TATRA & TRABI
SÃO PAULO (dá para acreditar?) – Nessas de fotografar velhinhos e esquisitos pelas ruas, o blogueiro Marcelo Sousa, torcedor da Lusa que mora em Montreal e já teve todos os modelos de Lada possíveis quando vivia no Brasil, me mandou esses retratos aí embaixo.
Dá para acreditar? Um Tatra 603 e um Trabant 601 no Canadá! E em uso!
Dentro de um estacionamento pago um colecionador guardava um Tatraplan de asinha, chamo de asinha porque esse aí da foto é mais recente e não tem asinha, provavelmente o primeira asa traseira testada no túnel de sopro da extinta Tchecoslovaquia… Tarado pelas esquisitices anacrônicas que assolam o nosso planeta, sem dúvida uma forma de apreciação artística ainda não divulgada, paguei uns trocados para o vigia do estacionamento e vasculhei cada centímetro daquela coisa… Motor V8 refrigerado a ar traseiro… construído no pós-guerra… E isso por que você nunca viram os cartazes de propaganda do Trata… Busquem na rede.
Trata nunca ouvi fala. É tão estranho quando aquela Sprinter da Chrysler.
Tatra e Trabi parece “trava-língua”
Também adoro Tatras, especialmente esses V8. O Fidel tinha o dele.
tatra é bem legal…
Esse Tatra é extraordinário. Um achado e tanto
Sempre achei o Tatra um carro muito especial.
Quando menino, via muito um Tatraplan provavelmente do final da década de 1940, bem perto de minha escola, e tinha medo do carro, que me lembrava uma imensa barata cascuda.
Mais de 50 anos depois, vi um igual – já com outros olhos – no Museu da Ulbra, e fui vê-lo de novo em Lindoia.
Carro sensacional!
Mas o 603 é difícil… conheço-o através de fotos e miniaturas. Há algum no Brasil?
Sei que em Praga havia vários no serviço de taxi, mas nunca fui a Praga.
Belo carro…
Legal a Mercedes Sprinter da Chrysler.