar a tanto. Por favor,
me forneça dicas de quais caminhos percorrer para alcançar
esse sonho, onde começar, como começar! tenho ctz que tais
dicas servirão de norte para muitos de nós, seguidores de
seu blog.

Abraços.

Bruno CG
Bruno CG
12 anos atrás

Parabéns Flávio!

Ricardo.
Ricardo.
12 anos atrás

lindo texto Flavio parabens,me fez lembrar saudoso dos tempos que meu pai falava e eu com meus olhinos e ouvidos atentos absorvia tudo admirado com o saber infinito daquele cara que estava ao meu lado.

Cristiano Azevedo
Cristiano Azevedo
12 anos atrás

Olha, vou confessar, ler um texto desse ouvindo “Primeiro de Julho” e “Relicário” (por Cássia Eller) é um teste para os durões. Segurei do jeito que deu para não perder a pose.

Alberto
Alberto
12 anos atrás

Este maravilhoso texto fez-me recuar muitos anos, muitos mesmo, quando eu tinha essa idade. A idade que o meu filho tem agora, 12 anos.
Porra que esse texto, não me fez uma lágrima no olho, fez-me lágrimas.
Há vários anos que quase que diáriamente aqui venho espreitar as novidades e também matar saudades desse pais em que vivi no final da decada de 70.
As suas prosas surpreendem sempre, mas por vezes lança umas bombas destas.
Isto é poesia, quase.

Luca
Luca
12 anos atrás

….eze texte merréce um comemorrassaum………….

Parrabenz

jugger
jugger
12 anos atrás

Porra, voce me fez chorar!!!

Mário César Cruz Pereira
Mário César Cruz Pereira
12 anos atrás

puta merda que coisa linda

jão
jão
12 anos atrás

Ô coisas ricas de PAI,sô!

Ritter
Ritter
12 anos atrás

A senhora Gomov deve ser uma parada, pois esses moleques são tão bonitos que a feiura do DNA paterno não os enfeiou.

galileu
galileu
Reply to  Ritter
12 anos atrás

Esse é aquele caso em que a naturesa é sábia: pé de jaca, (flavio diga-se de passagem), produz morangos.(gominhos)

JOSE RENATO
JOSE RENATO
12 anos atrás

Ri demais…..

Francisco Nogueira
Francisco Nogueira
12 anos atrás

Putz Flávio, lindo o texto. Vc é um puta tuiteiro chato, mas estes seus textos do blog são demais. Parabéns pelo texto e pelos meninos!

Fernando Linhares
Fernando Linhares
12 anos atrás

Eu adorei a Alemanha Flavio. Os Alemães são muito gentis e falavam bitten ou please pra tudo. Era muto divertido. O texto é muito simpático e com o perdão da sua eventual putidão, mandei para o meu feicibuqui para quem não conhece o seu blog, passar a conhecer.

Abc.

Leonardo Cortez
Leonardo Cortez
12 anos atrás

Porra, Flávio!

Vc me fez chorar em plana quarta à tarde….
Eu falo a mesma coisa pros meus: “podem crescer, meninos…”, e penso: “mas não tão rápido, por favor…”

abração

oliveira
oliveira
12 anos atrás

Parabéns para vc e muita sorte para eles.

Maurício A.
Maurício A.
12 anos atrás

Der é masculino, Die é femenino e Das é neutro. Só que muitas palavras que em português são femininas, em alemão é masulina ou neutro e vice-versa. Por isso não estranhe se um “Der qualquer coisa” for uma palavra que em português é femenino e vice-versa. Aproveitem a viagem!

Heron Hugo Heinz
Heron Hugo Heinz
12 anos atrás

Das gutt!!! Muito bom Gomes, parabéns!

Alexandre - BH
Alexandre - BH
12 anos atrás

A sociedade vive um tipo de vida babaca e doente, sem saber o que quer com isso. Eu pergunto: Pra quê ralar e competir tanto se no final não houver por quem marejar os olhos?

Marcelo Eduardo Gomes
Marcelo Eduardo Gomes
12 anos atrás

Flavio, que texto !!!! Escrevo em meio à lagrimas, infelizmente não tive e não tenho um bom relacionamento com o meu Pai, (coisas da vida, este é um outro capitulo ….).

Mas agradeço ao meu pai todos os dias, porque tenho certeza que ele fez o melhor por mim, não acredito que um pai possa fazer mau para um filho !!!!

Hoje sou Pai, tenho o Giovani (8 anos) e a Mariana (3 anos) é o meu patrimônio, são a minha riqueza, aconteça o que acontecer serão os meus filhos pelo resto da vida, não existe ex-filho (a).

Todo Pai tem um amor incondicional pelos Filhos (gostam, porque gostam ! ), os filhos quando pequenos tem um amor condicional pelos Pais (gostam, porque precisam !) …. com o passar dos anos os filhos crescem e o sonho de TODO O PAI é que os filhos tenham um amor incondicional, (gostem, porque gostem !), sem dependência, sem obrigação de gostar !!!

Nunca pare de falar…. você pode até ter achar que eles não escutam …. mas escutam !!!!

Abração !!!!

Marcelo Eduardo Gomes

Felipe
Felipe
12 anos atrás

Muito bom seus textos Flávio.

Parabéns.

Gröess
Gröess
12 anos atrás

Show, incrível! Parabéns!

Marcus
Marcus
12 anos atrás

Putz, se cada vez que você ficar em silência vier um texto como este… Simplesmente lindo!

Marcos Júnior Micheletti
Marcos Júnior Micheletti
12 anos atrás

Linda crônica, Flavio! Mais uma!
Tenho um “pequeno” de 13 anos que outro dia me pediu conselhos para conquistar uma menina da escola… O tempo passou rapidinho, como passa rapidinho… Precisamos aproveitar cada minuto, cada segundo que olhamos para eles…

Luiz Cora
Luiz Cora
12 anos atrás

Meu, que texto! Sei nao, mas acho que vc escreve tao bem sobre seus filhos e essas experiencias com eles que acho que vc deveria fazer um livro com essas colunas. Eu pelo menos compraria umas quatro unidades facil! Porque ninguem escreve tao bem sobre essa relacao pai-filhos como vc. E mais, tenho 23 anos e sonho em ter filhos. Tive um pai otimo, nao tenho uma virgula pra falar sobre ele e ele eh meu exemplo. Um dia quero criar meus filhos como meu pai me criou e quero mostrar a vida pra eles como vc mostra pro seus filhos.
Parabens Flavio! Que texto!

Daniel
Daniel
12 anos atrás

Boa brow , nem tudo que voce escreve eu concordo principalmente quanto ao Schumy , mais essa foi demais parabens !!!!
Voce me fez escrever pela primeira vez .
Valeu isso sim deve ser difudido .
VALEU LINDO !!!!!

Marcos Neves
Marcos Neves
12 anos atrás

Ok, Flávio. Conseguiu me arrancar uma lágrima nessa manhã fria de Curitiba. Obrigado.

Hyrata Abe, de Goiânia
Hyrata Abe, de Goiânia
12 anos atrás

Ah! Cê só precisa para de fumar para dar exemplo prus muleque! Que feio fumar! Pára com isso!

Hyrata Abe, de Goiânia
Hyrata Abe, de Goiânia
12 anos atrás

Cara, cê mexeu com os marmanjões com o texto aqui hoje, heim!

O que eu tô pensando aqui é meio contra-mão. Tô pensando que cê deve ter casado com a mulher que cê quis, porque, com texto desse, cê pegaria qualquer uma, né não? Daí fica bom ser pai, né não? Com uma mulher interessante do lado.

Era isso. Belo texto. Já chorei com outros seus, com esse não. Não terei filhos, por isso o tema não me comove.
E viva o Santos, campeão da Libertadores!

Alexandre Abril
Alexandre Abril
12 anos atrás

Como é bom ter grana pra viajar mundo afora com os filhos!!! Leva-los para todos os cantos, poder compartilhar com eles as coisas boas da vida..pena que é pra poucos…

Luis Nunez
Luis Nunez
Reply to  Alexandre Abril
12 anos atrás

Alexandre, não importa se voce viaja pelo mundo, ou vai até a pracinha do bairro em uma tarde de domingo ensolarada. O importante é ir e fazer acompanhado de seus filhos, seus amigos, seus parentes. O tempo passa rápido e amanhã podemos nos arrepender de não ter dado valor as pequenas coisas, ou de não ter aproveitado como devíamos.

Ricardo Nigro
Ricardo Nigro
12 anos atrás

Eles crescem, mas bem que podiam nascer com um botãozinho pra poder desligar de vez em quando…..ou de vez em sempre….Lindo texto e emocionante!