MISSÃO CUMPRIDA

SÃO PAULO (tudo acaba, enfim) – A Lada deve anunciar nos próximos dias o fim da produção do 2107, um dos mais espetaculares carros de todos os tempos. Esse, sim, é praticamente o mesmo desde o início, em 1970. Não é a picaretagem do Corolla, que se autoalardeia como carro mais vendido de todos os tempos. Nome, talvez. Carro, não.

O nosso Laika, nome usado só no Brasil, teve mais de uma motorização e uma ou outra mudança estética. Mas, na base, foi sempre o mesmo. Esse, sim, está entre os modelos mais vendidos na história. Depois vou atrás de alguma lista dessas. Se alguém quiser me poupar o trabalho, procure e mande o link, que estou sem tempo agora.

Eu deveria estar triste com a notícia, mas não. Uma hora isso iria acontecer. Sem problemas. O carro cumpriu sua missão de motorizar a URSS, de dar ao povo soviético a possibilidade de ter um automóvel. Tenho meus três, todos lindos, um deles correndo magnificamente na Classic Cup. Aliás, tem corrida sábado que vem.

A história do sedãzinho mais simpático do mundo foi escrita com belas letras. No que depender de mim, será eterna. Vamos em frente.

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felipe
felipe
9 anos atrás

flavio, qual a sinaleira q foi colocada no laika de corrida? na frente alterou tambem?

Carlos Cabús Oitavén
Carlos Cabús Oitavén
11 anos atrás

Oi Flávio, admiro muito o seu conhecimento sobre automóveis e sinto falta do quadro “Indiana Gomes” na ESPN Brasil. No entanto, ninguém é perfeito, e discordo do seu ponto de vista sobre o Laika. Tive um e não sinto saudades dele. Direção pesadíssima, freios que travavam a qualquer toque no pedal e estabilidade temerária. De bom o espaço interno e os grandes e confortáveis bancos.
A antiga U.R.S.S. lançou o primeiro homem no espaço mas não produziu seu próprio carro popular. O Laika foi criação da Fiat que eles “nacionalizaram”. Aliás, poucos soviéticos podiam comprar (ou ter a posse) de um.
Imagino que um Laika de competição só tem, do carro original, a carroceria. Do contrário, ele capotaria na primeira curva que tentasse fazer. Sem falar na direção incontrolável.

Carlos Cabús Oitavén
Carlos Cabús Oitavén
11 anos atrás

Oi Flávio, admiro muito o seu conhecimento sobre automóveis e sinto falta do quadro “Indiana Gomes” na ESPN Brasil. No entanto, ninguém é perfeito, e discordo do seu ponto de vista sobre o Laika. Tive um e não sinto saudades dele. Direção pesadíssima, freios que travavam a qualquer toque no pedal e estabilidade temerária. De bom o espaço interno e os grandes e confortáveis bancos.
A antiga U.R.S.S. lançou o primeiro homem no espaço mas não produziu seu próprio carro popular. O Laika foi criação da Fiat que eles “nacionalizaram”. Aliás, poucos soviéticos podiam comprar (ou ter a posse) de um.
Pra ter um Laika de competição, só deve ter, do carro original, a carroceria. Do contrário o carro capotaria na primeira curva que tentasse fazer. Sem falar na direção incontralável.

Gregório bezerra
Gregório bezerra
11 anos atrás

Eu também tenho a minha raridade. Fui resgatá-lo abandonado na rua pegando sol e chuva, comprei por R$ 1800,00. Hoje é a coisa mais linda da minha família. Tô falando do meu Laika/91, vermelho. Reformei-o todo, mantive toda sua originalidade e, agora estou limpando o bichinho por dentro. Desmontei todo o seu interior, aspiração total, limpeza do carpete, com direito a banho. Vou resgatar o cheiro de Lada novo do perva. Quando ando pelas ruas de minha cidade todos olham e elogiam a beleza do Laika, triste ironia do destino. Quando vendia zero todo mundo espragejava contra o russinho. Pronto, falei.

Gustavo Marinho Lira
Gustavo Marinho Lira
11 anos atrás

Tive uma Laika SW branca e um Niva pantanal cinza. A Laika era show. Espaçosa, confortável, econômica e andava que era uma beleza. Sinto saudade dela. Um “belo” carro.

Levi Davet
Levi Davet
11 anos atrás

Pena que os soviéticos não fizeram muita coisa; um ajuste ou outro para adaptar o carro ao gosto e às necessidades locais. A Lada se fez em cima do Laika, mas o projeto é Fiat (124), e foi produzido sob diferentes nomes em vários países.

Zé Zanine
Zé Zanine
Reply to  Levi Davet
11 anos atrás

Como o 2107 é o mesmo desde o inicio?
É um projeto da FIAT, a estamparia do carro 124 foi para a Russia, na verdade os dois 2107 e Corolla não são nada originais, são duas formas de picaretagem, uma em cada País!

Guilherme
Guilherme
11 anos atrás

Essa peruinha é uma belezura.

Murilo Figueiredo
Murilo Figueiredo
11 anos atrás

Depois de ler o que tu disse sobre o Corolla e o Lada.. entendi mais um pouco a razão do
fascínio com alguns carros e o teu desprezo com outros..

Missão comprida (põe longa nisso)
Missão comprida (põe longa nisso)
11 anos atrás

O Laika mais bonito é o mais antigo, com farol redondo na frente, visual mais coerente. Este último 2107 é bizarro, parece que quiseram dar um “ar de Mercedes” na frente e, para isso, puseram um “filtro de ar condicionado” bem no meio. Mais ou menos como a Fiat fez ao destruir o Mille, colocando a grade frontal do Dobló.

Saudosista
Saudosista
11 anos atrás

O 124 tinha uma versão esportiva Coupé de 2 portas, prá lá de porreta! Rivalizava em charme com as Alfas GTAs, mas estas eram mais potentes e tinham mais vocação para as pistas.

Jason Vôngoli
Jason Vôngoli
11 anos atrás

Só acredito vendo. Já ouvi essa notícia diversas vezes – e sempre era rebate falso.

Ricardo
Ricardo
11 anos atrás

Esses 2 carros não têm nem quebra-vento. Até meu monza tem.

victor freire
victor freire
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

olha, a mercedes classe s também não tem quebra vento! será que isso as torna piores que o seu monza?

Ricardo
Ricardo
Reply to  victor freire
11 anos atrás

Certamente que sim.

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Ricardo
11 anos atrás

Concordo porque eu já tive um monza e já andei em uma mercedes.

Ricardo Guerrerov
Ricardo Guerrerov
11 anos atrás

Você chegou a ver uma MZ 250 linda que está a venda no olx? Aliás você tem uma?

Camilo Fontana
11 anos atrás

Missão mais que cumprida! Fez pela URSS o que o Fusca fez por nós.

Nunca achei o numeros absolutos dos 2101/2/3/6/4/5/7. Imagino que sejam:

VW Sedan – 1938-2003 (65 Anos) 21.549.464 (332mil/ano)

VAZ 2101/2/3/6/5/4/7 – 1966-2012 (46 anos) – Mais de 16 mi (347mil/ano)
(E se somar Fiat, Toffas etc? E se for maior que o fusca? Será que segue em produção em outos lugares?)

Ford T – 1908-1927 (19 Anos) – 15.007.003 (790 mil/ano)

Seus carros estão lindos! Tem fotos detalhadas do interior em algum lugar?

Eu quero um 2105 melhor que o meu e achar uma 2104 também! Mas são tão dificeis de achar… Aqui em Curitiba vi algumas bonitas, com donos de longa data e desinteressados em compartilhar os Zhiguli….

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Notícias MSN – Mundo:
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Segunda-feira, 16 de abril às 16:33
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Agência Reuters
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EX-PRESIDENTE DA RÚSSIA ENVIA CARTA A BRASILEIRO
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O ex-presidente da Rússia Vladimir Putin, enviou neste final de semana uma carta ao Brail, mas não foi para a presidenta Dilma Roussef, como muitos poderiam supor, apesar de ambos fazerem parte do bloco dos BRICS.
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O motivo foi bem mais prosaico: saudosista que é, Putin não quer deixar que a memória do Lada 2107 caia em um limbo de esquecimento. E não mede esforços para isso. Solicitou à Lada que mantenham um estoque de peças por no mínimo 10 anos para a China, país próximo e membro dos BRICS, além da Índia, todos pertencentes a Ásia.
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Putin desconhete se há exemplares do 2107 na África do Sul, mas mirou toda sua artilharia para um longínquo país entre os moscovitas: o Brasil, o último dos BRICS, e que recebeu um farto investimento da montadora Russa de Togliatti no início dos anos 90.
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O destinatário da carta é, no mínimo, inusitado: na Rússia ninguém ainda havia ouvido falar no jornalista, dublê de piloto, professor de jornalismo da FAAP e multimídia de araque, esse ‘canalha’ do Flávio Gomes.
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Fontes da KGB não confirmam nem desmentem, mas uma coisa é certa: Vladimir Putin está disposto a despejar uma tonelada de rublos na cabeça do editor-chefe da Editora Alaúde para que o maior incentivador da marca Russa no Brasil escreva seu livro sobre o 2107. E desmascarar os japoneses, algo que o jornalista brasileiro fará em seu livro belamente ilustrado, com entrevistas, bastidores da fábrica em Togliatti, depoimentos emocionados de moscovitas que tiveram como primeiro carro de suas vidas um 2107. O jornalista em questão pretende fazer uma analogia entre o quão significativo e passional foi o 2107 para os Russos, assim como o Fusca foi para os brasileiros.
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Não que Vladimir Putin não vá fazer suas exigências : ele quer pilotar o ‘Meianov’ (um desconhecido 2107 que participa em corridas no Brasil) e ver a coleção particular de carros do jornalista, quando de sua visita programada para o Brasil, onde, em um encontro com a presidenta Dilma Roussef, irá colocar a pedra inaugural na futura fábrica da Lada no Brasil, que, inicialmente, dedicar-se-á a produzir apenas o modelo Priora, mas com um índice de nacionalização de 67%. A Anfavea (representante das montadoras no Brasil) já agendou uma reunião com Dilma e Mantega para impedir ou, ao menos, dificultar essa tentativa de instalação de uma fábrica de automóveis russa no Brasil.
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Da Agência Reuters:
Malov Moradovic
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Reuters Press
All Rights Reserved

MAL-HUMORADO
MAL-HUMORADO
11 anos atrás

Por que você não contata a Editora Alaúde e escreve um livro sobre o Lada Laika para o Brasil???

Sidnei
Sidnei
11 anos atrás

Flávio,
Parabéns pelo cuidado com seus carros!
Sábado vou assistir a Classic Cup pela 1ª vez e gostaria de, se possível, conhecê-lo, além de ver o Meianov nos boxes – um dos carros mais interessantes nas categorias que conheço. A categoria permite esse tipo de acesso?
Abraços.

Ricardo Guerrerov
Ricardo Guerrerov
11 anos atrás

Laika Sempre!!! tenho orgulho de ter uma parte da URSS comigo… aliás preciso te dar um chaveirinho russo legitímo de presente … desde que meu filho nasceu não vou a interlagos ver o 69.

Márcio
Márcio
11 anos atrás

Deus é pai.

André Nascentes
André Nascentes
11 anos atrás

Acho que a produção deveria parar só no ano 2107.

heraclito
heraclito
11 anos atrás

Essa peruinha é linda, mas meus pesames, pelo fim do laika e pela portuguesa

Carlos Eduardo
Carlos Eduardo
11 anos atrás

Caramba Flávio!! Estão inteirinhos!! Lindos mesmo, parabéns por conservá-los bem!!

Abraços!!

Lucas Rafael Chianello
11 anos atrás

Caramba hein… É… Tudo passa. Só a palavra do inexistente não passa, bradariam os cristãos perante tal fato. Confesso que fiquei triste com a notícia, apesar de não ter descolado o meu até hoje.

Edu H@rmel
11 anos atrás

ELENA, com todo respeito… é muito boazuda!!

Rogério
Rogério
11 anos atrás

Sério que esses Ladas são seus??

Parecem 0 km!!! Estão lindos demais! Meus parabéns!!

Paulo Souza
Paulo Souza
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Você trabalhou na criação do “Respostas cretinas para perguntas imbecis” da MAD?

Francisco Milani
Francisco Milani
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Seu Saraiva, o sr. por aqui!!!??

Antonio
Antonio
11 anos atrás

Acho que só ele, o fusca e o citroen 2cv mantiveram a mesma “cara” a vida toda, o resto só manteve o nome.
Agora que ele vai virar antigo, vou passar a achá-lo bonito…rs.

Rogério Ribeiro
Rogério Ribeiro
11 anos atrás

Flavio, quer vender o branquinho???

Leonardo Costa
Leonardo Costa
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

e o vermelho?

Rogério Ribeiro
Rogério Ribeiro
Reply to  Flavio Gomes
11 anos atrás

Onde está o capitalista que habita o seu âmago?

Batista Lara
Batista Lara
11 anos atrás

Mais de 40 anos e o carro é o mesmo. Deve ser uma facilidade restaurar os modelos mais antigos. Peças é que não deve faltar.

Danilo Junqueira
Danilo Junqueira
11 anos atrás

Ridículo esses carros que mudam tudo menos o nome, o pior de todos foi tal de passat que não tem nada haver com o passatão dos velhos tempos é outro carro e deveria ter outro nome.

Guilherme
Guilherme
Reply to  Danilo Junqueira
11 anos atrás

Putz, vai estudar um pouco de história automobilística antes de escrever besteiras, vai.

ags
ags
11 anos atrás

..FG…. R.I.P. saudades……… quem teve um sabe do que estou falando………

Breno Peixoto
Breno Peixoto
11 anos atrás

Laika era o nome da histórica cadelinha russa (soviética), que foi o primeiro ser vivo a passear e voltar bem do espaço sideral.

Felipe Goltz
Felipe Goltz
11 anos atrás

Parabéns pela vermelhinha soviética, Gomes. Lindona…

Burrinho Batiquebra
Burrinho Batiquebra
11 anos atrás

Faltou dizer que este carro é apenas um Fiat 124 com outro nome. O Corolla, pelo menos, parece que foi projetado pela própria Toyota.

Rafael
Rafael
11 anos atrás

Flavio Gomes,
Voce da nome a todos os carros, ou só alguns? (se nao me engano, a vermelhinha da foto é a Elena, correto?)

Felipe Menhem
11 anos atrás

Sempre vejo um senhor em um Laika vermelho durante as minhas andanças pela Pedroso Alvarenga, na hora do almoço. Num mar de Corollas e SUVs, vira uma ilha de simpatia.

JC
JC
11 anos atrás

Eu sou muito mais a favor de ir evoluindo a cada geração, mantendo o nome, do que mudar de nome a cada nova geração, como era comum na Fiat, ou pior ainda, não mudar nada por décadas, virando motivo de chacota de tão defasado (exceto para os fãs, é claro). Quanto a ser “o mais vendido”, é um detalhe que só interessa aos amantes das estatísticas (e à fabricante, é claro).

Leandro
Leandro
11 anos atrás

Que fim de semana desgraçado, fim do 2107 e da Lusa no paulistão.

João
João
11 anos atrás

Então seria mais apropriado dizer que o Fiat 124 foi um dos carros mais vendidos no mundo, porque pelo que eu sei (ok, admito que não é muito) o 2101 é um 124 fabricado pela Lada.

parker
parker
11 anos atrás

comparem com o fiat 131 que parou de ser fabricado na italia ha decadas.

Jaison
Jaison
11 anos atrás

Isso mesmo corolla é que nem gol nesse quesito pra fim de estatística contam o nome.

Fusca foi praticamente o mesmo durante toda sua vida assim como esse Lada.

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  Jaison
11 anos atrás

Na verdade… O Corolla é realmente divulgado como o “nameplate” mais vendido do mundo. Ou seja, o “nome” mais vendido. Qualquer lista mais “séria” vai indicar isso. Dizer que é alardeado que é o carro(desenho, plataforma, carcaça) mais vendido, acho meio mimimi, pois é público e notório e qualquer um sabe que esse título pertence ao Fusca.

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  Fernando Melo
11 anos atrás

O Fusca é também, o carro(desenho, plataforma, carcaça) que foi fabricado por mais tempo.

Paulo Souza
Paulo Souza
Reply to  Jaison
11 anos atrás

E a Kombi. Entra neste mesmo critério?

Fernando Melo
Fernando Melo
Reply to  Paulo Souza
11 anos atrás

Boa pergunta.