HISPÂNICAS (6)
SÃO PAULO (City campeão, Wiliams vence, Inglaterra dos milagres) – Massa, a exemplo de Bruno, teve no desempenho do companheiro em Barcelona um soco no estômago.
Alonso, segundo colocado, está na briga pelo título. Alguém duvida? Eu duvidava. Afinal, o carro é ruim. Ou, ao menos, foi bem ruinzinho nas quatro primeiras corridas do ano. Eles mesmos, os pilotos, diziam isso. Com todas as letras.
Agora, parece que não é tanto. Fernandinho lutou pela vitória no pau a pau, afinal de contas. Na classificação, foi o terceiro (largou em segundo porque Hamilton foi punido). Aos trancos, vai se virando. Se fosse tão ruim assim, não estaria ele na liderança do campeonato depois de um quarto do Mundial, cinco das 20 etapas.
O carro melhorou depois de Mugello. E se os outros são mais rápidos, não são tão mais rápidos assim. E nem sempre conseguem andar na frente de Alonso. Cometem erros, se atrapalham num pit stop, perdem posições no grid, está todo mundo fazendo merda a granel neste ano. Mercedes, Red Bull, Williams, McLaren, Lotus e Sauber, em algum momento desta temporada, foram bem melhores que a Ferrari. Mas, em outros, andaram atrás. Nunca todos andaram na frente do carrinho vermelho do asturiano ao mesmo tempo. E assim ele vai somando seus pontinhos. O fato é que este campeonato é um eletrocardiograma.
Talvez estejamos julgando a Ferrari equivocadamente, pelo desempenho de Massa. Que vem sendo muito ruim, cada vez pior. Hoje, de novo, só chegou na frente dos nanicos entre os que terminaram: Kovalainen, Petrov, Glock e De la Rosa. Aí não dá. OK, foi punido com um drive-through como Vettel, por não ter tirado o pé numa bandeira amarela. Mas Vettel terminou em sexto.
O que acontece com Massa, ninguém sabe. O que vai acontecer, infelizmente para ele, é evidente.
A questão agora é apenas saber quando.
acredito que ele chega ate o gp brasil, sua despedida…
Pachequismos a parte gostaria de saber o que realmente acontece com o Massa. Tudo bem que o Alonso é muito superior a ele. Mas a surra que ele está levando além de preocupante é esquisita demais. Acredito que nenhum piloto deste campeonato esteja num nível tão abaixo de seu companheiro quanto o Massa.
Aliás, gostaria de saber se esta situação já ocorreu outras vezes. Afinal o Massa pode não ser genial como o Alonso, mas até bem pouco tempo atrás fazia corridas bem decentes.
Ele não pode ter desaprendido da noite para o dia. Será que o problema foi a mola mesmo?
P.S.: Não tenho intenção de tecer nenhuma teoria conspiratória, quero apenas entender pois para um aficionado por F1 chega a ser deprimente ver um piloto passar por uma situação dessas, independente de ser brasileiro ou não.
O Massa, mesmo com asa aberta, foi ultrapassado pelo Button fácil. Será que passaria Alonso da mesma forma? Pra mim os carros não são iguais. Processo de fritura pura e simples.
Não vejo a hora do fim do ano chegar… Massa e Bruno na Stock, na distribuição de quentinhas no raio que os partam! Chega de tanto ufanismo nos canais da poderosa.
Flávio,
O Massa é como um bom jogador de futebol. Não tem o talento nato de um craque, mas compensa a falta de um dom maior com muito preparo físico e treino.
E esse está sendo o problema, pois sem treinar sua condição diminui e não consegue apresentar um bom trabalho.
Fernando Alonso é um monstro ao volante, um verdadeiro “ace”. Quem não vê isso deveria repensar sua audiência e, talvez, ir assistir cricket ou curling.
Todo o mais é convesa fiada. Se ele é chorão, se oprime os companheiros de equipe, se faz manobras em bastidores e demais assuntos eu deixo para a revista CARAS. O que importa é o que cabra faz na pista. Como diria Zamponi, “o homem vale aquilo o que ele toca…”
Ano que vem não tem Brasil na F1.
Ridículo, mas verdade.
Não há dúvida que não só o Massa mas, também deve haver algo de errado com sua Ferrari.
E o fato do cara ser obrigado a andar atrás do Alonso mesmo quando tem o carro mais rápido, desanima qualquer um.
Outro fato é que qualquer outro piloto que entrar na Ferrari neste momento, já sabe de antemão que também terá de andar atrás do espanhol.
A verdade que muitos não reconhecem é que, assim como Barrichello teve que se sujeitar a ser 2º de Schumacher (E com razão pois não dá pra comparar a infinita qualidade do Schumi com a participação mediana de Barrica em 19 anos de F1), Massa agora sabe que deve se colocar no seu lugar e reverenciar Alonso.
Pra finalizar, Massa vive fazendo aquelas carinhas feias de quem está revoltado, mas não “larga o osso” quando sabe que jamais ganhará ($$$) em outra equipe o que ganha na Ferrari.
Se pudesse, gostaria de ser 58º piloto de testes da Ferrari, ou até mesmo empilhador de pneus, que arrumaria minha vida financeira.
Certamente o Massa pensa assim: “eu sou muito melhor que o Alonso, mas nem vou meter tempo no espanhol porque a Ferrari vai me sabotar (sou apenas um brasileirinho), por isso vou ficar quietinho aqui e andar atrás de todos os outros carros, excluindo as 3 nanicas.”
Assino embaixo o comentário do Flavio.
A Ferrari já não está mais tão ruim. Parece que arrumaram o carro e as outras estão vacilando geral. Se tem uma que parece mais constante (parece), é a Lotus. Se o Raikkonen se mantiver regular e conseguir beliscar umas vitórias, pode entrar de cabeça na briga do campeonato.
Bruno Senna que se cuide. Tem que andar na cola do Maldonado agora.
Será que o Massa termina a temporada? Só falta a Ferrari propor que ele saia por uma corrida, colocando algum novato e o cara fazer dobradinha com o Alonso (ou seja, lascaria tudo de vez). Ou, se for para a sorte dele, o novato acabar sendo pior que ele na corrida e ainda bater no Alonso na primeira posição. A questão é para onde ele irá após o fim do ano.
evidente que, ano que vem, vai ter que começar a pagar para correr.
Muito provavel que, com o pé na bunda dele, seja o Pérez a tomar seu lugar (será outro piloto bom a ter a carreira destruida na Ferrari, mas…).
Ele saindo da Sauber, haverá a sua cadeira e, na Mercedes, pq o Schumacher é outro que malemá chega até o final do ano. Isto, se a Mercedes continuar no ano que vem, pois li em dois sites diferentes que a Mercedes ta querendo uma fatia maior do bolo ($) e parece que nao vai rolar… então, estejam talvez com as malas prontas.
Ok, Maldonado fez tudo direitinho, patinou um pouco na largada mas soube recuperar terreno, de resto, não deu nem uma escapadinha e não se intimidou com os campeões que vinham em segundo e terceiro, parabéns para ele, nota dez para o “meninão”.
Porém, que corridaço fez o Alonso! São momentos assim que te dão gosto e alegria de acompanhar a F1 há tanto tempo. Além do espetáculo, o que admiro é a atitude. Enquanto o Shumy fica se lamentando das condições oferecidas, Alonso vem abrindo caminho com sua Ferrari modelo “C” ( de carroça mesmo… ) e está na posição em que se encontra, pode estar certo, muito mais por seu mérito que uma possível melhora do carro.
Tudo bem que sou suspeito em qualquer julgamento sobre Scuderia Ferrari, é meu time nesse espetáculo, mas que hoje Alonso deu mais um de seus espetáculos, disso não resta dúvida. Não faço parte do roll das “viúvas senistas”, mas comparar o desempenho de Alonso ao que foi Senna, não me parece nem um pouco descabido.
Alguém sabe como é a CLT da Itália?!?!?! Se for como a daqui, acho q o Massa conseguiu algum tipo de estabilidade no emprego por causa da mola em 2009…kkkkkkkk Será q ele é da Cipa ou coisa parecida?!?!?!?!
Essa foi a melhor de todos os tempos! CLT, Cipa…. rsrsrsr…..
Nota 10.
ovice presidente da cipa tem 2 anos de estabilidade, om da vigencia do mandato e mais um,
ele já teria vencido o prazo e poderia ser demitido.
Como falei num post acima.
Quem fica apenas na transmissão da brasilGlobo, infelizmente fica sem informação.
Massa não teve a seu dispor as evoluções que Alonso teve. Isso noi noticiado aqui no GrandePremio. Mas isso não significa que Massa terminaria em 3o.
A Ferrari está sim melhorando e trabalhando muito.
O problema é Massa não acompanhar essa evolução.
Isso é um fato.
Neto Falcao
O Felipe não sairá da Ferrari nesta temporada. Talvez pq não existe gente muito melhor no grid para substituí-lo e a equipe não querer destruir com a carreira do piloto que tem uma história até interessante dentro do time. Se não for por isso, é mais ou menos por aí.
Bom, pelo menos o brasileiro parou de botar a culpa nos pneus. Tentou mudar para o carro, a justificativa de maus resultados, mas com a liderança do Alonso no mundial, fica difícil manter a conversinha.
Uma pena. Mas todos esportistas estão sujeitos a fases boas e ruins. Que o Felipe vá procurar velocidade em outro lugar, pq na F1 (ou seu problema chama-se Fernando Alonso?) já deu o que tinha que dar.
Com disse o amigo acima, acredito que ele esteja protegido pelas leis (CLT) da Itália ou quem saiba faça parte da SIPA da FIAT / Ferrari.
wanderson, é CIPA. comissão interna de prevenção de acidentes.
no brasil um operário que se acidenta sem gravidade tem 6 meses de estabilidade após o retorno,ao trabalho.
na italia não sei como funciona.
Muito obrigado Enko por me corrigir.
Num futuro próximo terei mais atenção com a minha grafia.
Abraços.
Atenciosamente; (u) Wanderson.
Não sei qual o tipo de amparo que a Ferrari dispõe para o Felipe, mas é estranho a equipe manter um piloto sem vitórias há tanto tempo. Faz parecer que a Ferrari tem alguma dívida de gratidão por ele (pelo que?). Mas esse ano é o último do Massa na Ferrari, sem dúvida. Para ajudar (a Ferrari) mais um piloto na lista de substitutos: Maldonado. Claro, deve haver uma preferência por Perez ou algum outro piloto de ponta pronto pra sentar num dos carros de Maranello. Felipe precisa provar que ainda merece ficar na F1. Obviamente, esse cenário deve estar já claro para ele. Mas, Felipe, não vá para a Indy! Não faça como Rubens – ir para os EUA sonhando em voltar para a F1 um dia. Encontre um lugar na DTM. É uma saída mais bonita.
Ola FG,
Ainda bem que existe um aponta de jornalismo imparcial (blog é jornalismo ???).
Maldonado (inimigo numero 2 do brasilGlobo) em primeiro e Alonso (inimigo numero 1 do brasilGlobo) foi a coisa mais patética da narração do F1 dos ultimos tempos.
A voz de choro de galvão era evidente. Mas deixa pra lá. Desde o ano passado, assisto as corridas sem som na TV e meto um rock na maior altura.
To radiante.
Minha Ferrari ta mais viva do que nunca.
E está lá porque tem o Melhor piloto atualmente.
Dou gargalhadas quando vejo reportagens ignorando a Ferrari ou comentarios imbecís sobre a Ferrari ou Alonso.
É muita ignorância.
Vlw.
O que está acontecendo com Massa é algo incrível, extraordinário.
O que ele faz e continuará fazendo e ainda dão uma Ferrari para ele guiar (por pior que seja o carro), é demais. Inexplicável! Seria gratidão pelo acidente sofrido, ou pelo título que ele facilitou ao Kimi, ou grana de multa por rescisão contratual?
Ver o desempenho dele no ano retrasado (alguns podem dizer que seu desempenho foi afetado, pois foi sua volta após o acidente da mola), o desempenho no ano passado e este começo de ano, e digno de pilotos do nível de Eliseo Salazar, Emanuele Pirro, Yuji Ide e mais uma galera desta categoria.
Faça como o André Ribeiro, que saiu da F-Indy e abriu revendas de carros. Abra lojas de auto-peças, venda e reparos de pneus, qualquer coisa ligados a carros para não cortar abruptamente a ligação, mas saia de fininho pois seu tempo já foi.
Que tal uma loja de venda de MOLAS?
Que tal uma pizzaria “Felipe Massas”
É aquele parafuso do carro do Rubinho….tirou parte do miolo do Massa…..pior que deve ser do arrojo !!!! puts…que coisa….
Ele pegou trafego pesado por isso não chegou na ponta, e parem de maldade com o Massa se não tivesse ninguem na frente dele com ctz ele ganharia a corrida kkkkk
se ele corresse sozinho, chegaria em 13° lugar.
o que prejudiou o bixiga nesta corrida foi ele + o vettel terem excedido a velocidade com bandeira amarela, caso contrário chegaria em 14°
O Massa era aquele baita piloto até 2008 quando foi retirado os “Penduricalhos Aerodinâmicos”. E a partir de 2009 quando não tinha mais esses benefícios, ele simplesmente desaprendeu o que é andar de F1.
A trajetoria do Massa, desde que foi vice em 2008, me lembra muito a do Michelle Alboreto que, na mesma Ferrari, apos ser vice em 1985, comecou a cair. A diferenca e que o Michelle nunca teve uma mola ferindo gravemente sua cabeca.
Nesta tocada, o Massa nao so perde o emprego em Maranello, como tambem so conseguira empregos em equipes menores, ate resolver sair de vez.
Mais do que nunca, como o FG ja disse muitas vezes, a luta do Massa agora nao e permanecer na Ferrari, mas na F1. E nao ter o mesmo destino do italiano.
Pois é, a cada corrida que passa, Ferrari e Fernando Alonso evoluem. É uma bela parceria, essa, entre Alonso e Ferrari. Esse espanhol é a cara da Ferrari: agressivo, combativo, destemido e latino. Felipe Massa, sem ser cruel ou injusto, é mera sombra daquele ótimo piloto que vimos em 2008. E, apesar de ser querido pela italianada – a equipe, ou partes dela, pois a imprensa, Dio mio… -, Massa não terá sequência na Ferrari em 2013. Quem irá substituí-lo lá, sei lá eu. Talvez Perez. Talvez Webber. Talvez Vettel. Que se aprume, se quiser permanecer na F1, porque com estes novatos de hoje – Maldonado, Perez, Vergne, Di Resta…- a concorrência anda brava.
Putz, Webber não, por favor! É brochante demais… Se quiserem mandar o Massa embora e não tiver ninguém para substituí-lo, deixem o Alonso correndo sozinho, já está bom demais.
Também acho. Mas o nome do australiano é cotado sim para 2013 na Ferrari. Fazer o quê.
O carro da Ferrari não é bom.
Felizmente para a Ferrari, nenhum carro é especialmente “bom”.
Nesses momentos, o piloto faz uma diferença brutal para a equipe.
Bom piloto é aquele que tem competência pra vencer com um bom carro. (Massa)
Piloto gênio é aquele que vence sem o melhor carro. (Alonso)
Alonso faz mesmo a diferença.
Só discordo de uma coisa: Se o carro não tiver condições de competir, não adianta ter um bom piloto, ou gênio como você disse, porque milagres ele não fará!!
diz isso pro alonso.
Duas coisas. Eu tb vi a asa do carro do Massa aberta sem ninguem.na frente dele. Deve ser punido. Sobre o Massa, ainda acho que ele nao se recuperou do acidente de 2009. Pilotos que sofreram acidentes feios, disseram que levaram um certo tempo para voltarem andar rapido ( ex. Luciano Burti e Nelson Piquet ). Ate o acidente ele sempre foi rapido. Alem disso , apos o episodio onde ele foi obrigado Alonso passar, acabou com o psicologico dele.
Na hora da medição, que ficava pouco antes da entrada dos boxes, havia um retardatario na frente do Massa que entrou para troca de pneus, por isso ele conseguiu ativar a asa na reta.
Também não tenho razões para gostar do Alonso como pessoa, mas há um aspecto inegável: o homem quase não erra; parem para analisar o desempenho dele na temporada passada e verão que, mesmo com um carro inferior, ele sempre pontuou bem, porque conseguiu em quase todas as provas manter um bom ritmo, sem fazer lambanças.
O que acontece com o Felipe Massa? Não acontece….o Massa não é piloto de nível de Fórmula 1 minha gente, quando que vão acordar??? Talvez seja um piloto de nível intermediário da Stock Car Brasil (E OLHE LÁ).
Honestamente espero que ele seja mandado embora o quanto antes, não pra beneficiar a Ferrari – porque pra equipe de Maranello está tudo muito bem enquanto o Alonso estiver na frente. O problema e o incômodo maior é a vergonha que o Massa expõe o Brasil, país com seis títulos mundiais de F1 nas costas……..acabou, não tem mais torcida, mais merda nenhuma…..só ver a torcida na arquibancada o que fala do Massa. Na corrida da Indy no Anhembi, quando o Massa apareceu no telão visitando os boxes do Barrichello, neguim vaiava e xingava geral…..amigo, o Massa já era……Sai daí Zacarias, vai trabalhar nos Trapalhões!
Concordo com o espírito do seu comentário, mas tenho dois reparos a fazer:
Primeiro, piloto algum expõe seu país à vergonha pelo simples fato que eles não estão lá representando os seus países. Campeonato de f1 não é Copa do Mundo de Futebol, onde países se defrontam!
Segundo, Emerson Fittipaldi (2), Nelson Piquet(3) e Ayrton Senna(3) somaram, juntos, oito títulos mundiais, e não seis como você disse.
errou feio ze morelli, são 8 títulos.
mauricio, concordo com voce.
O Massa está expondo o Brasil à vergonha sim! E, pra mim, Fórmula 1 não é muito diferente de Copa do Mundo, pois também é um campeonato mundial.
Coisa ridícula é pensar que um piloto “expõe o Brasil”. O cara é um piloto, só isto meu filho. Estes patriotas de fórmula 1 são ridículos. Eu assisto corridas porque gosta de corridas. Se quer melhorar o Brasil, vá fazer um serviço voluntário!
Eu ainda acredito que o equilibrio no campeonato nao vai permanecer por muito tempo. A partir de um determinado momento uma das equipes dominantes dos ultimos anos vai disparar. Aposto na red bull e vettel.
Flávio, não sei se estou errado na minha consideração a respeito, mas acredito que, se o Massa for dispensado pela Ferrari ainda nessa fase do campeonato, ele pode esquecer a continuidade de uma carreira na F1.
Será excluído pela porta de trás da categoria, que não costuma perdoar nem esquecer esse tipo de coisa, haja vista o Giorgio Pantano que mesmo sendo campeão da GP2 em 2008, sequer foi chamado para os testes de final de temporada. Ninguém esqueceu a passagem dele pela F1, no mínimo inexpressiva, para não dizer desastrosa!
Eu também acredito ser possível que saia ainda durante a temporada. Dizem que a imprensa italiana tem muita influência sobre decisões da Ferrari, e como estava criticando Massa ferozmente, parecia uma questão de tempo, até a algumas etapas atrás. Como não se comentou mais nada a respeito, pode ser que tenham abrandado um pouco, mas, se voltarem a pressionarem muito, talvez aconteça. É uma pena, não se deseja isso a ninguém, mas o brasileiro vem dando sinais, há muito tempo, de que não tem mais condições de ser competitivo. Não se pode reclamar de injustiça.
de cem a duzentos mil dólares por pontos conquistados, (não lembro o valor exato), imaginem o prejiizo que esse cara está dando para a equipe.
FG, acho que só eu ví.
Na tentativa de ultrapassagem do Button sobre Massa, ví a asa do Massa aberta no final da reta ( não permitido ao carro da frente abrir a asa, só de quem vem por traz ???). Só isso pode justificar o Button não tem passado, já que tinha uma velocidade maior qua a do Massa. Vc viu isso tbm ?
Eu também notei nisso, isso aconteceu na volta 41, não sei em que momento da volta é determinado se pode ou não abrir a asa na reta.
Quando Massa vinha para a reta tinha uma toro rosso a sua frente, mas essa entrou nos boxes e Button veio babando pra cima do Massa e os dois abriram a asa. Button passou com muita dificuldade, mas seria irregular a manobra do Massa em abrir a asa?
Eu tb vi e ia perguntar a mesma coisa. Até no replay prestei atenção pra confirmar. A Ferrari dele , nem com asa aberta. Concordo que a fase dele é péssima, mas nem com asa aberta? Parece mesmo que a Ferrari tá fritando o moço.
PS- já aviso antes de eventuais ataques, que não sou fã dele
Salvo engano, ele tinha um retardatário à frente dele na linha de marcação do 1 segundo para usar a asa móvel. Passada a linha, o retardatário entrou nos boxes e o Zaca continuou e se valeu do artifício. Se é contra a regra ou não, não sei dizer.
Não era retardatário, acho que era uma Toro Rosso, que estava na frente de Massa, mas não era retardatário não. Erro meu.
Existe uma DRS detection zone antes do carro poder utilizar o drs , quando o carro da frente entrou no box , ja tinha passado pra ele abrir a asa
e o galvão colocando o alemão na frente do maldonado antes da 2ª parada do alonso, alguem viu?
http://www.youtube.com/watch?v=ESOyQcQfIUQ
Que propaganda mais ridícula, feita sob medida pra brasileiro com síndrome de coitadinho. ‘Comecei minha carreira no automobilismo trabalhando numa cantina’
Engraçado: o início e o fim de uma carreira no mesmo vídeo…
Hi..acho que volta pra esse carro da FI AT.
Marcelo, será isso uma visão? será que vc esta prevendo o futuro do Massa? hehehe vai um spaghetti aí?
pura propaganda enganosa, nunca foi coitadinho, a família sempre teve grana, o pai e o tio sempre foram pilotos, correu de f chevrolet.
desafio algum frequentador de interlagos vir aqui e dizer que o conheceu nessa época.
quem sabe no ano que vem sim o conheceremos nessa nova profissão
A Globo só publicou agora sobre o incêndio..valeu,Grande Prêmio…sempre na frente do “padrão globo de qualidade”..
Que Massa é ruim, ou está ruim, não discuto e creio que ninguém discute. Mas que também ninguém ache que os carros são iguais, que as peças são idênticas, que os recursos humanos envolvidos são de igual capacidade técnica. Não é pq os dois cavalos são vermelhos que eles são idênticos. Que ninguém me diga que isso faz mal para o “marketing” do cavalinho rampante. Os dois estão na pista divulgando a marca. Como ‘adepto de teorias de conspiração’, não duvido de um processo de fritura do brasileiro, que ao fim de tudo estaria devidamente desacreditado. A ponto de mais ninguém levá-lo a sério. Ou seja, um novo Barrichello.
Sylvio, não se pode dizer que Massa é “ruim”, mas é fato que ele não faz a diferença numa situação adversa.
Ele vence quando tem um carro pra vencer. É competente, mas não, “Genial”.
Se eu fosse o chefe da Ferrari, certamente privilegiaria o cara que é “genial”.
Eles não estão ali pra serem “legais” com ninguém. É um trabalho…e o trabalho é vencer a qualquer custo.
Veja só o Maldonado. Venceu com uma Williams!!! Fez o impossivel!!…Barrichello ficou 3 anos na Williams e não fez o impossível. Barrichello não é ruim, mas…não é “genial”.
Putz. Vivo na terra dos chorões…
equipe nenhuma faz dois carros diferentes, exceto posição de pedaleiras e banco, o restó é igual para os dois, cada um que se vire para acertar o seu, (se bem que o computador ajuda muito), só que o computador do alonso é um pentium e o do massa é u lentium.
Ainda acho que Alonso na liderança é 100% mérito do Don Fodon e ninguém mais… Não gosto do cara, é arrogante, de caráter duvidoso, um Schumacher da vida, que venceu, mas com todos os trambiques que conhecemos. Alonso carrega a Ferrari nas costas. Não é o melhor carro. Está atrás dos carros da RBR, McLaren, Lotus, Mercedes, e junto a Williams e Sauber.
Pode ganhar o título, sim, pode se continuar a contar com a má sorte dos caras da McLaren, Mercedes e RBR.
Para mim, os candidatos ao título sáo Hamilton, Alonso e Vettel. Os outros vão figurar aqui e ali mas não chegam.
Que simpatia a namorada do Maldonado. Sem essa de namorar estrelas, uma Venezuelana com rosto lindo de Venezuelana e não Europeu…
[ ]s
Concordo com todas as palavras!
Um é arrogante, de caráter duvidoso. O outro é trambiqueiro. Muito bom saber o que tem a dizer alguém tão íntimo dos pilotos, capaz de, em poucas palavras, traçar o perfil de cada um.
mas… não é verdade?
É?
Massa já era… Não é mais aquele piloto de 2008 há muito tempo, é fato! Alonso só conseguiu chegar ao pódio assim como Maldonado, pq Red Bull e Mclaren não são as mesmas do ano passado, se fossem simplesmente eles não chegariam aonde chegaram hoje, certo que Alonso é um baita pilotaço. Gostaria que aparecesse um outro brasileiro bom na F1, queria que o Hamilton fosse brasileiro.
Lewis Hamilton iria virar “Luís Amilton” kkkkkkkkkkkkk