QUE DUREZA
SÃO PAULO (danou-se) – A Pirelli anunciou hoje que vai levar para Silverstone pneus macios e duros. Isso ferra a Ferrari. Domingo, Massa já dizia em comunicado oficial (por isso, encomendado) que se na Inglaterra a escolha recaísse sobre os duros, a equipe italiana teria muitas dificuldades.
Terá, pois.
Abaixo, uma simpática tabelinha fornecida pelos pirellianos que indica os pneus usados até agora em 2011. Fiz com os mais sofisticados recursos de programas gráficos disponíveis. Com o detalhe: aquela história de ter sempre um “degrau” de dureza entre os compostos escolhidos não valeu para os GPs de Mônaco e do Canadá, nem da Europa; e não vai valer também para Alemanha e Hungria.
– AUSTRÁLIA: supermacios/macios/médios/duros
– MALÁSIA: supermacios/macios/médios/duros
– CHINA: supermacios/macios/médios/duros
– TURQUIA: supermacios/macios/médios/duros
– ESPANHA: supermacios/macios/médios/duros
– MÔNACO: supermacios/macios/médios/duros
– CANADÁ: supermacios/macios/médios/duros
– EUROPA: supermacios/macios/médios/duros
– INGLATERRA: supermacios/macios/médios/duros
– ALEMANHA: supermacios/macios/médios/duros
– HUNGRIA: supermacios/macios/médios/duros
continuo achando que deveria ser como no, passado, um jogo de pneus, furou, troca-se ap.enas aquele furado e pronto.
isso de hoje em dia não acrescenta nada para os nossos pneus de rua.
em tempo:
deveriam ser identicos aos nossos pneus de rua, com ranhuras e assim não teriam que trocar em caso de chuva.
os caras não são pilotos? que se virem, se adaptem oras.
hoje om cara apenhas aperta botões e vira volante, o carro faz praticamente tudo.
não demora e o cara fica em um simulador dentro dos boxes e pilota o carro por controle remoto na pista. video game gigante
“Fiz com os mais sofisticados recursos de programas gráficos disponíveis”
Eu ia te pedir o nome desses programas gráficos, mas quando vi a qualidade da tabelinha tive que me conformar: Com certeza meu computador não suporta rodar programas tão avançados.
Só roda em supercomputadores de bancos e usinas nucleares.
Poderia ser pior… “Médios” e “Duros”, pra gente ver o Felipe Massa disputando posição com Kovaleinen, Trulli, Glock e cia. (enquanto o Alonso disputa a 5a posição com Rosberg), e o Galvão dizendo que é tudo culpa da Ferrari.
Obrigado pela informação, Luca di Montezemolo.
Taí, as equipes deveriam poder escolher o pneu com vão correr. Se obrigando a duas opções, como diz a regra. A escolha pela Pirelli é um elemento artificial na disputa. Tem piloto ou chassi que não se entende com determinado tipo de pneu. Pronto. Por causa disto, o cara é um braço duro ou o engenheiro é um incompetrente? Com outro tipo de pneu o conjunto se entende e manda bem. Como tem piloto ou chassi que digere qualquer coisa. Pronto, legal! Mas isto na realidade está acontecendo em apenas uma equipe, que tem um projeto a prova de tudo…
Essa escolha externa está inviabilizando o discurso de que a dificuldade é a mesma para todos. Do ponto de vista do esporte (construtores e pilotos), isto não é verdade, por que cada carro vai se comporta melhor ou pior, em função de escolhas externas às equipes. Elas que assumam suas escolhas em função de suas proprias condições. Aí sim a dificuldade será a mesma. Haverá mais simetria de forças e igualdade de condições na disputa.
O “mais caro” dessa propsta será compensado na pista com mais disputa e menos desculpas!!
Não sei se adiantaria muito… Todo mundo ia usar só o pneu macio (e talvez, supermacio pra classificação). Não precisava nem fabricar mais os outros. Só mudaria pra quem está apanhando dos duros (entre as top, só Ferrari, principalmente o Massa).
E acho pra competitividade seria pior… os resultados iriam variar menos, o Vettel provavelmente teria ganhado todas as corridas até aqui.
Acho que podiam é tentar o contrário, tirar esse pneu macio em alguma corrida pra ver o que dá (supermacios e médios, supermacios e duros).
Mas já tão dando um jeito na competitividade, colocando um “lastro” nas Red Bull (regra dos motores). Vai ser legal agora o Vettel tendo que lutar pela pole, e o Webber pra chegar no Q3.
Qual o critério para definir os compostos de pneus para cada pista? A escolha fica a cargo somente da Pirelli ou é definida em conjunto com as equipes?
FG..Boas tardes,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,é pelo visto o Amassa Barro não vai ser culpado…ele tá eufurico com esse anuncio da fabrica…assim..ele pode procurar uma outra desculpa…quem sabe..será o fettchine alfredo que irão fazer no motor home da SF..e ele vai ter uma dor de morroida..antes da prova………esse PULA PIRATA…não se cabe de tanta cara de pau…….um mané..sentado no mesmo carro que o EL FODON..e não explica pq o espano é mais rapido……saudades do PUPO MORENO……..
Italianos e italianos. Negócios a parte.