MAO AÍ (3)

SÃO PAULO (falei?) – Mas que bela pole, hein, Rosberguinho? Agradeça aos buraquinhos do Ross Brawn, com todo respeito. Andamos falando bastante deles, recentemente. Rosberg foi minha aposta para a pole assim que começou o treino. Pena que não tinha ninguém para apostar comigo, nem registrei em cartório. Achava que McLaren e Red Bull poderiam incomodar um pouco, até, mas que nada… O alemão imberbe, sorridente e delicado enfiou uma trolha de meio segundo em Hamilton e outra em Schumacher, sem dó. Fez uma volta só em 1min35s121 e foi desfilar seu sorriso kolynos pelo paddock enquanto os outros tentavam alguma coisa.

É a primeira pole da Mercedes desde 1955. Isso mesmo. A última foi de Fangio no GP da Itália. Chupa que a cana é doce. A primeira desde a volta da estrela de três pontas como equipe própria, em 2010. E a primeira de Rosberguinho, que tinha um segundo no grid da Malásia lá mesmo em 2010 como sua melhor posição de largada. Conseguiu a pole na sua 111ª corrida. Demorou pacas. Suspeito que tenha sido um dos pilotos, entre os que já largaram na pole, que mais tempo levou para lograr tal êxito. É o 95° na lista de laureados com a dita posição de honra em todos os tempos.

E como Hamilton, o segundo, caiu para sétimo porque trocou o câmbio, a primeira fila será toda da Mercedes, o que é um resultado e tanto. Schumacher parte em segundo, todo pimpão. Pela primeira vez na primeira fila desde o GP do Japão de 2006, quando ainda se vestia de vermelho. Mas isso não faz do time de Brackley favorito à vitória. Na corrida, o buraco do Ross Brawn é mais embaixo. A asa móvel só pode ser ativada uma vez, e isso se tiver alguém na frente para passar. A eficiência de seus tubos de PVC ao longo do carro cai bastante, nessas circunstâncias. Nos treinos, eles podem ser usados à farta. Lutar por um pódio é o que mais se aproxima da realidade para a Mercedes, o que já estará de bom tamanho. Se ganhar, ficarei surpreso e direi “oh”.

Teve coisa muito boa nessa classificação. Kobayashi, mítico, larga em terceiro, na segunda fila. Olha só o tamanho da bagaça: na sua história, a Sauber só tinha conseguido coisa parecida três vezes. Frentzen foi terceiro no grid no Japão em 1994 e Alesi fez dois segundos, em 1998 na Áustria e em 1999 na França. De lá para cá, nunca os fazedores de chocolate e relógios tinham obtido um resultado tão bom. Mito é mito.

Raikkonen ficou com o quinto tempo e larga em quarto. Morro de rir de quem achava que Kimi seria um vexame depois de dois anos na lama e no pó. Vou dizer um negócio: pode até ganhar a corrida. Também direi “oh”, mas ficarei menos surpreso do que com uma vitória da Mercedes. E se o fizer, vai comemorar com talagadas de schnapps e não vai ter puta pobre em Xangai. Apostinha do blogueiro: vai para o pódio. Button larga em quinto, Webber em sexto e Hamilton vem depois, seguido por Pérez, Alonso e Grosjean para fechar o top 10.

E aí entramos no purgatório da turma que ficou no Q2. Vettel, quem diria, foi um deles. Sua pior posição de largada desde o GP do Brasil de 2009, quando foi o 15° no grid. O que passa na Red Bull? Virou abóbora? Reagirá no campeonato? Sei não. É só a terceira corrida do ano, mas nota-se que se há um caminho para voltar a brigar na frente, este é longo e sinuoso. E Tiãozinho está de tromba. Mais umas duas provas e será possível dizer se ainda haverá alguma chance. Por enquanto, este campeonato está é com cara de McLaren.

Depois dele ficou Massa, que desta vez chegou um pouco mais perto do Q3, mas segue em sua sina de maus resultados que parece eterna. Maldonado e Senninha formam a sétima fila, separados por pentelhésimos. E o resto foi tudo normal, em duplinha: forceíndicos, tororrôssicos, caterhâmicos, marússios e hispânicos fechando o grid. Nas últimas seis filas, pois, parceiros de equipe lado a lado.

Choverá? Pode ser que sim, e aí muda tudo. Ano passado, Hamilton venceu a corrida com três paradas no seco e a prova teve ultrapassagens de balde. Será parecido neste ano, por conta da reta do tamanho da Grande Muralha que permite vácuo, asa móvel e freada forte para passar. Se a Mercedes conseguisse resolver o problema de desgaste de pneus, poderia sonhar com algo glorioso e retumbante, mas é pouco provável. Lewis, se não quiser abraçar o mundo na primeira volta, me parece ser o mais forte candidato à vitória, mesmo largando atrás de Button. Entre as surpresas possíveis para beliscar troféus estão Koba-mito e Pérez, o Ligeirinho, que só para para trocar pneus se for obrigado. Além de Kimi.

Vai ser uma corrida interessante.

Subscribe
Notify of
guest

82 Comentários
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Bruno D'Almeida
12 anos atrás

Duas frases na Fórmula 1 no GP da China neste fim de semana, de dois pilotos da Ferrari, são no mínimo interessantes para reflexão:

“Temos um problema sério de velocidade final. Fiquei atrás de uma Force India por muitas voltas e não consegui ultrapassar porque ela era mais rápida, mesmo que eu estivesse usando a asa.” Felipe Massa.

“Com a nossa velocidade, foi praticamente impossível ultrapassar na reta, então eu tive de inventar algumas manobras em outros pontos da pista.”

Diante de um problema, há gente que diz que nada pode fazer, e há gente que tem criatividade, ousadia, audácia e inventa o caminho a seguir. A tênue diferença entre a regularidade e a genialidade.

Andre
Andre
12 anos atrás

Acho que vou tomar saque pra comemorar junto com o Kekinho.

A indiginacao e a seguinte..E incrivel que por dois anos, e fora a performance quando estava na Williams (acho que perdeu somente no ano de estreia pro Webber), Kekinho poe no chinelo seus companheiros de equipe mas e incrivel a quantidade de vezes que vejo a emprensa, incluindo aqui, dar credito pro Shoemaker e por vezes sugerir que Nico e um piloto mediano.

Ha tres anos atras e algum comentario disse que Kekinho ia por Shoemaker no chinelo. Hoje deu do do outrora anti-patico e trapaceiro Shoemaker, que apos mudar de atitude e correr limpo nao consegue superara seu companheiro, salvo raras excecoes.

Espero sinceramente, comom ja havia pensado na classificacao, que a Mercedes tenha corrijido o problema, melhor o set-up, pra desgastar menos os pneus pro resto da temporada e que Nico finalmente se torne o que ja lhe e merecido ha muito tempo embora muitos queiram coloca-lo como piloto mediano.

Marcio Sousa
Marcio Sousa
12 anos atrás

Kobayashi mostrou ao Massa como se dá uma resposta ao companheiro de equipe.

Marcelo Melo
Marcelo Melo
12 anos atrás

“Nós viajamos ao Brasil, nós viajamos para uma variedade de lugares. Nós estamos cientes de que devemos tomar certas medidas de segurança em alguns lugares aonde vamos”, disse Whitmarsh. “Nós nem sempre estamos tão confortáveis quanto gostaríamos em alguns países que corremos no ano passado, mas ultimamente não decidimos isso. O calendário está estabelecido”

DEUS QUEIRA, “MISTER UITMARX” QUE O SENHOR ENCONTRE – NO BAHREIN – UM “CLIMA” IGUAL AO DO BRASIL. DEUS QUEIRA…..

FDP !!!!!!

Gerson
Gerson
12 anos atrás

Falou e disse!

Aliás, quantas corridas tem neste campeonato? Estamos na 3a? O “tal Vettel” não é o BI campeão atual? Tá em fim de carreira? O Senna foi campeão coma Toleman e com a Lotus?

3a corrida que o Vettel não larga na pole não vence e já tem gente lembrando do finado e se regozijando do alemãozinho não ter ganho…ainda!!

Antes era Schumacher. Hoje é Vettel. Deve ser um tormento eterno…

Isso, torçam para Vettel ou mais nehum piloto quebre os recordes do falecido! Porque o Schumacher, já “pulverizou” os tais recordes…

Pobreza.

Lucas
Lucas
Reply to  Gerson
12 anos atrás

“O Senna foi campeão coma Toleman e com a Lotus?”. Campeão não foi. Mas fez três pódios de Toleman (sétima equipe entre os construtores de 84) e mais um monte de pódios e vitórias com as Lotus de 85-87 (e em 85 era só a quarta melhor equipe). Com o quarto melhor carro do grid, Schumacher jamais venceu uma corrida (aliás, nem sequer fez pódios), apesar de seus companheiros de equipe terem conseguido bons desempenhos nessas condições (Piquet fez três pódios e uma vitória com a Benetton de 91 que Schumacher nunca levou a posição melhor que quinto lugar, Rosberg fez três pódios com a Mercedes de 2010 enquanto Schumacher não fez nenhum). Achar que Schumacher está no nível de um Senna ou Prost é bobagem (até o Alonso já mostrou ser bem melhor que ele). Schumacher “pulverizou todos os recordes” porque nenhum outro piloto na história da F1 teve por tantos anos o melhor carro do grid (e mesmo quando não tinha, eram bem próximos disso em boa parte das temporadas), e sempre dispôs de companheiros medíocres quando tinha o melhor carro. Há três anos tem um carro mediano e um bom companheiro de equipe e o resultado é o que se vê aí: nada muito diferente de quando não conseguiu nada melhor que um quinto lugar com a Benetton de 91 – que foi a última vez em que ele correu com um carro que não estivesse entre os três melhores do grid e tinha um bom companheiro de equipe.

Aliás, nem precisamos falar de Senna pra mostrar bons exemplos de pilotos que são *realmente* bons independentes do equipamento: tá aí o Alonso que não me deixa mentir. A Ferrari de 2012 é muito pior que qualquer carro que o Schumacher já dirigiu em toda a sua carreira na F1, e o cara acaba de levar uma vitória (enquanto o suposto “regenmeister” não fez nada de relevante – aliás está bem engraçado ver que essa idéia de que Schumacher era o “rei da chuva” só valia quando ele tinha bons carros.). E ainda tem quem ache que o que o Schumacher fez em 96 é grande coisa (enquanto o Irvine logo na primeira corrida já classificou em terceiro e fez pódio, até o momento o Massa, piloto quase tão ruim quanto o Irvine, nem sequer conseguiu passar pro Q3 ou terminar uma corrida entre os dez primeiros). Como eu dizia, é outro nível. Ganhar tudo quando se tem o melhor carro do grid e um companheiro de nível médio a medíocre é fácil. Difícil é mostrar qualidade em equipamento inferior.

Gil
Gil
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Gerson,

Nem vou entrar no mérito esportivo (afinal, cada um acredita que o seu é melhor), mas muda para a Alemanha. E pede nacionalidade germânica também.

Deve ser um desses que torce (até chora em eliminação em Copa do Mundo) pela seleção brasileira de futebol, porém adora criticar os pilotos brasileiros. Nada contra, mas acho que falta critério.

Eu, por exemplo, não torço pela seleção de futebol, nem para o Felipe Massa. Torço pelo Hamilton e por aqueles que me identifico. E torço pela seleção de vôlei, pois essa possui garra e dedicação, sem estrelismo.

Jorge
Jorge
Reply to  Gerson
12 anos atrás

Cada um tem o direito de achar esse ou aquele melhor mas uma coisa é verdade: Shumacher é um excelente piloto mas bateu todos os recordes em um período que não teve concorrente digno, correu com carros de outro planeta e seus companheiros de equipe foram fracos tecnicamente ou psicologicamente. Alonso mesmo com bem menos títulos é mais piloto q ele e em relação ao Senna, não dá nem para comparar

Gerson
Gerson
12 anos atrás

E o Gorsjean?

Dessa vez larga no “meião”…Aguardamos o “espalha” que o garibaldo vai promover na largada. Pra quem larga ao lado e atrás deste, é grande a chance de sobrar um “esbarrão”.

Pode sobrar para Alonso (que, malandro sabedor do potencial de lambança do garibaldo, vai tratar de pular á frente o máximo possível), Massa, Maldonado…Que rezem o pai nosso antes do sinal verde!

A RBR tá devendo carro para o Vettel. E se for pra ficar só coadjuvando neste ano, sei não, mas já imagino outro alemão de macacão vermelho no ano que vem.

Black
Black
12 anos atrás

Flavio,

Os narrador da TV que transmite a corrida faz uma espécie de aposta entre eles (da equipe de TV) de quem conseguirá a pole position , isso no Q3 do treino oficial, claro.

Na corrida da Malásia o cinegrafista (se não estou enganado) manifestou a vontade de votar no KIMI, mas logo foi rechaçado pelo narrador “não, não conta porque vai perde cinco posições no grid” de fato o finlades foi punido e perderia cinco posições naquele GP.

No treino desta madrugada o Lewis Hamilton também iria perder cinco posições no Grid de amanhã, mas ao contrário o narrador falou que podia votar no inglês mesmo sendo punido.

Sinto que rola um certo ciúme do Raikkonen está obtendo êxito em seu retorno a F1.
Abraços.

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
Reply to  Black
12 anos atrás

.
É porque o Kimi era rival de equipe do companheiro do pupilo do Galvão Bueno, Felipe Massa.
.
A bem da verdade, Galvão nunca perde uma oportunidade para falar, além é claro, do multicampeão de Stock-Car Cacá Bueno, de que o Kimi não fez grande coisa no Rally, que não esboça um sorriso, que não fala bem o Italiano, que não é querido pela Ferrari, que não chora, que não tem sangue latino, que o Jean Todt não o convida para os jantares…

André
André
12 anos atrás

Essa única comemoração de Rosberg superou todas de Vetell.

Lucas
Lucas
Reply to  André
12 anos atrás

Eu já acho que essa pole do Rosberg tem muito menos valor que, por exemplo, o segundo lugar no grid que ele conseguiu com a Mercedes de 2010, que não tinha o W-duct. Bacana ele ter feito pole, mas precisamos lembrar que se não fosse o fato da Mercedes ter um equipamento que dá uma vantagem surreal nos treinos em relação às outras equipes, essa pole dificilmente aconteceria. Não é tirando o mérito de Rosberg, mas, como disse, acho que ele tem coisas que atestam muito mais o talento dele do que a pole artificial de hoje.

Bruno Schroeder Pacheco
Bruno Schroeder Pacheco
12 anos atrás

De acordo com este site (http://statsf1.com/pt/statistiques/pilote/pole/gp-avant.aspx) – muito bom, por sinal! – Rosberg é o 4º piloto que mais disputou GPs antes de anotar uma pole-position. Já estava na hora…

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
12 anos atrás

.
Vamos ver se nesse ano o Vettel será testado até o limite que separa “os meninos de gente grande, como tenho visto aqui, eu e o Reginaldo, há mais de 30 anos” (copyright Galvão Bueno). É só confiar no Adrian Newey, já que a temporada mal começou.
.
E óóóóóóólha que a Autosprint tá doida prá tirar o Massa prá fora da Strebaria de Maranello.
.
“Ciao, Massa. Stock-car di Brasile te aspeta.”
.
Claro que a torcida (pelo menos eu) têm simpatia para os mais desfavorecidos e sem ‘budget’ em qualquer esporte. E por isso torcerei feito louco para um pódium dos dois pilotos da Sauber, e, a partir daí, fica a critério da Ferrari decidir qual dos dois Sauberianos ela escolherá para sentar no cockpit N. 6.
.
Vale a lembrança (copyright Reginaldo Leme) que, ao passo que o Barrichello chutou o balde da Ferrari em Mônaco e rasgou o contrato com a idolatrada Ferrari no meio da temporada para correr na Honda (inédito na F-1 alguém ir mandar a Rossa lamber sabão), o Tetracampeão mundial Alain Prost foi expulso da Ferrari em 1991 quando colocaram um tal de Carlos Lombardi (que não é o do Sílvio Santos), para fazer o papel de ‘Stefano Domenicali’. Uma injustiça ao Professor, já que naquele ano de 1991 não havia uma corrida em que um dos motores Ferrari explodisse!
.
Em relação ao Felipe…, bem, em relação ao Felipe, sobrou algum balde nos boxes da Ferrari?

bruno
bruno
Reply to  MAL-HUMORADO
12 anos atrás

Você não esta sozinho na torcida pelos “menos favorecidos”, amigo, o Kobayash podis ganhar a corrida com o Pérez em segundo. Podia também sobrar um 3º para o Schumacher…

Fernando Passos
12 anos atrás

Legal ver a Sauber bem. Pra mim, hoje ela tem o terceiro melhor carro, perdendo da McLaren e da Red Bull, e a segunda melhor dupla de pilotos, perdendo apenas para a McLaren. Dizem os profetas da conspiração que em Barcelona teremos 4 Saubers, sendo duas pintadas de vermelho e com um cavalinho de pé pintado na ponta… os pilotos serão os mesmos, só não sabemos qual estará em qual carro, branco ou vermelho.

Quanto ao Rosbergguinho, mandou bem… Dizem até que ele fez de tudo pra fazer a melhor volta uns 3 minutos antes, só pra poder retocar o penteado antes dos closes e ficar chupando aquele canudinho de uma forma meio… estranha, e estampar o sorrisão de novela das nove para todos.

Quanto a idéia de usar os conduítes por dentro da Mercedes, muito louca, vamos ver se estão usando Tigre, Amanco, ou alguma marca chinfrim…

No BRV errei o tempo da pole em 9 milésimos, porque eu acreditava no Hamilton… mas é isso… Corrida será muito boa, quem sabe o MIto vencerá pra impor respeito ao Ligeirinho…

Paulo
Paulo
12 anos atrás

Com o ritmo de corrida que as Merças têm, olha lá se o MIto não belisca essa…vai que o japa dá uma puta largada e pula pra primeiro…e Rosberguinho e Schummy seguram a rapa toda pra trás…se a Sauber tiver um carro com ritmo como o do Perez na Malásia, Koba-san tem chances de ganhar na mega-sena nessa madruga! A corrida promete!!! Vamos ver!

ags
ags
12 anos atrás

FG…………..Boas tardes…..
De uma coisa é certa.
o broa xenna.. não passa mas do que isso…… nem ao menos. ele muda o discurso ja gravou.O Amassa barro.. de novo.pneus… ou a altura do retrovisor.. ou mesmo a lasanha que ele comeu fez caimbra na cabeçoala do pgmeu das Cantareiras.. final….
1) Hamilton.
2) Alonso.
3) Haikonen..a la Gim..
o resto é resto……………..

LUZ PRATA
LUZ PRATA
12 anos atrás

boa tarde Gomes e galera…

Finalmente Rosberg nao errou + esse Q3…nos 2 anteriores travou os pneus e perdeu muito tempo…essa era para ser a 3a Pole do ano das Flechas de Prata …amanha toma-ra Rosberg largue Bem e dispare na Ponta…enquanto isso o Dick/ançiao segura o pelotao como uma Boa Xicane Ambulante que E…hahahaharssss e ai …PADRE ANTONIO… depois da sua Missa, ve se aparece para pedir desculpa por duvidar da Capacidade da Inventora do Automovel…e fabricante dos MELHORES Carros do Planeta…hahahaharssss quanto ao consumo exagerado de pneus…acredito TOTALMENTE que se ja nao foi resolvido este problema…sera resolvido RAPIDAMENTE…e as LENDARIAS FLECHAS de PRATA vao começar a dar PAU GERAL…hahahaharssss pois colocar 0.5 em cima da Pantera Negra/POWERED by MB nao e Brinquedo NAO !!! GO MERCEDES BENZ…ESMAGUE…HUMILHE…seus FRAGEIS Concorrentes…como vc fazia quando competia nos anos 30 com suas …Flechas de Prata V 12 KOMPRESSOR…que na epoca estavam ANOS LUZ a frente de TODOS !!!! agora ver o Cretino Team 147 na RABEIRA…nem meu poderoso $$$ Mastercard paga…hahahahaharsssss valeu.

Cyro De Cicco
Cyro De Cicco
12 anos atrás

Tubos de PVC? Flávio, na real, não existe jornalista com escrita mais criativa e carismática que a sua.

Homar
Homar
12 anos atrás

F1 para nós está ficando complicado. Nos acostumamos com vitórias e títulos. Depois nos acostumamos com algumas vitórias… Nos últimos anos um pódio já era motivo de comemoração. Passamos então a fazer parte do Q1 e AGORA nossos pilotos brigam para largar no Q2!!!!
Meu Deus aonde nós vamos parar…ainda bem que vi e me deliciei vendo todos os titulos do PIQUET e SENNA…tenho dó desta geração atual….o jeito é novos fãs de F1 se contentarem com ingles, alemão, finlandês….

alberto
alberto
12 anos atrás

Hamilton faz merda na largada e coloca uma das Mercedes pra fora. Vira uma lambança e o Botão vai pra ponta, seguido de Koba-Sam e Kimi-schnapps. Don Fódon termina em 4º ou 5º. Depois não sei… Ah… Massa termina em posição bem diferente do que largou… Deve terminar de 13º pra trás. Seninha>> queba, bate, desiste, sei lá. Tá pesando pra ele também.

Edu H@rmel
12 anos atrás

“E se o fizer, vai comemorar com talagadas de schnapps e não vai ter puta pobre em Xangai. “.. melhor comentário sobre o nórdico, impossível!

Carlos Tavares
12 anos atrás

Apostei no Schumacher para a pole, deu Rosberg. Coerentemente, aposto no Rosberg para a vitória.

Golino
Golino
12 anos atrás

Kobayashi é o cara! Perez de novo no Q3. E Peter Sauber, não dá ponto sem nó. Falar mais o quê desse trio.

Eduardo Lopes
Eduardo Lopes
12 anos atrás

A coisa para o Massa ta feia mesmo.

Quem acompanhou a transmissão pela Globo, pode perceber que nos comerciais a propaganda do Banco Santander, que era protagonizada pelo Massa (nas 2 primeiras corridas do ano), foi substituída por outra com o Pelé como garoto propaganda.
Nem mesmo o patrocinador da Ferrari aposta no piloto.

Alguém mais notou isso?

Danielle
Danielle
Reply to  Eduardo Lopes
12 anos atrás

Eu notei… e foi logo depois da última corrida. Também, propaganda mais sem graça e que virou piada na net, kkkkkkkkkkkkkkkkk. Massa ficaria bem na propaganda que diz que todo mundo merece um upgrade, rsrs.

Dú
12 anos atrás

Schumacher vai se divertir hoje. E já acharam explosivos no Bahrain. Querem explodir a pista do Bernie. http://bhmirror.hopto.org/article.php?id=3904&cid=73

Lucas
Lucas
12 anos atrás

Quanto aos pilotos que mais demoraram para conseguir sua primeira pole, Rosberg está entre os top 5, mas perde para o Boutsen (115), o Trulli (119) e o Webber (131). Esse último, curiosamente, já está batendo o companheiro nos treinos há três corridas seguidas…

mauricio
mauricio
12 anos atrás

Dá Button, pq a McLaren tem o melhor carro (e o melhor motor) e porque Hamilton é um lambão, principalmente quando larga de trás. Vai querer passar todo mundo na primeira volta e, se não fizer merdinha, no mínimo vai acabar com os pneus. Aí Button, na maciota, leva o caneco.

Carlos Lins
Carlos Lins
12 anos atrás

Do jeito que essa mercedes devora pneus, se o mito fizer ums tatica certa, aproveitando que a Sauber é o completo oposto dos pratas nesse quesito, da pra levar!

freddy
freddy
12 anos atrás

“E se o fizer, vai comemorar com talagadas de schnapps e não vai ter puta pobre em Xangai.”
ahahahahahahahahah. estes seus comentários que me matam de rir!!! mil vezes um raikonen autêntico do que nossos brazucas pasteurizados.

preto
preto
12 anos atrás

O Galvão,tava doidaço!!!!Chamou o Rosberguinho de Peres,trocou o Alonso pelo Prost e na animação onde o Reginaldo explicava o duto da mercedes,disse que era como “um avião voando pra traz”.O pato rouco deve ter vindo narrar direto da balada!Ele é engraçado prá caralho!

Batista Lara
Batista Lara
Reply to  preto
12 anos atrás

O GAGÁlvão Bueno realmente se superou nessa. “Avião voando pra tras” …hahahaha…

Filipe Fernandes
Filipe Fernandes
Reply to  preto
12 anos atrás

Esse imbecil está senil faz muito tempo, infelizmente temos de o aturar no treino principal e na corrida pelo menos ate 2014, quando a Globo tem melhores comentaristas que ele para narrar Formula 1 na SportTv. Claro que quando passam jogos do Brasil, so vejo na SportTv, ninguem aguenta…

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Voltou o Grande Prêmio, ainda bem. Esse pessoal do MSN brinca com a gente!

Léo Engelmann
Léo Engelmann
12 anos atrás

“Queremos levar aos treinos a situação de corrida.”, dirá a FIA em breve, limitando o uso da asa móvel também nos treinos.

Roberto
Roberto
12 anos atrás

Alonso não esta morto…ainda não. VAMOS FERRARI !!!

mauricio
mauricio
Reply to  Roberto
12 anos atrás

Não entendo como tem gente que ainda torce pela Ferrari. Aliás, entndo… tem gente que vota no DEM.

Filipe Fernandes
Filipe Fernandes
12 anos atrás

Flavio, vc que tem acesso a esse comentarista da Globo, um tal de GB, que e pago monegascamente para comentar uma corrida de F1, pode mandar uma mensagem para informar esse imbecil a se circunscrever a comentar os treinos e a corrida??? É lamentável o nivel desse comentarista, que as 4 da manhã, passou, principalmente, no Q3 a falar do entregador de quentinhas ter levado a familia para Xangai pelo menos 3 vezes, para lhe dar apoio em dirigir esse Fiat Fiorino, e nos momentos vibrantes da parte final da qualificação, em que o Roseberg apos a primeira tentativa faz o melhor tempo e foi passear sua classe no paddock, e todos andando que nem loucos para bater seu tempo, e passa os ultimos 5 minutos a informar os “amigos” da Globo da programação a partir das 9,30hrs dessa emissora? Que falta de profissionalismo desse comentador, quem quer saber se o filho corre de manha, ou das finais de voleibol, ou dos campeonatos estaduais? Sou fã de Fórmula1, por isso estou acordado a essa hora, so acesso a Globo para ver F1, à falta de alternativa na tv a cabo, alguns jogos de futebol e de vez em quando o Jornal Nacional….

Marcos Gonçalves
Marcos Gonçalves
Reply to  Filipe Fernandes
12 anos atrás

Caro Filipe. É uma merda mesmo. Mas o Sportv, pela tv a cabo, apesar de contar com o Lito Cavalcanti, que é bem melhor que o GB, tem a mania de alterar a programação sem a menor cerimônia. As vezes fico acordado de madrugada, ou acordo cedo e os sacanas do Sportv desistem de mostrar a corrida. A Globo da tv aberta pelo menos cumpre horários.

alberto
alberto
Reply to  Filipe Fernandes
12 anos atrás

amigo, manda e-mail pra Globo. Na verdade, todo mundo que tá de saco cheio do galvão deveria fazer isso. a Globo é muito foda com esse tipo de coisa, porque queima sua imagem. Se o Flávio fosse fazer isso seria anti-ético. Somos nós que temos que fazer isso.

fabio
fabio
Reply to  alberto
12 anos atrás

Não adianta, nem email a globo tem direito.

Não abrem espaço para a participação do telespectador normal.
Digo normal pq o único espaço aberto é para esses vídeos manjados que divulgam durante os jogos, em que as pessoas perguntam qualquer coisa só para aparecer na tv.

andré frej
andré frej
Reply to  Filipe Fernandes
12 anos atrás

Pois eu só sintonizo a emissora oficial para assistir a F1 e mais nada.
Seria bom a Fox Sports comprar os direitos de transmissão e compartilhar com a BAND ou Record na tevê aberta.

Anselmo
Anselmo
12 anos atrás

Mais uma madrugada de alegrias, pois o grid atrapalhado é sinal de bela corrida com muitas estratégias….gostei do Ligeirinho,,parece mesmo…..e o Mito vai se firmando…assimm como a Sauber.
Briga para Button e Hamiltom escalar o pelotão.
Um na olho na tv, outro no note e ouvidos na EstadãoEspn, Enquanto o Brasil dorme.

moshe
moshe
12 anos atrás

Pois olhe que, como diria Umberto Eco, esse rapaz tem “estofo” como escrevinhante. Aquele “à farta” me lembrou do Eça de Queirós…

Marcelo Giacomin
Marcelo Giacomin
12 anos atrás

Impressionante mesmo é como o Ligeirinho Perez consegue economizar pneus ..

FG .. a ultima corrida eu acompanhei por um link da radio que você nos mandou pelo twiiter. Aproveitei o twitter pra falar com vocês, mas acho que vc não tiveram tanto tempo de ler assim.

O narrador da radio se confundiu com pilotos umas 3 vezes no mínimo e teve uma hora que ele falou coisas bem desconexas. Estou querendo botar aqui uma crítica construtiva .. mesmo com os deslizes, o narrador se mostrou infinitamente superior a Globo. Nunca narrei uma corrida e imagino que não deva ser fácil e agora só assito corrida ouvindo vocês.

Mas o principal desse meu comentátio é que eu imagino que vocês utilizem o “live timing” da F1 … aquilo é tão bom que vc consegue narrar uma corrida quase sem ver a TV … rs … acho que seria legal vocês apostarem mais nisso. Só percebia os pequenos deslizes do narrador da radio porque estava de olho no “live timing”.

Lógico que não serei eu, um “garoto” de 33 anos que vai ensinar gente experiente a narrar a F1, mas olhem mais pro “live timing” … olhem para as informações que a TV não mostra nem fala, olhem os pilotos que estão virando rápido lá no fundão … na corrida passada a TV mostrou pouco, mas foi bacana ver pelo “live Timing” como o Senninha tinha um ritmo de corrida diferente dos outros …

Abraços
Marcelo … apaixonado não .. tarado pela F1… rs

Laisa
Laisa
12 anos atrás

Tá vendo… vc e o Galvão já tem algo em comum…. apostaram no Rosberg! kkkk

Frank
Frank
12 anos atrás

A corrida promete se equilibrada e quem dozar melhor os pneus vai ir bem, e se chover embaralha tudo e fica igual a malasia e ai poderemos ter surpresas.

carlos lima
carlos lima
12 anos atrás

Vai ser muito interessante mesmo Flavio! Muito boa sua análise sobre a classificação, bastante precisa, pertinente, e acima de tudo original e divertida, coisa de jornalista que conhece e vive o mundo da F1. Sem dúvida que da cobertura, via Globo, só aproveitamos as imagens, ao vivo, porque o resto é perfeitamente dispensável. Por isso, há anos, que tiro o som da TV e ouço o rádio, antes era a CBN, mas agora sintonizo, via net, a Eldorado (Estadão/ESPN), que recomendamos. Valeu!

wesley figueiredo
wesley figueiredo
12 anos atrás

Cadê o tal Vettel que era melhor que Senna, Schumi… e que sabia aproveitar cada espaço da pista e tirar o máximo do carro… não existe mágica na F1, ou vc tem o carro redondinho entregue pela equipe, com toda tecnologia funcionando direitinho, ou vc sofre e vai para o final do pelotão… piloto é mero coadjuvante…

alberto
alberto
Reply to  wesley figueiredo
12 anos atrás

depende do piloto. Tinha um cara que morreu nos anos 90, que fazia qualquer jabiraca virar 2 segundos mais rápido

fabio
fabio
Reply to  alberto
12 anos atrás

não depende.

depende da máquina. de uma STR pro Senna antigo e ve c ganha algo.

Não adianta, piloto e maquina andam juntos.

Gerson
Gerson
Reply to  fabio
12 anos atrás

Falou e disse!

Aliás, quantas corridas tem neste campeonato? Estamos na 3a? O “tal Vettel” não é o BI campeão atual? Tá em fim de carreira? O Senna foi campeão coma Toleman e com a Lotus?

3a corrida que o Vettel não larga na pole não vence e já tem gente lembrando do finado e se regozijando do alemãozinho não ter ganho…ainda!!

Antes era Schumacher. Hoje é Vettel. Deve ser um tormento eterno…

Isso, torçam para Vettel ou mais nehum piloto quebre os recordes do falecido! Porque o Schumacher, já “pulverizou” os tais recordes.

Pobreza.

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  fabio
12 anos atrás

Pois é, o Vettel só venceu aquela corrida em Monza, com a Toro Rosso, pq foi uma corrida adversa como a da Malásia, vencida por Alonso.

Chovia muito em Monza naquele ano e o Vettel tinha feito um bom tempo em pista seca. Hamilton foi pra pista muito tarde, quando caia a maior chuva no circuito e mesmo de pneus pra chuva forte, ficou bem atrás no grid, em 15º se não me falha a memória.

Exatamente isso, piloto, máquina e acrescento um excelente trabalho da equipe.

Certa vez Schumacher disse que para ser campeão, três pontos tem que estar 100%:carro, piloto e equipe.

Motoqueiro fantasma
Motoqueiro fantasma
12 anos atrás

Vamos vê-la.

Max - Olinda-PE
Max - Olinda-PE
12 anos atrás

Nossa, onde está o estupendo, absoluto, fenomenal, provavel futuro melhor na história da F1, Vettel?
Será que aquela superioridade toda ficou no RB7?
Não é pra “baixar o cacete” no alemão por esses resultados, mas também foram indevidos os exageros alardeados mundo a fora ano passado.
Sempre me refiro que Button forçou Vettel ao erro (e ele errou e perdeu posição e corrida) ano passado para comentar que ele ainda precisa evoluir em aspectos que errou bastante em 2009 e 2010, mas que foram mascarados com a performance do RB7.

Estevão
12 anos atrás

Os caras da Sauber só vão pro pódio em condições extremas. Se não chover, nem Kobosta nem Perezschuta vão prá lugar algum.
Abs.

fabio
fabio
12 anos atrás

E dizem que falta piloto na Mercedes,brincadeira

Carlos Trivellato
Carlos Trivellato
12 anos atrás

Flávio, final de semana com o Grande Prêmio fora do ar é um castigo que ninguém merece…

Evandro
Evandro
12 anos atrás

Bom dia Flavio .
Po cara gostei demais de sua analise.
Pena a gente não ter uma assim na TV
Se não tentou uma boquinha no lugar do Galvão não ? Diz que ele vai se aposentar depois da tal copa mexe uns pauzinhos ai cara , Fassa isso pelo seus leitores ,srsr
Brincadeiras a parte meus parabens a todo o GrandePremio , o material de vocês que ja era bom ficou muito melhor . Valeu.

marcos
marcos
12 anos atrás

Agora….texto coerente, impecável,realista, ta perdoado pelo SAP de hoje….(brincadeira), sou viciado nessa trapizonga aqui mesmo, apesar da bipolaridade do escriba. Abraço e sorte pra tua Portuguesa, menos contra o Grêmio.

Felipe Goltz
Felipe Goltz
12 anos atrás

Aê Kobayashi, hein? Terceira posição no grid é uma espécie de resposta, troco, cala-boca em todos aqueles que cantaram em prosa e verso os feitos de Perez, na Malásia, há três semanas. Perez, Perez, Perez e Perez. Era só o que falavam, os experts em F1. Mas mariachi não é mito. Não ainda. Esqueceram do Koba, deixaram-no de lado, como se um mito, e ele é, tivesse se transformando em Ukyo Katayama ou Satoru Nakajima ou ainda Shinji Nakano. Nada! Aposto 10 centavos de Yuan que quem vai contornar a primeira curva depois da largada será o Koba mito. Eita carrinho bom esse da Sauber, sô!

JC
JC
Reply to  Felipe Goltz
12 anos atrás

Em geral, Koba tem sido melhor nas corridas que nas classificaçoes, se comparado a Perez. Vamos ver o que eles conseguem desta vez, estou torcendo pela dupla.

Kleber "ChapZ"
Kleber "ChapZ"
12 anos atrás

“que só para para trocar pneus”
Coisa estranha, essa nova gramática.

Romulo Louzada
Romulo Louzada
12 anos atrás

“tubos de PVC” e “puta pobre”, foi engraçadíssimo! abs

Rogerio
Rogerio
12 anos atrás

Rapah, olha que o Schumacao ainda ganha essa bagaca hein!

Antonio
Antonio
Reply to  Rogerio
12 anos atrás

Eu acho que vai dar Button

Felipao
Felipao
12 anos atrás

Rezo pelo dia em que “comentaristas” de F1 acompanhem essa porra in loco e não pela TV. E que as pessoas passem a assistir pelo Sky Sports ou BBC via streaming para perceberem a diferença brutal entre essa porcaria que é feita no Brasil e cobertura/informação de fato. Nada de vida social de piloto, muita discussão técnica, entrevistas com chefes de equipe…coisas que a maldita rede globo jamais fará.

O Flávio Gomes, apesar de não acompanhar mais in loco, pelo menos tem anos de experiência e não fica chupando pilotinho brasileiro, como tantos outros! É uma esperança de ler algo bem escrito, em meio a tanta merda, como daquele molequinho da globo.com que nunca viu um GP ao vivo.

André
Reply to  Felipao
12 anos atrás

O gordo bobo? É muito tosco mesmo.

Romulo Louzada
Romulo Louzada
Reply to  Felipao
12 anos atrás

é verdade, gostaria de mais discussão técnica nas transmissões! Acho q o Galvão de veria deixar o Reginaldo Leme que manja pra caramba falar mais e o Lito Cavalcanti é outro cara que sabe muito !

Felipao
Felipao
Reply to  Romulo Louzada
12 anos atrás

O Lito é experiente mas ultimamente ele simplesmente “copia” informações da autosprint e outros sites, muitas vezes de forma errada inclusive. Pela Sportv é impossível assistir, por causa do narrador “sobe som” que não entende absolutamente nada de F1. Eu acho que o grande problema de cobertura aqui no Brasil é que os grandes portais e os “especialistas” se limitam a traduzir matérias de outros lugares. Nesse sentido o Flávio Gomes é diferente, pelo menos ele faz algo autêntico, geralmente de forma descontraída mas com informação e palpite de quem acompanha o circo há muitos anos. E não é questão de pagar pau – mesmo pq ele deve cagar pra isso – mas de reconhecer o trabalho de quem faz o que faz por paixão ao automobilismo.

A “rádia” é uma boa opção! O streaming é outra muito interessante e pra quem não manja de inglês, sugiro colocar a imagem do streaming e a narração da rádia. Fica a dica!

Edgard
Reply to  Felipao
12 anos atrás

Felipao, você está falando daquele rapaz gordinho que não entende nada do riscado e só fica fazendo média e detonando o Mal-danado, dizendo que é um jardineiro (mesmo quando ele dá um banho no sobrinho) e dizendo que este último é o cara? Concordo com você e acrescento que quando ele só deve conseguir assistir corrida in loco no Brasil, pela força de sua empregadora, mas mesmo assim só deve ficar na ala vip, comendo empadinha…

Zé Fini
Zé Fini
Reply to  Edgard
12 anos atrás

Ah, deve ser o mesmo que nunca dá o “Troféu Roda Presa” pra Massa e que copia as opiniões do Galvão Bueno.

Ainda tem a pachorra de “avaliar” as corridas, sendo que na última, da Malásia, ele conseguiu dá o tal troféu para o Hamilton, que chegou em terceiro, enquanto Massa, quase toma uma volta de Alonso.

São lamentáveis esses pseudo-jornalistas.

fabio
fabio
Reply to  Felipao
12 anos atrás

boa felipao, concordo com vc
a globo fica no oba oba de sempre, puxando saco alheio.

Léo Engelmann
Léo Engelmann
Reply to  Felipao
12 anos atrás

(x) curtir

luis
luis
Reply to  Felipao
12 anos atrás

posta os links. Tenho interesse!

Márcio Haddad
Márcio Haddad
Reply to  Felipao
12 anos atrás

Mandou bem Felipão…