COM CAPOTA
SÃO PAULO (veremos) – A FIA não faz essas coisas por acaso. Divulgou hoje um vídeo, coisa raríssima, com um estudo sobre o uso de uma proteção para o cockpit de monopostos. Uma carlinga, como dos aviões. Foram testados dois materiais. Aquele usado em caças resistiu bem a um pneu a mais de 200 km/h. O vídeo é bem impressionante.
Vale lembrar que tais estudos começaram a ser feitos em 2009, depois do acidente de Massa em Budapeste e da morte de Henry Surtees na F-2, atingido por um pneu.
As vozes contrárias alegam que uma “capota” dificulta a remoção de um piloto em casos de acidente. OK. Mas pensando assim, ninguém deveria correr de carros de Turismo, por exemplo. Que têm capota e portas. Os protótipos de Le Mans são bons exemplos de carros com cockpit coberto. A Audi, por exemplo, cobriu seus pilotos pela primeira vez nas 24 Horas. E dois deles sobreviveram a acidentes impressionantes.
E vocês? Gostam da ideia de carros de F-1 com carlinga? Aliás, se tiverem um nome melhor que carlinga, que é feio pacas, podem sugerir.
chama de bolha, como nas motos…
se dependesse de alguns aqui, os carros ainda teriam motor dianteiro e rodas do ford bigode…
Bá, eu acho a palavra carlinga muito bonita. Linga até.
100% apoiado. Os benefícios superam em muito os riscos.
FG,
Normalmente chamam a tal carlinga de canopi. (não sei aonde fica acentuação desta palavra).
TÁ! TÁ! É SÓ INSTALAR UM VENTILADOR NO PAINEL. TIPO AQUELES DE TAXI 1950.
QUANTO AO NOME: QUE TAL BOLHA PLEXICOGRÁFICA? HAHAHAHA!! NOME IMPONENTE QUE NÃO QUER DIZER NADA.
Que tal um nome simples e de fácil comprensão para todos, tipo…. PARABRISA.
Use Canopi. O mesmo nome que é usado na aviação.
Sou a favor da carlinga para a proteção dos pilotos. O problema maior, que deverá ser confrontado com a opção pela carlinga é com a chuva!!
Usariam limpadores de parabrisas, aquelas coisas da idade da pedra lascada? Feio pacas !!!!
Pense num calor da mulesta quando for em Dubai.
Esse vídeo assusta mais que aquele da carinha que rola por aí…
Pela segurança considero a idéia válida, bem com as rodas carenadas. Não é por estes dois elementos que a F1 deixará de ser F1… em 1954 a Mercedes punha para correr em alguns circuitos versões carenadas do W196 e não havia nada de mais.
Aliás, poderiam considerar algumas das soluções técnicas do Red Bull X2010, aquele protótipo desenhado por Adrian Newey para a Sony.
Apóio a idéia. Mas no Brasil, país de “tradicionalistas”, creio que serão contra.
Ok, Ok… Vão colocar ar-condicionado? (ou seria arcondicionado?)
veja o meu comentário silvio
Acho que é bom notar que se existe a possibilidade de um pneu ser impactado contra a cabeça do piloto, também é necessário rever a segurança dos que assistem e trabalham próximos.
Mas na minha opiniao, acho que o problema pode ser mexido na outra ponta, ou seja na velocidade. De quebra isso ainda favoreceria a competição tornando as retas mais longas (menor velocidade> mais tempo> mais reta).
É um esporte de risco, é inerente à velocidade. Quer, quer, se não quer , negô, que vá jogar xadrez, bedminton, e tranqueiras do genero.
A idéia do canopy é interessante, em princípio. Será necessário, claro, estudar-se melhor todos os aspectos, tais como a refrigeração do interior, embaçamento em caso de chuva, resgate em caso de acidente, etc, etc. Mas a idéia não me parece ruim, não. Estamos cansados de saber que desenvolvimento de segurança em qualquer atividade que envolva velocidade, também se aprende com erro e acerto.
poucos sabem, mas teve ploto de stock casr que corria com ar condicionado.
opçao que pode ser utilizada pelos pilotos da f1 e evitariam o embaçamenmto do canopy, carlinga ou seja como venha a se chamar.
apoio inteiramente a solução, hà muito, já vinha discutindo isso com um amigo, o emersom sempre bate nessa tecla tambem
essa bolha deverá se fechda pela parte traseira e se abrir para a frente do veiculo, e até aí nada demais para resgatar o piloto
Pela forma e função pode-se chamar de canopy.
Vai ficar feio pra caramba.
Prezado FG.
É uma boa idéia, tudo em prol da segurança,vjamos vc já deu uma panca nervosa?….
Primeiro, com a evolução da tecnologia preservamos vidas,assim sendo, um pequeno exemplo:
VC faz uso de capacete?….
Muito bem eu sou motociclista, gosto de passear coma mto em estradas.
Primeiro relato:
Viajando pela Rodovia Raposp Tavares, perto de Tatuí-SP, campo de teste da Ford do Brasil, caminhão no sentido contrário arremessa uma pedra na direção da minha moto e acerta o capacete na região frontal, em razão da velocidade e do impacto e tamanho da pedra, fui beijar o asfalto e passar por uma cerca.Sem o capacete teria minha cabeça esmagada.
Portanto capacete salva vidas.
Segundo Relato
Carro em estrada. Veículo Passat, anos 80, trajeto retorno de São Carlos-SP, Rodovia dos Bandeirantes, 1(um) aro da roda esquerda de um caminhão Mercedes-Benz que teve pneu furado, sai da roda e viaja para o outra pista, entrando pelo parabrisa dianteiro na altura do retrovissor do teto.Com o impacto fez um rasgo e levantou o teto do carro em torno de uns noventa centimetros.Carro periciado. conclusão dos Expert’s, caso o condutor do veículo não estivesse acoplado ao sinto de segurança, teria sua cabeça decepada.
Portanto sinto de segurança salva vidas.
Na prova de 24 horas de Le-mans existem uma centena de relatos de acidentes causados, que Pilotos atingidos por pedaços de outros carros, ou mesmo objetos lançados por espectadores, causaram acidentes fatais.
Na última prova, uma grande marca AUDI, com veículos projetados com tais carlingas, parabrisa, tiveram acidentes e impactos violentos, seus pilotos em razão da tecnologia e da celula de sobrevivência mais a carlinga foram poupados.
Portanto a inteligência do Homem atrelado ä teconoliga, serve para poupar vidas,as competições continuam e carros acelerando.
Por fim , é só lembrar que no início da F-1, os pilotos usavam toucas de couro na cabeça, e depois, o advento do capacete, sem viseira, com óculos protetor e por fim com meia viseira, e capacete fechado. É só lembrar o azar de Ayrton Senna, de ter o capacete perfurado na região fraca entre a viseira e proteçao de borracha, ou mesmo o acidente de F.Massa.
Vamos fazer o bom uso das teconologias.
cinto muito pelos seus acidentes
Canopi é mais legal
Poderia ser adotado amanhã. Além de mais seguros os carros ficariam mais bonitos. Afinal de contas aquela estória de “é preciso ter culhão” pra andar num desses dá a entender que tudo bem retomarmos as ‘cadeiras elétricas’ dos anos 50 e 60. Para as viúvas mais saudosas, creio que um desses teria salvado a vida do Senna e de vários outros pilotos, não teria?
Queremos pilotos corajosos, mas vivos e inteiros, não é isso?
O único detalhe seria a semelhança com os carros protótipos, o que na minha opinião seria uma qualidade agregada à F1, e não uma desvantagem. As corridas de protótipos tem muito menos espaço do que creio que mereçam.
Qual a graça de ver um esporte que e de alto risco, não ter acidentes? nenhuma, pois o que queremos e ver porradas nos guard rails, nas paredes, e carros estilhaçando, e claro mas com muita segurança, kkkkkkkkkkkkkkkk ninguem manda eles escolherem esportes malucos, automobilismo sem acidentes e como pegar uma gostosa e ficar so no quase.
prefiro mujito mais ver corridas, disputas entre pilotos, ver acidentes, que gosto macabro,vai assis tir derby de demolição
Sou a favor, embora pense que a coisa vá complicar nas corridas com chuva.
Vai sobrar menos espaço pro piloto mostrar o dedo médio pro outro, caso tome uma fechada!
Em algumas categorias da motonáutica mundial de competição os pilotos estão protegidos pela cápsula de sobrevivência que tem como função, em caso da lancha virar, não permitir que a água invada o cockpit..
acho uma ótima solução, mas como tudo tem seus prós e contras…
nos exemplos dos acidentes acima muita coisa poderia ser evitada… o acidente do Massa e se na época do Senna isto fosse utilizado seria bem provável que o mesmo ainda estaria aqui entre nós… como o “se” não existe em corridas, a verdade é que o estudo é válido e alguma coisa precisa ser feita.
abraço
Eu tenho um nome melhor: “teto”……………sem solar.
Tá ficando amolante a coisa. Pentelha por “segurança” e mídia. Carlinga em monopostos? Se for colocar a lista de esportes onde a Mídia adora veicular acidentes, não teríamos mais Motocross, Moto Velocidade, Hipismo Rural, Autódromos com curvas e nem jogos de inverno. Só ver que o Futebol no Brasil mata muito mais que os Esportes Radicais. Trabalhar em prol da segurança e integridade é uma coisa. Ter Equipes Médicas para atender é outra. Um dia conto uma história aqui, onde ajudei a fazer traqueostomia, e o cara tá de bem com a vida. Enche o saco, fica indigesto ler sites e notícias de jornalistas que nunca nunca pisaram numa pista, seja ela de asfalto ou terra. Flavio, tenho um amigo, que num tombo besta de moto, está sem movimento nas pernas, travou. Sabia do risco. E vamos conseguir fazer ele andar novamente. É isso.
Eu até já tinha pensado sobre isso. Acho que o argumento de que dificulta a retirada do piloto de dentro do cockpit é válido, mas acho que pode ser contornado.
Só que tem que ser como parabrisa de carro, ou seja, algo resisitente mas que, quando quebra, se espatifa em mil pedacinhos. Porque imagine se aquele troço quebra e vira uma lâmina cortante.
Enfim, acho que com os devidos cuidados e aperfeiçoamentos, a idéia é boa.
Escotilha?
Canopy!
Sou a favor da idéia.
Brainstorming:
* Prós
– Segurança
– Possível melhoria aerodinâmica
– Mais um espaço para publicidade
* Contras
– Estufa de calor em certas corridas
– Possível problema de visibilidade com embaçamento interno/sujeira externa
– Mais um espaço para publicidade
Empate técnico, mas o fator segurança vira o jogo se salvar a vida de alguém.
Lamentável a qualidade dos coments.
Se preocupando em defender qual o melhor substantivo ou adjetivo para definir a capota sob testes. Ocupam-se do detalhe esquecendo do principal.
Perda de tempo e mais um prego no caixão da F1, essa idéia escrota.
Pessoas! : senta na lacraia quem tem culhões, grana, talento e alguma dose (alta) de sorte, e estão todos cientes de que num porrão pra valer, a chance de escapar inteiro é remota. Com capota ou sem ela. Kubica é exemplo dos dois extremos; Canada a 2 anos e esse último no começo do ano. Num saiu inteiro quando todos imaginavam o pior – e foi horrível de se ver e o outro, num carro fechado, em minha opinião acabou para o esporte de ponta. Uma pena pois um grande bota. Acontece.
Nelson tinha razão ao afirmar que o povo quer ver porrada e sangue na pista.
A tecnologia embarcada é fabulosa e tem salvado vidas. Quando acontece um acidente inusitado (Massa por exemplo) a FIA rapidinho deu ultimato aos fabricantes e melhoraram os capacetes.
Isso é mais um evento politicamente correto… blarrrghhhhh….
Ninguém pensou que o piloto tem que respirar? Nessas bolhas nota-se que estão completamente fixados. Não se leva em consideração (pois inexiste) um mecanismo para abrir POR FORA A TRAQUITANA E QUE, DEPENDENDO DO TIPO DE CHOQUE, IRÁ DESTRAVAR E ABRIR A CARLINGA. Testes estáticos como esses apontam apenas a direção e não oferecem solução. Muito asfalto será percorrido até encontrar-se uma solução, se é que tem.
Novos dutos terão que ser imaginados para circulação de ar e por aí vai.
Isso só vai funcionar quando os F1 VOAREM no novo circuito do hammester (adorei a crônica) Terra/Lua… Like stars wars…
Até lá, já acelerei o sedan branco e vou jogar truco com o Veloz HP e, quando a gente enjoar do baralho, vamos meter o pau nos comunistas (se é que ainda vai ter algum…)
No dia que a FIA descobrir que, se os pilotos NÃO correrem, o risco de morrem em um acidente automobilístico é zero… o que será que acontece?
Eles irão utilizar o sistema de controle remoto tal qual o Hamilton usou numa exibição da Mclaren com um Smartphone…
Eu acho uma boa. E, se for bem desenhada, os carros vão ficar até mais bonitos e talvez aerodinâmicos, além de seguros.
O nome da capota pouco importa, pode ser “bolha”, simplesmente.
Quanto à dificuldade para retirar o piloto rapidamente, basta adaptar, como já existe nos aviões caça, os ejetores explosivos. Podem ser acionados por dentro e por fora, jogam a “bolha” para cima, ou simplesmente a desconectam do carro, e liberam o cockpit…
Flavio, os caçadores (pilotos que voam caça), chama essa capota de Canopy.
Não FIA, NÃO!
capota, mesmo.
Firmar pé no conceito de “monoposto aberto” só se justifica do ponto de vista do tradicionalismo.
Com certeza a bolha (ou capota) representaria uma evolução muito grande e até óbvia na segurança dos monopostos. Daí é só cobrir as rodas … e a Audi não perde prá ninguém. lol
Sensacional. Acho a idéia ótima.
Sabe que esta proteção seria ótimo , pois alem de melhorar a segurança , melhora tambem
a aerodinâmica , tudo na formula 1 evoluiu, só esta parte do carro que não, sou a favor!!!!!
O nome certo dessa tampa nos caças (pelo que eu sei) é canopí
Contra, apesar de ser mais seguro,e aí temos que dizer que a proposta da FIA tem embasamento, tiraria e muito a característica de uma carro de fórmula.
O nome em português, ao menos o que foi consagrado desde a segunda guerra mundial, pelos pilotos da “Senta a Pua” é Canopi.
Mas que fica feio fica. Se bem que já tivemos fórmula um com aerofólio dianteiro que mais parecia um carro esporte. Daí vão pensar que uma situação perigosa são as rodas expostas, que estão sujeitas a acidentes quando esbarram em outro veículo.
Peraí: isto são os protótipos. Alguém já viu um sem carenagem? É tão somente um fórmula disfarçado. Deixa assim.
Abrs.
Nós plastimodelistas bem “da antiga”, chamávamos de carlinga.
Nós plastimodelistas, hoje, chamamos de “canopy”. O que dá, rigorosamente, no mesmo.
Abs
RodrigoBM
http://ipmspoa.com
nooosa, é sensacional, o cara vai se cagar todo mas vai sobreviver…
Os aviadores e entusiastas da aviação parecem ter adaptado “canopy” para “canopi”. É assim que tenho lido.
Tomara que acabe a F1, tá um saco !!! Agora carlinga , depois cobertura nas rodas…. mas já não existe a esporte protótipos ? Conversa pra boi dormir !!!