MENU

sábado, 12 de maio de 2012 - 10:54F-1

HISPÂNICAS (2)

SÃO PAULO (Chávez na cabeça) – Imagino se fosse o Bruno na primeira fila. Meio “Jornal Nacional” para ele, mais meio para lembrar do tio.

Feita a maldade. Aqui em Interlagos a gente fala muita maldade.

Mas sejamos francos: que baita resultado de Maldonado. É o que sempre digo. Há pagantes e pagantes. Muito piloto que, ao longo da história, desembolsa uns cobres para correr e não dá em nada. E outros que valem o investimento. Da turma atual, Grosjean e Pastor são dois deles. Para não falar de Pérez, encaminhadíssimo para a Ferrari em 2013.

Digo isso porque Maldonado costuma ser malhado por estas bandas. É o Chávez, é a PDVSA, onde já se viu? Típica bobagem pachequista, já que Bruno também entrou na Williams com grana de patrocínios, assim como esse menino finlandês, Bottas, está chegando com grana forte da Finlândia e deve ser titular no ano que vem. A Venezuela vem investindo forte em automobilismo, via PDVSA. Quando tiverem paciência, deem uma olhada na quantidade de pilotos do país correndo de tudo por aí.

De qualquer forma, para não dizer que pego no pé de alguém, metade do “Jornal Nacional” da TV venezuelana hoje vai ser do Maldonado. A outra metade será ocupada pelo telegrama que Fidel está escrevendo.

Mas não se trata de crucificar ninguém, apenas constatar que a fase brasileira na F-1 é de fato opaca como há muito. Bruno ficou no Q1. Na sua última tentativa, rodou. Estava sem pneus, disse. É um resultado particularmente ruim quando se olha para o desempenho do venezuelano durante todo o fim de semana. Maldonado já havia andado bem no último treino livre e liderou o Q2. Chegou a ficar na pole por alguns instantes, ao superar Alonso, até todos serem batidos por Hamilton, que enfiou mais de meio segundo no bolivariano.

E chegamos a Fernandinho, El Fodón de las Astúrias. Terceiro no grid com esse carro é quase um milagre. Olhemos para Felipe, agora: 17°, o último do Q2. E aí se tem a exata noção da diferença entre os pilotos, de como Massa está mal e só piora, de como a situação verde-amarela está black e nada beautiful. Os dois brasileiros dividem a nona fila. Seus parceiros estão em segundo e terceiro.

De novo, não se trata de pendurar ninguém em cruz alguma que porventura tenha sobrado no Monte Gólgota, mas de constatar que o protagonismo de outrora simplesmente está extinto. As estrelas são outras.

Hamilton fez sua terceira pole no ano e 22ª na carreira. A McLaren teve um dia esquisito, com Button ficando no Q2, talvez a maior surpresa do sábado entre os pilotos das equipes de ponta. A Red Bull também tem explicações a dar, depois de bons testes em Mugello e da liderança de Vettel no último treino livre. No Q3, o alemãozinho saiu dos boxes e voltou sem fechar volta. Aguardemos o que tem a dizer. Webber, como Button, ficou no Q2. Ambos podem se consolar por terem guardado alguns pneuzinhos macios para a corrida.

Assim, de lógica, mesmo, o grid de Barcelona teve Lewis na pole e os dois pilotos da Lotus mais ou menos onde se esperava que estivessem, quarto (Grosjean) e quinto (Raikkonen). Pérez em sexto e Rosberg em sétimo fecharam o grupo dos que gastaram pneus no Q3. Schumacher e Kobayashi nem saíram dos boxes — o japonês, na verdade, nem voltou depois do Q2. E Sebastian também ficou sem tempo. Isso, realmente, precisa mudar. A FIA deveria obrigar todo mundo a fechar ao menos uma volta. É algo que será discutido para o regulamento do ano que vem. Schumacher não anda no Q3 por princípios, quase. É um dos mais ferozes críticos da dependência exagerada dos pneus, da maneira como eles condicionam o estilo de pilotagem de cada um. Virou corrida de economia de borracha, não de carro no limite contra carro no outro limite. É a opinião dele, da qual não compactuo 100%, mas é preciso levar em conta qualque análise que parta de um heptacampeão mundial.

Hamilton virou 1min21s707 para cravar a 150ª pole da história da McLaren, melhor tempo disparado do fim de semana. Maldonado chegou a andar mais rápido no Q2 do que no Q3, mas não faria muita diferença. O venezuelano não deve ser considerado candidato a pódio, apesar da inédita primeira fila (sua melhor posição de largada fora um sétimo em Silverstone no ano passado). O ritmo de corrida dele e da Williams não é das coisas mais sólidas da F-1 atual, mas se ele não fizer nenhuma bobagem, pode pensar em terminar entre os seis primeiros. O pódio está mais para os dois da Lotus, com alguma chance para Alonso — que precisa contar com alguns azares dos adversários, porque em condições normais leva até da Red Bull.

A estratégia de pneus vai ser decisiva amanhã. Os duros serão usados o mínimo possível, porque seu rendimento é muito pior que o da borracha macia. Esta, por sua vez, gasta que é uma beleza. Ano passado, Vettel venceu com quatro paradas numa corrida que teve 77 pit stops. Vai ser parecido.

Daqui a pouco a gente volta.

147 comentários

  1. samuca disse:

    neste trecho: “É o Chávez, é a PDVSA, onde já se viu? Típica bobagem pachequista, já que Bruno também entrou na Williams com grana de patrocínios”, tem só uma diferencinha, Bruno não corre com dinheiro público de um país miserável. Huguito está enfiando (como diria R. Requião) no RRRabo o dinheiro grande do petróleo que poderia desenvolver a Venezuela.

  2. Wesley disse:

    Quanta bobagem em único post.

  3. willes disse:

    eu garanto que o Maldonado verncerá.

    • andré gonçalves disse:

      Boa tarde galera. Vou fazer um comentário e gostaria da opinião de vocês. Essa noite passada fui dormir e como estava sem sono comecei a pensar a história de Fernando Alonso na F1 – vale ressaltar que o odeio como pessoa e tenho séria desconfiança sobre o seu desempenho. Não é segredo para ninguém que ele comanda e tem forte poder de decisão nas equipes por onde passo. Dentre seus companheiros ele conseguiu acabar com as carreiras de Trulli, Fisichella, Nelsinho Piquet e agora Massa. A exceção fica por conta de Hamilton, que mesmo sendo o queridinho e protegido de Ron Dennis conseguiu ser intimidado pelo “Dick Vigarista” da F1. Depois do que Fernando Dick Vigarista fez com o Nelsinho Piquet no GP de Cingapura 2008 eu não duvido em nada do que ele seja capaz. Tenho certeza que Massa não tem as mesmas condições de trabalho e eu ousaria dizer que sequer tenho o mesmo carro, afinal isso deve fazer parte dos planos de Alonso. A derrota de seus companheiros e diferença discrepante entre eles servem para todos glorifica-lo e dizer que ele é o melhor piloto da F1.

  4. João Bernardo disse:

    É realmente aqui esta a verdadeira diferença entre os brasileiros. O nosso é sempre uma merda.
    .
    .

  5. JOSE disse:

    DEPOIS DA PARAFUZADA MASSA CAIU MUITO!

  6. Roberto disse:

    O mais engracado foi no Q2, o locutor dizer que o Massa estava com a FACA NOS DENTES, antes de fazer o 17 e ultimo tempo…..rsrsrs

  7. Emerson Correia disse:

    Olá Flavio Gomes, tudo bem?

    Obrigado pelo espaço e gostaria de fazer alguns comentários e fazer algumas perguntas.

    Sempre que possível, leio seu comentários e você é um dos poucos jornalistas que escreve sobre F1 que é sério e que escreve aquilo que realmente acontece. Na ninha opinião, o que acontece é que no Brasil, é que não há nenhum tipo de investimento para o nosso automobilismo de base. A única competição importante é a Stock Car e que na verdade é um esporte para quem tem $$$, nada além disto, pois não agrega absolutamente para NADA.
    Como você é jornalista e cobre a F1 há alguns anos faço a seguinte pergunta: na sua opinião, porque Emerson Fittipaldi ou Nelson Piquet não assumem a CBA e reorganizam nosso automobilismo? São caras que conhecem tudo, ex campeões mundias de F1 e Indy, no caso do Emerson, Poderiam muito ajudar o nosso automobilismo! O Automobilismo Brasileiro continua dormindo em berço esplêndido desde aquele 1o. de Maio de 1994. Na minha modesta opinião, o Senna foi um dos maiores pilotos de F1, mas parece um pecado aparecer um piloto melhor que ele, ainda mais se for estrangeiro….Nisto já se vão 18 anos e não acontece nada. Para um país que tem 8 títulos mundiais de F1, não pode ficar tanto tempo sem ter um piloto de ponta na F1.

    Com relação ao Felipe Massa, você acredita que aquela batida na Hungria, tenha-o afetado de alguma maneira? Lembro-me de uma entrevista do Nelson Piquet, dizendo que após a batida na Tamburello em 1987, confidenciou que sua visão foi seriamente afetada depois da batida na Curva Tamburello, tendo perdido parte da noção de profundidade. Poderia ter acontecido algo assim com o Massa? É inacreditável o que o Massa pilotava até 2008 o que pilota agora….Na verdade, eu fui até Interlagos em 2008. Tinha certeza que ali seria a única chance de ver um brasileiro ser campeão de F1 no Brasil…..e quando em 2009 houve o anúncio que o Fernando Alonso iria para a Ferrari, sabia que aquela chance do Massa em ser campeão em 2008, de alguma maneira, tinha sido a última chance dele…O Alonso não iria para a Ferrari para ser 2o.piloto…..

    Obrigado pelo espaço!

    Um abraço,

    Emerson R. Correia

  8. Os dias de Felipe Massa estão contados e no GP da Inglaterra devera ser anunciado sua saída da Ferrari e Fernando Alonso é o senhor absoluto da Ferrari e mesmo que não ganhe o campeonato colocara á Ferrari numa posição menos vergonhosa.

  9. Marcelo Andrade disse:

    Amanhã o Galvão vai rogar todas as Pragas do Egito antigo contra Maldonado e Alonso.

  10. Mario Gasparotto disse:

    Vai ser interessante a primeira curva desta corrida. Espero que o Pastor mantenha a primeira posição por pelo menos uma volta. Sei que é quase impossível, mas seria bom ver o venezuelano ganhando amanhã.

  11. NADA SUPERA TALENTO. UM MILAGRE O DOM FERNANDO FICAR EM 3º NO GRID. COM A FERRARI 2012 MAL NASCIDA. E MAL REFORMULDA. PARABÉNS AO MALDONADO.
    TOMARA QUE NÃO FAÇA NENHUMA BOBAGEM. NA TABELA, O BRUNO ESTÁ MELHOR
    AQUELA RODADA, FOI NORMAL PARA UM PILOTO COM POUCA EXPERIÊNCIA.
    LOTUS RENAULT… A QUE MAIS CRESCE. MELHOR DESENVOLVIMENTO. QUANTO AO
    FRANCES, ACHO UM POUCO IMATURO PARA SE PENSAR EM CAMPEONATO.
    POIS TEM POUCA EXPERIÊNCIA DE CORRIDAS.
    PILOTOS COM JARNO TRULLI, NICK HEIDFELD, TIMO GLOK… DEVERIAM ESTAR AO LADO DO HOMEM DE GELO. MAIS BAGAGEM. MELHOR TRABALHO NO DESENVOLVIMENTO DO CARRO.
    TORÇO PARA A VOLTA DE ROBERT KUBICA NA LOTUS. VALE PRESTAR ATENÇAO NA SAUBER.
    POIS TEM DOIS PILOTOS RÁPIDOS… EU UM MOTOR FERRARI 2012. ISSO AO LONGO DO CAMPEONATO.
    A MC LAREN… DEVERIA CHAMAR BEM RÁPIDO O MR RON DENIS. SÃO ERROS E MAIS ERROS. NA MELHOR SCUDERIA ATUAL.
    QUANTO AO MASSA… É DIFÍCIL DE ACREDITAR NO DECLÍNIO EXPLÍCITO. UM PILOTO QUE PERDEU UM CAMPEONATO POR 1 PONTO. SUA EXPERIENCIA DE CORRER AO LADO DO ALEMÃO

  12. Olá Flávio Gomes

    Fica uma sugestão sobre o Q3 para o ano que vem!

    Na parte final do treino classificatório os top 10 que irão disputar a pole vão a pista de um em um onde eles dão apenas uma volta lançada como era de 2003 à 2005. Pode ser por ordem decresente do 10º ao 1º ou atráves de um sorteio entre os candidatos e saber quem fica com a pole. Outro detalhe, os tempos seriam os mesmos do Q2 e isso obrigaria os dez primeiros a melhorar suas marcas, caso não obtive uma melhora ficaria com o mesmo tempo na parte final do Q2. Isso garantiria emoção do espetáculo. O piloto que não entrar na pista e querer poupar pneus perderia seus tempos e largaria em último, com exceção em caso de batida ou problemas no carro do piloto, aí a equipe relatava aos comisáirios sobre o fato.

    Tem como mandar esse sugestão para à FIA? Se der vale o incentivo.

    Vale lembrar que o último vencedor pela Williams em uma corrida foi outro piloto da América do Sul- Montoya no G.P do Brasil de 2004, será que o vizinho do colombiano quebra essa marca, é difícil, porém é possivel em si tratando de F1 em 2012.

    Abraços!

  13. tevez disse:

    Segunda anunciam a troca de Perez por Massa?

  14. Renan Santos disse:

    Olha o bom e velho viés gomista! Com relação a Massa, nada a declarar, o cara de fato vem fazendo péssimo papel. Porém o Senna tem crédito: superou o Maldonado nas últimas 3 corridas, foi veloz e consistente. Falhou no Q1, é fato, mas é sim um dos “pilotos pagantes com talento” no momento. E outra: quanta implicância com o tio. O cara era foda mesmo, dá notícia ainda hj, tanto aqui quanto lá fora. Estive na dinamarca semana passada e a admiração por ele (mesmo em um país sem tradição na F1) era enorme. Gente que parou de assistir pq ele morreu. Gente que assistiu o documentario e sabe cada detalhe do gp de monaco de 94. Sem rede globo.

  15. Gustavo disse:

    Lamentável o Flavio selecionando os comentários (até agora não liberou o meu comentário!!!)

  16. Maurício MV. disse:

    Tremendo bota esse bolivariano. Grande presente para Sir Frank.

  17. Pastor e Alonso na primeira fila.A Willians de volta la na frente, com o Maldonado , seu companheiro la atras . Ferrari na segunda posição , seu companheiro lá atras. Acho que para o Massa é o ultimo ano mesmo. o Senna , embora tenha 14 pontos, se não começar andar pelo menos junto com o Maldonado , até a metade da temporada perde o lugar para o Brotas.

  18. Rogerio M.S. disse:

    Piloto tem que ser rápido. Quem precisa de valentia é bombeiro, policial, soldado e um cara para peitar minha sogra…

  19. Alexandre Werner disse:

    Sinceramente, nunca vi alguém “malhar o Maldonado” por essas bandas.

  20. Roger99 disse:

    Nossa, que comentario desnecessario. Foi-se o tempo em que se respeitavam os outros mesmo…
    Há várias maneiras de se manifestar sobre um mesmo assunto. Inclusive de maneira educada.

  21. Flavete Troiano disse:

    Tipo assim. Que grosseria, Leo.

  22. JC Simonassi disse:

    FG,

    continuo na linha do É MUITO SIMPLES !!!
    Os italianos construiram um carro a mão do Espanhol … muito simples !!!
    A Ferrari trabalha para Alonso que dá retorno pra Ferrari … muito simples !!!

    Abraço
    Simão

  23. Tailor Junior disse:

    O que posso dizer, Felipe Mola e Bruno Sai de Senna são medíocres, tenho certeza que o tio Ayrton se fosse vivo e com 52 anos pegaria essa Williams e seria campeão do mundo e não duvidem.

  24. brasil da silva disse:

    buaaaaaaaaaaaaaaa

  25. Ronaldo disse:

    A largada da 9a fila vai ser sensacional. Massinha dividindo curva com o Bruninho vai ser impagável. O Galvão Bueno chegará ao êxtase. Da 15a posição para frente, nada interessa.

  26. Gerson disse:

    Maldonado na primeira fila e Bruno sobrinho lá no fundão…

    Pergunto: FALTA CARRO a B Senna?

    Me desculpem, mas com essa Lotus, Kobayashi, Hulkenberg, Di Resta, De La Rosa e até o Karthikian fariam bonito.

    Grosjean, com carro meia boca pra baixo, só deu papelão. Esse não é o primeiro ano do visconde de sabugosa na F1. (Renault?)

    (Amanhã é a chance da Lotus – E de Grosjean -. Hamilton, Button e Webber lá atrás na largada. Vettel em sétimo, As Ferrari bem ruim, Alonso vai ter de fazer milagre. E as Mercedes sem muita confiabilidade… )

    Boto fé no Kimi. No outro, se fizer lambança nessa corrida, do jeito que está o grid, vai ser MUITA incompetência!

    Queria ver o Adrian Sutil ou o Perez com essa Lotus.

  27. Jose Ernesto Perez disse:

    A corrida está para o Alonso ou Kimi. O LH na pole já não tinha muita chance por não saber poupar pneus, como o Button. Largando em último…vai apenas chegar na frente do Massa (mesmo com a faca-nos-dentes segundo GB).

  28. Fernandofn disse:

    Triste a participação dos brasileiros. Se a gente tirar a Caterham, Virgin, Hispânia e a punição do Hamilton dá uma olhada no grid

    1o. Pastor Maldonado (companheiro do Bruno Senna)
    2o. Fernando Alonso (companheiro do Felipe Massa)
    Penúltimo: Felipe Massa
    Último: Bruno Senna

    Já foi-se a época que os pilotos Japoneses, Venezuelanos e Mexicanos eram uma piada. Hoje piada mesmo são os Brasileiros.

    • Fernando Cruz disse:

      Raikkonen não partiu também lá atrás na Austrália com Grosjean lá na frente em terceiro? Pode acontecer a qualquer um, o Bruno tem até a desvantagem adicional de perder o FP1. É só entrar um pouco tarde no Q1, apanhar tráfego e já está.

  29. ALEX B. disse:

    Só no JN, Flavinho? Na hora do Brasil, no Fantastico, no Kajuru e até no “Spoooorts Center’ com o Amigao e o meu idolo e guru, Anterao, my friiiiendiii! Até a Dilminha faria pronunciamento na midia, secundada por alguns dos 300 picaretas das tribunas do planalto!

  30. leonardo sampaio disse:

    é massa na stock jaja rsrsrsrsrs, e nao vai ser pilotando e sim entregando as quentinhas kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  31. Fabio disse:

    Deixa eu adivinhar: Nenhuma viuvinha vai aparecer pra cobrar uma análise detalhada do desempenho do Bruno hoje,acertei? rs

  32. Sergio Silva disse:

    Maldonado é pole! Viva la Revolución!

  33. Costa disse:

    Maldonado, Grosjean, Perez no top 5 da F1? Deve ser a tal classe C!

  34. LUZ PRATA disse:

    boa tarde Gomes e galera.

    + 1 Erro da Mclarem com o Mehor Disparado do Grid…LEWIS…ele com seu Talento…Braço…Coragem…da um SHOW de Pilotagem …..muita Sacanagem ele ter de largar em Ultimo…+ o regulamento diz isto….entao amanha e Pular no pescoço da galera como uma Pantera Negra !!!! se nao o atrapalharem nos pits ele chega-ra ainda na frente do Butao…quanto as minhas Flechas de Prata Factory…comtinua tudo =….os Pilotos nao tem BRAÇO para Honrar a Estrela de 3 Pontas….carro ta sobrando …+ essa Duplinha nao esta a Altura do TEAM…quanto ao erro do Bruno Senna…Normal para um Estreante…+ a tabela de classificaçao dos Pilotos Mostra seu Valor…fico Feliz de ver a historica Williams largando na Ponta de Novo…vamos Ver se o Pastor Malvado tem Moral para Andar Bem na Ponta…eu o acho muito Inconstante…nao parece ao meu ver ter uma Tocada Segura…+ veremos amanha…agora esses pneuzinhos que derretem em POUQUISSIMAS voltas e RIDICULO…simplesmente ABSURDO na categoria TOP do Automobilismo vc ter que economizar pneus ????? nao poder imprimir uma Balada Forte Hora Alguma ????? precisam rever este ESTUPIDO regulamento PRA ONTEM ….quanto ao Massa e seu 147 b…ta phoda…pede pra sair MASSA…chega de pagar Mico…vai curtir $$$ o que vc ja ganhou meu querido !!!! valeu.

  35. rapahel disse:

    Puta merda, você não desencana em relação ao Senna, hein. Tudo bem que a Globo e Galvão Bueno exageraram no endeusamento dele, o cara era humano, tinha defeitos, lógico, mas você coloca como se ele fosse o que fosse só por isso. Acorda, meu! Senna era a única coisa boa que aquele Brasil fudido dos anos oitenta tinha, era mais que um atleta, isso é que o fez um mito. Aliás, por que o Senna sempre ganha enquetes de melhor piloto mundo afora, sem Globo e Galvão pra influir? Na verdade, o que te incomoda mesmo no Senna é que ele era muito conservador, como vc mesmo já escreveu, algo imperdoável para um comunista e ”progressista” como você (te peguei?). Globo e Galvão que vão à merda, o Senna não precisa deles para ter sua grande história.

    • Flavete Troiano disse:

      Tipo assim. Vc está errado e o Flávio está certo.

    • Fabiano Lacerda disse:

      Putz,que cara mais infeliz…

    • Roberto Mota disse:

      Uia…mais uma mente torneada pelo “padrão globo de qualidade”???

    • Roberto disse:

      Cara, eu concordo com você. Eu gosto do Flávio Gomes, ele tem uma visão humanista do mundo, percebi isso em vários posts dele em assuntos não ligados a veículos, e mesmo em alguns relacionados com automobilismo. Mas ele “pega muito no pé” do Senna, é impressionante. Desde um post da morte dos dezoito anos de Senna, ele vem alfinetando o cara aqui e ali, além do que já falava antes. Senna foi normal como ser humano, mas como esportista era diferente e se tornou um mito. Não adianta ficar repetindo que ele era uma pessoa normal, de carne e osso, com erros… Não foi isso que pessoas do mundo inteiro levaram em consideração para torná-lo mito. Virou mito pela idealização dessas pessoas, de que era um cara diferente, extraordinário. Mito não é realidade, é parte da realidade, mas idealizada. Era carismático, e unia o carisma e o marketing a um talento excepcional, fora do normal. E como morreu na pista, liderando uma corrida, acabou sendo endeusado por muitos. Não é preciso concordar com o endeusamento do cara, óbvio. Mas “pegar tanto no pé” também é desnecessário. Eu achava que o Senna às vezes era meio midiático, dramático em excesso. As posições da vida pessoal dele também não me agradavam. Eu o achava conservador também, “direitista”. As mulheres que ele namorou, Xuxa e Galisteu, eram “pra lá” de chatas e vazias. Mas paradoxalmente, o Senna me agravada pela concentração, pelo olhar focado em um objetivo, e pelo enorme talento. Gosto muito do Piquet também, mas acho Senna superior. Por exemplo, a tal ultrapassagem fantástica de Piquet sobre o Senna, realmente foi a maior de todos os tempos. Mas só um cara fora de série como Senna para “forçar” Piquet a usar sua enorme competência e talento e fazer uma ultrapassagem como aquela. Era tudo ou nada para passar Senna, e ele passou. Mas Senna teve méritos no episódio. Enfim, para cada cara que odeia ele, deve haver uns dez que o admiram. Abraço a todos.

      • LUZ PRATA disse:

        assino embaixo…viva o ET SENNA,,,valeu.

      • Português disse:

        “morreu na pista, liderando uma corrida…”

        Não foi bem assim.
        Ele estava tentando chegar num carrinho azul, na época pilotado por um outro futuro mito que estava começando a deixá-lo prá trás.
        Era a Benetton do Schumacher que estava na frente.

      • Roberto disse:

        Não, Senna estava na frente em Ímola. Mas eu não quis dizer que, se Senna estivesse atrás, isso não o teria tornado um herói. Só citei como detalhe “emblemático”. O carro da Williams não estava bem no início do campeonato de1994, e Senna estava meio que “levando no braço”. Mais ou menos como Alonso tem feito hoje em dia com a Ferrari. Senna em 1994 fez três poles e abandonou as duas primeiras corridas: errou em interlagos tentando alcançar Schumacher, que por sua vez o tinha ultrapassado nos boxes; e na Austrália, onde foi tirado da prova na largada pelo Mika Hakkinen. Em 1993, Senna fez um dos melhores campeonatos dele (Senna). Como estaria ficando para trás por causa de alguns meses (fim de 1993, início de 1994)? Não faz sentido isso. Gostar do Schumaher é uma coisa, mas apontar que ele estava começando a deixar Senna para trás é outra. Então Alonso é que deixou Schumacher para trás? Ora, Alonso é um piloto excepcional, como Schumacher e Senna. Mas os momentos eram diferentes, e os carros também. Abraço.

  36. Timming f1 disse:

    Ferrari + GP da Espanha + Alonso na 1fila = Punição a Lewis.

  37. Marcelo disse:

    Flávio você esta sendo injusto com o MAssa.Pra mim ele e um excelente piloto.
    O problema e que o Alonso e o melhor piloto disparado da atualidade.
    Coloca9o MAssa na Lotus e te garanto que pelo menos uma polé ele vai fazer.

  38. Fernando Cruz disse:

    Espero que Maldonado possa ganhar a corrida e mostrar de uma forma ainda mais evidente (e de uma vez por todas) a demagogia daqueles que acham que certos pilotos só lá estão porque têm grandes patrocínios. Não tem a ver com ser brasileiro ou não, muita gente também já criticou o Bruno pelas mesmas razões e esses também não passam de demagogos. Foi pena o Bruno, com temperaturas mais baixas estaria ao nível de Maldonado nesta pista, tenho a certeza. Talvez um pouco atrás, mas muito pouco. Falhar o FP1 não ajuda e o tráfego na primeira tentativa no Q1 estragou tudo. Com o calor também está a sofrer um pouco com os macios. Maldonado é forte aqui, na GP2 em 2008 fez a Pole e o Bruno foi apenas 4.º na qualificação. O ano passado foi ao Q3 com um Williams fraco. Pode ser que no Mónaco seja o Bruno a brilhar, aí não tem o problema de perder o FP1 para dar lugar ao Bottas.

    • Fernando Cruz disse:

      Mas atenção que o Maldonado também é muito forte no Mónaco, portanto não é fácil batê-lo. O Bruno já brilha se ficar na primeira ou segunda fila da grelha, assim o Williams o permita, mesmo que o venezuelano fique na frente dele, como ficou na GP2 em 2008 naquela corrida que o Bruno venceu.

  39. gilles disse:

    Em Tempo: Pastor “pole”, tem algum tio por ai p. da vida, ver o companheiro de equipe em primeiro e o sobrinho um pouco mais atraz. Abraços.

  40. fabricyo disse:

    Hamilton é um fanfarão… foi desclassificado. Vai largar em último! Pena porque gosto do estilo dele queria que houvesse mais desse tipo na F1 de hoje.

  41. EduardoRS disse:

    Eu acho ridículo essa história de economizar penau pra corrida. Ao invés de obrigar todo mundo a andar (daria confusão se algum carro tivesse problema mecânico), deveriam é disponibilizar jogos de pneu especificamente pra classificação. Tipo, 3 jogos novos pra cara um usar no treino. Se quiser fazer mais do que 3 tentativas, usa um dos pneus de corrida. Daí encoraja todos a buscarem uma boa volta.

    Sobre o Bruno, ele fez algumas boas provas esse ano, mas esse fim de semana não é dele, tá feio, mas ainda está em observação. Já o Massa passou da observação faz tempo, pois há DOIS ANOS ele toma meio segundo ou mais do Alonso, todos os fins de semana, com uma ou outra exceção. Dá até vergonha alheia. Já falei depois da primeira corrida que ele não dura até o GP de Monza, e ainda aposto nisso.

  42. Ritter disse:

    A minutos atrás, Hamilton desclassificado e Maldonado em P1. Alguém viu?

  43. Fabio Pedroso disse:

    Analisando esse tema de pneus, acho que seria melhor se houvesse mais de um fabricante competindo.

  44. Francisco Libânio disse:

    Anti-sennista, petralha, comuna, castrista, bolivariano, herege, ateu, traidor da Pátria… e assim nosso grande Gomes vai sendo visto pela patuleia pacheca que não entende picas de leitura. Senninha e Massa são decepcionantes. Não dá pra esperar nada do automobilismo brazuca. Se Razia e Nasr despontassem poderiam ser esperanças, mas se eles não pontuassem nas primeiras duas corridas, povinho ia meter o pau.

  45. Dionisio disse:

    O Perez também esta fazendo uma ótima temporada.

  46. Bruno Dutra disse:

    Hamilton desclassificado da Q3… Maldonado pole!!!

  47. gilles disse:

    Flavio, Perez ou Button, quem economizar pneus ganha, e so o Massa e o Bruno, ligarem o taximetro para chegar ao final, quem sabe, podem marcar uns pontinhos, triste fim para o nosso automobilismo, vamos aguardar a turma da GP2 chegar a F1 para ver se as coisas melhoram.Abraços.

  48. Antonio Carlos disse:

    E agora com Maldanado na pole?

Deixe uma resposta para Emerson Correia Cancelar resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>