MENU

sábado, 12 de maio de 2012 - 10:54F-1

HISPÂNICAS (2)

SÃO PAULO (Chávez na cabeça) – Imagino se fosse o Bruno na primeira fila. Meio “Jornal Nacional” para ele, mais meio para lembrar do tio.

Feita a maldade. Aqui em Interlagos a gente fala muita maldade.

Mas sejamos francos: que baita resultado de Maldonado. É o que sempre digo. Há pagantes e pagantes. Muito piloto que, ao longo da história, desembolsa uns cobres para correr e não dá em nada. E outros que valem o investimento. Da turma atual, Grosjean e Pastor são dois deles. Para não falar de Pérez, encaminhadíssimo para a Ferrari em 2013.

Digo isso porque Maldonado costuma ser malhado por estas bandas. É o Chávez, é a PDVSA, onde já se viu? Típica bobagem pachequista, já que Bruno também entrou na Williams com grana de patrocínios, assim como esse menino finlandês, Bottas, está chegando com grana forte da Finlândia e deve ser titular no ano que vem. A Venezuela vem investindo forte em automobilismo, via PDVSA. Quando tiverem paciência, deem uma olhada na quantidade de pilotos do país correndo de tudo por aí.

De qualquer forma, para não dizer que pego no pé de alguém, metade do “Jornal Nacional” da TV venezuelana hoje vai ser do Maldonado. A outra metade será ocupada pelo telegrama que Fidel está escrevendo.

Mas não se trata de crucificar ninguém, apenas constatar que a fase brasileira na F-1 é de fato opaca como há muito. Bruno ficou no Q1. Na sua última tentativa, rodou. Estava sem pneus, disse. É um resultado particularmente ruim quando se olha para o desempenho do venezuelano durante todo o fim de semana. Maldonado já havia andado bem no último treino livre e liderou o Q2. Chegou a ficar na pole por alguns instantes, ao superar Alonso, até todos serem batidos por Hamilton, que enfiou mais de meio segundo no bolivariano.

E chegamos a Fernandinho, El Fodón de las Astúrias. Terceiro no grid com esse carro é quase um milagre. Olhemos para Felipe, agora: 17°, o último do Q2. E aí se tem a exata noção da diferença entre os pilotos, de como Massa está mal e só piora, de como a situação verde-amarela está black e nada beautiful. Os dois brasileiros dividem a nona fila. Seus parceiros estão em segundo e terceiro.

De novo, não se trata de pendurar ninguém em cruz alguma que porventura tenha sobrado no Monte Gólgota, mas de constatar que o protagonismo de outrora simplesmente está extinto. As estrelas são outras.

Hamilton fez sua terceira pole no ano e 22ª na carreira. A McLaren teve um dia esquisito, com Button ficando no Q2, talvez a maior surpresa do sábado entre os pilotos das equipes de ponta. A Red Bull também tem explicações a dar, depois de bons testes em Mugello e da liderança de Vettel no último treino livre. No Q3, o alemãozinho saiu dos boxes e voltou sem fechar volta. Aguardemos o que tem a dizer. Webber, como Button, ficou no Q2. Ambos podem se consolar por terem guardado alguns pneuzinhos macios para a corrida.

Assim, de lógica, mesmo, o grid de Barcelona teve Lewis na pole e os dois pilotos da Lotus mais ou menos onde se esperava que estivessem, quarto (Grosjean) e quinto (Raikkonen). Pérez em sexto e Rosberg em sétimo fecharam o grupo dos que gastaram pneus no Q3. Schumacher e Kobayashi nem saíram dos boxes — o japonês, na verdade, nem voltou depois do Q2. E Sebastian também ficou sem tempo. Isso, realmente, precisa mudar. A FIA deveria obrigar todo mundo a fechar ao menos uma volta. É algo que será discutido para o regulamento do ano que vem. Schumacher não anda no Q3 por princípios, quase. É um dos mais ferozes críticos da dependência exagerada dos pneus, da maneira como eles condicionam o estilo de pilotagem de cada um. Virou corrida de economia de borracha, não de carro no limite contra carro no outro limite. É a opinião dele, da qual não compactuo 100%, mas é preciso levar em conta qualque análise que parta de um heptacampeão mundial.

Hamilton virou 1min21s707 para cravar a 150ª pole da história da McLaren, melhor tempo disparado do fim de semana. Maldonado chegou a andar mais rápido no Q2 do que no Q3, mas não faria muita diferença. O venezuelano não deve ser considerado candidato a pódio, apesar da inédita primeira fila (sua melhor posição de largada fora um sétimo em Silverstone no ano passado). O ritmo de corrida dele e da Williams não é das coisas mais sólidas da F-1 atual, mas se ele não fizer nenhuma bobagem, pode pensar em terminar entre os seis primeiros. O pódio está mais para os dois da Lotus, com alguma chance para Alonso — que precisa contar com alguns azares dos adversários, porque em condições normais leva até da Red Bull.

A estratégia de pneus vai ser decisiva amanhã. Os duros serão usados o mínimo possível, porque seu rendimento é muito pior que o da borracha macia. Esta, por sua vez, gasta que é uma beleza. Ano passado, Vettel venceu com quatro paradas numa corrida que teve 77 pit stops. Vai ser parecido.

Daqui a pouco a gente volta.

147 comentários

  1. André Miranda disse:

    Miltinho dançou, é a Macladra véia de guerra…

  2. Hugo Chaves "clone" disse:

    Lewis tiene que ser castigado este muchacho ROBAR Maldonado, puse un montón de dinero en que la F1 mierda. Maldonado tiene que ser polo, y Lewis tiene que ser castigado en el Paredón! En la FIA tiene mucho Inglés, que es TIRAR-BAG EE.UU.!

    Obama dejó en claro que el rollo, esta llamando a la FIA que requieren polos Lewis (Obama es un fan de Lewis), y por lo tanto queremos hacer daño a Maldonado y todas las naciones de Venezuela.

    Google tradutor:
    Lewis tem que ser punido esta ROUBANDO menino Maldonado, coloquei um monte de dinheiro nessa BOST… de F1. Maldonado tem que ser pole, e Lewis tem que ser punido no Paredón! Na FIA tem muito inglês, que é PUXA-SACO do USA!!!

    Evidente que Obama entrou no rolo, esta ligando pra FIA exigindo pole de Lewis(Obama é fãn de Lewis), e com isso quer prejudicar Maldonado e toda nação da Venezuela.

  3. jose Otavio disse:

    O Brasil não tem piloto de F1 precisamos de um que seja valente,

  4. Francisco M disse:

    O Maldonado é fera, deu um suor no Barrica ano passado… O problema dos pneus amarelos é a durabilidade, estou torcendo pra 60 graus no asfalto, lol… Primeiro stint 7 a 9 voltas. O Alonso é foda!

  5. Leandro Pinheiro disse:

    Parece que o Hamilton vai perder a pole por não ter levado o carro de volta aos boxes no final do treino. Será que o Maldonado herda a pole?

  6. Sanzio disse:

    Flavio, rolarão algumas linhas sobre os 70 anos do Frank Williams, comemorados hoje? É data cheia… ;-)

  7. Eduardo disse:

    Massa…. você já é um homem rico….. tenha um pouco de respeito pela historia vencedora do automobilismo brasileiro… respeite a bandeira do nosso país…. ou seja… Pare de Correr e envergonhar nossa nação !!!!!!

    • Fabiano Lacerda disse:

      Que cagada eu devo ter feito em vidas passadas pra nascer no mesmo país que um boçal como você? Me diz aí. Observem aonde esse povinho de mierda deposita seu “patriotismo”…

  8. Pedro disse:

    Eu acho o Bruno melhor que o Maldonado. E acredito que a Williams deva ter conseguido colocar algumas modificações apenas no carro do venezuelano (onde está a maior parte da grana da equipe), até por que de uma corrida para outra a diferença entre os dois ser dessa maneira gigantesca não tem sentido. Já com o Massa, faz tempo que ele está tomando um couro do Alonso e penso eu que este é o último ano dele na F-1.

  9. Mário disse:

    Eu não tenho pq ficar torcendo contra os brasileiros… só acho que o Galvão deveria parar com esse entusiasmo todo “de mentirinha” pelos brasileiros, quando transmite.

  10. gustavo disse:

    Grande parte do problema atual do automobilismo brasileiro, principalmente na F-1, reside nestes “formadores de opinião” totalmente parciais, seja para exaltar de forma absurda os feitos medianos de pilotos brasileiros, como também os falsos jornalistas que só sabem meter o malho nos pilotos brasileiros. Se os pilotos brasileiros não estiverem mais na fórmula 1, vocês vão viver do quê? Fórmula indy? stock car? DTM? Vão comentar futebol e vôlei? Não façam isso!!!! AÍ vocês vão falar que o zico foi um jogador ruim, pelé não teve concorrência, e outras coisas a mais. Pelo amor de Deus, pára de puxar o saco do fernando alonso e babar o ovo do schumacher. Ele te paga quanto para ficar falando bem dele? este mesmo alonso não bateu o hamilton em 2007.

    • Franco Nasc disse:

      Contra fatos não há argumentos, alias contra os números não há argumentos

    • Fabio disse:

      A inveja que os brasileirinhos nutrem de esportistas de elite dos outros países é uma das coisas mais hilárias dos últimos tempos.

      Mas fala sério,gustavo,teu bofe te largou? Por isso o chilique? rs

    • Filipe disse:

      Não bateu porque o titio Ron Dennis roubou descaradamente pro Hamilton ganhar! Tanto é que nas ultimas corridas do ano tinham até fiscais no box da McLaren para que os mecânicos não usassem de nenhum artifício pra prejudicar o Alonso! E mesmo assim os dois terminaram empatadas em número de ponto e o Hamilton ainda levou um passão e uma fechada do Alonso no Brasil que esqueceu até como mudava as marchas! HAHAHA!

  11. Roberto Vieira disse:

    Flávio, admiro demais seu trabalho, sempre consciente e analítico..e justo…rs..
    Acho que seria hora de vc tomar uma atitude que toda cronica esportiva deveria tomar: admitir que nosso querido Massa, não é, não foi e nunca será um grande piloto. Chega de justificativas, desculpas, e demais subterfúgios. Piloto de fórmula tivemos cinco: Chico Landi, Fittipaldi, Pace, Piquet e Senna. Os outros foram esforçados, tentaram mas não conseguiram.
    Deixem o menino em paz…acho que o esquecimento seria a melhor forma de respeitá-lo, e não ficar ouvindo suas desculpas esfarrapadas. Deixem que o final de carreira dele seja digno, não tentando fazer dele o herói que nunca foi.
    Abraço e parabens novamente pelo seu excelente trabalho.

  12. MARCO ANTONIO disse:

    MASSA sempre foi rápido e inconsistente. Em 2008 conseguiu adquirir consistência, mas não ganhou o título. Depois do acidente, nem rápido ele consegue ser. Na F-1, a mente é o que mais importa e a dele é fraca.

  13. Diego MG disse:

    Nossa Flavio muda essa foto do Hispanias, da vontade de vomitar. No resto, concordo contigo.
    Ma fase do Brasil e querem elevar o Nasr a salvador da patria.

  14. Erick Breder disse:

    Pois é… concordo com muitas das suas colocações aqui no blog… mas muito dificil entender algumas colocações não suas, mas de vários jornalistas do automobilismo (vários daqui do grande prêmio, inclusive).
    No dia da “cagada” de Maldonado, ao bater no muro, na disputa com o Alonso, todo mundo colocou em “cheque” a capacidade de Maldonado… e é isso mesmo… todo mundo.
    Agora, com um segundo lugar dele (brilhante, por sinal), o cara virou o melhor pagante dos últimos tempos da última semana…
    Vale lembrar, que Bruno tem mais pontos que Maldonado no campeonato, e que tem feito um campeonato bom, se tratando de Williams. Não to defendendo o Bruno, mas assim como o Maldonado bateu no muro, na Austrália, hoje Bruno Senna errou e amargou um péssimo lugar no grid.
    Mas nada que faça do Maldonado melhor disparado do que Bruno ou o contrário.
    Creio que Bruno deve estar muito chateado, até mesmo, porque a Williams surpreendeu. Mas acredito que tenha que ficar contente, pois o carro parece bom, e na F1 atual, isso é mais do que importante, é fundamental.
    Agora fora isso, a questão dos pneus está pegando muito para os times. Ou alguém acha normal também, quando se olha para a McLaren, termos Hamilton fazendo a pole com 0,5s de vantagem pro segundo colocado, e o Button fora do Q3, largando em 11º???
    E Vettel que liderou várias seções, largando em 8º (optando por economizar pneus) e Webber estranhamente em 12º…
    A pirelli foi muita agressiva em “pular” um pneu, trazendo compostos muito diferentes em durabilidade e performance.

  15. jonathan azevedo disse:

    flavinho…flavinho…quanta maldade nesse seu coraçãozinho!!! mas tem coisas que eu não consigo entender:preferem enaltecer o feito do Maldonado,mas se esquecem que o Bruno esta na frente na classificação…e eu acho que é isso que importa (os pontos),ou não? só se inventaram um campeonato de posições de classificação e eu não estou sabendo.

  16. Wadelcro disse:

    Viu o que o seu quase xará postou?

    Hamilton pode perder a pole. Ele tinha menos gasolina no tanque do que o necessário para a vistoria da FIA. A McLaren admitiu o problema, mas alegou problema técnica. A intenção é conseguir emplacar um “motivo de força maior”.

    São grandes as chances de Maldonado herdar a ponta do grid. A decisão deve sair em breve.

    Estamos acompanhando…

    (Atualizando: ele não levou o carro até o parc fermé porque, se o fizesse, teria menos do que o 1 litro exigido pela regra. Tinha 1,3 litro ao parar. E uma “in lap” consome 2 litros. Ou seja, se chegasse até o fim, seria punido. Problema técnico ou migué? É isso que está sendo debatido. Acho que ele vai dançar…)

  17. Rafael Chinini disse:

    uma mensagem seguida da outra, mas vamos lá.

    pra resolver o problema dos pneus é simples, é só dizer que quem não fizer volta no Q3, tem que largar com pneu que usou no Q2

  18. Murilo disse:

    E o Button??
    Altos e Baixos nestas 5 corridas.
    Ganhou na Australia
    Bateu no KartKiam na Malasya
    Chegou em segundo na China
    Quebrou no Bahrein
    E agora na Espanha ficou no Q2 em 11º, não se adaptou as novas mudanças do carro e, caso não chova amanhã, deverá fazer uma corrida bem dificil já que os pneus macios estão se desgastando muito rapido e os duros, no carro da Mclaren, não estão chegando na temperatura ideal de trabalho facilmente.
    No grid ele tem a frente o Kobayashi, o Schumacher e o Vettel.
    Ao lado tá o Webber e atras o Paul di Resta.

    Reza pra chover Button.

  19. Rafael Chinini disse:

    tem piloto que é TÃO bom que se adapta a qualquer tipo de pneu, regra etc…no caso , Alonso.

    Sou fã do Schumacher, e até concordo com ele sim, todos deviam ter o carro no limite, e não o contrário…mas..olha só quem está reclamando, o cara que era REI da estratégia quando foi campeão…combustivel podia economizar pra passar todo mundo nos boxes, agora não pode pq é pneu?! hehehe…o mundo da voltas

  20. Mil Novecentos e Antigamente disse:

    Como já disse alguém por aí num comentário muito inspirado, “Maldonado é o nosso Pastor e emoções não nos faltarão”! Ele tem o que os italianos chamam de “GRINTA”, que em Português se pode traduzir por “GANA”, “RAÇA”. Ninguém ganha em Mônaco, em qualquer que seja a categoria, se não tiver talento, já dizia Stewart. E Maldonado ganhou lá, na GP 2, com autoridade, as pessoas se esquecem disso. Olha ele aí na primeira fila, ao lado de Lewis (a despeito de Whitmarsh). Aliás, esta primeira fila p/o GP de Barcelona está impecável. . .Pena que o campeonato não seja de pilotos, e sim de poupadores de pneus! O problema é esses pneus resistirem à fúria sagrada de Hamilton e Maldonado.

  21. Franco disse:

    Vettel não saiu dos boxes no Q3, estava quase sem pneus, Fabio me responda uma coisa o Vettel quando faz pole é o carro quando é o Hamilton é o piloto, será que isto é uma ansia dos torcedores do anglo saxão de se auto afirmaram?

  22. Pedro Jungbluth disse:

    “piloto pagante” é o piloto que desembolsa do dinheiro dele pra correr. Quem consegue patrocínio pra correr não é piloto pagante, é piloto como qualquer outro, pois TODOS na F1 atual contam com patrocínio. Se esse patrocínio é direto ao time, é condicionado a uma contratação, etc, é outra coisa.
    Maldonado e Perez nao colocam um centavo deles na F1, então não são pagantes.

  23. Rodrigo monassa disse:

    que massa ja saiu da ferrari ninguem vai discordar. a questao é: massa tem cacife rpa ir pra Indy ano que vem? ou vai correr com o cacá gado bueno de bolha?

  24. Gustavo disse:

    Acho que se o Bruno não der outra sorte de fazer uma corrida com um ótimo resultado (e se o
    o Maldonado chegar entre os três primeiros), o Frank vai dar uma ligada pro Barrica.
    E tem mais! Com esse carro aí, fica fácil para a Williams arrumar patrocínio.

  25. Timming f1 disse:

    Flavio, como amante de F1, estou vendo a temporada dos sonhos em termos de competitividade. Até ano passado tinha 03 equipes no máximo brigando. 2012 êh diferente, 09 equipes separadas por menos de 01 segundo. Amanha sera outra corridaca sem favoritos. Apostaria da seguinte forma: se o tempo tiver seco, briga forte entre Lewis e Kimi com Grosjean correndo pela equipe. Se chover, loteria total. Mas aí vou do animal Alonso, de Vettel rei do molhado e de perez. Show flavio. To alucinado por F1.

  26. A manchete deveria ser ” Brasil passa vergonha”Na F1..

  27. Me resumo a comentar sobre os brasileiros…
    Hoje foi um basta para massa deveria pedir pra cagar e sair…..
    Bruno tremeu amarelou no bom portuques que Eu escrevo mal,
    bom em fim.. O engeiro de Bruno falou no radio dele no Q2 Bruno o maldonado tem o melhor tempo
    acelera ai garoto =Errou rodou e casa caiu, e sem falar que o botas emviou as botas no
    bruno na sexta……

  28. hramer PVT disse:

    Excelente classificação do Lewis, volta sensacional, fico imaginando se fosse qualquer outro piloto que tivesse feito essa voltassa o que o Galvão aprontaria, fosse o Fétel ele gritaria “GÊNIO, GÊNIO” fosse Janson orgasmos multiplos e sairia falando que Lewis precisa urgente de um psicólogo, fosse Schumacher “ELE TIROU COELHO DA CARTOLA”, fosse Alonso “DON FERNANDO DE LAS ASTURIAS É O MELHOR DO MUNDO, SÓ ISSO AMIGO”, essa pataquada ele adotou pra aliviar a surra de cinto que o Zaca vem tomando a 3 anos rsrs, bom mas como foi Lewis o autor da obra de arte ele mal comentou o fato, limitou se a narrar normalmente como se nada tivesse acontecendo, elogiou muito mais Alonso e Maldonado do que Lewis…
    .
    Desculpem o desabafo mas eu tenho nojo desse racista…
    .
    Decepções ficou por conta de Janson e Fétel…
    .
    hramer.

  29. Henriique disse:

    Tecla SAP por favor!

  30. Mario Bematech disse:

    É só ver a classificação do campeonato, o cara faz um segundo lugar e vira o melhor, fala sério! Leão de treino da cheio por ai.

  31. Roger99 disse:

    Ta certo que com os carros que têm. Button e Webber deveriam ter ido para o Q3, mas vou mais ou menos defender eles e um pouco o Schumacher que se salvou no finalzinho, e por pouco.
    O Q2 foi apertadíssimo, não me lembro de ver números tão próximos assim por um bom tempo, e acho que sequer vimos isso com esta quantidade de pilotos. Do Raikkonen (5º no Q2) ao Webber (12º no Q2), foram apenas 121 milésimos!!!! Entre Rosberg E Vettel, apenas 002! Vejam Só:
    1 – Maldonado 22″ 105
    2 – Hamilton 22″ 465
    3 – Grosjean 22″ 667
    4 – Perez 22″ 773
    5 – Raikkonen 22″ 856
    6 – Alonso 22″ 862
    7 – Rosberg 22″ 882
    8 – Vettel 22″ 884
    9 – Kobayashi 22″ 897
    10 – Schumacher 22″ 904
    11 – Button 22″ 944
    12 – Webber 22″ 977

    Todo mundo andando muito parecido.

  32. Alan Ruggero disse:

    Sobre os pilotos pagantes que valem alguma coisa, devemos lembrar do Hulkenberg, que andou muito bem em 2010 e, pelos bons treinos na temporada passada, acabou sendo efetivado como titular na Force India.

    Já em relação ao pilotos brasileiros, não acho que devemos nos ater a apenas uma etapa para comparar a situação do Bruno em relação ao Maldonado. Ok, o placar está 3X1 para o venezuelano em treinos classificatórios. Mas o Bruno tem 14 pontos no mundial, contra apenas 4 do Maldonado. Isso vale muito mais. Ou não?

    Para o Button, que larga apenas em 11º, enquanto o Hamilton é pole, é apenas uma surpresa desagradável?

    Agora o Felipe não tem jeito. Esse ambiente não é para ele. Já deu o que tinha que dar. Precisa pensar em alguma coisa para fazer no ano que vem, já que dificilmente continuará na F1. Nas equipes grandes não há vaga e nas médias tem que levar grana, algo que ele mostrou ser totalmente contra no ano passado.

  33. Maldonado é a Revolução Bolivariana na F1! rsrs

  34. Carlos Pereira disse:

    Gomes, depois do acidente do Massa, não se pode exigir que o cara volte ao seu máximo de pilotagem. Mas também, a realidade é que a diferença está gritante. Acho que há uma grande culpa da nossa escrota CBA, que há anos não produz um projeto e uma politica eficiente para criar e desenvolver pilotos de maneira séria e responsável. Em pouco tempo, estaremos vendo grids de competições sem nenhum nome brasileiro com condições de lutar por títulos ou vitorias. Triste. Muito triste essa joça de CBA. E sim, temos que aplaudir o alto nível de pilotagem de Alonso, Hamilton, Vettel e companhia. Fernandinho é bom mesmo. Independente de ele ser espanhol, alemão, japonês ou o raio que o parta. É excelente piloto. E concordo com “carro no limite contra carro no outro limite”. Acho que automobilismo de alto nível, deveria ir nesse caminho…

  35. Jader disse:

    O mal é danado!
    Nossa, essa foi de uma originalidade ímpar.
    :-P

  36. Marcelo disse:

    “Fiasco nacional na Formula 1, mas o Brasil faz muito tempo que não apita nada no mundial”

    Maldonado em 2° com Bruno em 18°, e Alonso 3° com Massa em 17°, os brasileiros apenas a frente das nanicas Caterham, Marussia e HRT? O que será que o Rubinho ia dizer dessa situação entre Alonso sempre lá na frente com Massa sempre lá atrás? Ele passou por isso em 00/01/02/03/04/05/06/07 e também 09, podia dar seu palpite ele sempre foi expert em tomar SURRA de companheiro de equipe. Rubinho também só bateu em “bebado” na F1, quando teve que mostar que era pelo menos bom o suficiente para ser campeão em 09, fracassou…e Button que era considerado “mediano” só tinha uma vitória até 08.

    Essa classificação na Espanha foi um verdadeiro TAPA NA CARA do boca de balde do Galvão, ele adora destacar a disputa entre Schumacher e Rosberg, mas em classificação tem gente muuuuito pior em 2012.

    Batalha de grid em 2012:

    Fernando Alonso 5 x 0 Felipe Massa(e aí Galvão?)
    Pastor Maldonado 4 x 1 Bruno Senna(e aí Galvão?)
    Michael Schumacher 2 x 3 Nico Rosberg
    Mark Webber 3 x 2 Sebastian Vettel
    Lewis Hamilton 4 x 1 Jenson Button
    Romain Grosjean 4 x 1 Kimi Raikkonen
    Paul di Resta 4 x 1 Nico Hulkenberg
    Kamui Kobayashi 2 x 3 Sergio Pérez
    Daniel Ricciardo 4 x 1 Jean-Éric Vergne
    Heikki Kovalainen 4 x 1 Vitaly Petrov
    Timo Glock 3 x 2 Charles Pic
    Pedro de la Rosa 5 x 0 Narain Karthikeyan

    Vou torcer para o Maldonado fazer uma grande corrida, ele esta merecendo um ótimo resultado a muito tempo, seria uma bela resposta ao arrogante/prepotente/chato/burro do Galvão!

    Fernando Alonso 5 x 0 Felipe Massa?
    Pastor Maldonado 4 x 1 Bruno Senna?

    Cala Boca Galvão!!!

    Na batalha de Grid o Felipe esta muito pior que o velho alemão, pra pagar 15 milhões para o Massa melhor pagar para Schumacher, pelo menos a Mercedes evoluiu com o trabalho do alemão(o homem pelo menos tem atitude exige troca de staff técnico, e isso faz muito diferença pra melhorar o carro. Quanto da pole e vitória de Rosberg tem o “dedo” do trabalho de Schumacher?). Lembrando que em 2012 a magra pontuação do Schummy aconteceu por coisas que fogem a seu controle:

    1)Quebra de câmbio na Austrália, 2)Tempo perdido após ser tocado por Romain Grosjean e rodar na Malásia, 3)Abandono por uma roda não fixada num pitstop na China. Assim fica complicado Schumacher disputar com Rosberg(sem tirar o mérito de Nico em 2010/11), mas Schumacher melhorou muito ao volante desde 2011, dessa vez é a equipe quem esta devendo…se fosse o Rubinho no lugar do Schummy, já ia começar o “berreiro” na mídia…

    Bruno Senna que se cuide, na hora que o azar do Maldonado acabar ele toma a equipe pra ele! Dois resultados ruins seguidos vai colocar o sobrinho em xeque novamente, ainda mais se Maldonado for bem nesse GP!

    Quanto a Venezuela investir forte em automobilismo, via PDVSA, é uma nação investindo em sua gente qual o problema?

    Brasil em geral se LIXA pra tudo, no esporte só que saber de FUTIBOR, em termos de esporte a motor o Brasil merece levar vários CHUTES NO TRASEIRO!

    Vamos ver o que o Jornal Nacional vai dizer da posição de Maldonado e Alonso lá na frente com os brazukas lá trás, foi surra e ponto final…Williams e Ferrari não tem carro pra fazer 2° e 3° no grid, foi pura competência…

  37. Renato Melo disse:

    O desempenho dos brasileiros foi de dar pena. Passaram vergonha. Torço para que um dia isso seja revertido, pois acho um tanto quanto chato assistir à corridas sem torcer para ninguém!

  38. gera disse:

    É o halali brasileiro.

  39. Luiz G disse:

    Tô começando a acreditar que Massa vai sair mesmo da Ferrari no fim do ano…

  40. Ricardo disse:

    Concordo mais discordando.
    Olhando para as posicoes de largada realmente o massa vai mal.
    Mais olhando os tempos de classificacao ate no finalzinho do q2 ele estava com o mesmo tempo do vetel, 1.22.444, ate que vetel deu mais uma volta e baixou mais um pouquinho.
    Talvez porque eu seja torcedor do massa, mais a ferrari virando o mesmo tempo da red bull do vetel…………?
    Ricardo

  41. Helio Tavares disse:

    Pachequismo Gringo pode então…

  42. Mano disse:

    Bom dia.

    Já virou rotina os brazucas irem mal na classificação … espero que ambos se recuperem !Bruno errou e Massa ficou longe do esperado … Ambos terão que recuperar terreno amanhã … O mesmo serve para Webber e Button.

    Sobre pilotos pagantes, esqueceram de mencionar o Perez, que conta com o apoio da Telmex, Claro (do bilionário Carlos Slim) e que vem se mostrando um piloto muito rápido e competente e o russo Vitaly Petrov, que de bom só tem o dinheiro vindo de Moscou …

    Sobre homenagens no JN da RGTV caso se o Bruno classificasse em 2º e sobre o Ayrton, totalmente irrelevante citar o que a emissora iria fazer … totalmente irrelevante de se comentar sobre … Já disse antes, há um grande ufanismo da RGTV em cima de tudo que leva as cores do nosso país, concordo e ponto ! Mas também uma grande corrente de bobagens contra a Globo, Galvão, Bandeirantes, Luciano Del Valle e etc (Argh!). Não que eu tenha procuração para defende-los, mas acho um grande exageiro …

    As corridas e os lances que elas proporcionam, como grandes ultrapassagens, bons desempenhos de pilotos não tão famosos e das feras, cassetadas, campeonatos competitvos, enfim, tudo o que o automobilismo proporciona é muito legal de comentar e debater … isso sim ! Rs

    Espero uma corrida bem movimentada amanhã e que os brasileiros melhorem, pois precisam para poder dar continuidade em suas carreiras na F-1 … Sem bons resultados fica dificil conseguir boas vagas …

    Abraço

  43. Felipe disse:

    “Da turma atual, Grosjean e Pastor estão nessa turma”. Tem lugar para o Perez nesse turma também?

    Aliás, quem investe na carreira do Kobayashi? A japonesada andou tirando bastante investimento do automobilismo de uns anos para cá.
    E na sauber predominavam os patrocínios que o Perez trouxe, até surgir essa do escudo do Chelsea aí. A NEC patrocina a Sauber também, mas dizer que eles “bancam” a carreira do Kobayashi é demais né.

  44. thiago disse:

    Chega a ser constrangedor o abismo entre o espanhol e o pilotinho brazuka…

  45. Williams Head disse:

    Go Williams! Go!

    O problema do Massa nao foi o acidente, foi o “Fernando is faster than you”

  46. Deco - SEP disse:

    Flavio, não tinha pensado mais acho que realmente a F1 virou “economia de pneus” é só observar o desempenho do Hamilton na classificação e corrida, com esses pneus os pilotos com estilo de pilotagem mais agressivos (que mais me agradam) são claramente prejudicados pois o seu estilo gera um maior desgaste de pneus apesar das trocas de posição constantes gostava mais quando os pilotos faziam mais diferença que os recursos e o “dopping do carro”.

    • Zé Fini disse:

      Também acho…duas coisas que eu eliminaria das regras atuais da F-1, seriam esse pneu-manteiga e essa asa móvel.

      No caso da asa, seria mais interessante que ela pudesse ser usada em todo circuito durante a corrida e que o piloto que estivesse à frente tbm pudesse usá-la para se defender da ultrapassagem.

  47. Müller disse:

    Desde a GP2 dizia que esse Maldonado é bom… mas todo mundo só falava no Di Grassi e no Nelsinho.

    Ok, os 2 brasileiros são bons também, mas quem está hoje numa “boa equipe” de F-1?

  48. andré frej disse:

    Só uma correção: creio que 2/3 do noticiário bolivariano da Venezuela seja reservado à leitura do telegrama de Fidel, FG.

    No mais, para quem acompanhou a transmissão da emissora oficial percebeu que o próprio Babão Bueno admitiu que “meio segundo” anda corriqeiramente meio segundo atrás de Alonso.

    A corrida de amanhã promete.

  49. Anisio Freire disse:

    O desempenho de Massa tem sido ridículo. É melhor que ele admita logo que a panca que levou na cabeça afetou os seus reflexos, do que ficar se arrastando na pista e inventando desculpas esfarrapadas para a diferença abissal de desempenho, quando comparado com Alonso.

    • thiago disse:

      q pancada q nd nunca foi piloto d ponta nao…

    • Luiz G disse:

      Anísio, Massa nunca foi páreo para Alonso. Ele disputou o título em 2008 (com grande competência) porque Alonso estava numa Renault que não andava.

      Se Alonso já estivesse na Ferrari, teria sido campeão em 2008 e massa seria terceiro naquela temporada.

    • BSL disse:

      Ele não pode sizer isso, pois perderá todo o apoio (se é que tem algum) e teria que abandonar a F1.

    • Daniel Vasconcelos disse:

      Discordo em parte. Tendo observado os momentos filmados de dentro do carro de Massa, foi possível notar um grande desequilíbrio do equipamento, exatamente como o de Senna. Muitas variações na estabilidade do carro. Diferente do carro de Alonso, que parecia flutuar no mesmo nível do solo o tempo todo. O do Massa e de Senna subiam e desciam o tempo todo. Isto não justifica, mas tira muito do que o piloto pode oferecer e apresentar na pista.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>