ENCHE O TANQUE
SÃO PAULO (sem complicações) – Um posto numa Autobahn da DDR em 1986. Só coisa linda abastecendo. E vou contar uma coisa para vocês, analfabetos em dois tempos. Mesmo os últimos modelos de Trabant, Barkas e Wartburg, além das motos, feitos na Alemanha Oriental não tinham Lubrimat, que mistura o óleo na gasolina — como os DKWs brasileiros a partir de 1965. É que como a maioria dos veículos que rodavam no país tinha motor dois tempos, o felizardo proprietário já colocava gasolina misturada com óleo direto da bomba, na proporção certinha. Vendia assim. Sonho de consumo. E na fila o pessoal ficava conversando, falando de futebol, mulheres e música.
Quem mandou a foto foi meu amigo Rogério Gonçalves, que faz pesquisa sobre o uso de óleo de girassol em aeronaves.
Caro Flávio Gomes, segue o link de um vídeo de um posto Minol, da extinta DDR:
http://www.youtube.com/watch?v=wIIX08gDqto
Linda foto, ainda mais com todos estes “2takt” esperando para abastecer. Minha MZ 250 RSJ ficou com saudades de casa!!!
Detalhe: na França, nos anos 50, também existiam estas bombas de combustível com óleo 2 tempos já misturados (Melange), e serviam principalmente para as Velosolex e Motobecane.
Aproveitando a paisagem da DDR, dê uma olhada no link abaixo, do site Jalopnik, que às vezes acerta a mão:
http://www.jalopnik.com.br/conteudo/ferro-velho-um-museu-de-carros-russos-a-ceu-aberto
Não brinca não, pois já estamos testando uso de oleo de girassol e similares em aeronaves aqui no Brasil.
Vai ver falavam de futebol, mulheres e música porque a Stazzi não deixava o pessoal reclamar da fila e da vida comunista miserável que levavam.
Jura?
São Paulo?
Os carros nem o local consigo identificar, mas a buraqueira no asfalto.. só pode ser..
Pista dupla, mas toda remendada.
No Uruguai até hoje existem dessas bombas ativas e funcionando!
Estive lá recentemente e fiz essa foto em Colônia del Sacramento, no posto de gasolina que fica bem pertinho do porto onde se pega a balsa para Buenos Aires.
http://img84.imageshack.us/img84/2893/1002108a.jpg
1h da manhã e me deu vontade de comer carneiro na parrilla acompanhado de um tannat de boa cepa. Que droga!
Viajei também, caro FG.
E esqueci de dizer: Motoland não era o título das seções do saudoso Leandro Veloz-HP naquelas blogaiadas iniciais ?
IIhh, como dizem os japas…
E quem tinha carro com motor a quatro tempos, como fazia?
Calma amigo, não eram apenas veículos 2 tempos que haviam na extinta DDR. A Sachsenring ( que produzia os Trabant) também produziu motores 4 tempos para outros modelos, e como você sabe a Lada (URSS) sempre teve motores 4 tempos. Assim, nestes postos haviam bombas de gasolina e gasolina + óleo 2T.
Autobahn, autobahn nao era, né… Tá mais pra uma Pedro Taques!
Hey Gomes, sou aqui da região de Porto Alegre e quando estava num ônibus sexta me deparei com uma concessionária “DKW-VEMAG”. Pensei que fosse só uma homenagem, mas para minha surpresa haviam Belcar’s novinhos dentro! Você já deve ter ouvido falar nela, não é?
coloridos.
bem simpáticos os carrinhos,e coloriados.