INDIGNADOS

SÃO PAULO (eu, hein…) – Recebo e-mails e leio comentários de pachecos indignados com a contratação de Grosjean. “É a grana!”, “Só corre com patrocínio!”, “Na F-1 só tem piloto que paga!”.

Uai. Se Bruno Senna fosse o escolhido, vocês acham que ele entraria com o quê? O nome e o belo sorriso? Aliás, ele só correu no lugar de Heidfeld graças a bons patrocinadores, algo absolutamente normal na F-1 de hoje, de ontem e de anteontem. Não me consta que houve uma revolta na Alemanha pelo pobre Nick, o Injustiçado.

Quando vejo essas manifestações, percebo que, para muita gente, patrocínio para piloto brasileiro pode. Mas para piloto estrangeiro, não. Aí é sacanagem com os brasileirinhos contra esse mundão todo.

Gente doida, sô.

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Burn Baby Burn..
Burn Baby Burn..
12 anos atrás

Para quem parou o inicio a carreira por causa da morte do Senna e do proprio pai e depois queimou etapas para chega na F1, diferente do Russo que é bem safo ao volante.. até que o Bruno fez muito como os comparativos dos amigos de forum FG, só que fazer muito não é suficiente para o nivel da F1..acho que deveria fazer como o Francês.. voltar na Gp2 mais uma temporada tentar vencer bem por lá e tentar a sorte em 2013..2014..e enquanto isso poupar seu porquinho com muitos dólares.. simples assim..

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
12 anos atrás

Mais uma coisa: acho uma bobagem ficar torcendo para que não haja mais brasileiros na F-1, na vã esperança de que a Globo abra mão dos direitos de transmissão. Isso não vai acontecer. Se, com ou sem brasileiros no grid, a audiência estiver muito aquém do esperado, penso que o máximo que vai pode ocorrer é as transmissões serem relegadas ao Sportv ou mesmo a pequenos VTs na tv aberta. Aí, bonitão, quem hoje assiste às corridas de graça e na íntegra, vai ter que acompanhar pelo rádio ou fazer serão para pagar tv a cabo. Para assistir a uma corrida a cada 15 dias, o fã de automobilismo vai ter que assinar aqueles pacotes repletos de canais sobre inutilidades gerais, com assuntos que vão desde o acasalamento das moscas tsé-tsé africanas, passando por pesquisas sobre a importância dos galhos secos na vida sexual dos macacos do Congo, até “importantes” estudos históricos sobre as camisinhas de pano que o Luís XVI, acho, usava… O trabalho da Rede Globo com a F-1 pode não ser uma maravilha, mas poderia ser bem pior, é só reparar nas transmissões da F-Indy na Bandeirantes…

Piloto de carrinho de supermercado
Piloto de carrinho de supermercado
12 anos atrás

Pobre Nick, foi injustiçado mesmo… Apesar de achá-lo medíocre, fica difícil negar a relação entre a sua saída e a queda, brusca diga-se, de rendimento da Renault. Para mim, essas escolhas não decorrem somente do lado comercial, e sim da vontade de, com uma aposta, achar um novo talento: um Vettel, um Senna, um Schumacher etc. O caso do atual bicampeão do mundo exemplifica bem isso. Lendo uma entrevista do Heidfeld, ficou claro que a aposta da Red Bull em Sebastian não levou muito em conta suas estatísticas na BMW, onde, segundo Nick, Seb tinha um desempenho discreto – tanto que Mario Theissen não fez questão de segurá-lo. Acho que os chefes de equipe levam em consideração características pessoais que são ocultas do grande público – espírito de liderança, determinação, frieza, por exemplo. Ou talvez, simplesmente enxerguem potencial num piloto por pura intuição ou por determinados traços de personalidade que nem eles sabem ao certo explicar – “aura de campeão”, sei lá. Por isso que certas escolhas parecem tão absurdas aos nossos olhos – eu, por exemplo, acho que o Grosjean não vai fazer porra nenhuma, mas… Vai saber!

André
André
12 anos atrás

Quem quiser ver o Bruno Senna na Fórmula 1, que faça uma vaquinha e pague a vaga, já que apostam tanto no talento dele. Bando de folgados.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

É o pessoal do “quero levar vantagem em tudo”…..Não percebem as coisas…Usam antólios……

Nêgo Prêto
Nêgo Prêto
12 anos atrás

Comentário meio tangencial, mas: se essa seca de pilotos brazucas na F1 fizer com que a Globo pare de transmitir a categoria, excelente. (Lembrando que a Fox Sports, canal que transmite a F1 em boa parte da América Latina, está chegando ao Brasil e poderia tranquilamente substituir a Globo.)

Quantos brasileiros corriam na F1 antes do Emerson? Seria ótimo não ter mais brasileiro na categoria. Porque aí os futuros pilotos que se interessassem em correr lá, se interessariam porque gostam mesmo do negócio (ou pela grana, tá valendo tb).

O que tem que acabar é esse negócio de piloto brasileiro sonhar com a F1 pq quer ser santificado, como foi o Senna. Barrica e Massa são dois que claramente têm esse tipo de mentalidade, de querer ser o misto de rei lendário com santo que defende a honra nacional perante os imperialistas, e por isso é tratado como deus aqui dentro. Quanto antes acabar essa cultura idiota que a Globo criou em torno do Senna, melhor.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Petrov x Senna, ficaram no conselho de classe, ninguém passou de ano pela Renault, mas Pet venceu o sobrinho na pista”

Em disputa direta com o sobrinho, o russo teve 3 péssimos resultados nas últimas 8 corridas, um 17º e dois abandonos, mas um deles não teve culpa, GP da ITA. Senna foi até pior que o russo, teve 4 péssimos resultados: 15º,16º,16º,17º. De bom, Petrov pontuou em 3 corridas: 9º,9º,10º, Senna só teve um resultado positivo, um 9º lugar.

Em treinos ficou 5 x 3 para Senna, mas isso só foi possível porque Petrov tomou punição na IND(perdeu 5 posições), nessa classificação Petrov foi 11º, melhor que o brasileiro, mas teve que largar atrás no grid. Sem essa punição a batalha de grid ficaria 4×4, mas se teve que pagar punição, paciência, mas na pista Pet ganhou. Outro dado(dessa vez estranho) contra o russo, na classificação no Japão, os dois pilotos decidiram não participar do Q3, para economizar pneus.

No Q2 Petrov foi melhor que Senna, fez 1:32.245, enquanto que o brasileiro fez 1:32.297, mas Petrov teve que largar atrás porque os carros foram classificados de acordo com o número do carro, nunca vi isso, e na época muitos acharam que devia ser pelos tempos do Q2. Como podem ver, em treinos Petrov não ficou devendo nada. É por isso que não dou tanto valor nessas batalhas de Grid, cada caso é um caso. Lewis massacrou Button no grid, mas Button devolveu nas corridas, no final, o que vale são os desempenhos nas corridas. Na Mercedes foi semelhante, Nico massacrou Schumacher no grid, mas o velho alemão fez grandes corridas se destacando muito mais que Rosberg. Um foi pela eficiencia com méritos(mas sem sal, com um carro de ponta Nico deve se destacar). Schumacher foi pela combatitividade conseguindo os melhores resultados para a equipe, deu até uma de Prost em Monza dando “aula” a um rebelde. Não tinham como tirar mais do carro, que aliás era pior que o de 2010, mas a equipe melhorou em termos de organização, no começou tudo é complicado, foi assim com a RBR em 06/07.

Massacraram tanto o russo por ser “pagante”(não fizeram o mesmo quando Bruno teve que pagar para correr na mesma Renault), mas Petrov venceu a dipsuta com o experiente Heidfeld e também com o sobrinho, se ficar fora do grid em 2012 será uma baita injustiça, além de levar grana a equipe, fez sua parte na pista.

Senna que me lembre, não teve nenhum abandono, percorreu até mais voltas que o russo nas oito provas, mesmo assim no geral, não conseguiu fazer melhor que Petrov. No momento decisivo para Senna(últimas 3 corridas), Petrov foi disparado o melhor, sempre chegando a frente na bandeirada, Senna nas duas últimas corridas errou tomando punição jogando a corrida fora. No geral, o sobrinho ficou devendo não conseguiu bater o russo, que muitos taxavam como pilotinho de merda. Pode até ser para disputar no pelotão da frente, mas do meio para trás, esta tando muito trabalho aos companheiros. Caso semelhante aconteceu com Maldonado, e esse, já veio como campeão da GP2 em 2010, ninguém deu atenção…mas ele deu “calor” no Rubens, tanto que já se garantiu para 2012.

Petrov tinha que ser respeitado, já conhecia o carro em corridas desde 2010, tava ultra-motivado por vencer a batalha com Heidfeld. O sobrinho “enferrujado” por causa do ano parado em 2011, cometeu muito erros por pura falta de experiencia, bateu em treino, em corridas, largou mal, ficou sem ritmo em alguns GPs, tomou 2 punições de bobeira. Em época que qualquer coisinha vem punição(tem acontecido com vários pilotos),Bruno não ia escapar. Os dois toques com Schumacher no Brasil, o primeiro até passa como toque de corrida, mas no segundo onde furou o pneu do alemão, ia ser muito difícil passar batido, dava para Senna evitar. Em outros tempos, tudo seria “coisa” de corrida, por isso, que a F1 de hoje tecnicamente e esportivamente acho muito mais difícil que antigamente, tem muitos detalhes que podem fazer a diferença. Vacilou na pista, entrada ou saída de boxes, lá vem punição, antigamente não tinha nada disso. Todo mundo jogava o carro em cima de todo mundo e ninguém era punido, isso com os carros lado a lado. Como essa sequencia abaixo, um simples toque nas rodas, já poderia causar um grave acidente, ninguém era punido, sequer advertido. Em slow (2:28) da para ser ter uma idéia melhor. Prost até balançou, quase que da merda…

F1 1988 Senna VS Prost Dangerous Overtake(ultrapassagem perigosa), Portugal GP Estoril.
http://www.youtube.com/watch?v=zznJjSncGCE

Não vejo diferença com Hungria 2010, mas aquele alemão começou seu “aprendizado” em 91/92/93 disputando com quem mesmo na pista? Schumacher viu muita coisa entre 91 e 93: “Se eles podem fazer esses absurdos, então também posso”

Não existe “santo” nessa F1, o próprio Bernie foi autêncico e escreveu isso em livro:

“Não sou um anjo”
http://imagens.extra.com.br/Control/ArquivoExibir.aspx?IdArquivo=4633948

Senna no Grid em 8 corridas: 07º,10º,15º,09º,15º,15º,14º,9º
Petrov no Grid em 8 corridas:10º,07º,18º,10º,08º,11º,12º,15º

Se as melhores colocações de Senna em grid foram: 07º,09º,09º,10º. Petrov não fica devendo: 07º,08º,10º,10º, aquela classificação por número do carro no Japão custou um 4×4 na batalha de grid.

Senna em corrida: 13º,9º,15º,16º,13º,12º,16º,17º
Petrov em corrida:09º,AB,17º,09º,AB ,11º,13º,10º

BEL
Grid: Senna 7, Petrov 10.
Corrida: Petrov 9, Senna 13.

ITA
Grid: Petrov 7, Senna 10.
Corrida: Senna 9, Petrov(abandono,acidente sem culpa).

CIN
Grid: Senna 15, Petrov 18
Corrida: Senna 15, Petrov 17

JPN
Grid: Senna 9, Petrov 10(Petrov,penalizado pelo número do carro).
Corrida: Petrov 9, Senna 16

COR
Grid: Petrov 8, Senna 15
Corrida: Senna 13, Petrov(Abandono, acidente,erro do piloto)

IND
Grid: Petrov 11, Senna 15(Petrov, penalizado, aqui ok).
Corrida: Petrov 11, Senna 12

ABU
Grid: Petrov 12, Senna 14
Corrida: Petrov 13, Senna 16

BRA
Grid: Senna 9, Petrov 15
Corrida:Petrov 10, Senna 17

Batalha no Q3:
Senna 4 x 4

Batalha de Grid:
Senna 5 x 3 Petrov

Batalha em corridas:
Petrov 5 x 3 Senna

Pontuação no mundial:
Petrov 5 x 2 Senna

Corridas pontuando:
Petrov 3 x 1 Senna

Voltas percorridas:

Senna-444
Petrov-355

BEL: Senna 44,Petrov 44
ITA: Senna 52,Petrov 00
CIN: Senna 59,Petrov 59
JPN: Senna 53,Petrov 53
COR: Senna 54,Petrov 16
IND: Senna 59,Petrov 59
ABU: Senna 54,Petrov 54
BRA: Senna 69,Petrov 70

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

haja paciência.

alberto
alberto
12 anos atrás

Onde é que estão mesmo os ufanistas, sennistas, pachecos, viúvas ou os (insira aqui outra caracterização pejorativa que te faça parecer espertão) mesmo? Revolta? Nossa, melhor eu nem ir à rua hoje então. Felizmente a onda de protestos parece ainda não ter atingido esse blog, pois só o que vejo aqui é uma legião de puxa-sacos tentando manter a pose de cabeça pensante que despreza o impulso óbvio e natural de querer o sucesso de alguém que compartilhe sua nacionalidade mas, no fundo, mal conseguem disfarçar sua satisfação pelo fracasso alheio. Ufa, acho que estou seguro aqui :)

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  alberto
12 anos atrás

Pior é o pseudo-intelectual que julga os pseudo-intelectuais. É o frustrado que se frustra com os frustrados de plantão. Tú é um caso de estudos,cara. E de muitas risadas…rsrs E nós não estamos rindo “com” você. Que fique bem claro. rs

Alemão
Alemão
12 anos atrás

Bruno Senna perdeu a vaga, pois não pilotou bem o suficiente…se tivesse andado p/ cacete, teria a vaga sim, até pq tb tem dinheiro no rôlo. Vacilou!! Veja o exemplo do Koba…andou duas corridas e já garantiu a vaga!! Quem é bom se garante!! qdo começa com várias desculpas…freios, pneus…etc…é pq o cara não tem a confiança suficiente.!

Tales Ramalho
Tales Ramalho
12 anos atrás

Do ponto de vista de pilotagem na pior das hipóteses a equipe trocou 3 por um quarto de dúzia.

Rodrigo Lombardi
Rodrigo Lombardi
12 anos atrás

Estou precisando ampliar o meu quadro de funcionários.
Quem aí está disposto pagar pelo privilégio de trabalhar para mim?
Mas olha, tem que ter algum talento e uma boa grana, senão, esquece.

Quem topa?

Ah, tá, cortesia com o chapéu dos outros é fácil.

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

E a pachecada não se corforma, fica toda roxa de raiva, mas eles tem que parar de dar “ouvidos” ao Galvão e a poderosa Globo, parem um minuto e reflitam:

“O Brasil merece ter outro campeão na Formula 1?”

O que o país fez nas últimas décadas para merecer isso? Que me lembre, bosta nenhuma, ficou somente torcendo para aparecer outro “salvador” da patria, vamos acordar pra realidade…

O Brasil não investe nem em qualidade de vida para o povo:

Educação(tá burra)
Saúde(tá doente,na UTI)
Segurança(com muito medo).

E o que dizer do esporte em geral no país? Uma verdadeira PIADA!!! Aqui só se investe em FUTIBOR, mas futebol aqui faz tempo não é mais espore, e sim um grande negócio(Neymar não foi pra Europa por causa da crise). Os jogadores só querem saber de grana e aparecer na tv como celebridades, quando é para defender a seleção, é um verdadeiro fiasco. No vôlei vai tudo bem, mas isso porque Bernadinho leva tudo na mão de ferro, além disso tem apoio da Globo, vôlei saiu da emissora, acabou esse esporte no Brasil. Patrocinador só apoia se o esporte passar na Globo, fica mais bonito na tv…barbaridade.

E o que dizer do esporte a motor em geral no Brasil? Que vexame, um país que conseguiu 8 títulos na F1, hoje vive catando “mosca” no circo da F1, mas a culpa é do Rubinho, do Massa e do Bruno? Nada disso, é culpa do povo brasileiro que não investe bosta nenhuma em sua gente(investe em oba-oba, nisso, somos campeões).

No Brasil o que não falta é empresário bilionário, aqui na minha cidade o grupo Júlio Simões comprou o prédio do Maksoud Plaza em SP, o lance no leilão era em torno de 150 milhões, mas pagaram uma pechincha em torno de 75 milhões, lance único, mas o que me deixou de queixo caído, foi saber que essa empresa tem patrimônio de mais de 2,5 bilhões, isso em uma cidade de 300 mil habitantes. Juro que imaginava no máximo uns 600 milhões…ótimo que é muito mais, é mais emprego para o povo, que multipliquem o patrimônio.

Essa rede Magazine Luiza o faturamento bruto passou pra 6 bilhões por ano, ou seja, grana os empresários no Brasil tem(claro que eles não tem obrigação de patrocinar ninguém, devem até fazer o lado social, além disso empregam milhares de pessoa, só essa rede Luiza hoje tem mais de 700 lojas).

Então é isso, não adianta choramingar e chingar piloto de fora, a palavra chave é INVESTIMENTO, como os alemães fizeram nas últimas décadas em categorias de base. Grosjean teve apoio da petrolífera Total e qual o problema? Bruno teve apoio do Xeike Batista, Rubens pra chegar a F1 teve apoio da ARISCO, o mundo gira em torno de grana, Hoje na Formula 1 mesmo que o piloto seja fora de série, ele tem que ter apoio, a disputa é acirrada, mudou muito a categoria nos últimos 30 anos.

Vamos olhar a realidade como ela é, o Brasil não investe merda nenhuma em categoria de base no automobilismo, vive dependendo do eterno “salvador”(o sobrinho é um Senna quando chegar na F1 vai dar conta do recado), a coisa não é bem assim.

Torcedor brasileiro tem a falsa impressão que piloto de formula 1 é como jogador de futebol, onde tem um craque em cada esquina, grande engano.

Basta ver o caso de Hamilton que teve apoio da Mclaren desde o kart, e Vettel que teve apoio da Red Bull,O nível esta muito alto, não basta só ter talento, existe todo um investimento por trás para o piloto tirar o máximo do carro, não é a toa que o grid a cada década é formado por pilotos mais jovens. Nas últimas décadas o piloto tem sido “moldado” para ser um super campeão, piloto hoje erra muito menos na pista que nos anos 80. Simulador de corrida apareceu nos últimos anos, pode parecer que não ajuda nada, mas ninguém gasta centenas de milhares de euros a toa.

Pra situação atual, Massa, Rubinho e B.Senna estão de bão tamanho, somente participam da F1, acho que Rubens e Massa foram até longe, vindo de um país que não investe bosta nenhuma em automobilismo, não dá para esperar muito, além disso, nenhum deles foi apontado como fora de série quando começaram no circo. No máximo poderiam fazer uma boa carreira na F1. Metem o pau na Ferrari, mas foi justamente ela quem salvou a carreira do Felipe lhe dando chance quando o mesmo foi despedido pela Sauber. Schumacher também sempre apoiou Massa na equipe, isso ninguém lembra. Quem sabe o alemão indique Massa na Mercedes quando o mesmo se aposentar…

Igor D.
12 anos atrás

Na verdade se tiver favorecendo brasileiro, tudo pode. “Contra” brasileiros, é sempre a famosa e universal teoria da conspiração prejudicando pilotos brasileiros.

Pachecos, sentem lá….

ABresser
ABresser
12 anos atrás

Gosto de F1 e acompanho a muito tempo. Portanto, por mim, tendo brasileiros ou nao realmente nao é o mais importante, assito do mesmo jeito. Mas não faço parte da “pachecada”, só porque é brasileiro é melhor, piloto brasileiro X nao ganhou por causa de complos/conspirações contra brasileiros etc etc etc. E dispenso narrações ufanistas da RG e o pacheco-mor (tem hifen ?) GBueno na F1 ou qualquer outro esporte.

Bruno Senna (só herdou o nome, nao o talento) é fraquinho, consegue ser pior do que o meia boca Grosjean.

PS: Recomendo TV no mute e Radio Estadao/ESPN !

Castro
Castro
12 anos atrás

Esses últimos anos vem sendo os melhores da F-1 em muito tempo. Não sei se está relacioando a baixa qualidade dos pilostos brasileiros e a alta qualidade dos alemães. Mas é fato, apesar do domínio do Vettel temos visto corridas muito boas (exceto aquelas no circuitos malas do “mundo” árabe e da breguice hispânica).

José Renato
José Renato
Reply to  Castro
12 anos atrás

A F1 que tenho visto (e pouco) está uma bosta….. A pior dos últimos 40 anos!!!!!!

Nilson
Nilson
12 anos atrás

Uhhh Renault perguntou!!!! o Brunim nu acertou!!! pegue o seu banquinho e saia de mansinho!!!!!

Quem pode mais $$$$, chora menos!!!

Lilian Cardoso
Lilian Cardoso
12 anos atrás

De fato, não dá para o Bruno Senna. Ele não mostrou a que veio, deixou muito a desejar.

Seria melhor que esses tais investidores barasileiros investissem em alguém com mais potencial (se é que temos alguém nessa condição).

Adriano CP
12 anos atrás

E uma pena ainda tenho esperanca que o Senna sobrinho relembre pelo menos 10% do que foi o Senna Tio.

http://www.cars4fun.com.br

Luiz Morais
Luiz Morais
Reply to  Adriano CP
12 anos atrás

Para com isso! Colocar essa responsabilidade no moleque é uma bobagem! Por sinal foi isso que acabou com a carreira do Barrica.

Diego Augusto Queiroz
Diego Augusto Queiroz
Reply to  Luiz Morais
12 anos atrás

Moleque de quase 30 anos?

Adriano CP
Reply to  Luiz Morais
12 anos atrás

Nao e questao de responsabilidade, mas sim de esperanca…..quem sabe automobilismo esta no sangue. Mas como o Diego disse o Bruno nao e nenhum menino mais.

João Luis Bruning
João Luis Bruning
12 anos atrás

Na verdade fiz trocida pro Bruno ir bem , mas não deu!
Pensando com a razão eu também escolheria o Grosjean! Mas acredeito que o Bruno merece outra chance na F1, a Force India seria o ideal mas não parece possivel e até a STR. A Willians com motor Renault pode melhorar muito, agora Hispania melhor deixar pra lá.

Marcelo Migliorini
Marcelo Migliorini
Reply to  João Luis Bruning
12 anos atrás

soh nao da para esquecer o seguinte, se o bruno for para a williams, como fica o galvao? Dizendo toda a corrida “a ultima vez que vimos um brasileiro com capacete amarelo em uma williams com motor renault, deu merda…”

Flavio
Flavio
Reply to  Marcelo Migliorini
12 anos atrás

Hahahahahaha! Boa Marcelo! Ia dar “Tela Azul” no Galvão!

Affonso
Affonso
12 anos atrás

Flavio, na boa, mas esse negócio já deu.

Tem uma cambada aqui na internet que se acham na verdade os donos da verdade, moral e bons costumes. São de uma babaquice e pachecagem impressionante.

É muito óbvio que o Grosjean é melhor que o Senna Jr (sendo que Grosjean está entrando com menos grana que Senna Jr.).

Passa SBP nessa cambada de malas, e tá tudo certo.

Ao Tiago S.
Ao Tiago S.
12 anos atrás

A poderosa Globo só dá apoio moral, pra ela o quem manda é IBOPE, se o atleta não é tudo isso, que se foda, ela só aparece quando o esportista é fora de série ou já tem “medalha de ouro no peito”, basta ver as lutas do MMA, ou UFC…cada povo tem o que merece.

Olha o caso da Alemanha, começou formando pilotos com a Mercedes nos anos 90, só vingou Schumacher, mas a Alemanha não ficou DORMINDO em berço esplêndido na era de ouro do alemão, investiu mais em seus pilotos nas categoria de base, e hoje DOMINAM o grid e até a Formula 1. Desde 1994 foram 18 temporadas, os alemães levaram METADE dos títulos, 7 com Schumacher e 2 com Vettel, vitórias e poles da Alemanha na F1, já passou de 100, pódios mais de 200, muita coisa não?

Os alemães demoraram para investir em seus pilotos(sempre deram mais atenção no lado técnico, parte de engenharia, como motores, etc), mas quando decidiram investir em pilotos, vieram para “arrebentar”, é a vez dos alemães se divertirem na F1. No grid atualmente entre os alemães só tem pilotos de bom pra fora de série…

Parabéns a Alemanha, alemão gosta de alemão, investe em sua gente…brasileiro é muito egoísta, é cada um por sí e que se foda…e são bem “cara de pau”, só aparece(Globo) quando o esporte esta por cima, caso das lutas como já foi citado.

Isso é Brasil…anos luz de uma Alemanha!!!

Jaison
Jaison
12 anos atrás

Senna não fez por merecer. Mas acredito que a troca é 6 por meia-duzia.

Lucas Radaelli
Lucas Radaelli
12 anos atrás

Costumo discordar das suas opiniões, mas nesse caso concordo com você. Bruno Senna não merecia a vaga que tinha. Aliás, não merecia sequer estar na F1, tendo em vista a quantidade de pilotos realmente qualificados que lutam por uma vaga (Di Grassi, para citar um exemplo brasileiro).

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Hilário, o Bruno pode contar com apoio:

Da mãe.
Do sobrenome.
Do Berger.
Da grana do Xeike Batista.
Da Globo(patrocínio que é bão nada).
Do chatíssimo Galvão.
Da pachecada.

E quando é piloto de fora, PQP…o cara vira monstro do “meu” querido Brasil??? Bom lembrar, Rubens também esta atrás de patrocinador, ou seja, pra ficar em 2012 tem que “pagar” para correr!!!

Formula 1 é isso, quem pode mais chora menos, o próprio tio do Bruno admitiu no porgrama Roda Viva, nos anos 80 metade do grid “pagava” para correr. Desde Prost em 93 a França não tem chance na F1, será que ela não pode ter um representante em 2012?

Até 2001 a França tinha dois pilotos que corriam com regularidade, Panis e Alesi, depois ficou só Panis até 04, e eles nessa época só faziam “números” no grid, desde então a França só pode contar com:

Franck Montagny-06
Bourdais-08,09
Grosjean-2010

Brasil teve 3 pilotos ano passado, em 07/08/09 teve chance de fazer um campeão, se não deu, paciência, a França sequer participou de toda temporada em 2010, vamos parar de ser um bando de CHORÕES,

Bruno e o Rubinho estavam no “conselho de classe”, na Renault Bruno não passou de ano, paciência!!!

Só resta a pachecada da TAS ouvir a música, abaixo…rs

http://www.youtube.com/watch?v=ML6OEfi16Fk

Meus pêsames por tantas lágrimas…mas se quiser ficar roxo de raiva, que fique, tira a calça e pisa em cima.

hendrix
hendrix
12 anos atrás

anota aí:
willians ano q vem será o maldonaro e o petrov

rubens ta fora

Tiago S.
Tiago S.
12 anos atrás

Acho que a Globo também deveria patrocinar os pilotos brasileiros, já que eles são tão fodões assim. É também a mais interessada nisso, visto que o ufanismo que o Galvão se orgulha tanto, é o principal responsável pela queda da audiência. Essa história toda, fez que a F-1 só fosse importante para o público em geral, se estiverem pilotos brasileiros correndo. E esse já não é mais o caso hoje, que dirá daqui uns 3 anos.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Em nota, Grosjean disse estar com “um grande sorriso no rosto” e se sentir um privilegiado por ter conseguido vaga na Lotus. A contratação dele foi anunciada junto com a renovação do patrocínio da empresa petrolífera francesa Total, que há mais de seis anos banca a carreira de Grosjean.

Normal. Sem grana, sem vaga.

Francisco Libânio
Francisco Libânio
12 anos atrás

Ah, essas viúvas… É o que dá ser doutrinado durante anos pelo sistema Galvão Bueno de mediocridade.

Bruno Senna era mais um piloto nota cinco na F1. Pouco producente, servia para compor o pelotão intermediário e beliscar pontinhos se estivesse num bom dia. Grosjean não é melhor nem pior que Senna. Não vejo porque o franco-suíço não mereça uma chance na categoria. Se tiver o mesmo destino do Heidfeld, Senninha volta (ou não) e a Lotus fica como uma equipe mediana.

Além do mais, a julgar pelo atual nível da pilotagem brasileira, muito distante dos melhores dias, é melhor que fique só um mesmo. Ter que torcer para o Rubinho chegar ao Q3 ou dar alvíssaras por Senna estar entre os dez melhores não é muito agradável. Melhor torcer para que, esse ano, Massa meta a faca nos dentes e emparelhe seu carro com o Alonso, posicionando a frente e, eventualmente, ganhando.

Falar em título para Felipe seria demais, mas para quem já chegou a disputar cabeça a cabeça um título, a esperança é a última que morre.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Agora, eu não levo fé nessa Lotus em 2012 não.
Kimi Raikkonen já estava andando mais lento que o Massa.
Depois de dois anos parado, não creio que tenha melhorado. e quanto ao Grosjean é um apenas uma aposta em mais um piloto mediocre. Assim como foi com o Petrov e o Bruno.

Flávio Mendonça
Flávio Mendonça
12 anos atrás

Puta saco tá ficando esse blog. Não tem nunhum comentário nele de alguém indiguinado, revoltado ou coisa parecida, pelo menos não por enquanto. Sempre visito este sítio, e recomendo para os amigos que vivem reclamando da falta conteúdos na internet com textos interessantes como são os seus. Mas aqui já está parecendo a Veja. Quando a revista fala de Lula é tudo podre, fede, faz mal e dá enjoo, e tudo que Lula fez de bom é cópia do governo passado (um governo com a maior lisura, transparência, cheirinho de bebê johnsson e 10 trocas de ministros da justiça). O resultado gerado aqui é sempre o mesmo, quem fala qualquer coisa a favor de Senna (o tio) é viuvinha ou bobo, e quem fala qualquer coisa a favor de Schumacher ou mesmo Piquet, é amante deles, vigaristas e mau caráter, como se fosse uma fórmula matematica avaliar esses pilotos, com um resultado concreto e objetivo. Parcialidade de dar inVEJA .

Pdr Rms
Pdr Rms
12 anos atrás

Olhando apenas o critério técnico (e não o financeiro), acho que é uma injustiça com o Barrichello e o Sutil, que são pilotos melhores e mais experientes. Entre Grosjean, Senna e Petrov não há muita diferença.

Infelizmente, as escolhas na F1 estão cada vez mais baseadas em critérios diferentes.

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Gomes, não se faça de desentendido. Você colocou no seu post que “nem sempre é a grana” dando a entender que Grosjean foi escolhido somente por ser bom piloto, se esquecendo que a TOTAL entrou como patrocinadora da equipe , impondo o piloto como condição.
Tudo normal, assim como foi com Petrov e Bruno este ano e assim como será com Grosjean,
então a sua conclusão de “nem sempre a grana” está equivocada. Só isso. Simples assim,
Pagou correu.

José San Pedro
Reply to  Antonio
12 anos atrás

esse não era o título inicial do post, acho que era alguma coisa de “a volta por cima”…depois ele trocou para o negócio da grana!!! rsrsrsrs

José San Pedro
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

e nada, achei curioso o fato de você ter trocado o título do post…só isso.

Rafael Duailibe
Rafael Duailibe
12 anos atrás

Caro Flávio é impressionante você olha o site do gordinho da Globo até gosto do rafael na F1 e seu site mesmo puxando um saco vai ver (como diria professor girafalles) por causa, motivo razão e circunstência ser do grupo da platinada nada contra, cada um chora por onde sente saudades… Os comentários do site são em sua maioria o que você escreveu uma pachecada sem fim falando coitado do brasileirinho contra o mundo europeu ou a F1 esta virando uma corrida de europeus, e quer saber acho o mais justo, o Brasil com isso mostra que a CBA é um lixo de entidade, não faz nada pelo esporte nacional, absolutamente nada e com isso os últimos pilotos estão aí sem vagas, se conseguirem serão em equipes nanicas que não disputarão nada, Se fosse para escolher 2 pilotos brasileiros entre os demais não sei se você concorda mais escolheria o di grassi e o senna o barrica e o fumassa, já foram já eram, piloto depois que vira pai tem medo, quer voltar para a família, não adianta ele não quer morrer disputando, os 2 são milionários que cedam o espaço, não me estranharia se no meio da temporada de 2012 a Ferrari enxotar o fumassa assim como fez com KIMI e levar Kubica, por quem o alonso nutre uma simpatia e além de tudo é um patcha piloto, e não me estranha se num futuro próximoa F1 começar a ser transmitida em VT’s assim como na SPortv, por não ter brasileiros ganhando.

Vinícius Lucas
Vinícius Lucas
12 anos atrás

Problema que o Bruno não aproveitou direito a chance que tinha.

Mas o Grosjean não acho aquelas coisas não, para mim é fraco, a menos que tenha evoluído muito na GP2 já que eu não acompanho.

Agora para o Bruno, tem que pelo menos arranjar uma vaga de piloto reserva, caso contrário, será obrigado a desistir da F1.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
12 anos atrás

Esses brasileirinhos são uma praga nacional. Nem terapia resolve a escrotice dessa raça.

Franco
Franco
12 anos atrás

Muito simples: o que Bruno Senna conquistou no automobilismo que o credencie a merecer a vaga na Lotus. Ao que me conste o francês tem uma trajetória vencedora em outras categorias.

Franco
Franco
Reply to  Franco
12 anos atrás

Faltou um interrogação.

João Carrieri
João Carrieri
12 anos atrás

Ahhhhhhhhhh!!!!!!!!……………..nunca mais vamos ouvir ” Emociona ver um carro preto e dourado pilotado por um piloto chamado Senna, de capacete verde e amarelo”. Mas agora falando sério, acho que em breve a Globo pula fora da F1, é só um palpite. Também acho que a escolha de um piloto é um pouco de cada coisa: dinheiro, desempenho, perspectiva futura, interesses comerciais. Como você mesmo falou no outro post, o Senninha não foi esse assombro todo, além do que não podemos julgar o Grosjean pelas “corridas-tampão” de 2009.

Rodolffo GF
Rodolffo GF
12 anos atrás

Sejamos francos mesmo: Bruno Senna é fraco, muito fraco como piloto. Fala bem, entende razoavelmente das questões técnicas , mas é fraco como “braço”! A verdade é essa! A sua chance na Fórmula 1 se deve ao sobrenome famoso e o aporte de dinheiro de Eike Batista. Podem dizer que classificou na frente de Petrov (em 5 a 3), o que é verdade (ainda que contemos que uma foi pelo número do carro mais baixo), mas a verdade é que fora as corridas que Petrov teve problemas, ele acabou atrás do russo em quase todas as corridas – mesmo largando na frente na maioria, e o russo não é nenhuma “perestroika”, rsrs! Defender que ele tinha que estar lá pelo “talento” é pura patriotada! O currículo de Bruno é fraquíssimo e isso acabou contando também.

Salvador Costa
Salvador Costa
12 anos atrás

O problema dessa turma é o sobrenome do piloto, Gomes. Virou religião.

Rodrigo
Rodrigo
12 anos atrás

Na boa…. Grosjean, Senninha e Petrov são fraquissimos.
Fosse a Renault, dos que tem livre no mercado, optaria por Barrichello ou Sutil. Não que sejam excelentes, mas seriam melhores opções.

Rui P. Piva.
12 anos atrás

De acordo meu caro Flavio. Uma pena o Bruno ter perdido a vaga mas, como diria o outro, uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa.

EduardoRS
EduardoRS
12 anos atrás

“Brasil: ame-o ou deixe-o.”

A lavagem cerebral deu muito resultado. Ainda hoje.

Ulisses
Ulisses
12 anos atrás

A Fórmula 1 está chata já faz algum tempo.
Com Brasileiros ou sem brasileiros, Autódromos novos “sem graça”, jogos de equipes anti-esportivos, recursos artificiais para possibilitar ultrapassagens, excesso de tecnologia embarcada transformando a “coisa” em um videogame, tudo politicamente muito correto com punições para quem não dirigir “no trilho “etc etc …
Ou estou ficando velho, ou a F1 está realmente uma merda, sem poesia.
Sou mais a Fórmula Truck, Nascar, DTM, Turismo Carretera, onde quem pode mais, chora menos!
Cai fora daí Senna, isso aí deixou de ser automobilismo já faz algum tempo.

Rildo
Rildo
12 anos atrás

Olá Flavio, o que tem me revoltado não é ter ou não brasileiro na F1 e sim os meios cada vez mais econômicos para se escolher os novos pilotos ( e autódromos) do grid, gente que nunca ganhou nem medalha de honra ao mérito nas categorias de base (o que não é o caso de Grosjean) tem ficado com as melhores vagas deixando de fora gente muito boa. Sempre achei Senna um bom piloto, nunca brilhante, não teria chances mesmo. Entre os brasileiros da atual geração o mais qualificado é Nelsinho, que perdeu oportunidade, o outro que considero super e que eu gostaria de ver em um carro de F1 de verdade é o Di Grassi, tão bom ou melhor que os que estão no grid, que não tem grana e por isso não tem chances de correr na F1 atual e isso é revoltante!

William
William
12 anos atrás

Cada vez mais vejo o KOBA COMO MITO mesmo, Chegou e mostrou pra que veio!!!!!!

Giovani Jardim
Giovani Jardim
12 anos atrás

Perfeito!!!

Ricardo
Ricardo
12 anos atrás

Pois é, brasileiros tem que reconhecer que o Barrica já era, O Senninha nunca foi e pelo visto nunca será e o Massa quase foi campeão mas depois da Mola do carro do Barrica (tinha que ser do carro dele neh) nunca será campeao. 2013 sem brasileiros tem grande chance de virar realidade.

Flavio Costa
Flavio Costa
12 anos atrás

Realmente o Bruno não mereceu a vaga. Muito fraco e inconstante, não soube aproveitar as chances que teve, e dançou bonito…

Sérgio Graço - São Paulo
Sérgio Graço - São Paulo
12 anos atrás

Olá FG

Em homenagem a Lotus, estamos programando na nossa comunidade de “Cervejeiros e trilheiros” uma grande Festa neste fim de semana!! em Ubachuva!!!! onde vamos beber e comer !! mas o grande momento da nossa Festa vai ser QUEIMAR UM JEEP LADA….. vamos te mandar fotos… vai ser otimo!! vai dar ibope e vai viajar o mundo

Maurício MV.
Maurício MV.
12 anos atrás

Concordo.