PINHEIRINHO

Foto Reuters publicada no Último Segundo/iG em http://goo.gl/InPCc

SÃO PAULO (já deu) – O Pinheirinho é um bairro de São José dos Campos, uma das cidades mais ricas do Brasil. Aparece em 19° lugar no ranking nacional do PIB por municípios, à frente de nada menos que 18 capitais estaduais (Goiânia, Vitória, Belém, São Luís, Campo Grande, Natal, Maceió, Cuiabá, Teresina, João Pessoa, Florianópolis, Aracaju, Porto Velho, Macapá, Boa Vista, Porto Velho, Rio Branco e Palmas).

Nessa relação, aparecem diante de São José as dez capitais mais ricas do país e apenas duas não-capitais que não fazem parte de nenhuma macrorregião metropolitana: Campinas e Santos. É um polo tecnológico de 640 mil habitantes, a sétima maior cidade do Estado de São Paulo (segunda maior cidade do interior do Brasil), com o 11° melhor IDH estadual.

Quem passa pela Via Dutra cortando o Vale do Paraíba nota a presença, em São José, de indústrias do porte de General Motors, Johnson & Johnson, Panasonic, Monsanto e Embraer, entre outras. É sede, igualmente, do INPE, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o que faz dela o maior centro de pesquisas aeroespaciais do Brasil. Lá fica o ITA, Instituto Tecnológico de Aeronáutica, que tem a fama de realizar o vestibular mais difícil do país.

Apesar disso, São José tem muita gente pobre. Que não tem onde morar, vive no subemprego, sofre das mazelas que todos conhecem. Em 2004, alguns desses pobres começaram a montar seus barracos num terreno de 1,3 milhão de metros quadrados que pertencia, sabe-se lá comprada como e quando, a uma certa Selecta, holding das empresas do especulador libanês radicado no Brasil Naji Nahas.

Nahas foi acusado, no fim dos anos 80, de quebrar a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro. Virou símbolo da infâmia que é o mercado financeiro, esse monstro invisível que nada produz de útil ou relevante, exceto lucros para alguns às custas dos prejuízos de muitos. Foi condenado mais de uma vez, depois inocentado, e mais recentemente acusado novamente de crimes financeiros depois das investigações da Polícia Federal na conhecida Operação Satiagraha. Preso pela última vez em 2008, confesso que não sei se está solto.

A Selecta quebrou depois das travessuras de Nahas (tem tanta gente que acha essas coisas engraçadinhas e sorri ao comentar suas peripécias…) e o terreno de 1,3 milhão de metros quadrados passou a integrar a massa falida da empresa. Claro que lá em 2004 as primeiras pessoas que começaram a montar seus barracos na área, conhecida como Pinheirinho, não se preocupavam demais com Nahas, com a Bolsa, com as especulações do mundo financeiro. Procuravam um lugar para morar, no más.

Oito anos depois, o Pinheirinho virou um bairro onde, segundo a Prefeitura de São José, vivem 1.600 famílias e cerca de 6 mil pessoas. Ao longo desses oito anos, advogados de Nahas se divertiram com o processo de falência da Selecta e alguns meses atrás saiu uma decisão a um pedido de reintegração de posse da área. Recurso vai, recurso vem, na semana passada a coisa foi evoluindo nos tribunais até que um juiz determinou que os moradores fossem expulsos do Pinheirinho para que o terreno voltasse para o seleto Naji Nahas. Consta que a Prefeitura é credora da Selecta. Portanto, teria interesse na desocupação do terreno para que ele possa, sei lá, ser vendido para que a dívida seja quitada.

A batalha de papéis, que tanto excita magistrados, advogados, desembargadores e similares, chegou à Justiça Federal, que suspendeu a reintegração de posse através de uma liminar. Mas uma juíza estadual mandou que a operação fosse adiante.

As reações à decisão da juíza estadual entre os que se dizem defensores do Estado de Direito mostram sem retoques a pobreza moral do ser humano. Discutem-se pormenores técnicos, se a Justiça Federal pode se opor à Estadual, se a autonomia de uma foi ferida pela outra, se a liminar pode ser derrubada, se o tribunal pode emitir uma contraordem de madrugada ou se precisa esperar o sol nascer, uma punhetação insuportável. Em nenhum momento essa gente se atém ao que é essencial: as pessoas que vivem no Pinheirinho. Como são pobres, pretos e putas, que se fodam. O que interessa é a discussão que deve deixar homenzinhos de toga de pintinho duro e mulherzinhas idem molhadinhas diante de seu profundo conhecimento acadêmico.

Ontem, domingo de manhã, um contingente de 1,8 mil policiais militares armados chegou ao Pinheirinho. A Prefeitura de São José dos Campos, comandada pelo tucano Eduardo Cury, determinou a desocupação da área. A ordem é expulsar as seis mil pessoas do Pinheirinho. O governador do Estado, Geraldo Alckmin, usa o discurso de que “decisão da Justiça não se discute, se cumpre”. Que é a maior muleta dos amorais que têm o poder de fazer alguma coisa, mas optam pela omissão mesmo diante de casos como esse — que dão trabalho, exigem tomada de posição, podem representar algum ônus político quando da possibilidade de enfrentamento entre poderes.

Segundo a OAB, houve mortes na invasão policial. A PM, o Estado e a Prefeitura não confirmam. Um jovem blogueiro me escreveu para dizer que sua mãe, que trabalha num hospital da região, relatou conversas entre médicos que falam de pelo menos quatro pessoas mortas pela ação de guerra da polícia paulista — que tem agido com vigor semelhante em episódios como o da higienização da Cracolândia, ou na invasão da Reitoria da USP por estudantes contrários à presença da PM no campus e também à gestão do atual reitor, chamado pela burlesca revista “Veja” de “xerifão da USP”. (Chique, não? Antigamente, era orgulho de qualquer reitor ser chamado de “grande cientista”, “brilhante pensador”, “professor talentoso”. Hoje, o cara é chamado de xerife e fica contente. Faltou posar para uma foto com um Colt no coldre e estrela polida no peito. Se é que não o fez.)

Os desabrigados estão sem chão. A Prefeitura armou barracas sobre a lama, não dá comida a ninguém, não oferece nenhuma opção decente de moradia, abrigo, futuro. Estamos falando de 6 mil almas, entre elas crianças, idosos, homens e mulheres que trabalham. E também, certamente, de criminosos, desocupados, traficantes, proxenetas e cafetinas — toda a malta que se pode encontrar no Pinheirinho, no Soho, em Nova York, nos Jardins, em São Paulo, ou no Quartier Latin, em Paris.

Os pertences dessas 6 mil pessoas continuam dentro de suas casas. São TVs de 20 polegadas, fogões de quatro bocas, beliches comprados nas Casas Bahia, geladeiras enferrujadas, máquinas de lavar que fazem barulho e vivem quebrando, colchões mofados, gaiolas com passarinhos, garrafas térmicas, panelas amassadas, bujões de gás, roupas, armarinhos de cozinha e banheiro, guarda-roupas, garfos, facas e colheres, copos de requeijão, chuveiros elétricos, cadernos escolares, mochilas de crianças, bonecas sem um braço ou um olho, carrinhos com rodas faltantes, videogames velhos doados pelos filhos da patroa. Não se tem notícia de algum planejamento por parte do poder público para que a vida dessa gente toda, representada pelo pouco que tem, seja transferida para algum lugar onde haja um teto, esgoto, água corrente, eletricidade. Muitos dormem em ginásios de esportes, outros em salões paroquiais.

São 6 mil pessoas da 19ª cidade mais rica do país que ontem de manhã foram enxotadas na porrada de suas casas e barracos, montados num terreno de 1,3 milhão de metros quadrados reivindicado pela massa falida da empresa de um especulador condenado por crimes financeiros, cujo pleito foi atendido pela Justiça e prontamente executado pela Prefeitura e pela PM. Elas não têm para onde ir.

Há quem argumente que propriedade privada é sagrada, que os moradores do Pinheirinho não passam de “invasores” que tomaram o que não era deles. Estiveram lá por oito anos e o poder público, os que ocuparam os gabinetes da administração de São José dos Campos, jamais se importou com eles. Que se fodam, são pretos, pobres e putas que incomodam nossa sociedade branca e cheirosa, maloqueiros e favelados que deveriam “ser devolvidos em pau-de-arara ao lugar de onde vieram”, como escreveu um parvo no Twitter cujo nome, infelizmente, não anotei.

O Estado de São Paulo é um feudo curioso. No Litoral Norte, há algumas dezenas de condomínios de alto padrão e casas de luxo erguidas em áreas discutíveis, resultado de invasões de terrenos públicos ou de propriedade duvidosa, grilagem cabocla de grandessíssimo nível, cujos empreendimentos ferem legislação ambiental e desrespeitam normas de construção. Algo que se verifica no Brasil inteiro, na verdade. Dia desses a TV Globo mostrou como essa gente é desenvolta quando se trata de se apropriar do que é público para exibir em festinhas privadas.

Não se tem notícia, nos casos dessas invasões promovidas por gente dourada e montada na grana, de reintegrações de posse ordenadas por juízes ou juízas preocupados com o Estado de Direito, ou de prefeitos que convocam a PM para dar tiro de bala de borracha em menininhas que frequentam os clubes noturnos de Maresias, ou ainda lançar bombas de efeito moral pelos janelões de vidro voltados para a placidez do oceano Atlântico.

Bombas de efeito moral não funcionam para quem não tem moral alguma.

Subscribe
Notify of
guest

428 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Layla fiusa
Layla fiusa
12 anos atrás

Prezado Flavio Gomes, peço a gentileza de excluir meu comentário de seu blog, pois a nova política do Google prioriza aquilo que uma pessoa comenta nas redes sociais e blogs em detrimento de sue conteúdo profissional e acadêmico. A busca do Google virou uma fonte de fofocas universal e eu não quero fazer parte disso. Me desculpe, seu blog é muito interessante e teria prazer em comentar, se eu não fosse alvo das escolhas inapropriadas das ferramentas do Google. Atenciosamente, Layla Fiusa. [email protected]

Layla fiusa
Layla fiusa
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

é uma pena, estou avisando todo mundo… NÃO ESCREVAM EM BLOGS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Layla fiusa
Layla fiusa
Reply to  Layla fiusa
12 anos atrás

VOCÊ TB PODE SER A PRÓXIMA VÍTIMA!! SE MANTÉM SEU BLOG PÚBLICO, UM DIA TB TERÁ PROBLEMAS…

ana db
ana db
12 anos atrás

Decisão do STJ indica que havia outra saída na disputa
“Uma ordem judicial não pode valer uma vida humana.” A afirmação do ministro Fernando Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (hoje aposentado), consta de decisão tomada pelo tribunal em agosto de 2009, na discussão de um caso idêntico ao do bairro Pinheirinho, na cidade de São José dos Campos (SP).
A decisão do STJ indica que a reintegração de posse do Pinheirinho, feita pela Polícia Militar de São Paulo no domingo passado (22/1), não era a única alternativa para resolver a disputa judicial travada em torno da propriedade do terreno que há oito anos foi ocupado por famílias de baixa renda. No julgamento de um pedido de reintegração de posse do terreno onde hoje há o bairro Renascer, em Cuiabá (MT), o STJ decidiu que o emprego de força policial para a retomada da área poderia ser a medida necessária, mas não era a mais adequada.
Os ministros tomaram a decisão em um pedido de intervenção federal no estado de Mato Grosso feito pela massa falida da empresa Provalle Incorporadora, dona da área de quase 500 mil metros quadrados onde nasceu o bairro na capital de Mato Grosso. Como em Pinheirinho, a empresa obteve na Justiça estadual, em 2004, a ordem de reintegração de posse. Mas a ordem não foi cumprida pelo então governador Blairo Maggi — hoje senador pelo PR. E o STJ deu razão ao governador.
Leia a íntegra do acórdão e do voto do ministro Fernando Gonçalves
INTERVENÇÃO FEDERAL Nº 92 – MT (2005⁄0020476-3)
RELATOR: MINISTRO FERNANDO GONÇALVES
REQTE: PROVALLE INCORPORADORA LTDA – MASSA FALIDA
ADVOGADO: MICAEL HEBER MATEUS
REPR. POR: POLIDORA DE MÁRMORES GOIÂNIA LTDA – POLMATGO – SÍNDICO
UF: ESTADO DE MATO GROSSO
EMENTA
DIREITO CONSTITUCIONAL. INTERVENÇÃO FEDERAL. ORDEM JUDICIAL. CUMPRIMENTO. APARATO POLICIAL. ESTADO MEMBRO. OMISSÃO (NEGATIVA). PRINCÍPIO DA PROPORCIONALIDADE. PONDERAÇÃO DE VALORES. APLICAÇÃO.
1 – O princípio da proporcionalidade tem aplicação em todas as espécies de atos dos poderes constituídos, apto a vincular o legislador, o administrador e o juiz, notadamente em tema de intervenção federal, onde pretende-se a atuação da União na autonomia dos entes federativos.
2 – Aplicação do princípio ao caso concreto, em ordem a impedir a retirada forçada de mais 1000 famílias de um bairro inteiro, que já existe há mais de dez anos. Prevalência da dignidade da pessoa humana em face do direito de propriedade. Resolução do impasse por outros meios menos traumáticos.
3 – Pedido indeferido.
http://www.saraiva13.blogspot.com/

Cato Alberico Ribeiro
Cato Alberico Ribeiro
12 anos atrás
enio
enio
12 anos atrás

olá…!!! flavio! parabéns…!! pelo texto!

Existe uma sindrome de nobre na elite que governa nosso país eles acham que estão no poder para se servir dele não p/ servir a população menos favorecida, até porque o pobre não tem como pagar advogado. Alias tem é muita gente sem consicencia social pra apontar o dedo e acusa los….e levantar a pseuda bandeira do ( estado de direito)

Wernner Lucas
Wernner Lucas
12 anos atrás
Tatiana
Tatiana
12 anos atrás

Olá Flavio,

Escrevo para pedir que vc divulgue no seu blog um vídeo fantástico feito pelo Coletivo de Comunicadores Populares de Campinas sobre a reintegração de posse ocorrida em Pinheirinho. Com aquelas imagens e relatos, não resta dúvida da truculência da PM e do verdadeiro Massacre que caracterizou a operação….

http://www.youtube.com/watch?v=NBjjtc9BXXY

Grata,
Tatiana

Samuel Alvaro Leite
Samuel Alvaro Leite
12 anos atrás

http://colunistas.ig.com.br/poderonline/2012/01/27/soninha-chama-moradores-do-pinheirinho-de-criminosos/

SEXTA-FEIRA, 27 DE JANEIRO DE 2012
NOTA ANTERIORTODAS AS NOTASPRÓXIMA NOTABrasil | 13:15
Soninha chama moradores do Pinheirinho de criminosos

Pré-candidata do PPS a prefeita de São Paulo, a ex-vereadora Soninha Francine afirmou em seu perfil no twitter que os moradores do Pinheirinho são criminosos:

– Esses são criminosos se aproveitando da situação, não apenas pessoas comuns lutando por suas terras.

A mensagem, em inglês, foi em resposta a um post de um de seus seguidores, que publicou uma imagem da ação com a seguinte legenda:

– Imagem de pessoas defendendo suas terras com escudos de barris cortados, bastões improvisados ​​e capacetes.

Soninha tem 64 mil seguidores no twitter.

Silvia dos Santos Pereira
Silvia dos Santos Pereira
12 anos atrás

Estão inventado historia falando que o Pinheirinho pertencia aos Alemão mais isso não é verdade o pertencia a eles era o Campo dos Alemães e o Rio cumprido, depois muita dessas pessoas que estavam la deveriam voltar para seus estados afinal eles vieram para cá apena para invadir la, direito de moradia tem que ser prioridade para os filhos da terra nascido aqui, pois cada estado tem que ser responssavel pelo seus filhos e não jogar o problema para outros. Concordo inteiramente com esta dessocupação os unicos inocentes ai são as crianças todos fora eles tinha plena conciena e não tem nem um direito aqui em São José.

JU
JU
Reply to  Silvia dos Santos Pereira
12 anos atrás

Silvia,
Além dos problemas bastante graves que é visível enfrentares em relação à instrumentalização da língua portuguesa, visto os erros de escrita gritantes; fica claro que tem muito apreço pela propriedade privada e pouco pela humanidade. Quem deveria voltar para casa? Os que foram para São Paulo, território brasileiro como qualquer outro dentro dos limites de nossa fronteiras e, portanto, espaço de ação para qualquer um de nós?
Francamente, sua xenofobia evidente somente não se tornou ofensiva porque é bastante óbvio que você não tem a menor idéia do que está falando. Sem os imigrantes, sobretudo nordestinos, São Paulo não existiria. Ou você ainda acredita na historiografia paulistana que remete aos italianos sua grandeza e aos bandeirantes sua história? São Paulo construiu-se com braços negros e nordestinos como todo o restante deste país que é sugado pelos adidos da privataria tucana.
A rigor, lendo seu texto senti alguma coisa piedade por você.

Roberto
Roberto
Reply to  JU
12 anos atrás

“sem os imigrantes, sobretudo nordestinos…..”
Sem mais Excelência…..

enko
enko
Reply to  JU
12 anos atrás

petita de carteirinha é fogo

Souza
Souza
12 anos atrás

Agora me pergunto aonde estão os partidos politicos nessa hora? Cadê o PSDB, o PT e aquele lá o PCO? Gosto desse último…

Por que construtoras como aquela que colaborou com apenas R$15 milhões para a campanha da atual presidente não pode fazer uma pequena doação para essas familias, não seria uma causa mais nobre? Já que sempre fatura alguma obra pública… Ou bancos como o um grandão que está com o faturamento explodido que também colaborou com R$ 4 milhões para a campanha da presidente também não pode fazer nada?

É tanto dinheiro sobrando que as MESMAS construtoras e bancos fizeram doações parecidas para o partido concorrente como PSDB na mesma eleição. É muita gratidão, não acham? Nesse momento não existe rivalidade, todos ganham menos a população como sempre.

Enquanto todo mundo briga para defender esses partidos que tanto fazem por esse País, lá vou eu acordar cedo amanhã para pagar uma maldita faculdade sem falar na contribuição para o sindicato dos metalúrgicos, no qual eu sou OBRIGADO a contribuir caso contrário simplesmente perco uma parte da participação dos lucros da empresa, que é conseguido porque eu tenho que trabalhar mais.

Nem vou mencionar no restante das taxas tributárias e agora no aumento do ônibus dado pelo prefeito boiolão.

E a galera do Pinheirinho vai levar um pé na bunda, como todas as pessoas honestas que trabalham neste País.

Orival
Orival
12 anos atrás

Flávio,
Espero que os seus esclarecimentos possam dar alguma luz ao que acreditam que
os governos daqui agiram certo.
Moro aqui na Zona Sul de São José dos Campos e digo a você que temos muito a
nos envergonhar dos governantes que escolhemos.
Na próxima eleição vou repensar meus conceitos.
Esse políticos não merecem representar meu estado e o meu município.
Grato

Márcio Amêndola
12 anos atrás

Flávio,
Brilhante seu artigo, numa web povoada de arautos do pensamento conservador, da ‘Lei e da Ordem’. Em outro artigo, postado em http://armadacritica.blogspot.com/2012/01/direito-estado-e-terror-no-caso-do.html, o articulista afirma que um professor de direito na USP, disse: “O direito tem uma função: destruir as pessoas”. Esse sistema, esse ‘estado’ não é democrático, muito menos de ‘direito’.
É de assustar o pensamento retrógrado de vários dos leitores que postaram aqui, para falar um monte de merdas contra os pretos, os pobres e as putas. Anos atrás vi uma reportagem que denunciava o maior latifundiário do Brasil, um tal de Cecílio Rego de Almeida (já morreu e o diabo o carregou), que demarcava suas ‘terras’ por satélite, em plena Amazônia, mandando matar e expulsar populações ribeirinhas e indígenas que viviam ali por gerações.
Que País é este? Certo estava Jesus, que expulsou os vendilhões do templo a chicotadas, e deixou a puta Maria Madalena lavar seus pés com os próprios cabelos. Tá cheio de anti-cristo cristão espalhado pelas igrejas, tribunais e palácios, como o dos Bandeirantes, na terrinha da garoa. Explodam todos!
Márcio Amêndola – Jornalista e Historiador (Sem religião, só pra constar)

enko
enko
Reply to  Márcio Amêndola
12 anos atrás

e só por não ter religião se dá ao direito de usar o santo nome de Jesus juntamente coim palavras chulas?
faça-me o favor.

Ricardo Pierri
12 anos atrás

Dois reparos, Flávio.

Primeiro, o Alckmin não se omitiu. Ele ESCOLHEU premeditadamente esse curso de ação, dentre um monte de alternativas. Ele quebrou um acordo, aproveitou que a juíza “esqueceu” de despachar a suspensão da ordem, e mandou a PM invadir em segredo.

Foi caso pensado, pra provocar toda essa celeuma e mandar um belo dum recado. Foi um manifesto, não um acaso.

Segundo, na verdade a lei está do lado das pessoas que foram despejadas. A Constituição impõe que a dignidade humana deve ser observada como princípio, e protege o direito social à moradia e uma vida digna. E limita o direito de propriedade ao cumprimento de sua função social.

A “grande imprensa” continua a chamar aquelas pessoas de “invasoras”, e a direita continua a dizer, maliciosamente, que essas “invasões” são iguais à invasão da casa de uma família.

Não são. Invasão é ilegal e ocorre apenas quando o imóvel invadido está cumprindo sua função social, ou seja, quando é produtivo ou está habitado. Se a propriedade cumpre sua função social, ela merece guarida do Direito.

A ocupação se dá nas terras improdutivas, desabitadas. Elas não cumprem o requisito da função social e não recebem a mesma guarida do Direito. O proprietário de um terreno ociupado NÃO tem direito a reaver a posse, ou de vender o imóvel. O que ele tem é direito a exigir uma indenização do Estado por uma desapropriação indireta.

O direito de propriedade dele NÃO pode justificar deixar um imóvel parado à espera de valorização, enquanto tanta gente precisa de um lugar pra viver.

Assim, a ocupação de Pinheirinho, ou qualquer outra, não é semelhante à invasão da casa de uma pessoa, como tanto os direitistas dizem, com seus argumentos infantis.

A direita SEMPRE se apoiou no medo infundado da clase média de ter seus bens, suas propriedades, tomadas por um Estado de esquerda. O que nunca disseram é que não são os bens dessas pessoas que correm risco, mas esses, que pra nada servem além de dar lucro a alguém que já é rico, enquanto tantos moram nas ruas.

Bernardo Lepore
Bernardo Lepore
Reply to  Ricardo Pierri
12 anos atrás

Bravo!

Diego Ximenes
Diego Ximenes
12 anos atrás

Lembrei que o Xandy Negrão também tinha terreno construido em área ambiental…

ROGÉRIO PETITI
ROGÉRIO PETITI
12 anos atrás

Flavio Gomes,

Moro próximo ao local e o que aconteceu mostra mais uma vez a inoperância dos que deveriam governar e legislar ( independente de opção partidária ou de qualquer tipo de ideologia, isto não cabe no momento), em pró, principalmente deste pessoal que não tem acesso, principalmente a educação, saneamento básico, saúde, aquilo que a gente já sabe. Se as pessoas estavam morando ali, nas condições em que o local se apresentava ( eu passo ali todo dia e realmente está longe de ser um conjunto da Cohab, por exemplo ( eu fiz estagio na Cidade Tirandentes ), é porque não tinham condições de estar em outro lugar, certo? Foram oito anos onde seria possível, com um planejamento não tão complexo e vontade política, o remanejamento a locais com infraestrutura básica ( a oito anos se sabia que mais cedo ou mais tarde teria que se remanejar o pessoal lá alojado ). Mais uma vez o que se apresenta é uma falta de capacidade de ação e vontade,pois não consigo imaginar ou até aceitar que este pessoal que governa é bandido ao ponto de deixar idosos e crianças amontoados em tendas e escolas sem as mínimas condições e na TV falar que não há casas para alocar este pessoal, pois não se levanta uma casa em 24 h . PÔ, não foram oito anos?

Layla fiusa
Layla fiusa
12 anos atrás

Vc diz:(…) Claro que lá em 2004 as primeiras pessoas que começaram a montar seus barracos na área (…) Por que que brasileiro faz tudo errado???? Por que que brasileiro não respeita a Justiça e o que é dos outros??? Não importa de quem é, não é seu!!!!!!! Enquanto gente quiser fazer justiça pelas próprias mãos, o governo não vai se mobilizar… Uma coisa não justifica a outra… Todos querem ser muito espertos e acham que só tem direitos… Na hora do “vamos ver” todo munto é “coitado”… Mas bem que sabiam que a área invadida não era deles!!!!!! Será que são tão coitados assim?????????? Não tem nada a ver com a invasão policial, estou falando de princípios!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Tudo dá errado, porque começou errado… Este pessoal acreditou em políticos que prometiam dar um jeitinho, pagam milícias para lhes dar proteção… Ninguém, respeita o Estado de Direito!!!!! Porque os invasores do Pinheirinho tem mais direito que aqueles que foram lesados???? O Estado, para quem a justiça deu ganho de causa no processo, vai leiloar o terreno e fazer casas populares! isto as pessoas do Pinheirinho não querem, afinal “eles tem mais direito do que outros”, é o que eles dizem. Eu pergunto por que, uma vez que são invasores e cometeram um crime frente a lei?????????????? Layla Fiusa [email protected]

Tadeu Ferreira
Tadeu Ferreira
Reply to  Layla fiusa
12 anos atrás

É isso ai Layla. Só acrescentaria que: tem muito oportunista infiltrado.Não preciso ler, nem escrever mais nada….Valeu!

Emerson Martinez
Emerson Martinez
Reply to  Tadeu Ferreira
12 anos atrás

Estado de Direito? Procure se informar sobre a origem do terreno papagaio global.

William Santos Cavalheiro
William Santos Cavalheiro
Reply to  Layla fiusa
12 anos atrás

Interessante é observar q “O estado, para quem a justiça deu ganho de causa no processo, vai leiloar (!), o terreno e fazer casas populares…”

Porra, por acaso essas 6 mil pessoas devem ter residências no Jardim Europa em São Paulo!

Aos conservadores qualquer tipo de argumento parece justificável…até aqueles q não tem nem pé nem cabeça.

fabricio jabur
fabricio jabur
12 anos atrás

Só posso bater palmas, para este os demais textos desta questão. E o povo proculpado com cachorrinhos (claro que não se pode maltratá-los) e com BBS (devem ser maltradaos)…..

Mauricio
12 anos atrás

Vamos aso fatos como realmente são:
-USP: Revolta de filhinhos de papai contra a PM que foi chamada a proteger os mesmos das gangues de assaltantes que invadiram a USP nos últimos anos e já estavam matando. Motivo da revolta: Não podiam mais comprar e usar drogas dentro do campus por que a PM tava de olho.
-Pinheirinho/Cracolandia: área grilada por pessoas pobres. Concordo com vc que houve excessos e atabalhoamento. Como na cracolandia, a ação foi feita as pressas, nas coxas. Resultado: Aquilo que se viu e ainda se vê.
Por favor FG! Menos paixão e mais objetividade.

Mauricio
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

Neste caso devemos cobrar competÊncia das nossas autoridades.
CompetÊncia para evitar que tais situações ocorram, não importa se a grilagem é de gente endinheirada ou pobre, ambos são criminosos.
A ação social do governo deve sim ser feita com responsabilidade e não com o pensamento imediato no resultado das proximas eleições ou como um favor (meians clientelismo) entre iguais.
Neste aspecto o Brasil está ainda na idade da pedra.

enko
enko
Reply to  Mauricio
12 anos atrás

parabéns mauricio.

Erik Figueiredo
Erik Figueiredo
Reply to  enko
12 anos atrás

Boa, Maurício. Você escreveu a única coisa sensata neste post.

Daniel
Daniel
12 anos atrás

thiago, vai lavar louça

Ivan da Silva Brasílico
Ivan da Silva Brasílico
12 anos atrás

Flávio, venho parabenizá-lo pelo excelente texto e pela coragem de publicá-lo em seu blog.

São de brasileiros como você que o país precisa. Se 10% dos “formadores de opinião” tivessem o seu caráter, clareza de raciocínio e sensibilidade, certamente absurdos como estes deixariam de acontecer.

Só lamento pelos “monstros” que ainda vêm aqui tripudiar desta tragédia humanitária.

Rafael
Rafael
12 anos atrás

Porra Flávio, por mais descrente que esteja, se encontra numa fase ”lírica” eplendorosa, nessas férias do Lùcio (que encontrei teu blog), aqui foi meu refúgio pra começar o dia com alguma esperança de que existem pessoas que ainda vão contra o ‘status quo’, parabéns!

Lúcio de Castro
Lúcio de Castro
12 anos atrás

Que fase de Flávio Gomes! Orgulho de trabalhar com o sujeito.

Marcos Longo
Marcos Longo
12 anos atrás

Olá Flávio… parabéns pelo seu texto… conhecia vc de rádio mas nunca tinha entrado no seu blog. Devo aparecer mais vezes para ler textos de quem mostra que não basta ficar só reproduzindo o espectáculo. abraço

Alexandre Silva do Nascimento
Alexandre Silva do Nascimento
12 anos atrás

Belo texto, Flávio!!!
O que ocorre no país é simples…Dois pesos, duas medidas!
São esses ¨marginalizados¨, nordestinos, negros e tal que ajudaram a construir essa nação. É nojento o preconceito de muitos, mas a vida dá voltas e quem hj pisa, amanhã poderá estar no chão.
Parabéns pela exposição!!!

Roberto Silvano
Roberto Silvano
Reply to  Alexandre Silva do Nascimento
12 anos atrás

Esse papo de pre-conceito é onde mais impera a HIPOCRISIA !!! Tenho amigos, colegas, conhecidos… negros, nordestinos e “Tais”…
Os inteligentes POR MÉRITO PRÓPRIO ( mesmo os que estudaram “na boa” , com professora ruim ou média, na escolinha pública chinfrim ou na melhorzinha ) … tão se lixando pra pre-conceito COM ALERGIA A “COTAS” de efeito contrário !
Aliás, se vc está colocando “2 pesos e duas medidas”, sabe que, geralmente, o lado mais vítima aplica o maior peso !

Roberto Silvano
Roberto Silvano
Reply to  Roberto Silvano
12 anos atrás

ESTOU COMENTANDO A SITUAÇÃO BRASILEIRA (TEMPERADA COM 60% DE APROVAÇÃO RECORD DE GOVERNO ) e não os vergonhosos preconceitos que algumas raças sofrem e sofreram em outros temas que dariam páginas de comentários !!!

João Amaral
João Amaral
12 anos atrás

Olha Flávio, não sei como vc. tem paciência em responder a tanta gente ignorante, reacionária e que se cair de quatro não levanta. É o tal cidadão médio, que na verdade tem a mente medíocre e que só pensa no seu próprio rabo!
Apesar de tudo suas responsas são as melhores, mas deixa esse povo falando sozinho, meu caro.

Abração

Sergio Magalhães
Sergio Magalhães
12 anos atrás

Simplesmente perfeito seu comentário, Flávio.

Parabéns. O episódio do Pinheirinho é um retrato de um Brasil que se garba de ter uma das melhores economias do mundo, mas que na realidade todo mundo sabe que não é.

E os menos favorecidos pela sorte só levam porrada. Porrada de homens fardados, seja de terno e gravata ou vestimenta policial. Homens que fazem abuso de poder. São todos covardes, na verdade.

Zeuxis
Zeuxis
12 anos atrás

Muita coisa errada, por culpa de todos, políticos, comerciantes, empresários, assalariados, professores, alunos, e por aí vai, não creio que o Brasil com toda estas pessoas querendo que é dos outros e ainda mais um pouco, não sabe que é partilha, incluo todos já citados, esqueçamos partidos, PT, PMDB, PDT, PSDB, P qualquer coisa, enquanto nós homens de bens de consciência justas não organizamos e juntarmos para uma admnistração mais coesa, os de má fé continuaram a desviar que é de todos para festinhas regatas de putas e whisky, simplesmente porque não fazemos nossa parte, apenas somos expectadores deste filme sem classificação que nos passam todos os dias.

Zeuxis
Zeuxis
Reply to  Zeuxis
12 anos atrás

festinhas regadas

Roberto Silvano
Roberto Silvano
12 anos atrás

Dá pra fazer uma lista enorme e irritante de hipocrisias em que o povo, ou melhor, o verdadeiro cidadão brasileiro esforçado em alguma coisa lícita, tem que engolir com a política que administra os impostos que ele paga. O cara, por exemplo de uma infinidade de exemplos, paga 30 anos de previdencia, digamos, sobre 3 salários ( só pra não entrar no nível burgues ) e derrapa num periodo de 5 anos desempregado… pronto… dançou no cálculo e vai se aposentar com um mísero salariozinho de merda. Cadê a ajuda, a justiça, o amparo ? Que se dane ! É A LEI !!!
Daí vem uma gente sei lá de onde, dando corda pra bandidos, sabendo que vai arriscar a tomar na cabeça “SE HOUVER JUSTIÇA RACIONAL E ÓBVIA” , e depois de alertas ( fora a incompetencia pública de 8 anos sem providencias ) é defendida para garantir custeio de aluguel (“social”), até que tenha sua “devida” moradia. Por que ? Depositou em juizo enquanto foi manobrada na invasão ?
Ahhh… tem criança passando fome nesse meio ( que é culpa de novo da incompetencia pública ) … mas e nós ?
Bom… tem aquela saida, entre outras tantas, se ficamos desempregados vamos entrar com pedido de salário-desemprego e não deixar o novo emprego registrar a carteira pra somar dois salários, porque somos mais espertos…
ahhh…ilícito ( que o babaca aqui não faz pra ter a moral de reclamar… pelo menos aqui )

JESSÉ GOMES
JESSÉ GOMES
12 anos atrás

Flavinho, vivemos no estado da Opus Dei, da tucanalha dinheirista, da TFP – Tradição Família e PROPRIEDADE.
Aqui esses porcos valorizam mais uma pá de cimento que um pedaço de pão para matar a fome de uma criança. Não adianta tentar mudar o estilo de vida – se é que isso é vida – de quem sobrevive contando moedas e amealhando propriedades.
Essa gentalha se gaba de pagar IPTU com os valores dos aluguéis dos imóveis.
Criticaram os pobres diabos porque pararam o trânsito da Dutra por algumas horas, mas não se importam de pararem seus carrões a cada 20 kms para pagar pedágios extorsivos.
Não tenha dúvida Flávio, que tem cretino tendo orgasmos vendo as cenas das famílias desabrigadas, crianças e idosos jogados ao léo, justamente porque se sacrificaram durante cada minuto de suas vidinhas tacanhas, amealhando cada centavo, mesmo que não tenham percebido que a vida foi passando e elas não viveram, so trabalharam para comprar, mais e mais.
Como dizia o Cazuza, a burguesia fede !
Quanto á polícia militar do Alckimin, sempre foi subserviente e truculenta, mesmo porque é formada para não pensar. Os caras são tão tôscos que enchem as bocas para dizer que “estão cumprindo ordens superiores”.
Ora, no Iraque as tropas do Saddam Hussein também cumpriam ordens do déspota, até o último minuto de sua vida miserável. Na Líbia o Khadaffi era a lei e por isso suas ordens não eram discutidas, mas CUMPRIDAS, pela tropa fardada, em troca de favorecimentos pequenos, verdadeiras migalhas e latinhas em forma de medalhas, como recebem os nossos PMs desse governador medíocre.
Pior é perceber que os Alckimins, Kassabs, Malufs, Chalitas, Hadads, Nahas, Abi Ackels, Chedids e tantos outros, vieram do mesmo oriente médio, onde reinaram o Saddan e o Khadaffi e pelo que fazem por aqui, com o mesmo “modus operandi”.

Jorge Roberto Alves Pereira - @jorgekart59
Jorge Roberto Alves Pereira - @jorgekart59
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Reintegração legítima do quê??? Se, nem o Sr. Hahas é dono do terreno, afinal ele pertence ao estado, pois foi incorporado ao patrimônio público, após a morte ( misteriosa ) dos irmãos que eram proprietários sem deixar herdeiros. Ninguém até hoje entende, como ele conseguiu grilar o terreno e o Estado de São Paulo não pediu a sua reintegração.

Valéria Ferreira
Valéria Ferreira
12 anos atrás

Flavio, sou professora de geografia e confesso que me surpreendi com seu texto. Poucos jornalistas a ousadia de exprimir sua idéias dessa forma. Parabéns pela coragem.
Visitarei seu blog mais vezes.
Um abraço

Fernando Passos
12 anos atrás

Lendo seu texto transpareceu que teria usado o sofrimento de mais de 6000 pessoas apenas para criticar o PSDB. Isso seria muito cruel com estes pobres coitados e acho que, realmente, você não é um crápula que usaria este fato lamentável apenas como “escada” para agulhar o PSDB. Prefiro acreditar assim e confio nisso. Quanto a partidos políticos, nenhum presta, assim como poucos governantes prestam.

Muchacho
Muchacho
Reply to  Fernando Passos
12 anos atrás

Errado Fernando !!! O FG foi até light com o PSDBosta ! não se engane, está cheio de político bom, é só pesquisa, esse papo de NÃO POLÍTICA e NÃO ESTADO só interesse às elites conservadoras reacionárias que não se conformam com a ascensão da população mais carente, de alguma forma eles precisam sacanear e fazer os pobres sofrerem.
O PSDBosta não sabe respeitar o ser humano e desconhece que na história da humanidade já passamos pelo iluminismo, revolução francesa, declaração dos direitos do Homem pela ONU, Constituinte de 1988, estatutos das cidades, idosos, adolescente e crianças.
O nazista opusdeista Alckmin afrontou todas as leis e príncipios que a humanidade vem construindo ao longo do tempo, é um escárnio e já está sendo repercutido no exterior através da imprensa séria (ainda que conservadora).

Alex
Alex
Reply to  Fernando Passos
12 anos atrás

Eu acho que o Fernando está mais preocupado com o PSDB do que com as pessoas.

Fernando Passos
Reply to  Alex
12 anos atrás

Alex, eu acho é que você está mais preocupado com o PSDB do que eu. Eu quero que este partido vá à merda, assim como o PT e qualquer outro. Quanto eu estar ou não preocupado com o pessoal do Pinheirinho, mais um erro seu. Sou de Ubatuba, Litoral Norte do Estado e estudei, também, no Vale do Paraíba e tenho inúmeros amigos de São José dos Campos, inclusive alguns que estudaram comigo tem parentes mais humildes que moravam no Pinheirinho. Esse seu comportamento de julgar alguém sem conhecê-lofoi tão imbecil quanto a violência utilizada no Pinheirinho.
.
“Muchacho”, eu não estou enganado. Não está cheio de políticos bons! Como eu disse, existem POUCOS governantes bons. Não sei com o que você trabalha ou se já teve a oportunidade de viajar o Brasil inteiro a trabalho, mas por conta do meu trabalho que faço há mais de 10 anos, tenho que viajar e conhecer a economia de cidades no país inteiro. Conheço 22 Estados e não só suas capitais, mais o interior também e vivo laudando e fazendo diagnósticos de mercado, sociais e políticos de todas as regiões que já visitei. Pode confiar no que eu digo: O número de governantes e políticos corruptos é infinitamente maior do que os honestos e em todos os partidos existem dos dois tipos!
.
Agora, enquanto vocês ficam aqui metendo o pau na minha opinião poderiam arrumar um jeito de ajudar o pessoal do Pinheirinho que está mesmo precisando de ajuda. Eu já fiz isso. Já entrei em contato com meus amigos de SJC pra saber se há alguma conta corrente ou instituição séria que está ajudando os desabrigados. Corram atrás e façam sua parte, que tal?

Felipe S.
Felipe S.
12 anos atrás

Só uma correção, Flavio.

Quem pediu apoio da PM não foi a Prefeitura, nem o Governo do Estado: foi a juíza de direito que determinou a reintegração de posse – algo, aliás, muito comum nestes casos, já que o risco à integridade física dos oficiais encarregados da execução da ordem, numa situação desta, é evidente.

JESSÉ GOMES
JESSÉ GOMES
Reply to  Felipe S.
12 anos atrás

O nome da juíza é Marcia MATTEI.
Sugestivo e apropriado, não é ?
Quanto ao “risco à integridade física” que corriam os oficiais encarregados da execução da ordem, foram trocados prontamente pelos ferimentos e MORTES das pobres pessoas que lá habitavam. EVIDENTEMENTE, devido à truculência genocida da ação deflagrada de forma irracional.

Jorge Roberto Alves Pereira - @jorgekart59
Jorge Roberto Alves Pereira - @jorgekart59
Reply to  JESSÉ GOMES
12 anos atrás

Realmente, a juíza pediu ao governador o apoio de policiais, que foi prontamente atendido. Caberia a ele, recusar. Não recusou. Retirou efetivo de outras cidades, para fazer isto. Se o governo de São Paulo tem tanta vontade de se fazer cumprir a lei, porquê eles não cumprem com o pagamento dos precatórios ( ordem judicial, se cumpre ) e pagam também as taxas de manutenção das ambulâncias do SAMU aqui da minha cidade??? É só ler aqui ó:
http://www.caraguanews.com.br/noticia.php?noticia=1243

Bruna
Bruna
12 anos atrás

Mas será que é tão difícil ler e interpretar um texto? Opiniões contrárias a do autor, são ótimas para discussão ficar interessante. O Flávio expõe muito bem o contraste em como é tratada uma situação irregular quando acontece com pobres, pq eu nunca vi acontecer nada com pessoas que tem dinheiro.

Bruno
Bruno
12 anos atrás

É deplorável a intromissão do governo federal, através do ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, no processo de reintegração de posse da área invadida do Pinheirinho, em São José dos Campos. Ao politizar um assunto que se transformou em drama que sensibiliza a todos nós, mas sobre o qual nunca procurou encontrar uma solução, o ministro ignorou o princípio da separação entre os poderes e a autonomia dos entes federativos. Mais: ao dizer que o “método” do governo federal não é esse, sugeriu à nação que não se acatem decisões judiciais. Fato grave quando a atitude vem de um ministro que tem a obrigação de zelar pela Constituição.
O método do ministro e de seu governo é conhecido. O cumprimento da decisão judicial fez com que o PT movimentasse todos seus tentáculos políticos e sua máquina de desinformação, com o intuito de atingir três metas: culpar o Governo do Estado pelo fato, caracterizar como de extrema violência a intervenção policial no local e se apresentar como paladino da justiça social, fazendo falsas promessas e criando expectativas irreais para os moradores do local.
Criaram, o ministro e seu partido, nos moradores do Pinheirinho, uma falsa expectativa, nunca concretizada, de resolver a questão. Ao invés de fazer proselitismo político, o Governo Federal poderia ter publicado decreto de desapropriação da área, mas não o fez.
É temerário que, mal se tenha iniciado o processo eleitoral deste ano, o PT já disponha de uma fábrica tão ampla de mentiras. Pior ainda é ver esse projeto de poder ser traçado às custas da ordem democrática e do sofrimento de pessoas que os petistas, hipocritamente, fingem confortar.
O governo de São Paulo agiu em cumprimento de determinação do Judiciário, e a operação foi comandada diretamente pela Presidência do Tribunal de Justiça paulista. Enquanto o governo federal só agride, o governo paulista e a prefeitura do município providenciam a ajuda necessária para minorar o sofrimento das famílias desalojadas.
Brasília, 24 de Janeiro de 2012
ALBERTO GOLDMAN
Presidente Interino
Comissão Executiva Nacional

Daniel
Daniel
Reply to  Bruno
12 anos atrás

Vá a merda (2)

Tiago
Tiago
12 anos atrás

Quem não é da cidade é facil falar esse tipo de coisa! Sou da cidade, morador proximo ao pinheirinho e a imensa maioria das pessoas que ali estão são aproveitadores que tinham casa no bairro visinho, o Campo dos Alemães, loteamento com diversas casas que a prefeitura fez e repassou para essa gente, que vendeu para arrecadar o dinheiro fácil com a valorização do bairro e correr para uma área desocupada que cresceu ao ponto de se haver projetos para legalização do mesmo!

Falar que a Prefeitura nao olha o social é outra coisa que os jornalistas deveriam pesquisar antes de sair falando merda! A prefeitura de sao josé instalou todo o tipo de equipamento perto do bairro para dar assistencia aos moradores, lá tem UBS, escola, asfalto, biblioteca e o caralho a quatro que esses ingratos botaram fogo nao somente nos equipamentos públicos, mas também nas coisas de quem nao tinha nada a ver com a situação!

Obvio que ali tem trabalhores, criancas que nao tem nada a ver com a merda que os pais fizeram no passado e etc…mas quem não cumpre os seus deveres não pode chorar por direitos!

Muchacho
Muchacho
Reply to  Tiago
12 anos atrás

Vai tomar no cú seu Tiago filho da puta !! Vc fala essas merdas porque sabe que não tem como alguém ir atrás e refutar. Então me diz quantos dos 9 mil fizeram isso que vc disse se mudando de outro bairro. Vc deve ser um merda de um playboyzinho que deve ser sustentado pelo papai e acha que pobre tem que sofrer e ser sacrificado, BABACA!!

Cláudia M.
Cláudia M.
Reply to  Muchacho
12 anos atrás

Aê, Muchacho, permita-me fazer minhas as suas palavras! Tenho uma tese: não basta ser reacionário, tem de ser imbecil!!! Tiago, palmas pra vc, que consegue ser a mais perfeita tradução de um fascista imbecilizado!!!

Daniel
Daniel
Reply to  Muchacho
12 anos atrás

Boa Muchacho, é por filhos da puta igual ao Tiago, que este estado está cada vez mais facista

enko
enko
Reply to  Tiago
12 anos atrás

é bom quando alguem mostra o outro lado da estória.

Alex
Alex
Reply to  Tiago
12 anos atrás

Quer dizer que o pessoal recebeu moradia da prefeitura, vendeu-a, pegou o dinheiro e continuou no Pinheirinho lá só pelo sublime prazer de continuar morando precariamente…ããhh sei!!

Jorge Roberto Alves Pereira - @jorgekart59
Jorge Roberto Alves Pereira - @jorgekart59
Reply to  Alex
12 anos atrás

Tiago, antes de você passar recibo de idiota, o que a prefeitura de São José faz, é obrigação e não deveria se vangloriar disto. Devem fazer até mais. O prefeito e seus asseclas foram colocados em seus cargos, para trabalhar para o povo e não para embolsar salários de mais de R$ 10.000,00 mensais e andar de carro top de linha pagos com dinheiro do contribuinte. A propósito, como andam as casas do CDHU entregues pelo Governo do Estado em conjunto com a prefeitura de São José, administrada pelo Sr. Eduardo Cury, que de tão ruins e mal feitas, o governador Geraldo Alckmin se recusou a fazer a entrega e mandou a prefeitura e a empreiteira refazer a construção??? Leia estes textos:

http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=111981
http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=102749
http://www.vnews.com.br/noticia.php?id=100966

Jonas
Jonas
Reply to  Alex
12 anos atrás

Pior que esse tipo de coisa acontece em vários lugares do Brasil. Vendem-se/alugam-se pontos legalizados de venda, lotes cedidos pelo governo, etc… em busca de um dinheiro extra fácil.

Pedro
Pedro
12 anos atrás

Flávio, condomínos ricos em áreras duvidosas não são exclusividade de SP (em Angra tá cheio); no RJ, se recolhe usuários de crack DE FORMA COMPULSORIA, o que é, inclusive, inconstitucional; então, por que nenhuma palavra sua sobre o assunto? Por que criticar SP e os paulistas é normal, e criticar outros brasileiros é racismo, preconceito?
Sinceramente, te falta ser democrático; gosto pessoal político é de cada um, mas deve-se conviver com os outros, ainda que sejam tucanos.

Cauê Abbá
Cauê Abbá
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Imagina como deve ser a convivência com o geraldinho ”opus dei” alckmin… ele tem a noção divina de justiça, por isso sempre cumprirá, é apenas uma ovelhinha do rebanho.

Yod
Yod
Reply to  Pedro
12 anos atrás

Ser pobre, preto, puta ou bicha é, segundo a óptica da esquerdalha, condição bastante para ter salvo-conduto pra fazer o que quiser, especialmente ilegalidades.
Com falsa compaixão, posam de humanitários e filantropos, mas torcem mesmo é que haja cadáveres para usarem como bandeira de batalha.
Descaradamente, usam o povo simples, e também os simplórios, como massa de manobra, e vão tentando desconstruir valores para fazerem sua revolução cultural e atingirem a hegemonia do poder. Já não precisam de revoluções armadas. A esquerdalha não tem compromisso com a coerência, Pedro. Suas armas são a mentira, a distorção de conceitos e fatos… Comparações estapafúrdias, sofismas, non sequitur, tudo vale para mostrar como têm “sensibilidade social” e se “preocupam” com os despossuídos… Como queres uma análise equilibrada e comprometida com a verdade?

Thiago
Thiago
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

hahahaha, Reinaldete é ótimo! Tá cheio por aí viu, insuportáveis…

Thiago
Thiago
Reply to  Yod
12 anos atrás

usar o termo esquerdalha ou qualquer outro do tipo já te desqualifica bro, sorry

Eduardo Mina
Eduardo Mina
12 anos atrás

Não sei o que mais me revolta:

a falta de caridade, justiça e compaixão a esses desafortunados.

ou

os comentarios de idiotas acima

flavio nem os seus tataranetos nem os meus verão um país melhor. é uma pena.

Paulo Henrique Mariano
Paulo Henrique Mariano
12 anos atrás

Flavio, sou frequentador assíduo do seu blog. Embora não concorde com quase nada do que você diga quando se trata de política sempre estou por aqui.

Como não tenho pretensão de mudar o posicionamento político de ninguém, muito menos suas convicções, apenas leio seus posts, filtro o que li e nunca comento.

Hoje, no entanto, não conseguirei me calar.

Em primeiro lugar é preciso deixar claro que me solidarizo com os moradores que foram colocados numa situação desumana que a grande maioria dos seus leitores sequer consegue imaginar por nunca ter vivido nada parecido.

Mas seu texto traz algumas informações equivocadas, que podem levar um leitor mais desatento ao julgamento errado.

A primeira delas é a destinação do produto da venda do terreno. Trata-se de bem integrante da massa falida de umas das empresas do especulador financeiro Naji Nahas. Portanto, o terreno não é dele. No momento da decretação da falência todos os bens do falido passam a serem administrados pelo síndico (nomeado pelo juiz) e se destinam, exclusivamente, a pagar seus credores. Assim, o fruto da futura venda do terreno (se ela ocorrer) não irá para o bolso do Naji Nahas e sim para quem foi lesado pela quebra da empresa (funcionários são os primeiros a receber, por exemplo).

Outra informação equivocada é dizer do interesse da Prefeitura. Crédito tributário é extraconcursal, então, não está submetido ao regime falimentar. Em outra palavras a prefeitura pode executar qualquer bem do patrimônio do falido sem se preocupar se outros credores, inclusive trabalhistas, vão receber. A prefeitura não precisa desocupar o terreno pra receber.

Outra coisa que me escandalizou, embora não tenha me surpreendido, foi a sua tentativa de imputar a culpa no prefeito e governador, tucanos, e poupar o governo federal, petista, como sempre. A ordem de reintegração de posse foi dada pelo TJ de SP que determinou a PM que realizasse a desocupação forçada. Neste caso, ao comandante da PM restavam duas alternativas: ou cumprir a ordem ou cometer crime de desobediência. Até agora não consigo entender onde você enxerga culpa do governador que não deu a ordem ou do prefeito (mais difícil ainda de entender).

No que toca governo federal. Havendo interesse, ele poderia desapropriar a área a qualquer momento desde a ocupação e não o fez (decisão da Justiça Federal inclusive cita esta hipótese) . Sendo assim, pela sua lógica rasa, teria responsabilidade pelo ocorrido no último domingo. Mas por ser um governo petista você não o responsabilizou.

Entendo que temos convicções políticas diferentes. Há de se respeitar. No entanto, hoje, você fundamentou seu ponto de vista em informações equivocadas e induziu seu leitores a pensarem errado também. Duvido que tenha sido por engano. Sinceramente, acho que todas as informações que trago são de seu conhecimento.

No Brasil, é uma pena que a maioria ignore os fatos na hora de votar. E que uma minoria, que acredita ser pensante, ignore a verdade dos fatos. Assim caminha nossa democracia, cada vez pior.

Danilo Portugal
Danilo Portugal
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Já que, segundo sua lógica profunda, os fins justificam os meios espero que estas pessoas com quem você tanto se importa logo tomem as tuas propriedades. Reclamar disto seria retórica metida a legalista.

Clóvis
Clóvis
Reply to  Danilo Portugal
12 anos atrás

Já que vc se incomoda tanto com a propriedade alheia e tenta se colocar tanto na posição do proprietário…pq não tenta fazer um simples exercício: E se fosse vc a pessoa a ser tocada como boi para fora do local em que mora?? Ficar analisando apenas por um lado é fácil e bem confortável, né?

Felipe S.
Felipe S.
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

“É óbvio que a decisão do TJ de São Paulo é contaminada pela escumalha tucana que controla o Estado. São juízes nomeados. O governador do Estado é o comandante da PM. Ele poderia, por exemplo, recorrer dessa decisão em nome do Estado de São Paulo e da corporação que chefia.”

De onde você tirou isso, Flávio?

Juízes não são nomeados. São aprovados em concurso público – que não são promovidos pelo Poder Executivo, frise-se! E foi uma juíza de primeira instância que proferiu a decisão que determinou a reintegração de posse!

E de onde você tirou que o “governador do estado” ou o “comandante da PM” poderiam recorrer de uma decisão proferida nos autos de um processo de falência determinando a reintegração de posse?

O Estado e a PM não são partes no processo, nem são interessados nele. A PM foi chamada a garantir a segurança de oficiais de justiça destacados para cumprir e executar a ordem! Foi instada a cumprir o que a Constituição manda: garantir a segurança pública! Ou seja, foi designada para fazer o seu trabalho. Se excedeu, se atacou ao invés de defender, se feriu alguém, essas são outras questões. É erro de execução, não de fundamento.

Fabio Arruda
Fabio Arruda
Reply to  Felipe S.
12 anos atrás

garantir segurança pública ??? pq ? eram todos bandidos na sua opinião ??? As crianças do Pinheirinho estavam ameaçando você ? Engraçado, o Estado não era interessado no processo, pq enviou um destacamento absurdo para cumprir uma “simples” decisão judicial. “Não são parte interessada”, em que mundo vc vive Reinaldete ???? É realmente o trabalho da PM ser truculenta com os pobres… Ninguém merece esses fascitas que comentam aqui…

Paulo Henrique Mariano
Paulo Henrique Mariano
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Flavio,

Juízes de direito sao concursados e o presidente do tribunal de justiça é eleitor por seus pares. Ninguém é nomeado pelo governador ou qualquer outro membro do executivo como você disse.

Juízes federais também. Portanto, nao tem sentido sua afirmação de que foi o governo federal que interviu. Foi uma juíza federal que provocada pela associação de moradores que deu a decisão.

No entanto, já que você falou de juízes nomeados. O Stj onde os juízes sao nomeados pelo presidente da republica determinou a competência da justiça estadual pra julgar o processo.

Se a situação das pessoas é desumana nao é a responsabilidade do governador e prefeito maior que da presidente. Se você quer atacar a “escumalha tucana” procure outra desculpa.

Ps: desculpe a falta de alguns acentos, pois, posto do celular.

Alex
Alex
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Flávio, você está acabando de dizer e os caras vem com mais retórica…oh, mas os juízes são concursados, não são nomeados….ah, mas o estado não é parte interessada…E daí?? Em que isso vai mudar a questão central??? Quanta conversa mole!! Quanto esforço pra defender um absurdo!! Não adianta fugir do fato que a ordem partiu sim de um governador sabidamente conservador e truculento. Consta que os tucanos privatizaram a telefonia em SP, e a Telefonica, com financiamento do próprio estado, adquiriu tudo e até hoje não pagou… Cadê o estado “cumprindo a Constituição”.

Walerson Alves
Walerson Alves
Reply to  Paulo Henrique Mariano
12 anos atrás

moro em São Paulo, mas tenho parentes que “moravam” no Pinherinho, tenho lido muito a respeito do assunto, e não tinha encontrado nada melhor do que este texto do Flávio para mostrar a indignação de verdadeira de um brasileiro, que apesar de tudo não aceita as coisas em nosso país como elas são. Devo acrescentar que todos bairros em volta do Pinheirinho estão sofrendo com tudo isso, foram cortados ônibus e luz de todos os bairros ao redor como Campo dos Alemães e Dom Pedro. Pessoas de bem não tem condução sequer para trabalhar e são obrigados a andar até bairros fora da quarentena, para conseguir sustentar suas familias e ao voltar para casa, são obrigadas a um toque-de-recolher compulsório, isso não é especulação, sou testemunha de tudo isso.

enko
enko
Reply to  Walerson Alves
12 anos atrás

essas pessoas moravam em uma área que não lhes pertencia.
sabiam que isso mais dia ou menos dia iria acontecer.
se acomodaram e deixaram a banda passar.
se houve violência, frise-se que isso ocorreu dos dois lados; vândalos incendiaram carros, saquearam comercio, blblioteca e etc…
enfim muitos inocentes pagaram pelo que esses mesmo vândalos fizeram,,já que houve o revide da policia.
pena as coisas terem acontecido desse jeito, mas é a realidade de um brasil onde se dá o peixe mas não se ensina a pescar.

enko
enko
Reply to  enko
12 anos atrás

em tempo, a prefeitura sabia da existência dessas pessoas, tanto é que dotou o bairro com infraestruturas, mas tambem se acomodou e não,preparou nada para essas ,pessoas quando viesse o fatídico, dia da reintegração de posse.
todos erraram no prcesso, houve omissões de ambos os lados, e uma coisa é certa:
SOMENTE OS INOCENTES PAGARAM.

Thiago
Thiago
Reply to  Paulo Henrique Mariano
12 anos atrás

cara, que “funcionário” da Selecta ai receber dívida trabalhista?? Acorda, isso é empresa de lavagem, só tem laranja. Plano de médio prazo para lavar e especular. Não a tôa a prefeitura (que desde o ínicio do plano é gerida pela turma do governo estadual, altamente envolvida em operações semelhantes) está envolvida… quem vai receber essa grana é bandido e trama isso tudo há muitos anos. Só chegou a hora de “realizar o lucro”, como esses merdinhas falam.

Thiago
Thiago
Reply to  Paulo Henrique Mariano
12 anos atrás

cara, que “funcionário” da Selecta ai receber dívida trabalhista?? Acorda, isso é empresa de lavagem, só tem laranja. Plano de médio prazo para lavar e especular. Não a tôa a prefeitura (que desde o ínicio do plano é gerida pela turma do governo estadual, altamente envolvida em operações semelhantes) está envolvida… quem vai receber essa grana é bandido e trama isso tudo há muitos anos. Só chegou a hora de “realizar o lucro”, como esses merdinhas falam.

Alex.(BH)
Alex.(BH)
12 anos atrás

Flavio Gomes vc devia ser jornalista de outra linha e não esportivo, pois no campo esportivo principalmente automobilistico a sua parcialidade e credibilidade para mim já acabou há muito tempo, incluvise num tópico recente em que o critiquei isso ficou muito claro. Entretando tenho que confessar esse seu artigo é brilhante, não vi em nenhum lugar algum jornalista ter coragem de colocar o que vc colocou, dizer o que tinha que ser dito, excepcional seu texto, parabéns.

Alex.(BH)
Alex.(BH)
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Vc nunca deixou de ser parcial e nem vai deixar de ser, ninguem é, muito menos no jornalismo, mas acho sim que em certos assuntos o que vc escreve é tendencioso, mantenho o que escrevi a respeito de sua postura em relação ao Rubens Barrichelo. Entretanto neste caso concordo com o que vc escreveu sobre o pinheirinho. Não sei se sua motivação foi político partidária, sei que vc é simpático ao Lula e consequente ao PT o que o cega para certas ações do partido dele e te garanto, pelo menos aqui em BH, não são muito diferentes do PSDB, tanto que se tornaram aliados na atual administração municipal , se informe também sobre o governo de Fernando Pimentel como prefeito aqui, agora ministro, ações de tipo “nazistas” escamoteadas pela suposta legalidade, feitas por ele não foram muito diferentes, basta lembrar da forma como ele tratou da ação dos perueiros na cidade, não foi muito diferente do que o PSDB fez aí em SP com o Pinheirinho. Mas de qualquer maneira estou lendo este seu post e posicionamento como algo que vai além da questão político partidária, a maioria das pessoas tratam neste nível como forma de desqualificar o que vc escreveu, mas esse episódio vai além, estamos falando de mais de quinhentos anos de história de indiferença social neste país que pelo que vejo não mudaram nada e num mundo onde a mídia esta presa ao controle de grandes corporações e interesses de uma elite excludente ter coragem de colocar a cara a tapa e admirável sabendo que isso pode ter repercussões em sua carreira profissional. Estamos falando aqui sobre dignidade humana isso independe de vc ser de esquerda ou direita e ambos espectros ideológicos ao longo da história cometaram ações contra essa dignidade e neste caso não foi diferente, mais uma vez parabéns pelo seu post, “neste caso”.

Leonardo
Leonardo
12 anos atrás

Eugen, o tipo de gente que faz a diferença.

Cássio Francisco
Cássio Francisco
12 anos atrás

Parabéns Flávio Gomes pelo texto excelente de cabo a rabo. Falou tudo, e da melhor maneira possível. Sensível, agudo, crítico, esclarecedor e necessário. Admiro muito seu trabalho.

Charles Henrique Schweitzer
Charles Henrique Schweitzer
12 anos atrás

Leio o blog do Flavio Gomes desde sempre. Uma vez, resolvi investir um pouco do meu tempo só para escrever um e-mail para ele agradecendo. Agradecendo pelo tempo que dedica a escrever e escrever bem. Reitero meus agradecimentos, principalmente ao ver as saraivadas que ele leva ao se aventurar em assuntos que, por princípio não fariam parte de seu editorial convencional, qual seja, automobilismo.

Muito se falou em direito de propriedade. Pois bem, este blog é dele. Portanto, ele tem direito de escrever sobre automobilismo, sobre a Portuguesa e sobre o que mais quiser. Assim, também é o seu twitter, onde seus comentários são ainda mais “ácidos”, mas igualmente engraçados. Leia quem quiser.

Eu leio.

Leio, porque, minimamente me põe a refletir. Neste país de dimensões continentais em que conheço mais ou menos bem Moema e Vila Mariana e, somos inundados com informações que parecem ser mal traduzidas de agências de notícia por estagiários de jornalismo, aparece alguém que ainda merece a alcunha de Jornalista (com jota maiúsculo)!

Não sei realmente como me posicionar em relação aos casos mais recentes do Pinheirinho, ou da USP, nem outros já esquecidos como da Reserva Raposa Serra do Sol. Quem tinha razão? Índios ou Arrozeiros? Isso está tão distante da minha realidade de Av. Rubem Berta, que não posso taxar Índio de vagabundo, nem Arrozeiro de explorador…

Mas, sei que estamos resolvendo os nossos conflitos, de propriedade ou não, na violência. E, bom, embora não sejam juízes de direito, políticos de esquerda, ou políticos de direita, minha mãe e meu pai me ensinaram que assim, perde-se a razão.

Pois bem, alguém aí perdeu a razão. E não importa quem começou, usando os adjetivos de comentários do blog, se radicais do PSTU, se sindicalistas que dirigem GOL geração 5, se líderes do MST, se reacionários do PSDB, se a PM. O fato é que talvez a intolerância seja o mal deste novo século.

Acho que ainda dá tempo de fazer um mundo diferente, a não ser que realmente a coisa acabe em 2012. Não dá para continuarmos a consumir 2,5 planetas e não dá para crer que essa é a única coisa que importa!

Que a repercussão do caso sirva para que conserte-se o que foi feito, não só ontem, mas quando não se deu oportunidade a essas 1600 famílias. Nem que seja para “agradar a imprensa”. Afinal, com oportunidades, alguém que com 2 anos morava no Complexo do Alemão, hoje chegou à Presidência da Petrobrás…

Mas, enfim, sempre que começo a agradecer Flavio Gomes, alongo-me demais. Talvez seja porque esteja tudo tranquilo demais na Sena Madureira, digo, a avenida, porque na cidade do Acre de mesmo nome, temos apenas uma escola de ensino médio, que oferece um único curso e, parece que recentemente teve algum caso de vandalismo. Dizem que com motivos eleitoreiros…

Virgo silva
Virgo silva
12 anos atrás

Voce é muito romantico, chefia! Uma frase da minha mãe sempre me vem à mente nesses casos: boi sonso é que derruba cerca (porque se apoia nela…).
Quando eu era moleque, e meus pais decidiram que precisavam construir uma casa, compraram um terreno na periferia de São Paulo, e pagaram a duras penas. Depois construiram uma casinha a duras penas, e foram melhorando com o tempo. Não chegamos a passar fome, mas quase. E em nenhum momento, tenho certeza, eles cogitaram em invadir o terreno alheio para ter onde morar. Pelo contrario, sempre nos ensinaram que o que é dos outros não se pega. Fora a família, continuo não tendo nada de importante, e nem por isso pretendo morar em terreno invadido…
E com todo o respeito à dor das pessoas que entraram nessa roubada, passarinho que come pedra tem que saber o tamanho do forevis que tem….

Nelson
Nelson
Reply to  Virgo silva
12 anos atrás

Puxa.voce definiu tudo.ser pobre não é desculpa para ser ESPERTO.se todos tivessem sua postura,ou melhor,uma mãe como voce,o mundo sem duvida seria muito melhor.Parabens.

Muchacho
Muchacho
Reply to  Virgo silva
12 anos atrás

Seu Virgo Silva, tenho 1 comentário para sua reflexão sobre a usa rasteira filosofia do passarinho que come pedra:
Vc certamente sabe o que é iluminismo, revolução francesa, declaração da ONU sobre os direitos do Homem, Constituição de 1988, Estatuto das Cidades, idoso, adolescente e crianças……então amigão todos esses acontecimentos e conquistas históricas da humanidade são 100% com base nas leis e foram afrontados pelo PSDBosta e pelo nazista-opusdeista Alckmin e seus asseclas, simples assim, CHEFIA !!!

Virgo silva
Virgo silva
Reply to  Muchacho
12 anos atrás

Meninos, não tenho a arrogância de ser o dono da verdade. O assunto é complexo, e portanto, como muitas coisas da vida não tem uma resposta correta única. Também me condoo com a dor daquelas pessoas, e acho que se poderia ter uma solução melhor, embora eu mesmo não tenha tanta certeza de qual seria essa resposta. Alguém aí acha que pode responder qual seria melhor jeito?
OBS: O “chefia” é uma brincadeira que nós (Cerega, Veloz HP, Brandão, e tantos outros) fazíamos nos bons tempos dos farnéis de Interlagos exatamente por causa desse jeito “sargentão” do Flávio. É um termo carinhoso.

aloisio
aloisio
12 anos atrás

Boa tarde Flávio.

Interessante texto sob a ótica social. Não tanto sob a ótica legal. E ainda bem que os legisladores não fizeram as leis movidos pela paixão e modismos, pois teríamos certamente uma sociedade caótica. Ainda que a Constituição Federal fale da finalidade social da propriedade, não menos verdade é que para se utilizar uma propriedade privada para tais fins há que haver indenização ao seu proprietário, como, aliás, é feito em relação à reforma agrária. Não se pode pura e simplesmente desapropriar um bem particular sem qualquer ônus sob essa alegação. Aqui não é a Venezuela e nem a Bolívia, cujos mandatários, com cunho puramente populista para se manter no poder, fazem as mais diversas desapropriações e ocupações em “nome do povo”. Numa sociedade tida como civilizada, a propriedade privada é intocável e respeitada pelo estado. Ou na Europa e EUA vemos o estado invadir empresas e propriedades privadas em nome do povo?
No que tange especificamente ao Pinheirinho, em que pese todo o sofrimento dos moradores, sabiam estes que estavam assentados em área particular, logo, em condições precárias, passíveis de retirada em qualquer tempo, e por certo sabiam do desenrolar da ação judicial para tal fim e de seu desfecho final. Se o imóvel é propriedade privada, pouco importa se seu dono é um escroto ou um santo. Para a lei, basta que seja ele o dono e queira o imóvel para si. É o respeito e proteção que a legislação confere, e com toda a razão, à propriedade privada. E essa propriedade privada não necessariamente há que ser um bem imóvel, pode ser uma marca, um produto, uma canção, um blog, um site, enfim, uma série de bens que a lei protege seu proprietário de um aventureiro qualquer.
Acredito eu que vc Flávio não aceitaria ver seu site sendo pirateado por um aproveitador qualquer, ou ainda, que um de seus veículos fosse apropriado por alguém sob o argumento de não possuir meios de comprar um. Vou ainda mais longe. Imagine alguém que compre uma casa para alugar e complementar sua renda e se vê surpreendido com o locatário informando que não sairá do imóvel, que já não paga o aluguel há algum tempo, sob o pretexto de desemprego e problemas de saúde. Quem dos seus leitores toleraria situação semelhante por tempo indefinido? Correndo o risco ainda de perder o imóvel por usucapião?
Por isso acho que devemos tratar o assunto Pinheirinho de forma mais ampla e não olhar apenas o lado social da questão. Porque, caindo nesse equívoco (a meu ver), correríamos o risco de vivermos numa grave insegurança jurídica e social, pois não saberíamos até onde vai nosso direito ao bem que possuímos será respeitado. E isso é grave.
Por fim, concordo que o Estado poderia ter buscado solução para amenizar a situação social dos moradores.
Abraços.

Bernardo Lepore
Bernardo Lepore
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

“Para a lei, basta que seja ele o dono e queira o imóvel para si.”

Isso não é verdade – no máximo, é meia verdade. A propriedade deve cumprir função social. A Constituição e o Código Civil não dão valor absoluto à propriedade privada e não a colocam acima do direito de morar. Aliás, o direito à moradia é consagrado na Constituição, também, e na ponderação entre o que é mais importante – o direito à moradia de milhares ou o direito de propriedade de um especulador imobiliário -, certamente deve prevalecer o direito social. A nossa legislação prevê mecanismos e princípios mais do que suficientes para que uma decisão inconsequente e irresponsável como essa não seja jamais tomada.

Flavio, parabéns pelo texto. Inspirador. Conheço você pela ESPN Brasil, agora vou acompanhar também seus textos.

Forte abraço!

aloisio
aloisio
Reply to  Bernardo Lepore
12 anos atrás

Bom dia.

É muito simples e belo o discurso da primazia do social sobre o legal quando não se tem nenhum bem apropriado por terceiros indevidamente. Utilizem a questão social também quando se depararem com assaltos. Os bandidos também enfrentam grave problema social, afinal, normalmente são negros, moram em favelas, lhes falta emprego, são usuários de drogas e ainda sofrem na mãos dos policiais. Também não deveriam ser presos, não é mesmo?
Quanto à questão social da moradia, esta deve ser solucionada pelo estado, como dita a CF/88, com os mecanismos que possui. Se for através da utilização de bens particulares, que este seja indenizado e ponto final.

Como disse Rui Barbosa:
“As leis que não protegem nossos adversários não podem proteger-nos.”

E Voltaire:
“Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.”

E viva a democracia, que nos permite esse debate e o confronto de ideias.

Abraços

Bernardo Lepore
Bernardo Lepore
Reply to  aloisio
12 anos atrás

Olá, Aloisio

É impreciso falar em primazia de um discurso sobre o outro, porque não existe essa dicotomia: o discurso legal é o discurso social, os dois são as mesma coisa. A Constituição e a lei preveem princípios e mecanismos para evitar o que aconteceu no Pinheirinho. O “social” foi incorporado ao “legal”. Sendo bem objetivo: o que aconteceu na desocupação do Pinheirinho é absolutamente inconstitucional e ilegal, de mais de uma forma. O problema é justamente os juízes e desembargadores fingirem que não sabem disso.

A Código Civil prevê mecanismo que torna as cenas lamentáveis do Pinheirinho ainda mais cruéis, porque o Município de S. José dos Campos foi conivente (art. 1.228, par. 4º e 5º, CC).

Além disso, por ser justamente o Município o credor a ser beneficiado pela reintegração (como tem sido noticiado bem timidamente, mas que consta do texto do Flavio Gomes), a situação causa ainda mais perplexidade: dívida tributária milionária demonstra que a área não está cumprindo função social, e toda propriedade deve cumprir função social, sem exceção. E, como você lembrou, a questão da moradia deve ser resolvida pelo Estado, logo não pode o Estado buscar desalojar pessoas pobres.

Como disse acima, na ponderação de interesses, o direito à moradia prevalece sobre o direito à propriedade que não cumpre função social.

Abraços!

Joao
Joao
12 anos atrás

Cara,

Mude para Cuba, lá realmente deve ter um Estado muito bom segundo sua ótica. Ou então vista sua camisa vermelha e vá tentar refazer a União Soviética.

Triste saber que jornalistas ainda preguem conceitos comunistas quando deveriam disseminar o pensamento libertário nesse país.

rafael
rafael
Reply to  Joao
12 anos atrás

Estive em Cuba recentemente, e posso garantir que um cubano vive bem melhor que as pessoas do Pinheirinho. Larga de ser papagaio e ficar repetindo o que houve dos outros!

Richard Fernando
Richard Fernando
12 anos atrás

Gente….esse sujeito que tem apenas um blog…e pensa ser Xerxes, é só mais um azêmola!!!
Mas se mantém vivo porque uns e outros vem aqui confronta-lo para serem terrivelmente esculachados.

PORTANDO VAI A DICA: ABANDONEM ESSE ESPAÇO QUE NADA ACRESCENTA A NINGUÉM….QUANDO SE ESTÁ SENDO INCOMODADO POR UM CROCODILO….A PRIMEIRA COISA A FAZER É DRENA O PÂNTANO!!!

Flavio Soares
Flavio Soares
12 anos atrás

Flavio,

É um prazer enorme que nós leitores temos ao encontrar textos como esse em seu blog.

Certamente o automobilismo é o hobby ou paixão da maioria que acessa esse blog, mas essa paixão passa a ser supérflua em meio ao social e ao respeito à vida e ao homem.

Aproveite essa ferramenta que você possui para educar um pouco o brasileiro…

Mario Aquino
Mario Aquino
12 anos atrás

Muito lúcido o seu texto, a Policia Militar tem sido usada por este Picolé de Chuchu para fazer arruaça e todas as ações sem planejamento, sem contrapartidas sociais sem atendimento aos mais necessitados, comportamento bem nazista da parte deste governo que agora mostrou a sua cara depois de parecer nem existir. Só falta implantar os guetos e as câmaras de gás.

LTK
LTK
Reply to  Mario Aquino
12 anos atrás

Falou tudo amigo! Só não percebe quem não quer que o nosso digníssimo governador é um belo ditador!

Carlos Alves
Carlos Alves
12 anos atrás

Alguns tratam a desapropriação em Pinheirinho como a invasão ao quartel-general do eixo do mal. Colocam num mesmo bolo aqueles transgressores que, como um exemplo citado anteriormente, montam barracos, não para morar, mas com fins de receber futuramente casa nova do governo (sendo assim, quem sabe, tão mercenários quanto certos engravatados que decidem agora o futuro da comunidade, afinal, gente com essa índole não é exclusividade de nenhuma classe) e ao, mesmo tempo, nesse mesmo rebanho, crianças, idosos, famílias e, sim, transgressores da lei (nesse caso, no nível “gatonet” de periculosidade). Verdadeiros vilões dos orçamentos públicos, brigando deslealmente em troca da… sobrevivência, dignidade e lazer? Pois é.

Transgressores de leis que, por vezes, só fazem sorrir na teoria, vaga, de aplicação prática bem duvidosa. Sem falar de quando a própria lei é imoral. Há legalidade no caso de Pinheirinho? Pode ser. Mas parece moral a nós? Alguém consideraria ético?

Nem todo morador de Pinheirinho é santo. Mas não faltam inocentes sendo injustiçados. Tampouco todo policial que está ali é um assassino malfeitor. Boa parte deles apenas cumprem ordens. Quiçá com pesar. Mais um sapo a ser engolido nessa vida nada fácil, nada simples. Não é uma luta do bem contra o mal. Tem seres humanos demais pra isso.

Desculpe se soei simplista.

Andre
Andre
12 anos atrás

O texto é interessante e coloca em questão aspectos fundamentais da nossa democracia, até quando vale a Lei? Os poderes (Municiapal,Estadual, Federal e Judiciário) não deveriam dar apoio antes da retirada? E esse apoio? Será que ele foi dado e as pessoas la recusaram? Enfim é triste ver uma situação destas que é cada vez mais comum no Brasil, não somente em São Paulo. Pena que a motivação do Flavio Gomes ao comentar estes episódios é apenas política, pois não vemos a mesma reação quando o assunto envolve pessoas do PT e do governo Federal. Estamos vendo estas situações onde o governo federal não cuidou das pessoas em áreas de risco e estamos tendo mais mortes este ano. Provavelmente o Flavio Gomes vai me xingar e dizer que era responsabilidade das Prefeituras, mas cadê atitude do Governo Federal em agir e tomar decisões pelos pobres, pretos e putas , a mesma atitude que ele cobra do Governo de São Paulo.. Infelizmente, no final de tudo é apenas política o que esta sendo feito aqui… apenas isso.

Andre
Andre
Reply to  Flavio Gomes
12 anos atrás

Não duvido disso, temos um estado ineficiente, como você mesmo disse se ela espera há 18 anos pela casa própria o que quer dizer que ela passou por uma prefeitura do PT, quatro do PSDB, alguns governos estaduais do PSDB, duas presidencias do PSDB e duas presidências e pouco do PT. E ninguém fez nada, ninguem tomou atitude alguma. O PT governou BH por 16 anos e as favelas só aumentaram.. Como disse anteriormente, é apenas triste você se aproveitar de uma situação para fazer política. O dia que você colocar textos que criticam os dois lados com a veemencia que você fez neste caso, serei um dos primeiros a te aplaudir. Por enquanto parece apenas politicagem…