SPA, 1939

GUARUJÁ (machos) – Spa, GP da Bélgica de 1939, corrida que matou Richard Seaman. Na pista antiga, com chuva, carros que passavam dos 300 km/h. Sem área de escape, sem guard-rail, com árvores e gente ao longo do circuito. Esses caras eram bem doidos. Quem mandou o vídeo foi o Ricardo Divila. Imagens bem raras.

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Leonardo Costa
Leonardo Costa
12 anos atrás

Curioso no final as coincidências com os números 13 e 26 sobre o Seaman. Bateu na volta 13, faltando 13, pilotando o carro 26 de um total de 13 e tinha 26 anos. E o post foi feito dia 26 às 15:13, e quando vim escrever este comentário já haviam feito 13 comentários. Coisa louca.

ALEX B.
ALEX B.
12 anos atrás

Creeedddooooo! Ouço falar que para os pilotos de F1 de hoje em dia, a semana tem um dia a menos. Para esses aí faltavam dois ou tres dias! Putz, em Spa, com chuva, e voanda naquelas bagaças?????

Nigro
Nigro
12 anos atrás

Oi Flávio

O video é de um DVD duplo chamado Racing Silver Arrows. Além do DVD, existe um livro com o mesmo nome que é refereência em Grand Prix pré-guerra. Vai aí a dica..

dado andrade
dado andrade
12 anos atrás

Fantastico!!!!!Tambem os videos que estão dependurados.Presentão de Natal,obrigado.Desejo Feliz Ano Novo e muito sucesso com o MEIANOV.
Forte abraço DadoAndrade.

Leandro R FErreira
Leandro R FErreira
12 anos atrás

Muito bom!

Alan Magalhaes
Alan Magalhaes
12 anos atrás

Sensacional. Segurança ZERO, coragem, DEZ. Esses são ‘os caras’, não essa molecada que sai do kart com nariz empinado, com manager, assessor de imprensa e personal trainer. Simplesmente sensacional!

Marcelo
Marcelo
12 anos atrás

Pera aí Gomes, não entendi nada…onde esta a suspensão “ativa” pra ajudar na chuva?

Aerofólio e asa dianteira! Pneus largos especiais de chuva! Controle de tração(já tinha em 92)!Trocar de marcha no volante(já tinha em 90)!

Vivem “endeusando” os pilotos da F1, principalmente os pilotos dos anos 80, mas esses pilotos da década de 30/40 passaram por desafios maiores!!!

Na década de 30/40 tudo era mais desafiador, tanto carros como as pistas, muitos carros já passavam dos 600 cv.

Pra mim: Rudolf Caracciola, Bernd Rosemeyer e Tázio Nuvolari enfia qualquer trio de qualquer época da Formula 1 no bolso.

Só pra lembrar, nessa época as corridas duravam na maioria até 4 horas…não tinha mimimi no pódio demosntrando cansaço. Imagina quatro horas em Mônaco.

Porque esses pilotos NUNCA são citados nessas votações(escondidas) que aparecem na net dos “melhores de todos os tempos”?

Estão com medo de ser “massacrados”? Meteram tanto pau no Schumacher por causa da tecnologia no carro. Oras, os carros dos anos 80 comparados com a década de 30/40 , estão anos luz a frente…muito mais fáceis de guirar, ou alguém vai dizer que não? Essa pista de SPA antiga era 3 vezes maior, muito mais desafiadora que a dos anos 80.

Que separem os melhores da F1 com os melhores de todos os tempos, melhor forma de não confrontar com os MESTRES da década de 30/40, eles estão em um nível maior que todos os pilotos que passaram na F1.

Vitor
Vitor
Reply to  Marcelo
12 anos atrás

Um ponto é que não havia um “campeonato mundial” na época, e muita gente acha que o automobilismo começa em 1950.
Caracciola, Rosemeyer e Nuvolari foram campeões do campeonato europeu, que era o mundial “de facto”.

O que acontece também é que, como as opções mais recentes de “melhor de todos os tempos” contém brasileiros, as pessoas acabam sendo mais parciais.
Você já percebeu como, quando se fala dos pilotos recentes sendo espetaculares, reclamam que os carros são automatizados demais, que não há desafio. Sobre os muito antigos, se fala que era uma época pouco profissional, os carros não eram sofisticados o suficiente. O Jackie Stewart coloca o Jim Clark como um dos melhores pilotos de todos os tempos, vai o cara e chama ele de gagá, etc…
Ou seja, o momento mágico em que podia aparecer alguém especial é entre 85-95, é isso?

Mostram o Senna virando 1,5s mais rápido que todo mundo em Mônaco, e se dá o tratamento quase místico. Já na menção dos feitos no Nürburgring (MUITO mais complicado que Mônaco, e pedindo muito mais coragem também) de Nuvolari, Rosemeyer, Caracciola, Ickx (virando junto dos F1 num F2 !?!), Fangio, Stewart , são descartados como sendo de “outra era”. É uma pena.

Sobre Spa, é muito verdade. Os caras até tiveram a pachorra de aumentar o raio da perna para a direita da Eau Rouge! Antes era uma curva um pouco maior para a esquerda e uma curva bem maior que hoje para a direita. Sem falar no Masta kink, Stavelot, Burnenville, etc…

Eduardo - SP
Eduardo - SP
12 anos atrás

Genial! Impressão minha ou o box era na própria reta?

Adriano Reis
Adriano Reis
Reply to  Eduardo - SP
12 anos atrás

Em muitas pistas – senão todas – era assim. Com o tempo foram separando aquilo que conhecemos hoje como pitlane, mas havia pistas assim até o final da década de 1960, como Mônaco.
Aliás, depois da Source, parece que havia uma subida? não entendi… Era a Source mesmo?

Carlos Pereira
Carlos Pereira
12 anos atrás

Gomes, muito legal, mas daria pra ampliar o assunto e falar mais o Richard Seaman e sua carreira ??? Como ele era definido em seu tempo ??? Foi um dos grandes pilotos da pré F1 ???

janus
janus
Reply to  Carlos Pereira
12 anos atrás

Dick Seaman não era aquele que ficou rotulado por ser britânico mas apoiar o nazismo? Em todo caso, é com certeza o piloto com nome mais infeliz, em inglês, pelo menos, da história …

Lucas S.A.
Lucas S.A.
Reply to  janus
12 anos atrás

Isso explicaria como um piloto inglês poderia estar num carro alemão nessa época…

Jonathas Nascimento
Jonathas Nascimento
12 anos atrás

O cara que saia vivo de uma corrida dessas não precisava de mais nada na vida…