ITÁLICAS (1)
SÃO PAULO (atrasado!) – Em Monza, 83% da volta é com o pé embaixo. Nos últimos dez anos, o pole venceu sete vezes. O que isso significa? Significa que como é uma pista fácil, nela basta acelerar, normalmente quem sai na pole é porque tem o carro mais rápido em termos absolutos. E, por isso, é favorito. No caso mônzico, termos absolutos quer dizer velocidade em reta, mesmo. Não é necessária nenhuma sofisticação aerodinâmica, nenhum acerto especial. Na pista italiana, tem de enfiar o pé e pronto.
Assim, os carros com motores Mercedes vão se dar bem neste fim de semana. Hamilton foi o mais rápido hoje, 1min23s865 pela manhã. Vettel, de tarde, foi o mais veloz mas seu tempo foi pior: 1min24s010. A temperatura aumentou, fez um calor dos diabos, e o asfalto estava muito quente depois do almoço.
Monza é pau puro. Nem os pneus fazem tanta diferença. No ano passado, ainda de Bridgestone, a estratégia-padrão foi de apenas uma parada. Acho que vai ter um monte de gente saindo para apenas dois pit stops domingo.
Vão fazendo suas apostas aí que volto de tarde.
Flavio, o Monza é uma lenda! Eleito por três anos consecutivos o carro do ano pelas principais revistas especializadas do Brasil (85/86/87) era vendido com fila de espera de sete meses na versão 2.0 de 1988. Primeiro carro lançado mundialmente em nosso país era a síntese de beleza, conforto, potência e robustez. Um carro completo que, já naquela época, possuia vidros e travas elétricas nas quatro portas, direção hidráulica incomparável e com regulagem de altura da coluna, ar condicionado, mala elétrica, sistema de segurança nas portas e vidros traseiros, luzes individuais no interior e salão com temporizador, encosto de braço no banco traseiro, luz e faróis de neblina, um grande porta malas, radio toca-fitas Bosch Rio de Janeiro com auto-reverse e antena elétrica e, sob o capô, 110 HP em um motor de 2000 cc. Foi tirado de linha porque o seu custo-benefício atrapalhava o sucesso do Vectra. Um “muscle car” brasileiro dos anos 80. A década do rock brasileiro, do melhor automobilismo, a década do Monza.
Eu tenho um Monza 1988 Classic SE, uma Honda 750F, um RayBan “piloto” e um Citizen Aqualand 1985.
“Love ain’t no stranger”
Abraço.
esse monza sr era MUITO bonito, aliás todos da familia monza dessa época eram carros bonitos, esceto os sucessores chamados de tubarão, feios e ineficientes.
Esse GP será um dos melhores GPS deste ano,por causa dos grandes carros competindo…
nao vi ninguem comentando ainda…só eu achei que o Bruno fez um grande trabalho no segundo treino?
Sim, só você achou.
esse André como comentarista é um bom maitre….
Ilustrar o post com uma foto do carro–chefe da GM nos anos 80 foi genial. rsrsrsrsrs
Já tive um de 86, mas levaram sem comprar.
Não acredito que a asa móvel faça alguma diferença importante para qualquer equipe, com a exceção de uma: a Mclaren.
Não que eu saiba picas de aerodinâmica. O que vou falar aqui é na base do achismo.
1 – Todas as equipes estão usando o mínimo de asa traseira possível. É só ver a asa usada nos treinos em Monza e comparar com qualquer outra usada em outra etapa no mundial.
2 – A única que parece usar uma asa diferenciada é a Mclaren: um pouco mais “fechada” que os concorrentes.
3 – O melhor tempo do dia é do Hamilton.
4 – A Mclaren aparenta estar AINDA escondendo todas as fichas para amanhã.
De sorte que arrisco o seguinte para amanhã no Treino Classificatório (mas que porra de, no Brasil, ficar chamando de ‘Qualify’):
1 – Hamilton (abaixo de 1’22”);
2 – Vettel (tirando 100% do carro);
3 – Button;
4 – Alonso (tirando 100% do carro);
5 – Webber;
6 – Massa;
7 – Perez (andou muito hoje);
8 – Rosberg;
9 – Koba-mito-san;
10 – M.Schumacher;
E tenho dito!
pelo visto não é só de aerodinamica que voce não manja nada.
era\ MELHOR NÃO TER DITO.
automobilismo na essencia, pau puro e danem-se os incomodados.
Senna, nos pontos, na frente de Petrov!!! Galvão alucinado!!! Eu já sabia!!!
Massa vai dar um passeio no El Fodon…
Rubinho em 16º, na frente das Hispania, Lotus verde e Virgin.
O Maldonado chega na frente dele, em 15º!
Lá na frente nada muda…
Schumacher vai ganhar essa corrida.
Vettel de ponta a ponta. Pé embaixo é com ele.
Quando ví a foto, achei que era mais uma apuração.
belo s/r! de um tipo raro de encontrar hoje em dia…
Minhas aposta é a seguinte: será a primeira vitória de Schumacher desde seu retorno, depois de uma pole daquelas de destruir corações!!!!!!!!!!!!!!!!!! Vai Schumi!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Comenta aí, Marcelo, estou louco pra ler sua análise!!!!!!!!!!!!!!!!!
Esse Roberto… sei não. Não sei se é mais “fã” do Schumacher ou do Marcelo.
bichona.
pole de destruir corações, ui ui. ninguém aguenta, ninguém merece
igor,,o cara é o chato que dá no saco do schumacher.
Monza é uma pista de verdade… daquelas que a corrida começa e acaba mais rapido do que a gente gostaria.
Prova para 1 hora e 20 minutos de duração (se não for menos).
Segue o jogo… que todos vençam e o Idiota do Alonso nem largue.
Imperador
Acho que Schumacher vem com aquela vontade de SPA, se o carro corresponder…estranho é que, as Mercedes em reta muitas vezes parece uma Hispania, nem o motor Mercedes resolve, no Canadá Schumacher no fim da corrida não teve como segurar Button com o mesmo motor, Nico em SPA aconteceu a mesma coisa, novamente Button chegou, passou e xau…é aquela coisa, se não tem uma boa aerodinâmica em reta, tudo se complica…nos anos 80 era só colocar motor forte que carro se transformava, hoje, isso não resolve o problema, também tem que ter uma boa aerodinâmica no retão.
Mas com o braço do nosso REI tudo vai se resolver!!!!!!!!!!!!!!!
tava demorando…
pachecada alemã a vista
Acho que o DRS vai fazer uma baita diferença neste GP, viu Gomes. Acho que vai ser tal de passa e repassa… quem estiver em segundo na última volta, a menos de 1 segundo, leva a budega. O que acha?