ACELERA, RAPAZ

SÃO PAULO (long day) – Enquanto não desembucha (como tem gente doida no mundo…), Barrichello acelera. E com gosto. O piloto acaba de postar um vídeo na sua conta no Twitter que pode ser visto aqui, com câmeras on-board.

A Indy é outro mundo. Rubens deve sentir falta dos assombros tecnológicos da F-1, certamente, mas por outro lado o clima é outro, o ambiente é camarada e lembra mais o automobilismo de antigamente.

Isso à parte, cada vez que vejo as pistas usadas em testes da Indy, morro de medo. Parecem tão precárias, perto do que usa a F-1… E as velocidades são semelhantes. Mas pode ser apenas impressão, nunca estive em Sebring.

Comentários

  • 1º. Odeio quase todas as novas pistas da F1, principalmente aquelas do Oriente, são muito planas, e sem pontos de referencias, além disso as áreas de escape parecem de pista de Kart Outdoor de tão grandes..

    2º Concordo que essa pista de Sebring tá precisando que uma recapeagem faz muuuuito tempo já, mas acho que esse estado ai, é proposital mesmo. sei lá..pra parecer antigas.

    3º Esses carros da Indy (Novos) me parecem deixar o corpo e cabeça do piloto muito expostos, achei que continuam mais inseguros que os da F1.

  • Flavio, compartilho da mesma opinião com relação aos autodromos da Indy. Mas, parece uma pista de kart Municipal do interior do Brasil.
    Sobre o Barrichelo, tenho certeza que fará um bom campeonato.

  • Gostei MUITO do som desse novo motor da Chevrolet para a Indy, faz lembrar os tempos mais antigos da Indy ou mesmo da F1 esse barulho e até mesmo a “tocata” mais “suja e cheia de solavancos”.

    Estou torcendo muito pra que o Rubinho vá para a Indy (todo o campeonato, inclusive ovais). E torço mais ainda pra assim a Indy “levantar” de vez e voltar a tempos gloriosos.

    Abraços a todos.

  • Que isso FG, Sebring não é uma pista precária, ela é “old school”. Tudo bem, admito que quando vi corridas em Sebring pela primeira vez, fiquei assustado, com os carros praticamente “quicando” nas ondulações, mas vi que era porque eu estava acostumado com a F1. Todo ano a Audi leva seus protótipos para lá, e os pilotos não reclamam, os “defeitos” da pista não são importantes, são até vistos como um desafio. Em todo caso, dia 17 de Março são as 12 horas de Sebring, etapa do WEC, a Audi corre, é em pleno sabadão, ótima oportunidade para dar uma conferida melhor na pista, deve passar no Speed, mas se não passar é só entrar no site da ALMS que a corrida passa lá.

  • Muito legal. A Indy parece ter o ar da F1 dos anos 80. Acho que o Barrichello iria se divertir bastante por lá, e iria andar no pelotão da ponta sem dúvidas, porque pelo menos metade do grid da Indy é de medíocre pra baixo.

  • Acho que se o Rubens for para a formula indy alem de ser muito bom para ele como piloto, vai levar muito mais audiencia para a categoria porque não teremos ninguem na formula 1 que nos transmita emoção como ele, e ainda: a formula 1 virou uma panelinha de pilotos pagantes como vemos, só tem ali o kimi pra quebrar a monotomia da turma, se tiver carro para andar entre o 4º e o 6º, caso contrário é aquela ordem de sempre….

  • Mandou bem, mesmo numa pista sem muitas referenciäs perfeitas e tapete da sala da F1, Rubinho tá acelerando e no capacete já tem o KVRacing…gente..já tá fechado..falta só o esquema de marketing bem feito que americano tem para formalizar.

  • Pelo que vi na mídia por aí, Barrichello causou boa impressão no pessoal que acompanhou o teste.

    Eu acho uma baba. Se Barrichello, já ultrapassado na F1, pegar um carro médio na Indy, vai dar show…

    O nível técnico exigido na F1 é muito superior ao exigido na Indy. Barrichello está tendo uma segunda chance na vida de piloto, pra ser um campeão…

    Até quem ironizava, gozava do RB na F1 (me incluo nessa multidão) vai passar a acompanhar a Indy pra ver o RB arrasar a “pilotaiada” ruim que tem Na Indy!! Aí vai ficar evidente da diferença entre um piloto de F1 atual e um piloto do “automobilismo norte-americano”.

    Não seja besta Barrichello! Se convidarem e o carro for bom, vá sem pensar!!

    (Vai antes do Schumacher “testar” por lá!…rsrsrsrs)

    • Acho isso um pouco história.
      Se fosse tão fácil assim o Takuma Sato teria dado show também.
      E ando do meio pra trás como andava na formula 1.
      Bordais é outro . Na Indy tem alguns pilotos ruins sim, mas tem Will Power, tinha o saudoso Dan Wheldon, ou seja pilotos bons também.

      • Sato era um bom piloto na F1. Mas tanto ele como alguns ex F1 não avançaram na Indy porque se sentiram na “2a divisão” e se tornaram pilotos burocráticos, desmotivados…

        Se o cara vai pra lá, ou pra qualquer categoria, e se contenta, fica no “tanto faz” aí não chega a lugar nenhum…

        Assim fez o Kimi nos seus últimos dias na Ferrari. Mas nem por isso, contestam que ele era/é um grande piloto.

        Se Barrichello for pra lá com “tesão pela coisa”, quere provar que é bom mesmo, aí vai sobrar…

        Criticamos o Barrichello, mas ele sempre foi melhor que Sato, Bourdais…e é muito melhor que muito campeão da Indy nos últimos anos. Inclusive os brasileiros que lá estão.

        Ele é “fraco” porque nosso padrão tanto na pilotagem quanto na personalidade tem referências de Fittipaldi, Piquet e Senna.

  • Pessoal,

    A verdade é o seguinte: o Barrica é uma estrela do automobilismo. Como pouqupissimos. Então, se ele for para a Indy vai ser ótimo para a Indy. Pra ele, talvez fosse melhor ficar em casa. Mas um sujeito como ele é movido a desafios. Vai voltar a pilotar até porque tem competência para isto. Acho que deveria considerar também a Nascar. Tudo menos aquela Sotock car brasileira ridícula, onde o filho do Galvão consegue ganhar.

  • Eu achei a volta bem maneira. Lembrou a velha Formula 1 com turbo
    Bem melhor que aquelas pistas frescas e chatas da Formula 1, como Abu Dhabi, Coreia, etc.
    Acho que o Rubinho deve abraçar a Indy.
    Basta maneirar nos ovais que são só 4 e arrepiar nas mistas.
    Gostei do carro, do ronco , da pilotagem.É um caminhão perto da F1, mas é m
    milhões de vezes mais maneiro do que andar de Stock ou Nascar

  • Voce com piloto e comentarista não deveria AVALIAR por uma imagem de TV, julgamento já começa errado( é a mesma coisa que comprar um jogador pra sua portuguesa pelo DVD )

    Sebring vai sediar o Mundial de Endurace, será que ela não é segura? como vc supoe que seja.

    Lá se corre tanto ou mais que interlagos, vc deveria ter medo de interlagos que houve acidente fatal no ano passado.

    • Até entendo a manifestação do Gomezzz, pois a pista é bem ondulada e com guard-rails sem grade de proteção (um carro capotando ali pode… deixa pra lá). Mas acho que é só isso (além de uma árvore…), pois o desenho da pista é muito legal.

  • Êita solzão da Flórida! Coisa bem boa!
    Da penúltima vez que fui prá lá, conheci um liga do Barrichello no aeroporto. Disse ele que o Barrica morava em um determinado lugar que eu já conhecia. Na última vez que fui até tentei encontrar a casa do Rubens, mas sem sucesso. Rodei, rodei, prá ver se, numa dessas, achava o cara cortando a grama e lavando seu carro mas, nada.
    E que venha a Indy. Certamente o Barrica vai dar um encanto a mais.
    Mas o que não tô gostando de ver é essa leva de brasileiro na NASCAR. NASCAR é esporte de americano. E é assim que tem que ser.
    Abs.

  • Nao sao todas assim nao Flavio. Sebring é uma exceçao. Americano nao é muito amigo de mudar a pista, pois tem de mudar acerto e estilo por causa do novo grip (foi uma chiadeira em Daytona por causa do novo asfalto, que nao mudava desde 1978). E como Sebring , basicamente, so recebe as 12 hs da ALMS, nao tem muito problema. Os circuitos mistos em geral sao bem melhores de pista, com algumas exceçoes!

  • A pista de Sebring foi construída usando partes de um aeroporto. O circuito aonde a Indy treina é chamado de “short course” e usa somente o trecho norte da pista (veja no mapa – http://www.gdecarli.it/php/circuit.php?var1=882&var2=2 ). A pista completa que tem o retão de de pista de pouso é a utilizada na famosa 12 horas de Sebring, prova tradicional que este ano vai ser especial, pois vai comemorar 60 anos e ao mesmo tempo vai abrir a temporada do FIA World Endurance Championship.

  • certamente ele irá propiciar mais motivação para a indy, vai valer a pena acompanhar seu desempenho. E vai se divertir muito com estes bólidos. apenas tem que aprender a pilotar nos ovais.. para não dar uma panca a lá Piquet

    Minha opinião pessoal???

    Esqueça as ponderações da esposa e assina barrichello, assim vai dar a volta por cima..e mostrar para aqueles demagogos da f1 que tem bolas.. e que vai queimar muita lenha.. Quem sabe não se dá bem como o Mansell!!

    • Ou vão fazer de tudo pra passar a Indy, afinal, vai ter “um brasileiro” lá, ainda mais vindo da toda-poderosa F1. Como se já não houvesse outros brasileiros lá, tão competentes quanto… vai entender. Mas acho sua hipótese mais provável.

  • Pensem nesta situação hipotética:

    – Rubens na F-Indy, arrebentando. A audiência crescendo e a Globo vai lá e…compra os direitos de transmissão.

    Seria engraçado!

    Acelera Rrrrrrubens Barrichello do Brasillllllllllllllllllllllll!!!!

    • Eu estive pensando sobre isso a semana toda, mas como to na fazenda e a internet aqui é precária não tinha animado comentar … (as vezes eu escrevo tudo e na hora de enviar percebo que a conexào já caiu faz tempo…)…
      Acho que o RB indo para a Indy ele será pelo menos no primeiro e segundo ano uma atração maior que os outros brasileiros juntos … e deve levar muita audiencia pois além dos fãs tem os engraçadinhos que vão assistir prá cornetar …
      Se a Band souber aproveitar , vai se dar bem…. e a Globo pára definitivamente de falar nele…. ou leva os direitos para um dos Sportv ….

  • Só com os ajustes e informações que o Rubens passou para equipe nestes treinos a KV informou que melhorou os tempos dos seus carros em 1s aproximadamente e ficou na frente nos testes que tinham outras equipes de ponta.
    Será que o cara entende de acertos?
    E já chegou andando na frente, mesmo sem nunca ter andado em ovais e nessa categoria…
    Imagino se o Rubens for mesmo para a Indy e começar a se dar bem, o Shummi vai para a Indy também … kkkkk

  • Não achei que tem nada de errado com a pista.
    Visto que ela é na verdade um aeroporto, as mudanças de superfície e as ondulações fazem parte do desafio. Assim como a pista do sambódromo em SP.

    A F-1 que é fresca demais com suas áreas de escape que parecem campos de golfe asfaltados e tudo mais.
    O automobilismo não pode nem deve ficar tão refém de segurança nos autódromos, senão é capaz de perder mais ainda a graça com pistas como abu dabhi e outras da F-1.
    O risco inerente de morte deve fazer parte do esporte e do desafio de uma corrida.

    • A fórmula 1 é fresca, né?! Pois é, foi a falta de frescura que matou os dois últimos que se foram na categoria! A falta de frescura que tirou a vida de Dan Weldon, arremessado contra as grades, e que a maioria dos pilotos da Indy pedem para que sejam revistas as normas de segurança da categoria! Que pena que existam pessoas que pense assim! Mas você é muito bom, né?!

    • Aham, sei, sei, sei….

      Fala isso porque não é você quem coloca a bunda em um cockpit para acelerar a mais de 300km/h, falar que a F1 “não deve ficar refém de segurança de autódromos” …você deve estar de sacanagem…

      Detesto os circuitos tikodromos, mas graças a essas áreas de escapes, muita gente já deixou de morrer desde 1994… pense…

      Abraços!

    • Puxa, o automobilismo é um esporte perigoso. Vocês acreditam que a Indy chegou a MATAR um piloto? Nossa, é inacreditável, é inaceitável. A Fórmula 1 que é civilizada e tal.

      Fico embasbacado de ver que haja gente que se impressione com mortes no automobilismo. Sério. Esses merecem ficar com suas Yas Marinas da vida, mesmo.

  • sebring é pista de verdade. sou muito mais sebring que uma chatísse sem tamanho como aquelas q a f1 corre no oriente médio.

    sebring, laguna seca, elkartlake, surfers paradise, long beach, road atlanta etc etc… pistas de quem gosta de automobilismo e não apenas de F1.

  • flavio, meu filho, acelerar todo mundo acelera..é so pisar no tijolo da direita ou apertar o botao ate no talo… o problema é “desviar” dos que estao na frente… “desviar”…. e quanto qq coisa feita nos EUA, eu aprovo!!!!!!!! circuito precario é o caramba.. é mto é usado, e nao igual aos da F1 no qual so sao usados poucas ( e ate unica) vezes no ano…

  • torço pelo Rubens na INDY…

    na F-1 viviam enchendo o saco do cara, agora ele tem uma oportunidade de ir para outra categoria onde as coisas são diferentes. eu acredito que Rubens terá bons resultados especialmente nas corridas da Florida…

    falam que o cara é piloto mediano. bom, vai lá e faz melhor então! falar usando o teclado é muito fácil, jogar no RFactor e se achar o fodão também é facil…

    agora senta a bunda e acelera e me diz se tu faz igual ou melhor que o Rubens…

    Eu pago pra ver que Shumacher também não seria o fodão na INDY. Mansel e Emerson foram fodões porque os caras corriam em equipes boas e porque ambos eram “porra-loucas” e metiam a fuça a torto e direito…

    Cada categoria tem seus “aces”. Vetel não bateria um Kyle Bush na NASCAR assim como Kyle Bush não bateria Vetel na F-1…

    senta o pé nessa porra e acelera Rubens!

      • querido NERD:

        em primeiro lugar, eu não me escondo usando um nome “fake”, eu uso meu nome real, que ANAC e FAA dos EUA podem comprovar.

        segundo. homem de verdade coloca o nome real em qualquer comentário e assume o que fala, seja bom ou ruim, seja certo ou errado. um Homem que tem saco no meio das pernas fala e assume o que pensa ou fala. se errou fazer o que? assume feito macho…

        terceiro. RFactor nunca foi e nunca será parâmetro para avaliar um Piloto de corridas, isso se avalia no asfalto/terra de VERDADE. até porque um bom entendido pode mudar os codigos do jogo e colocar ajudas e fazer parecer que não tem. um bom entendido faz isso parecendo brincadeira de criança…

        quarto. Rubens Barrichelo pode não ser o “ace” da F-1 mas merece respeito, ficou 19 anos na categoria e apesar de ter sido esculachado ficou 19 anos ali. obedeceu a Ferrari e foi vergonhoso? foi. mas 99% das pessoas aqui fariam igual ou pior. falar é facil. fica no lugar dele e faz melhor…

        quinto. eu aposto que você no lugar do Rubens não faria porra nenhuma. controlar um motor com aerofólios não é pra qualquer um. tem que ter o saco roxo e ter raciocínios rápidos. qual é tua experiencia em corridas de verdade mesmo? qual foi a última vez que tu passou dos 200km/h e freou no final da reta e não derrapou e fez uma volta direito? e depois manteve as outras 55 voltas no mesmo ritmo?

        sexto. vamos fazer o seguinte. se eu sou o Rubens disfarçado então façamos o seguinte. peguemos um Piper Seminone (o irmão caçula do Piper Seneca) nos céus lotados dos EUA e eu vou te mostrar que realidade tem nome e sobrenome como eu tenho o meu. e covardia usa “nickname”.

        quem se garante se garante viu “herói”. quem não se garante ofende de graça e tira onda de machão…

        e pra terminar.

        NERD. eu falo numa boa, RFactor pra mim é diversão, é pra bater e chegar na posição que der. mas pelo menos eu não dou uma de machão. mesmo assim garanto que ganho de muita gente. e se não ganhar não tô nem aí. eu tenho uma vida real fora dessa matrix feita pela microsoft…

  • Acho que deve ser bem legal pro Rubens correr ao lado do amigo Kanaan. Uma mudança enorme de ambiente, na F1 vc tem que correr com o seu inimigo o tempo todo (que o diga, Piquet, Hamilton, Alonso, Senna, Prost…). Uma vez vi um comentário durante uma prova de oval, em que eles andam colados fazendo aquelas curvas, que o piloto tem que confiar muito no outro cara que está no carro ao lado… fiquei pensando se algum piloto ficaria naquela situação com um Schumacher no outro carro?

  • Esses carros da indy são uma bosta, e ainda tem gente que fala mal da stock…Vai curtir a família RB e quando a adrenalina subir muito, pega um carrão qualquer e dá umas aceleradas na pista do Alcides Diniz.

    • Concordo tambem acho muito arriscado tanto as pistas como os carros parece que fazem tudo nas cochas de improvisso ..mas as Equipes fracas da F1 tambem correm maior risco a WILLIANS MATOU O SENNA por absula falta de engenharia….assistindo o video …da até arrepio.. O Flavio corre e sabe o que fala as pistas são uma bosta e os carros em determinadas pistas correm muito ais que um Formula1 ….e a grana é uma micharia que se ganha e o risco ENORME …precisa gostar muito …se gosta tanto por que não compra uma equipe ??? a Toro Roso, e outras ai …abs

  • Se o Rubinho quiser ser campeão e ser realmente feliz de verdade fazendo o que gosta, que é disputar corridas de monopostos, a única maneira de realizar esse sonho é se mudar da F1 para a Indy. Por lá o ambiente é mais amigável, as pessoas não são tão frias, o piloto não depende tanto do equipamento, não deve ter tanto jogo de equipe e os carros são bem parecidos com a F1 dos anos 80. Se for pra Indy é capaz que faça sucesso e realize esse sonho de ser campeão e ser reconhecido como piloto veloz que há tantos anos vem perseguindo!

  • Realmente essa pista assusta, mas vale lembrar que a pista de Imola, quando era usada na F1, era a mais “lixo” da temporada com seu asfalto todo rachado… mesmo com isso, a FIA nunca reclamou como fazia com o interlagos, que todo ano, vive em reformas.

  • A pista de Sebring é uma “merda”. Vários pisos diferentes. asfalto, concreto e etc. Mas o melhor do filme é que ele está passando as marchas com as mão na alavanca de câmbio. Nada de borboleta no volante. Automobilismo “puro”, no melhor sentido.

  • O véio barrica boca de jacaré e cérebro de joaninha só fica no velho “a culpa é de segmentos da imprensa esportiva e dos humoristas”….Sim….Os humoristas……O RB é fonte gasosa de piadas…….E engraçado são tmb seus defensores

  • FG..Boas noites de chuvas..kk Meu … mesmo que seja alguns milessimos de segundo mais lento que um F1 de ponta viu..pois os 6 nanicos da F1 são lentos ao comparar com esse F-INDY.. é de arrepiar ver um brazuca entrando em uma nova fase da vida…
    Lembrem-se que Mansel foi tbm com certa idade para os States.. aventurar e faturou.Barricaaaaaaaaaa pé em baixo fy..vai ,,,,mostra uma nova categoria para nós os manés assitir aos domingos……..vai láaaaaaaaa….

  • 1
  • 2