VAI, LUSA, SER FELIZ*

No exato momento em que escrevo, há uma pequena bandeira pendurada na janela. Ela está lá faz alguns dias, tomando sol e chuva, ao vento. Faz frio, um frio incomum nesta época do ano.

Olho a pequena bandeira e lembro de mim, e de alguns outros, tomando sol, chuva e vento em tantas tardes e noites naquelas arquibancadas que, a esta hora, devem estar desertas e silenciosas como quase sempre.

Minha história recente, nossa história recente, tem sido assim. Ao sol, na chuva, ao vento, em arquibancadas quase sempre desertas e silenciosas. Nossas doses semanais de vida: pequenas alegrias, grandes decepções, enormes e inabaláveis esperanças.

Esse jogo de bola nos dá tudo isso, mas é preciso sentir a arquibancada fria ou o sol na cara para compreender o quanto ele nos confronta com tudo aquilo que a vida lá fora oferece. Exultar com a vitória, aceitar a derrota. Entender que tudo é passageiro e efêmero. Só o jogo de bola faz isso.

Naquelas arquibancadas, somos todos iguais. Disso não há dúvida. Somos todos idênticos nas breves alegrias e nas tristezas duradouras. Nesse jogo de bola é assim: alegria dura pouco, tristeza parece que não acaba nunca.

Mas sempre há uma esperança, a esperança no próximo jogo de bola, e um dia a gente percebe que tudo valeu a pena, cada noite na arquibancada deserta, cada tarde solitária nos degraus silenciosos olhando para a grama verde, aquele palco onde nem tudo acontece como a gente gostaria.

E um dia acontece tudo como a gente queria. Vale a pena a espera, ô se vale. Que seja uma única vez na vida, é o bastante. E foi assim neste ano, desde o primeiro jogo do campeonato de jogo de bola, o primeiro gol, o primeiro abraço no desconhecido ao seu lado.

Não lembrarei nunca dos resultados, são muitos e a memória, ultimamente, anda recusando tanta informação. Mas lembrarei de cada abraço no desconhecido ao meu lado, de cada lágrima que tentei esconder, de cada par de olhos vermelhos meio envergonhados, de cada sorriso trocado, de cada quilômetro de estrada rumo ao estádio distante, de cada minuto num aeroporto qualquer voltando de outro estádio distante, de cada sacolejar no ônibus que nos levou a um destino que é só nosso, e só a nós cabe a busca.

Lembrarei para sempre do momento em que gritamos, todos juntos, que somos campeões.

***

* Escrevi esse texto numa noite qualquer da semana passada, para ser lido na rádio. Acho que será, mais tarde. E hoje, perdoem os blogueiros, a cabeça não está nos carros, nem nas corridas. Volto amanhã, com a taça.

Subscribe
Notify of
guest

69 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Muller
Muller
12 anos atrás

E dá-lhe Náutico! De volta à primeirona também!

Felipe
Felipe
12 anos atrás

Flavio, parabéns pelo texto me fez emocionar..
As lágrimas pelo prazer de TORCER pela Portuguesa, é um absurdo é uma paixão quem não tem comparação…
Existe uma frase e tenho certeza que você tem conhecimento da mesma, está na parede da sede da torcida organizada da Portuguesa Leões da Fabulosa.

Um time é só vindo de títulos e alegrias, você realmente vai saber que existe paixão pelas cores do seu time, quando brotar lágrimas dos seus olhos ao falar do time do coração.
Ocorreu isso comigo agora, Parabens pelo seu trabalho..
Um abraço!

Ricardo Soeiro
Ricardo Soeiro
12 anos atrás

Texto lindo, descreve exatamente o que o futebol representa pra mim. Mas sou Vasco,
Parabéns pelo título e pelo texto

Daniel Zanella
12 anos atrás

Olá, Flávio. Sou seu leitor há tempos, tempos… E tenho um jornal de literatura chamado Relevo. Você deixaria eu republicar este texto na edição de dezembro, com todos os créditos? O jornal é todo em P&B e eu e a minha mulher tocamos ele.
Seria uma honra contar com esta sua crônica da Lusa.

Abraços

Daniel Zanella
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Obrigado, Flavio.
Depois que o jornal sair, entro em contato pra gente enviar os exemplares.

Um grande abraço
Daniel Zanella

Julio Santini
Julio Santini
12 anos atrás

Parabéns.
Agora é caprichar no projeto “Anti Degola 2012”.

Ubaldir Jr.
Ubaldir Jr.
12 anos atrás

Parabéns à torcida da Lusa. Só quem é torcedor de “time pequeno” é que sabe o valor de uma conquista dessas. A Lusa é campeã nacional, e isso é o que vale.
Abraços de um torcedor do Atlético Goianiense, um verdadeiro “gaulês” no meio desse monte de “romano” que tem na série A. A Lusa é mais um Asterix pra se juntar à gente. rs

Rogerio A
Rogerio A
12 anos atrás

Flavio, nós apaixonados torcedores da Lusa que por tantas vezes sofremos nas arquibancadas do Caninde tomando chuva,passando e nervoso mereciamos ser ser campeões. E graças a Deus o titulo veio. Como voce escreveu “Lembrarei para sempre do momento em que gritamos, todos juntos, que somos campeões”. Da-lhe LUSA

Rogerio Antonio
Rogerio Antonio
12 anos atrás

Flavio, nós apaixonados torcedores da Lusa que tanto sofremos naquelas arquibancadas do Canindé passando frio, tomando chuva e muitas vezes passando nervoso , merecíamos esse titulo. Graças a Deus ele veio e como voce disse “Lembrarei para sempre do momento em que gritamos, todos juntos, que somos campeões”. DA-LHE LUSA!

celso carvalho
celso carvalho
12 anos atrás

grande flavio, quantas vezes eu pegava o bús em são paulo para ir vêr a lusa, e ele parava
em campinas para vc entrar. valeu ontem foi lindo. da-lhe lusa campeã.

Jackspeed
Jackspeed
12 anos atrás

rapaz show da lusa!!e que golaço!! em 1996 eu torci feito louco pela lusa mesmo não sendo meu time do coração, mas como não gostar da lusa?parabens para os campeões lusa e Flávio!!

Silvio Rodrigues
Silvio Rodrigues
12 anos atrás

Que tal disputar a Libertadores em 2013?

Eduardo
Eduardo
12 anos atrás

Tava na hora de ser campeã. Tava na hora de reunir nossa gente, essa “grande família”, como cantava nosso primeiro hino. Foi lindo ver todas aquelas gerações de torcedores. Casais de idosos, famílias inteiras, crianças… Todos comungando um amor, muitas vezes não correspondido, por esse clube que é tão parte das nossas vidas. Aquelas camisas listradas, a cruz de avis, as memórias da infância… Ver o Canindé cheio assim, com a torcida em festa e um time realmente espetacular, valeu tantos anos de sofrimento e noites geladas sem alegria. Vai ser feliz, sim, Lusa!!!!!!!

Wagner Galvão
12 anos atrás

Flavião, sou são paulino, mas estive em alguns jogos da Lusa.
Contra a Ponte e contra São Caetano.
Avistei você, mas não te abracei.. rs.

Parabéns Lusa!
Vai Lusa, vai ser feliz!
Vai Flávio, me desbloqueia do twitter! rs.

Fernando Miranda
Fernando Miranda
12 anos atrás

Parabéns cara por ser sensacional!!!
Que bom poder escrever Flavio, pois nessa quarta-feira minha voz rubro verde não existe.
Certa vez eu li um livro que contava a história de um tal pianista genial do qual eu era fã, lá pela metade do livro descobri que esse cara torcia para o mesmo time que o meu, aí foi demais. No ano de 2007, mais uma vez peguei o jornal para ler a coluna do meu jornalista esportivo favorito, era um dia especial pois esse cara ía falar sobre o meu time campeão paulista da série A2 e dessa vez não precisei de tantas páginas para descobrir que aquele cara, de tantas outras colunas que eu lia sem falhar, torcia para o mesmo time que o meu, aí foi demais e eu chorei alí mesmo em cima do texto que dizia tudo o que eu sentia como torcedor da Portuguesa. Hoje, mais uma vez, me emocionei ao ler o texto desse cara que sabe, como ninguém, o que é ser LUSA.
Eu tenho orgulho de torcer para o mesmo time que João Carlos Martins e Flávio Gomes

Vitor
12 anos atrás

Lindo texto
Linda PORTUGUESA
Linda LUSAAAAAAAAA!!!

Alvaro Ferreira
Alvaro Ferreira
12 anos atrás

Parabéns à Lusa!!!!!

De um carioca botafoguense renitente…

Armenio Ferreira
Armenio Ferreira
12 anos atrás

Flavio

Estou as lagrimas com o seu texto que exemplifica bem demais o que e torcer para este time. Ontem estive no Caninde e foi como se a minha infância/adolescência retornacem naquelas arquibancadas, uma sensação de alegria invadindo a alma por ver que nossos jogadores finalmente entenderam o quanto aquilo e importante para nos e jogando com vontade e amor nos finalmente gritamos “LUSA CAMPEA” Valeu Flavio!!!

Carlos Tavares
Carlos Tavares
12 anos atrás

Sou torcedor do Clube Atlético Paranaense. Esse ano de 2011 está sendo sofrido para o Furacão. Mas, seguimos esperançosos, com essa mesma esperança citada no texto.

Lembro demais de 1996. O Furacão voltou pra série A após o título de 95, e fez grande campanha com Paulo Rink, Oséas e Ricardo Pinto – este último fora de combate após a batalha nas Laranjeiras, e o time não manteve o nível. A Portuguesa estava muito bem, e nesse mesmo campeonato foi à final contra o Grêmio. Torci bastante pela Lusa, mas não deu. Já a minha simpatia gratuita, a Lusa ganhou.

Por isso, também fiquei feliz com o título e o regresso. Espero que o meu Furacão faça companhia em 2012.

Parabéns, Lusa.

Cassio
Cassio
12 anos atrás

Flavinho, parabéns pela Lusa, vocês fizeram por merecer, pena que o meu Tigrão não conseguio subir também (Inclusive você veio para cá para ver o jogo Lusa contra agente, espero que tenha sido bem recebido, visse que aqui a paixão pelo Tigre é grande também, o maior orgulho do Sul de SC se chama Criciúma Esporte Clube) espero que no ano quem o Tigre siga os passos da BarceLusa. Parabéns novamente pela Lusa e parabéns pelo seu grande trabalho na ESPN… Ah, o Flavinho da uma moralzinha lá pro Tigrão, agente merece…

Gabriel Lusitano
Gabriel Lusitano
12 anos atrás

Flavio Gomes!!!
Que belo texto :)
Esse ano dei muitos abraços em você!

“Haja o que houver. Passe o que passar. Aonde for jogar, lá eu vou estar com você, Lusa!”

pabloREM
pabloREM
12 anos atrás

Parabéns para a Portuguesa pelo título. Agora esperarei que o meu time (JEC – Joinville Esporte Clube) faça o mesmo na Série C.

Elvis Massa
12 anos atrás

Se eu não fosse corinthiano roxo eu virava torcedor da Lusa por causa desse cara. Como sempre digo, torço apenas para dois times: pro Corinthians ganhar, e pro Palmeiras perder. Mas a Lusa tá ganhando minha admiração. E sempre teve a minha simpatia.

JOCA
JOCA
12 anos atrás

Foi bonita a festa pá, fiquei contente…

Celso
Celso
12 anos atrás

Acredito que a Lusa é um pouco de todos , mais ainda nesta hora.
Fico feliz pelo título, mas não sou torcedor nem tenho camisa , nem bandeira.
Acho mesmo que a Lusa é o time de vocês e o segundo time de muitos.
Parabéns.

Ricardo Pucci
Ricardo Pucci
12 anos atrás

Muito emocionante o texto.
reflete muito bem o sentimento de um verdadeiro torcedor, independentemente do time.
Parabéns Lusa e parabéns Flavio.

Apesar de não torcer para a Lusa, é sempre bom ver times tradicionais e com verdadeira torcida em seu merecido lugar no Brasileirão.
E que esses times de empresários e itnerantes desçam cada vez mais.

Abraços

Ricardo Burgos
Ricardo Burgos
12 anos atrás

Flávio,
Lindo demais!
Esse ano, essa conquista, além da importância implícita dos fatos, significaram e muito para a nossa PORTUGUESA.
Talvez uma palavra para bem resumir tudo seja Resgate. E me explico, pois serviu-nos para resgatar a nossa honra, o nosso auto-respeito, o gosto pela vitória e a ciência do quanto somos fortes se juntos estivermos.
Digo isso, pois desde que nasci acompanho esse nosso amor e estava acostumado a viajar para todos os jogos, pois residia em Campinas e ontem mesmo, na Taberna lotada lembrei de uma fato inusitado…..neste ano, no Paulistão, estava presente com o meu avô no jogo contra o Bragantino para pouco mais de 500 torcedores, sob um dilúvio e um terrível 0x0.
Pós jogo, estavávamos apenas nós 2 no “nosso” restaurante e sonhando com dias melhores…..exatamente como o que ontem vivemos!
Abraços de um admirador de seu trabalho e de um companheiro das arquibancadas frias, cheias ou vazias, em que a PORTUGUESA estiver!
Ricardo Burgos.

Carlos Alexandre
Carlos Alexandre
12 anos atrás

Olá Flávio! A nossa vitória ontem foi inesquecível. Infelizmente, moro no interior e fica muito difícil ir ao Canindé acompanhar os jogos, como ia, anos atrás com meu velho pai. A nossa vitória de ontem me deu enorme saudades dele, que já partiu. Gostaria que ele estivesse presente e visto a Lusa ser campeã da Série B ao meu lado.

Flavio Francisco
Flavio Francisco
12 anos atrás

Lindo texto!
E a minha Macaca está patinando bem na reta final…

Alexandre Reis
Alexandre Reis
12 anos atrás

Gomes, sou torcedor do Mengão.

Mas gostaria de lhe dar os parabéns pela Lusa e pelo belissimo texto.

O texto expões exatamente o que todo verdadeiro torcedor sente.

Abs

Vitor Luiz
Vitor Luiz
12 anos atrás

Caro Flávio….por estas manifestações de amor é que a vida vale a pena…Parabéns…..abraços

Carlos Alberto
Carlos Alberto
12 anos atrás

Sou Corinthiano mas fiquei muito contente com a Vitoria da Portuguesa (acho estranho chamar de Lusa). Legal ver um time tão tradicional vencendo. Gostaria de ver também o Juventus, o Moleque Travesso, o Guarani, a Ponte Preta. Sou desta época de ver meu Timão sofrendo para vencer estes adversários, mas era muito bom. Parabéns Flavio pelo título e Parabéns a todos os Torcedores da Portuguesa de Desportos (afinal porque mudaram para Lusa?). Que 2012 brilhem também na Séria A, mas depois do meu Timão!

Ricardo Burgos
Ricardo Burgos
Reply to  Carlos Alberto
12 anos atrás

Carlos – PORTUGUESA sempre!!! Lusa é nome de guerra, de arquibancada!
Mas muito orgulho de ser PORTUGUESA!

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Flavio, vi o jogo pelo Sportv e vc apareceu uma vez…..no próximo Bate Bola da ESPN vou dar uma cornetada……

Aston Nadruz
Aston Nadruz
12 anos atrás

Parabéns, Flávio, pelas palavras e pela conquista… independente do time do coração, sei bem o que é ser fanático e FIEL ao time do coração e posso imaginar sua felicidade! Seja bem-vindo à primeira divisão e vida longa por aqui!

PauloZ
PauloZ
12 anos atrás

Caro Flávio Gomes

Parabéns!

Parabéns pelo Campeonato da sua Portuguesa.

Ontem quando acabou o jogo a primeira pessoa em quem eu pensei foi você. Imaginei a sua felicidade. A Portuguesa mereceu.

Abraços campeões.

Diógenes Pacheco
Diógenes Pacheco
12 anos atrás

Subir para a primeira divisão nem sempre é bom, assim. O Bahia, mesmo, na segundona pelo menos ganhava uns jogos, a torcida ficava feliz. Na primeira fica lutando contra o rebaixamento… :)
Boa sorte, ainda assim, FG!

ANSELMO PEREIRA RIBEIRO
ANSELMO PEREIRA RIBEIRO
12 anos atrás

Parodiando aquela antiga canção: “matando-me suavente com suas palavras”.

Fernando Linhares
12 anos atrás

Parabéns Flavio. É muito legal ganhar um campeonato. A Série B é dificílima de ganhar.

Quando o meu Fluminense caiu pra série C e foi treinado pelo Parreira, eu o acompanhei o ano todo pendurado na varanda com um radinho na AM pois ninguém mais passava os jogos do meu time.

Quando ele veio para Brasília jogar contra o time de bombeiros da cidade, lá fui eu torcer e ver o Parreira na margem do campo explicando ao time como jogar para ganhar a Série C que é tão difícil quanto ganhar.

Estes campeonatos precisam ser ganhos no campo e não no tapetão. Sempre morri de vergonha pelas viradas de mesa do Flu que não deveriam ter existido.

Parabéns pela volta a Serie A e que vocês não saiam mais dela!

Abc,

Fernando

flavio perillo
flavio perillo
12 anos atrás

Parabéns pela conquista do seu time do coração!

Fabio Sakita
Fabio Sakita
12 anos atrás

Lindo, lindo e lindo!!!
Hj voltei aos anos 90, menino, no meu walkman, lembro de sofrer no sofa de casa, quando a lusa tinha um time fantástico, e sofri mto com as derrotas q vinham e mancharam nossa historia nos anos seguintes… hj, olhando meu time ser campeão pela primeira vez(titulo de expressão) veio as lembranças de noites tristes mas de esperança e a hora chegou!!! É CAMPEÃO!!!

Luis Antonio
Luis Antonio
12 anos atrás

“… Acabei de chegar do Canindé … somos campeões !!! Algumas vezes nos encontramos lá ( te dei até um chaveiro de MUG que quero ver na Miss Universe ) e sempre estaremos lá faça chuva ou faça sol, não é ???…”

Alex Sandro Tavares
Alex Sandro Tavares
12 anos atrás

Parabens Flavio, parabens a todos os torcedores da Lusa e para nós de São Paulo, por que não? Além dos 4 tradicinais e da mais querida, a velha macaca tem otimas chances de voltar.

Marcos
Marcos
12 anos atrás

Parabéns Flávio Gomes. A Lusa e essa torcida merecem. Saudações de um coxa branca que sofreu e comemorou como outrora você sofreu e como hoje você comemora.

galileu
galileu
12 anos atrás

parabéns pelo titulo caro flavio, voce semp,re mostrou que vale apena torcer para a lusa.
não torço por ninguém no,fiutebol, mas compartilho de sua alegria e dos gominhos.
1ª disvisão ano que vem, e o mundial é o limite.

Ricardo Soares
Ricardo Soares
12 anos atrás

Parabéns meu amigo (?!?), sabemos como é essa sensação…curta muito esse “seu” dia, e que se torne longo o quanto o seu próximo olhar para o relógio (não olhe tão cedo…). Saudações rubro-negras cariocas…Abraços!

Adriano Naimaier
Adriano Naimaier
12 anos atrás

Parabéns a Lusa e a todos os torcedores que hoje comemoram esse título merecido. Parabéns a você, Flávio, pelo título e por fazer os olhos dos seus filhos brilharem por algo bom. Parabéns mesmo.

Saudações de um gremista que torcia muito por este título.

Vão ser felizes. :)

Bandeira
Bandeira
12 anos atrás

Flavio Gomes

Comecei a acompanhar o seu blog por causa da F1, mas e bom saber que voce tambem tem paixão pelo futebol e pelo time tão especial e querido por todos que é a Lusa, parabéns pelo titulo

diogo c.
diogo c.
12 anos atrás

Bacana isso, parabéns para a Lusa……mas que fique na série A e pare de ser um time de elevador.

luciano
12 anos atrás

Sensacional, sem igual, texto que me arrepiou os pelos do braço e me fez lembrar todos os momentos vividos no canindé e qualquer outro estádio acompanhando minha Portuguesa!!!

Tatiana de Queiroz
Tatiana de Queiroz
12 anos atrás

Não importa o time do coração, a emoção é a mesma. Parabéns à Lusa e à vc.

Rogério Magalhães
Rogério Magalhães
12 anos atrás

É um prêmio a todos que tem essa cruz-de-avis como norte, a combinação vermelho&verde como fundo de tela da vida… e justamente o clímax, o êxtase, virá naquilo que, infelizmente, foi tão caro nesta década perdida: nas sinistras noites de terça-feira no Canindé. Pelo menos não será uma fria e tenebrosa noite de terça, mas alegre e feliz para todos que amam a Portuguesa mais querida do Brasil…

Tava na hora de todo aquele purgatório chegar ao final feliz… vai ser campeã, Lusa amada!