SORRY FOR RUBENS
SÃO PAULO (fecha uma, abrem outras) – Não tenho certeza se foi lá mesmo, mas acho que foi. Na Alemanha, em Hockenheim, já no final de julho. Ou talvez na Hungria, algumas semanas depois. Mas isso não é relevante. Falo de 1996. Numa dessas corridas, Eddie Jordan deu um solene pontapé na bunda de Barrichello, que pela primeira vez admitiu que poderia correr na Indy. Porque ninguém aparentava estar lá muito interessado nele — a salvação viria de Jackie Stewart, que estava montando sua equipe e não se arrependeu nem um pouco de contratar o brasileiro.
Eu sei que estourou a notícia de que ele não ficaria, porque Eddie precisava de grana e viu cifrões em Ralf Schumacher (e Fisichella), e já andava emburrado com Barrichello por várias razões. Aí um jornalista conhecido, suíço, chegou para mim com cara de enterro e disse: “I’m sorry for Rubens”.
Eu estava cagando for Rubens e perguntei a ele por que aquele drama todo, mas naquela época parece que todo mundo na F-1 morria de dó de nós, brasileiros, por conta do que havia acontecido com Senna, e tal. Nunca entendi direito tamanha compaixão. Claro que Imola foi uma merda federal, deixou todo mundo chateado, mas vamos devagar com o andor. Ninguém precisava ficar com pena de mim só porque eu tinha nascido no mesmo país que Ayrton. Que bobagem é essa?, segui. Se você está sorry for Rubens, vai lá e diz isso pra ele, e não pra mim.
O jornalista suíço, Luc, grande figura, sacou, finalmente, que essa mistureba de patriotismo barato com esporte não fazia muito sentido, ao menos nunca fez para mim. “Alguém já disse que o patriotismo é o último refúgio dos canalhas: quem não tem princípios morais costuma se enrolar em uma bandeira, e os bastardos sempre se reportam à pureza da sua raça. A identidade nacional é o último recurso dos deserdados.” Citação de um livro do Umberto Eco, não fui eu que escrevi isso. Mas concordo. E, também, não se trata, aqui, de discutir patriotismo. Foi só um pequeno “causo” para poder falar um pouco sobre a aposentadoria iminente de Barrichello a partir da oficialização, hoje, da contratação de Bruno Senna pela Williams.
Restou uma vaga na HRT que, creio, não deve interessar muito a Rubens. E assim, creio, encerra-se sem muita pompa ou circunstância a longa carreira de trezentos-e-cacetada GPs que teve lá alguns bons momentos, outros nem tanto, e sobre esses altos e baixos já escrevi bastante no passado e não estou a fim de repetir tudo. Aliás, na maioria das vezes, como neste texto aqui de 2009, defendi o rapaz da insana carga que sempre carregou por conta da imagem que a TV Globo fez questão de construir para ele — e ele, diga-se, incorporou alegremente, sem perceber que era dar um tiro no pé.
Rubens tuitou que estava fora da Williams pouco antes do anúncio oficial da equipe. E disse que seu futuro está aberto. Claro que o futuro está aberto. Sempre está. Ninguém sabe o que vai acontecer no próximo minuto. A questão é saber o que fazer com o futuro. É com isso que Barrichello tem de se preocupar agora. E, sinceramente, ninguém precisa ficar sorry for Rubens. O cara é jovem, tem grana, saúde, família, casa, comida e roupa lavada. Ninguém fica a vida toda correndo de F-1. E se a paixão pela velocidade é tamanha, está cheio de coisa legal para fazer ainda em carros de corrida pelo mundo afora.
Quanto ao Bruno, que tenha sorte e seja feliz. Vai ter uma temporada inteira numa equipe razoável, que já foi grande e hoje é nanica, mas tem nome e tradição. O time vai para o Mundial com dois pilotos pagantes (alguém aqui, agora, vai demonizar a grana do Eike Batista que permitiu a Senna-sobrinho virar titular?), motor Renault, sem Patrick Head, em meio a uma reestruturação, que busca reeditar um passado que já está bem distante. E vamos em frente.
****
Detalhezinho, para concluir. Vi agora há pouco na Sportv matéria em Grove com Bruno e tal. A Globo, pois, sabia pelo menos desde ontem (para dar tempo de deslocar repórter e cinegrafista) que o contrato estava assinado. Mas sonegou a informação de seu público. Não que vá mudar o preço do dólar. O mundo não ia parar ontem se a Globo desse a informação (como o Grande Prêmio deu) de que o primeiro-sobrinho tinha assinado. Mas é uma boa mostra de como as coisas funcionam. Camaradagem para garantir exclusividade. Mesmo que o preço seja não informar quando se tem a informação. O jornalismo acabou.
A carreira, e a honra, do Rubens terminaram na Aústria em 2002 – há muito tempo…
Só quem tem sangue de barata para esquecer da vergonha que passamos naquele dia – aquilo sim, foi uma tremenda falta de respeito com a torcida e com o esporte.
Mais ridículo ainda foi a entrevista dele na SportTV depois, dizendo que nao tinha como perguntar para o pai, ou para a esposa, o que fazer e decidir depois de receber a ordem da Ferrari.
– Atitude patética, carreira igual.
.
Com a saída do Barrichello, vou agora encher o saco da próxima vítima:
.
Muita gente usa o exemplo da “molada” na cabeça do Felipe Massa, que diga-se de passagem, é uma baita muleta para justificar cagadas, já que o Piquet bateu na Tamborello e ainda assim ganhou o Tricampeonato.
.
Em 2008 ele rodou sozinho, com as proprias mãos, na Australia, na Malasia, em Silverstone, só para citar algumas. Não fazia nada na Sauber, e quando pegou um carro potente, não conseguia parar reto.
.
Ele não perdeu na ultima curva da ultima volta, perdeu durante todo um campeonato.
.
Abre haspas: “Compare o leite de pedra que o Alonso tirou do monoposto da “Strebaria de Maranello” este ano.” Fecha haspas.
.
Não é a mesma época que a do Schumy, quando passeava nas pistas igual a uma modelo na passarela, com o companheiro de equipe também sempre subindo ao pódium.
.
Pô, Massa, nem pódium???
.
Abre haspas : “Prá mim essa história de mola na cabeça é balela, pois em Ímola-94 a Jordan dio Barrichello decolou na variante baixa e uns italianos toupeiras desviraram o carro sem dó, dando um baita tranco na cabeça do Rubinho. Foi pro Hospital, quebrou o dente e enfaixou o braço.” Fecha haspas.
.
E duvido que alguém vá defender a falta de velocidade do Barrichello depois daquele episódio, já que a velocidade dele sempre foi constante nesses 19 anos. Rápido? Devagar? Não sei. Nunca sentei em um F-1 para saber como é domá-lo.
muito bom o seu comentário, sr mal-humorado
Daqui a alguns meses ninguém mais lembrar dessa merda de piloto…… (Talvez o Galvão….)
I’ M SORRY for brasileiros e brasileiras que ganham um, dois ou três SALÁRIOS MÍNIMOS por mês e dão nó em pingo d’água pra sobreviver !!! Esse Barrichello está milionário, não tem mais onde guardar tanto dinheiro, seus tataranetos estão com a vida garantida ! Então, não venha encher o saco !!! Se é por falta de adeus, TCHAUZINHO Rubens Barrrichelo !!! Seja feliz com os milhões de dólares que vc ganhou fazendo o papel de PALHAÇO na Ferrari !!! Escudeirozinho do Schumacher !!! Bôbo da Corte !!! Vc agora é passado, cara !!!
tsk,tisk,tisk,
Ate a chance de se despedir da F1 condignidade o RB perdeu.
Hello!!!!!!!!!!!!!!!! Já com saudades da F1!!!!!!!!!!!!!!! O Bruno que coloque o lombo no molho porque agora acabou a “baboseira” de que estamos em aprendizado e coisa e tal!!! Agora em diante a cobrança vai ser braba!!! O bambu vai cantar bonito no lombo do menino!!!!!!
um abraço!!!!!
Fim condizente com a carreira que construiu. Coitado do Bruno…sucessor do Rubens é de doer!
.
O Barrichello na Indy seria interessante de se ver.
.
Mas ninguém verá. Uma pessoa de peso não o quer nos ovais da Indy : A SILVANA BARRICHELLO!!!
.
A ‘Rafa’ podia seguir om exemplo da Silvana e sugerir ao Massa…
Caro, Flavio
Acompanho F1 desde 1983, vi Piquet ser campeão duas vezes, diga-se de passagem era melhor que Senna, que acompanhei seu 3 triunfos. E passei a torcer por Rubens desde de sua primeira corrida. Já acompanhava sua trajetória no automobilismo.
E nunca vi uma jornalista tão tendencioso para lado negativo quanto foi você nos últimos 19 anos em relação a Rubens.
Acredito que você tenha que ficado triste, pois via ter que se contentar com os interessantíssimos comentário de pilotos de final de pelotão que ganhava mais destaques nas chamadas e comentários do site. E de descer a lenha em um cara que correu 19 anos aguentando comentários e piadinhas de quem nunca assistiu F1 Alimentados por comentários de um jornalista que nunca conseguiu cativar o piloto Barrichello, por ser arrogante e dono da verdade.
Comece agora a puxar o saco do Bruno, quem sabe você consiga a ficar próximo dele
.
SORRY FOR FLAVIO
.
Cativar o piloto? Em que planeta você vive? Cai fora, mala.
e ainda duvidou da sua masculiinidade flavio; nunca vi “uma jornalista”…
Flavio, os idiotas voltaram…
Parabéns pela Lusa…
…ah..eu gosto do Barrichello…gosto mesmo…vou ficar chateado de não ve-lo alinhado pra largar mais…mas, defendendo o Sr. Flávio, um dos comentários mais interessantes sobre Rubens, veio dele…o da primeira vitória…e se não me engano, a vitória mais emocionante para ele, Flavio…foi uma de Rubens…a mesma primeira vitória…nunca achei Flavio ofensivo…mas realista…
Também nunca vi um piloto tão abestado quanto o Rubens, falando demais e sambadinha e outras coisitas mais para agradar platéia da globo, no lugar de concentrar no seu objetivo central que era ter bom desempenho em pista, isto é o mínimo que se espera de uma atividade tão competitiva.
Venho por este meio apresentar as minhas condolências a Flávio Gomes , a entrada de um Senna na Williams deve ser uma dor dificil de superar , espero que tenha forças neste momento dificil pode por exemplo pedir apoio espiritual ao Pandini que certamente entende toda a sua fúria e dor.
é que realmente a F1 e os apaixonados do Desporto automóvel vão sentir falta de um piloto que oferecia a vitória para outro a 50 m da meta…é desse Automobilismo que você gosta apenas e só com o ódio cego de atacar um sujeito apenas pelo sobrenome que tem.
Espero que tenha gravado Austria 2002 , assim sempre pode recordar com Nostalgia.
Cumprimentos e força neste momento de dor.
Hein?
Vixe… Que foi isso?
Flavio, este já colocou cachaça na salada ao invés de vinagre!!!!
Acho que botou vinho no lugar do vinagre e cerveja no lugar do azeite. Essa mistura resulta nesse tipo de comentário!
e voce acha bonito deixar passar só a 5o metros da bandeirada para todo mundo ver que foi presente?Esta palhaçada fez o senna com o berger e rubinho com shummy.Grandes esportistas!!!!!!!!!!!!!
Esqueceu de adicionar a mais cerebral de todas: o Nelsinho com o Alonso!!!
Se ele for pra Indy eu vou ficar bem motivado para assistir esta categoria, ou para qualquer outra que ele for, para ou bem ou para o mal, faz 20 anos que acompanho esse cara!
Excelente matéria. Mas um jornalista do naipe de FLÁVIO GOMES não pode abusar dos palavrões.
E alguém ainda se assusta / decepciona / magoa / etc…..com a globo ???………Jornalismo ???…….;Isso não existe na globo a muitos anos…….Existem alguns jornalistas lá…Alguns bons…..Alguns acomodaram nas largas poltrona suas gordas nádegas, vêem “estupros” e ficam calados por causa do vil metal……..Quanto ao RB, o mesmo é capaz de ainda dar uma “exclusiva” (ou várias). para a globo e seus tentáculos….. Fazer cara de bobo. Chorar e reclamar….Ele gosta de não ser respeitado
luiz, se voce se refere ao estupro no bbb, me parece que a moça disse na delegacia que foi com o consentimento dela.
achei sacanagem terem eliminado apenas o cara, ela deveria ter caido fora também, dawui a pouco vão falar que só porque o cara é afrodescendente e etc…
em tempo, não assisto essa porcaria, mas li os comentários
Pelo amor de Deus! Tem espectador de BBB aqui? FG, o que esta acontecendo???? Cria aí um banner para tirar dinheiro desses malas! Prometa apresentar foto d B Senna pelado que vai sersucesso garantido com esse publico…
sr luiz reis, se voce entendeu meu comentário, veráque eu disse não assistir essa porcaria, e afinal quem tocou no assunto foi voce.
se não entendeu, não vou perder tempo em explicar.
Realmente , Rubens não tem do que se queixar de sua carreira
Pilotos com maior número de pódios
1-Schumacher -154
2-Prost – 106
3-Senna – 80
4-Alonso – 73
5-Barrichello – 68
Tem mais pódios do que Piquet, Mansell, Hakkinen, Raikkonen, Lauda e etc..
Faltou o título é verdade , mas entre 200 pilotos está na quinta posição em pódios e vigésima terceira posição em vitórias. Está na elite, no topo da pirâmide.
Tem muito do que se orgulhar…
Toninho, não acredito na bobagem que você escreveu…
Ter mais pódios que o Piquet e Lauda? Legal…
Porém Piquet e Lauda tem 3 títulos;
Hakkinen 2;
Mansell e Kimi um…
Rubens teve somente uma chance de título em 2009 e foi terceiro, terceiro…
Amigão, do jeito que está ele vai cair de 20º para 40º…
O Vettel será o primeiro e bater estes recordes…
Kimi tem um porque o trio Alonso-Hamilton-McLaren quebraram o pau em 2007 porque não existe primeiro nem segundo piloto (coisa que se é na Se Ferrari já tinham definido antes de o campeonato começar). Agora, quando Massa teve a chance de conquistar o título em 2008, o que essa corja (que acha que é uma equipe) fez: um monte de erros primários! Não confio nesse cavalo paraguaio nem me pagando!
renato, e os erros cometidos pelo massa neste mesmo ano, voce esqueceu?
Errar o Zacarias erra toda hora. Mas a “equipe Se Ferrari” que se orgulhava de devolver o Schumacher à pista no menor tempo, só acertava com o Schumacher. Por que eles não admitem que não são mais os “reis da cocada preta” e que não tem mais carro (nem equipe) para disputar título??? Querem botar TODA a culpa no Zaca (que tem sua parcela de culpa, mas nem tanto assim), que levou uma “molada” na cabeça e perdeu o (pouco) de rumo que tinha.
Antes da “molada” na cabeça, que diga-se de passagem, é uma baita muleta para justificar cagadas, já que o Piquet bateu na Tamborello e ainda assim ganhou o Tricampeonato, em 2008 ele rodou sozinho, com as proprias mãos, na Australia, na Malasia, em Silverstone, só para citar algumas. Não fazia nada na Sauber, e quando pegou um carro potente, não conseguia parar reto,.
Ele não perdeu na ultima curva da ultima volta, perdeu durante todo um campeonato.
renato,, molada não, ficou cientificamente provado ser o casco da tartaruga do rubinho.
quanto às pisadas da ferrari,ela tem deixado à desejar fz tempo.
Não é questão de acreditar. Está na tábua de estatísticas.
Dos pilotos que não foram campeões, ele está lá na frente. Só perde em vitórias para o Coulthard, Stirling Moss e Carlos Reuthmans.
Em pódios ganha de todos estes três.
68 pódios não é pra qualquer um não amigo.
http://www.corridadeformula1.com/ranking-da-f1/
Antônio, dentro de 50 anos ninguém vai lembrar pódios (eles serão dissolvidos) mas sim dos títulos…
Vamos mudar um pouco para o futebol, os vices e terceiros campeões de todas as Copas você lembra?
No tempo do Fangio ninguém lembra dos que ficaram no pódio com ele…
Rubinho é piloto 6,5!!!
Claro que lembram amigo. Stirling Moss é muito lembrado e respeitado no mundo do automobilismo e no seu país. Basta um pouco de cultura .
Antônio, mas o Moss foi vice 484 vezes rsrsrs…Aí é sacanagem!!! (neste ponto concordo contigo)….
Sir Moss tem uma importância além da F1, tem carisma na Mercedes, Inglaterra etc.. e outra o cara foi vice do Fangio…
Aí você vai falar – mas o Rubinho foi vice do Schummi, o recordista de todos….
Estamos numa época moderna, concordo contigo que falta cultura, porém estes recordes (inclusive na época do Fangio) foram batidos rapidamente, mas pilotos fantásticos nunca serão esquecidos com Sir Moss…
Rubinho foi “bom” por isso acho que logo logo vai virar somente estatística…
Isso se o Fim do Mundo vier depois desses 50 anos…
Se eu fosse o Barrica corria pela HRT mesmo, só de sacanagem e ainda dava uma entrevista dizendo que nunca esteve tão perto de ser campeão.. só pra zoar com o pessoal que todo ano cisma em vaticinar a data de sua aposentadoria.
GOSTEI!!!!!!!!, SO PARA TIRAR O SARRO MESMO E QUEM SABE ACERTAR O CARRO DELES!!!!!!
boa, muito boa sua sugestão antonio, e obrigado pela tabua de classificação
sempre quis saber os numeros do barrica.
Excelente texto, bom de ler, divertido, na moral…
Não tem jeito, qualquer discussão sobre F1 no Brasil acaba virando culto da Igreja da Sexta Marcha.
Abraços
Helio Carreira
Igreja da Sexta Marcha…sacana voce hein….rs
GENTE, NÃO ENTENDO VOCÊS!!!!!!!!!!!CACETE O TEMPO DO DELE ACABOU É UM CICLO!!!!
SE FOI BOM OU RUIM NÃO IMPORTA ACABOU, A VIDA É ASSIM MESMO, ACHO QUE O ALEMÃO SCHUMI É UM IDOTA, O TEMPO DELE ACABOU TAMBEM EM 2006 É A MESMA COISA QUE UM VELHO DE 80 ANOS QUERER IR NA BALADA E COMER UMA MENINA DE 20 ANOS ” SÓ COME ” SE TIVER MUITO DINHEIRO, É ISSO!!!!!!!!!!, PORRA PAREM DE FALAR BESTERIAS, VOCÊS SÃO CULTOS! “SE LOGUEM CABEÇÕES” !!!!!!!!!!
parece até o galileu.
Encheu o saco esse” leilão de cadeiras”!
O que me importa mesmo é ver os carros de Grove largando.
Agora, seu fosse o Rubens, mandava a Europa e EUA à merda e ia correr na superGT, que tem carros e marcas de verdade.
Barrichelo precisa escrever um livro sobre a Fórmula 1. São dezenove anos de história e estórias.
Eu estarei no lançamento.
Você sabe ler? Então esteja no lançamento de algo que valha a pena… Biografia de RB? Ta de sacanagem…
e o que voce tem a ver coma vida do cara, luiz reis, ele quer ir no lançamemto, deixa ele ir.
quem desdenha quer comprar.
Depois voce conta para os outros como foi!
Vai escrever um livro sim. Só que pra ler, vai ter de ler de TRÁS pra frente. Igual livro em japonês….
Não entendi: por que ler de trás para frente???
quem escreve desse modo é o povo arabe caro,gerson
O Japonês também!
De trás pra frente: O Rubinho larga aonde? lá atrás…então…
japa, desculpe, não sabia disso.
Flávio, não sei se alguém já comentou (são 146 comentários e não os lerei), mas o Ricardo Boechat anunciou dia 21/12/2011 na BAND NEWS FM a saída de Rubinho e a contratação do Bruno, bem antes da Globo já saber para deslocar a equipe.
E nós demos manchete para isso no Grande Prêmio, na ocasião.
É verdade, foi noticiado já naquela data no ano passado. Mas…, a Willians já havia decidido e manteve Rubens na expectativa, para que ele continuasse contribuindo com palpites para a fabricação do novo carro???
Se ele fosse tao bom acertador o carro de 2011 nao seria aquela merda
Flavinho, vc acha q o Rubens pode correr na indy? eu sei q o Tony Kanaan vai encher o saco dele hehehe seria uma boa, acho q iria concerteza disputar o titulo.
O próximo a perder emprego é o Luciano Burti…
Rubinho vai jogar golf e pronto
Eu não sou patriota, sem querer fazer versos, no país da corrupção e da má distribuição de renda, ser patriota soa ser idiota!
Muito menos chego perto da bandeira, o que corroboraria o que escreví acima, de qualquer maneira!
Tenho dúvidas se bombas nos locais certos podem ajudar, mas como está nossa política e os 3 poderes e principalmente o poder cujo símbolo é o da balança que sempre tende, não podem ficar!
Barrichello tem o ano que vem para voltar, assim como teve muitos outros anos para optar por vencer, e não por enriquecer.
Olá, Flávio
Percebe-se que o jornalismo acabou há algum tempo mesmo – inclusive no Grande Prêmio. Vide títulos bastante tendenciosos e informações nem um pouco relevantes para o mundo do automobilismo, como a prisão da mãe de Razia.
Quanto ao seu artigo, parabéns pelas palavras claras e objetivas. Concordo em partes e vejo também a carreira de Barrichello com bastante altos e baixos – mais baixos do que altos. Mas, os altos bastante marcantes… Como sempre digo, Rubinho acertou e errou dentro das pistas – como qualquer piloto -. Mas pecou muito fora delas. Conduziu mal sua carreira e agora paga o preço.
Entre os que gostam e os que odeiam Barrichello – não há meio termo -, sinto que ele deixou sua marca na F1 e foi bastante notícia nesses últimos anos (acho que as estatísticas de vocês podem provar que ele era um produto interessante de se noticiar). Por isso, prefiro ficar com um: “Valeu, Rubens!”
A prisão da mãe do Razia é relevante. Não seja bobo.
Relevante para o mundo do automobilismo? Por favor, né Flávio!
Engraçado mesmo são os “neguinhos”-na gíria brasileira de se referir a outre- que torcem pro Rubens e tbm, de forma repentina, torcem pro Seninha…
é o tipo de gente que quer sempre está na crista da onda. Né não Márcio, F1-Brasil ?
*estar
“Detalhezinho”:
É NOTÓRIO DESDE A ÉPOCA DE AYRTON SENNA A LIGAÇÃO “MAIS DO QUE FORTE” ENTRE A EMISSORA E A FAMÍLIA SENNA.
“Camaradagem para garantir exclusividade. Mesmo que o preço seja não informar quando se tem a informação.”
E assim no futebol e todos os outros “esportes (e esportistas) exclusivos da Rede Globo. Alguém já viu alguma pergunta direta, que incomoda, sem elogios, numa coletiva da seleção brasileira de futebol por exemplo???
A Rede Globo é “dona” do futebol, da F1 e de outros esportistas e ídolos Ronaldo, Ronaldinho gaucho, foi com Ayrton Senna, agora com Neymar…e por aí vai.
Rede Globo não faz jornalismo esportivo. E pelo jeito, outras emissoras seguem o mesmo caminho. Para os “amigos” (ou o “time” do apresentador, jornalista ou emissora) tudo. Já para os inimigos…críticas, ironias, “indiretas”…
No caso do barrichello, precisa dizer mais. Já foi tão discutida essa aposentadoria. Damon Hill disse que a F1 vai sentir falta de rubinho.
Claro, da mesma forma que sente falta de Damon Hill. (tom irônico neste comentário).
Adeus barrichello. Vai ser feliz. E esquece da F1…
Meu amigo, ele não quis favorecer a rede globo . quis favorecer os patrocinadores ! sabe quanto é 1 minuto no horário nobre ? É patrocínio que mantém pilotos e equipes, gostando ou não !
“Detalhezinho”:
É NOTÓRIO DESDE A ÉPOCA DE AYRTON SENNA A LIGAÇÃO “MAIS DO QUE FORTE” ENTRE A EMISSORA E A FAMÍLIA SENNA.
“Camaradagem para garantir exclusividade. Mesmo que o preço seja não informar quando se tem a informação.”
E assim no futebol e todos os outros “esportes (e esportistas) exclusivos da Rede Globo. Alguém já viu alguma pergunta direta, que incomoda, sem elogios, numa coletiva da seleção brasileira de futebol por exemplo???
A Rede Globo é “dona” do futebol, da F1 e de outros esportistas e ídolos Ronaldo, Ronaldinho gaucho, foi com Ayrton Senna, agora com Neymar…e por aí vai.
Rede Globo não faz jornalismo esportivo. E pelo jeito, outras emissoras seguem o mesmo caminho. Para os “amigos” (ou o “time” do apresentador, jornalista ou emissora) tudo. Já para os inimigos…críticas, ironias, “indiretas”…
No caso do barrichello, precisa dizer mais. Já foi tão discutida essa aposentadoria. Damon Hill disse que a F1 vai sentir falta de rubinho.
Claro, da mesma forma que sente falta de Damon Hill. (tom irônico neste comentário).
Adeus barrichello. Vai ser feliz. E esquece da F1.
Impossível não ver que, até hoje, o FG está cagando para o Rubens ou para tudo que se refira a ele. Uma diferença pessoal, sem dúvida, que jamais saberemos a origem. Quanto ao Rubens, acho que enquanto esteve lá, fez um ótimo trabalho caso contrário, não teria conseguido se manter por tanto tempo em um meio tão exigente e competitivo. Infelizmente, aqui no Brasil, nunca foi reconhecido como um piloto de talento. Virou alvo de piadas de mau gosto, geralmente repetidas por babacas que nada entendem de automobilismo e que mal saberiam distinguir um carro de F1 de um F-Ford. Desejo a ele boa sorte no que que que faça. Desejo isso a ele, poque sei que ele é um gente boa, um cara de bem com a vida. E isso parece que sempre incomodou muita gente.
A sua mais que provável aposentadoria foi noticiada em todos os blogs de automobilismo importantes nesse país,com direito a posts quilométricos,com elogios e críticas,parabenizações e lamentações. O que mais você queria? Chororô e babação de ovo? Uma atitude tão questionável como essa só valeria sendo direcionada a um grande campeão,e olhe lá. A forma como tudo foi noticiado cabe bem ao Rubens e sua história. A grande verdade é que o maior defeito dele como profissional,é ter fãs frescos e chorões como você.
Boa!
Rubens, o Mundial de Endurance com certeza é a melhor opção. Perceberá sim que “há vida (e muita velocidade) após a F1”. Com seu talento, terá grandes vitórias nos protótipos incríveis em pistas como Sarthe (24h de le Mans), Sebring, Spa, Interlagos… A sua velocidade constante e de poucos erros combinará com corridas desta natureza.
Rubens vai fazer falta a F-1, isso é fato. Errou muito na carreira e justamente estes erros o impediram de ser campeao mundial, mas ele sempre mostrou que tinha esse tino, diferente de semelhantes como Coulthard e Patrese. De qqer forma, vai agora viver sua vida.
Agora Flavio, vc acredita em destino? RB, amigo e sucessor de piloto brasileiro de Ayrton Senna, sai depois de 18 anos de carreira para dar lugar ao sobinho do campeao. Coincidencia? Nao sou de acreditar nisso. E qdo isso acontece, algo grande esta por vir…
E a Renault voltando para Williams.
Lembro que em 1990 a Williams estava na pindaíba também com o motor Judd.
E em 1991 já tinha o melhor carro e só não ganhou o campeonato porque Senna estava pilotando muito e Mansell deu umas vaiciladas e quebrou e e em 1992 o carro era monstruosamente superior. Foi um dos melhores carros da história da Formula 1
corrigindo. em 1988…
pelo andar da carruagem e idadw do Frank, acho que oEike acaba comprando a Williams.
Rubens Barrichello respeitado no mundo todo e odiado no Brasil. Curioso isso.
Concordo com tudo só achei estranha a citação sobre o mal caratismo atrás do patriotismo espero que não seja sobre o caráter de Rubens!
qual é o carater de um piloto que ENTREGA VITORIAS????
A mesma de um funcionário que mente ao telefone para dizer que o gerente não está…
Não sei! Mas não considero melhor que o caráter de outro que recebe a vitória, comemora e depois que todo mundo vaia diz que freiou mais que o companheiro. Ou que participa da premeditação um acidente para ganhar uma corrida! Esses, sim, tem caráter!!!
e o que voce diz de um contrato de segundo,piloto
manda quem pode obedece que tem juízo, e quem mandava era o alemão, assim como manda hoje o espanhol
se liga cara, entregar vitorias?
o que voce faria no lugar dele?
esse papo já encheu a valise.
o exemplo do mal-humorado talvez te esclareça, caso não, mandaremos o adrian newei desenhar para voce.
Voce tem razão.Rubinho estava na frente uma 50 vezez e deixou shummy passar.se não fosse isso,seria ele outro penta campeão,talvez até malhor que fangio!!!!!!!!Gente acorda:é brasileiro mas é fraquinho.
Quando eu estava lendo o texto, na parte do patriotismo, em segundos eu fiquei maravilhado com o que eu estava lendo, acreditando que você ( FG) era um excelentíssimo escritor ….. daí você, como um jornalista decente, citou o autor !
Agora virei fã do Umberto Eco …. rssss
Concordo contigo! Sabemos que o cigarro é uma porcaria, mas as pinturas dos carros patrocinados pelas empresas tabagistas eram bonitas, como exemplo: Gitanes Blondes (Ligier) e John Player (Lotus).
O Flávio disse quem 1996 o RB levou um pé na bunda do Eddie Jordan, mas acho que foi merecido. Porque em 1994 (na época que o Senna morreu) Rubinho recebeu uma proposta da Williams (em 1994 ele era piloto revelação, pois já tinha até um pódio e um quarto lugar no Brasil e mais tarde na Bélgica conquistaria sua primeira pole) e infelizmente recusou o contrato. E em 1995, recusou uma proposta da McLaren, que apesar de estar passando por um momento difícil na época, reergueu-se a partir de 1998. Mas apesar de tudo, o Rubinho está de parabéns por todos os bons momentos que proporcionou na F1!!!!
George,
nào sabia do tal “convite” da Williams em 94 para o Rubinho. Sobre o convite de 05 para a McLaren até onde sei foi convite para ser piloto sem garantias que iria correr, poderia ser transformado em reserva/pitolo de testes.. E aí concordo com a decisão (na epoca pois futuro ninguem consegue saber), de preferir ser titular em uma equipe menor que reserva/esquecido em uma grande.
Abraços.
Ao que parece (corrijam-me se eu estiver errado) o Rubens recusou dois convites da McLaren!!! Louco!!! A história dele teria sido diferente se, em vez de ir para aquela Máfia de Vermelho, ele tivesse ido para uma equipe de verdade!!! Mas se não muda a história!
flavio, por quantos anos ele assinou?
encerra-se uma era, a era barrica, não teremos mais de quem tirar sarro, ouvir choradeiras e desculpas esfarrapadas nem promessas que nunca serão cumpridas
confesso, já estou com saudades do que escrevi acima, ver massa-crado não desempenhar um papel condizente com o equipamento que ocupa e um senna que até agora não me convenceu, (queimei os dedos no teclado ano passado), falndo sérioo rubens nos pssava mais emoção.
vai descansar rubinho, voce já fez muito.
Não faria a menor diferença entre Williams e Hispania… em ambas, o pódio seria muito longe.
É uma pena.
Depois de muito tempo, vejo que a fórmula um tem perdido muito com a saída de grandes talentos – Michael, Rubens, e logo logo o Jenson… que não vai mais sobra espaço para caras que ultrapassam na raça e na coragem, como fazia o Nelsão, o Ayrton ou o Alain (Professor).
Vejo que a saída de um piloto valioso acertador de carro, que andou, na medida do possível, com a carroça que era a Willians de 2011. Se se confirmar realmente a saída do Rubens da F1, as equipes estarão perdendo além de um piloto que tem vontade e prazer de guiar um cara que sabe acertar um carro e passar informações úteis para os engenheiros.
Sentirei falta do Barrichello… Um dia quando eu tinha onze ou doze anos de idade (e ele também), o vi correr de kart e detonar os adversários entre eles um Fittipaldi, aqui no kartódromo de Campinas…
Prá mim que sou fã incondicional de corridas de qualquer coisa que se mexa…. vai fazer falta…
Valeu Rubens !!!
Bruno é um bom menino mas como piloto é fraco!
Contrato de 1 ano significa que teremos mais uma aposentadoria no final do campeonato…
significa que talvez não teremos f 1 em 2014 quando o massa parar, se a ferrari não o parar antes.
Não seria 2013???
Menino de 28 anos?
Rubinho é excepcional, um dos melhores pilotos que já existiram, mas a F1 é assim, e olha que não se pode reclamar dos 19 anos que ele esteve por lá.
Gostaria de vê-lo na indy, este ano os carros são novos para todo mundo, muito mais seguros por sinal, ou seja, todos estão começando do zero e o Rubens tem uma capacidade enorme de desenvolver e acertar os carros, seria o cara certo, no lugar certo e na hora certa, só falta achar o lugar certo, mas isso ele conseguiria facilmente.
Continuo torcendo por Rubens, força Rubens.
Abraço
Renê
A “noticia” no JN foi nojenta, com direito a choros e imagens do acidente fatídico.
Já penduraram o guiso no rabo do senna sobrinho e as viuvas já tiraram suas bandeiras do armário.
Este mesmo sobrinho, o que tentou puxar o tapete de Rubens na ex-Honda depois Braw e agora conseguiu.
Ele, Eike, Frank… todos se merecem.
renato, acho que foi o contrário, o rubinho quem puxou o tapete do senna na honda
A grana do Eike Batista serve para a “Cerimonia do Adeus” da Willians. O Bruno Senna dificilmente irá além do que apresentou o ano passado. O Rubens, embora jovem, está há muito tempo na F1 o que o torna pouco competitivo.
Rubens, Rubeta ou Barrica como é chamado pelos internautas nos fóruns é um piloto que teve muitas e muitas chances mas que nunca passou de um quase.
Na Jordan o primeiro a vencer foi Hill, na Stewart Herbert e na Honda Button.
Foi um piloto da escola Patrese na F-1 assim como Coulthard e Trulli.
Hoje ninguem se lembra do Riccardo ou do Boutsen o mesmo vai se passar em relação ao Rubeta.
Uma coisa nao se pode negar, ele nunca passou indiferente no seu país e estamos discutindo isso em 3 pastas no forum http://www.downforce.com.br , vale a pena passar por lá .
Os fãs vão sempre valorizar nós sempre com indiferença pq ele fez menos do que prometeu e vai sair frustrado por nunca ter sido campeão ou vencido em Interlagos .
Um abraço a todos Gomistas
[]´s
Bom, uma hora isso iria acontecer…entao, aconteceu, e o Rubens vai para casa cuidar dos negocios que ele deve ter. Ja o Bruno, bom, ai entra novos horizontes montado numa bela grana do Eike Batista, via nao sei quem, mas tem dedo de gente grande ai, o Eike nao ia meter uma bela duma grana assim só porque o rapaz é sobrinho do Senna, tem coisa atras disso, mas, somos pequenos demais para entrar nessa ESTORIA. Eu, pelo pouco que conheço de F1, acho que a Willians vai andar para tras, e talvez nao consiga, em muitas corridas passar do Q3, isso porque terá dois pilotos ‘novos’ para comandar o desenvolvimento de um carro totalmente novo, ou seja, algo bem complicado, se na Mercedes, com a grana que tem, com o Schummy, e toda experiencia do Ross Brawn o carro era uma porcaria, imaginem uma Willians, praticamente sem grana, sem gente de peso, e com dois pilotos pagantes apenas? D e certa forma foi um alivio para o Rubens, mesmo que ele nao admita, mas vai ser melhor para ele ficar com a esposa e os filhos e os negocios da familia.
Como você mesmo disse, sem querer discutir patriotismo… mas quando surge este assunto, não há como não lembrar dessa idéia do patriotismo como refúgio, não só dos canalhas, como também dos limitados, preguiçosos e alienados. Lembro sempre deste quadrinho da Mafalda.
http://www.taringa.net/posts/imagenes/8372601/Mafalda_-Patriotismo-y-comodidad_.html
Estou aliviado. Fazia tempo que o Rubinho roubava energia do esporte brasileiro, a menção ao nome dele já era motivo de piadas e desânimo. Chega desses encostados que não sabem a hora de parar. Que venham novos valores com ânimo, ambição e novas energias.
Aliás, está na hora do jornalismo esportivo ser mais imparcial e deixar de torcer por um cara só porque ele é amigão dos jornalistas tipo Barrichello e os caras da Globo. Renovação no jornalismo esportivo tb é algo necessário, sobretudo na TV.
Concordo 100% com tudo o que escreveu. Espero que essa aposentadoria do Rubinho seja um sinal de que essa geração de jornalistas e esportistas medíocres estão finalmente perto do fim.
O problema é que muito provavelmente esses repórteres também virarão “camaradas” dos novos pilotos…………………sempre foi assim, sai 1 entra outro e continua sempre do mesmo jeito………………..isso enquanto estiver em evidencia né? No momento em que ficarem p/ trás, eles (repórteres) procuram outro pra dar ênfase……………..
A mediocridade não é privilégio do automobilismo, o país do futebol já deu emprego e aposentou muito medíocre por esse país afora.
A renovação irá acontecer com o tempo é só você selecionar quem vê ouve ou assiste.
Que seja prazeirosa sua entubação de Seninha, Massa e depois… futebol pq F1 vai ficar só pra quem curte o esporte e não “brasileiros”.
Lembrando que o primeiro a falar que o Senna estaria na Williams em 2012, foi o Ricardo Boechat, na Band News. E o cara nem é da área esportiva.
é vero!
A Williams faz o caminho que Lotus (a original), tyrrel, Arrows e tantas outras fizeram. Curioso é que Maldonado e Petrov são demonizados por serem pagantes, Senna é “investimento brasileiro”. Eu fico triste sim por Rubens por ele não poder fazer o que mais gosta não por questões técnicas mas por questões comerciais, não vemos por exemplo o Ronaldo Gaúcho ter seu contrato rescindido por conta do Romarinho ter um aporte financeiro, mas automobilismo é negócio, sempre foi e essa página está virada.
Torço para que Rubens encontre onde e o que fazer, o automobilismo não é só F1, está ai o Nelsinho mandando bem na Nascar, o Ralf e o Coulthard correm na DTM, espaço para um piloto técnico e com gana sempre há, não é o fim do mundo embora seja o fim uma passagem muito boa na F1.