RESTAM DUAS

SÃO PAULO (e agora?) – A Force India tratou hoje de fechar mais duas vagas para 2012 e confirmou Di Resta e Hülkenberg como titulares. Era esperado. Di Resta foi o melhor estreante do ano, 13° colocado com 27 pontos, três atrás do mito Kobayashi. O sexto lugar em Cingapura foi seu melhor resultado. Todos sabem que é piloto Mercedes, fornecedora da Force India, e que está sendo preparado para suceder Schumacher na equipe quando o alemão parar, o que deve acontecer no final da próxima temporada.

O incrível Hulk fez um bom ano de estreia em 2010 que teve como ponto alto a pole em Interlagos. Quando assinou como reserva dos indianos, já se imaginava que a ideia era promovê-lo a titular em 2012. Sutil, que perdeu o lugar, é um ótimo piloto, mas se complicou pessoalmente com aquela história de bater num dirigente da Renault na China. Mas não deve ficar a pé. Aliás, não faz sentido que fique. Nono colocado em 2011 com 42 pontos, foi o melhor piloto do ano tirando as duplas das quatro maiores (Red Bull, McLaren, Ferrari e Mercedes). Superou, inclusive, a turma da Renault (futura Lotus), que começou bem o campeonato com dois pódios.

Sobraram duas vagas, portanto. Uma na HRT e outra na Williams. O lugar hispânico não chega a ser objeto de desejo de ninguém e deve sobrar para Alguersuari, que fez uma temporada decente pela Toro Rosso, é jovem, espanhol e promissor. Já o cockpit da Williams passa a ter Sutil como favorito. Ele tem bons patrocinadores, algo que Barrichello ainda não conseguiu. Rubens, de acordo com o blog do Victor Martins, já admitiu a amigos mais próximos que pode parar de correr por um ano para, quem sabe, abraçar a Stock em 2013. É um caminho natural que daria um ibope imenso à categoria.

Bruno Senna, pelas últimas declarações publicadas no exterior (sua assessoria informou no dia do anúncio de Grosjean que ele não vai falar com a imprensa brasileira até definir algo), já está considerando a hipótese de ficar como reserva da Lotus, ou de seguir para os EUA, mas para a Nascar, como fez Nelsinho.

Não sei se teremos novidades até a virada do ano. Mas tenho a sensação de que a Williams pode anunciar algo antes do Réveillon. Puro palpite. No começo da semana, eu achava, do nada, que Rubens acabaria dando uma volta em todo mundo e poderia ficar onde está. Era palpite, também, sem nenhuma base factual. Mas agora acho que ficou difícil. Adrian, 28 anos, tem cinco temporadas nas costas, 90 GPs disputados, não é um novato. Traz dinheiro, não custa muito. Faz mais sentido um Sutil que um Barrichello para uma equipe que busca renascer.

Subscribe
Notify of
guest

26 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
12 anos atrás

Não queria ter que dizer isto nunca na minha vida:

FODEU!

Eu torço para que o Barrichello tenha um carro para a 20a temporada dele na F1, mas se for na Hispania (e pagando), eu quero mais é que ele comece a correr de Mini no Ibirapuera mesmo!

Acho que já deu! É hora de reconhecer que “fodeu”, levantar o acampamento e seguir para outras categorias em outros países.

fabio freire
fabio freire
12 anos atrás

stok é sem graça demais

Marcos Cezar Franceschini
Marcos Cezar Franceschini
12 anos atrás

Flavinho, estive pessoalmente em Interlagos e o Sutil foi, para mim, o destaque do fim de semana, mas com a Williams tendo motores Renault na próxima temporada… será que aquela agressão ao Dirigente da montadora Francesa em Cingapura, não vai fechar a porta para ele?

Evandro Garcia
Evandro Garcia
12 anos atrás

Assim como aconteceu com vários,Bruno deve seguir outros caminhos e esquecer em definitivo a F-1,já não é um garoto tão novo e pilotar em equipes pequenas não é uma boa opção, a F-1 se tornou uma maquina de dinheiro,um banco onde fica quem paga mais,a F-1 atual são apenas negócios,um bom ano a todos e um péssimo a Lotus!!!

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
12 anos atrás

Acho interessante a possibilidade de BS ir correr na Nascar….Ele tem patrocínio..Tem um sobrenome….Acho que seria bem aceito nas categorias de base….Fazer um caminho como o do Piquet, que ainda está no “meio-termo”, mas se insistir e ter bons carros, tem chance…..Barrica tem que se aposentar….Mas do que passou a hora……E ficar olhando o Schummy tirar dele o único recorde..O de participações em corridas

Fernando Cruz
Fernando Cruz
Reply to  Luiz Oliveira
12 anos atrás

Eu não acho interessante deitar fora todo o trabalho feito desde 2004, que é o que acontece se ele for para a NASCAR. O Bruno nasceu para a F1 mas como já está fora do timing a F Indy seria a alternativa mais lógica. Na NASCAR terá de voltar a categorias inferiores e passar uns anos até subir à Sprint Cup. Na F Indy estaria na categoria máxima dos fórmulas dos EUA e teria condições para lutar por vitórias talvez até mais cedo do que nas categorias inferiores da NASCAR. Quem sabe não poderia até voltar à F1 em 2014, numa altura em que haverá mudanças regulamentares que tornarão mais fácil o regresso de quem esteve afastado.
Até o DTM seria melhor do que a NASCAR, pois correria em circuitos convencionais que têm muito mais a ver com ele do que as ovais. É certo que na Indy também há provas em ovais, mas creio que a grande maioria é em circuitos convencionais e citadinos.

Winston
Winston
Reply to  Fernando Cruz
12 anos atrás

Acontece que é na Nascar que esta o dinheiro, oito bilhões de dolars por ano contra 3 da F1. É a categoria que o público americano vê. O resto? é só o resto.

Billy
Billy
12 anos atrás

Só discordo ao dizer que Hülkenberg fez um bom ano 2010. Pelo contrário: ele não foi nem sombra do piloto da GP2 em 2009, tomou um sacode do Rubinho. A pole em Interlagos, já no final de temporada, mascarou o ano ruim dele, mal comparando, pior até do que o do limitado Maldonado esse ano. Mas a carreira dele não se resume a esse ano ruim, é bom piloto e merecia sim outra chance.

Felipe S.
Felipe S.
Reply to  Billy
12 anos atrás

Concordo com você Billy. Vale a máxima de que todo piloto é tão bom como sua última corrida. O Barrichello foi muito melhor que o Hulkenberg em 2010.

Daniel Almeida
Daniel Almeida
12 anos atrás

O Rubinho vai dar ibope prá qq campeonato q ele for… acho que ele consegue coisa melhor que a Stock Car, mas vai saber… trabalhar não precisa mais, se for prá ficar com a família, amigos e se divertir talvez a Stock seja uma boa opção…

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

“Melhor correr na classic cup. Pelo menos tem carro de verdade!”

Pois é, mas não vai pensando que Rubinho vai chegar e ser campeão na “molesinha” por ter sido piloto da F1, basta ver Burt que não tem vida fácil na Stock. Pra piorar, nos últimos anos tem o Cacá dominando!!!

Na Classic…pelamordedeus, piorou, tem o Gomes que não vai facilitar para o Rubinho nas ultrapassagens(vai dar briga). É capaz até do Gomes ser chamado de “chicane ambulante”, indgnado, só resta o Gomes disparar:

“Eu sou chicane ambulante, ou é vc que não consegue me passar?”

O Rubinho já viu as largadas “dragstes” do Gomes? Coisa Hipnótica…só ele consegue largar no momento certo, o resto demora pra largar…é muito sangue-frio, Rubinho não tem chance na classic cup.

Largada do Gomes no ClassicCup Londrina
http://www.youtube.com/watch?v=S_fhpPZ0HaA&feature=related

galileu
galileu
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

marcelo, já expliquei o porque das “boas” largadas do flavio, mas vou explicar novamente:
era uma vez um piloto baixinho….. acontece que devido a altura do nosso blogueiro a ordem do cérebro para o pedal da embreagem tem um caminho mais curto para percorrer do que um piloto com 1,70mts.
essa é a explicação cientifica para tal fato, comprovada na normandia por cientistas renomados no mundo inteiro.
existe tambem um dispositivo elaborado na russia em conjunto com a nasa, mas esse já esta sendo copiado pelos caras que roubaram o 69 conforme já postado aqui, ainda acho que o preparador do flavio está envolvido no caso, mas isto já,está sendo investigado pela cia e a kgb com a permissão,da cba.

Joel Jones
Joel Jones
12 anos atrás

Seria se rebaixar demais disputar essa Stock Car. Penso eu que o Rubinho não precisa disso, poderia escolher uma categoria mais interessante, ou se aposentar.

Luiz
Luiz
12 anos atrás

Mas não dá Gomes, o Sutil deu uma garrafada no pescoço de um cara da Renault, que fornecerá o motor da Williams, então Barrichelo fica.

Bruno
Bruno
Reply to  Luiz
12 anos atrás

Pelo que lí, a Williams vai pagar pelos motores. Se vai pagar à Renault, Frank Williams não é obrigado a atender caprichos de dirigente de fornecedor.

Aliás, o rapaz atacado pelo Sutil é da GENII, e não da Renault.

Muchacho
Muchacho
Reply to  Luiz
12 anos atrás

Luiz, nesse caso a Williams é cliente da Renault, e cliente sempre tem a razão e preferência……torço pelo Barrica, mas essa vaga é do Sutil, pois tio Frank não vai “rasgar” esse rico dinheirinho do alemãozinho. Se (sempre existe um se) o Barrica tivesse se mobilizado para levantar alguns tostões, até teria alguma chance….vale lembrar a idéia do Vitor Martins, de que a Duracel poderia patrociná-lo usando o mote mercadológico “as que duram mais”.

Samuel
Samuel
Reply to  Luiz
12 anos atrás

Também acho que o Sutil não vai entrar na Williams por causa disso mas o Rubinho não fica , a Williams precisa de dinheiro . Creio que entre outro com dinheiro, acho que esta vaga vai ser uma surpresa.

André
André
12 anos atrás

O bonde passou.
O Rubinho poderia ter feito uma despedida linda aqui no Brasil. Seria aplaudido, choraria, sambaria, viraria um mito.
Mas não quis, mesmo sabendo que seria difícil levantar a grana para comprar um assento no próximo ano.
Paciência.
Agora é pensar na Estoque 2013.

Flavio Seno
Flavio Seno
12 anos atrás

Melhor correr na classic cup. Pelo menos tem carro de verdade!

Victor
Victor
12 anos atrás

Cinco temporadas já? Esse tempo passa e não percebemos, mesmo.

NIlton
NIlton
12 anos atrás

Venho apostando minhas fichas no Sutil faz muito tempo.
Acho que seria um erro da Willians não contratá-lo, eles erraram e se arrependeram dispensando o Hulk para ficar com o Barrica ano passado.
Mais jovem, melhor piloto, Patrocinadores, matemática simples.

O Rubens anda do que quiser só escolher, ficaria surpreso se ele fosse correr no Lixo da Stock .

Antonio
Antonio
12 anos atrás

Se o Sutil pode levar grana para a Williams, é tudo que o tio Frank quer.
Um piloto bom ,experiente e que leve dinheiro.
Barrica é bom e experiente mas não leva dinheiro , só toma.
E Sutil não é de se jogar fora. Me lembra o Webber no início de carreira
É rápido, guerreiro, você sabe que não vai ser campeão nunca, mas é uma boa opção..

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Antonio
12 anos atrás

Eu pensava o mesmo à respeito do Button…até 2009.

Rodrigo Assis
Rodrigo Assis
12 anos atrás

E assim continua a saga do filme sexta-feira 13, o facão da F1… De quebra, mais 1 demitido. Agora só falta o Rubinho.

Márcio Haddad
Márcio Haddad
12 anos atrás

Que vá para a Estoque.

Flavio Seno
Flavio Seno
12 anos atrás

O Rubinho nessa merda de Stock Car? dificil heim…