NEM SEMPRE É A GRANA

SÃO PAULO (cadê o verão?) – Romain Grosjean parecia o Visconde de Sabugosa quando estreou na F-1. Ele correu no lugar do proscrito Nelsinho Piquet em sete provas em 2009, depois que explodiu o escândalo de Cingapura.

Foi mal pacas e recomeçou a carreira. Uma de suas providências foi cortar o cabelo. Hoje, parece um comportado universitário parisiense. Neste ano, ganhou com autoridade a GP2, depois de conquistar o título da AutoGP em 2010, a GP2 asiática e a F-3 europeia. Nunca deixou de ser observado pela turma da Renault. Fez dois treinos livres na temporada, em Abu Dhabi e Interlagos, e hoje foi confirmado como titular da Lotus em 2012, ao lado de Kimi Raikkonen.

Forma-se, de cara, uma dupla forte na equipe preta e dourada. Grosjean é ótimo piloto e chega com o apoio da Total, fornecedora de combustível e patrocinadora do time, com quem ele, Grosjean, tem uma parceria longa, que já dura mais de seis anos. Total e Renault também não são estranhos um ao outro. O grupo controla a Elf, marca que sempre esteve com a Renault na F-1 e em outras categorias. Bruno Senna foi dispensado do time e passa a lutar por uma vaga na Williams com Barrichello. A eles junta-se o igualmente dispensado Petrov, que era dado como certo na Lotus pelos rublos que sempre teve, mas que não bastaram.

Bruno com OGX, Gillette e Embratel, além do nome; Petrov com a Lada e a dinheirama russa, jamais desprezível; Rubens com a experiência e só, por enquanto; Sutil, ainda, com patrocínios razoáveis da Alemanha. São alguns dos que estão à cata de emprego, agora. Sobram vagas? Mais ou menos. A da Williams, sim. Há a Toro Rosso, mas esta tem uma política de contratações um pouco diferente, 100% ligada à Red Bull. Uma na Hispania, que não interessa muito. Outra na Force India, mas esta será preenchida por Hülkenberg, salvo enorme surpresa.

Resumo da ópera: as chances de haver apenas um brasileiro no grid em 2012 são consideráveis. Quanto à dispensa de Senna, não é algo que choca ou surpreende. Bruno foi bem nas suas duas primeiras aparições pela Renault, em Spa e Monza. Depois, foi mal. Simples assim. Na balança que leva uma equipe a escolher um piloto, não pesa apenas o dinheiro.

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GuilhermE
GuilhermE
12 anos atrás

Nem sempre é a grana?

É verdade.

Mas no caso do Grosjean, foi grana, sim.

“Engraçado” é ninguém ter veiculado essa notícia no Grande Prêmio. De todo modo, olha o que disse o Alesi:

http://www.eveningnews24.co.uk/sport/jean_alesi_hopes_romain_grosjean_kicks_off_french_f1_renaissance_1_1150511

Destaque para: “No caso, a Total pagou mais”

E agora, José?!

GuilhermE
GuilhermE
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Eita! O Alesi não faz parte da equipe? Se a informação parte de alguém que integra a equipe, goza de presunção de fidedignidade.

GuilhermE
GuilhermE
12 anos atrás

Nem sempre é a grana?

É verdade.

Mas no caso do Grosjean, foi grana, sim.

“Engraçado” é ninguém ter veiculado essa notícia no Grande Prêmio. De todo modo, olha o que disse o Alesi:

http://www.eveningnews24.co.uk/sport/jean_alesi_hopes_romain_grosjean_kicks_off_french_f1_renaissance_1_1150511

E agora, José?!

GuilhermE
GuilhermE
Reply to  GuilhermE
12 anos atrás

Destaque: “A Total pagou mais”.

Wesleywess
Wesleywess
12 anos atrás

Bem pessoal, diante de tantos fiascos, ano após ano, eu torço para que a F1 fique sem piloto brasileiro pelo menos por uma temporada, para ver se balança as entidades responsáveis pela manutenção e desenvolvimento do automobilismo no Brasil.
Deveriam assumir o fracasso que foi a administração nos últimos 10 anos, e lutar com dignidade para colocar novamente nos trilhos, as fórmulas, que foram responsáveis no passado pela revelação de vários pilotos tupiniquins… se não haver vontade vamos continuar vendo gri de sulamericana com seis carros… um vexame!

Marcelo Sanches
Marcelo Sanches
12 anos atrás

Pessoal, sei que pode ser tarde para comentários, mas ja que vivemos uma época de vacas magras do Brasil em monopostos, tenho o seguinte a consioderar:
1- RubenBarrichello: Ainda tem lenha para queimar e sabe trabalhar um carro para desenvolver, portanto mereceria ficar. E torço para que fique na Williams. Com mudança no corpo técnico e com motor Renault pode ter um ano muito melhor e pelo menos chegar a frente de times como as nanicas, Lotus, Sauber, Force India e Toro Rosso… para ir mais a frente precisa mais tempo.
2- Bruno Senna: Precisaria de oportunidade de guiar um carro por mais tempo para ter ritmo,.. Ele tem condições de ser piloto na formula 1 mas precisa de uma vaga… eu tentaria a Caterham Ou quem sabe encheria a Force India de grana e tentaria disputar uma vaga lá… mas ta dificil.
3- Felipe Massa: Dureza…. ele precisa saber se pode recuperar a motivação na Ferrari…. ele talvez não possa bater o Alonso mas sem duvida pode chegar mais perto e disputar um campeonato digno em 2012. Na entrevista com a Gabi, ele falou que tem times interessados… se tem mesmo, é bom correr e fechar logo para 2013. Se repetir o ano desastroso de 2012 vai acabar num time pequeno.
Que a CBA abra os olhos e começe a pensar em incentivos aos monopostos, ou vamos regredir a época pré Fittipaldi onde só os abastados vão para a Europa e somente um ou outro pode correr.
Flavio: e quanto ao Felipe Nasr??? Não teria uma chance de correr GP2 no ano que vem?

Alex Leal
Alex Leal
12 anos atrás

Nessa Vc PECOU flavinho…GROSJEAN nada fez na sua passagem pela renault, foi uma decepção tanto que saiu… nao vejo motivos a não ser pela nacionalidade…de novo!! mas a F1 ja acabou faz tempo então pra mim tanto faz…

Fernando
Fernando
12 anos atrás

Eu acho melhor a Globo comprar os direitos de transmissão da Indy, IRL. Pois tem muitos brasileiros e bons. As corridas são bem equilibradas, há várias ultrapassagens. A F1 já foi boa, agora é medíocre.

Zé Roberto
Zé Roberto
12 anos atrás

Boa tarde a todos …
1) sobre a possível saída do Barrichello da F1: acho que a categoria vai sobreviver a isso …
2) sobre a possível saída do Bruno Senna da F1: teve uma chance de ouro, mas parece que ainda não está no “ponto”. Gostaria muito de vê-lo correr no ano que vem, mas se não acontecer vale lembrar que a carreira dele foi encurtada por alguns anos de ausência após a morte do grande Senna … e esses anos a menos podem ter pesado, até mesmo para a compreensão do que é a F1 atualmente. De nada adianta estampar o carro do Schumi e um famoso narrador de televisão dizer que ele “mostrou que tem personalidade” ou algo do tipo … ele precisava chegar e marcar pontos para a equipe, não precisava demonstrar coragem … uma pena, mas acho que foi isso que rolou;
3) sobre o retorno de Grosjean: sei não, acho que a F1 não vai ser “abalada” pela presença dele … tá com cara de “mais um na multidão” …
4) brasileiros na F1: embora Massa não seja um extra-classe, acredito que pode mostrar mais que mostrou depois da chegada de Alonso. Não falo em superar o espanhol, mas em mostrar uma performance digna de um piloto da Ferrari.
5) futuro do Brasil na F1: no curto prazo, complicado, mas tenho esperanças que mais para frente teremos bons representantes. CBA, vamos dar uma mãozinha né???!!!
Abraço a todos.
Abraço

Márcio
Márcio
12 anos atrás

Em 2013 nenhum brasileiro. 2014 a globo pára de transmitir a F1 por causa disso, daí os babadores de ovo da Família Piquet babaca não vão nem ver mais capacetes prá reclamar.

Renato Penteado
Renato Penteado
12 anos atrás

Segundo o Alessi, a Total pagou uma nota para o Grojean ser piloto da Lotus.

Diego
Diego
12 anos atrás

Não é preciso só o dinheiro. É preciso também babar ovo dos chefes. Eu li aquela matéria da warm up sobre a hipótese do Senna ter sido usado pela equipe, que dispensou um piloto caro pra promover um piloto barato (e pagante) como tapa-buraco desse ano e voltar seus recursos pro ano que vem, onde com um carro totalmente novo contratariam um piloto experiente (Raikkonen, no caso) e promoveriam o Grosjean, que é queridinho da cúpula do time (e da petrolífera Total) há um bom tempo. Fiquei pensando no assunto e pelo que vejo era verdade. Senna independente do que tivesse feito nas pistas teria sido preterido do mesmo jeito. E pra quem discorda é bom lembrar que Petrov também foi usado pelo time esse tempo todo. Apenas seus rublos o permitiram entrar e ficar dois anos (é bom lembrar que, Di Grassi foi reserva deles vários anos e não recebeu nenhuma chance na equipe, e só assinou com a Virgin porque se viu sem espaço no time, que vi$lumbrava outros talento$). Não é patriotismo não, é o que se passa nos bastidores. E tenha certeza que também é assim na maioria das equipes.

ricardo da matta
ricardo da matta
12 anos atrás

Bem feito para nós,ficaremos só com um piloto provavelmente para o ano que vem, Rubens
Barrichello fará muita falta para quem sabe o que é fórmula um, veja quantos países não
ganham nada a anos e torcem para o piloto de seu país, os americanos endeusam o segundo,
terceiro colocados, e aqui são uns merdas, vamos torcer para que tenhamos mais pilotos no
grid.

Ricardo da Matta

Suelen Büsse Thuda
Suelen Büsse Thuda
12 anos atrás

Bruno Senna teve 12 vitórias em corridas de automóveis, em toda sua carreira. Isto, contando todas categorias em que ele correu.
Como diria a viúva-mór, Galbão Vueno: Haja coração !!!

Carlos Roberto da Silva Junior
12 anos atrás

Situação atual na F1, Barrichello fora, Senna mendigando e Massa seguro na Ferrari até o final do ano que vem, só que levando mais uma surra grande de Fernando Alonso.

Edison
Edison
12 anos atrás

O Senna so corre com o nome, nem mesmo personalidade para ter a suas cores no capacete tem. Aliais nao merece estar na F1, so correu porque pagiu. Simples assim para o ilustre campeao de nada que chegou a F1 sem saber dirigir, apenas com o dinheiro do tio e o mkt do instituto airton senna que sua mae mantem na midia.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Edison
12 anos atrás

O Damon Hill não correu com as cores do pai Graham no seu capacete? Qual é o problema disso? E olhe que o Bruno tem um CV nas fórmulas de promoção bem superior ao do D. Hill. Fez mais e melhor em menos tempo e tendo as mesmas oportunidades e condições do Hill faria pelo menos igual e quase de certeza até melhor.

O Bruno nunca usou o dinheiro do tio, caso contrário já estaria numa boa equipa de F1 há muito tempo! Os apoios financeiros que ele tem vêm dos patrocínadores!

Diego
Diego
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

Que vieram por causa do sobrenome também, não sejamos hipócritas.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Diego
12 anos atrás

Quem disse o contrário? Há algum problema em captar patrocínios também com a ajuda do sobrenome? Não sejamos hipócritas.

Diego
Diego
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

Não há problema algum, mas da forma como tinha escrito parecia que Bruno Senna ganhou tudo na raça e na coragem, coisa que não é bem assim.

piva
piva
12 anos atrás

bem feito pro babaca senna. em interlagos fez uma babaquice pra cima do schumacher, que acabou com o que seria o melhor da corrida (o alemão) e acabou com a própria corrida, só por ser idiota de querre parar o que não podia parar, que era a ultrapassagem de schumi sobre ele. Como eu estava na arquibancada, pude ver a imbecilidade predominante dos brasileiros, vibrando com o acidente só por acabar com a corrida de schumacher.
O imbecil do Senna foi ovacionado por quase todos.. e acabou a corrida onde mesmo?? e ano que vem??? bem feito BABACA

Nelson Weiss
Nelson Weiss
Reply to  piva
12 anos atrás

Perfeito.Ele conseguiu ser o pior da segunda metade da temporada.Para arrematar,errou 2 vezes em cima do Shummy no esse e ainda se achou no direito de se achar injustiçado.Realmente o SOBRENOME PESA.

Daniel
Daniel
Reply to  Nelson Weiss
12 anos atrás

Já eu vibrei muito, precisou vir um novo Senna pra vingar todas as fechadas de porta que o Rubinho levava sem conseguir se defender!!

Apesar de ser de descendência alemã, acho aquele alemão um idiota, protegido pela Fia!

Levi Davet
Levi Davet
12 anos atrás

Não acho o Grosjean grande coisa, mas era a melhor opção. Bruno Senna decepcionou com a Lotus e Petrov era muito inconstante. Não sei se é possível julgar o francês pelo que ele fez em 2009, já que entrou no meio do ano e correu contra Alonso. A pressão foi grande demais pra um então novato.

Acho que Raikkonen vai se readaptar rapidamente. A idade não atrapalha (ao contrário de Schumacher) e o finlandês esteve em atividade, ainda que no rali. Como ele mesmo falou, a maior dificuldade na readaptação vai ser trabalhar a musculatura do pescoço. Isso qualquer um faz com exercícios!

No fim das contas, foi a melhor opção pra Lotus, na minha opinião.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Levi Davet
12 anos atrás

Grosjean entrou no meio do ano em 2009 e o Bruno este ano não? Essa é muito boa! Grosjean em 2009 até tinha a vantagem de estar ativo na GP2 antes de entrar ao lado de Alonso, enquanto o Bruno estava parado e sem ritmo quando entrou no 12.º GP deste ano.

O Grosjean atual pode ser melhor do que o Bruno (também acho que é), mas para vermos bem o real potencial de um piloto só numa temporada completa com um carro decente. O Bruno ainda não teve essa chance (mas ainda pode ir para a Williams), enquanto o Grosjean vai ter essa oportunidade na Lotus em 2012.

Carol Lo Re
Carol Lo Re
12 anos atrás

Sempre aqui! Snic Snic…lamentável!

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
12 anos atrás

Bruno Senna, pelo menos para mim, não fará falta alguma à F-1, embora eu não ache exatamente uma grande ideia trocá-lo pelo Romain Grosjean. Também não acho que a Lotus terá uma dupla forte. Com um piloto novato e um ex-aposentado, penso que haverá dúvidas se eles estarão realmente atingindo o limite do carro, vai ficar faltando uma referência. A meu ver, teria sido mais interessante dar a Kimi um companheiro com certa bagagem na categoria, como Barrichello, Sutil ou mesmo Petrov. Assim, ter-se-ia uma melhor noção do desempenho do finlandês, que, afinal de contas, foi o cara contratado para levar o time de volta ao topo.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

O que acontece é que a Formula 1 está se tornando um mundo cada vez mais distante para os brasileiros, assim como aconteceu com outros países em desenvolvimento como Argentina. Os altos custos da Formula 1 tende a piorar isso. Não duvido que a curto prazo perderemos o GP Brasil. A Formula 1 tem se “internacionalizado” em países que tem muito dinheiro. A tendência é de que países como Brasil, Argentina, México fique de fora da categoria máxima do automobolismo.

Samuel
Samuel
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Vai dizer que o Brasil não tem dinheiro ?! em que mundo você vive?

Fernando
Fernando
12 anos atrás

As vezes o que conta é o país. Ele é Francês e o motor é Renault. Não se esqueça que ele foi demitido e o outro é um aposentado de dois anos com problemas de motivação, alcool e está acima do peso. A Renault fez muita besteira com essa escolha de pilotos.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
12 anos atrás

Grosjean merece a vaga, era o melhor entre todos os candidatos. Mas Bruno Senna não deixa por isso de ter também um excelente potencial. Uma coisa não impede a outra!
Grosjean ganha a Bruno Senna porque este precisava de uma temporada completa para recuperar a consistência que o Grosjean já tem, pois o francês esteve na GP2 este ano e foi campeão por larga margem. O francês é melhor e dava mais garantias.

Nínguém faz omoletes sem ovos. Não era entrando a meio de uma época, sem testes, que o Bruno iria mostrar uma boa consistência, sobretudo depois de dois anos e meio em que não teve chances de evoluír – um ano sem monoposto, um HRT e mais meio ano parado. Mesmo assim mostrou mais até do que alguns pilotos consagrados que entraram na F1 a meio de uma temporada. Bater Alonso na qualificação de Spa com um carro inferior, que mal conhecia, não é para todos. Tal como não é para todos fazer a quarta volta mais rápida em Monza, a 3 décimos de Vettel, logo na segunda corrida com um F1. Pontuou em Monza e teria pontuado na Índia tendo o KERS a funcionar. Em Interlagos chegou a bater Vettel no primeiro parcial do Q2, com um Renault bem inferior ao Red Bull. Bateu um Mercedes e um Force India, carros superiores ao Renault.

Uma coisa difícil de entender é como há tanta gente que ainda não percebe o porquê de Bruno Senna ter rendido mais nas duas primeiras provas. Não percebem que em Spa e Monza a desvantagem por ter entrado tão tarde estava atenuada pelo facto de conhecer bem essas pistas, onde já tinha andado com carros competitivos na GP2??? Claro que na maior parte dos circuitos asiáticos teria sempre mais dificuldades face a pilotos que corriam desde o início do ano. Além disso, em boa parte dos circuitos asiáticos o Renault esteve muito abaixo do que estivera em Spa e Monza, o que tornou tudo ainda mais difícil. Isto já para não falar nos problemas técnicos que prejudicaram as suas últimas três corridas, para além das duas penalizações discutíveis.

O que Bruno Senna precisa agora é correr uma temporada completa, coisa que não teve desde 2008, na GP2. Em condições de igualdade com os outros pilotos – fazendo os testes de pré-época e participando em todas as corridas – terá condições de fazer muito melhor do que fez entrando a meio de uma temporada num ano de KERS, DRS e pneus Pirelli difíceis de entender. Até pilotos consagrados e experientes tiveram problemas em tirar o melhor partido destes pneus, veja-se o caso de Hamilton, Massa e Webber. Agora imagine-se um jovem que entra apenas no 12.º GP do ano, num carro cada vez menos competitivo face aos adversários.

Agora resta esperar para ver se ele consegue a vaga na Williams, a única que sobra que realmente lhe poderá interessar. Caso não consiga ficar na F1 a melhor alternativa seria a F Indy, onde poderia até lutar por vitórias mais cedo do que em qualquer outra categoria que ele possa escolher.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

“O que Bruno Senna precisa agora é correr uma temporada completa, coisa que não teve desde 2008, na GP2”

Obviamente, onde se lê “uma temporada completa” deve ler-se “uma temporada completa num carro decente”, ou seja, num carro minimamente competitivo. É isso que ele não tem desde 2008 e por isso é natural que tenha perdido alguma consistência. Entrar a meio de um ano tornou tudo ainda mais difícil. Velocidade ele já tem, em algumas ocasiões mostrou velocidade de campeão. A sua margem de progressão é enorme e tem de ser aproveitada. Seja onde for, na F1 ou na F Indy.

FISH
FISH
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

Concordo. Bruno nao é espetacular mas tambem nao é só “pachequismo” como alguns falam… Esta na media.

O torcedor brasileiro (nao os que assistem o espetaculo F1) é muito passional. Vindo de titulos “a rodo” com Piquet e Senna pressionamos Rubens e Felipe por resultados iguais, e ainda hoje pressionamos outros a “pelo menos vitorias”… A coisa nao é tao simples assim.

Com exceçao dos genios verdadeiramente (considero genio aquele que mesmo com um carro verdadeiramente ruim ou mediano consegue fatos historicos, exemplos: Senna ganhando corridas com a Mclaren frente a Wiliians em 93, ou recentes Alonso ganhando com a Renault em 2009 ou Vettel ganhando corrida com a Toro Rosso), Todos os outros dependem do carro, da pista, do pneu, etc….e as vezes sorte!

Vamos dar tempo ao Bruno ele pode sim tem uma carreira BOA na F1, nao vamos esperar titulos mas alguma coisa que faça a gente se orgulhar.
Rubens por mais que falhou em momentos importantes eu pessoalmente me orgulho de varios momentos como pole de Stewart e de Jordan e algumas vitorias de Ferrari.

Jolteon
Jolteon
12 anos atrás

É incrível como a geração Piquet – Senna, não produziu nenhum piloto eficiente nesses últimos anos. Schumacher gerou uma penca de excelentes pilotos alemães, inclusive o atual campeão. Falta de apoio e altos custos vão nos trazer, a partir de 2013, uma Fórmula 1 sem pilotos brasileiros.

Antonio
Antonio
Reply to  Jolteon
12 anos atrás

Eu acho isso uma grande bobagem.
Achar que pilotos como Senna e Piquet podem ser produzidos, ou formados , ou que Vettel é fruto do sucesso de Schumacher.. Vettel seria bom com ou sem o sucesso de Schumacher. Ora, Barrichello e Massa foram vice-campeões e Massa chegou a ser campeão por segundos. Fizeram o melhor que puderam. Se não foram campeões é porque não são tão bons para tal e se Vettel chegou lá é porque é de fato um talento raríssimo e tinha o melhor carro. Para ser campeão é preciso uma soma de fatores e um pouco de sorte também. Jack Villeneuve e Damon Hill foram campeões que mesmo sem o talento raro, chegaram lá . Os brasileiros poderiam ter chegado mas não foi o caso.

Roberto Mota
Roberto Mota
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Precisamos de menos Porsches Cups,Montanas GTs e outras porcarias do tipo,e investir mais em categorias-escolas de monopostos.Isso é fato!

cezar
cezar
12 anos atrás

por acaso se a seleção brasileira de futebol não tivesse se classificado para a Copa de 2010 alguém deixaria de assistir a Copa? Lógico que não. Eu vou continuar acompanhando a F1 com ou sem brasileiros.

Rodrigo monassa
Rodrigo monassa
12 anos atrás

como sou torcedor da force india e quero que eles fiquem em quinto no próximo mundial, a dupla da lotus renault ta boa. :D

caio mattos
caio mattos
Reply to  Rodrigo monassa
12 anos atrás

torço pra force india hahahahahhahahahahahahhahahahah

eu nao acredito que li isso

Rogério
Rogério
12 anos atrás

Só posso dizer que a Renault errou feio, contratou 1 bananão e outro bananinha, com certeza alguem ganhou muito dinheiro para estes dois estarem lá, quanto ao brasileiros espero que 2012 não seja só o Massa, pois se for 2013 a Globo pode mandar embora o Galvão e o Reginaldo, pois niguem vai assitir mais corrida

Valeu

Rodolffo GF
Rodolffo GF
Reply to  Rogério
12 anos atrás

Eu vou. Vc acha que assisto por causa Bananão Senna. O pachecada irracional!

Ao Roberto Carvalho 15:31
Ao Roberto Carvalho 15:31
12 anos atrás

“Tá na hora de torcermos pra quem merece e neste caso é o Rubens Barrichello.”

Então vc não vai torcer, vai passar raiva…

…raiva por raiva, melhor torcer para o Massa que não chora.

Roberto Carvalho
Roberto Carvalho
Reply to  Ao Roberto Carvalho 15:31
12 anos atrás

Aprenda a ler e a interpretar texto: Não citei o Felipe, porque ele não está disputando vagas.

Se Vc fica com raiva de torcer para alguém, nota-se então que é o típico Pacheco, com grandes possibilidades de VIUVEZ.

Torcer pra um Braço Duro, tipo Bruno e tentar detonar o Barrica, que gostem ou não, tem dois vices e mais de 10 Gps na sacola …só rindo…outra coisa, utilize seu nome, porque isso é coisa de BIBA com Brotoeja…rsrsrsrs…

foca
12 anos atrás

Sem brasileirices, mas acho que com esses dois a Lotus vai pro pantâno…

Clenio Azevedo Vilela
Clenio Azevedo Vilela
12 anos atrás

Em 2.012: após 4 corridas a Ferrari dá um chute na bunda do Massa. Esperar pelo Felipe Nasr!

jose ricardo de vita berlinck
Reply to  Clenio Azevedo Vilela
12 anos atrás

até que enfim encontrei um que sabe alguma coisa de F1, é isto aí…..dar um chute na bunda deste viadinho do Massa, e Bruno nao tem sangue de ganhador, Rubinho ja teve todas as chances do mundo de ser campeáo, e a unica coisa que faz bem é falar….
Este esporte é o que mais paga no mundo porque o risco que os caras correm é a vida, e o cara que nao tem sangue para por a vida em risco nao serve.
Vamos esperar pela nova geracáo Felipe Nsarh e o Pietro Fittipaldi porque estes quatros que estáo aí sao fracos demais e o Brasil nunca vai ganhar nada com eles
Seria melhor o Bernoldi que ao menos tem sangue de corredor e nao quer só faturar

Ronne Franks
Ronne Franks
12 anos atrás

Aposto uma rapadura como BRUNO SENNA irá pra WILIANS. Que se pese a pecha de “time que matou Senna”… Frank não perderá a chance de “melhorar” essa imagem… IRÁ EXPLORAR ISSO MUITO BEM! E de quebra levar um $$$$$$.

Jonathan Palmer
Jonathan Palmer
Reply to  Ronne Franks
12 anos atrás

Cara,
Você tirou as palavras da minha boca…
Eu estava ontem pensando nisso qe você acabou de escrever.
Concordo contigo, que seria uma chance do velho Frank apagar a imagem da Willians como aquela que matou o Senna.
Nada melhor, então, que “ressuscitar” um Senna.
Valeu!

Glauson
Glauson
Reply to  Jonathan Palmer
12 anos atrás

Gostei dessa! ninguém comentou isso ainda, mas o certo e que frank wiliams quer apagar essa imagem ruim de “ter matado Senna”… Inclusive um vídeo que apareceu no fantástico com frank, patrick head e ayrton Senna onde o próprio Senna dizia que seu carro tinha “um barulho estranho” sumiu! E juntar fome com a vontade de comer. E a ultima chance da Globo, das viuvas do Senna e dos brasileiros que querem ver alguém brigando por vitorias na F1.

João Bergamotta
João Bergamotta
12 anos atrás

Vem aí o derradeiro ano da F-1 no Brasil!!! Até Galvão já foi narrar o que chamou de “UFC Combate, os gladiadores do século XXI, haaaaaaaaaja coraçãoooooooooo!!!”.

Eder Duarte
Eder Duarte
12 anos atrás

Em 2012 teremos somente Massa na F1 (não que mereça). A Partir de 2013 muito provavelmente, depois de mais uma temporada medíocre pela Ferrari, incrivelmente não teremos pilotos brasileiros na F1.
E aí vão colocar o Gavião e o Regi onde…

Marcelo Zuca
Marcelo Zuca
12 anos atrás

O Gato subiu no telhado, nas proximas semanas a Willians vai anunciar seu piloto, se não for o Rubinho, ou Bruno… em 2013 o Brasil vai deixar de ter pilotos na F1.
E na tv F1, só se for no sportv. é pessimista, porém realista.

Luiz Dranger
Luiz Dranger
12 anos atrás

Flávio,
É incrível como o “povo brasileiro” é bairrista. A F1 está chatinha, mas quem gosta do esporte vai assistir, com ou sem pilotos brasileiros ! Creio que temos mais a nos preocuparmos no dia-a-dia do que com super-heróis verdes-amarelos.
Com os custos como estão, creio que em equipes médias ou pequenas, vale 70% pelo patrocínio e 30% pelo talento. É a regra do jogo, sem mais nem menos.
Abração
Luiz

thiago
thiago
Reply to  Luiz Dranger
12 anos atrás

Mas não é só no Brasil que isso acontece. Qualquer país que ficar sem representante em algum esporte, cai a audiência. Vai sempre ter quem assiste, mas para uma emissora de TV, com fins lucrativos, compensa transmitir?

Dyego
Dyego
12 anos atrás

Se não é a grana, é o que? Talento? Sinceramente, não é! o cara passou 500 anos de GP e nao impressou ninguém..
Qdo esse Grosjean estreou na F1 (cheio de “oba oba”), todo mundo metia o pau no Nelsinho Piquet.. e sinceramente, na ocasião, esse Grosjean fez o que?? NADA! Tomou um pau atrás do outro do Alonso, igual ou pior que Nelsinho.
Alguns anos após, Grosjean volta, e o caro colega “superdotado” em F1 quer dizer que ele volta por “puro talento”?? Tenha santa paciência.. Admiro sua imparcilidade, mas tem horas q chega ser engraçado, para nao dizer ridiculo..
Nada contra o piloto, mas tb atribuir a vaga dele ao “talento” é demais.. é logico que por ser um piloto Francês conta muito, mas o fato de ter bons patrocinios, conta mais ainda.

Verde
Reply to  Dyego
12 anos atrás

Foi campeão da GP2 e de mais um monte de categorias. Se isso não é talento pra você, o que seria então? Ser campeão das paraolimpíadas de inverno?!

vicente
vicente
Reply to  Dyego
12 anos atrás

Dyego,
Entendi diferente a manchete do FG. Ele não disse que “É talento”, e sim que “Não É só grana”. O Garibaldo é um piloto de talento bem razoável, e certamente em 2009 era inferior a Piquet (talvez ainda seja, mas nunca saberemos). Existe POLÍTICA, que quase sempre tem envolvimento financeiro, nem que seja através de marketing. Acho que neste caso foi o que mais pesou. Se não houvesse questão política, Nelsinho estaria lá até hoje, a aí saberíamos se ele é ou não “melhor” do que Garibaldo.

ricardo domingues
ricardo domingues
12 anos atrás

Claro e simples, se o Massa não andar bem em 2012, Brasil e F1 = Zero………… Zero brasileiros em 2013. Quero ver se a Globo vai passar alguma corrida nas manhãs de Domingo ou sei vai passar a bola para a BAND, pq evento encalhado, eles passam para a Band transmitir.

Bernard Fonseca
Bernard Fonseca
12 anos atrás

Vamos ter que esperar a chegada do Filipe Nars na F1. Esse sim pilota muitooooo.

Jolteon
Jolteon
Reply to  Bernard Fonseca
12 anos atrás

É um bom piloto, mas tbm não exagera. E sem grana e apoio, a F1 se torna cada vez mais difícil para os jovens pilotos.

galileu
galileu
Reply to  Jolteon
12 anos atrás

exemplo disso era o danilo dirani que pilotava mais que o nelsinho mas não tinha grana.
o afonsinho giaffone era muito melhor que os primeos felipe e zequinha, só conseguiu andar de indy.
o fabio carbone punha tempo nos giaffones foi para a europa mas acabou o dinheiro
ou seja falta apoio para quem sai do,brasil e vai corre lá.

Diego Augusto Queiroz
Diego Augusto Queiroz
Reply to  Bernard Fonseca
12 anos atrás

Falaram a mesma coisa do Antônio Pizzonia: outro fracasso que tomava pau até do Mark Weber

Thiago
Thiago
12 anos atrás

Contratação merecida, o cara ganhou a GP2, motivo suficiente para ser o escolhido. Obvio que a graninha dos patrocinadores conta a favor. Mas para ser sincero, acredito que nesse ponto o Bruno levava vantagem…

galileu
galileu
Reply to  Thiago
12 anos atrás

o maldonado de pois de séculos na gp2 ganhou foi para a f1 e o que está fazendo?

Roberto Carvalho
Roberto Carvalho
Reply to  galileu
12 anos atrás

O Grosjean era lider -FÀCIL – da GP2 quando a Renault o colocou no Lugar do Nelsinho. O Bruno é fraco, nunca venceu nada e a unica desculpa é que começou tarde…até na F3 Ligth nada fez. Só que ele tem sempre a desculpa ESFARRAPADA da TAS, de que precisa ter tempo…vão se catar, quem é bom, mostra na hora, não precisa de 18 GPs, se fosse bom teria mostrado na Hispania…e TOMOU…O Grosjean venceu o Campeonato de GT e no FIA GT venceu provas…o cara venceu a F3 também…não é um Vettel mas enfiou tempo no Bruno e no Petrov nas 2 sextas-feiras e não tinha andado com esse Renault e muito menos usado a tal asa.

wanderson
wanderson
12 anos atrás

COMO ASSIM DINHEIRO NÃO É TUDO NA F1.E A TOTAL ENTROU COM QUANTO NESSA HISTÓRIA.F1 HOJE É GRANA.O GROSJEAN NÃO VAI PILOTAR É NADA.E PIOR, É O KIMI QUE TA ENFERRUJADO E É UM PILOTO MEDÍOCRE.CERTO QUE O BRASIL ESTA EM UMA MÁ FASE DE PILOTOS,MAS PREFERIA O BRUNO AO GROSJEAN.DAQUI A UNS ANOS OS BRASILEIROS VÃO PERDER TOTAL INTERESSE PELA F1.

Verde
Reply to  wanderson
12 anos atrás

O Kimi campeão do mundo é medíocre, o Grosjean campeão da GP2 é pior ainda, bom mesmo é o Bruno Sobrinho e CAPS LOCK É LEGAL.

Deusdocéu.

João
João
12 anos atrás

“Depois, foi mal. Simples assim.”
O blogueiro só não levou em conta em sua “análise” a terrível queda de rendimento do R31 frente à evolução dos concorrentes na parte final da temporada, especialmente, Force India e Toro Rosso, bem como o fato de o Bruno Senna ter assumido no meio da temporada, numa época em que os testes são restritos (vide a desastrosa substituição do Nelson Jr. pelo Grosjean em 2009 ou mesmo o Badoer no lugar do Massa). O Bruno fez o que pôde com o equipamento de que dispunha. Cometeu alguns erros, assim como foi prejudicado por problemas mecânicos (kers na Índia e em Abu Dhabi e câmbio no Brasil) e por algumas estratégias equivocadas da equipe. Mas, claro que o blogueiro desconsideraria tais fatos, haja vista o piloto em questão ter o sobrenome Senna.

Diego
Diego
Reply to  João
12 anos atrás

Boa João
Bruno Senna fez oque pode, foi melhor que todos os outros que entraram na metade da temporada.
fisichella mesmo pegou uma ferrari que tinha vencido uma corrida antes,onde foi que andou lá atrais.
ricciardo que é considerado um gênio entro na metade da temporada,não fez nenhuma magica com aquele carro da HRT tambem.
mais todo mundo metia o pau em bruno senna, pq não fazia nada de anormal com aquele carro.

boa sorte para Rubens e Bruno por uma vaga

Rodolffo GF
Rodolffo GF
Reply to  Diego
12 anos atrás

No confronto direto Senna X Grosjean no 1o treino livre, Bruno tomou pau. Isso é fato> E Grosjean nao conhecia o carro, pois nao fez testes com ele. O FG tem razão! Existe uma pachecada irritante hj em dia. É uma geração ufanista idiota que só ” entende” de F1 pela boca do Galvão! Irritante. Na verdae a falta de piloto deve ser praga divina por o GB nao deixar um morto descansar, já que fala no nome dele umas duzentas vezes nos finais de corrida! É isso, é praga divina! hehehehe

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Rodolffo GF
12 anos atrás

Eu também acho que Grosjean mereceu a vaga, mesmo que tenha entrado porque a Total pagou mais.

Também acho que ele esteve excelente nos treinos livres mas convém esclarecer alguns pontos:

– No primeiro treino livre de Abu Dhabi o Petrov teve problemas, deu só 7 voltas, por isso não sabemos se Grosjean seria o mais rápido em condições normais.

– No treino livre de Interlagos o Bruno teve alguns problemas com o KERS, nada de grave mas o suficiente para o condicionar um pouco. Além disso o francês teve um carro com algumas configurações de 2012 e o Bruno não. Isso não impede de reconhecer que o francês esteve muito bem, tanto mais que estava 4 décimos na frente do Bruno até ter problemas e encostar o seu carro na saída das boxes. Depois disso o Bruno melhorou um pouco o seu tempo e terminou a 2 décimos do melhor registo do francês. Estes são os fatos.

Outro fato é que o Bruno teve alguns problemas também no treino livre de Sábado e só na qualificação teve um carro perfeito, na medida do possível para o Renault. Fez então um tempo verdadeiramente fantástico e até o Grosjean ficou espantado com o que o Bruno fez, viu-se a sua expressão de perplexidade nas boxes. O caso não era para menos, o Bruno melhorou 1 segundo e 1 décimo relativamente ao tempo que tinha feito no Q1 e isso é extremamente raro.

Resumindo: o Bruno mostrou em algumas ocasiões que pode ser bastante rápido e com mais tempo na F1 só pode melhorar, sobretudo na consistência, que é onde está mais atrasado. Mas entrou a meio e pode fazer bem melhor numa temporada completa. Infelizmente para ele o Grosjean está mais avançado no seu desenvolvimento, mostrou na GP2 a consistência que o Bruno ainda não tem, e por isso mereceu ganhar a vaga na equipa. A Total pode ter pago mais do que o Bruno e o Petrov mas que o francês mereceu isso não há dúvidas.

silva jr
silva jr
Reply to  João
12 anos atrás

Joao, o Bruno teve a chance da vida dele, nao importa que o carro ‘tenha ficado ruim’ durante a segunda parte do ano, ele ‘pagou’ pela vaga e queira mostrar serviço, porem, correu razoavelmente em duas corridas, aquelas que era preciso apenas acelerar, e ainda teve a sorte da chuva em Spa, e em Monza é só pé em baixo, nas pistas que exigia-se mais braço, como Japão e Coreia, o Bruno largou atras do Petrov, e terminou muito atras do Petrov, ou seja, nao tinha o filling para acertar e acelerar o carro em condições onde o piloto fazia a diferença. Ja nos treinos de sexta-feira onde o Grojean treinou, o frances/Suiço foi muito bem segundo o que eu li…..portanto, Tanto o Bruno como o Petrov perderam a vaga no $$$$ e no braço tambem.

João
João
Reply to  silva jr
12 anos atrás

Primeiramente, quis dizer que a LRGP não conseguiu desenvolver o carro como as rivais, fato este reconhecido pelo próprio James Allison, diretor técnico, e imputado ao sistema de escapamento frontal. Tanto que colocar o R31 no top 10 nas últimas corridas era uma tarefa bem complicada. Mas é claro que, como você é muito bem informado, pois lê bastante a respeito, tem plena ciência de tais fatos.
Com relação ao teu comparativo com o Vitaly, você deveria reavaliar as tuas fontes. Por exemplo, dê uma olhada na tabela de tempos do qualifying do GP do Japão para ver que o Bruno largou a frente do Petrov.
Curioso, também, que pela tua “análise” andar bem sob chuva após um longo tempo de inatividade e com um carro com o qual você tem pouca quilometragem é questão de “sorte”.
E com relação às participações do Grosjean em Abu Dhabi e Interlagos, você sabe se os dois carros tinham as mesmas configurações?
Mas, enfim, respeito a tua opinião. embora discorde amplamente.

Brayan
Brayan
Reply to  João
12 anos atrás

Ninguem mandou a Renault Demitir o “quick” nick heidfeld!

Alonsista
Alonsista
12 anos atrás

Nada mais justo que alguém que estreou na Fórmula 1 ao lado de Fernando Alonso, o melhor de todos, ganhe uma segunda chance.
E pelo que eu me lembro ele não tomava mais de 1 s do Alonso, o que significa que Grosjean é um grande piloto.

Muller
Muller
Reply to  Alonsista
12 anos atrás

Isso mesmo. A Renault tava literalmente sem chefe (leia-se Briatore), imerso em escândalos e mesmo assim, no meio da temporada, ele ficava a menos de 1s do Alonso mestre. Aí a Renault caiu fora, Alonso também, e apareceu Petrov com muita grana. Claro que Grosjean rodou, até porque a outra vaga ficou APENAS com Kubica.

Ricardo
Ricardo
Reply to  Alonsista
12 anos atrás

Melhor é o Button, q deu pau no Hamilton e q humilhou o “donchoronso das asturias”..

MARIO
MARIO
12 anos atrás

Sera que vamos ter um ano 2012 com Massa tomando PAU DO ALONSO? nossa cadÊ a safra de Brasileiro??? parou??? COM VOCE A PALAVRA FLÁVIO GOMES!

Jeambro
Jeambro
12 anos atrás

Eu já tava seriamente desconfiado que o Bruno iria sobrar que nem chapéu velho. Mas a culpa não é minha, nem sua Flavio. E de quem é a culpa?
Dele mesmo ora!! Um monte de corridas pra mostrar alguma coisa e o que ele mostrou? Só desculpas.
Melhor ele voltar para GP2 e treinar mais um pouco.
Não vai demorar muito e vamos assitir F1 só pela internet.

MARIO
MARIO
12 anos atrás

vai tomar um pau do Raikkonem na pista que vai desaprender a guiar..hahahaha…ESSE CARA É FRAQUINHO…..GP2 é totalmente diferente de F1..anotem aí.

André
André
Reply to  MARIO
12 anos atrás

Que o diga o Senna…

Verde
Reply to  MARIO
12 anos atrás

“GP2 é totalmente diferente de F1..anotem aí.”

Claro que é. Parecido com a Fórmula 1, mesmo, é o Se Vira nos Trinta.

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  MARIO
12 anos atrás

Na GP2 os carros são basicamente iguais, na F1 tudo depende muito da sorte de se ter um carro bom ou mau. Grosjean disputou o título de 2008 (sem uma série de azares quer ele quer Senna poderiam ter ganho nesse ano) e em 2009 tinha tudo para ser campeão antes de ser chamado à F1 com um Renault bem fraco. Este ano foi campeão por larga margem. Tem de ser mesmo bom, até porque em 2010 fez só algumas corridas (na GP2).

Bruno Senna também tem potencial mas está um pouco mais atrasado no desenvolvimento, o que se reflete na consistência. Numa temporada completa o Bruno pode fazer muito melhor do que fez entrando a meio, mas o francês dá mais garantias.

Rodolffo GF
Rodolffo GF
12 anos atrás

Sejamos francos mesmo: Bruno Senna é fraco, muito fraco como piloto. Fala bem, entende razoavelmente das questões técnicas , mas é fraco como “braço”! A verdade é essa! A sua chance na Fórmula 1 se deve ao sobrenome famoso e o aporte de dinheiro de Eike Batista. Podem dizer que classificou na frente de Petrov (em 5 a 3), o que é verdade (ainda que contemos que uma foi pelo número do carro mais baixo), mas a verdade é que fora as corridas que Petrov teve problemas, ele acabou atrás do russo em quase todas as corridas – mesmo largando na frente na maioria, e o russo não é nenhuma “perestroika”, rsrs! Defender que ele tinha que estar lá pelo “talento” é pura patriotada! O currículo de Bruno é fraquíssimo e isso acabou contando também.

wanderson
wanderson
Reply to  Rodolffo GF
12 anos atrás

RODOLFO,VC DEVERIA LER UM POUCO DA HISTORIA DO BRUNO.PERDEU O TIO EM 94 E O PAI EM 96,AMBOS EM ACIDENTES AUTOMOBILISTICOS.ELE PASSOU MUITO TEMPO DA VIDA QUERENDO CORRER E A FAMILIA IMPEDINDO.A VERDADE É QUE ELE TEM POUCA ESTRADA.MAS TALENTO ELE TEM.

Roberto Carvalho
Roberto Carvalho
Reply to  wanderson
12 anos atrás

Wanderson,

quem é bom mostya isso aos que conhecem, na HORA.Vide o Tio, Piquet, Raikkonen, o Nars ontem em Daytona, Schumacher, Emerson, Vettel,etc…o Bruno é FRAQUÍSSIMO, parem com essa besteira de dar tempo pra ele provar que ele é FRACO. Parem também com este discurso Pacheco-Viuvo de que ele não estreou ano passado. O Hispania era ruim, mas ele perdeu pro Indiano companheiro de equipe, que todos sabemos que é MUITO FRACO. Talvez seja MEDIANO na ESTOQUE. Tá na hora de torcermos pra quem merece e neste caso é o Rubens Barrichello, o melhor Brasileiro desde o Senna.

Rodolffo GF
Rodolffo GF
Reply to  wanderson
12 anos atrás

Isso nao muda o fato que ele é fraco como piloto. Aliás só demosnstra que chegou muito mais pelo nome e depois pelo aporte do Eike Batista! Não é concurso de caridade e nem sessão do muro de lamentações, ou de histórias da Madre Teresa de Calcutá. O BS é fraco. FATO!

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Rodolffo GF
12 anos atrás

Se o Bruno é fraco, então quase todos os pilotos da F1 são fracos. Quem entra a meio e faz o que ele fez nas qualificações de Spa e Interlagos tem que ter talento em grandes doses. Não ao nível de um Hamilton ou Vettel, mas ao nível de quase todos os outros. Precisa é de ganhar experiência. Na situação atual pode não ter tempo para ganhar essa experiência mas isso é outra história.

Mais do que os 10 anos de paragem após o acidente do tio, o que mais o prejudicou foi ter chegado às portas da F1 em má altura, em 2009. Sem isso teria entrado com a Honda e seria agora um piloto muito mais desenvolvido.
O que se passou no inverno europeu de 2008/2009 foi mais nocivo para a sua carreira do que o acidente nos ralis o foi para a carreira de Kubica. Aliás, sem o acidente do polaco ele nem teria sequer esta meia oportunidade na Renault.

Ronald Wolff
Ronald Wolff
12 anos atrás

Posso estar sendo otimista demais, mas ainda acho que a segunda vaga na Williams ficará com o Rubens. Parece-me que a equipe disse que deseja um piloto experiente e nenhum dos outros supostos concorrentes à vaga, sejam Bruno, Adrian e Vitally, possuem tal experiência.
Lembro que em fins de 2008, início de 2009, o cidadão estava virtualmente sem vaga, chegando a acampar em um motorhome a frente da antiga instalação da Honda na Inglaterra, e acabou com uma vaga na ótima Brawn.

eduardoo
eduardoo
Reply to  Ronald Wolff
12 anos atrás

vaga vai ficar com o russo, a willians precisa de dinheiro. vai juntar a grana do maldonado com o petrov.

MARIO
MARIO
Reply to  eduardoo
12 anos atrás

PUTZ…q combinacao MERDA…se isso acontecer a equipe Williams fecha as portas vai andar na ultima fila.

Rodolffo GF
Rodolffo GF
Reply to  MARIO
12 anos atrás

Vc acha que com BS na boleia a Willians iria melhorar muito?? Vamos tomar tenência. Essa geração de pilotos que está na F1 é fraca. Na verdade o Barrica, que eu não gosto, é disparado o melhor!

Ronald Wolff
Ronald Wolff
Reply to  eduardoo
12 anos atrás

Ainda acho o Rubens o melhor dos brasileiros, o mais dedicado, o mais talentoso, mas não necessariamente a melhor opção do mercado…mas é melhor que os 3 citados por mim. E outra: acredito que o orçamento da petroleira estatal venezuelana, é muito, mas muito bom para a Williams e suficiente para ela se manter no ano de 2012.

DiO
DiO
12 anos atrás

Quê? Você tá querendo dizer que o Grosjean não levou nenhuma grana, fala sério, no mínimo a tal da TOTAL tá bancando uma grana igual a do Petrov, com certeza…

Caique Pereira
Caique Pereira
12 anos atrás

O Bruno correu 8 – OITO – GPs e o máximo que conseguiu foi um 9º…algo RUIM, porque o Petrov, que é fraco, conseguiu mais. Dos três o Grosjean é o melhor, mas nada demais.

Bruno sempre teve Bons Patrocínios e nunca provou que é bom, isso é um fato real e dói mais pelo sobrenome e esperança que a Pachecada tinha em rever o Tio através dele.

O di Grassi é muito melhor e se tivesse tido a sorte e GRANA para ter entrado na Vaga que o Bruno pegou, hoje não estaria fora…só que ele estará na Peugeot Sport e o Bruno nem na ORECA conseguiu se firmar e foi o único lugar em que ele não pagou pra sentar, isso é real, triste mas verdade.

Maurício MV.
Maurício MV.
12 anos atrás

Senna não disse a que veio. Nas corridas de Spa e Monza uma série de fatores o levaram a terminar em posição razoável.

Samuel
Samuel
12 anos atrás

É aconteceu o que eu previa e agora a briga vai ser feia, eu acho que o Bruno merece um ano inteiro na Williams “seria a última oportunidade de provar que pode” e o Rubinho que vá correr de stockcar não aguento mais ele na F1 ( faria um grande favor pra gente) . A chance do Bruno é na Williams ou na antiga Team Lotus.
Estamos quase sem brasileiros n F1 , este é o resultado da porcaria de administração do automobilismo brasileiro e do apoio das empresas brasileiras que só apoiam futebol ( até o Emerson já falou isso )…

thiago
thiago
Reply to  Samuel
12 anos atrás

Se você fosse empresário, iria patrocinar futebol ou o Bruno Senna?

William
William
12 anos atrás

Realmente se Bruno tivesse um desempenho tal como o Mito Koba, a vaga seria dele. Pois ser Mito não é pra qualquer um, pena…….

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  William
12 anos atrás

O Kobayashi não é nenhum mito, como se viu este ano ao ser batido tantas vezes pelo estreante Perez. O Bruno entrou a meio e também meteu o japonês no bolso, ganhando-lhe as batalhas que travou com ele em pista (Monza e Coreia).

O que o Bruno fez em Spa e Monza este ano não foi assim tão diferente do que fez o Kobayashi nas duas últimas provas de 2009. Ambos mostraram talento mas o japonês tinha a vantagem de estar ativo na GP2, enquanto o Bruno estava parado antes da sua estreia em Spa. Em 2009 não havia tantas novidades, enquanto o Bruno apanhou o DRS e pneus Pirelli mais difíceis de entender até para pilotos consagrados (Massa ou Webber), quanto mais para um jovem que entra a meio. Portanto as situações não são iguais.