SORRY FOR RUBENS

SÃO PAULO (fecha uma, abrem outras) – Não tenho certeza se foi lá mesmo, mas acho que foi. Na Alemanha, em Hockenheim, já no final de julho. Ou talvez na Hungria, algumas semanas depois. Mas isso não é relevante. Falo de 1996. Numa dessas corridas, Eddie Jordan deu um solene pontapé na bunda de Barrichello, que pela primeira vez admitiu que poderia correr na Indy. Porque ninguém aparentava estar lá muito interessado nele — a salvação viria de Jackie Stewart, que estava montando sua equipe e não se arrependeu nem um pouco de contratar o brasileiro.

Eu sei que estourou a notícia de que ele não ficaria, porque Eddie precisava de grana e viu cifrões em Ralf Schumacher (e Fisichella), e já andava emburrado com Barrichello por várias razões. Aí um jornalista conhecido, suíço, chegou para mim com cara de enterro e disse: “I’m sorry for Rubens”.

Eu estava cagando for Rubens e perguntei a ele por que aquele drama todo, mas naquela época parece que todo mundo na F-1 morria de dó de nós, brasileiros, por conta do que havia acontecido com Senna, e tal. Nunca entendi direito tamanha compaixão. Claro que Imola foi uma merda federal, deixou todo mundo chateado, mas vamos devagar com o andor. Ninguém precisava ficar com pena de mim só porque eu tinha nascido no mesmo país que Ayrton. Que bobagem é essa?, segui. Se você está sorry for Rubens, vai lá e diz isso pra ele, e não pra mim.

O jornalista suíço, Luc, grande figura, sacou, finalmente, que essa mistureba de patriotismo barato com esporte não fazia muito sentido, ao menos nunca fez para mim. “Alguém já disse que o patriotismo é o último refúgio dos canalhas: quem não tem princípios morais costuma se enrolar em uma bandeira, e os bastardos sempre se reportam à pureza da sua raça. A identidade nacional é o último recurso dos deserdados.” Citação de um livro do Umberto Eco, não fui eu que escrevi isso. Mas concordo. E, também, não se trata, aqui, de discutir patriotismo. Foi só um pequeno “causo” para poder falar um pouco sobre a aposentadoria iminente de Barrichello a partir da oficialização, hoje, da contratação de Bruno Senna pela Williams.

Restou uma vaga na HRT que, creio, não deve interessar muito a Rubens. E assim, creio, encerra-se sem muita pompa ou circunstância a longa carreira de trezentos-e-cacetada GPs que teve lá alguns bons momentos, outros nem tanto, e sobre esses altos e baixos já escrevi bastante no passado e não estou a fim de repetir tudo. Aliás, na maioria das vezes, como neste texto aqui de 2009, defendi o rapaz da insana carga que sempre carregou por conta da imagem que a TV Globo fez questão de construir para ele — e ele, diga-se, incorporou alegremente, sem perceber que era dar um tiro no pé.

Rubens tuitou que estava fora da Williams pouco antes do anúncio oficial da equipe. E disse que seu futuro está aberto. Claro que o futuro está aberto. Sempre está. Ninguém sabe o que vai acontecer no próximo minuto. A questão é saber o que fazer com o futuro. É com isso que Barrichello tem de se preocupar agora. E, sinceramente, ninguém precisa ficar sorry for Rubens. O cara é jovem, tem grana, saúde, família, casa, comida e roupa lavada. Ninguém fica a vida toda correndo de F-1. E se a paixão pela velocidade é tamanha, está cheio de coisa legal para fazer ainda em carros de corrida pelo mundo afora.

Quanto ao Bruno, que tenha sorte e seja feliz. Vai ter uma temporada inteira numa equipe razoável, que já foi grande e hoje é nanica, mas tem nome e tradição. O time vai para o Mundial com dois pilotos pagantes (alguém aqui, agora, vai demonizar a grana do Eike Batista que permitiu a Senna-sobrinho virar titular?), motor Renault, sem Patrick Head, em meio a uma reestruturação, que busca reeditar um passado que já está bem distante. E vamos em frente.

****

Detalhezinho, para concluir. Vi agora há pouco na Sportv matéria em Grove com Bruno e tal. A Globo, pois, sabia pelo menos desde ontem (para dar tempo de deslocar repórter e cinegrafista) que o contrato estava assinado. Mas sonegou a informação de seu público. Não que vá mudar o preço do dólar. O mundo não ia parar ontem se a Globo desse a informação (como o Grande Prêmio deu) de que o primeiro-sobrinho tinha assinado. Mas é uma boa mostra de como as coisas funcionam. Camaradagem para garantir exclusividade. Mesmo que o preço seja não informar quando se tem a informação. O jornalismo acabou.

Subscribe
Notify of
guest
258 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
z.h.é.h
z.h.é.h
10 anos atrás

Hello!!!!!!!!!!!!!!!! Já com saudades da F1!!!!!!!!!!!!!!! O Bruno que coloque o lombo no molho porque agora acabou a “baboseira” de que estamos em aprendizado e coisa e tal!!! Agora em diante a cobrança vai ser braba!!! O bambu vai cantar bonito no lombo do menino!!!!!!
um abraço!!!!!

Tom SemFreio
Tom SemFreio
10 anos atrás

Fim condizente com a carreira que construiu. Coitado do Bruno…sucessor do Rubens é de doer!

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
10 anos atrás

.
O Barrichello na Indy seria interessante de se ver.
.
Mas ninguém verá. Uma pessoa de peso não o quer nos ovais da Indy : A SILVANA BARRICHELLO!!!
.
A ‘Rafa’ podia seguir om exemplo da Silvana e sugerir ao Massa…

Cley
Cley
10 anos atrás

Caro, Flavio

Acompanho F1 desde 1983, vi Piquet ser campeão duas vezes, diga-se de passagem era melhor que Senna, que acompanhei seu 3 triunfos. E passei a torcer por Rubens desde de sua primeira corrida. Já acompanhava sua trajetória no automobilismo.
E nunca vi uma jornalista tão tendencioso para lado negativo quanto foi você nos últimos 19 anos em relação a Rubens.
Acredito que você tenha que ficado triste, pois via ter que se contentar com os interessantíssimos comentário de pilotos de final de pelotão que ganhava mais destaques nas chamadas e comentários do site. E de descer a lenha em um cara que correu 19 anos aguentando comentários e piadinhas de quem nunca assistiu F1 Alimentados por comentários de um jornalista que nunca conseguiu cativar o piloto Barrichello, por ser arrogante e dono da verdade.
Comece agora a puxar o saco do Bruno, quem sabe você consiga a ficar próximo dele
.

SORRY FOR FLAVIO
.

enko
enko
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

e ainda duvidou da sua masculiinidade flavio; nunca vi “uma jornalista”…

Marcelo
Marcelo
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Flavio, os idiotas voltaram…
Parabéns pela Lusa…

Marcos
Marcos
Reply to  Cley
10 anos atrás

…ah..eu gosto do Barrichello…gosto mesmo…vou ficar chateado de não ve-lo alinhado pra largar mais…mas, defendendo o Sr. Flávio, um dos comentários mais interessantes sobre Rubens, veio dele…o da primeira vitória…e se não me engano, a vitória mais emocionante para ele, Flavio…foi uma de Rubens…a mesma primeira vitória…nunca achei Flavio ofensivo…mas realista…

mario aquino
mario aquino
Reply to  Cley
10 anos atrás

Também nunca vi um piloto tão abestado quanto o Rubens, falando demais e sambadinha e outras coisitas mais para agradar platéia da globo, no lugar de concentrar no seu objetivo central que era ter bom desempenho em pista, isto é o mínimo que se espera de uma atividade tão competitiva.

Lior detector
Lior detector
10 anos atrás

Venho por este meio apresentar as minhas condolências a Flávio Gomes , a entrada de um Senna na Williams deve ser uma dor dificil de superar , espero que tenha forças neste momento dificil pode por exemplo pedir apoio espiritual ao Pandini que certamente entende toda a sua fúria e dor.
é que realmente a F1 e os apaixonados do Desporto automóvel vão sentir falta de um piloto que oferecia a vitória para outro a 50 m da meta…é desse Automobilismo que você gosta apenas e só com o ódio cego de atacar um sujeito apenas pelo sobrenome que tem.

Espero que tenha gravado Austria 2002 , assim sempre pode recordar com Nostalgia.

Cumprimentos e força neste momento de dor.

Luiz Reis
Luiz Reis
Reply to  Lior detector
10 anos atrás

Vixe… Que foi isso?

Marcelo
Marcelo
Reply to  Lior detector
10 anos atrás

Flavio, este já colocou cachaça na salada ao invés de vinagre!!!!

Renato F1
Renato F1
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Acho que botou vinho no lugar do vinagre e cerveja no lugar do azeite. Essa mistura resulta nesse tipo de comentário!

Nelson
Nelson
Reply to  Lior detector
10 anos atrás

e voce acha bonito deixar passar só a 5o metros da bandeirada para todo mundo ver que foi presente?Esta palhaçada fez o senna com o berger e rubinho com shummy.Grandes esportistas!!!!!!!!!!!!!

Renato F1
Renato F1
Reply to  Nelson
10 anos atrás

Esqueceu de adicionar a mais cerebral de todas: o Nelsinho com o Alonso!!!

Rodrigo Andolfato
Rodrigo Andolfato
10 anos atrás

Se ele for pra Indy eu vou ficar bem motivado para assistir esta categoria, ou para qualquer outra que ele for, para ou bem ou para o mal, faz 20 anos que acompanho esse cara!

MARCELO
MARCELO
10 anos atrás

Excelente matéria. Mas um jornalista do naipe de FLÁVIO GOMES não pode abusar dos palavrões.

Luiz Oliveira
Luiz Oliveira
10 anos atrás

E alguém ainda se assusta / decepciona / magoa / etc…..com a globo ???………Jornalismo ???…….;Isso não existe na globo a muitos anos…….Existem alguns jornalistas lá…Alguns bons…..Alguns acomodaram nas largas poltrona suas gordas nádegas, vêem “estupros” e ficam calados por causa do vil metal……..Quanto ao RB, o mesmo é capaz de ainda dar uma “exclusiva” (ou várias). para a globo e seus tentáculos….. Fazer cara de bobo. Chorar e reclamar….Ele gosta de não ser respeitado

enko
enko
Reply to  Luiz Oliveira
10 anos atrás

luiz, se voce se refere ao estupro no bbb, me parece que a moça disse na delegacia que foi com o consentimento dela.
achei sacanagem terem eliminado apenas o cara, ela deveria ter caido fora também, dawui a pouco vão falar que só porque o cara é afrodescendente e etc…
em tempo, não assisto essa porcaria, mas li os comentários

Luiz Reis
Luiz Reis
Reply to  enko
10 anos atrás

Pelo amor de Deus! Tem espectador de BBB aqui? FG, o que esta acontecendo???? Cria aí um banner para tirar dinheiro desses malas! Prometa apresentar foto d B Senna pelado que vai sersucesso garantido com esse publico…

enko
enko
Reply to  Luiz Reis
10 anos atrás

sr luiz reis, se voce entendeu meu comentário, veráque eu disse não assistir essa porcaria, e afinal quem tocou no assunto foi voce.
se não entendeu, não vou perder tempo em explicar.

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Realmente , Rubens não tem do que se queixar de sua carreira

Pilotos com maior número de pódios

1-Schumacher -154
2-Prost – 106
3-Senna – 80
4-Alonso – 73
5-Barrichello – 68

Tem mais pódios do que Piquet, Mansell, Hakkinen, Raikkonen, Lauda e etc..

Faltou o título é verdade , mas entre 200 pilotos está na quinta posição em pódios e vigésima terceira posição em vitórias. Está na elite, no topo da pirâmide.

Tem muito do que se orgulhar…

Danilo Candido
Danilo Candido
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Toninho, não acredito na bobagem que você escreveu…
Ter mais pódios que o Piquet e Lauda? Legal…
Porém Piquet e Lauda tem 3 títulos;
Hakkinen 2;
Mansell e Kimi um…
Rubens teve somente uma chance de título em 2009 e foi terceiro, terceiro…
Amigão, do jeito que está ele vai cair de 20º para 40º…
O Vettel será o primeiro e bater estes recordes…

Renato F1
Renato F1
Reply to  Danilo Candido
10 anos atrás

Kimi tem um porque o trio Alonso-Hamilton-McLaren quebraram o pau em 2007 porque não existe primeiro nem segundo piloto (coisa que se é na Se Ferrari já tinham definido antes de o campeonato começar). Agora, quando Massa teve a chance de conquistar o título em 2008, o que essa corja (que acha que é uma equipe) fez: um monte de erros primários! Não confio nesse cavalo paraguaio nem me pagando!

enko
enko
Reply to  Renato F1
10 anos atrás

renato, e os erros cometidos pelo massa neste mesmo ano, voce esqueceu?

Renato F1
Renato F1
Reply to  enko
10 anos atrás

Errar o Zacarias erra toda hora. Mas a “equipe Se Ferrari” que se orgulhava de devolver o Schumacher à pista no menor tempo, só acertava com o Schumacher. Por que eles não admitem que não são mais os “reis da cocada preta” e que não tem mais carro (nem equipe) para disputar título??? Querem botar TODA a culpa no Zaca (que tem sua parcela de culpa, mas nem tanto assim), que levou uma “molada” na cabeça e perdeu o (pouco) de rumo que tinha.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  Renato F1
10 anos atrás

Antes da “molada” na cabeça, que diga-se de passagem, é uma baita muleta para justificar cagadas, já que o Piquet bateu na Tamborello e ainda assim ganhou o Tricampeonato, em 2008 ele rodou sozinho, com as proprias mãos, na Australia, na Malasia, em Silverstone, só para citar algumas. Não fazia nada na Sauber, e quando pegou um carro potente, não conseguia parar reto,.
Ele não perdeu na ultima curva da ultima volta, perdeu durante todo um campeonato.

enko
enko
Reply to  Renato F1
10 anos atrás

renato,, molada não, ficou cientificamente provado ser o casco da tartaruga do rubinho.
quanto às pisadas da ferrari,ela tem deixado à desejar fz tempo.

Antonio
Antonio
Reply to  Danilo Candido
10 anos atrás

Não é questão de acreditar. Está na tábua de estatísticas.
Dos pilotos que não foram campeões, ele está lá na frente. Só perde em vitórias para o Coulthard, Stirling Moss e Carlos Reuthmans.
Em pódios ganha de todos estes três.
68 pódios não é pra qualquer um não amigo.

http://www.corridadeformula1.com/ranking-da-f1/

Marcelo
Marcelo
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Antônio, dentro de 50 anos ninguém vai lembrar pódios (eles serão dissolvidos) mas sim dos títulos…
Vamos mudar um pouco para o futebol, os vices e terceiros campeões de todas as Copas você lembra?
No tempo do Fangio ninguém lembra dos que ficaram no pódio com ele…
Rubinho é piloto 6,5!!!

Antonio
Antonio
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Claro que lembram amigo. Stirling Moss é muito lembrado e respeitado no mundo do automobilismo e no seu país. Basta um pouco de cultura .

Marcelo
Marcelo
Reply to  Antonio
10 anos atrás

Antônio, mas o Moss foi vice 484 vezes rsrsrs…Aí é sacanagem!!! (neste ponto concordo contigo)….
Sir Moss tem uma importância além da F1, tem carisma na Mercedes, Inglaterra etc.. e outra o cara foi vice do Fangio…
Aí você vai falar – mas o Rubinho foi vice do Schummi, o recordista de todos….
Estamos numa época moderna, concordo contigo que falta cultura, porém estes recordes (inclusive na época do Fangio) foram batidos rapidamente, mas pilotos fantásticos nunca serão esquecidos com Sir Moss…
Rubinho foi “bom” por isso acho que logo logo vai virar somente estatística…

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  Marcelo
10 anos atrás

Isso se o Fim do Mundo vier depois desses 50 anos…

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Se eu fosse o Barrica corria pela HRT mesmo, só de sacanagem e ainda dava uma entrevista dizendo que nunca esteve tão perto de ser campeão.. só pra zoar com o pessoal que todo ano cisma em vaticinar a data de sua aposentadoria.

CARLOS
CARLOS
Reply to  Antonio
10 anos atrás

GOSTEI!!!!!!!!, SO PARA TIRAR O SARRO MESMO E QUEM SABE ACERTAR O CARRO DELES!!!!!!

enko
enko
Reply to  CARLOS
10 anos atrás

boa, muito boa sua sugestão antonio, e obrigado pela tabua de classificação
sempre quis saber os numeros do barrica.

Marcos Vinicius Garcia
Marcos Vinicius Garcia
10 anos atrás

Excelente texto, bom de ler, divertido, na moral…

Hélio Carreira
Hélio Carreira
10 anos atrás

Não tem jeito, qualquer discussão sobre F1 no Brasil acaba virando culto da Igreja da Sexta Marcha.

Abraços

Helio Carreira

Hernani TI4
Hernani TI4
Reply to  Hélio Carreira
10 anos atrás

Igreja da Sexta Marcha…sacana voce hein….rs

CARLOS
CARLOS
10 anos atrás

GENTE, NÃO ENTENDO VOCÊS!!!!!!!!!!!CACETE O TEMPO DO DELE ACABOU É UM CICLO!!!!
SE FOI BOM OU RUIM NÃO IMPORTA ACABOU, A VIDA É ASSIM MESMO, ACHO QUE O ALEMÃO SCHUMI É UM IDOTA, O TEMPO DELE ACABOU TAMBEM EM 2006 É A MESMA COISA QUE UM VELHO DE 80 ANOS QUERER IR NA BALADA E COMER UMA MENINA DE 20 ANOS ” SÓ COME ” SE TIVER MUITO DINHEIRO, É ISSO!!!!!!!!!!, PORRA PAREM DE FALAR BESTERIAS, VOCÊS SÃO CULTOS! “SE LOGUEM CABEÇÕES” !!!!!!!!!!

enko
enko
Reply to  CARLOS
10 anos atrás

parece até o galileu.

Antonius
Antonius
10 anos atrás

Encheu o saco esse” leilão de cadeiras”!
O que me importa mesmo é ver os carros de Grove largando.

Agora, seu fosse o Rubens, mandava a Europa e EUA à merda e ia correr na superGT, que tem carros e marcas de verdade.

Juvenal Jorge
Juvenal Jorge
10 anos atrás

Barrichelo precisa escrever um livro sobre a Fórmula 1. São dezenove anos de história e estórias.
Eu estarei no lançamento.

Luiz Reis
Luiz Reis
Reply to  Juvenal Jorge
10 anos atrás

Você sabe ler? Então esteja no lançamento de algo que valha a pena… Biografia de RB? Ta de sacanagem…

enko
enko
Reply to  Luiz Reis
10 anos atrás

e o que voce tem a ver coma vida do cara, luiz reis, ele quer ir no lançamemto, deixa ele ir.
quem desdenha quer comprar.

claudio aun
claudio aun
Reply to  Juvenal Jorge
10 anos atrás

Depois voce conta para os outros como foi!

Gerson
Gerson
Reply to  Juvenal Jorge
10 anos atrás

Vai escrever um livro sim. Só que pra ler, vai ter de ler de TRÁS pra frente. Igual livro em japonês….

Renato F1
Renato F1
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Não entendi: por que ler de trás para frente???

enko
enko
Reply to  Gerson
10 anos atrás

quem escreve desse modo é o povo arabe caro,gerson

Japa
Japa
Reply to  enko
10 anos atrás

O Japonês também!

De trás pra frente: O Rubinho larga aonde? lá atrás…então…

enko
enko
Reply to  Japa
10 anos atrás

japa, desculpe, não sabia disso.

Jean
Jean
10 anos atrás

Flávio, não sei se alguém já comentou (são 146 comentários e não os lerei), mas o Ricardo Boechat anunciou dia 21/12/2011 na BAND NEWS FM a saída de Rubinho e a contratação do Bruno, bem antes da Globo já saber para deslocar a equipe.

Flaviom
Flaviom
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

É verdade, foi noticiado já naquela data no ano passado. Mas…, a Willians já havia decidido e manteve Rubens na expectativa, para que ele continuasse contribuindo com palpites para a fabricação do novo carro???

Diego Queiroz
Diego Queiroz
Reply to  Flaviom
10 anos atrás

Se ele fosse tao bom acertador o carro de 2011 nao seria aquela merda

Bruno Miranda
Bruno Miranda
10 anos atrás

Flavinho, vc acha q o Rubens pode correr na indy? eu sei q o Tony Kanaan vai encher o saco dele hehehe seria uma boa, acho q iria concerteza disputar o titulo.

Breno Peixoto
Breno Peixoto
10 anos atrás

O próximo a perder emprego é o Luciano Burti…

Narciso Mori
Narciso Mori
10 anos atrás

Rubinho vai jogar golf e pronto

Tarcísio
Tarcísio
10 anos atrás

Eu não sou patriota, sem querer fazer versos, no país da corrupção e da má distribuição de renda, ser patriota soa ser idiota!

Muito menos chego perto da bandeira, o que corroboraria o que escreví acima, de qualquer maneira!

Tenho dúvidas se bombas nos locais certos podem ajudar, mas como está nossa política e os 3 poderes e principalmente o poder cujo símbolo é o da balança que sempre tende, não podem ficar!

Barrichello tem o ano que vem para voltar, assim como teve muitos outros anos para optar por vencer, e não por enriquecer.

Giovanni Romao
Giovanni Romao
10 anos atrás

Olá, Flávio

Percebe-se que o jornalismo acabou há algum tempo mesmo – inclusive no Grande Prêmio. Vide títulos bastante tendenciosos e informações nem um pouco relevantes para o mundo do automobilismo, como a prisão da mãe de Razia.

Quanto ao seu artigo, parabéns pelas palavras claras e objetivas. Concordo em partes e vejo também a carreira de Barrichello com bastante altos e baixos – mais baixos do que altos. Mas, os altos bastante marcantes… Como sempre digo, Rubinho acertou e errou dentro das pistas – como qualquer piloto -. Mas pecou muito fora delas. Conduziu mal sua carreira e agora paga o preço.

Entre os que gostam e os que odeiam Barrichello – não há meio termo -, sinto que ele deixou sua marca na F1 e foi bastante notícia nesses últimos anos (acho que as estatísticas de vocês podem provar que ele era um produto interessante de se noticiar). Por isso, prefiro ficar com um: “Valeu, Rubens!”

Giovanni Romao
Giovanni Romao
Reply to  Flavio Gomes
10 anos atrás

Relevante para o mundo do automobilismo? Por favor, né Flávio!

Brown
Brown
10 anos atrás

Engraçado mesmo são os “neguinhos”-na gíria brasileira de se referir a outre- que torcem pro Rubens e tbm, de forma repentina, torcem pro Seninha…
é o tipo de gente que quer sempre está na crista da onda. Né não Márcio, F1-Brasil ?

Brown
Brown
Reply to  Brown
10 anos atrás

*estar

Gerson
Gerson
10 anos atrás

“Detalhezinho”:

É NOTÓRIO DESDE A ÉPOCA DE AYRTON SENNA A LIGAÇÃO “MAIS DO QUE FORTE” ENTRE A EMISSORA E A FAMÍLIA SENNA.

“Camaradagem para garantir exclusividade. Mesmo que o preço seja não informar quando se tem a informação.”

E assim no futebol e todos os outros “esportes (e esportistas) exclusivos da Rede Globo. Alguém já viu alguma pergunta direta, que incomoda, sem elogios, numa coletiva da seleção brasileira de futebol por exemplo???

A Rede Globo é “dona” do futebol, da F1 e de outros esportistas e ídolos Ronaldo, Ronaldinho gaucho, foi com Ayrton Senna, agora com Neymar…e por aí vai.

Rede Globo não faz jornalismo esportivo. E pelo jeito, outras emissoras seguem o mesmo caminho. Para os “amigos” (ou o “time” do apresentador, jornalista ou emissora) tudo. Já para os inimigos…críticas, ironias, “indiretas”…

No caso do barrichello, precisa dizer mais. Já foi tão discutida essa aposentadoria. Damon Hill disse que a F1 vai sentir falta de rubinho.

Claro, da mesma forma que sente falta de Damon Hill. (tom irônico neste comentário).

Adeus barrichello. Vai ser feliz. E esquece da F1…

Antonio
Antonio
Reply to  Gerson
10 anos atrás

Meu amigo, ele não quis favorecer a rede globo . quis favorecer os patrocinadores ! sabe quanto é 1 minuto no horário nobre ? É patrocínio que mantém pilotos e equipes, gostando ou não !

Gerson
Gerson
10 anos atrás

“Detalhezinho”:

É NOTÓRIO DESDE A ÉPOCA DE AYRTON SENNA A LIGAÇÃO “MAIS DO QUE FORTE” ENTRE A EMISSORA E A FAMÍLIA SENNA.

“Camaradagem para garantir exclusividade. Mesmo que o preço seja não informar quando se tem a informação.”

E assim no futebol e todos os outros “esportes (e esportistas) exclusivos da Rede Globo. Alguém já viu alguma pergunta direta, que incomoda, sem elogios, numa coletiva da seleção brasileira de futebol por exemplo???

A Rede Globo é “dona” do futebol, da F1 e de outros esportistas e ídolos Ronaldo, Ronaldinho gaucho, foi com Ayrton Senna, agora com Neymar…e por aí vai.

Rede Globo não faz jornalismo esportivo. E pelo jeito, outras emissoras seguem o mesmo caminho. Para os “amigos” (ou o “time” do apresentador, jornalista ou emissora) tudo. Já para os inimigos…críticas, ironias, “indiretas”…

No caso do barrichello, precisa dizer mais. Já foi tão discutida essa aposentadoria. Damon Hill disse que a F1 vai sentir falta de rubinho.

Claro, da mesma forma que sente falta de Damon Hill. (tom irônico neste comentário).

Adeus barrichello. Vai ser feliz. E esquece da F1.

John Player
John Player
10 anos atrás

Impossível não ver que, até hoje, o FG está cagando para o Rubens ou para tudo que se refira a ele. Uma diferença pessoal, sem dúvida, que jamais saberemos a origem. Quanto ao Rubens, acho que enquanto esteve lá, fez um ótimo trabalho caso contrário, não teria conseguido se manter por tanto tempo em um meio tão exigente e competitivo. Infelizmente, aqui no Brasil, nunca foi reconhecido como um piloto de talento. Virou alvo de piadas de mau gosto, geralmente repetidas por babacas que nada entendem de automobilismo e que mal saberiam distinguir um carro de F1 de um F-Ford. Desejo a ele boa sorte no que que que faça. Desejo isso a ele, poque sei que ele é um gente boa, um cara de bem com a vida. E isso parece que sempre incomodou muita gente.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  John Player
10 anos atrás

A sua mais que provável aposentadoria foi noticiada em todos os blogs de automobilismo importantes nesse país,com direito a posts quilométricos,com elogios e críticas,parabenizações e lamentações. O que mais você queria? Chororô e babação de ovo? Uma atitude tão questionável como essa só valeria sendo direcionada a um grande campeão,e olhe lá. A forma como tudo foi noticiado cabe bem ao Rubens e sua história. A grande verdade é que o maior defeito dele como profissional,é ter fãs frescos e chorões como você.

Luiz Reis
Luiz Reis
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

Boa!

George Dias
10 anos atrás

Rubens, o Mundial de Endurance com certeza é a melhor opção. Perceberá sim que “há vida (e muita velocidade) após a F1”. Com seu talento, terá grandes vitórias nos protótipos incríveis em pistas como Sarthe (24h de le Mans), Sebring, Spa, Interlagos… A sua velocidade constante e de poucos erros combinará com corridas desta natureza.

Ricardo Arcuri
Ricardo Arcuri
10 anos atrás

Rubens vai fazer falta a F-1, isso é fato. Errou muito na carreira e justamente estes erros o impediram de ser campeao mundial, mas ele sempre mostrou que tinha esse tino, diferente de semelhantes como Coulthard e Patrese. De qqer forma, vai agora viver sua vida.

Agora Flavio, vc acredita em destino? RB, amigo e sucessor de piloto brasileiro de Ayrton Senna, sai depois de 18 anos de carreira para dar lugar ao sobinho do campeao. Coincidencia? Nao sou de acreditar nisso. E qdo isso acontece, algo grande esta por vir…

Antonio
Antonio
Reply to  Ricardo Arcuri
10 anos atrás

E a Renault voltando para Williams.
Lembro que em 1990 a Williams estava na pindaíba também com o motor Judd.
E em 1991 já tinha o melhor carro e só não ganhou o campeonato porque Senna estava pilotando muito e Mansell deu umas vaiciladas e quebrou e e em 1992 o carro era monstruosamente superior. Foi um dos melhores carros da história da Formula 1

Antonio
Antonio
Reply to  Antonio
10 anos atrás

corrigindo. em 1988…

Antonio
Antonio
10 anos atrás

pelo andar da carruagem e idadw do Frank, acho que oEike acaba comprando a Williams.

Antonio
Antonio
10 anos atrás

Rubens Barrichello respeitado no mundo todo e odiado no Brasil. Curioso isso.

Júlio
10 anos atrás

Concordo com tudo só achei estranha a citação sobre o mal caratismo atrás do patriotismo espero que não seja sobre o caráter de Rubens!

ANDRE DE ITU
ANDRE DE ITU
Reply to  Júlio
10 anos atrás

qual é o carater de um piloto que ENTREGA VITORIAS????

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  ANDRE DE ITU
10 anos atrás

A mesma de um funcionário que mente ao telefone para dizer que o gerente não está…

Renato F1
Renato F1
Reply to  ANDRE DE ITU
10 anos atrás

Não sei! Mas não considero melhor que o caráter de outro que recebe a vitória, comemora e depois que todo mundo vaia diz que freiou mais que o companheiro. Ou que participa da premeditação um acidente para ganhar uma corrida! Esses, sim, tem caráter!!!

enko
enko
Reply to  ANDRE DE ITU
10 anos atrás

e o que voce diz de um contrato de segundo,piloto
manda quem pode obedece que tem juízo, e quem mandava era o alemão, assim como manda hoje o espanhol
se liga cara, entregar vitorias?
o que voce faria no lugar dele?
esse papo já encheu a valise.
o exemplo do mal-humorado talvez te esclareça, caso não, mandaremos o adrian newei desenhar para voce.

Nelson
Nelson
Reply to  ANDRE DE ITU
10 anos atrás

Voce tem razão.Rubinho estava na frente uma 50 vezez e deixou shummy passar.se não fosse isso,seria ele outro penta campeão,talvez até malhor que fangio!!!!!!!!Gente acorda:é brasileiro mas é fraquinho.

Carlos Santista
Carlos Santista
10 anos atrás

Quando eu estava lendo o texto, na parte do patriotismo, em segundos eu fiquei maravilhado com o que eu estava lendo, acreditando que você ( FG) era um excelentíssimo escritor ….. daí você, como um jornalista decente, citou o autor !

Agora virei fã do Umberto Eco …. rssss

George McCrae
George McCrae
10 anos atrás

Concordo contigo! Sabemos que o cigarro é uma porcaria, mas as pinturas dos carros patrocinados pelas empresas tabagistas eram bonitas, como exemplo: Gitanes Blondes (Ligier) e John Player (Lotus).

George McCrae
George McCrae
10 anos atrás

O Flávio disse quem 1996 o RB levou um pé na bunda do Eddie Jordan, mas acho que foi merecido. Porque em 1994 (na época que o Senna morreu) Rubinho recebeu uma proposta da Williams (em 1994 ele era piloto revelação, pois já tinha até um pódio e um quarto lugar no Brasil e mais tarde na Bélgica conquistaria sua primeira pole) e infelizmente recusou o contrato. E em 1995, recusou uma proposta da McLaren, que apesar de estar passando por um momento difícil na época, reergueu-se a partir de 1998. Mas apesar de tudo, o Rubinho está de parabéns por todos os bons momentos que proporcionou na F1!!!!

Luis
Luis
Reply to  George McCrae
10 anos atrás

George,

nào sabia do tal “convite” da Williams em 94 para o Rubinho. Sobre o convite de 05 para a McLaren até onde sei foi convite para ser piloto sem garantias que iria correr, poderia ser transformado em reserva/pitolo de testes.. E aí concordo com a decisão (na epoca pois futuro ninguem consegue saber), de preferir ser titular em uma equipe menor que reserva/esquecido em uma grande.

Abraços.

Renato F1
Renato F1
Reply to  Luis
10 anos atrás

Ao que parece (corrijam-me se eu estiver errado) o Rubens recusou dois convites da McLaren!!! Louco!!! A história dele teria sido diferente se, em vez de ir para aquela Máfia de Vermelho, ele tivesse ido para uma equipe de verdade!!! Mas se não muda a história!

enko
enko
10 anos atrás

flavio, por quantos anos ele assinou?
encerra-se uma era, a era barrica, não teremos mais de quem tirar sarro, ouvir choradeiras e desculpas esfarrapadas nem promessas que nunca serão cumpridas
confesso, já estou com saudades do que escrevi acima, ver massa-crado não desempenhar um papel condizente com o equipamento que ocupa e um senna que até agora não me convenceu, (queimei os dedos no teclado ano passado), falndo sérioo rubens nos pssava mais emoção.
vai descansar rubinho, voce já fez muito.

Flávio Bragatto
Flávio Bragatto
10 anos atrás

Não faria a menor diferença entre Williams e Hispania… em ambas, o pódio seria muito longe.

É uma pena.

Hélder
Hélder
10 anos atrás

Depois de muito tempo, vejo que a fórmula um tem perdido muito com a saída de grandes talentos – Michael, Rubens, e logo logo o Jenson… que não vai mais sobra espaço para caras que ultrapassam na raça e na coragem, como fazia o Nelsão, o Ayrton ou o Alain (Professor).
Vejo que a saída de um piloto valioso acertador de carro, que andou, na medida do possível, com a carroça que era a Willians de 2011. Se se confirmar realmente a saída do Rubens da F1, as equipes estarão perdendo além de um piloto que tem vontade e prazer de guiar um cara que sabe acertar um carro e passar informações úteis para os engenheiros.
Sentirei falta do Barrichello… Um dia quando eu tinha onze ou doze anos de idade (e ele também), o vi correr de kart e detonar os adversários entre eles um Fittipaldi, aqui no kartódromo de Campinas…
Prá mim que sou fã incondicional de corridas de qualquer coisa que se mexa…. vai fazer falta…
Valeu Rubens !!!

Luiz Fernando
Luiz Fernando
10 anos atrás

Bruno é um bom menino mas como piloto é fraco!
Contrato de 1 ano significa que teremos mais uma aposentadoria no final do campeonato…

enko
enko
Reply to  Luiz Fernando
10 anos atrás

significa que talvez não teremos f 1 em 2014 quando o massa parar, se a ferrari não o parar antes.

Renato F1
Renato F1
Reply to  enko
10 anos atrás

Não seria 2013???

Diego
Diego
Reply to  Luiz Fernando
10 anos atrás

Menino de 28 anos?

Rene T Francisco
Rene T Francisco
10 anos atrás

Rubinho é excepcional, um dos melhores pilotos que já existiram, mas a F1 é assim, e olha que não se pode reclamar dos 19 anos que ele esteve por lá.
Gostaria de vê-lo na indy, este ano os carros são novos para todo mundo, muito mais seguros por sinal, ou seja, todos estão começando do zero e o Rubens tem uma capacidade enorme de desenvolver e acertar os carros, seria o cara certo, no lugar certo e na hora certa, só falta achar o lugar certo, mas isso ele conseguiria facilmente.
Continuo torcendo por Rubens, força Rubens.
Abraço
Renê

Renato
Renato
10 anos atrás

A “noticia” no JN foi nojenta, com direito a choros e imagens do acidente fatídico.
Já penduraram o guiso no rabo do senna sobrinho e as viuvas já tiraram suas bandeiras do armário.
Este mesmo sobrinho, o que tentou puxar o tapete de Rubens na ex-Honda depois Braw e agora conseguiu.
Ele, Eike, Frank… todos se merecem.

enko
enko
Reply to  Renato
10 anos atrás

renato, acho que foi o contrário, o rubinho quem puxou o tapete do senna na honda

Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
Luís Carlos Gonçalves de Oliveira
10 anos atrás

A grana do Eike Batista serve para a “Cerimonia do Adeus” da Willians. O Bruno Senna dificilmente irá além do que apresentou o ano passado. O Rubens, embora jovem, está há muito tempo na F1 o que o torna pouco competitivo.

Roberto Araujo das Neves
10 anos atrás

Rubens, Rubeta ou Barrica como é chamado pelos internautas nos fóruns é um piloto que teve muitas e muitas chances mas que nunca passou de um quase.
Na Jordan o primeiro a vencer foi Hill, na Stewart Herbert e na Honda Button.
Foi um piloto da escola Patrese na F-1 assim como Coulthard e Trulli.
Hoje ninguem se lembra do Riccardo ou do Boutsen o mesmo vai se passar em relação ao Rubeta.
Uma coisa nao se pode negar, ele nunca passou indiferente no seu país e estamos discutindo isso em 3 pastas no forum http://www.downforce.com.br , vale a pena passar por lá .
Os fãs vão sempre valorizar nós sempre com indiferença pq ele fez menos do que prometeu e vai sair frustrado por nunca ter sido campeão ou vencido em Interlagos .
Um abraço a todos Gomistas
[]´s

silva jr
silva jr
10 anos atrás

Bom, uma hora isso iria acontecer…entao, aconteceu, e o Rubens vai para casa cuidar dos negocios que ele deve ter. Ja o Bruno, bom, ai entra novos horizontes montado numa bela grana do Eike Batista, via nao sei quem, mas tem dedo de gente grande ai, o Eike nao ia meter uma bela duma grana assim só porque o rapaz é sobrinho do Senna, tem coisa atras disso, mas, somos pequenos demais para entrar nessa ESTORIA. Eu, pelo pouco que conheço de F1, acho que a Willians vai andar para tras, e talvez nao consiga, em muitas corridas passar do Q3, isso porque terá dois pilotos ‘novos’ para comandar o desenvolvimento de um carro totalmente novo, ou seja, algo bem complicado, se na Mercedes, com a grana que tem, com o Schummy, e toda experiencia do Ross Brawn o carro era uma porcaria, imaginem uma Willians, praticamente sem grana, sem gente de peso, e com dois pilotos pagantes apenas? D e certa forma foi um alivio para o Rubens, mesmo que ele nao admita, mas vai ser melhor para ele ficar com a esposa e os filhos e os negocios da familia.

Fabio Ferreira
Fabio Ferreira
10 anos atrás

Como você mesmo disse, sem querer discutir patriotismo… mas quando surge este assunto, não há como não lembrar dessa idéia do patriotismo como refúgio, não só dos canalhas, como também dos limitados, preguiçosos e alienados. Lembro sempre deste quadrinho da Mafalda.
http://www.taringa.net/posts/imagenes/8372601/Mafalda_-Patriotismo-y-comodidad_.html

UFA
UFA
10 anos atrás

Estou aliviado. Fazia tempo que o Rubinho roubava energia do esporte brasileiro, a menção ao nome dele já era motivo de piadas e desânimo. Chega desses encostados que não sabem a hora de parar. Que venham novos valores com ânimo, ambição e novas energias.

Aliás, está na hora do jornalismo esportivo ser mais imparcial e deixar de torcer por um cara só porque ele é amigão dos jornalistas tipo Barrichello e os caras da Globo. Renovação no jornalismo esportivo tb é algo necessário, sobretudo na TV.

Fabiano Lacerda
Fabiano Lacerda
Reply to  UFA
10 anos atrás

Concordo 100% com tudo o que escreveu. Espero que essa aposentadoria do Rubinho seja um sinal de que essa geração de jornalistas e esportistas medíocres estão finalmente perto do fim.

Rafavivax
Rafavivax
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

O problema é que muito provavelmente esses repórteres também virarão “camaradas” dos novos pilotos…………………sempre foi assim, sai 1 entra outro e continua sempre do mesmo jeito………………..isso enquanto estiver em evidencia né? No momento em que ficarem p/ trás, eles (repórteres) procuram outro pra dar ênfase……………..

claudio aun
claudio aun
Reply to  Fabiano Lacerda
10 anos atrás

A mediocridade não é privilégio do automobilismo, o país do futebol já deu emprego e aposentou muito medíocre por esse país afora.
A renovação irá acontecer com o tempo é só você selecionar quem vê ouve ou assiste.

Jonas
Jonas
Reply to  UFA
10 anos atrás

Que seja prazeirosa sua entubação de Seninha, Massa e depois… futebol pq F1 vai ficar só pra quem curte o esporte e não “brasileiros”.

Alexandre Lannes
Alexandre Lannes
10 anos atrás

Lembrando que o primeiro a falar que o Senna estaria na Williams em 2012, foi o Ricardo Boechat, na Band News. E o cara nem é da área esportiva.

marcel
marcel
Reply to  Alexandre Lannes
10 anos atrás

é vero!

Luiz Antonio
10 anos atrás

A Williams faz o caminho que Lotus (a original), tyrrel, Arrows e tantas outras fizeram. Curioso é que Maldonado e Petrov são demonizados por serem pagantes, Senna é “investimento brasileiro”. Eu fico triste sim por Rubens por ele não poder fazer o que mais gosta não por questões técnicas mas por questões comerciais, não vemos por exemplo o Ronaldo Gaúcho ter seu contrato rescindido por conta do Romarinho ter um aporte financeiro, mas automobilismo é negócio, sempre foi e essa página está virada.

Torço para que Rubens encontre onde e o que fazer, o automobilismo não é só F1, está ai o Nelsinho mandando bem na Nascar, o Ralf e o Coulthard correm na DTM, espaço para um piloto técnico e com gana sempre há, não é o fim do mundo embora seja o fim uma passagem muito boa na F1.

Daniel Ramos
Daniel Ramos
10 anos atrás

Sinceramente?Não fico triste pelo o Rubinho,acho que agora ele deve se mandar pra a Indy,que está em um ótimo momento,com novos carros e motores,e mais seguros(pelo menos é o que a teoria nos diz),têm grandes pilotos que podem ajudá-lo a arrumar uma vaga na categoria(Helinho e Tony principalmente),e que já tentaram várias vezes levá-lo pra lá,e agora é a hora.Acredito que essa seria a atitude mais sensata pro o Rubinho,do que ir pra uma equipe como a HRT,que não têm carro,têm uma tartaruga.

Queria ver o Rubinho na Indy,que hoje é uma categoria mais justa e competitiva,e até emocionante do que a F1 que é um grande circo e mais nada.

Sobre a Williams,agora eu acredito que ela irá melhorar e muito,pelo o tanto de dinheiro que ela vai receber dos patrocinadores do Bruno Senna,mas especificamente do Eike Batista(que diga-se de passagem é um gênio em reviver negócios,e a Williams poderá ser mais um dos seus sucessos),alguém dúvida que o Eike vai tentar colocar o seu dedinho dentro da Williams?Além disso agora ela vai ter de volta os motores Renault,que nunca deveria ter largado,e têm um dos melhores pilotos da categoria desses novos que estão ai na F1(o outro é Kobayashi,que também um grande piloto).

VITOR
VITOR
10 anos atrás

Não adianta mais o Rubinho ficar queimando a sua carreira e se oferecer a pilotar de graça para estes políticos da F1,chegou a hora e pronto.
Ou vai p/ Indy ou e espera o Tony voltar (não vai demorar) p/montar uma equipe na Stock.

Wagner
Wagner
10 anos atrás

É o começo do fim do Brasil na F1… só nos resta dormir até mais tarde nos domingos

Williams
Williams
Reply to  Wagner
10 anos atrás

é o típico torcedor-galvão que só assiste F1 por conta de um brasileiro disputando a corrida. O “fim” do Brasil na F1 foi a muito tempo amigo, em 94. F1 com ou sem Massa, Rubinho ou Bruno não faz a menor diferença pra mim. Até espero mesmo que o Brasil fique sem representantes por lá algum tempo, pra dar uma faxinada nesse tipo de torcedor que entra na onda do galvão e a globo. A globo só vai onde tem brasileiro ganhando… foi assim com a F1, no tennis com o guga, no volei, futebol de areia…

Renato F1
Renato F1
Reply to  Williams
10 anos atrás

E agora é MMA, UFC ou seja lá como chamam essa briga de galos!!!

Marcelo
Marcelo
Reply to  Renato F1
10 anos atrás

os “Gladiadores do Terceiro Milênio” rsrsrs

Luiz Reis
Luiz Reis
Reply to  Williams
10 anos atrás

Perfeito!

Marcelo Uchoa
10 anos atrás

Só eu quem reparou que na foto oficial já tem o logo da Embratel pregado no uniforme da Williams? Será que foram eles quem entraram com mais grana? Mais que a OGX do Eike?