ESQUENTOU
SÃO PAULO (mas teremos de esperar) – Foi na semana passada mesmo que escrevi aqui que Vettel na Ferrari era falta de assunto da imprensa, para “suitar” uma informação de cunho especulativo e gerar uma ou outra manchete, porque afinal não somos de ferro, nós jornalistas, e nesse meio que absorve qualquer coisa, como a F-1, Vettel na Ferrari dá boas manchetes.
Mas estava só no diz-que-diz, e agora a informação tem nome, sobrenome e RG: é assinada pelo fratello Giorgio Terruzzi, dono dos mais longos cabelos e do olhar mais oblíquo da imprensa que cobre F-1 para a Itália, hoje no canal Mediaset.
Terruzzi é bem informado. E crava hoje que Vettel fechou com a Ferrari para assumir como parceiro de Alonso a partir de 2014. O despacho original está aqui. Seria um contrato de três anos, para já encaminhar a transição quando Fernando, o queridinho de Maranello, começar a pensar em parar.
Na hipótese de isso ter realmente acontecido, Massa ficaria mais um ano na Ferrari. Ou Webber. Alguém para esquentar o banco enquanto Seb não chega.
Tudo pode ser, e tudo pode não ser. Normalmente, na F-1, essas notícias de grande impacto são publicadas depois de um GP, para que os autores não se vejam numa situação delicada num autódromo diante dos desmentidos, todos inevitáveis, que serão feitos. Mesmo que a informação se confirme depois, ninguém fica constrangido de negar enquanto não for oficial. Mentira é o que mais rola na F-1.
Nos últimos anos, eu mesmo passei por vários episódios parecidos. Em meados de 1993, cravei Senna na Williams com alguma antecedência. Um monte de gente o fez, uns dias antes, uns dias depois. Os desmentidos perduraram até o anúncio oficial. Em 1999, eu (e muitos outros, mas lembro das minhas matérias, não das outras) publiquei em agosto que Barrichello tinha fechado com a Ferrari, com valor do contrato e tudo. Minha fonte era boa. Todos desmentiram. Algum tempo atrás, fizemos o mesmo no Grande Prêmio quando Rubens fechou com a Williams. Todos desmentiram. Depois tudo foi confirmado.
Onde há fumaça há fogo, é o que dizem, embora de vez em quando seja apenas um fogo fátuo. Cada um usa a informação que tem, e a publica com peso compatível com a confiança que tem nas fontes que consultou. Pode ser uma manchete barulhenta, bancando o “furo”, ou uma nota mais discreta de pé de página, aquelas nas quais sempre se encontram as expressões condicionais “fulano pode ter…” ou “cicrano deve anunciar…”. Terruzzi, como disse, é bem informado. Pode ser que Vettel não tenha assinado nada. Que tenha apenas conversado. Ou que não tenha conversado, nem assinado. Ou que já tenha conversado e assinado. Alguém, no entanto, disse isso a ele. É uma questão de confiar na fonte. Aguardemos. Mas que seria uma dupla do barulho, seria. E faz sentido, dada a urgência da Ferrari para recuperar a hegemonia perdida com a saída de Schumacher — o título de Raikkonen em 2007 foi meio ilusório, a McLaren entregou a taça aos italianos por pura burrice.
Resta saber o que a Red Bull pensa disso tudo.
O Flavio Gomes insiste que a saída de Schumacher pôs a Ferrari no buraco e que a Fórmula 1 passou a ser competitiva com a saída do alemão. Pode ser, porque ele não compete mais na F-1 desde 2007. Hein?!
Se Massa ficar na Ferrari em 2013, estará num lucro danado.
Sobre a Red Bull, imagino dois possíveis destinos caso essa notícia do Vettel se concretizo:
1) Hamilton vai para o lugar de Vettel. Alias, como ainda não renovou o contrato e há rumores de sua saída da Mclaren, poderia ir já em 2013 para ir se ambientando à equipe e assumir a liderança no ano seguinte.
2) A equipe acaba (alguma hora o dono das asas deve cansar de brincar de carrinho).
Não faz sentido, não faz sentido nenhum.
Dois campeões na Ferrai ao mesmo tempo?
Para ficarem brigando? Não é o estilo Ferrari de ser. Lá tem um piloto e um escudeiro. Nunca dois pilotos.
E cá entre nós, Vetel em carro ruim é pior que Senna sobrinho em carro bom.
Ao final de 1994 já se ouvia algo sobre Schumacher se transferir para a Ferrari. Briatore negou, Jean Todt idem. Em 1996 Schumacher estava em Maranello. Em meados de 2006 Alonso conversava aqui e acolá com Ron Dennis enquanto Briatore ( ele de novo ) praticamente anunciava renovação de mais dois anos com Alonso. Em 2007, Alonso foi pra McLaren se envolver numa caguetagem marota que desencadeou o maior escândalo de roubo de projeto da história da humanidade. Em 2009 boataria de que Alonso “estava assinado com a Ferrari” tomou conta da F1 enquanto Briatore ( Ih, olha ele de novo! ) mandava o infeliz do Piquet Jr se espatifar no muro para satisfazer o pupilo e convencê-lo que a Renault era seu lar. Em 2010 o espanhol passou à vestir vermelho. Claro, que diversos outros boatos não passaram disso na história da categoria, por isso que decretar a transferência do Sebastião para a rossa é precipitado. Afinal, conforme a propaganda de uma seguradora, “vai que….”
O corretor ortográfico do Goma tá falhando …Um poster do Andrea de Cesaris para quem encontrar o erro no texto.
Impossível. Nunca erro. E não uso corretor ortográfico. Nem sei o que é isso.
Para responder a esta materia e o quanto seria verdeira ou falsa essa noticia do Vettel na Ferrari sugiro ler a materia do Livio Oricchio no jornal Estado de SP
http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/
Concordo 100% com o Livio, não faz sentido nenhum Vettel na Ferrari enquanto o Alonso estiver por lá. Absolutamente nenhuma das partes quer isso (Vettel, Ferrari ou Alonso). Nao seria ganho pra ninguem.
Então já cravo hoje… MENTIRA!
Abraços.
Muito obrigado. Agora que VOCÊ cravou, acho que ninguém mais vai tocar no assunto.
Tem jabuti na árvore.
Outro dia vieram com aquele papo de que Vettel e Alonso poderiam compartilhar a mesma equipe (opinião que faço minha).
Agora o cara crava que já tem um compromisso assumido.
Essa estória, se não for vazada através da assinatura do cara, só será provada lá para meados de 2013.
Eu sei que já vi muitas coisas que pareciam ser impossíveis acontecer. Irvine e Rubéco na Ferrari foram dois exemplos.
Alonso na McLaren com o Hamilton também. Na época eu duvidava. Mas a transferência ocorreu e o tempo me provou que de alguma forma eu estava certo. Não quero com isso dizer que o Vettel ladeando Alonso na Ferrari seja algo negativo. É que ao meu ver, a própria Ferrari não é dada à “dar carinho” à dois pilotos.
Luiz Oliveira, não existe “conspiração”.
São negociações.
Não acredito Flávio.
O Alonso está elogiando muito o Massa, a imprensa espanhola também. Colocar outro fodon por lá irá desestruturar a equipe, principalmente porque, é sabido que o espanhol nunca gostou de competições internas com companheiros de equipes rápidos.
Pode ser que Alonso tenha acertado com a Red Bull ….. traíra como ele é, pode até ser! … rsrsrssss
A Ferrari só volta a ser uma força dominante se voltar a ser um time anglo-germânico como era na época do Schumacher. O “francês” pode ser dispensável… o certo é que do jeito que está, dificilmente irá a lugar algum. Se bem que com esse campeonato fajuto deste ano, tudo é possível.
Quem é o “francês”? E de qual campeonato “fajuto” (!?) você está falando?
Ás vezes leio aqui algumas opiniões “interplanetárias”…
Uns preferem competição, outros preferem a roleta…. cada um, cada um. Enfim…se você entendesse de Formula 1, saberia do que estou falando, virgula por virgula.
Tomara que seja verdade. E bem que poderia ser para o ano que vem mesmo. Seria mais ou menos um Senna vc Prost nos tempos de McLaren! Já o Massa deveria de correr de pedalinho que ganharia mais.
Vettel na Ferrari? Ok, então vamos ponderar sobre algumas coisas.
Supondo que onde há fumaça há fogo, e que é certa a ida do alemão à Ferrari (já que ele afirmou ser um sonho de muitos pilotos, inclusive ele, pilotar pela equipe italiana), não podemos deixar de lado um fator muito importante.
O sucesso da RBR não está unicamente em Vettel, mas na parceria Vettel/Newey. O jovem piloto não iria tão longe e de maneira tão rápida quebrando recordes por aí sem as invenções geniais de Adrian Newey. Para quem não sabe, Vettel exigiu a presença de Newey na equipe austríaca para renovar seu contrato. É bem simples: Vettel se adaptou perfeitamente aos carros construídos por Newey, e o alemão sabe que o mago da aerodinâmica vai catalizar (ou tornar as coisas menos difíceis para ele), onde quer que ele estiver.
Levando em conta isto, lembrem-se de que Vettel possivelmente só irá à Ferrari se Newey também for. Como dinheiro não é problema para Maranello, isso não seria problema, mas acredito que a condição principal é esta: a presença de Newey nas negociações. Um abraço a todos!
Reforçando o que você disse sobre a parceria Vettel-Newey: quantas corridas e títulos Schumacher ganhou sem a parceria de Rory Byrne e Ross Brawn? Quando a Ferrari começou efetivamente a renascer, quando Schumacher sentou no cockpit ou quando Rory Byrne sentou à prancheta?
Na verdade, a Ferrari voltou a renascer quando contratou Todt, Goto, etc…
e Byrne.
Ué? Não foi o Schumacher que exigiu quando foi contratado, que trouxessem Ross Brawn e Rory Byrne?? Se não me engano, acho que um deles (ou os 2) já trabalhavam com o alemão na Benneton…
Ah! E só pra te lembrar Schumacher antes de chegar na Ferrari já tinha sido campeão na BENNETON.
Até quando vamos ter de aguentar esse povo de “memoria seletiva” com os méritos do alemão? Toda hora temos que corrigir alguma asneira ou “esquecimento”…
Como são chatos!!
Isso é o que te contaram e você acreditou, não é? Eu me lembro vagamente de uma história assim, mas posso estar enganado: Jean Todt era chefe de uma equipe que disputava o Paris-Dakkar. Jackie Ickx (você sabe quem é Jackie Ickx?) liderava antes de se iniciar a última etapa. Para impedir que seus dois pilotos se engalfinhassem numa disputa que poderia estragar a dobradinha, Todt chamou-os para disputar um cara ou coroa e determinou que o vencedor seria o vencedor da corrida e ponto final. Ickx, que liderara a maior parte da prova, perdeu e teve que ceder a vitória ao outro carro da equipe. Você acha mesmo que um alemãozinho com seus 26 anos de idade iria conseguir fazer exigência pra cima de um sujeito destes?
A Ferrari 1996 estava mal das pernas e o alemão foi a isca para atrair Rory Byrne. Reconstituiu-se, assim, parte da gang Benetton em Mranello, já que Ross Brawn-Brawn também foi contratado. Ou você vai dizer que Byrne era projetista da Benetton e Brawn engenheiro chefe por exigência do alemão?
Mas isso faz tanto tempo que nem vale a pena gastar teclado com isto.
Mas o Gerson tá certo. Foi exigência do Schumacher mesmo. No primeiro ano do alemão na rossa, 1996, o projetista era o John Barnard. A dupla Brown – Byrne chegou à Ferrari um ano depois, 1997 à pedido de Schumacher sim.
boa xará, esses torcedores de alemão não aguentam a verdade, são piores que as tais viuvas do outro.
Com Vettel e Webber especulados em outras equipes e a Red Bull pressionada para aceitar o acordo de teto orçamentário, não estaria a equipe energética pensando em picar a mula da F1 a partir de 2014?
Lucas, duvido que a Red Bull abandone a F1. Talvez se começar a perder, aliás muito pouco provável. Essa empresa não entra em categoria nehuma se não for para vencer ou, na pior das hipóteses, disputar a ponta de campeonatos nas mais diversas categorias.
Mas, não tenho a menor dúvida de que, perdendo o foco, ela sai.
Mas com as estruturas de equipe que ela sempre monta em várias categorias, em vários países, muito difícil ela não sair nas fotos de “Segunda-Feira” em mídias variadas no mundo todo.
Tomara que nunca saia da F1. Com a sua reconhecida exelência na organização dessa equipe, todos perderiam muito com a sua saída.
Flavio, não sei se já colocaram o link, mas vale ver uma opinião diferente: http://blogs.estadao.com.br/livio-oricchio/vettel-nunca-vai-correr-com-alonso-na-ferrari/
O sucesso da Ferrari durante a tal de era Schumacher se baseou em alguns pontos: excelente projetista, equipe técnica, engenheiros e tudo de melhor que a equipe poderia encontrar no mercado do momento, inclusive pilotos. Além destes aspectos, foram impostas rígidas política interna e hierarquia, a ponto de todos nos lembrarmaos daquele magnífico final daquele famoso GP da Áustria. Que eu me lembre, foi a primeira vez que pilotos subiram ao pódio sob vaias da platéia presente. Será que a Ferrari estaria jogando fora sua receita de sucesso e resolveu voltar aos tempos da dupla Prost/Mansell? Será que a Ferrari quer reeditar a Williams 1986/1987 ou o pega-pra-capar da Mclaren 1988-1989? Não sei. Neste negócio não tem bonzinho. Bota os dois melhores pilotos de F1 aparecidos desde 1980 juntos numa grande equipe e vamos ver se eles vão continuar posando para fotos alegres e sorridentes, lado a lado. Este negócio de “preparar a transição” mais me parece assunto ligado a golpes brancos aplicados contra governos latino-americanos.
Vamos aguardar.
Sei não. Talvez Vettel tenha, na verdade, assinado um pré-contrato com a Ferrari ou uma espécie de “carta de intenções” com os italianos, sei lá. Contrato, contrato mesmo, acho difícil. Acredito que a última coisa que Fernando Alonso queira, neste momento de verdadeira adoração que a Ferrari tem por ele, é alguém como Vettel ou Perez no box e ter de passar a dividir os holofotes, mimos e Toddynhos que recebe. Alonso está fazendo mais do Schumacher em seu terceiro ano pela Ferrari e o espanhol sabe muito bem capitalizar essas coisas em vantagens para si dentro da equipe. Além do mais, está ótimo para Alonso ter alguém como Massa como companheiro e duvido que queira algo diferente. Mas…vai que o patrão Montezemolo já tenha batido o martelo por Vettel e o alemãozinho venha mesmo de mala, cuia e iPod para a Itália? Depois da primeira corrida juntos, duvido que passassem a se olhar…
o Luiz G,
me da o nome dessa parada q tu tah usando!! tah viajando prac kct!
Estou fazendo meditação transcedental e desenvolvendo a “visão além do alcance”….rsrsrsrsrsrsrs
Gente, vamos ter pelo menos um pingo de noção! Montezemollo dias atrás garantiu Felipe na equipe em 2013, Galvão no GP da Europa com sua sabedoria-milenar estava extremamente certo, fim de papo.
O trabalho de Massa continua na Ferrari!!! Montezemollo mandou até um vídeo, mostrando que o brazuka não vai ter molesa no time em 2013.
http://www.youtube.com/watch?v=Q_CzIPzq1mk
“Molesa” não vai ter….Vai ter moleza…Muito provavelmente e, como o FG, usando o meu “oráculo” em 2013, Massa vai estar emassando um “bólido” da formula globo, formula kaka ou estoque….É tudo a mesma m$$$$$
boa xará, esses torcedores de alemão não aguentam a verdade, são piores que as tais viuvas do outro. marcelo, muda o disco, voce já postou esse video mil vezes
Porra; “cê” ficou bem arriba del muro nessa ai, heim?
Vou tecontá Gomes, antigamente o assunto preferido era aquele satânico alemão, agora é o espanhol, ou o outro alemão…como dá assunto essa turma!
Schumacher, Alonso e Vettel devem estar cada um curtindo a vida adoidado…e nós aqui se matando no teclado! Isso aqui é pior que fofoca de comadres…rs
E quando vira UFC, e tem uns de dispara em cima do Gomes…e o Flávio não dx por menos e disparando pra todo lado… verdadeira comédia!
mudou o disco.
O talento individual da dupla é muito bom. Se os dois vão se dar bem ali dentro da Ferrari, aí só vendo.
Se for verdade:
– pode ser a chance do Massa ficar mais um ano lá e depois “rua”;
– será que não estariam levando o Newey também? Já mostraram essa vontade antes;
– a Red Bull não vai mostrar ao Vettel muitos detalhes do carro de 2013 (é capaz de darem uma Toro Rosso para ele correr) e muito menos do projeto de 2014;
– Webber mudaria mesmo para a Ferrari? Só se fosse dispensado porque se o Vettel não vai ter tanta atenção pelo fato de ir embora, então alguém vai receber a “preferência” de primeiro piloto;
– Com essa o Hamilton pode ficar mais um ano na McLaren e depois ir para a Red Bull. Ou será que, de repente, já dispensam o Webber no fim do ano e chamam o Hamilton para 2013 em diante?
Ótimo. Dois pilotos de ponta e um dirigente meia-boca. Domenicali, essa anta-nem-tão-anta-assim, vai conseguir tirar os holofotes dele. Ótimo.
Pra colocar o Rubinho na Ferrari, melhor colocar o Schumacher de volta!
O alemão esta na 13º posição na tabela na F1, e o Rubinho em 15º na Indy. Se for observar, Rubens com a pontuação da F1, tem apenas 15 pontos, é menos que o alemão na F1.
“Ahhhhhh não vale, os dois estão ruim em ambas categorias”
Mas o alemão já tem um pódio em 8 provas, Rubens não…rs
A grande vantagem do Schumacão é que ele ainda faz alguma coisa, mesmo aos 43 anos, ainda é divertido ver ele na pista.
Já o Rubinho…PQP, eta piloto sem graça, esta apanhando que nem gente grande na Indy.
E pra fuder mais, Rubens não para de reclamar!!!
O Schumacher pelo menos não dispara contra a equipe ou o companheiro!
Rubinho ao lado do espanhol na Ferrari?
“DEUS QUE ME LIVRE!!! Pai afasta de mim esse cálice, já estou aguentando o Galvão a décadas”
Acho que vou para o céu…mas se o Galvão tiver lá, me mudo para os quintos dos infernos!!!
Se é pra botar o cara que está em 13º no campeonato com apenas um pódio na Ferrari, não seria melhor botar lá o Maldanado que está em 10º e já até ganhou corrida?
O que tem a ver o Rubinho ou o Schumacher com a estória?
Pergunta pro Alonso quem ele gostaria de colocar, se Rubens ou Miguel… Fora que com Miguel a equipe anda pra trás, vide Mercedes, que já estaria brigando pelo título se fizesse o carro como o Rosberg gosta.
Como é o carro que o Rosberg gosta? Já que você sabe tanto, informe-nos.
Eu? Pergunte a ele! Mas só quem entende de F1 sabe que cada piloto gosta do carro de um jeito. São pouquíssimos os que guiavam qualquer coisa. Mas vou te lembrar quando em 2010 a Mercedes alterou o entreeixos do carro para ver se o Schumacher se sentia mais a vontade no carro…
para o batiquebra e o allan: o shumacher sempre preferiu carros que saem de traseira, não se adaptava ao carro dianteiro do rosberg, agora que a mercedes fez o carro como ele gosta, a condição fisica e os reflexos, (entendam bem o que eu escrevi, não estou falando que ele os perdeu), não permitem mais ele aguentar uma corrida inteira sem se cansar, afinal são 5 Gs de força e o corpo com a idade vai deixando de aguentar, isso sem contar com o famoso instinto de sobrevivência, ou seja o famoso quem tem,,, tem medo, que fala mais alto, por mais que se esforce, (e se esforça muito, reconheço), a idade chega para todos.
É isso mesmo Enko, mesmo com a transferência do Schumacher pra Ferrari em 1996, o carro da Benetton ( B196 ) já estava pronto e tinha sido projetado com base nessa particularidade do alemão. Acabou sendo um inferno pra se pilotar, principalmente pro Berguer. Mesmo o Alesi, que gostava de carros “nervosos”, também não conseguia “domar” o bólido.
Obviamente que a Ferrari quer o Vettel para fazer a transição do Alonso que tem contrato até 2016, mas o que ela quer mesmo prioritariamente é o projetista Adrian Newey e sem o Vettel ele não vai.
Eu li que é o contrário, o Vettel é que não quer trabalhar sem o Newey. O projetista já viu Prost e Hakkinnen ( de quem ficou amigo pessoal inclusive ), ambos campeões com seus carros se aposentarem e nem por isso ele deixou as equipes nas quais trabalhava nessas ocasiões. Ele tem muita experiência, muitos anos na F1 pra se sujeitar à essas condições.
Se isso acontecer aposto em Lewis na Red Bull. Mas que essa história está dando o que falar, está. Há semanas que falam nisso na F1 com Domenicalli, Alonso e Vettel dando declarações (claro que politicamente corretas hahaha).
O Eduardo tomou a pílula errada. Em vez de tomar a pílula para antes de dormir, ele tomou sua pílula do dia. Ele ficou confuso e não sabe o que está escrevendo. Eu sugiro que da próxima vez ele tome a medicação correta antes de começar a escrever e que também mude de médico!!!
Tá de brincadeira o Rubinho de volta na Ferrari…pontuação proxima do Alonso foi ótima, isso não aconteceu com Schumacher, muito menos ia acontecer com Alonso!
Aguentar DE NOVO a choradeira do Rubinho justamente na Ferrari! Oras, mas não era ela que SACANEAVA tanto Rubens, então porque voltar, só tem ela como equipe? E foi Rubens quem começou a DISPARAR contra a Ferrari! Voltar a correr nessa equipe, Rubinho tinha que escrever no macacão!
“Puta do automobilismo”
Calma moçada, o Eduardo ta certissimo com a volta de Rubinho na Ferrari, em 2014
as equipes vão poder correr com 3 pilotos, Alonso,Vettel e Rubinho, projetista Adrian Newey, depois que testadas as peças no carro do Rubinho elas vão para as maquinas de Alonso tri ou tetra e Vettel tri, receita do bolo que o Eduardo ficou sabendo da central do buatos da F1 que nunca falha.
Eita, você também não tá bem não, né?
“o título de Piquet em 1981 foi meio ilusório, a Williams entregou a taça ao brazuka por pura burrice”
“o título de Prost em 1986 foi meio ilusório, a Williams entregou a taça ao francês por pura burrice”
Concordo. Entregaram mesmo, especialmente em 81. Ninguém sai da pole position para acabar fora dos pontos “sem” qualquer problema de estratégia ou deficiência de pilotagem, e o vencedor ainda é o companheiro de equipe com o mesmo carro… (81)
Marcelo, Piquet ganhou o titulo de 81 o primeiro dos 3 na Brabhan, foi durussimo,
ele tinha o N.Lauda na equipe, ganhou por 1 ponto do argentino C.Roitiman, foi bi em 83 na Brabhan e tri em 87 na Wilians duelando contra todos britanicos e contra vontade da equipe, Prost ganhou em 86 com Mclaren Porsch.
o marcelo só conhece piloto alemão.
comparar a temporada do rubinho na indy com a do shumacher na f 1 é de uma idiotice tão grande, mas tão grande que achno,que o cara está fumando muita alfafa e cheirando a meia do alemão.
voce marcelo, diganos, correu do que na sua vida, já pilotou algo que passasse dos 180 km hora?
e porque esse ódio por pilotos brasileiros e esse amor por piolotos alemães?
depois o flavio diz que eu pego no pé do cara, é dada uma que parecem duas.
Se toda essa história for verdade, a Red Bull não deverá perder tempo e promoverá Ricciardo a titular no lugar do Webber. Assim, não acho que essa situação pode ajudar o Felipe. O Webber pode tranquilamente fazer seu ano de despedida na Ferrari no lugar do Massa e esquentar o assento para Seb. E ainda pode levar boas informações do time dos energéticos para a equipe rossa. Aí fica a pergunta: qual piloto para substituir Vettel em 2014? Só vejo quatro opções: Hamilton, Button, Raikkonen ou
Rosberg. Uma boa dança das cadeiras se aproxima.
Flávio.
O Alonso não se deu bem com um Hamilton iniciante e vindo da GP2, então porque aceitaria dividir a equipe (e a Ferrari ainda por cima!) com um Vettel bicampeão e consagrado? Ele mesmo, alguns dias atrás, disse que influia na decisão do segundo piloto e eu acredito. O próprio Senna tinha esse poder e chegou a usá-lo contra o Warwick. Não faria sentido para o espanhol trocar o inofensivo Massa por um Vettel que lhe traria dores de cabeça.
A Ferrari também pensaria duas vezes, afinal, campeonatos como o de 1986 e 2007 (com o próprio Alonso envolvido) foram jogados fora por brigas dentro do time.
Você quis dizer 2007 na McLaren, certo?
Basicamente o Vettel é o Michael Schumacher 2…..só faltam achar um irmão dele perdido por aí e colocar na F1 pra se completar a seqüência certinha do filme. A Ferrari tem todo direito de acreditar no que quiser oras…..só acho tosca a ridícula essa fé cega no Vettel, na minha opinião não é tão brilhante assim…..
Outra coisa absurda é um projeto de longo prazo desses, achei muito estranho! Contrata o cara pra assumir só daqui a dois anos….fica um clima horrível na equipe em que ele está agora, os caras vão fazer algo e pensam, “Ahh Vettel, você estará na Ferrari daqui a dois anos então esquece….não vamos fazer isso no carro, porque você vai lá contar pra Ferrari”.
Em suma, minha mais sincera opinião é que a F1 tá uma bosta em dois quesitos – piloto e pistas. Honestamente, o único piloto que eu encho o peito pra falar que é gênio é o Alonso mesmo, o Schumacher já é velho demais pra esse tipo de comentário. A ponto de fazerem contrato de longo prazo com um Vettel….colocam-no no patamar de um Gilles Villeneuve ou de um Ayrton Senna, não é por aí minha gente…….o nível da F1 dos dias atuais JAMAIS seria comparada ao nível do que era há 25 anos atrás….As atitudes na F1 de hoje devem refletir a lógica do descarte, porque o que um piloto do nível do Vettel faz em dois anos com um carro genial não vai se repetir em um ano em que o carro está péssimo, isso é coisa de poucos pilotos, do calibre de um Alonso.
E que piloto da F1 de 25 anos atrás fazia com um carro péssimo? O próprio Senna tinha alguns lapsos de brilhantismo em algumas corridas, mas nunca conseguiu tirar leite de pedra de um carro meio bisonho… Concordo com um comentário que o Flávio fez a tempos atrás, que Vettel não deve nada a Senna… Agora, se vão aceitar este tipo de comentário ou não, paciência…
Nem o Alonso anda com um carro péssimo. A Ferrari deste ano foi tachada de péssima pelo Galvão para justificar a incompetência do Massa. Desde as primeiras provas o Alonso tem andado bem, sinal de que o carro não é tão ruim assim. O Vettel tem um carro pior que o Alonso, a Red Bull consegue velocidades ótimas em treinos, mas perde significativamente rendimento durante a corrida.
O Alonso foi bi campeão não só com o melhor carro como com os melhores pneus na época em que tinham a Bridgestone e a Michelin, sem contar os maortecedores de massa.
Corrida de carros é assim, se não juntar carro bom, piloto bom e sorte, não se ganha campeonato.
Vettel e Alonso na ferrari…..sei não…misturinha explosiva hein…se acontecer, vai pra “FAÍSCAR” bonito….
Sinceramente o Rubinho seria uma boa pra Ferrari enquanto Vettel não chega…… tenho certeza que Rubinho ia tá pelo menos com uma pontuação proxima do Alonso !!!!
Deixa o rubinho fazendo suas lambanças em paz na indy…chega de rubinho na F1…o cara era um porre e já foi tarde….
Pontuação próxima ao Alonso… Esta foi a pérola do ano…
Nossa, sempre tem um para desenterrar o Rubinho?
O Rubinho não serve mais para nenhuma equipe da F-1, isso é fato.
Espero que você esteja brincando. Mas, de uma coisa temos certeza: se o Rubinho estivesse na Ferrari, além de estar com 1/20 da pontuação do Alonso, iria estar reclamando e torrando o saco bem mais que o Amassa.
Já que os dois não resolvem o problema, deixa o que é menos chorão e boca-mole.
Dizer que o Teruzzi “crava” é meio forte. Ele usa um condicional enorme logo no início, avrebbe, e depois afirma que essa é a convicção dele, baseada numa análise dos contratos atuais e da tranquilidade de Maranello para lidar com o Massa. Não sei se tem muita informação aí não, italiano adora especular, ainda mais quando se trata de Ferrari e Juventus.
Será que o Vettel cometeria a besteira de largar a organizadinha Red Bull para cair no “carnaval baiano” que é a Ferrari? Muita falastronice, desorganização, incompetência, cobranças em demasia…. só se ele for para lá por um salário fantástico.
Desorganização?! Incompetência?! Você já passou algum Carnaval na Bahia ou, mais precisamente, em Salvador?! Você acredita que o dinheiro privado vai para onde não há retorno?! São empresas com posturas bem diferentes daquilo que você atribui à Ferrari, meu caro amigo, que estão à frente do Carnaval Baiano. Há muito o Carnaval se transformou num grande negócio (vide patrocinadores). E, nos grandes negócios que se mantêm prósperos, não há espaço para “desorganização” e “incompetência” como você declarou. Sugiro que venha passar o Carnaval em Salvador. Se não quiser, não puder, ou não gostar, sugiro que procure se informar melhor antes de sair por aí utilizando em suas analogias elementos que desconhece. Talvez devesse fazer o mesmo com relação à Ferrari…
Claro que le vai por um salário fantástico e todo piloto quer correr na Ferrari. Se for levar o Newey a coisa melhora ainda mais.
O Newey E um chefe de equipe competente.
para quem dava a Ferrari como ferrada esse ano um recado:”chupem invejosos”, só a rossa para despertar emoções como a de domingo,Ferrari sempre!! claro que vettel quer correr na Ferrari, vai ser legal ouvir o hino alemão e depois o fratelli.
A “rossa”, como vc diz, não conseguiu ultrapassar a Renault do Petrov, mesmo com Alonso ao volante…não me parece o caso de fanatismo, é um esporte onde nacionalidade, do piloto ou da equipe, não vem ao caso. O nome “mundial” que a FIA usa é só marketing. Se fosse pra ser mundial, ou “nacionalista”, teria que ter piloto de país X em equipe de país X. É um campeonato de automobilismo, onde correm os pilotos e equipes que se dispõe a isso, sem “pachecada”.
paulo, não acredito no que eu li.
Alonso + Vettel = Ferrari???? acho que essa matemática não fecha.
A verdade é que se Massa tivesse “aqulio roxo” e ambição de campeão, já estava sondando seriamente a Red Bull, seja para o lugar do Vettel ou do Webber…
O que vcs acham que Piquet e Senna estariam fazendo nesta situação??
Mas, como Massa anda lerdo ultimamente, até ele tomar a decisão do que fazer, perdeu a chance.
Correção: “aquilo roxo”
E por que você acha que a Red Bull ou a mercedes vai querer o Massa?
Se Massa muar de euqipe, vai ser para a Sauber, Force India, etc…sob o argumento de ajudar a equipe crescer…
Se eles pagam o Webber que também nunca ganhou campeonato nenhum, porque o empresário do Massa, que tem um vice campeonato no cv e trabalha na Ferrari, não teria cacife, sabendo negociar, uma vaga na RBR??
Questão de saber “vender o peixe”…
Se você pensa pequeno, não alcança coisa melhor. Se vc estivesse no lugar do Massa, não tentaria uma RBR sabendo que tem vaga aberta, ao invés da Force India ou Sauber???
E como dono de equipe, se saem Webber e Vettel, vai colocar 2 moleques no carro em 2013 ou 2014 ou um cara com experiência em equipe grande e ainda jovem????
Cara, você pode estar certo, mas acho que Vettel e Webber não querem sair da RBR e a RBR não quer perder os dois pilotos também.
Seria estranho a equipe mais forte da F1 perder seus dois pilotos e esses dois pilotos quererem sair da melhor equipe. Tem algo estranho no ar.
gerson, voce esqueceu de mencionar que o empresário do massa é o nicolas todd, filho do todo poderoso jan todd.
Acho bastante improvável. Vettel tem uma certa dívida de gratidão para com a Red Bull. Some-se a isso o fato de que a Red Bull não deverá deixá-lo escapar com tanta facilidade, e o que não falta à equipe é dinheiro para lhe pagar um belo salário. Mais: não creio que Vettel aceite ser o segundo piloto da Ferrari. Como Alonso certamente também não o aceitaria, e sabendo que a Ferrari tem a tradição de ter primeiro e segundo piloto (por mais que desminta o fato), acho altamente improvável que essa dupla venha a correr ao mesmo tempo na mesma equipe.
Saudades de Ayrton Senna .
Quandos os brasileiros tinha prazer de ver F1.
Uai, eu sou brasileiro e tenho enorme prazer em ver F-1. Posso, ou sou maluco?
Ele escreveu errado.
Ele tinha prazer em ver o Senna, e nao o esporte que é a F1!
Concordo com vc! Se perguntar pra ele, é capaz que não saiba o nome de 1/3 do grid atual.
Uai, eu sou brasileiro e tenho enorme prazer em ver F-1. Tenho vergonha dos brasileiros da atual F-1,sou maluco?
Maluco, não. Sem noção seria mais adequado!
A falta de bons resultados dos pilotos brasileiros não é motivo de vergonha na medida em que F1 não é esporte de bandeira, não é como uma seleção de futebol, que representa diretamente o país em eventosl!
Quer coisa mais hipócrita do que piloto de corrida carregando bandeira??
Piloto é um trabalhador como outro qualquer, que acorda de manhã pensando em como defender da melhor maneira seus empregos, salários e carreira!
Por acaso você trabalha pensando em engrandecer a nação?
O país subsidia os pilotos brasileiros para que ele cheguem à F1?
Um piloto deve algo ao país ou ao “povo brasileiro” por estar onde está??
Para terminar, piloto de corrida não deve satisfação a ninguém! eles chegam onde estão pelo próprio esforço! Não cabe ao ilustríssimo “Povo Brasileiro” cobrar rigorosamente porra nenhuma!!
mauricio, desta vez concordo plenamente com sua opinião, principalmente um país como o nosso onde se capitalizar tudo o que nossos esportistas fazem de bom lá fora, mas ajuda ou patrocinio, insentivo não dão nenhum.
Não, não pode. Vá assisitr UFC nas noite de sábado que é mais divertido…
Flávio, essa é viúva assumida!!
Devia acordar toda molhadinha em dia de GP!!
Noffa…
Nem todos os fãs de esporte no Brasil cairam no esqueminha das Tvs abertas,santa. Fale por você e mais alguns bobos soltos por aí.
Sou brasileiro, e estou adorando a F1!! Como sempre adorei ANTES E DEPOIS de Senna.
E vou dizer mais: uma das épocas mais chatas da F1 era quando a briga ficava só na McLaren entre Senna e Prost!! Nem todo brasileiro era fã de Senna. Senna não era o favorito de todos os brasileiros que gostam de F1!! Acredite!! Oooohhh!! Que Pecado não? Iremos para o inferno??
MUITA GENTE NO BRASIL ESQUECE QUE A F1 EXISTIA ANTES DE SENNA e continua existindo, sem problemas nenhum. Senna se foi, Senna passou, como tudo na vida. Senna acabou!!
A vida segue, e o esporte F1 não pára!!
Hoje, ao contrário da época do Senna há mais equilibrio e disputa, de carros e equipes e os pilotos são muito bons!! Não são 2 ou 3 e o resto é só mediocridade, como na época de Senna e Prost na McLaren! (Piquet aposentou e Mansell em fim de carreira, sem um carro bom), e também na época de Schumacher na Ferrari. Só o alemão era fora de série. Não havia rival ou carro á altura da Ferrari. Exceções heróicas de Mika Hakkinen…Só foi acabar com Alonso na Renault em 2005, depois a chegada de Kimi…
Hoje, há no grid, uns 10 pilotos que tem competência para serem campeões. Uns 6 com carros que são confiáveis, e acabou aquela coisa chata de todo fim de corrida o primeiro colocado colocando volta no terceiro…aqueles abismos de distância entre os 5 primeiros colocados…
A F1 está ótima!! Como era ANTES de Ayrton Senna, nas décadas de 70 e 80!!
Mas no Brasil é assim: tem os fãs de F1, e tem as viúvas inconsoláveis do finado. Esses não gostam e nunca gostaram do esporte F1. Eram só fãs do Senna. Não sabem a diferença entre Mercedes, Ferrari ou Renault…
Falou tudo!!
As viúvas sem noção mal sabem dizer porque um pneu é redondo!
Foram contaminadas pelo vírus disseminado pela Globo, que criou essa estória de Senna prá lá, Senna prá cá…
Acompanho F1 desde 1972 e o período que assisti as provas com menos interesse foi no tempo do símbolo sexual dessa viuvada por aí!
Como diria o Flavio:Tem uns caras que PUTAQUELAMERDA!!!!!!!!
Assistir F1 ou gritar junto com o Galvão?
vai chorar no morumbi pacheco dos infernos.
Tenta o MMA. É o Galvão que narra, ele deve estar dizendo “Anderson Silva do Brasil”…assim vc mata as saudades!
Galvão, você por aqui?
Vc nunca gostou do esporte F1, apenas de brasileiro vencendo, quando não vence fica nessa puta choradeira
Vc esta vendo esporte errado, vai assistir UFC, vôlei, futebol de salão ou praia…junto com a mala do Galvão.
E não esqueça a camisa verde-amarela, o boné e o príncipal…a ridícula canção:
“Sou brasileiro, com muito orgulho no coração”
mas se quiser vai de “tan tan tan” do Senna…tonto
.
Uma viúva do Senna com erros de concordância..
Pô, o Alonso larga em 11o e ganha. O Massa larga em 13o e chega em 17o… Tem mais é que trocar mesmo. Já deu.
Éééé….o Barrichelo largou em 18º e ganho a primeira corrida dele…com chuva e o escambau…disso ninguém lembra…ou lembra? Não é uma, UMA corrida que transforma um piloto em gênio, é o conjunto da obra! Nem tanto ao céu, nem tanto ao inferno!
Teclado maldito!!! “GANHOU” a primeira corrida!!!
Duvido! Pode até ser, mas duvido! Pode até vir a assinar pra 14 lá pelo meio de 13, mas agora, acho que não! Tião não ia trocar o certo pelo duvidoso uma ano e meio antes…ainda mais sabendo que dividiria a equipe com a “chiliquenta das Astúrias”. Pra quem curte F1 sem viadagem, mas que gosta de vencer, não me parece a cara do Tião assinar um contrato com tanta antecedência.
O Tião é um cara diferente! Ele não se afeta com chiliques e, normalmente, os responde na pista. Claro que o Alonso apesar de ser uma histérica é um piloto admirável e super guerreiro na pista. Acredito na possibilidade desde que o Alonso ganhe mais um título até lá e, como ele mesmo diz se aposenta depois do tri, não precisa ser imediatamente após. Com um terceiro título o Alonso pode se tornar mais gentil na convivência com um “companheiro de equipe”.
Prost x Senna
Se o Newey for junto vai ser ruim de segurar.
E Vettel aceitaria ser escudeiro do El Fodon?
Não…nem o contrário aconteceria. Então, não vejo como isso acontecer.
Ah legal, aí veremos que o Vettel naum pilota nada e que Newey trapaceou na Red Bull.
Puxa, é sério isso? Vc é que pilota e projeta bem né?
Este faster está mais para SLOWER
A ferrari deveria ter contratado o Vettel quando ele ganhou aquela corrida em monza de Toro Rosso. Mas agora a situação é outra. Porque a Ferrari ficaria com dois pilotos “estrelas” mesmo que seja por um ou dois anos, a ferrari é uma equipe onde sempre ficou bem definida a identidade de primeiro e segundo piloto. Duvido muito que aconteça, a não ser que o Alonso tenha decidido se aponsentar.
Mesmo que decida, vai querer brigar pelo título. Ainda que 2014 fosse seu último ano, quero ver Vettel chegar lá – talvez tri ou tetracampeão – e ser obrigado a manter 1-2 para o Espanhol, que dá as cartas na Ferrari. Alonso não engole alguém mais novo e tão ou mais rápido de novo nunca! Minou Nelsinho e Romain – não sei se precisava, mas minou – para que o episódio McLaren não voltasse a acontecer. Imagine Vettel, que quando precisou deu no Webber sem dó nem piedade, quando pegar o Lamúrias…
Bom para o Massa, em 2014 , Schummy deve se aposentar e ele vai para a Mercedez
Quem? Não seria mais fácil pensar no Di Resta, que é produto Mercedes e está em ascensão?
A stock já espera por Massa.
Não vou não, não vou não estarei na F1 até 2014…e porque justo eu iria indicar Massa na Mercedes? Os brasileiros só sabem me foder, agora fica nessa puta torcida pra eu ser o salvador da pátria? Quero mais que vcs se fodam aí no Brasil, quem manda não investir em pilotos de categorias de base. Olha a competente Alemanha, ela não dormiu em berço esplêndido na era Schumacher, investiu em seus pilotos de base, hoje dominam o grid…
Agora virei salvador da pátria verde-amarela Gomes, era justo que faltava!!!
Vou indicar o Maldonado na Mercedes só pra fuder…
Mitou… hehehe
Esse mercedes que vc diz é o da formula truck ??….Fazendo dupla com o Geraaaaaldddo Piquet ??……Esse é possível.
Bom, Montezemolo estava em Valência no sábado e não deve ter sido só pra zicar a classificação. Sim, foi pra conversar sobre o corte de custos e blá blá blá, mas é muito mais fácil ele conversar com Vettel ou seu empresário lá em alguma sala reservada de hotel do que chamá-lo na sede da Ferrari pra sair em tudo que é jornal… Se bem que seria mais fácil um pegar o MSN do outro e conversar em casa pela Webcam… para não hackearem, é só inventar codinomes pra disfarçar tipo “[email protected]” e “[email protected]”.
Brincadeiras à parte, é o caminho natural das coisas, a Ferrari querer ir atrás dos melhores…
P.S.: Não te dou uma hora pra algum iluminado aparecer aqui com uma teoria conspiratória de que o Vettel, influenciado pelo “novo contrato” com a Ferrari, simulou a quebra do motor do carro pra Ferrari ganhar… Aposto!
Gostei dos nicks… hehehe
Os dois mereciam destino melhor.
Mas eu queria MUITO ver os dois numa mesma equipe, acho que são os dois melhores pilotos da atualidade.
Será que o Bastião “guenta” a pressão do El Fodon de las Asturias?
Dois pilotos FODÕES na mesma equipe top, só a Willians (nos bons tempos) e a McLaren. As outras tops preferem um único fodão e outro que faça dignamente sua parte. Duvido muito que a Ferrari. faça isso, ainda mais depois da última FODA do Alonso…não vai querer botar outro garanhão na parada.
Piquet aceitou Mansell na equipe porque até então o inglês não tinha feito bosta nenhuma na Lotus entre 81 e 84, na Williams em 85 deu uma melhoradinha vencendo duas provas, mas Piquet achou que foi porque o motor Honda estava dominando ao final de 85! O que Piquet não esperava era que Mansell fosse “desembestar” no acelerador em 1986/87. Piquet não gostou nadinha de ter um piloto super veloz do lado, ainda mais que o time igualava tudo no carro do inglês. Piquet só ficou na equipe porque F.Williams estava de cama, mas quando o patrão voltou em 87, o que aconteceu?
Nada, continuaram favorecendo Mansell…Piquet roxo de raixa se sentiu sacaneado, acabou saindo da equipe, não suportou dividir o time com um fora de série.
Com Prost foi meio parecido, só que ele sabia da capacidade de Airton, mesmo assim não colocou obstáculos pra ele entrar no time(mas ele sabia que Ron fez isso porque Senna era novo, seria o futuro do time). Até 88 estava tudo bem, o que Prost não esperava era Senna jogar sujo no GP de IMO/89…aí FUDEU, a partir dalí só foi guerra. Falam que Alonso é criador de caso em equipe, mas quem começou a merda na Mclaren foi justamente ele…Senna! O clima na equipe ficou o pior possível, e Prost também disparou a R.Dennis:
“Ele(Senna), vai tirar férias no Brasil, e eu fico aqui que nem um trouxa desenvolvendo o carro? Estou indo pra Ferrari, e Nichols vai junto. Nunca mais pilotarei uma Mclaren quero ver quem vai fazer o trabalho de desenvolver o carro quando o mesmo estiver em baixa”
Pois é, Senna não foi…saiu da equipe para correr no melhor carro da época, a Williams do outro mundo! Mas Prost também não suportou um piloto “osso” na equipe, caiu fora.
Duas coisas:
Primeiro, Mansell não era um “fora de série”. Segundo a voz corrente na categoria, ele era o “idiota mais veloz do mundo”. Teve que ser presenteado com luvas de cores diferentes para parar de estourar motores por não acertar qual alavanca subia ou descia as marchas!
Segundo, o Piquet saiu da equipe porque o favorecimento do Patrick Head ao Mansell, mesmo com todo o jogo de cintura que garantiu a a ele o campeonato de 87, tornou o ambiente insuportável!
Mas, quanto ao Senna, você está exato em seus comentários!
Ah tá o fora de série entre Mansell e Piquet, era o inglês…E Piquet pipocou saindo da equipe…
Como disse Piquet, a diferença dele para Mansell (uma das diferenças) era que ele era tricampeão e Mansell 3 vezes VICE campeão.
Mansell era espetacular, mas fora de série foi, e é Piquet!
Pára de falar asneira rapaz!
novamente para o marcelo: porque esse ódio em relação aos pilotos brasileiros?
voce mete payu no emerson, no piquet, no senna, no rubinho, no massa, sem contar os menos expressivos que passaram pela categoria.
gostaríamos muito de saber o porque, explique-nos se tiver coragem.
corrigindo: mete o pau.
opinião é como bunda, todo mundo tem uma. mas parece que voce exagera em mostrar a sua, (opinião, é claro).